Espera... Vou resumir o que o Dr. Mellone vai dizer em quase 1 hora de aula para nós: COMO UMA COISA PODE SER INCONSTITUCIONAL SE ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO DE 1948?! Esses caras estão bebendo água aditivada?
@deboravonrondon1009 Grazie. Esta parecendo jogada para postergar as decisões, além de política. Haja paciência. Acho que a corte vai julgar como na gde naturalização. Filho de italiano é italiano punto e basta.
Da parte dei lettori brasiliani manca senso critico x capire quello che leggono su qualsiasi giornalucolo. SE e quando vano oltre i titolone, la testata (in genere tendenziosi)...
Chegou nesse ponto pura e simplesmente por causa do BUSINESS, assessores e advogados que em sua MAIORIA SEMPRE VISARAM ENGANAR, DESINFORMAR E VENDER FACILIDADES........ESCANCAROU A VERDADEIRA FACE DO BRASILEIRO em TIRAR VANTAGENS a qualquer custo........a cidadania é algo precioso, pessoal, uma pesquisa familiar, engajamento com a língua e deveria ser feito sozinho pelo requerente. A verdade é que a maioria quer mesmo é o PASSAPORTE. Todos esses anos e não temos 1 representante ítalo-brasileiro na Itália para pelo menos defender os poucos honestos que ainda existem. Onde estão os representantes do CGIE, o Fábio Porta,? Tantos ou milhares com a cidadania na MÃO e ninguém para nos representar na Itália. Sei que auto estima do brasileiro é baixa, mas temos que aprender a deixar de ser PUXA SACOS DOS GRINGOS.......SOMOS MUITO DESUNIDOS.
Apaga isso que está feio! Todo mundo que eu conheço que está postulando a RETIFICAÇÃO DA SUA SITUAÇÃO LEGAL PERANTE O GOVERNO ITALIANO (é isso o que significa o "Reconhecimento de Cidadania Italiana"), não quer "reconhecer" pela porcaria do passaporte, não! Quer HONRAR os antepassados, quer unir no presente o passado e o futuro. Qual o mal nisso? E, aprender qual LÍNGUA? No meu caso, eu tenho que aprender pelo menos três dialetos: o Napolitano, por parte do avô da minha mãe; o calabrês por parte da avó da minha mãe e o Lucano por conta dos bisavós do meu pai! Porque, meu caro, quando essa gente toda imigrou para o Brasil, tirando o meu tataravô paterno que falava Lucano, Italiano, Português, Espanhol, Francês, Alemão e Russo, todos os outros só falavam o dialeto deles; o idioma italiano, não era amplamente difundido. Até a década de 1980, a RAI transmitia aulas de italiano para aqueles que, mesmo nascidos na Itália, só falavam o dialeto deles... Um tipo de Telecurso Segundo Grau, manja?, só que para que todos os italianos nascidos em território italiano falassem o idioma mesmo que falem dentro de casa apenas o dialeto da região. Já deixei bem claro o que penso: o Governo de Extrema-Direita Italiano resolveu encampar a i-dio-ti-ce da Esquerda e pronto: querem nos tirar o DIREITO DE SANGUE para só aceitar os Americani, os Estadunidenses.
A cidadania chegou nesse ponto ESCANDALOSO porque milhares de italos americanos, canadenses e australianos estão fugindo de seus países por serem governos corruptos, socialistas, governos centralizadores, de ideologia alinhada a países como Venezuela, Rússia, Irã, Cuba, governos sem confiança internacional, governos gastadores sem retorno pra sociedade, desvalorização continua da moeda, inflação disparando nas alturas, poder de compra ZERO, pobreza por toda parte, milhões dependentes do bolsa família, e o DREX chegando aí em janeiro, etc.., são PESSOAS desses países que estão ABARROTANDO PEDIDOS DE CIDADANIA NOS COMUNES E JUDICIÁRIO ITALIANO? Essa mania de GRANDEZA do brasileiro é PATÉTICO. Não estou defendendo esses africanos, mas ouço muitos brasileiros falando desses AFRICANOS COM MUITA DISCRIMINALIZAÇÃO, mas a situação do brasileiro não é muito DIFERENTE DELES, ou seja, fugindo de um país SEM FUTURO. Se coloque no lugar dos italianos, com essa quantidade de brasileiros demandado a cidadania, com toda a fama que o Brasil e o brasileiro têm mundo a fora, é de ASSUSTAR você não acha? Vamos dar um exemplo hipotético: Você está no Brasil em qualquer lugar que seja, vêm 2 pessoas nascidas na Itália com a cidadania brasileira, te aborda e diz em italiano ou em inglês: "somos brasileiros natos, nascemos e crescemos na Itália, acabamos de chegar aqui, não conhecemos nada do Brasil, não sabemos falar português, e apesar disso somos brasileiros de coração kkk piada né". O quê você ia pensar sobre isso? Você ia rir, não é mesmo? E não iria reconhecê-los como tal. E o pior, muitos brasileiros RECONHECEM A CIDADANIA sem sequer IR PARA A ITÁLIA, um absurdo total. Esse "papinho" de que é uma questão familiar a sua corrida pela CIDADANIA, isso não é verdade. Por quê seus pais ou avós não reconheceram a cidadania deles antes de você? Por quê nunca se importaram com a Itália e com cidadania? Por quê optaram por acreditar no Brasil e ponto final. Você só está aí se AJOELHANDO para ter seu reconhecimento por causa das REDES SOCIAIS, 90% nem sabiam que eram descendentes de italianos antes das redes sociais. Essas conversinhas de que na Itália não se fala italiano é RIDÍCULA. TODOS FALAM. Se o governo Italiano USAR UM POUCO A CABEÇA exigindo no mínimo o idioma italiano, ele vai reduzir mais da METADE DE PEDIDOS DEMANDADOS. O brasileiro não estuda, simples assim
Viram a matéria do Corriere della Sera de hoje falando do "Black Friday da cidadania italiana" e comentando sobre a lei? Como foi falado na chiacchiera passada, realmente o assunto chegou na imprensa com força e com muitas incorreções e preconceito.
O assunto chegou como tinha de chegar. No artigo do Corriere não há incorrecções nem preconceitos. Na Itália discute-se da questão pondo em destaque o conceito de cidadania e analisando as consequências paradoxais da lei 91/92, que está a originar estrangeiros com cidadania (na maioria brasileiros) e italianos sem cidadania (os muitos jovens nascidos aqui de pais estrangeiros ou chegados em criança). Podemos encarar a questão da cidadania do nosso ponto de vista, tendo em conta as atuais condições sociais do nosso país, ou temos de pedir autorização aos brasileiros descendentes de italianos que vivem desde sempre no Brasil, que não têm nenhuma ligação com a Itália e que da Itália não sabem mesmo nada?
@@m.andreella6665o que? Nós somos tão italianos quando você, tem sim de pedir autorização para seus cidadãos, a Itália é nossa não sua, quando meus bisavós mandavam dinheiro para a Itália para que os seus tivessem o que comer seu bisavô não achava ruim, agora querem tirar um direito nosso pra dar pra filhos de imigrantes sem laço histórico nenhum com a Itália e que não se integram? Lava sua boca pra falar dos italianos nascidos no exterior porque somos tão italianos quanto você e temos o mesmo peso pra decidir o futuro do NOSSO país
@@andersonbattisti3377 😅 O seu país é o Brasil, pode ser italiano burocraticamente, mas de italiano não tem nada. A Itália não é o SEU país, tire o cavalinho da chuva, seu arrogante!
Essa alegação que muitas pessoas "ficaram sabendo" que tinham direito à cidadania, infelizmente se depreende de comentários nas postagens sobre o assunto, onde prevalece o uso de termos inadequados - e não argumentos sólidos para expressarem a indignação, concordância ou não, defesa, contratiedade - tais como "tirar" ou "pegar" a cidadania; "descobrir" que tem italiano na família ou num teste de DNA... Parecem causar provas contra sua italianidade. 🤷🏻♀️
Não são termos inadequados, é exatamente a visão de muitos sobre a cidadania, conheço mais de um que só quer o passaporte pra ficar na Irlanda sem precisar depender do visto de estudante.
@@dennis1322 São termos inadequados sim, o termo correto é reconhecimento. Neste caso você está citando exceções para tentar nos sabotar, aparentemente.
Na minha família, por exemplo, sempre soubemos do direito, mas meu avô e meu pai não tiveram condições financeiras para ir atrás. A Itália parecia um sonho distante e impossível para nós... Sobrou para a bisneta a luta e que luta...
@@dennis1322 No final isso não importa, é um direito da pessoa e ela pode escolher morar onde desejar.Muitos jovens italianos estão deixando a Italia para trabalhar em outros paises na Europa. Esses jovens vão perder o direito da cidadania? isso não existe...
Dr Melone arrasa. Cirúrgico em suas colocações 👏👏👏
Peron, com sua Insieme, sempre tempestivo! Grazie!
Grazie mille Dott.avv. Mellone.
Os vídeos com o Dr. Mellone são muito bons, bastante explicativos, bastante elucidativos.
Os processos que estão protocolados em Bolonha atrasarão? Se sim, quanto tempo possível?
Excelente esclarecimento!
Espera... Vou resumir o que o Dr. Mellone vai dizer em quase 1 hora de aula para nós: COMO UMA COISA PODE SER INCONSTITUCIONAL SE ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO DE 1948?! Esses caras estão bebendo água aditivada?
Minha senha no consulado é para ser chamada ano que vem. Devo me preocupar?
Minha tbm, @naiaraluizabastos3865 ! Tá demais essa coisa, viu? Vontade de ir na ONU contra o Governo Italiano!
Nossa cidadania italiana incomoda muitos e por isto estamos sob ataque!!!
E qual foi a sentença desse juiz na ação com 12 requerentes que originou tudo? Indeferiu? Ou não houve proferimento de sentença? Suspendeu?
Não tem sentença definida, ele pediu uma resposta da corte constitucional
@deboravonrondon1009 Grazie. Esta parecendo jogada para postergar as decisões, além de política. Haja paciência. Acho que a corte vai julgar como na gde naturalização. Filho de italiano é italiano punto e basta.
Juiz vagabundo! Deve estar andando de mãos dadas com o Senador Menia!
Da parte dei lettori brasiliani manca senso critico x capire quello che leggono su qualsiasi giornalucolo. SE e quando vano oltre i titolone, la testata (in genere tendenziosi)...
Disse a brasileira... 🙄
E se aprovada essa alteração a lei, como fica o direito adquirido antes da alteração?
Chegou nesse ponto pura e simplesmente por causa do BUSINESS, assessores e advogados que em sua MAIORIA SEMPRE VISARAM ENGANAR, DESINFORMAR E VENDER FACILIDADES........ESCANCAROU A VERDADEIRA FACE DO BRASILEIRO em TIRAR VANTAGENS a qualquer custo........a cidadania é algo precioso, pessoal, uma pesquisa familiar, engajamento com a língua e deveria ser feito sozinho pelo requerente. A verdade é que a maioria quer mesmo é o PASSAPORTE.
Todos esses anos e não temos 1 representante ítalo-brasileiro na Itália para pelo menos defender os poucos honestos que ainda existem. Onde estão os representantes do CGIE, o Fábio Porta,? Tantos ou milhares com a cidadania na MÃO e ninguém para nos representar na Itália.
Sei que auto estima do brasileiro é baixa, mas temos que aprender a deixar de ser PUXA SACOS DOS GRINGOS.......SOMOS MUITO DESUNIDOS.
Ao contrário a maioria esmagadora é honesta e séria
Apaga isso que está feio!
Todo mundo que eu conheço que está postulando a RETIFICAÇÃO DA SUA SITUAÇÃO LEGAL PERANTE O GOVERNO ITALIANO (é isso o que significa o "Reconhecimento de Cidadania Italiana"), não quer "reconhecer" pela porcaria do passaporte, não! Quer HONRAR os antepassados, quer unir no presente o passado e o futuro. Qual o mal nisso?
E, aprender qual LÍNGUA? No meu caso, eu tenho que aprender pelo menos três dialetos: o Napolitano, por parte do avô da minha mãe; o calabrês por parte da avó da minha mãe e o Lucano por conta dos bisavós do meu pai! Porque, meu caro, quando essa gente toda imigrou para o Brasil, tirando o meu tataravô paterno que falava Lucano, Italiano, Português, Espanhol, Francês, Alemão e Russo, todos os outros só falavam o dialeto deles; o idioma italiano, não era amplamente difundido. Até a década de 1980, a RAI transmitia aulas de italiano para aqueles que, mesmo nascidos na Itália, só falavam o dialeto deles... Um tipo de Telecurso Segundo Grau, manja?, só que para que todos os italianos nascidos em território italiano falassem o idioma mesmo que falem dentro de casa apenas o dialeto da região.
Já deixei bem claro o que penso: o Governo de Extrema-Direita Italiano resolveu encampar a i-dio-ti-ce da Esquerda e pronto: querem nos tirar o DIREITO DE SANGUE para só aceitar os Americani, os Estadunidenses.
A cidadania chegou nesse ponto ESCANDALOSO porque milhares de italos americanos, canadenses e australianos estão fugindo de seus países por serem governos corruptos, socialistas, governos centralizadores, de ideologia alinhada a países como Venezuela, Rússia, Irã, Cuba, governos sem confiança internacional, governos gastadores sem retorno pra sociedade, desvalorização continua da moeda, inflação disparando nas alturas, poder de compra ZERO, pobreza por toda parte, milhões dependentes do bolsa família, e o DREX chegando aí em janeiro, etc.., são PESSOAS desses países que estão ABARROTANDO PEDIDOS DE CIDADANIA NOS COMUNES E JUDICIÁRIO ITALIANO?
Essa mania de GRANDEZA do brasileiro é PATÉTICO. Não estou defendendo esses africanos, mas ouço muitos brasileiros falando desses AFRICANOS COM MUITA DISCRIMINALIZAÇÃO, mas a situação do brasileiro não é muito DIFERENTE DELES, ou seja, fugindo de um país SEM FUTURO.
Se coloque no lugar dos italianos, com essa quantidade de brasileiros demandado a cidadania, com toda a fama que o Brasil e o brasileiro têm mundo a fora, é de ASSUSTAR você não acha?
Vamos dar um exemplo hipotético:
Você está no Brasil em qualquer lugar que seja, vêm 2 pessoas nascidas na Itália com a cidadania brasileira, te aborda e diz em italiano ou em inglês: "somos brasileiros natos, nascemos e crescemos na Itália, acabamos de chegar aqui, não conhecemos nada do Brasil, não sabemos falar português, e apesar disso somos brasileiros de coração kkk piada né". O quê você ia pensar sobre isso? Você ia rir, não é mesmo? E não iria reconhecê-los como tal. E o pior, muitos brasileiros RECONHECEM A CIDADANIA sem sequer IR PARA A ITÁLIA, um absurdo total.
Esse "papinho" de que é uma questão familiar a sua corrida pela CIDADANIA, isso não é verdade. Por quê seus pais ou avós não reconheceram a cidadania deles antes de você? Por quê nunca se importaram com a Itália e com cidadania? Por quê optaram por acreditar no Brasil e ponto final. Você só está aí se AJOELHANDO para ter seu reconhecimento por causa das REDES SOCIAIS, 90% nem sabiam que eram descendentes de italianos antes das redes sociais.
Essas conversinhas de que na Itália não se fala italiano é RIDÍCULA. TODOS FALAM.
Se o governo Italiano USAR UM POUCO A CABEÇA exigindo no mínimo o idioma italiano, ele vai reduzir mais da METADE DE PEDIDOS DEMANDADOS. O brasileiro não estuda, simples assim
Esse juiz esta meramente querendo aparecer. Querendo Ibope
Viram a matéria do Corriere della Sera de hoje falando do "Black Friday da cidadania italiana" e comentando sobre a lei?
Como foi falado na chiacchiera passada, realmente o assunto chegou na imprensa com força e com muitas incorreções e preconceito.
O assunto chegou como tinha de chegar. No artigo do Corriere não há incorrecções nem preconceitos. Na Itália discute-se da questão pondo em destaque o conceito de cidadania e analisando as consequências paradoxais da lei 91/92, que está a originar estrangeiros com cidadania (na maioria brasileiros) e italianos sem cidadania (os muitos jovens nascidos aqui de pais estrangeiros ou chegados em criança).
Podemos encarar a questão da cidadania do nosso ponto de vista, tendo em conta as atuais condições sociais do nosso país, ou temos de pedir autorização aos brasileiros descendentes de italianos que vivem desde sempre no Brasil, que não têm nenhuma ligação com a Itália e que da Itália não sabem mesmo nada?
Uma matéria nojenta por sinal, cheia de mentiras e generalizações
@@m.andreella6665o que? Nós somos tão italianos quando você, tem sim de pedir autorização para seus cidadãos, a Itália é nossa não sua, quando meus bisavós mandavam dinheiro para a Itália para que os seus tivessem o que comer seu bisavô não achava ruim, agora querem tirar um direito nosso pra dar pra filhos de imigrantes sem laço histórico nenhum com a Itália e que não se integram? Lava sua boca pra falar dos italianos nascidos no exterior porque somos tão italianos quanto você e temos o mesmo peso pra decidir o futuro do NOSSO país
@@andersonbattisti3377 😅 O seu país é o Brasil, pode ser italiano burocraticamente, mas de italiano não tem nada. A Itália não é o SEU país, tire o cavalinho da chuva, seu arrogante!
Dá pra fazer publicidade de outro jeito também, parece que pedem pra se incomodar.
Essa alegação que muitas pessoas "ficaram sabendo" que tinham direito à cidadania, infelizmente se depreende de comentários nas postagens sobre o assunto, onde prevalece o uso de termos inadequados - e não argumentos sólidos para expressarem a indignação, concordância ou não, defesa, contratiedade - tais como "tirar" ou "pegar" a cidadania; "descobrir" que tem italiano na família ou num teste de DNA... Parecem causar provas contra sua italianidade. 🤷🏻♀️
Não são termos inadequados, é exatamente a visão de muitos sobre a cidadania, conheço mais de um que só quer o passaporte pra ficar na Irlanda sem precisar depender do visto de estudante.
@@dennis1322
São termos inadequados sim, o termo correto é reconhecimento. Neste caso você está citando exceções para tentar nos sabotar, aparentemente.
@@dennis1322
Não é porque pessoas que, ou por má intenção ou por desconhecimento, usam termos inapropriados isso faz com que eles se tornem corretos.
Na minha família, por exemplo, sempre soubemos do direito, mas meu avô e meu pai não tiveram condições financeiras para ir atrás. A Itália parecia um sonho distante e impossível para nós... Sobrou para a bisneta a luta e que luta...
@@dennis1322 No final isso não importa, é um direito da pessoa e ela pode escolher morar onde desejar.Muitos jovens italianos estão deixando a Italia para trabalhar em outros paises na Europa. Esses jovens vão perder o direito da cidadania? isso não existe...