Gestão Democrática de Políticas Públicas | parte 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 фев 2020
  • Nesta primeira parte do vídeo, fazemos uma análise crítica do modelo de democracia representativa e, a partir desta crítica, refletimos sobre a necessidade de pensar alternativas da qual a mais evidente é pensar uma democracia participativa, a partir da ideia de que a gestão de políticas públicas deve ser pensada a partir de uma relação direta entre o Estado e a sociedade.
    1:29 reflexão sobre o sentido da palavra democracia (demo=povo; cratos=poder/governo)
    2:33 crítica ao modelo de democracia representativa
    5:18 a alternativa da democracia participativa (gestão democrática participativa de políticas públicas)
    6:02 princípios normativos da Constituição Federal que possibilitam a participação cidadã (artsº. 14, 194, 198 e 204)
    6:54 continuação da análise do modelo de gestão democrática de políticas públicas
    Acesse em nosso website textos sobre Políticas Públicas e sobre Democracia:
    1. 📌 Políticas Públicas
    www.sabedoriapolitica.com.br/...
    2. 📌 Democracia
    www.sabedoriapolitica.com.br/...
    3. 📌 Democracia Participativa
    www.sabedoriapolitica.com.br/...

Комментарии • 23

  • @luanapoesiamedeiros3382
    @luanapoesiamedeiros3382 4 года назад +3

    Maravilha!!!! ❤

  • @soniaalexandra9954
    @soniaalexandra9954 Год назад +2

    Realmente os cidadãos deveriam ter mais participação na esfera publica.

  • @gessicademorais4298
    @gessicademorais4298 6 месяцев назад +1

    MUITO BOM

  • @israelmiquilesbarbosa4179
    @israelmiquilesbarbosa4179 4 года назад +4

    Gostei do vídeo!!!

  • @isabellemedeiros7095
    @isabellemedeiros7095 4 года назад +3

    Muito bom ❤😘

  •  Год назад +1

    Acredito que a contribuição de cada cidadão para a cultura da pariticipação popular e a paz, a partir dela o diálogo entre as forças colidentes para além da coesão social. A diversidade e os diferentes pensamentos e formas de atuação cabem na democracia, portanto a política acontece nos partidos, nas igrejas e nas atitudes de cada pessoa. Enfim, só a democracia popular e representativa pode fortalecer nossa vida cidadã.

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  Год назад

      Como cidadãos devemos sempre lutar pelo fortalecimento da democracia.

  • @rosanareginadasilvaleite1963
    @rosanareginadasilvaleite1963 Год назад +1

    Gostei da sua aula

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  Год назад

      que ótimo que gostou do nosso conteúdo

  • @TrajanoGraciaNeto
    @TrajanoGraciaNeto 4 месяца назад +1

    Sem reforma política ampla não haverá gestão democrática.

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  4 месяца назад

      De fato. E todas as vezes que o nosso Congresso resolve levar adiante alguma reforma política, é algo que na verdade "reforma" muito pouco.

  • @wendellbandeira4815
    @wendellbandeira4815 4 года назад +3

    Muito Bom! Os espaços participativos na construção e implementação de Políticas Públicas foram conquistas de anos de luta da sociedade que percorre, principalmente, o inicio da déc 70 até a atualidade com o intensivo fechamento desses espaços de diálogo frente ao atual governo. Os Conselhos, Orçamentos Participativos e Conferências são importante instrumentos que colocam a sociedade como protagonista na construção de PP e controle social nas tomadas de decisões colocadas pelo Estado. Cabe a nós, enquanto cidadãos, lutar para garantir que esses espaços não sejam tragados por esse governo anti-democracia que está na esfera federal. Já estou na espera na Parte II. Abraços

    • @alexsandromelomedeiros7386
      @alexsandromelomedeiros7386 4 года назад

      Exato Wendell. Estamos vivendo uma época de retrocessos do ponto de vista de uma gestão participativa com o atual governo federal. Qualquer governo q se diga democrático tem q garantir a participação da sociedade, se possível, em todas as esferas da administração pública.

  • @AndreLuis-xr5re
    @AndreLuis-xr5re 4 года назад +1

    Boa noite professor, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, mas fiquei com uma dúvida, você falou que no Brasil atualmente o modelo predominante de democracia é o representativo, mas será que seria um equívoco considerar que já vivemos sob uma espece de democracia participativa, tendo sem vista os diversos espaços de participação e interlocução da sociedade social com a esfera pública, como os conselhos gestores, as conferências e fóruns. Ou essa participação seria restrita apenas no campo das políticas públicas e por essa razão os estudiosos não consideram essa possibilidade.
    Estou estudando sobre o tema e gostando muito. Aguardo o retorno. Obrigado.

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  4 года назад +2

      Olá André Luis, tudo bem? Gratidão por seu comentário. Não seria nenhuma exagero dizer que vivemos um modelo "misto" pelas razões que vc mesmo apontou. Se nos basearmos no art. 1 da Constituição Federal, no parágrafo único, temos que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta Constituição". Note o "exerce por meio de representantes eleitos". Todavia, esta mesma Constituição tem dispositivos legais que garantem a participação do cidadão na esfera pública. Por isso, podemos dizer que temos mecanismos legais que apontam para uma democracia participativa. Todavia, na prática, a "última palavra" é sempre dos nossos "representantes eleitos". Toda e qualquer decisão tomada nos diversos espaços de participação como vc menciona (conselhos, conferências, fóruns), precisa da "palavra final" do parlamento que é quem irá transformar em Lei uma determinada questão (só para dar um exemplo, o caso do SUS, objeto de deliberação da 8a Conferência, transformado em Lei pelo Congresso Nacional). Então na prática, eu diria que ainda prevalece o modelo representativo por isso.

    • @AndreLuis-xr5re
      @AndreLuis-xr5re 4 года назад +1

      @@pan_sophia entendi, Muito obrigado mesmo professor, pela atenção. Tudo te bom pra você e sucesso para o canal.

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  4 года назад

      @@AndreLuis-xr5re Gratidão.

  • @biawimoveis
    @biawimoveis 4 года назад

    Sinto o pais tomando um novo rumo, com uma democracia participativa pela maioria do povo, onde as minorias podem até falar, porém o que está sendo ouvido, tem sido filtrado para que seja atendido o que é de fato importante. Embora não agrade a todos, a participação democrática, tem atingido também as minorias de forma positiva. PARABENIZO ao governo, atual por suas politicas publicas implantadas, quando se entende que a maior dessas é quando está sendo gerado trabalho, oportunidades de renda. Graças a Deus estou vivendo isso no meu PAÍS

    • @alexsandromelomedeiros7386
      @alexsandromelomedeiros7386 4 года назад +3

      Se tem uma coisa pela qual o atual governo não preza, é por um modelo de gestão democrática de políticas públicas. Afirmo isso com base no decreto 9.759 de 2019, assinado pelo atual presidente, que determinou a exclusão de pelo menos 35 conselhos sociais como o CNDI - Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa; o CONADE - Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência; o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT (CNCD/LGBT), só para citar alguns. E estes conselhos, que serão o tema da segunda parte do vídeo, são fundamentais para se pensar um modelo de democracia participativa

  • @fabiotajra1
    @fabiotajra1 11 месяцев назад +1

    Envolva os parlamentos municipais nesse processo

    • @pan_sophia
      @pan_sophia  11 месяцев назад

      De fato, o parlamento municipal tem um papel fundamental na gestão democrática da administração pública municipal