Videoaula 24.2 Regulação renal do volume dos líquidos corporais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 15

  • @isadoraparradesouza4621
    @isadoraparradesouza4621 Год назад +7

    pra mim voce é a deussaaaaaaa da fisiologia, me salvando nas provas muito obrigada mesmo!

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  Год назад +1

      Já fui chamada de fada da fisiologia, anjo da fisiologia, mas deusa da fisiologia superou tudo hahaha... obrigada Isadora, sucesso pra você!

  • @LEONARDODAVISANTANA
    @LEONARDODAVISANTANA Год назад +3

    AULA MUITO NECESSÁRIA E ESCLARECEDORA. Vídeo rico em detalhes e explicações relevantes! Parabéns pela didática excelente, como sempre! Aprendendo demais contigo! Muitíssimo obrigado!

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  Год назад +1

      Muito obrigada Leonardo! Valeu demais pelo comentário. Isso ajuda bastante. Abraço e sucesso!

  • @mel_obana
    @mel_obana Год назад +1

    Sou estudante aqui da UEM, e amooo seus vídeos! Você é perfeita, obrigada :)

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  Год назад +1

      Obrigada Melissa! Que bom que está gostando do conteúdo por aqui. Abraço e bons estudos!

  • @anacarolinanavarro8417
    @anacarolinanavarro8417 10 месяцев назад +1

    Bom dia, profa. Você pode me ajudar com essa pergunta: com uma queda da pressão arterial decorrente de uma hipovolemia e baixa osmolaridade sanguínea, o que acontece na tentativa de regular a homeostase? Eu havia entendido que a osmolaridade é inversamente proporcional à pressão e, apesar de ter buscado ajuda em livros, ainda não consegui visualizar a possibilidade da pressão e da osmolaridade estarem baixas. Obrigada desde já.

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  10 месяцев назад +1

      Olá Ana Carolina! Depende da gravidade da hipovolemia e da hipoosmolaridade em questão. Geralmente o organismo prioriza a regulação da osmolaridade primeiro. Tenha em mente que geralmente a osmolaridade é inversamente proporcional a pressão, mas nem sempre ok? Situações onde há perda de água e de sódio excessiva, pode causar hipovolemia e hipoosmolaridade (ex. transpiração excessiva, vômitos, entre outros).

  • @matheushenriqueteles737
    @matheushenriqueteles737 Год назад +1

    professora, tenho uma dúvida. Sabendo que nas células da macula densa tem sensores de níveis de sódio no tubo distal, e que quando os níveis de sódio diminuem nesse local, essas células mandam sinais para dilatação da arteríola aferente e constrição da arteríola eferente (aumentando então a TFG). Porque que a angiotensina 2 estimula vasoconstrição da arteríola aferente (diminuindo a TFG)? Sendo que angiotensina 2 foi liberada por conta de uma baixa pressão arterial (oque leva a uma diminuição da TFG, que resulta na diminuição dos níveis de sódio no tubo distal, sendo então identificado pelas células da macula densa, que mandam então sinais para vasodilatação da arteríola aferente, porém a angiotensina mandou contrair essa arteríola e diminuir a TFG). os sinais mandados pelas células da macula densa são "bloqueados"? (eu entendo que angiotensina 2 mandou contrair arteríola aferente para diminuir a TFG para ajustar o balanço de sódio e água frente a queda da pressão arterial). consegui explicar direito minha dúvida?

    • @matheushenriqueteles737
      @matheushenriqueteles737 Год назад

      professora, acho que entendi. poderia ver se estra correto minha conclusão? seguinte: diminuição da TFG ativa o sistema renina-angiotensina, e o efeito dependerá da situação do corpo: Se a situação for crítica (por exemplo hemorragia, perdendo bastante sangue), a angiotensina 2 será liberada em grande quantidade, fazendo vasoconstrição da arteríola aferente, oque irá diminuir a TFG ainda mais). Porém, caso não seja uma situação não tão crítica, não será liberado tanta angiotensina 2, logo os efeitos na arteríola aferente (que é menos sensível a angiotensina 2 do que a arteríola eferente) não ocorrerão, e assim, arteríola aferente fica "dilatada" em comparação a arteríola eferente, a qual faz uma vasoconstrição, assim, TFG aumenta)

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  Год назад

      Olá Matheus, acho que você conseguiu esclarecer sua dúvida sozinho hehe

  • @Joaovitorsaantana
    @Joaovitorsaantana 3 месяца назад

    Primeiro parabéns por todas as aulas esta ajudando muito, queria saber se esse slide tem disponível para membros?

    • @mkfisiologia
      @mkfisiologia  3 месяца назад +1

      Olá João, para membros mestres eu posso disponibilizar os slides dessas videoaulas mais antigas lá na sala do google classroom, só não vai ser de um dia pro outro, pois dá um certo trabalho. Os slides das aulas mais recentes estão com desconto para membros, de acordo com o tempo de assinatura.

  • @anabeatrizlopes-tr2df
    @anabeatrizlopes-tr2df 4 месяца назад +1

    diva