A masculinidade é uma história? | Gustavo Rosa | Caixa-preta #5

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 апр 2017
  • Caixa-preta é uma série de relatos em primeira pessoa, na qual homens quebram o silêncio e discutem momentos importantes de suas vidas ou do masculino.
    Inscreva-se em nosso canal para receber, toda quinta-feira, um novo relato.
    Nesse episódio conversamos com Gustavo Rosa, pesquisador e sócio da Questto Nó | Research. Ele se abre sobre como noções antiquadas de masculinidade prejudicavam sua vida bem mais do que imaginava e conta como tem feito pra se transformar, na prática.
    Aqui o artigo contando mais, em nosso portal:
    papodehomem.com.br/masculinid...
    Assista e depois nos diga o que achou nos comentários. :)
    * * *
    Links mencionados nesse episódio:
    • Precisamos falar com o... | documentário feito em parceria com ONU Mulheres e Grupo Boticário
    issuu.com/onumulheresbrasil/d... | report da pesquisa
    * *
    **Indique alguém para o Caixa-preta*
    goo.gl/forms/BUeMjXtIJtmB2Shm2
    *Confira também o nosso e-book:*
    as25crises.papodehomem.com.br/
    Entrevista: Carol Rocha
    Direção, câmera, edição e finalização: Ana Noemi Higa
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 42

  • @marcos.p.carvalho
    @marcos.p.carvalho 7 лет назад +18

    O PdH está mais uma vez de parabéns. Esse assunto precisa muito ser abordado. Eu confesso ter uma grande dificuldade de manter amizades porque está extremamente difícil encontrar homens dispostos a questionar essa masculinidade tóxica. Esses vídeos e textos sobre este assunto estão sendo, sem dúvidas, um dos meus principais exemplos de como ser um homem de verdade.

    • @GuilhermeValadares0
      @GuilhermeValadares0 7 лет назад +4

      Fala, Marcos.
      Você tocou em um ponto importante, as amizades. Como dialogar sem matar as relações? Como fazer isso com quem pensa diferente de nós?
      :)
      Depois dá uma olhada nesse texto aqui, acho que vai gostar: papodehomem.com.br/comunicacao-nao-violenta-o-que-e-e-como-praticar/
      abração

  • @gabriellalivio
    @gabriellalivio 7 лет назад +4

    Tão bom ouvir e ver isso...Viva a vida! Vamos sentir e fazer o que faz feliz.

  • @GuilhermeValadares0
    @GuilhermeValadares0 7 лет назад +5

    Obrigado pela abertura e confiança nesse relato, Gustavo! Me identifico com cada segundo dele.
    abração

  • @juniorghesla4475
    @juniorghesla4475 6 лет назад +3

    Parabéns, Papo de Homem. O conteúdo de vocês é absurdamente edificante. É mais do que hora dessas coisas serem ditas e construirmos isso de forma inteligente pra desconstruir tanta coisa que nos foi passada erroneamente. Aquele abraço!

  • @marcinhow18
    @marcinhow18 7 лет назад +3

    PAPO MUITO MUITO PERTINENTE! Muito legal a iniciativa de levantar esta discussão. Abraço.
    Quando colarem aqui em Recife-PE, tenho varios assuntos que podem ser interessantes. Sou Bailarino e só isso ja da uma pauta.
    Valew

  • @euhugolima
    @euhugolima 7 лет назад +3

    A cada semana uma nova reflexão... um convite para refletir sobre aquilo que pensamos saber e evoluir no processo. A série tá ótima, um relato melhor que o outro. Parabéns a todos!

  • @vihighi
    @vihighi 7 лет назад +12

    04:15 _"Eu tô cagando agora pra qualquer masculinidade de cristal que eu tinha antes"_
    04:59 _"o principal medo que eu tinha, era o medo de que talvez eu não fosse homem o suficiente. E depois isso se torna a coisa mais ridícula que pode ter, porque.. FODA-SE"_
    Enquanto ele falava *fui me identificando em várias coisas e acrescentando aqui* , deu vontade de ouvir mais dessa história.
    QUE *VIDEO MARAVILHOSO* ESTE

  • @monikmantovanidesouza5851
    @monikmantovanidesouza5851 7 лет назад +2

    Cada vez mais estou apaixonada por vcs!

  • @orenatostefani
    @orenatostefani 7 лет назад +8

    vídeo incrível!!!!
    muito obrigado!

    • @GuilhermeValadares0
      @GuilhermeValadares0 7 лет назад +1

      Nós que agradecemos sua presença por aqui, Renato! E hoje saiu um Caixa-preta novo, com o relato do Varlei, que é palhaço e educador.
      abração

  • @gabsmauriz
    @gabsmauriz 6 лет назад +1

    SENSACIONAL!

  • @valdoap
    @valdoap 7 лет назад +3

    Essa é sem dúvida a série do ano no Pdh! Quando o e-mail chega paro tudo o que estou fazendo, coloco os fones, respiro, e play... Já no primeiro vídeo, sobre os nakamas, percebi que não podia deixar de ler e assistir esses relatos. Parabéns para toda a equipe do Pdh por essa obra.

    • @GuilhermeValadares0
      @GuilhermeValadares0 7 лет назад +2

      Tá dando gosto demais pra nós fazer a CXP rolar, Valdomiro! Até arranjamos uma sigla pra série. ;-)

  • @lucianomarquesferreira6754
    @lucianomarquesferreira6754 7 лет назад +4

    muito legal... parabéns pela coragem, pois esta mania de machista que nós homens carregamos herdamos dos nossos pais, melhor dizendo, esta mais do que ultrapassado, precisamos despertar a consciência que o ser feminino merece muito respeito, e acima de tudo ser tratada com muito amor, e esta mudança esta dentro de nós, gratidão

  • @dijur12
    @dijur12 6 лет назад

    Fantástico

  • @flacabv
    @flacabv 7 лет назад +1

    Sério isso, achar quer evoluiu só porque conseguiu um olhar diferente em relação a os relacionamentos, esse olhar eu tenho desde criança e foram as duas pessoas mais importantes na minha vida que me deram o meu pai fando que tem que se divertir curtir pegar geral, e a minha mãe falando que tem que ter um relacionamento sério encontrar alguém legal que te faça querer ser melhor. São fases da vida, se você acha seus amigos chatos é porque tem uma visão limitada sobre eles, se ele ta na fase de pegação e não quer sair dela, respeita, o importante e estar do lado de pessoas verdadeiras independente da fase da vida que se encontram.

    • @AnaHiga
      @AnaHiga 7 лет назад +3

      Nossa, adoro ouvir relatos de pais que conseguiram passar para os seus filhos uma forma de enxergar relacionamentos mais saudáveis. De verdade :).
      Acho isso bem difícil e pouco comum, até porque acho que nem todo mundo tá afim de realmente ter essa percepção de respeito e empatia num relacionamento.
      No caso do Gustavo Rosa acho que foi uma evolução sim, pois ele tá conseguindo vencer uma barreira que ele tinha. E isso pode, talvez, servir de inspiração para outras pessoas que estejam nesse processo. Acho que não podemos desmerecer isso :p

    • @gabrielamendescampos400
      @gabrielamendescampos400 7 лет назад +1

      Certíssimo amigo bem vindo a era do mimimi problematização de tudo da atualidade! Mds Garotas tbm FAZEM isso, e garanto que até mais que homens, a gente conversa com amigas sobre quem a gente pegou, sobre não se apegar, caras que são só pra dar uns bjs e os que valem a pena, fase de curtir tbm existe para meninas, e muitas demoram pra sair dela, quando a garota pega um gato tipo daqueles lindos tbm agimos como se fosse trofel exibir pra amigas etc..a gente conversa até do tamanho do pinto do cara... Gente que habilidade essa de pegar algo simples e transforma-lo num grande problema social! Um dia se amadurece, se ama, se entrega alguns dão certo outros não, o importante é ter oportunidades e igualdades socioeconômicas para ambos os sexos, cada pessoa tem seu caráter e seu modo de vida...

  •  7 лет назад +3

    Fantástico! Mas não vejo isso como ser masculinidade e falta de liberdade de expressão ou história contada. Cara, tem a ver com momento e experiência, afinal, é para isso que serve a experiência, para nos apurar e nos tornar mais tolerantes e amáveis, se expor sem medo ou receio do que pensarão ou falarão.... O famoso foda-se, a vida é minha e faço o que eu quiser, onde o critério passa a ser o repeito a mim e aos outros, sem ideologia ou movimentos. Abs,

  • @drmarcelogaio
    @drmarcelogaio 6 лет назад

    fiquei por identificar alguma masculinidade aí.

  • @pedrosiqueira1898
    @pedrosiqueira1898 6 лет назад +2

    Gaucho querendo sair do armario hahah

  • @garudadrakon4728
    @garudadrakon4728 7 лет назад +1

    Uma coisa q não entendo
    se e tão ruim ser homem, mostrar masculinidade e se so os homens fazem merda
    então porque não troca de sexo logo e acaba de vez com a masculinidade?

  • @cao1979
    @cao1979 7 лет назад +11

    Quanta baboseira ...

    • @ricardotak5196
      @ricardotak5196 7 лет назад +6

      Por que acha baboseira, Cleber? Vejo como a experiência do cara. Se não concorda ou não se identifica, tudo bem, mas deslegitima por isso, não faz sentido.

    • @cao1979
      @cao1979 7 лет назад +3

      Olha, gostando ou não, quando esse vídeo foi colocado como publico eu tenho o direito a opinião, se ele não tivesse a intenção de passar por isso colocaria como privado.
      Então podemos dizer que eu estou opinando, quem deslegitimou foi tu no final do teu comentário, que admito, começou bem, questionando.
      Acho baboseira porque ele esta classificando todos os homens pelas experiencias dele e do pai, não se pode julgar os outros pelas próprias experiencias, e tem uma hora que ele fala sobre como os homens comentam entre si sobre suas conquistas e mulheres, como se fosse um ato hediondo exclusivo dos homens machistas ... acho que ele nunca sentou em uma roda de mulheres e ouviu, na verdade as mulheres comentam muito mais que os homens, e como ele não tinha real motivo pra falar de "opressão" usou esse exemplo falho, sabemos bem que assim como os homens falam, mas mulheres também falam.
      Não estou questionando se falar é legal ou não, mas vem de ambas as partes, novamente digo, senta em uma roda de mulheres que tu vai ouvir querendo ou não.

    • @GuilhermeValadares0
      @GuilhermeValadares0 7 лет назад +6

      Fala, Cleber.
      Muito legal escutar sua percepção. A ideia da série Caixa-preta é ter relatos em primeira pessoa, sem cagação de regra, pra podermos também escutar opiniões de modo sincero e aberto, e aí seguirmos dialogando.
      Em sua experiência, o que seriam referências em masculinidade pra você?
      :)
      abraço!

    • @juanbreno2478
      @juanbreno2478 3 года назад

      @@cao1979 baboseira e ter que ler teus comentários.

  • @fernandocardoso7102
    @fernandocardoso7102 7 лет назад +4

    Boa seus gays,sejam felizes,é deixem nós homens viris de verdade controlar o mundo! viva a masculinidade de verdade!