Prezada , já respondi essa questão há uns 5 comentários abaixo, peço a gentileza de olhar a resposta e se tiver alguma dúvida pode fazer a pergunta, todavia , no geral , esse "ar restante" não apresenta risco , há um espaço de ar ali muito pequeno para qualquer tipo de reação ou formação embolica. Cordialmente, Prof.Rafael .
o ar contido no escalpe, sendo introduzido na veia da paciente, não irá prejudicá-la em algo? se for soroterapia, este local é o de primeira escolha?a fixação é só essa mesmo?
Perguntas pertinentes ! Antes de tudo, o vídeo é mais focado no passo a passo técnico, por isso é curto e simplificado. Respondendo suas questões em sequência: 1- Esse "ar" referido por você, é o da extensão ? Se for isso, em relação ao que foi feito aqui, nesse caso a resposta é não, ele não oferece risco quando a solução se mistura ao sangue, por isso deixar o sangue retornar na extensão é importante; 2- Se for soroterapia, com infusões mais demoradas, o que não é o caso desse vídeo, esse vídeo pode-se considerar uma soroterapia rápida, o local continua sendo indicado, o dispositivo é que é recomendado usar jelcos/ abocaths, tem outro vídeo sobre no canal ; 3- A fixação é encaixada com mais complementos, essa fixação foi só para demonstração, é importante fixar com dois pontos ou mais. Obrigado pelas perguntas , não havia lido aqui e por isso demorei para responder .
fiz um acesso venoso, não retirei o ar do scalp, fiquei duvidando dos meus conhecimentos e quase não dormi a noite. Vi alguns comentários seus respondendo essa mesma dúvida, mas poderia explicar um pouco mais?
Vou ser bem específico aqui , prezado Henrique: O que todos temem se chama "embolia gasosa" e , se você buscar artigos sobre o tema , verá que a possibilidade de ocorrência em procedimentos médicos relacionados é praticamente nula e que essa repetição da fala de que " ar injetado mata..." é de fato para se ter cuidado, mas , nesse vídeo , nessa situação, temos vasão de ar e não há viabilidade para formação de embolos. Sugiro que procure pelo termo " Embolia gasosa" entenda o conceito, estude as possibilidades de isso ocorrer em procedimentos e a incidência, depois disso , vai se sentir mais confiante e seguro . Respondi vários outros abaixo , é importante ler também . Um abraço, espero ter resolvido sua dúvida .
Ola Victoria! Respondi uma pergunta semelhante abaixo, e nesse caso não precisa , pois o ar contido na extensão do dispositivo é mínimo, além disso, ao puncionar o sangue retorna na extensão que é preenchida antes da infusão da solução. Um abraço e obrigado por prestigiar esse vídeo e por perguntar !
@@k2enftreinamentos951 depende do dispositivo, isso é perfeitamente possível, porque você garante a visibilidade do fluxo sanguíneo, nesse que utilizei , o ar pode impedir o retorno do sangue e pode não ser visível ,um dos pontos que te dá certeza sensível do ponto de vista de executor do procedimento. Creio que esse seja o motivo principal do porque não conectar tudo, no caso dos dispositivos que eu usei . Abraço!
Obrigado por perguntar! Você pode , após puncionar , deixar o sangue voltar, após abrir a tampa da extensão do scalp o ar escapa . Preencher aquele espaço de extensão do scalp ou não , não deverá beneficiar ou prejudicar , visto que é um espaço muito pequeno. De qualquer forma , eu costumo preencher com sangue que retorna. Bons estudos !!
@@rafaellustosa professor Rafael . Tira uma dúvida . Quando o paciente está em uso de soroterapia e equipo macro gota , quando o soro acabar o que deve ser feito ? Pois o paciente em questão saiu da cama pra ir no banheiro e retornou sangue para a extensão . No caso é apenas manter o soro em posição mais alta que o local da punção né ? Precisa tomar outro cuidado?
@@thiago9792 olá , tudo bem ? Para não voltar sangue para o equipo ao término da administração é preciso trocar a solução fisiológica, se o paciente for receber outra , se deixar lá só o frasco e equipo conectados na punção , sem um fechamento próximo do cateter o sangue flui para o equipo. Então, se não for correr outro frasco, é importante manter uma extensão multivias ( torneirinha, polífix, etc.) sorolizado e fixada no local da punção com clampe fechado . A torneirinha , onde há disponibilidade dela , é um dos melhores dispositivos para isso . Espero ter respondido sua dúvida ! Abração !!
@@rafaellustosa sim ajudou demais . Pelo que entendi fecha para pressurizar e não retornar. No caso se tratando de equipo macro gota só fechar aquele dispositivo do equipo macro gota (no caso o regulador de fluxo de precisão ) ou como disse colocar outro soro no local para manter a pressão positiva externa mais alta. É isso né ?
@@thiago9792 se só fechar o regulador ao final da soro, depois de um tempo, mesmo com ele estando mais alto, a possibilidade de voltar sangue para o equipo é grande e, se houver nível do frasco mais baixo do que o corpo do paciente , como no exemplo do paciente que você falou que foi ao banheiro , o sangue sempre vai fluir para o equipo . Um abraço !!
Houve uma pergunta parecida que eu respondi ali em baixo . O Retorno sanguíneo com abertura da tampa de conexão com o equipo já tira o ar . E o equipo está todo preenchido de solução fisiológica . Então , tudo certo ! 🙂
Olá! Geralmente alguns testes são feitos, demonstrando isso em uma simulação seria mais fácil de entender. Agora , de forma descritiva: 1 - verificar se está na veia , ou seja , se é certeza que não perdeu a punção, para isso , com o equipo em modo aberto, você precisa posicionar o frasco de soro em uma linha abaixo do membro puncionado, observando se retornará sangue próximo do local puncionado para o equipo. 2- Confirmado que está na veia , há retorno sanguíneo, você deve verificar se não há ar na extensão do equipo, caso haja , é recomendado trocar se for possível manter a punção local . 3 - Se for necessário, é preciso puncionar novamente , caso os testes não funcionem. Há outras situações que podem ocorrer , mas o mais comum é nessa linha . Lembrando que todas essas técnicas são para execução de aprendizes ou profissionais da área da saúde e é de responsabilidade pessoal toda e qualquer tipo de prática . Espero ter ajudado.
Olá Matheus . O Triway nós usamos para finalidades de ampliar as vias de acesso , a técnica é similar . Tem um vídeo aqui onde usei Jelco ( Abocath) + Triway com foco na punção , sem soroterapia para você comparar .
Olá professor tudo bem? No caso se eu fosse tirar o ar do scap eu teria que tirar o ar com o equipo do soro ou teria que aspirar em outro seringa?obrigado 😊
Olá Natália! O Ar do scalp escapa só de abrir , talvez eu não entendi sua pergunta ... Geralmente, abrimos a conexão dele para retornar sangue e conectar o equipo para correr solução. Obrigado por assistir!
@@rafaellustosa acho que ela quis perguntar sobre ter ar na conexão do scalp, quando o sangue reflui não preenche completamente o scalp,parecendo que tem ar ainda... e logo em seguida foi conectado o soro.
@@Josiane2brazil se for sobre isso , respondi dois comentários parecidos abaixo e resumindo : O Ar da extensão é mínimo ( não se compara ao ar de seringas , por exemplo) não oferece risco, mesmo assim, eu opto por refluir uma quantidade de sangue durante essa execução, em seguida ele será preenchido também com a passagem de solução fluida. Se for essa a dúvida, atenciosamente, um Abraço !
E o ar do escalpe?
Se conectar o equipo no escalpe, o soro não empurra o ar restante do escalpe para veia?
Gratidão se puder tirar minha dúvida
Prezada , já respondi essa questão há uns 5 comentários abaixo, peço a gentileza de olhar a resposta e se tiver alguma dúvida pode fazer a pergunta, todavia , no geral , esse "ar restante" não apresenta risco , há um espaço de ar ali muito pequeno para qualquer tipo de reação ou formação embolica.
Cordialmente, Prof.Rafael .
Simples e pratico! O melhor vídeo
👏🏻👏🏻 está de parabéns great aula 💯
Obrigado por assistir e compartilhar !!
Mais nova inscrita ❤
Faz mais vídeos!!!! MT bom
Estou tentando me organizar para conseguir um tempinho... Muito obrigado por assistir!
muito bom,ajudou muito
Obrigado pelo retorno !
tooop
Faz mais vídeos 🎉🎉
Show.
o ar contido no escalpe, sendo introduzido na veia da paciente, não irá prejudicá-la em algo? se for soroterapia, este local é o de primeira escolha?a fixação é só essa mesmo?
Perguntas pertinentes !
Antes de tudo, o vídeo é mais focado no passo a passo técnico, por isso é curto e simplificado.
Respondendo suas questões em sequência:
1- Esse "ar" referido por você, é o da extensão ? Se for isso, em relação ao que foi feito aqui, nesse caso a resposta é não, ele não oferece risco quando a solução se mistura ao sangue, por isso deixar o sangue retornar na extensão é importante;
2- Se for soroterapia, com infusões mais demoradas, o que não é o caso desse vídeo, esse vídeo pode-se considerar uma soroterapia rápida, o local continua sendo indicado, o dispositivo é que é recomendado usar jelcos/ abocaths, tem outro vídeo sobre no canal ;
3- A fixação é encaixada com mais complementos, essa fixação foi só para demonstração, é importante fixar com dois pontos ou mais.
Obrigado pelas perguntas , não havia lido aqui e por isso demorei para responder .
excelente
Obrigado pela visita ☺️
Seus videos me salvando como sempre
Aproveite o quanto precisar !
Vamos fazer alguns movimentos para atingir mais de 4 mil horas assistidas 🙂
fiz um acesso venoso, não retirei o ar do scalp, fiquei duvidando dos meus conhecimentos e quase não dormi a noite. Vi alguns comentários seus respondendo essa mesma dúvida, mas poderia explicar um pouco mais?
Vou ser bem específico aqui , prezado Henrique:
O que todos temem se chama "embolia gasosa" e , se você buscar artigos sobre o tema , verá que a possibilidade de ocorrência em procedimentos médicos relacionados é praticamente nula e que essa repetição da fala de que " ar injetado mata..." é de fato para se ter cuidado, mas , nesse vídeo , nessa situação, temos vasão de ar e não há viabilidade para formação de embolos.
Sugiro que procure pelo termo " Embolia gasosa" entenda o conceito, estude as possibilidades de isso ocorrer em procedimentos e a incidência, depois disso , vai se sentir mais confiante e seguro .
Respondi vários outros abaixo , é importante ler também .
Um abraço, espero ter resolvido sua dúvida .
Olá professor, tudo bem?
No scalp não precisa tirar o ar?
Vc não tirou então não tem problema né?
Ola Victoria! Respondi uma pergunta semelhante abaixo, e nesse caso não precisa , pois o ar contido na extensão do dispositivo é mínimo, além disso, ao puncionar o sangue retorna na extensão que é preenchida antes da infusão da solução.
Um abraço e obrigado por prestigiar esse vídeo e por perguntar !
@@rafaellustosa pq não conectar logo o equipo no escalpe, retirar o ar de ambos e então realizar a punção?
@@k2enftreinamentos951 depende do dispositivo, isso é perfeitamente possível, porque você garante a visibilidade do fluxo sanguíneo, nesse que utilizei , o ar pode impedir o retorno do sangue e pode não ser visível ,um dos pontos que te dá certeza sensível do ponto de vista de executor do procedimento.
Creio que esse seja o motivo principal do porque não conectar tudo, no caso dos dispositivos que eu usei .
Abraço!
Top
É necessário tirar o ar do scalp?
Obrigado por perguntar!
Você pode , após puncionar , deixar o sangue voltar, após abrir a tampa da extensão do scalp o ar escapa .
Preencher aquele espaço de extensão do scalp ou não , não deverá beneficiar ou prejudicar , visto que é um espaço muito pequeno.
De qualquer forma , eu costumo preencher com sangue que retorna.
Bons estudos !!
nossa professor espero um dia ser como vc
Pode ser até melhor , só manter o caminho dos estudos ! ✌️
@@rafaellustosa professor Rafael . Tira uma dúvida . Quando o paciente está em uso de soroterapia e equipo macro gota , quando o soro acabar o que deve ser feito ? Pois o paciente em questão saiu da cama pra ir no banheiro e retornou sangue para a extensão . No caso é apenas manter o soro em posição mais alta que o local da punção né ? Precisa tomar outro cuidado?
@@thiago9792 olá , tudo bem ? Para não voltar sangue para o equipo ao término da administração é preciso trocar a solução fisiológica, se o paciente for receber outra , se deixar lá só o frasco e equipo conectados na punção , sem um fechamento próximo do cateter o sangue flui para o equipo. Então, se não for correr outro frasco, é importante manter uma extensão multivias ( torneirinha, polífix, etc.) sorolizado e fixada no local da punção com clampe fechado .
A torneirinha , onde há disponibilidade dela , é um dos melhores dispositivos para isso .
Espero ter respondido sua dúvida !
Abração !!
@@rafaellustosa sim ajudou demais . Pelo que entendi fecha para pressurizar e não retornar. No caso se tratando de equipo macro gota só fechar aquele dispositivo do equipo macro gota (no caso o regulador de fluxo de precisão ) ou como disse colocar outro soro no local para manter a pressão positiva externa mais alta. É isso né ?
@@thiago9792 se só fechar o regulador ao final da soro, depois de um tempo, mesmo com ele estando mais alto, a possibilidade de voltar sangue para o equipo é grande e, se houver nível do frasco mais baixo do que o corpo do paciente , como no exemplo do paciente que você falou que foi ao banheiro , o sangue sempre vai fluir para o equipo .
Um abraço !!
Professor
Não preciso tirar o ar do scalp? Colocando ele ao equipo e tirando o ar de ambos? Dúvida nisso 😓
Houve uma pergunta parecida que eu respondi ali em baixo . O Retorno sanguíneo com abertura da tampa de conexão com o equipo já tira o ar . E o equipo está todo preenchido de solução fisiológica . Então , tudo certo ! 🙂
Na verdade , estou vendo aqui e você é a terceira pessoa com essa dúvida , espero ter ajudado ! Um abraço e obrigado por prestigiar esse trabalho !!
Perfeito salvou minha vida hj 🎉🎉parabéns obrigada grata
Tem que girar o ar do scalp?,faz tempo não atuo.
Já expliquei o sobre o ar do scalp em alguns comentários... Obrigado por assistir!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Oi, espero que me responda essa dúvida, caso o soro não flua, fique la parado, o que deve ser feito?
Olá!
Geralmente alguns testes são feitos, demonstrando isso em uma simulação seria mais fácil de entender.
Agora , de forma descritiva:
1 - verificar se está na veia , ou seja , se é certeza que não perdeu a punção, para isso , com o equipo em modo aberto, você precisa posicionar o frasco de soro em uma linha abaixo do membro puncionado, observando se retornará sangue próximo do local puncionado para o equipo.
2- Confirmado que está na veia , há retorno sanguíneo, você deve verificar se não há ar na extensão do equipo, caso haja , é recomendado trocar se for possível manter a punção local .
3 - Se for necessário, é preciso puncionar novamente , caso os testes não funcionem.
Há outras situações que podem ocorrer , mas o mais comum é nessa linha .
Lembrando que todas essas técnicas são para execução de aprendizes ou profissionais da área da saúde e é de responsabilidade pessoal toda e qualquer tipo de prática .
Espero ter ajudado.
@@rafaellustosa entendi. Muito obrigado pelo esclarecimento
quando é no tree-way é a mesma coisa?
Olá Matheus . O Triway nós usamos para finalidades de ampliar as vias de acesso , a técnica é similar .
Tem um vídeo aqui onde usei Jelco ( Abocath) + Triway com foco na punção , sem soroterapia para você comparar .
Veja esse vídeo com uso do Triway : ruclips.net/video/6ufUUkCZnYo/видео.html
Obrigado,nunca fui respondido tão rapido!
Continue assim!
@@matheuslima7518 imagine , gosto muito de dar aulas e da área da saúde ! Agradeço por prestigiar o canal ! Um abraço !!
Olá professor tudo bem?
No caso se eu fosse tirar o ar do scap eu teria que tirar o ar com o equipo do soro ou teria que aspirar em outro seringa?obrigado 😊
Olá Natália! O Ar do scalp escapa só de abrir , talvez eu não entendi sua pergunta ... Geralmente, abrimos a conexão dele para retornar sangue e conectar o equipo para correr solução. Obrigado por assistir!
@@rafaellustosa acho que ela quis perguntar sobre ter ar na conexão do scalp, quando o sangue reflui não preenche completamente o scalp,parecendo que tem ar ainda... e logo em seguida foi conectado o soro.
@@Josiane2brazil se for sobre isso , respondi dois comentários parecidos abaixo e resumindo : O Ar da extensão é mínimo ( não se compara ao ar de seringas , por exemplo) não oferece risco, mesmo assim, eu opto por refluir uma quantidade de sangue durante essa execução, em seguida ele será preenchido também com a passagem de solução fluida. Se for essa a dúvida, atenciosamente, um Abraço !
E o ar do scalp ??
Essa questão já foi respondida em comentários abaixo ... Obrigado por assistir!