A Bíblia Cristã é composta por 73 livros (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento). A inspiração divina dos textos deuterocanônicos do Antigo Testamento (Judite, Ester, Tobias, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Sabedoria de Sirac, Baruc, a Carta de Jeremias, a Oração de Azarias, o Cântico dos Três Jovens, a História de Susana, Bel e o Dragão) foi reconhecida pelos bispos da Igreja do Deus vivo reunidos nos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Niceia (787), Florença (1442) e Trento (1546).
Ola Jorge, obrigado por seu comentário, voce está compartilhando a visao Catolica Romana. Mas se voce observar, desde o tempo dos pais da fé e mesmo antes disso, deste o tempo do Antigo Testamento, os livros Deuterocanonicos ou Apócrifos, sempre foram traduzidos e copiados junto com a Biblia, mas sempre á parte. Eles tem um alto valor de importancia histórica, por isto foram copiados, mas eles nao foram aceitos como Sagrados nos concilios de Hipona e Cartago. Se voce observar, quando Jeronimo traduziu a Biblia para o Latim, a Vulgata, os Deuterocanonicos ja estavam separados. E Atanasio já no inicio do século 3 separou a Biblia somente em 66 livros. A aceitacao dos Deuterocanonicos como parte da Biblia veio somente bem mais tarde no Concilio de Trento. E os Deuterocanonicos sao aceitos como parte da Biblia Sagrada somente pela Igreja Católica Romana.
A bíblia protestante tem 66 livros católica tem 73 livro primeira bíblia cristã a ordoxia tem 78 livros
A Bíblia Cristã é composta por 73 livros (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento).
A inspiração divina dos textos deuterocanônicos do Antigo Testamento (Judite, Ester, Tobias, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Sabedoria de Sirac, Baruc, a Carta de Jeremias, a Oração de Azarias, o Cântico dos Três Jovens, a História de Susana, Bel e o Dragão) foi reconhecida pelos bispos da Igreja do Deus vivo reunidos nos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Niceia (787), Florença (1442) e Trento (1546).
Ola Jorge, obrigado por seu comentário, voce está compartilhando a visao Catolica Romana. Mas se voce observar, desde o tempo dos pais da fé e mesmo antes disso, deste o tempo do Antigo Testamento, os livros Deuterocanonicos ou Apócrifos, sempre foram traduzidos e copiados junto com a Biblia, mas sempre á parte. Eles tem um alto valor de importancia histórica, por isto foram copiados, mas eles nao foram aceitos como Sagrados nos concilios de Hipona e Cartago.
Se voce observar, quando Jeronimo traduziu a Biblia para o Latim, a Vulgata, os Deuterocanonicos ja estavam separados. E Atanasio já no inicio do século 3 separou a Biblia somente em 66 livros.
A aceitacao dos Deuterocanonicos como parte da Biblia veio somente bem mais tarde no Concilio de Trento. E os Deuterocanonicos sao aceitos como parte da Biblia Sagrada somente pela Igreja Católica Romana.
A Igreja Ortodoxa aceita, além dos Deuteronômios, os Anagignoskomena (são mais sete livros), que são aceitos desde o "inicio" da Igreja!