Interessante, havia escrito umas anotações sobre esse conto um dia desses, e percebi que acabei chegando a uma outra conclusão. Enfim, às vezes acontece. Segue a anotação: Um conto que nos apresenta a volúpia da vida e a sua atração irresistível; o amor que temos a ela mesmo com todas as suas mazelas, intrigas e corrupção. Eis uma marca registrada de Machado: o fato de não conseguir odiar a vida, ainda que ela se apresente muitas vezes injusta ou sem sentido. Se não encontramos nele uma transcendência, verificamos ao menos um olhar atento e apaixonado às tremendas trivialidades do cotidiano. ( Notemos dois pontos chaves do texto: 1- O fato do narrador não ter se arrependido("sem ressentimento na alma") de ter gazeado aula e ter sujado a calça, mesmo que isso significasse um castigo. 2- Os tambores simbolizam aquele elemento de êxtase que nos rapta dos nossos pessimismos e reclamações da vida, e que muitas vezes nos leva a regozijar dela nem sempre as grandes coisas, mas os pequenos deleites.)
opa professor, sei que não tem nada a ver com o vídeo mas queria saber se você irá postar videos da nova lista de leituras obrigatórias da UNIOESTE. Iria ajudar muito pois há livros que não consigo encontrar na internet de forma alguma!
Amo esse conto.
Muito obrigado pela ajuda amigão. Ótima leitura e explicação!
Adoro seu canal literário muito obrigado!!!
Interessante, havia escrito umas anotações sobre esse conto um dia desses, e percebi que acabei chegando a uma outra conclusão. Enfim, às vezes acontece. Segue a anotação:
Um conto que nos apresenta a volúpia da vida e a sua atração irresistível; o amor que temos a ela mesmo com todas as suas mazelas, intrigas e corrupção. Eis uma marca registrada de Machado: o fato de não conseguir odiar a vida, ainda que ela se apresente muitas vezes injusta ou sem sentido. Se não encontramos nele uma transcendência, verificamos ao menos um olhar atento e apaixonado às tremendas trivialidades do cotidiano.
( Notemos dois pontos chaves do texto: 1- O fato do narrador não ter se arrependido("sem ressentimento na alma") de ter gazeado aula e ter sujado a calça, mesmo que isso significasse um castigo. 2- Os tambores simbolizam aquele elemento de êxtase que nos rapta dos nossos pessimismos e reclamações da vida, e que muitas vezes nos leva a regozijar dela nem sempre as grandes coisas, mas os pequenos deleites.)
Grato pela contribuição!!!
opa professor, sei que não tem nada a ver com o vídeo mas queria saber se você irá postar videos da nova lista de leituras obrigatórias da UNIOESTE. Iria ajudar muito pois há livros que não consigo encontrar na internet de forma alguma!
Oi, Vinicius! Aos poucos vou colocar... abraço!
Kkkkkkkk bela moral
👏👏👏👏👏👏👏👏
oii, o conto 11 já ta disponível? não to achando
Tá! Não sei se tá na playlist.
Amo seu canal e muito mais seus comentários de literatura. Mas me desculpe, essas iguarias não è nada obrigatória!