a questão da pressão, na realidade, o ar da bolha é pressionado pela massa da resina devido a pressão, então o caminho mais rápido pra ser expelido é pra fora da resina, já no vácuo, como o nome já diz, é a ausência de ar, então consequentemente todo ar é sugado pra fora da massa ( resina), ocasionando a total ausência de ar dentro do recipiente... Ambos funcionam, mas o mais recomendado quando a intenção é remover o ar, seria o vácuo, pressão seria mais pra comprimir a massa ou objeto, é mais usado quando precisa de unir peças como colagem e etc, mas tbm pode ser usado pra remover bolhas, só não é mais eficiente que o vácuo !! ótimo vídeo professor, grato por compartilhar tais conhecimentos ✌️😎🍀❤️
Muito bom o vídeo Clóvis, eu tenho uma câmara de pressão grande e já fiz algumas para venda com panela de pressão e não funciona tão bem pq acaba vazando pq a vedação de borracha da penal não aguenta e vaza, só aguenta no máximo 35 PSI o ideal para uma peça 100% sem bolhas é 60 PSI (é o q eu uso na minha), fiz um vídeo a um tempo atrás q pode servir bem de complemento ai pro pessoal q quiser saber um pouco mais sobre isso, só ver no meu canal. Procurem no canal por "Câmaras de Pressão ou Vácuo".
O processo de vácuo eu ja sabia como funcionava,o de pressão sempre quis saber mas sempre deixava pra pesquisar outro dia...agora entendi como funciona.Obrigado pela explicação.
Para uma coisa pequena como produção de joia a preção deve dar. Mas para quem trabalha com tornearia é melhor uma de vaco, pois é bem provável acontecer o que você falou de imprimir o ar na madeira e ficar um certo espaço nela e quando for tornear acabar aparecendo este espaço.
Depois de uma explicação assim, tudo fica entendido. Didática simples e eficiente. Parabéns mais uma vez Clóvis. Poderia abordar nos próximos vídeos o uso de camadas com resinas ( com laminação carbono e /ou aramida e/ou vidro )diferentes numa mesma peça ? Evidentemente uma após a cura da outra e, quais vantagens, benefícios ou não em usar camadas diferentes ( ex. 1a. epóxi, 2a. poliester iso, 3a. poli orto, etc ).
Mestre Clovis, me parece que o melhor seria aplicar as duas técnicas, primeiro o VÁCUO para retirar o máximo possível de bolhas e depois e logo em seguida a PRESSÃO para eliminar as micro bolhas que não conseguiram ser retiradas ... O que achas ??? Abraço ...
Clóvis, qual a "pressão" em mmHg necessária para uma camara de vácuo remover as bolhas da resina epóxi? E a pressão em PSI de uma camara de compressão?
Roberto, não sei exatamente pois vai depender de uma serie de fatores, mas acho que o tem um video que pode te ajudar que é da dim clay ruclips.net/video/3dtKJA3cl8o/видео.html
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Poxa amigo estou super agradecido, estou maratonando vários videos do seu canal, conteúdo informativo sensacional. O like é garantido nos 7 vídeos que assisti, e o click nas propagandas também. Que Deus lhe abençoe!
pra variar o conteúdo é excelente neh...rs. obrigado meu amigo! conhece alguém que fale sobre fibras (vidro, carbono, aramida, etc) aqui no youtube, tão bom quanto vc? vlw
Meu nobre Sakamoto, a mesma câmara de vácuo pode servir tanto para a retirada de bolhas das peças em resina como para a estabilização de madeiras? Sucesso para você, sempre!
Roberto, a princípio sim. Porque o intuito de ambos os processos e remoção de ar. Um de dentro da resina e o outro de dentro da madeira para melhor impregnação.
Oi Clóvis,tudo bem, parabéns pelo canal,estou começando agora com resina,e como já era de se esperar estou com problemas com respeito as bolhas,estou fazendo bio joias,fiz uma panela para eliminar bolhas,com bico de ar e manômetro coloco 25 libras e deixo por 40 min,mas mesmo assim sai cheio de bolhas, ouvindo a tua explicação você falou sobre celar a peça antes de colocar na panela,será que vc poderia explicar melhor sobre como seria está selagem? Também estou achando que a madeira pode ser porosa de mais,vc tem também alguma sugestão madeiras manos porosas para bio joias?
Jorge, o selar a madeira é basicamente passar uma demão bem fina de resina antes, para evitar que o ar de dentro dos poros saia. E faça com que a resina tenha menos bolha como falo no video ruclips.net/video/k74XEnZHe2g/видео.html
Sabe se dá pra por o molde de silicone já preenchido com a resina líquida dentro da câmara de vácuo pra eliminar possíveis bolsões de ar dentro do molde? Isso porque no meu caso, não bastaria eliminar as bolhas da resina, eu também teria problema com bolhas presas dentro do molde pela própria resina conforme ela vai ocupando espaços sem abertura pro ar escapar.
Dá sim. Já fiz isso e funcionou muito bem. Porém tome cuidado para não encher muito para não derramar quando estiver subindo as bolhas. Faça em 2 etapas.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi muito obrigado. Só uma última dúvida, o que você quer dizer com duas etapas? Seria eliminar bolhas da resina num pote e depois os bolsões de ar presos dentro do molde?
@@glaucovalente3350 2 etapas quer dizer coloque mais ou menos metade, faça o vácuo por alguns segundos, e em seguida complete e faça o vácuo novamente.
Clovis boa noite,muito obrigado pelo video. qual a potencia da bomba de vacuo você me recomedaria ? estava pensando numa de 5cfm para resina epoxi! agradeço a ajuda!!!
Grande Clovis, montei um torno pequeno, além de ele vibrar um pouco e eu não ter goivas apropriadas, é muito comum a resina desplacar/descolar da madeira, são peças pequenas, de biojoias, eu uso o processo de panela de pressão, se eu usasse o processo de vácuo a impregnação seria melhor logo as pecas não teriam mais esse problema de "quebrar" mais facilmente? Grato desde já kra
Fernando pode ser, mas é difícil avaliar sem ver a peça. Pode ser também que a madeira não esteja bem limpa ou seca e que a selagem não esteja adequada.
Olá Clóvia, tudo bem? Uma informação: A bomba de vácuo para trabalhar e retirar as bolhas totalmente na resina epóxi, deve ter quantos CFM's? 5, 7, 9 ou 12 cfm. Qual dessas pressões negativas atende para o trabalho com a Resina Epóxi? obrigado.
Paulo, normalmente cfm não é a pressão negativa, mas sim a vazão. Portanto qualquer serve pois os menor vazão serão mais lentos, mas ai você utiliza câmaras menores.
Amigo me tira uma duvida.. pra usar resina PU flexível em adesivos, se faz necessário o uso do vácuo? eu já usava Epóxi sem precisar usar câmara de vácuo, única coisa que eu usava era um maçarico pra quebrar as bolhas.. na PU da pra usar sem necessidade de usar a câmara de vácuo?
Bom dia Clovis, blz? Parabéns pelo vídeo! Eu vi que as pessoas usam pressão de vacuo para silicone e pressão positiva para a resina, por que será que eles usam cada uma para diferentes materiais? Será que eu posso usar a mesma para ambos materiais? Muito obrigado
Preferencialmente sim pois dentro do molde se tiver muita bolha ela irá transbordar. Mas se depois puder colocar novamente com o molde aí a quantidade de bolhas será pequena e não tem perigo de derramar.
Oi Clovis, estou pensando comprar uma bomba de vácuo, mas gostaria de sua opinião no seguinte: Qual a pressão negativa em bar, psi ou mmHg, afinal... me dê uma luz pra saber qual o manômetro comprar e em quanto de pressão negativa é preciso para atingir o objetivo de retirar as bolhas, tanto da resina epóxi quanto do silicone para fazer moldes. Agradeço muito sua orientação. Paz e luz.
Paulo, normalmente os vacuometros são padrões. A maior diferença normalmente é se será analógico ou digital. Eu vejo muitos em milibar que vai de 1000 a 0 . Em geral se a bomba chegar a 400 mbar já deve dar. Mas confesso que não é minha especialidade.
Oi Clovis, a bomba que pretendo comprar está nesse link.... foi o lugar mais em conta. produto.mercadolivre.com.br/MLB-1547581319-bomba-de-vacuo-5-cfm-bivolt-suryha-manifold-frete-gratis-_JM?matt_tool=82322591&matt_word&gclid=Cj0KCQjwoaz3BRDnARIsAF1RfLcE33-JtNPdcl-tfsHxtDdA8Eufw9GC-iCmUmfPzxcKJhaEmj-cELkaAiEWEALw_wcB&quantity=1&variation=57355879421 Mesmo assim obrigado pela força.
Paulo, quanto a qualidade do equipamento não sei dizer, mas quanto a vazão é mais que suficiente. Inclusive vi outros com menor vazão mais baratos que também servem. Vai demorar mais e talvez um pouco menos de vácuo, mas se suas peças forem pequenas, adquira uma camara pequena que você compensa a diferença.
Gonsales, A injeção plastica pode ser por pressão mas para "empurrar" o plastico. Neste caso é uma camara pressurizada onde a resina fica dentro e não se desloca.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi pra falar a verdade to afim de fazer uma câmara que comporte o tamanho de uma mesa vou fazer uns testes com uma pequena que já produzi e depois fazer uma grande por isso a duvida uma Câmara de vácuo ou uma de pressão só que de pressão e bem mais fácil que de vácuo
@@rogeriodasilva3306 neste caso a pressão será mais efetivo, porque senão ao inserir madeiras ele vai ficar espumando muito pelas porosidades. Só tome cuidado pois câmaras pressurizadas precisam de segurança para evitar acidentes graves.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi com toda certeza segurança em primeiro lugar e pelo que eu vi a pressão usada e de 20 a 25 psi no máximo estou estudando antes de fazer ainda realizarei alguns testes ver a temperatura que a resina chega os gases que gera ou seja fazendo uma analise antes de fazer foi dessa forma que fiz minha cnc que graças a deus e muita luta estou vivendo do meu trabalho agora quero entrar nesse mundo da resina
Rubens, aqui nos comentários informam que o ideal seria por volta de 60 Psi. Porém já vi trabalhar com menos em sistemas mais líquidos. Fique atento a capacidade da sua câmara.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ok Pai em termos de pressão ok, mas eu quero trabalhar com vácuo pois pelo que pesquisei para minha aplicação seria mais viável, eu vi bombas utilizadas em refrigeração que vão desde 1 até 12 cfm que seria a unidade de medida de vácuo, então tratando-se de vácuo e falando da bomba em si qual seria adequada? Minha câmara de vácuo eu fiz ( cortei um botijão de gaz pois possuí uma parede de ferro expressa e coloquei uma borda de borracha tipo u comumente utilizada em vedação de portas de automóveis, a tampa uma placa de policarbonato de 6mm) então em termos de residência essa câmara suporta um vácuo absurdo por ser tão robusta, resumindo qual bomba de vácuo me indica? Obrigado pela atenção
Luiz, a vibração auxilia sim na saida das bolhas em sistemas mais viscosos. Nos mais viscosos a vibração é mais usada, pois o vácuo teria que ser muito forte além do que ele expandiria muito na extração.
Ivete, tem que entender direito o que são essas covinhas mas, se forem depressões na maioria dos casos são bolhas que estouraram muito perto do ponto de gel e a resina não consegue mais nivelar.
Thayana, não é assim não o tempo de remoção são muitos parecidos. Obvio que vai depender da pressão e do vácuo. Porém o vácuo nem poderia demorar assim pois a resina costuma reagir em alguns minutos.
Muito obrigada pela a sua explicação, eu quero investir em uma câmara, mas ainda estou incerta, ainda mais o senhor falando que é perigoso fazer uma em casa, assim eu nem me arisco. Já que o tempo é parecido eu vou procurar um mais em conta.
criando uma camara de vacuo eu poderia deixar a peça dormir e vir a dormir dentro dela?? chegar a secar por completo dentro dela?? ou preciso tirar apos ela ter a bolhas eliminadas??
A resina quando vai para a estufa ainda liquida passa por dois estagios. Antes de começar a endurecer ele cai de viscosidade isso facilita a saida das bolhas. Mas quando tem muitos, como a resina reage mais rápido nem sempre sai tudo a tempo.
Olá! Fizemos uma mesa, porém parece que estava entrando ar de algum lugar que não parou de sair bolhas, a gente passava o ar quente, estoura porém volta a bolha...direto. Secou e ficou com bolhas😕
Julio, eu particularmente prefiro o vácuo por questão de segurança. Quanto a aplicação na maioria dos casos ambos podem ser usados, mas vai depender do processo que adotar também.
Opa, Clóvis! Boa noite... tudo bom cara? Ando assistindo os seus vídeos, já tive a oportunidade de fazer um curso presencial para me aprofundar mais no assunto e adquirir outros cursos para me aperfeiçoar nas técnicas e manhas... Sou do rio de janeiro, mas no momento estou morando no Ceara, na região do interior, em Juazeiro do Norte/CE (terra do "padim ciçu") e, cara... ando pesquisando MUITO por fornecedores na minha região e, até mesmo, para a minha região. Fornecedor na região não tem e frete pra minha região é muito cara :( Você poderia me ajudar nisso? Por favor... teria alguma indicação de fornecedores na região nordeste? Precisaria de matéria prima "baratos", preços de "revenda" ... ando pesquisando bastante mas eu não consigo achar um fornecedor :(
Gabriel, até onde sei, no nordeste só conheço revendedores. Infelizmente os fabricantes ficam em sua grande maioria no sudeste e sul. Você terá que comprar volumes grandes para compensar o frete.
Entendo cara.... Fazendo assim, vendendo serviços sob demanda, fica caro demais... Se eu quiser começar preciso fazer uma boa aquisição, então... Em relação a esses seus revendedores, poderia me passar o contato?
@@gabrielrafaelnsouza na Bahia tem a Bahia Fibras, no Recife e Natal tem a Ibex Quimica, em Belo Horizonte tem a Resinplast, em São Paulo tem a Avipol e a Silaex e a Redelease , no Rio de Janeiro tem a Epoxyfiber, em Diadema tem a CCI Polímeros. Enfim isso é só uma pequena parte.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Hahaha, valeu cara! Valeu mesmo... vou dar uma pesquisada de preços por eles, fazer cotação com frete e/ou indo buscar... Agora é "garimpar"... haha. Valeu, cara!
O desecador me pareceu apropriado para peças pequenas. Cheguei a ver preço, porém fala-se em usar graxa de silicone e nem o próprio vendedor soube explicar. Rsrsrs . Durante disso, fica a duvida: panela de pressão ou desecador?
dissecador é caro pra carai kkkk mais fácil usar um caldeirão com tampa de policarbonato e usar um motor de geladeira, a forma mais barata e tbm eficaz
a questão da pressão, na realidade, o ar da bolha é pressionado pela massa da resina devido a pressão, então o caminho mais rápido pra ser expelido é pra fora da resina, já no vácuo, como o nome já diz, é a ausência de ar, então consequentemente todo ar é sugado pra fora da massa ( resina), ocasionando a total ausência de ar dentro do recipiente... Ambos funcionam, mas o mais recomendado quando a intenção é remover o ar, seria o vácuo, pressão seria mais pra comprimir a massa ou objeto, é mais usado quando precisa de unir peças como colagem e etc, mas tbm pode ser usado pra remover bolhas, só não é mais eficiente que o vácuo !! ótimo vídeo professor, grato por compartilhar tais conhecimentos ✌️😎🍀❤️
Agradeço sua opinião V!
Vc explica bem demais! Melhor que vc não tem! Parabéns!
Muito obrigado pela gentileza!!
Parabéns pelo vídeo.
Gratidão pelas informações e dicas sobre como tirar bolhas de resinas.
D'us Abençoe Te!
Gratidão pela gentileza!
Clóvis muito brilhante está explicassão, eu precisava desta teoria é como eu digo vc é um fenomenal.
Grato pela gentileza Osvaldo!
Excelente explicação 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Vou maratona seus vídeos. Muito bons, obrigado pelo conhecimento que tá passando de forma gratuita. Apoio seu trabalho
Grato Cleizer!
Esse cara é extraordinário. Parabéns e muito obrigado!
Grato pela gentileza Lucas!
Clóvis vc explica muito bem
Grato Cláudio!
obrigado Clóvis, a muito esperava uma explicação assim. Excelente!!!
Fico feliz que tenha ajudado Xavier!
Excelente, sem enrolação, informação perfeita!
Grato pela gentileza Magno!
Muito bom o vídeo Clóvis, eu tenho uma câmara de pressão grande e já fiz algumas para venda com panela de pressão e não funciona tão bem pq acaba vazando pq a vedação de borracha da penal não aguenta e vaza, só aguenta no máximo 35 PSI o ideal para uma peça 100% sem bolhas é 60 PSI (é o q eu uso na minha), fiz um vídeo a um tempo atrás q pode servir bem de complemento ai pro pessoal q quiser saber um pouco mais sobre isso, só ver no meu canal.
Procurem no canal por "Câmaras de Pressão ou Vácuo".
Grato pela contribuição Eduardo!👍
Muito bom relembrar sobre a segurança da panela de pressão e o limite de pressão para tal trabalho
Com certeza! Pois ele pode se tornar uma bomba se não bem dimensionado, tal qual um bujão de gás!
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Fato!!!
Assunto top. Parabéns
Grato Daniel!
Perfeito, principalmente nos alertas dos perigos de explosão
Que bom que gostou Claudio!
Ótima explicação!!
Grato Renato!
Boa noite.. poderia fazer um vídeo sobre prepeg..
Bruno, oportunamente falarei. Eu comento sobre esse processo e outros no vídeo ruclips.net/video/2UyZVrNfg2k/видео.html
Otimo o video!!! Sempre tive receio do vacuo imaginando que a resina ia ser "sugada" para fora do molde e fazer uma lambança.
Isso só ocorreria se o ponto de sucção estivesse encostado ou muito proximo na resina, de outra forma o vácuo só suga o ar.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Bacana saber!!! Pensando em investir em um desse nos prox meses!
Show Mestre, você é o melhor que nós temos!
Grato pela gentileza Simone!
Muito obrigada vc sempre explica de modo que dar pra entender direitinho, que deus te abençoe.
Gratidão Edileide!
Gratidão amigo!!
Não tem de que!
O processo de vácuo eu ja sabia como funcionava,o de pressão sempre quis saber mas sempre deixava pra pesquisar outro dia...agora entendi como funciona.Obrigado pela explicação.
Disponha Wilson!
Parabéns Clóvis! Muito didática sua explicação sobre o funcionamento dos dois sistemas e mais ainda com relação a segurança, importantíssimo. Abc.
Grato Mauro!
Para uma coisa pequena como produção de joia a preção deve dar. Mas para quem trabalha com tornearia é melhor uma de vaco, pois é bem provável acontecer o que você falou de imprimir o ar na madeira e ficar um certo espaço nela e quando for tornear acabar aparecendo este espaço.
Rafael, sua lógica faz sentido, pois o vácuo aumentará a impregnação da madeira.
Depois de uma explicação assim, tudo fica entendido. Didática simples e eficiente. Parabéns mais uma vez Clóvis.
Poderia abordar nos próximos vídeos o uso de camadas com resinas ( com laminação carbono e /ou aramida e/ou vidro )diferentes numa mesma peça ? Evidentemente uma após a cura da outra e, quais vantagens, benefícios ou não em usar camadas diferentes ( ex. 1a. epóxi, 2a. poliester iso, 3a. poli orto, etc ).
Paulo, obrigado pela sugestão. Este assunto é bem complexo e com muitas variaveis. Vou pensar como poderia fazer isso.
Obrigado pelo retorno Clóvis. Aguardo.
Clovis, como sempre uma explicação simples mas muito clara sobre o assunto!!! Excelente vídeo!!!
Grato pela atenção Watson!
Parabéns Sr. Clovis! Ganhou um fã! Obrigado pelos conhecimentos compartilhados.
Não há de que Silvio! E seja bem vindo!
professor por excelência.
Grato pela gentileza Cipriano.
Top demais clóvis!
Grato Ricardo!
Sabe indicar uma marca de uma câmara de pressão? =) Parabéns pelo vídeo.
Mateus, infelizmente não tenho essa informação, mas já via algumas usada em sistemas de pinturas.
Oi Clóvis você é muito bom nas suas explicações parabéns
Grato Claudemir!
Excelente explicação 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fico feliz que tenha gostado Sílvio!
Parabéns Sensei, sempre muito claro ao explicar e orientar.....obrigado
Obrigado Walter!
Mestre Clovis, me parece que o melhor seria aplicar as duas técnicas, primeiro o VÁCUO para retirar o máximo possível de bolhas e depois e logo em seguida a PRESSÃO para eliminar as micro bolhas que não conseguiram ser retiradas ...
O que achas ???
Abraço ...
Se puder unir as 2 técnicas será excelente!
Eu fiz a minha e funcionou super certo, claro tomando todos os cuidados. Ótimo vídeo
Bom saber Jonathan.
Excelente video! Muito obrigado pelas dicas!
Disponha Efraim!
Show de aula Clovis !
Grato Afquincas!
Clóvis, qual a "pressão" em mmHg necessária para uma camara de vácuo remover as bolhas da resina epóxi? E a pressão em PSI de uma camara de compressão?
Roberto, não sei exatamente pois vai depender de uma serie de fatores, mas acho que o tem um video que pode te ajudar que é da dim clay ruclips.net/video/3dtKJA3cl8o/видео.html
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Obrigado pela resposta, vou dar uma olhada no vídeo.
excelente explicação amigo
Grato Maguinho!
ótimo vídeo ! Muito obrigado
Disponha Renatp!
Foi a melhor explicação!
Fico contente que tenha lhe ajudado Ninjun.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Poxa amigo estou super agradecido, estou maratonando vários videos do seu canal, conteúdo informativo sensacional.
O like é garantido nos 7 vídeos que assisti, e o click nas propagandas também. Que Deus lhe abençoe!
@@ninjunx grato pela gentileza!
Olá tudo bem? Dá certo com a resina cristal também, com pressão?
Sim. Dá certo sim. Só tome cuidado quando for vácuo, porque o excesso de vácuo pode retirar estireno e catalisador.
muita boa explicação, como sugestão poderia usar exemplos práticos ?
Luiz, no ultimo vídeo eu gravei a resina dentro de uma camara de vacuo. Na pressão ainda não fiz pela complexidade e risco.
pra variar o conteúdo é excelente neh...rs. obrigado meu amigo! conhece alguém que fale sobre fibras (vidro, carbono, aramida, etc) aqui no youtube, tão bom quanto vc? vlw
Guilherme, não conheço. Eu falo alguma coisa sobre estes usos no video ruclips.net/video/cToc9aoC420/видео.html .
Meu nobre Sakamoto, a mesma câmara de vácuo pode servir tanto para a retirada de bolhas das peças em resina como para a estabilização de madeiras? Sucesso para você, sempre!
Roberto, a princípio sim. Porque o intuito de ambos os processos e remoção de ar. Um de dentro da resina e o outro de dentro da madeira para melhor impregnação.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi bacana, cara!
@@robertonogueiradias5040 a disposição!
Oi Clóvis,tudo bem, parabéns pelo canal,estou começando agora com resina,e como já era de se esperar estou com problemas com respeito as bolhas,estou fazendo bio joias,fiz uma panela para eliminar bolhas,com bico de ar e manômetro coloco 25 libras e deixo por 40 min,mas mesmo assim sai cheio de bolhas, ouvindo a tua explicação você falou sobre celar a peça antes de colocar na panela,será que vc poderia explicar melhor sobre como seria está selagem? Também estou achando que a madeira pode ser porosa de mais,vc tem também alguma sugestão madeiras manos porosas para bio joias?
Jorge, o selar a madeira é basicamente passar uma demão bem fina de resina antes, para evitar que o ar de dentro dos poros saia. E faça com que a resina tenha menos bolha como falo no video ruclips.net/video/k74XEnZHe2g/видео.html
Sabe se dá pra por o molde de silicone já preenchido com a resina líquida dentro da câmara de vácuo pra eliminar possíveis bolsões de ar dentro do molde? Isso porque no meu caso, não bastaria eliminar as bolhas da resina, eu também teria problema com bolhas presas dentro do molde pela própria resina conforme ela vai ocupando espaços sem abertura pro ar escapar.
Dá sim. Já fiz isso e funcionou muito bem. Porém tome cuidado para não encher muito para não derramar quando estiver subindo as bolhas. Faça em 2 etapas.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi muito obrigado. Só uma última dúvida, o que você quer dizer com duas etapas? Seria eliminar bolhas da resina num pote e depois os bolsões de ar presos dentro do molde?
@@glaucovalente3350 2 etapas quer dizer coloque mais ou menos metade, faça o vácuo por alguns segundos, e em seguida complete e faça o vácuo novamente.
Clovis boa noite,muito obrigado pelo video.
qual a potencia da bomba de vacuo você me recomedaria ?
estava pensando numa de 5cfm para resina epoxi! agradeço a ajuda!!!
Cristoferson a medida em cfm é a vazão. Portanto se a sua câmera for pequena 5 dá conta. Se for grande é melhor um maior volume de deslocamento.
Bom dia Clóvis qual a melhor resina para madeira?.
Normalmente a epóxi mesmo é a que apresenta melhores resultados Stelmo.
olá. tenho uma dúvida. após aplicar a resina. Até que tempo médio eu tenho para tentar tirar as bolhas da mesma já que o tempo de cura demora um pouco
Isaias, enquanto ele estiver liquido pode. Quando começar a ter maior consistência ai não é recomendável.
Grande Clovis, montei um torno pequeno, além de ele vibrar um pouco e eu não ter goivas apropriadas, é muito comum a resina desplacar/descolar da madeira, são peças pequenas, de biojoias, eu uso o processo de panela de pressão, se eu usasse o processo de vácuo a impregnação seria melhor logo as pecas não teriam mais esse problema de "quebrar" mais facilmente? Grato desde já kra
Fernando pode ser, mas é difícil avaliar sem ver a peça. Pode ser também que a madeira não esteja bem limpa ou seca e que a selagem não esteja adequada.
Olá Clóvia, tudo bem?
Uma informação:
A bomba de vácuo para trabalhar e retirar as bolhas totalmente na resina epóxi, deve ter quantos CFM's? 5, 7, 9 ou 12 cfm. Qual dessas pressões negativas atende para o trabalho com a Resina Epóxi? obrigado.
Paulo, normalmente cfm não é a pressão negativa, mas sim a vazão. Portanto qualquer serve pois os menor vazão serão mais lentos, mas ai você utiliza câmaras menores.
Amigo me tira uma duvida.. pra usar resina PU flexível em adesivos, se faz necessário o uso do vácuo? eu já usava Epóxi sem precisar usar câmara de vácuo, única coisa que eu usava era um maçarico pra quebrar as bolhas.. na PU da pra usar sem necessidade de usar a câmara de vácuo?
O PU costuma ser em sistema fechado devido a sua higroscopia que provoca bolhas.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Então nesse caso pra se trabalhar com etiquetas adesivas usando PU se faz necessário o uso da câmara de vácuo?
@@yurioliveira2031 na verdade você precisa de um dosador com circuito fechado.
Bom dia Clovis, blz? Parabéns pelo vídeo! Eu vi que as pessoas usam pressão de vacuo para silicone e pressão positiva para a resina, por que será que eles usam cada uma para diferentes materiais? Será que eu posso usar a mesma para ambos materiais? Muito obrigado
Rafa, pode ter sido coincidência dos vídeos que viu pois pode ser usado em ambos os casos em qualquer um dos materiais.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi muito obrigado!
Disponha!
Eu tiro as bolhas com o Vacuo antes de colocar a resina na forma de silicone?
Preferencialmente sim pois dentro do molde se tiver muita bolha ela irá transbordar. Mas se depois puder colocar novamente com o molde aí a quantidade de bolhas será pequena e não tem perigo de derramar.
Pode ser usada câmara de vácuo ou de pressão para gesso?
Poder pode. Mas no gesso pela sua consistência é mais comum vibrar.
Oi Clovis, estou pensando comprar uma bomba de vácuo, mas gostaria de sua opinião no seguinte:
Qual a pressão negativa em bar, psi ou mmHg, afinal... me dê uma luz pra saber qual o manômetro comprar e em quanto de pressão negativa é preciso para atingir o objetivo de retirar as bolhas, tanto da resina epóxi quanto do silicone para fazer moldes. Agradeço muito sua orientação. Paz e luz.
Paulo, normalmente os vacuometros são padrões. A maior diferença normalmente é se será analógico ou digital. Eu vejo muitos em milibar que vai de 1000 a 0 . Em geral se a bomba chegar a 400 mbar já deve dar. Mas confesso que não é minha especialidade.
Oi Clovis, a bomba que pretendo comprar está nesse link.... foi o lugar mais em conta.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-1547581319-bomba-de-vacuo-5-cfm-bivolt-suryha-manifold-frete-gratis-_JM?matt_tool=82322591&matt_word&gclid=Cj0KCQjwoaz3BRDnARIsAF1RfLcE33-JtNPdcl-tfsHxtDdA8Eufw9GC-iCmUmfPzxcKJhaEmj-cELkaAiEWEALw_wcB&quantity=1&variation=57355879421
Mesmo assim obrigado pela força.
Paulo, quanto a qualidade do equipamento não sei dizer, mas quanto a vazão é mais que suficiente. Inclusive vi outros com menor vazão mais baratos que também servem. Vai demorar mais e talvez um pouco menos de vácuo, mas se suas peças forem pequenas, adquira uma camara pequena que você compensa a diferença.
Boa tarde Clóvis! A pressão no caso é o que acontece na injeção plástica?
Gonsales, A injeção plastica pode ser por pressão mas para "empurrar" o plastico. Neste caso é uma camara pressurizada onde a resina fica dentro e não se desloca.
muito bom mas gostaria de saber se pressão funciona para peças grandes ou melhor e vácuo mesmo
Rogério, ambos funcionam igualmente, o que vai demandar a escolha é o gel time da sua peça e a capacidade da sua camara.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi pra falar a verdade to afim de fazer uma câmara que comporte o tamanho de uma mesa vou fazer uns testes com uma pequena que já produzi e depois fazer uma grande por isso a duvida uma Câmara de vácuo ou uma de pressão só que de pressão e bem mais fácil que de vácuo
@@rogeriodasilva3306 neste caso a pressão será mais efetivo, porque senão ao inserir madeiras ele vai ficar espumando muito pelas porosidades. Só tome cuidado pois câmaras pressurizadas precisam de segurança para evitar acidentes graves.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi com toda certeza segurança em primeiro lugar e pelo que eu vi a pressão usada e de 20 a 25 psi no máximo estou estudando antes de fazer ainda realizarei alguns testes ver a temperatura que a resina chega os gases que gera ou seja fazendo uma analise antes de fazer foi dessa forma que fiz minha cnc que graças a deus e muita luta estou vivendo do meu trabalho agora quero entrar nesse mundo da resina
@@rogeriodasilva3306 com sua determinação e senso de responsabilidade tenho certeza que conseguirá.
Material poroso no vácuo vai expulsar a resina de dentro da peça porosa ou vai preencher todo o material poroso?
A tendência é expulsar o ar das porosidades e ir sendo preenchido pela resina.
Como colar placas de resina na parede? Qual cola?
Vai depender do peso . Pode ser desde fitas dupla face, selantes ou resina.
Olá qual bomba a vácuo aconselha, quantos com, pois não preciso de agilidade na produção, obrigado pela atenção
Rubens, aqui nos comentários informam que o ideal seria por volta de 60 Psi. Porém já vi trabalhar com menos em sistemas mais líquidos. Fique atento a capacidade da sua câmara.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ok Pai em termos de pressão ok, mas eu quero trabalhar com vácuo pois pelo que pesquisei para minha aplicação seria mais viável, eu vi bombas utilizadas em refrigeração que vão desde 1 até 12 cfm que seria a unidade de medida de vácuo, então tratando-se de vácuo e falando da bomba em si qual seria adequada? Minha câmara de vácuo eu fiz ( cortei um botijão de gaz pois possuí uma parede de ferro expressa e coloquei uma borda de borracha tipo u comumente utilizada em vedação de portas de automóveis, a tampa uma placa de policarbonato de 6mm) então em termos de residência essa câmara suporta um vácuo absurdo por ser tão robusta, resumindo qual bomba de vácuo me indica? Obrigado pela atenção
@@rubensmolaspenhajunior7980 se sua câmera suportar o mínimo seriam 2,5 cfm. Mas quanto mais puder, e sua câmara suportar, melhor. 4cfm, 5 cfm, etc...
Obrigado eu vou comprar uma com 6 cfm, deve dar o que acha tem duplo estágio está com preço bom
@@rubensmolaspenhajunior7980 perfeito!
Para ajudar melhorar o aspecto pegajoso do monômero, o vácuo ou pressão ajudaria ?
Hadriel, neste caso o vácuo é melhor já que é a oxidação com o ar que deixa isso assim.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi existe algum outro recurso para mitigar isto e evitar pós tratamento ?
@@hadrielbeniciomirandadasil8155 eu comento sobre isso no outro canal sobre poliéster no vídeo ruclips.net/video/nSW1Yj1_6Nc/видео.html .
Olá Clóvis, tenho uma dúvida, a resina não fica escorregadio no piso do box ,?
Normalmente não. Só se tiver sabão como qualquer piso. Só molhado não.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi então e como um piso normal, tipo porcelanato,muito obrigado
@@alcinoquiterio9984 exato. Disponha.
E para quem trabalha com artesanato. Eu vejo muito as pessoas usando soprador, e maçarico manual.
Sandra, estes métodos são para bolhas superficiais. Eu explico melhor a diferença no vídeo ruclips.net/video/T5dXBzzku_g/видео.html .
E pelo método de mesa de vibração, funciona bem? Principalmente em resina + carga ...com alta viscosidade
Luiz, a vibração auxilia sim na saida das bolhas em sistemas mais viscosos. Nos mais viscosos a vibração é mais usada, pois o vácuo teria que ser muito forte além do que ele expandiria muito na extração.
Bom dia, o que causa as covinhas quando a resina seca?
Ivete, tem que entender direito o que são essas covinhas mas, se forem depressões na maioria dos casos são bolhas que estouraram muito perto do ponto de gel e a resina não consegue mais nivelar.
Senhor Sakamoto, é verdade que a pressão tira a bolha em minutos e a vácuo leva 24 horas?
Thayana, não é assim não o tempo de remoção são muitos parecidos. Obvio que vai depender da pressão e do vácuo. Porém o vácuo nem poderia demorar assim pois a resina costuma reagir em alguns minutos.
Muito obrigada pela a sua explicação, eu quero investir em uma câmara, mas ainda estou incerta, ainda mais o senhor falando que é perigoso fazer uma em casa, assim eu nem me arisco. Já que o tempo é parecido eu vou procurar um mais em conta.
@@thayanasampaio8028 com certeza segurança em primeiro lugar.
criando uma camara de vacuo eu poderia deixar a peça dormir e vir a dormir dentro dela?? chegar a secar por completo dentro dela?? ou preciso tirar apos ela ter a bolhas eliminadas??
Iggor, se quiser deixar pode porque a resina epóxi não depende da pressão atmosferica para curar.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi seus videos são incriveis me ensinam muitas coisas que não tive acesso no meu curso que vc tenha todo sucesso do mundo
Fico feliz em saber Iggor. Realmente alguns cursos deixam muito a desejar.
A estufa pra curar a resina não retira a bolha? É apenas com pressão ou vácuo?
A resina quando vai para a estufa ainda liquida passa por dois estagios. Antes de começar a endurecer ele cai de viscosidade isso facilita a saida das bolhas. Mas quando tem muitos, como a resina reage mais rápido nem sempre sai tudo a tempo.
Olá! Fizemos uma mesa, porém parece que estava entrando ar de algum lugar que não parou de sair bolhas, a gente passava o ar quente, estoura porém volta a bolha...direto. Secou e ficou com bolhas😕
Carolina, você lembrou de fazer a selagem?
Vou de maçarico mesmo...rsrsrs. Boa aula.
Perfeito Álvaro. Porém o maçarico ele é bom para a superficie e não remove internamente principalmente em peças mais altas.
Faltou falar sua preferência e pra qual peça cada método é mais apropriado
Julio, eu particularmente prefiro o vácuo por questão de segurança. Quanto a aplicação na maioria dos casos ambos podem ser usados, mas vai depender do processo que adotar também.
Opa, Clóvis! Boa noite... tudo bom cara?
Ando assistindo os seus vídeos, já tive a oportunidade de fazer um curso presencial para me aprofundar mais no assunto e adquirir outros cursos para me aperfeiçoar nas técnicas e manhas...
Sou do rio de janeiro, mas no momento estou morando no Ceara, na região do interior, em Juazeiro do Norte/CE (terra do "padim ciçu") e, cara... ando pesquisando MUITO por fornecedores na minha região e, até mesmo, para a minha região.
Fornecedor na região não tem e frete pra minha região é muito cara :(
Você poderia me ajudar nisso? Por favor... teria alguma indicação de fornecedores na região nordeste?
Precisaria de matéria prima "baratos", preços de "revenda" ... ando pesquisando bastante mas eu não consigo achar um fornecedor :(
Gabriel, até onde sei, no nordeste só conheço revendedores. Infelizmente os fabricantes ficam em sua grande maioria no sudeste e sul. Você terá que comprar volumes grandes para compensar o frete.
Entendo cara....
Fazendo assim, vendendo serviços sob demanda, fica caro demais...
Se eu quiser começar preciso fazer uma boa aquisição, então...
Em relação a esses seus revendedores, poderia me passar o contato?
@@gabrielrafaelnsouza na Bahia tem a Bahia Fibras, no Recife e Natal tem a Ibex Quimica, em Belo Horizonte tem a Resinplast, em São Paulo tem a Avipol e a Silaex e a Redelease , no Rio de Janeiro tem a Epoxyfiber, em Diadema tem a CCI Polímeros. Enfim isso é só uma pequena parte.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi
Hahaha, valeu cara! Valeu mesmo... vou dar uma pesquisada de preços por eles, fazer cotação com frete e/ou indo buscar...
Agora é "garimpar"... haha. Valeu, cara!
Boa sorte e bons negócios Gabriel!
O desecador me pareceu apropriado para peças pequenas. Cheguei a ver preço, porém fala-se em usar graxa de silicone e nem o próprio vendedor soube explicar. Rsrsrs . Durante disso, fica a duvida: panela de pressão ou desecador?
A graxa de silicone é basicamente para ajudar a vedar o contato das flanges e também facilitar o deslizamento para abertura.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi gratidão sempre.
dissecador é caro pra carai kkkk mais fácil usar um caldeirão com tampa de policarbonato e usar um motor de geladeira, a forma mais barata e tbm eficaz
Pode ser V.