Salientando, que nossa Marinha em exercício com a Otan, onde a mesma foi convidada para tais exercícios. O nosso submarino Tupi, entrou entre as linhas inimigas, onde existia uma força-tarefa com os EUA, Espanha e França. Os EUA tinham submarinos nucleares nesse exercício. O Tupi torpedeou o porta aviões Principe de Asturias - Espanhol, afundou e saiu do cenário sem ser detectado! Tentarei colocar esta matéria aqui, pois foi em meados dos anos 90, se não estou engando foi no ano de 1996.
Eu só tenho a agradecer esse é o outro canal que diariamente nos atualiza e traz grandes informações sobre o passado e o futuro da área militar. Minhas mais cinseras honras militares ao canal ....
Acho que o maior abate de porta avioes em batalha na historia foi na segunda guerra, em Abril de 1942, na batalha de Midway, em que o Japao perdeu 4 porta avioes e os USA 1.Essa batalha virou completamente a guerra no pacifico.
Uma lição aprendida com os ingleses foram os cascos blindados com proteção para os tanques de combustíveis que permitiram a sobrevivência de seus Porta-aviões a ataques de aeronaves inimigas.
Na verdade, foi a emboscada que eles fizeram contra os japoneses em Midway que fez com que eles ganhassem aquela batalha sem muitas perdas. Nada haver com tanque de combustível.
Fala sobre estratégias de combate. O combate é como um jogo de xadrez, com algumas estratégias já conhecidas de acordo com a situação. A melhor estratégia é mais importante que a superioridade militar. Poderia falar de algumas estratégias usadas por Napoleão, ou na Segunda Guerra. Parabéns pelo sucesso do canal, acompanho desde o início.
Todos os seus vídeos são muito bem feitos amigo, mas neste achei que faltou falar das camadas de defesa do porta aviões e o que um atacante teria que enfrentar para abatê-lo em um ataque clássico. exemplo: enfrentar os aviões, os mísseis de longo alcance, os de curto alcance, e a phalanx ciwis. Além das capacidades dos submarinos. Abraço
Sabe, muitos países aceitam estrangeiros nas suas forças armadas, basta ser naturalizado e estar morando no país durante um tempo específico. E OTAN não é um país.
No WoWB se qualquer navio conseguir chegar perto de um porta aviões,a sobrevivência desse porta aviões é quase impossível A não ser que tenha algum Cruzador pra servir de guarda costas
Bom dia Marcelo! Parabéns pelo trabalho e pelo canal!!! Seria interessante você abordar sobre a invasão das FARC ao Brasil, e que os mesmos foram dizimadas pelas Forças Especiais Brasileiras ! Concerteza na sua abordagem ficará excelente!! Forte abraço.
É que em outros comentário não fica claro quem participou da operação Traíra, aí fica as incógnitas? Quem participou? MB, EB e FAB? O Exército Colombiano participou? O Exército Americano participou ? Foi uma operação conjunta? Foram as FARC mesmo? Ou Foram milícia que compunha grilagem de terra e garimpeiros ? Tenho certeza que assunto irá bombar no seu canal! Aguardo com entusiasmo o sua live sobre o assunto! Forte abraço.
Marcelo, se possível faça um vídeo sobre as simulações militares, como por exemplo nos exercícios militares são simulados os misseis, torpedos, entre outros.
parabéns Marcelo! sua narrativa concisa e inteligente torna o assunto interessante e, não é novidade o grande número crescente de "likes" em sua página.
O porta avião permitiu a extensão de poder de fogo através da aviação naval. Anteriormente este poderio era limitado às baterias de canhões, principalmente dos encouraçados ("battleship"). Aliás os encouraçados mais famosos da 2a guerra foram afundados pela ação de aviões. O Bismark foi avistado e foi atingido no leme, inabilitando-o (navegava em círculos somente) e tornando-o presa fácil da marinha britânica. A nave gêmea do Bismark, o Tirpitz foi afundada na Noruega (bomba aérea de 6 ton). Já o extraordinário Yamato, já no final da guerra, somente para não se renderem e entregar o barco aos americanos, navegou sozinho contra frota americana e foi atingido também primeiro pela aviação naval.
Um porta aviões é uma arma de ataque ,serve para impor poder em áreas distantes do seu país de origem ,ja que nosso senario é o voltado a defesa nao entendo ate hoje o pq do desperdício de dinheiro que é empregado no porta aviões São Paulo ,onde so ficou de serviço por 6 meses e desde entao esta a anos parado consumindo uma verba que ja é muito escassa da nossa Marinha que poderia investir em mais submarinos, corvetas, contra torpedeiros ,em fim em algo mais voltado a nossa realidade ....
Com porta-aviões você pode barrar o inimigo no mar (no caso de um agressor que não tem fronteira terrestre), antes que eles cheguem na sua costa, porque assim que o inimigo chega na costa, começa bombardeando as suas cidades, infraestrutura e provavelmente dando um wipe na sua força aérea e marinha. Imagina se a Argentina tivesse um porta aviões funcional nas Malvinas, nem fudendo os ingleses teriam ganhado a guerra, ou nem teriam atacado, porque o strike group deles já daria de frente no meio do caminho com uma força comparável, onde eles poderiam ter perdas catastróficas, antes mesmo de começarem a enfrentar a aviação argentina que vinha da costa.
@@M40101 a Argentina tinha a porta avião, mas não foi até o cenário da guerra. O rapaz está certo. Se somos defensivos. Basta uma frota de submarinos para rechaçarmos qq ataque
Os porta-aviões são belo-naves ostensivas feitas para incutir respeito e terror, garantindo a superioridade aéreo-naval em uma zona de combate ou policiamento de uma área em conflito, fora esses fatores tem o fato de ser um equipamento muito caro que necessita de apoio de outras embarcações para a sua defesa e só países com um cacife considerável podem manter uma esquadra de ataque. Em contra partida temos o submarino, um equipamento relativamente barato em comparação a um porta-aviões (aproximadamente 13 bilhões de dólares de um porta-aviões contra os 2,4 bilhões de um submarino de última geração e 500 milhões para os que usam sistema AIP), rápido de se construir, com uma tripulação menor e extremamente furtivo. Hoje em dia a maneira mais fácil de se detectar um submarino é com outro submarino. No fator ataque e defesa, ao meu ver, submarinos ainda levam vantagem evidentes. Submarinos mesmo levando em torno de 38 torpedos e mísseis bastam poucos desses armamentos para por um porta-aviões a pique, ou no mínimo fora de combate por um longo tempo, desfalcando em muito um grupo de ataque perdendo sua capacidade de superioridade aérea. Nos últimos tempos a tecnologia de torpedos vem avançando muito com destaques para o F21 torpedo pesado com ogivas de 533mm (considerado o melhor da atualidade) e os que usam tecnologia de super cavitação (um projeto que vem desde 1977). Enfim, porta-aviões e submarinos tem funções muito distintas em uma frota com suas vantagens e desvantagens muito acentuadas e são equipamentos que mudaram a história da guerra naval desde a 2ª guerra com o fim do monopólio das grandes embarcações com canhões de 16 polegadas para cima.
Pode ser uma percepção idiota, contudo já levantei este fato uma par de vezes e não tenho resposta. O Gigante tem um calcanhar de aquiles! Ele é atômico! Mão precisa afunda-lo nem destruí-lo, somente danificar sua caldeira!!!
Dependendo da avaria em uma embarcação do porte de um porta-aviões pode demorar meses para concertar sem falar que ele ira precisar de uma escolta para levar de volta a um porto seguro para concertos, pois a embarcação ainda continua sendo um alvo válido. O próprio calcanhar de Aquiles da frota é logo o seu maior navio, uma frota não pode ficar sem superioridade aérea, pois se torna alvo para aeronaves inimigas (mesmo tendo uma barragem anti-aérea razoavelmente eficiente). Na guerra das Malvinas embarcações foram afundadas por falta de uma superioridade aérea naval eficiente do lado britânico e do lado argentino um encouraçado da segunda guerra comprado pelos argentinos foi afundado por um torpedo do mesmo período de um submarino britânico moderno. Colocando em custo de vidas um porta-aviões atual leva algo em torno de um pouco mais de 5000 tropas (pessoal de bordo, pilotos e grupo de desembarque de ataque ao solo) enquanto um submarino leva 132 tripulantes, colocando em uma balança sem sombra de duvidas o porta-aviões pesa e muito no requisito perdas e isso sem contar os equipamentos como aviões e helicópteros. Hoje em dia sem a crise de uma guerra fria os submarinos da classe hunter/killer vão caindo em desuso para preferencia da nova classe virginia que é mais de apoio à tropas de solo ao invés de caça de outros submarinos, tornado-se assim uma arma ofensiva para ataques de solo ao mesmo tempo que é furtiva.
Leandro, estou certo que a parte da pilha atômica do navio deva ter paredes de contenção de talvez dupla segurança, mas uma vez o material físsil vazado todo o navio estaria condenado, ou grande parte dele que entra-se em contato.
O reator nuclear pode-se fazer uma alusão de uma forma cara de se ferver água. Ele funciona basicamente como se fosse uma caldeira, as barras de combustível nuclear que liberam átomos aquecem à água do mar que é transformada em vapor para dar potência as turbinas da embarcação. Mesmo em caso de falha catastrófica existem geradores a diesel como sistema de backup para gerar energia e levar a embarcação para longe da área de risco de contaminação, é claro que o vazamento de combustível nuclear é algo de alto risco contudo nesses casos a maioria da tripulação é evacuada e somente o pessoal essencial para o mínimo funcionamento e retenção do vazamento fica à bordo. Somente em casos muito graves, graves mesmo, uma embarcação é posta a pique em águas profundas para evitar a contaminação de uma área maior. Aconselho fortemente procurar documentários sobre o primeiro teste nuclear no pacífico em 1946 chamado Operação Crossroad, alguns marinheiros que foram à bordo das embarcações que sobreviveram ao teste sofreriam de doenças provocadas por contaminação de material radioativo (as bombas nucleares usadas na 2ª guerra hoje em dia entrariam na categoria de "bombas Sujas" por deixar para trás alta contaminação por resíduos radioativos). Espero que em um tempo futuro breve o canal fale sobres os testes atômicos e nucleares feitos ao ar livre até 1963, onde tropas americanas foram propositalmente expostas a radiação para futuros estudos de quanto tempo soldados poderiam aguentar em um ambiente altamente radioativo.
Cara e altamente perigosa! Estou falando da água que leva o calor para as caldeiras, em contato com o material físsil. Uma vez vazada grande parte do navio estaria condenada, se não todo! Assim como aconteceu com Fukugima. Fora que a pilha atômica não teria como ser resfriada podendo entrar em fusão.
Existe uma intenção futura de o Brasil investir em um Gripen embarcado? Existe uma versão do Gripen da esta finalidade? Abraços e sucesso ao canal, Alex Toledo de Belo Horizonte.
Marcelo, gostaria de ver um vídeo seu sobre 2 coisas 1- Uma comparação entre o Guarani e o Piranha III ou IV 2- Um vídeo esplicando sobre porta-aviões do tipo catamaran
A maioria das pessoas desconhece este fato, mas num outro exercício conjunto no início dos anos 2000, com o submarino S-30 TUPI da nossa marinha, e sua tripulação participando como convidada de um exercício da OTAN, o Tupi ficou imóvel no fundo do Mar Mediterrâneo nas proximidades do Estreito de Gibraltar e aguardou que o Príncipe de Astúrias, o porta-aviões espanhol usado pela marinha espanhola naquela época, passasse por ali, ou outra embarcação. Ao passar, com apenas os sistemas de detecção passivos funcionando a bordo, ao perceberem o porta-aviões, os nossos marinheiros o afundaram e quando as forças da OTAN perceberam o que havia acontecido, o S-30 TUPI já estava em segurança em águas atlânticas. Nem a marinha espanhola, nem a portuguesa, nem a britânica nem nenhuma outra foram capazes de detectar o Tupi. Sugiro que você pesquise sobre este ocorrido que deveria ser motivo de orgulho para nós.
Um porta-aviões americano é construído de forma que ele não afunde mesmo se alvejado por vários torpedos. A embarcação inteira é construída em cima de uma peça de aço maciço e cada sala, cada alojamento, cada dependência é construída separadamente e soldada uma a uma sobre essa peça, e cada uma dessas seções pode ser facilmente selada em caso de emergência, reduzindo os danos e dificultando a entrada de água.
Ele vai fazer um grande investimento. Coisa que os esquerdopatas como Lula e Dilma nunca fizeram, porque morrem de medo dos militares. Aliás, Lula, Dilma e os chorões daqui do RUclips que morrem de medo da eleição do Bolsonaro.
uma opinião ao criador de conteúdo do canal: elabore camisas, canecas ou bonés com a estampa ou fotos do canal. eu compraria uma camisa com a foto desse f14 de capa e a estampa do canal por até 20 ou 25 reais.
é pode ser. falei um preço baixo pra testar mercado. assim não corria o risco das mercadorias ficarem mofando. obtendo sucesso poderia subir gradualmente até um patamar mais justo. acho inclusive que daria pra aumentar mais ainda diversificando os modelos de figuras.
depende de onde foi atingido para afundar se a sala do reator for atingida sim claro que havera o vazamento do combustivel nuclear ,mas se for outra area do navio que não o reator ,que por si só já tem uma grande proteção , no primeiro momento não havera um vazamento como foi no caso do submarino nuclear Kursk que naufragou por uma explosão da proa e pode ser resgatado sem danos no reator
Marcelo, eu sempre dou laki antes de assistir o vídeo, acompanho você desde do ano passado com o hoje na segunda guerra mundial, antes tinha apenas 2k visualizações durante a semana:hoje cada vídeo que você posta tem mais de 10k de visualização durante o dia Parabéns pelo crescimento. Estou muito feliz por você ✌💪💀🎇🎆
parabens meu caro!! voce tem sido meu telejornal pelos ultimos 8 meses, tirei a antena da tv e nao ligo mais. suas opinioes sao ponderadas e sempre buscando a neutralidade. obrigado!
SENSACIONAL !! EU TINHA RECEBIDO A ALGUNS ANOS ATRÁS DE UMA AMIGO OFICIAL DA MARINHA UM PEQUENO LIVRINHO FALANDO SOBRE OS P/A AMERICANOS E SEUS GRUPOS DE ESCOLTA E COMO FUNCIONA TEORICAMENTE A DEFESA DE UM P/A...E SEU VIDEO DESCREVEU RESUMIDAMENTE E MUITO BEM ESSA PERSPECTIVA POIS UM GIGANTE DESSES ALÉM DE MANTER NO AR DE 8 A MAIS AVIÕES DE CAÇA ARMADOS E AVIÕES DE ALERTA TEM ABAIXO SEMPRE UM OU DOIS SUB NUCLEARES E NO PRÓPRIO P/A TEM SUAS ARMAS SECUNDÁRIAS ANTI AÉREA E ANTI NAVIO COMO ULTIMA LINHA DE DEFESA SE TODAS AS ANTERIORES FALHAREM .. PS; perdoe as letras garrafais pois não vi o bendito caps lock ligado kkkkkkkkk
O narrador disse uma questao importante quando menciona o fato da historia estar repleta de exemplos dentro do tema proposto: o video na aponta, mas devemos lembrar as perdas dos porta avioes japoneses e americanos na batalha de Midway, na II Guerra: Akagi, Soryu, Yorktown, entre outros. A perda dos porta avioes japoneses marcou a virada americana no Pacifico e a morte da frota combinada japonesa.
Sou leigo no assunto, mas meu abjetivo é aprender um pouco mais. Acho que porta aviões impressionam, mas não passam de um elefante branco repleto de prejuízos quando afundam em caso de conflito, imaginem em uma catástrofe natural por exemplo.
sei que o assunto abordado é diferente,mas na minha opinião o Brasil tem que investir de forma maciça em defesa antiaérea e anti- submarino ,investir em aviões e sistemas Russos,de grande autonomia!!!!
@@rodrigobenhur8120 Sistemas RUSSOS, com o BOLSONARO será muito difícil. Além disso, teríamos que ser aliados da RUSSIA e deixar os USA, Inglaterra, França, e Alemanha, nossos tradicionais fornecedores de armas, mesmo que muitas já obsoletas. Pior seria a logística de receber peças de manutenção e munições específicas russas. Se eles resolvessem parar o fornecimento, já era todo o investimento. Sem falar que país pobre e fraco, sem dinheiro, não escolhe de quem e o que comprar. Compra o que puder de quem quiser vender. O melhor é continuarmos na linha ocidental e irmos fabricando aqui tudo que for possível, dentro da falta de verba existente, após o roubo dos governos anteriores e da Corrupção enorme que vivemos e ainda continuam nos roubando na Amazônia. Lá temos minerais raros e caros.
A China "disse" que desenvolveu esse armamento. Ninguém nunca viu, nunca testado. E vindo de comunistas, não dá para levar fé. Ainda assim, um dia surgirá uma arma que tornará obsoleto as armas mais modernas que existem hoje. É a evolução.
Marcelo, mais uma vez meus parabéns pelo excelente vídeo. Acho que vale lembrar que os sinais emitidos pelo "inimigo" nos exercícios são captados e gravados pela esquadra, então, sem tirar o mérito dos franceses - e também dos brasileiros, que há alguns anos também "afundaram" um porta aviões americano, esse tipo de exercício, também serve à coleta de sinais para poder identificar outras belonaves. Espero ter contribuído´. É isso.
Sempre deixo meus likes no vídeo após entrar. Parabéns Marcelo! mais um trabalho excelente! Marcelo quando seu canal alcançar os 100 mil inscritos você se apresentaria?
Marcelo a um tempo no seu canal você fez um vídeo falando da força armada da Rússia e disse que seria um série, continue estava muito bacana! Faça falando das forças armadas tanto de potencias como EUA, França, China, Turquia, Israel... Até de outros países "mais fracos", alguns latinos americanos, membros da OTAN e etc. Um abraço!
Porta Aviões nunca viaja sozinho, viajam com navios de escolta,destoyers, fragatas e também submarinos em um Grupo Tarefa (GT), vai depender das manobras utilizadas, o sucesso da batalha.
Me pareceu um vídeo introdutório, espero que o Hoje no mundo Militar ainda faça um vídeo abordando mais sobre esse tema, seria interessante ele falar sobre os diferentes níveis de defesa que os porta aviões possui.
Porta aviões é uma nave de carga e não de combate. É como em Starcraft se você joga de Protoss sabe que precisa proteger suas Transportadoras com grupos de unidades batedoras/tanques(muitavida) para que os caças da Transportadora façam um estrago, se não estiver bem montada sua frota aérea vai virar comida de zerg.
boa tarde poderia fazer um documentário da fragata holandesas da classe DE ZEVEN PROVINCIEN, pelo que eu vi no vídeo é uma fragata muito potente não fica pra traz de nenhuma outra fragata até seu canal é excelente continue assim, mais temos que fazer com a nossa marinha que está em frangalhos é uma pena quais as melhores fragatas para o nosso pais vejo que esta da holanda seria a melhor.até mais
Ouvi dizer de pessoas da área que mísseis não são capazes de afundar porta-aviões, apenas os torpedos conseguem. Isso porque os torpedos são capazes de formar bolhas enormes abaixo dá embarcação. Isso faz com que ela seja elevada acima do nível do mar e retorne apenas por gravidade se quebrando.
Quando alguém falar que é fácil, responde assim. "Afunda lá então, super man". kkkkkk
Lembrando que a Marinha japonesa não tinha radares.
Afunda um porta avião americano e eles afundam o país do inimigo como retaliação 🤣
Brasil: afunda um porta avião americano,
Estados unidos: desima a amazonia.
@@especialistamilitar3991 🤮🤮🤮🤮💩💩💩
🤮🤮🤮🤮💩💩💩💩
Salientando, que nossa Marinha em exercício com a Otan, onde a mesma foi convidada para tais exercícios. O nosso submarino Tupi, entrou entre as linhas inimigas, onde existia uma força-tarefa com os EUA, Espanha e França. Os EUA tinham submarinos nucleares nesse exercício. O Tupi torpedeou o porta aviões Principe de Asturias - Espanhol, afundou e saiu do cenário sem ser detectado! Tentarei colocar esta matéria aqui, pois foi em meados dos anos 90, se não estou engando foi no ano de 1996.
Quer apoiar o canal? apoia.se/hojenomundomilitar
Gostou do vídeo? Então não se esqueça de curti-lo e de o partilhar com os seus amigos! Obrigado!
Hoje no Mundo Militar faz um vídeo dos países supostamente que o brasil podia guerrear contra e vencer sem nenhum arranhão por favor
Hoje no Mundo Militar também faz um explicando a esquadrilha da fumaça
Hoje no Mundo Militar faz um vídeo comparando o piranha em guarani quem apoia? Deixa o like pra ele ver e fazer o video
Faz um vídeo supondo se o brasil fosse a maior potência mundial do mundo qual areas nós severíamos guerriamos
Hoje no Mundo Militar se nois foçe a maior força militar do mundo como seria
Eu só tenho a agradecer esse é o outro canal que diariamente nos atualiza e traz grandes informações sobre o passado e o futuro da área militar. Minhas mais cinseras honras militares ao canal ....
Acho que o maior abate de porta avioes em batalha na historia foi na segunda guerra, em Abril de 1942, na batalha de Midway, em que o Japao perdeu 4 porta avioes e os USA 1.Essa batalha virou completamente a guerra no pacifico.
Uma lição aprendida com os ingleses foram os cascos blindados com proteção para os tanques de combustíveis que permitiram a sobrevivência de seus Porta-aviões a ataques de aeronaves inimigas.
Na verdade, foi a emboscada que eles fizeram contra os japoneses em Midway que fez com que eles ganhassem aquela batalha sem muitas perdas. Nada haver com tanque de combustível.
@@M40101 Claro que tem a ver. Os porta-aviões japoneses eram bem mais frágeis que os americanos... não tinham blindagem no convés.
Caramba! 4 Porta aviões...
@@PauloPereira-jj4jv O loko
gosto de seu canal, porque o senhor é um homem de grande conhecimento no que fala. e ainda mostra fotos e vídeos do que está falando.
Fala sobre estratégias de combate.
O combate é como um jogo de xadrez, com algumas estratégias já conhecidas de acordo com a situação. A melhor estratégia é mais importante que a superioridade militar.
Poderia falar de algumas estratégias usadas por Napoleão, ou na Segunda Guerra.
Parabéns pelo sucesso do canal, acompanho desde o início.
Ele já falou
Esse canal é bom de mais, e quidade de informações e a narrativa são excepcionais, parabéns para o criador e todos demais envolvidos se houverem!
Todos os seus vídeos são muito bem feitos amigo, mas neste achei que faltou falar das camadas de defesa do porta aviões e o que um atacante teria que enfrentar para abatê-lo em um ataque clássico. exemplo: enfrentar os aviões, os mísseis de longo alcance, os de curto alcance, e a phalanx ciwis. Além das capacidades dos submarinos. Abraço
Obrigado, Gabriel. Esses temas serão ainda muito explorados aqui no canal. Abraço.
Hoje no Mundo Militar espero que logo :)
Um míssel moskit russo e capaz destruir um porta aviões destes,a tripulação tem 30segundos para detectar e eliminar o míssel. É muito rápido...
Muito bom seu vídeo meu caro
@@valmeronsales3283 Já inventaram isso? O Missel?
E eu pensando que ainda estavamos na fase MÍSSIL
Ótimo vídeo 👏
Vc tem talento para ter um programa na TV aberta ou fechada!! Seus vide os são tops!! Parabéns!
parabéns pelo excelente trabalho, cada dia mais fã do canal
Salmos 144:15
Feliz o povo, ao qual assim sucede! Feliz o povo, cujo Deus é o SENHOR!
Antes mesmo de assistir já estou curtindo. Parabéns pelos vídeos.
Marcelo faz um video sobre quais são os países que aceitam estrangeiros nas força armadas! Tipo OTAN Rússia América etc...
***** Legião Estrangeira eu sei, mais acho que tem mais Exército que aceitam
***** OK
Sabe, muitos países aceitam estrangeiros nas suas forças armadas, basta ser naturalizado e estar morando no país durante um tempo específico. E OTAN não é um país.
É ISSO AÍ, BIXÃO - CADÁVER PUTREFATO :B Quem eu ?
Matheus Araújo que ir pra outro país?
Esse canal é o melhor da Internet.
No jogo batalha naval tem que dar 5 tiros no porta aviões para afundar :D
Rodrigo Gomes Ele tem o "casco" reforçado.
Brabokkkk
@@Senyz_gameplay12 tenta destruir um USS Gerald R. Ford totalmente full no Modern Warships pra vc ver se é facil
No WoWB se qualquer navio conseguir chegar perto de um porta aviões,a sobrevivência desse porta aviões é quase impossível
A não ser que tenha algum Cruzador pra servir de guarda costas
que canal maravilhoso! faz tempo que procuro um canal top! parabéns pelo trabalho, continua assim
como eu sou apaixonado pelo SUPER-ENCOURAÇADO GIGANTESCO YAMATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Huumm...por que será???
rafinho divino porque ele é o maior Encouraçado alguma vez construído pelo ser humano!!!!!!!!!!!!
Foi brinks
rafinho divino 👍
O Japao fazia aviões e navios incríveis, mas só quando acabou a guerra eles fizeram um tanque que chegava aos pés das outras nações
Bom dia Marcelo! Parabéns pelo trabalho e pelo canal!!! Seria interessante você abordar sobre a invasão das FARC ao Brasil, e que os mesmos foram dizimadas pelas Forças Especiais Brasileiras ! Concerteza na sua abordagem ficará excelente!! Forte abraço.
É que em outros comentário não fica claro quem participou da operação Traíra, aí fica as incógnitas? Quem participou? MB, EB e FAB? O Exército Colombiano participou? O Exército Americano participou ? Foi uma operação conjunta? Foram as FARC mesmo? Ou Foram milícia que compunha grilagem de terra e garimpeiros ? Tenho certeza que assunto irá bombar no seu canal! Aguardo com entusiasmo o sua live sobre o assunto! Forte abraço.
Marcelo, se possível faça um vídeo sobre as simulações militares, como por exemplo nos exercícios militares são simulados os misseis, torpedos, entre outros.
Hoje no mundo militar disse que ia falar sobre as forças armadas portuguesas e penso que ainda não o fez, obrigado e parabéns pelo seu trabalho
parabéns Marcelo! sua narrativa concisa e inteligente torna o assunto interessante e, não é novidade o grande número crescente de "likes" em sua página.
Obrigado, Ricardo.
Melhor canal do RUclips!!!
Porta-aviões são para grandes marinhas cm muitos recursos e experiencia
Muito bom o canal! Parabéns pela qualidade e profundidade dos vídeos!
nunca vi um trabalho tão bom quanto o seu
Com temas militar? Também concordo.
conheci esse canal a poucos dias e ele é tipo uma série boa, vicia nos primeiros ep..
Pra morrer basta estar vivo!! Alguém em 2019?
Eu 21/10/2019
09/11/2019
Kkkkkkkk
:V
Eu 21/12/2019
Não é fácil, mas também não é impossível!
Acompanhando sempre seus vídeos. Ótimo conteúdo. Like garantido!
Podemos cita o exemplo do incrível porta avião Shinano que foi afundado por um submarino americano!
rumo aos 100k,parabéns pelo grande trabalho que você faz aki no RUclips!!!
Teu canal é muito bom.Parabens!
seu canal cresce exponencialmente, parabéns
O porta avião permitiu a extensão de poder de fogo através da aviação naval. Anteriormente este poderio era limitado às baterias de canhões, principalmente dos encouraçados ("battleship"). Aliás os encouraçados mais famosos da 2a guerra foram afundados pela ação de aviões. O Bismark foi avistado e foi atingido no leme, inabilitando-o (navegava em círculos somente) e tornando-o presa fácil da marinha britânica. A nave gêmea do Bismark, o Tirpitz foi afundada na Noruega (bomba aérea de 6 ton). Já o extraordinário Yamato, já no final da guerra, somente para não se renderem e entregar o barco aos americanos, navegou sozinho contra frota americana e foi atingido também primeiro pela aviação naval.
Legal os seus 2 canais, mt Bom os Videos!
muito bom e bem explicados os seus vídeos. Parabéns.
Parabens pelo video marcelo mais um exelente trabalho, assim que possivel faça um video sobre o drone da Boeing o x37
Um porta aviões bem escoltado é quase impenetrável
Um porta aviões é uma arma de ataque ,serve para impor poder em áreas distantes do seu país de origem ,ja que nosso senario é o voltado a defesa nao entendo ate hoje o pq do desperdício de dinheiro que é empregado no porta aviões São Paulo ,onde so ficou de serviço por 6 meses e desde entao esta a anos parado consumindo uma verba que ja é muito escassa da nossa Marinha que poderia investir em mais submarinos, corvetas, contra torpedeiros ,em fim em algo mais voltado a nossa realidade ....
Com porta-aviões você pode barrar o inimigo no mar (no caso de um agressor que não tem fronteira terrestre), antes que eles cheguem na sua costa, porque assim que o inimigo chega na costa, começa bombardeando as suas cidades, infraestrutura e provavelmente dando um wipe na sua força aérea e marinha. Imagina se a Argentina tivesse um porta aviões funcional nas Malvinas, nem fudendo os ingleses teriam ganhado a guerra, ou nem teriam atacado, porque o strike group deles já daria de frente no meio do caminho com uma força comparável, onde eles poderiam ter perdas catastróficas, antes mesmo de começarem a enfrentar a aviação argentina que vinha da costa.
cenário
@@M40101 a Argentina tinha a porta avião, mas não foi até o cenário da guerra. O rapaz está certo. Se somos defensivos. Basta uma frota de submarinos para rechaçarmos qq ataque
explicações muito pertinente.
Os porta-aviões são belo-naves ostensivas feitas para incutir respeito e terror, garantindo a superioridade aéreo-naval em uma zona de combate ou policiamento de uma área em conflito, fora esses fatores tem o fato de ser um equipamento muito caro que necessita de apoio de outras embarcações para a sua defesa e só países com um cacife considerável podem manter uma esquadra de ataque. Em contra partida temos o submarino, um equipamento relativamente barato em comparação a um porta-aviões (aproximadamente 13 bilhões de dólares de um porta-aviões contra os 2,4 bilhões de um submarino de última geração e 500 milhões para os que usam sistema AIP), rápido de se construir, com uma tripulação menor e extremamente furtivo. Hoje em dia a maneira mais fácil de se detectar um submarino é com outro submarino. No fator ataque e defesa, ao meu ver, submarinos ainda levam vantagem evidentes. Submarinos mesmo levando em torno de 38 torpedos e mísseis bastam poucos desses armamentos para por um porta-aviões a pique, ou no mínimo fora de combate por um longo tempo, desfalcando em muito um grupo de ataque perdendo sua capacidade de superioridade aérea. Nos últimos tempos a tecnologia de torpedos vem avançando muito com destaques para o F21 torpedo pesado com ogivas de 533mm (considerado o melhor da atualidade) e os que usam tecnologia de super cavitação (um projeto que vem desde 1977). Enfim, porta-aviões e submarinos tem funções muito distintas em uma frota com suas vantagens e desvantagens muito acentuadas e são equipamentos que mudaram a história da guerra naval desde a 2ª guerra com o fim do monopólio das grandes embarcações com canhões de 16 polegadas para cima.
Pode ser uma percepção idiota, contudo já levantei este fato uma par de vezes e não tenho resposta. O Gigante tem um calcanhar de aquiles! Ele é atômico! Mão precisa afunda-lo nem destruí-lo, somente danificar sua caldeira!!!
Dependendo da avaria em uma embarcação do porte de um porta-aviões pode demorar meses para concertar sem falar que ele ira precisar de uma escolta para levar de volta a um porto seguro para concertos, pois a embarcação ainda continua sendo um alvo válido. O próprio calcanhar de Aquiles da frota é logo o seu maior navio, uma frota não pode ficar sem superioridade aérea, pois se torna alvo para aeronaves inimigas (mesmo tendo uma barragem anti-aérea razoavelmente eficiente). Na guerra das Malvinas embarcações foram afundadas por falta de uma superioridade aérea naval eficiente do lado britânico e do lado argentino um encouraçado da segunda guerra comprado pelos argentinos foi afundado por um torpedo do mesmo período de um submarino britânico moderno. Colocando em custo de vidas um porta-aviões atual leva algo em torno de um pouco mais de 5000 tropas (pessoal de bordo, pilotos e grupo de desembarque de ataque ao solo) enquanto um submarino leva 132 tripulantes, colocando em uma balança sem sombra de duvidas o porta-aviões pesa e muito no requisito perdas e isso sem contar os equipamentos como aviões e helicópteros. Hoje em dia sem a crise de uma guerra fria os submarinos da classe hunter/killer vão caindo em desuso para preferencia da nova classe virginia que é mais de apoio à tropas de solo ao invés de caça de outros submarinos, tornado-se assim uma arma ofensiva para ataques de solo ao mesmo tempo que é furtiva.
Leandro, estou certo que a parte da pilha atômica do navio deva ter paredes de contenção de talvez dupla segurança, mas uma vez o material físsil vazado todo o navio estaria condenado, ou grande parte dele que entra-se em contato.
O reator nuclear pode-se fazer uma alusão de uma forma cara de se ferver água. Ele funciona basicamente como se fosse uma caldeira, as barras de combustível nuclear que liberam átomos aquecem à água do mar que é transformada em vapor para dar potência as turbinas da embarcação. Mesmo em caso de falha catastrófica existem geradores a diesel como sistema de backup para gerar energia e levar a embarcação para longe da área de risco de contaminação, é claro que o vazamento de combustível nuclear é algo de alto risco contudo nesses casos a maioria da tripulação é evacuada e somente o pessoal essencial para o mínimo funcionamento e retenção do vazamento fica à bordo. Somente em casos muito graves, graves mesmo, uma embarcação é posta a pique em águas profundas para evitar a contaminação de uma área maior. Aconselho fortemente procurar documentários sobre o primeiro teste nuclear no pacífico em 1946 chamado Operação Crossroad, alguns marinheiros que foram à bordo das embarcações que sobreviveram ao teste sofreriam de doenças provocadas por contaminação de material radioativo (as bombas nucleares usadas na 2ª guerra hoje em dia entrariam na categoria de "bombas Sujas" por deixar para trás alta contaminação por resíduos radioativos). Espero que em um tempo futuro breve o canal fale sobres os testes atômicos e nucleares feitos ao ar livre até 1963, onde tropas americanas foram propositalmente expostas a radiação para futuros estudos de quanto tempo soldados poderiam aguentar em um ambiente altamente radioativo.
Cara e altamente perigosa!
Estou falando da água que leva o calor para as caldeiras, em contato com o material físsil. Uma vez vazada grande parte do navio estaria condenada, se não todo! Assim como aconteceu com Fukugima. Fora que a pilha atômica não teria como ser resfriada podendo entrar em fusão.
Bom trabalho, os vídeos são muito bons...
ótimo canal..Parabéns
Esse canal e perfeito !
Existe uma intenção futura de o Brasil investir em um Gripen embarcado? Existe uma versão do Gripen da esta finalidade?
Abraços e sucesso ao canal, Alex Toledo de Belo Horizonte.
Marcelo, gostaria de ver um vídeo seu sobre 2 coisas
1- Uma comparação entre o Guarani e o Piranha III ou IV
2- Um vídeo esplicando sobre porta-aviões do tipo catamaran
Guarani e uma lata de sardinha em um campo de batalha ele nem chegar perto com aquela blindagem de papelão
Poderia falar da classe Kirov de cruzadores ou do Ekranoplan!
Gostei muito desse formato de vídeo, deveria fazer mais.
bem que o Marcelo podia fazer um vídeo sobre a ofensiva de teth (guerra do Vietnã)
A maioria das pessoas desconhece este fato, mas num outro exercício conjunto no início dos anos 2000, com o submarino S-30 TUPI da nossa marinha, e sua tripulação participando como convidada de um exercício da OTAN, o Tupi ficou imóvel no fundo do Mar Mediterrâneo nas proximidades do Estreito de Gibraltar e aguardou que o Príncipe de Astúrias, o porta-aviões espanhol usado pela marinha espanhola naquela época, passasse por ali, ou outra embarcação. Ao passar, com apenas os sistemas de detecção passivos funcionando a bordo, ao perceberem o porta-aviões, os nossos marinheiros o afundaram e quando as forças da OTAN perceberam o que havia acontecido, o S-30 TUPI já estava em segurança em águas atlânticas. Nem a marinha espanhola, nem a portuguesa, nem a britânica nem nenhuma outra foram capazes de detectar o Tupi. Sugiro que você pesquise sobre este ocorrido que deveria ser motivo de orgulho para nós.
Acho que o investimento em uma embarcação desse tipo não é viável na defesa do extenso litoral brasileiro ! O Brasil deveria investir em submarinos!
Um porta-aviões americano é construído de forma que ele não afunde mesmo se alvejado por vários torpedos. A embarcação inteira é construída em cima de uma peça de aço maciço e cada sala, cada alojamento, cada dependência é construída separadamente e soldada uma a uma sobre essa peça, e cada uma dessas seções pode ser facilmente selada em caso de emergência, reduzindo os danos e dificultando a entrada de água.
Bem que Eu queria q o brasil tivesse uma força dessa!
negan foda o nosso único porta aviões vai se desativar :(
negan foda pelo menos estão fazendo alguns submarinos nucleares
Pelo meno fique um pouco mais Alegre em saber que temos a maior e mais tecnológica forças armadas da América Latina
Quando eu abro seus vídeos vou logo sentando o dedo no like. Nunca saí decepcionado
Oque ira mudar no exercito se o Jair Bolsonaro ganhar em 2018 para presidente ?(APENAS NO EXERCITO)
Joao Paulo Oliveira nada pois o brasil não tem dinheiro e se ele gastar o dinheiro pro exército o brasil vai falir de vez
Nada, vai continuar praticamente o mesmo.
Ele vai fazer um grande investimento. Coisa que os esquerdopatas como Lula e Dilma nunca fizeram, porque morrem de medo dos militares.
Aliás, Lula, Dilma e os chorões daqui do RUclips que morrem de medo da eleição do Bolsonaro.
Para ele investi, vai precisar gerar dinheiro, e para gerar dinheiro precisar tapar o buraco que fizeram durante todos esses anos.
E depois vem esses outros candidatos fajutos querendo oferecer propostas milagrosas. Na boa, isso já deu!!!
melhor canal educativo do RUclips parabéns pelo canal
uma opinião ao criador de conteúdo do canal: elabore camisas, canecas ou bonés com a estampa ou fotos do canal. eu compraria uma camisa com a foto desse f14 de capa e a estampa do canal por até 20 ou 25 reais.
Misael Barbalho sei la uns 40 reais seria um preço mais justo eu acho
é pode ser. falei um preço baixo pra testar mercado. assim não corria o risco das mercadorias ficarem mofando. obtendo sucesso poderia subir gradualmente até um patamar mais justo. acho inclusive que daria pra aumentar mais ainda diversificando os modelos de figuras.
Misael Barbalho ele mora em Lisboa, ele pode tentar, mas seria mais fácil se ele tivesse alguém aqui
Tenho certeza que empresas se candidatariam para apoia-lo e seria uma grande propaganda para o canal. ótima idéia.
Muita boa a explicação aula. maneco - Porto Alegre-RS.
O que acontece quando uma embarcação com propulsão nuclear é atingida e afundada? temos algum tipo de emissão radioativa no local do sinistro?
Flavio Marcondes ocorre a poluição de um pedaço do planeta
depende de onde foi atingido para afundar se a sala do reator for atingida sim claro que havera o vazamento do combustivel nuclear ,mas se for outra area do navio que não o reator ,que por si só já tem uma grande proteção , no primeiro momento não havera um vazamento como foi no caso do submarino nuclear Kursk que naufragou por uma explosão da proa e pode ser resgatado sem danos no reator
Como disse o Eduardo acima, depende de vários fatores.
Morram de inveja! Já visitei, na década de 70, o maior porta-aviões do mundo na época, o USS-Nimitz.
Faz um vídeo sobre exoesqueletos militares reais
Vitor Wallace apoio!
Vitor Wallace UP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vitor Wallace APOIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse tecnologia n existe ainda!
DefStalkerBR n existe como os da ficção mas já vi um vídeo curto sobre uns.
Marcelo, eu sempre dou laki antes de assistir o vídeo, acompanho você desde do ano passado com o hoje na segunda guerra mundial, antes tinha apenas 2k visualizações durante a semana:hoje cada vídeo que você posta tem mais de 10k de visualização durante o dia Parabéns pelo crescimento. Estou muito feliz por você ✌💪💀🎇🎆
Pfvr me nota kkk na minha opniao e um dos melhores canais de militarismo adoro ver as noticias
parabens meu caro!! voce tem sido meu telejornal pelos ultimos 8 meses, tirei a antena da tv e nao ligo mais. suas opinioes sao ponderadas e sempre buscando a neutralidade. obrigado!
Marcelo faz a comparação entre o gripen ng vs su-30
SENSACIONAL !! EU TINHA RECEBIDO A ALGUNS ANOS ATRÁS DE UMA AMIGO OFICIAL DA MARINHA UM PEQUENO LIVRINHO FALANDO SOBRE OS P/A AMERICANOS E SEUS GRUPOS DE ESCOLTA E COMO FUNCIONA TEORICAMENTE A DEFESA DE UM P/A...E SEU VIDEO DESCREVEU RESUMIDAMENTE E MUITO BEM ESSA PERSPECTIVA POIS UM GIGANTE DESSES ALÉM DE MANTER NO AR DE 8 A MAIS AVIÕES DE CAÇA ARMADOS E AVIÕES DE ALERTA TEM ABAIXO SEMPRE UM OU DOIS SUB NUCLEARES E NO PRÓPRIO P/A TEM SUAS ARMAS SECUNDÁRIAS ANTI AÉREA E ANTI NAVIO COMO ULTIMA LINHA DE DEFESA SE TODAS AS ANTERIORES FALHAREM ..
PS; perdoe as letras garrafais pois não vi o bendito caps lock ligado kkkkkkkkk
sera que você poderia falar sobre os tipos de navios militares e suas funções , do mesmo jeito que você fez com as aeronaves.
Já foi feito, Jean. Está na playlist "Navios militares".
valeu!
O narrador disse uma questao importante quando menciona o fato da historia estar repleta de exemplos dentro do tema proposto: o video na aponta, mas devemos lembrar as perdas dos porta avioes japoneses e americanos na batalha de Midway, na II Guerra: Akagi, Soryu, Yorktown, entre outros. A perda dos porta avioes japoneses marcou a virada americana no Pacifico e a morte da frota combinada japonesa.
boa tarde galera
Sou leigo no assunto, mas meu abjetivo é aprender um pouco mais. Acho que porta aviões impressionam, mas não passam de um elefante branco repleto de prejuízos quando afundam em caso de conflito, imaginem em uma catástrofe natural por exemplo.
vc vai continuar fazendo vídeo sobre a guerra do Vietnã e do Afeganistão?
Sim.
Hoje no Mundo Militar 😀😀seu canal é foda
sei que o assunto abordado é diferente,mas na minha opinião o Brasil tem que investir de forma maciça em defesa antiaérea e anti- submarino ,investir em aviões e sistemas Russos,de grande autonomia!!!!
@@rodrigobenhur8120 Sistemas RUSSOS, com o BOLSONARO será muito difícil. Além disso, teríamos que ser aliados da RUSSIA e deixar os USA, Inglaterra, França, e Alemanha, nossos tradicionais fornecedores de armas, mesmo que muitas já obsoletas. Pior seria a logística de receber peças de manutenção e munições específicas russas. Se eles resolvessem parar o fornecimento, já era todo o investimento. Sem falar que país pobre e fraco, sem dinheiro, não escolhe de quem e o que comprar. Compra o que puder de quem quiser vender. O melhor é continuarmos na linha ocidental e irmos fabricando aqui tudo que for possível, dentro da falta de verba existente, após o roubo dos governos anteriores e da Corrupção enorme que vivemos e ainda continuam nos roubando na Amazônia. Lá temos minerais raros e caros.
Ótimo vídeo, bastante esclarecedor. Isso tira as dúvidas de muita gente.
A China desenvolveu um foguete específico para afundar porta aviões.
A China "disse" que desenvolveu esse armamento. Ninguém nunca viu, nunca testado. E vindo de comunistas, não dá para levar fé. Ainda assim, um dia surgirá uma arma que tornará obsoleto as armas mais modernas que existem hoje. É a evolução.
Acho q é o DF-21
claudio a China tá usando nosso nióbio
claudio roubando
O mundo todo compra o nosso nióbio a preço de banana, graças aos políticos que nós temos.
Já "deitei" o dedo no like só pela introdução! Essa música é top de mais!
fala sobre a aérea 51 kkkkkkkk.Concerteza na aérea 51 eles estão desenvolvendo um caça de sétima geração.
Aérea 51?
Eu que o agradeço por nos disponibilizar um canal maravilhoso como esse! Parabéns! e conte sempre com o meu Like!
Comentem sobre o vídeo galera,
Muito esclarecedor o vídeo, obrigado pelo conteúdo...
Não deixo de curtir nuca
Uilson Junior Almeida eu também nunca deixo de curtir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mt bom o canal, bastante detalhado e completo!!
o brasil tem 2 grandes motores nucleares, um ta com o eneas e outro ta chacrinha
Carlos Seemann kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom vídeo Marcelo... Abraço
e verdade que o Brasil esta pensando em fazer ou comprar outro porta avião
PLAY GAMES já temos um, aliás funciona mt bem como decoração no estaleiro
sim eu sei to perguntando se ele vai comprar ou fazer outro
Posso te fazer uma pergunta? Como nossa marinha vai manter 3 ou 2 porta aviões se nem consegue manter 1 kkkkk
Marcelo, mais uma vez meus parabéns pelo excelente vídeo. Acho que vale lembrar que os sinais emitidos pelo "inimigo" nos exercícios são captados e gravados pela esquadra, então, sem tirar o mérito dos franceses - e também dos brasileiros, que há alguns anos também "afundaram" um porta aviões americano, esse tipo de exercício, também serve à coleta de sinais para poder identificar outras belonaves. Espero ter contribuído´. É isso.
Como funciona esses exercícios militares? ????????? me responde por favor
Tendo e conta que hoje tem crusador nucliar équipado com misil ipersonico com velocidade de 10 à 25 mil quilometro por Hora 'é facil
Sempre deixo meus likes no vídeo após entrar. Parabéns Marcelo! mais um trabalho excelente! Marcelo quando seu canal alcançar os 100 mil inscritos você se apresentaria?
Oi pessoas quero Oi de vocês
Isabelly bay 2.0 oi
Isabelly bay 2.0 oi
Wagner Patrick de Carvalho Patrick de Carvalho oi
Não
Isabelly bay 2.0 Oi isabelly forte abraço
Marcelo a um tempo no seu canal você fez um vídeo falando da força armada da Rússia e disse que seria um série, continue estava muito bacana! Faça falando das forças armadas tanto de potencias como EUA, França, China, Turquia, Israel... Até de outros países "mais fracos", alguns latinos americanos, membros da OTAN e etc. Um abraço!
Porta Aviões nunca viaja sozinho, viajam com navios de escolta,destoyers, fragatas e também submarinos em um Grupo Tarefa (GT), vai depender das manobras utilizadas, o sucesso da batalha.
Parabéns muito bom os seus vídeos
Me pareceu um vídeo introdutório, espero que o Hoje no mundo Militar ainda faça um vídeo abordando mais sobre esse tema, seria interessante ele falar sobre os diferentes níveis de defesa que os porta aviões possui.
que qualidade! ótimo vídeo!
Boa noite, você pode explicar como funciona a guerra virtual? Esses exercícios simulados das forças armadas...
Porta aviões é uma nave de carga e não de combate. É como em Starcraft se você joga de Protoss sabe que precisa proteger suas Transportadoras com grupos de unidades batedoras/tanques(muitavida) para que os caças da Transportadora façam um estrago, se não estiver bem montada sua frota aérea vai virar comida de zerg.
boa tarde poderia fazer um documentário da fragata holandesas da classe DE ZEVEN PROVINCIEN, pelo que eu vi no vídeo é uma fragata muito potente não fica pra traz de nenhuma outra fragata até seu canal é excelente continue assim, mais temos que fazer com a nossa marinha que está em frangalhos é uma pena quais as melhores fragatas para o nosso pais vejo que esta da holanda seria a melhor.até mais
Muito sussesso no seu canal vc merece
Ouvi dizer de pessoas da área que mísseis não são capazes de afundar porta-aviões, apenas os torpedos conseguem. Isso porque os torpedos são capazes de formar bolhas enormes abaixo dá embarcação. Isso faz com que ela seja elevada acima do nível do mar e retorne apenas por gravidade se quebrando.