Um caso curioso no Amapá é sobre a expedição nazista que houve ao longo do rio Jari, o mesmo rio que vc citou no vídeo, que separa parte do Amapá com o Pará. Seria bom você contar este fato histórico no seu canal, apesar do nazismo ser uma desgraça, esta expedição foi bem inusitada. Ocorreu na década de 1930 onde o Amapá era bem mais vazia demograficamente do que hoje. O nome da expedição era "Jary-Guyana"
Lá teve imigração judaica/marroquina. Davi Alcolumbre é descendente deles. Inclusive, uma curiosidade que poucos conhecem: o território do Amapá já foi uma propriedade-privada, de uma empresa de colonização pertencente ao gigante Percival Farquhar, no início do século 20
No apagão não sofremos😭 e NINGUÉM AJUDOU 😡 nenhum governo sem água quase, mosquito pra caramba, calor que só, espero que nunca aconteça mais😢(aqui em Macapá)
Sou do Amapá e de fato isso é verdade, somos os Estados mais pobre do Brasil e com pior saneamento básico. Temos os piores políticos tbm, que sempre ganham às eleições a base de boca de urna. A única forma de se crescer aqui no Estado é através de concurso público, tirando isso não tem outra renda. Um Estado completamente dependente da União.
Sou do Amapá e moro na capital Macapá, sou jovem tenho 21 anos e a maioria dos jovens estão indo embora por falta de oportunidade aqui (msm na capital), os pais que conseguem formar seus filhos mandam para fora do Estado para trabalhar e enfim crescer, aqui não tem crescimento, quem consegue fazer uma faculdade não passa muito disso, é um Estado atolado na lama (quase literalmente). Acredito que dá sim para crescer e preservar uma grande parte das florestas e povos indígenas, eu como descendo de indígenas creio que muitos nem querer continuar isolados e "protegidos" pelas ONGS, nosso povo quer autonomia, sabemos bem como cuidar da agricultura nesse terra e respeitar esse solo.
Tbm tenho certeza que tem como crescer sem degradar o meio ambiente. A exploração de minério não é o único caminho. (Até pq aqui no Pará tem grande exploração e vejo pouco retorno pro povo daqui. Esse lucro vai pro bolso dos mais poderosos) O problema da agricultura, não é a agricultura em si. Mas como ela é feita. Em mts locais do país os donos do agro degradam o solo e a desenvolvem de modo insustentável que deixará de ser produtivo por mt tempo. Deve haver uma conversa aberta entre o Estado e as comunidades indígenas. Respeitando mt o lado de quem pode ser mais impactado.
O Amapá tem muitas faculdades boas e mercado de trabalho para quem se forma, o problema é que o sonho dos jovens amapaenses é terem nascido no sudeste pra poder usar moleton com gorrinho o dia todo.
Nasci e cresci no Amapá, mas migrei para Santa Catarina há 2 anos, onde tive oportunidades profissionais que jamais pensaria. Sempre converso com meus amigos (que também migraram) sobre a "bolha" em que vivíamos. Infelizmente, não vislumbro melhorias a curto prazo para o AP.
@@vitorfernandes3648 o Estado não produz praticamente nada. Mas penso que poderia virar um importante entreposto logístico, se investisse no porto. Ali é a nova rota de exportação de grãos do Centro-Oeste, possui alguns benefícios fiscais por conta da Zona Franca de Manaus, além das promessas de exploração de petróleo, como o Rafael explanou no vídeo. Entretanto, 2 ou 3 famílias se revezam no poder há anos, mantendo a população no cabresto com programas assistencialistas. Assim, não tem como crescer. No meu ponto de vista, desenvolver o transporte aquaviário seria mais interessante de imediato, explorando o potencial de movimentação de commodities e containers (até porque o transporte rodoviário deveria ser somente a ponta da logística, e não atravessar o país inteiro de caminhão, como acontece com boa parte das cargas no Brasil).
Verdade, eu vim pra Guiana Francesa buscar uma vida melhor e ainda tenho muitas esperanças da França anexar esse estado um dia para que eu possa voltar pra minha terra natal.
Sou amapaense e me senti representado por este vídeo, expôs de forma clara e objetiva as mazelas do meu estado, a questão de o desenvolvimento do estado ser freado pela proteção ambiental, etc. Faltou mencionar as inúmeras hidrelétricas em operação no estado.
Faço um pedido de socorro para o restante do Brasil, na minha cidade Laranjal Jari estamos passando por muitas dificuldades financeiras devido à uma empresa que possui o monopólio das terras e da única empresa do Vale do Jari a Jari Celulose de propriedade do Paulista Sérgio Amoroso, trabalhadores estão trabalhando sem receber salários e a empresa está coagindo trabalhadores à não recorrer à justiça do trabalho, eu peço que essa denúncia chegue às autoridades federais e às mídias sociais e jornais para que possam solucionar os problemas trabalhistas na nossa região, antes que venhamos a sucumbir por necessidades básicas.
Rafael, eu gosto muito dos seus vídeos. Mas definitivamente confesso que esse se tornou o meu favorito. Impressionante como abordou todas as particularidades do Amapá, uma das Unidades Federativas brasileiras menos valorizado do país. É um estado incrível e rico, porém o êxodo dos amapaenses para outros estados brasileiros tem se tornado enorme e foi muito bem explicado o porquê. O Amapá está na minha lista de próximos destinos a ser visitado. Espero que também faça um vídeo nos mesmos moldes deste do Estado do Pará, o estado mais populoso e mais rico de toda a região Norte do Brasil.
O Pará é tenso de mais, chega a ser ridículo e triste, o estado é muito rico porém com uma população muito mais muito pobre, eu sendo um paraense fico muito triste vendo isso.
E eu sou uma amapaense que participei do "êxodo " pelos mesmos motivos do vídeo. Mas confesso que as riquezas naturais são surpreendentes, assim como a culinária.
E por isso que essas ONGs internacionais querem se meter no Brasil para evitar que o Brasil cresça e se desenvolver e muitos brasileiros vão nas ondas deles.
Pois sim, um dia meus amigos brasileiros perguntaram em que estado eu gostaria de visitar, tirando os estados que ja conheco, eu respondi pra eles, que eu gostaria de conhecer o Amapa e o Acre, todos riram de mim como se eu falasse alguma coisa engracada, sei la...Eu respondi porque tanta burla, o fato que quero conhecer esses dois estados e porque realmente necessita de mais incentivo turisticao embora o estado nao tenha muitos recursos, alem do mais, gosto de historia e tenho interesse de conhecer o estado desconhecido de muitos. E lamentavel um estado que pode ter potencial para se desenvolver, mais enquanto existe politicos que so sugam a regiao em vez de trabalhar e ambientistas que dificulta ainda mais o desenvolvimento do estado, vai ficando assim, ate quando, so Deus sabe!
Você não irá se arrepender, tem muitas Cachoeiras, muitos lagos gigantes, uma lagoa literalmente azul e a maior fortaleza militar construída no Brasil pelos portugueses na época do descobrimento.
"ambientalistas que dificultam ainda mais o desenvolvimento do estado". Visão elitista, míope, sobre desenvolvimento. É como se, ambos, desenvolvimento e preservação, não fossem compatíveis. Pesquise sobre a lei de biodiversidade do Amapá, talvez você comece a entender um pouco sobre a relação de preservação com desenvolvimento (não a sua visão de desenvolvimento).
No inverno pode chegar a 30h para fazer Macapa Oiapoque de onibus causa da estrada que é pessima. No verão, cuando o tempo e seco, são 7horas de viajem de hilux
O Acre, em sua história, já foi um "país". Galvez, o idealizador, tinha em mente um modelo europeu para o crescimento e desenvolvimento do território. O que fizeram? Prenderam o cara!
@@jonaw2008aí que ele entra em crise pq O MUNDO culpa totalmente a AMAZONIA pela mudança climática e assegura que proteja a todo custo, imagina se ganhasse independência, vai entrar em guerra
Moro em Macapá e posso dizer que é uma cidade muito tranquila de se viver. Que apesar das condições geográficas que faz a gente ser um estado considerado "isolado", mas o que afetou o desenvolvimento do nosso estado para o restante do país, foi a corrupção. Aqui os nossos políticos são ridículos, onde muitos deles favorecem algumas empresas que se acham "donas" da nossa cidade e que acabam dificultando a entrada de empresas com mais reconhecimento mundial e nacional, e também por não levar pra frente os planos de nos conectar de uma forma mais eficiente com o restante dos estados. Consequentemente tudo isso, acaba impactando diretamente na economia do estado. Apesar de todos esses problemas, eu sou muito grato e feliz de ser Amapaense!
Menino de apartamento, só pode! E nem deve assistir ou ler as notícias locais. Macapá é uma das cidades mais violentas do Brasil. Quase todo dia tem confronto entre a polícia e os bandidos de facções, com mortes, é claro. Sem falar das quadrilhas que invadem casas, sequestram e roubam. E outras coisitas mais...
@@danmyen3842 sim, tranquilo. O estado em geral, não se resume na baixada violenta. Moro em baixada há 10 anos, e mesmo com o que acontece aqui dentro, o estado em si, continua um lugar tranquilo de se viver. Temos muitas áreas(naturais) pra descanso e diversão, diferente da maioria dos estados. Aqui, temos a opção de viver entre, ou fora da criminalidade, diferente de outros estados, onde a criminalidade tomou conta. Os bandidos daqui, não passam de pessoas burras e pau mandadas, que não tem respeito dentro do estado, diferente de outros estados, onde o criminoso é respeitado e manda na cidade. Sou muito feliz em morar aqui, mesmo não estando em classe alta, eu tenho uma natureza inteira ao meu dispor. Coisa que o dinheiro não pode comprar, é a felicidade do povo amapaense.
@@danmyen3842 um playboy teria bom senso. Aqui em teresina está tb super violenta e o povo ainda diz q é seguro sqn. Só pq e uma cidade não mto grande tbm.
O Amapá é o único estado que brigou numa guerra contra a França para pertencer ao Brasil. Enquanto que São Paulo e outros Estado brigaram para não pertencer ao Brasil.
@@WilsonFarid-c8n realmente. Mas eu amo meu Amapá cada um com seus gosto então respeita nosso estado. Vocês se acham o nariz em pé mas , são mas lascado que nós então deixa nosso povo Amapaense em paz.
Sou pastor da Igreja Universal, sou de Goiânia-GO, mas fui enviado para o Amapá vai fazer 2 anos em Dezembro, de fato aqui tudo é diferente, já passei no Oiapoque, Santana, e Mazagão, infelizmente pelo acesso difícil as coisas são muito caras, mas é muito bacana aqui, estou gostando muito, já visitei o Saint George's na Guiana Francesa.
É como eu escrevi em outro comentario. Com dinheiro facil e roubado atraves do engano é facil e bom viver em qualquer lugar. Te. Que ver a realidade com quem é honesto e tem que trabalhar para sobreviver.
Um amapaense uma vez me falou o lado bom do Amapá: O de fora do estado, sério, nunca encontrei alguém com tanta raiva de morar por lá, pelo fato do único jeito de ser bem sucedido no estado é através de concurso público
Realmente é verdade mas a culpa do estado está nas condições que se encontra é do próprio povo que vende seu voto por 100 reais e depois vem reclamar nas redes sociais
Sou amapaense concursada! Mas isso reflete mesmo nosso Estado. Já foi um dia bom pra se morar aqui, mas a violência e a falta de emprego cresceu mt! Não se espera mt daqui pra frente! Tô saindo do meu Estado ,indo pra perto dos meus filhos que já foram daqui em busca de novas oportunidades! Isso me entristece mas é a realidade.
Sou da Paraíba e tenho vontade de conhecer o Amapá. Um conhecido meu foi para o Amapá fazer um concurso público da justiça, ele postou fotos e vídeos da sua estadia lá, achei bem bacana os lugares turísticos como a fortaleza portuguesa e o marco da linha do Equador, além da culinária. Depois ele viajou pro Acre para fazer outro concurso público da justiça e passou no de lá e está esperando a nomeação. Eu não gostaria de morar nos estados do norte pois acho muito isolados e eu gosto muito do mar, das lindas praias de João Pessoa, mas visitaria com certeza os estados do norte do Brasil.
Seja bem vindo ao amapá, em qualquer estado do brasil tem problemas e o amapá não seria diferente mas aos poucos o estado vai progrendindo, o custo de vida não é alto
@@lucilenelobatoferreira4507 Sim, eu sei que tem praias no norte, inclusive praias de águas doce, mas não são como as lindas praias do nordeste. Eu gosto mesmo é de morar em João Pessoa. Mas irei sim conhecer o norte do Brasil pois amo meu país de norte a sul.
Eu sofri um acidente de avião perto de Cassipore no Amapá perto de um garimpo de ouro tinha um cemitério abandonado no meio da floresta só tinha nome de Francês nas Cruz ate trilhos de trem tinha lá nesse garimpo abandonado
Roraima a bem pouco tempo atrás tinha esses mesmos problemas do Amapá , e hj após troca de gestão dos políticos locais , o estado está decolando em velocidade muito alta , isso q Roraima também sofre com a logística péssima tá região Amazônica , balsas e BR 319 intransitável na maioria do ano . Tenho amigos que investiram no Agronegócio no Amapá, e basicamente “foram expulsos “ de lá pelos políticos atuais e ONGs, hj estão em Roraima fazendo investimentos na casa dos milhões e aquecendo a economia local !!
@@felippemathias7012 e você acha que derrubando a floresta que mantém teu estado com chuva vai resolver algo? Vai é piorar a situação de todos lá, não estou falando q o Amapá não pode crescer, mas sim, que deve crescer SUSTENTAVELMENTE e não da forma horrenda que o vídeo apoia.
O ensino do francês nas escolas públicas aqui no Amapá, é bastante difundido. Além disso há um importante centro de língua e cultura francesa mantida pelo governo do estado do Amapá. O Centro Danielle Miterrand. Qualquer pessoa pode realizar inscrição e aprender francês gratuitamente. Sou de Belém e aqui em Macapá senti a influência do ensino do francês, o que me incentivou a aprender a nova lingua.
@@ruythesousa5131 educação zero. Sugiro que vc volte a estudar, faça uma reciclagem, isso lhe fará bem. Com certeza vc se tornará uma pessoa mais educada.
É inaceitável essa situação de isolamento do Amapá, não só desse estado mas de qualquer região do Brasil. Antes poderia parecer idiotisse, mas com essa guerra da Ucrânia acho muito real qualquer desejo e ameaças de outros países no território brasileiro.
@Zhou verdade, a frança tem um desejo muito grande em incorporar o estado do Amapá a guiana francesa. Além do Amapá ser um estado muito pobre, um Estado muito fácil para uma invasão estrangeira.
é muito difícil ir para Caiena...tendo em vista a exigência de visto rigoroso para evitar a visita de brasileiros lá...é o Estado mais pobre porém é o que mais tem milionário na região norte.
@@gargonsancteori Pelo que fiquei sabendo, até dá pra viver nas cidades fronteiriças onde a fiscalização é mais frouxa, agora em Caiena é bem arriscado, se for pego será deportado.
Eu vi o título e falei "só pode ser aqui no Amapá, porque Ô lugarzim longe da peste" e realmente era daqui que ele tava falando KKKK, confesso, me surpreendi.
Salve Rafa!, uma sugestão de vídeo meu parceiro... Vi que está mostrando mais do nosso país, o que é bem legal, pra mostrar e até mudar a visão pessimista de algumas pessoas. Você podia fazer um vídeo das maiores capitais do Brasil, mostrando a inovação, tecnologia e infraestrutura que temos! O que é muito avançado quando comparado a alguns países da África/América. Vi que gravou o vídeo do Brasil 2.0, mas foi mais focado em qualidade de vida pelo o que eu pude ver, poderia fazer algo mais focado em foco corporativo/financeiro/tecnológico entende ?
rapz ja da pra usar esse canal como referencia em algum artigo, so conteudo bem elaborado...top mesmo, cada video me mostrando que o que eu sei, e muito menos do que pensava que sabia...
Tinha visto uma ponte sendo construída se não me engano no Amapá, esses Ambientalistas, prejudicam muito mais que ajudam, pois maioria são interesses obscuros
Não se preocupe estados como Alagoas são lascados mesmo com BR cortando o Estado e levando a todo país. Grande parte das cargas de tudo passam por aqui e mesmo assim o Estado é lascado. Não é número de estradas é quantidade e qualidade do que você produz.
O norte deve, infelizmente, focar em preservação ambiental e infraestrutura urbana, uma cidade rodeada pela floresta mais bela do mundo deveria ser mais sustentável e tecnológica, mas o dinheiro some
Parabéns pelo vídeo, eu sempre cobrei os políticos por esta ponte, é inadmissível termos um estado isolado, espero que o Amapá consiga esta ponte e estradas para ligá-lo ao restante do país, além de melhores portos, aeroportos e infraestrutura em geral. Conheço Macapá e posso dizer que aquele estado é mesmo o estado mais pobre do Brasil.
Mas mesmo próximo da região norte do continente e oeste da Europa. Aquela Anta do Pt ainda fez um porto em cuba com o dinheiro brasileiro. E quando era perguntado porque cuba ao invés do Norte do país, ela disse "Porquê fica próximo dos estados unidos e Europa.
Sim, porém mais de 80% do território é composto por área de preservação ambiental. O Estado não tem como explorar, crescer.. Só ecoturismo não é o suficiente.
Mais um conteúdo excelente do Canal Rafael Scapella, sempre quis obter informações do Estado Brasileiro que faz divisa com Lacron's Land e o conteúdo vale a pena é bastante completo. Infelizmente os entraves do Direito Administrativo levam o Brasil ao buraco e facilitam os meios de corrupção, razões pela qual, o Amapá continuará passando por problemas de desenvolvimento.
A própria Guiana, obviamente não está ligada por via terrestre com o restante da França, no entanto não corre risco de ser isolada daquele país. A falta de ligação terrestre do Amapá com o restante do país pode ser facilmente compensada por investimentos nacionais naquela região, na mineração, extrativismo sustentável da floresta, investimentos na área social e melhor infraestrutura aérea e marítima. Depende de vontade política.
Fala Rafael, seu contúdo é top, mas se liga na pronúncia do estado de Roraima, acredito que vc tenha falado errado, e o pessoal de lá fica bem bravo com issokkk Abraço!
Rafael, vc poderia fazer um vídeo sobre alguns estados brasileiros q estão dando muito certo, fazendo políticos como mais liberdade,etc como santa Catarina?
Boa noite Rafa, obrigado pelo seu trabalho, você poderia recomendar cursos para o mercado de programadores? Bons sites de busca de emprego, melhores países com infraestrutura para trabalhar, descontos em folha de pagamento
Da pra crescer sem desmatar tudo, o estado tem um ótimo potencial turistico e comercial pela sua localização, só necessita de investimento público pra fazer isso acontecer
Faz um vídeo do Alagoas, um estado no nordeste que é dominado e destruído pelos Calheiros, recentemente houve um escândalo, com o Paulo Dantas (candidato dos Calheiros) ser afastado do cargo de governador interino por corrupção.
Eu assisti o vídeo e me senti triste, sou da Paraíba mas sou brasileiro e ver nossos irmãos conterrâneos desse país continental passar por situação tão difícil é vergonhoso. Temos que conhecer a fundo o Brasil em sua totalidade deixando o preconceito de lado! Amapá, Rondônia, Roraima e Acre para muitos, tolos, nem são parte do Brasil!
Vc foi na raiz do problema,não vejo uma solução para Estado do Amapá. Acredito, que o melhor seria investir no transporte marítimo de qualidade. Agora uma obra com duração de 20 aos. Vergonhoso!O Brasil não é para amadores.👍
O que mais choca e não revolta a maioria dos nordestinos é saber que em geral 70% do PIB destes estados vem dos políticos. Gente POLITICO NÃO DA DINHEIRO PRA NINGUEM. Político apenas pode abrir ou fechar portas para você trabalhar. Infelizmente se a contagem do PIB não levasse em consideração os salários e vendas de politicos o PIB deste estado apresentado seria ridículo como todo o Nordeste. Estados promissores, lindos com um povo que quer trabalhar, mas não se preocupa em quem votar. Está na hora do nordeste se levantar contra políticos que minam a chance desta região ser a melhor do Brasil. algumas empresas cogitaram abrir suas filiais em algumas cidades no Nordeste porem a infraestrutura precária e a falta de comprometimento fiscal dos seus governantes foram decisivos para não irem. Chegou um tempo que no ciclo de amizades estavam circulando que queriam fazer do Nordeste a Maimi Brasileira. Potencial tem de sobra, falta a sociedade de lá querer né. Abraços.
Se você olhar bem para o mapa do Maranhão, é quase uma ilha, também. É separado do Pará, pelo Rio Gurupi, é separado do Piauí, pelo Rio Parnaíba, é separado do Tocantins, pelo Rio Tocantins. Quase uma Ilha.
Para quem não é do norte adora a preservação de mato , só que estão preservando míseria e de um tempo para cá está ploriferando tráfico de drogas e prostituição principalmente de gente pequena não anão.
o povo tem que invadir cada canto também ne. o Amapá devia ser era fechado e transformado em reserva ambiental e a população ser toda transferida pro Pará.
@@azul2647 aí vai virar uma Rondônia da vida. Toda desmatada, mandando toooda a riqueza pra fora, e as cidades uns lixos. Porto velho uma cidade imunda totalmente jogada as traça, sem saneamento, sem infra estrutura. Tem bairros da capital que as ruas sao intransitáveis, buraco, esgoto, lama, mato. A saúde um lixo. Se vc precisar de um exame de urgência no Sus vc morre. Mas o governo daqui faz a maior propaganda de que o estado é um dos mais ricos do país, investimentos, agro negócio, energia elétrica. A população daqui abandonada vê nada disso. É dá-lhe garimpo, dá-lhe desmatamento, dá-lhe queimada. Uma vergonha. Não desejo esse futuro triste pro Amapá.
é triste a situação do Amapá as políticas ambientais diminuem e muito o potencial de crescimento do Brasil isso é um fato infelizmente na minha opinião deve se ter moderação para tudo mais nesse caso eu não vejo, tudo isso por interesses exteriores, ongs bancadas por bancos e empresas /magnatas de fora na teoria tudo é muito lindo, a preocupação com a natureza mas a realidade é outra.
@@azul2647 A questão é que Brasil tá competindo contra Brasil, pelo menos é assim que eu vejo. Todo investimento de séculos vai para as mesmas regiões e foda-se o resto.
@@azul2647 O investimento de infraestrutura é secular, não importa se hoje tá melhor, falta estrada, falta ferroviária, falta cidades preparadas, falta pessoal qualificado e falta cultura para saber o que produzir.
Esse vídeo me fez ter ainda mais credibilidade nas tuas análises. Como amapaense estou surpreso pelo olhar clínico que destes, foi extremamente preciso, pessoas que moram nesse estado não fariam melhor
Um caso curioso no Amapá é sobre a expedição nazista que houve ao longo do rio Jari, o mesmo rio que vc citou no vídeo, que separa parte do Amapá com o Pará. Seria bom você contar este fato histórico no seu canal, apesar do nazismo ser uma desgraça, esta expedição foi bem inusitada. Ocorreu na década de 1930 onde o Amapá era bem mais vazia demograficamente do que hoje. O nome da expedição era "Jary-Guyana"
Adoro seus vídeos. Continue nos brindando com essas informações valiosas sobre o nosso Brasil. Obrigada.
Lá teve imigração judaica/marroquina. Davi Alcolumbre é descendente deles. Inclusive, uma curiosidade que poucos conhecem: o território do Amapá já foi uma propriedade-privada, de uma empresa de colonização pertencente ao gigante Percival Farquhar, no início do século 20
tem sim...a BR 156 totalmente recuperada por Bolsonaro...ligada ao sul por uma ponte com o Paŕa
@@Moses_Olivers120 mta. Aqui no pi teve mta síria e libanesa. Colonia enorme aq
@@pablocabral1941 isso é do programa "Pró-Infra", do governo do Bonôros
Sou de SP e me sinto envergonhado com essa situação , nossos irmãos amapaenses esquecidos por todos os governos !!!
No apagão não sofremos😭 e NINGUÉM AJUDOU 😡 nenhum governo sem água quase, mosquito pra caramba, calor que só, espero que nunca aconteça mais😢(aqui em Macapá)
@@vivixd6679 Vai melhorar!
Esquecido pelo governo e por Deus, estado amaldiçoado
@@vivixd6679 verdade,no apagão nos sofremos muito!,muito calor sem água, muito mosquito até hoje tenho trauma
Eu sou de Amapá e eu não sabia da nada disso 😮!
Sou do Amapá e de fato isso é verdade, somos os Estados mais pobre do Brasil e com pior saneamento básico. Temos os piores políticos tbm, que sempre ganham às eleições a base de boca de urna. A única forma de se crescer aqui no Estado é através de concurso público, tirando isso não tem outra renda. Um Estado completamente dependente da União.
Piaui tb
E o lado bom?
Que união?
Falou tudo conterrâneo!
@@gilbertofariasdeoliveira652
Cachoeiras, lagos gigantes, e a maior e mais preservada fortaleza portuguesa, construída no tempo do Império.
Sou do Amapá e moro na capital Macapá, sou jovem tenho 21 anos e a maioria dos jovens estão indo embora por falta de oportunidade aqui (msm na capital), os pais que conseguem formar seus filhos mandam para fora do Estado para trabalhar e enfim crescer, aqui não tem crescimento, quem consegue fazer uma faculdade não passa muito disso, é um Estado atolado na lama (quase literalmente). Acredito que dá sim para crescer e preservar uma grande parte das florestas e povos indígenas, eu como descendo de indígenas creio que muitos nem querer continuar isolados e "protegidos" pelas ONGS, nosso povo quer autonomia, sabemos bem como cuidar da agricultura nesse terra e respeitar esse solo.
Tenho 18 e penso da mesma forma, não pretendo nem mesmo fazer um ensino superior aqui.
Tbm tenho certeza que tem como crescer sem degradar o meio ambiente. A exploração de minério não é o único caminho. (Até pq aqui no Pará tem grande exploração e vejo pouco retorno pro povo daqui. Esse lucro vai pro bolso dos mais poderosos)
O problema da agricultura, não é a agricultura em si. Mas como ela é feita. Em mts locais do país os donos do agro degradam o solo e a desenvolvem de modo insustentável que deixará de ser produtivo por mt tempo.
Deve haver uma conversa aberta entre o Estado e as comunidades indígenas. Respeitando mt o lado de quem pode ser mais impactado.
O Amapá tem muitas faculdades boas e mercado de trabalho para quem se forma, o problema é que o sonho dos jovens amapaenses é terem nascido no sudeste pra poder usar moleton com gorrinho o dia todo.
@@zrIywcN8XJdHaY13K3tx o Brasil tdo e assim mas o Amapá é aqui no Piauí consegue ser pior ainda. Nada melhora só piora .
@@nortenaoecomm7535 ? Onde que tu viu isso?
Nasci e cresci no Amapá, mas migrei para Santa Catarina há 2 anos, onde tive oportunidades profissionais que jamais pensaria. Sempre converso com meus amigos (que também migraram) sobre a "bolha" em que vivíamos. Infelizmente, não vislumbro melhorias a curto prazo para o AP.
Se construir uma rodovia ou ferrovia que interligue o seu estado com o resto do Brasil,pode melhorar
?ou seria mais do mesmo?
@@vitorfernandes3648 o Estado não produz praticamente nada. Mas penso que poderia virar um importante entreposto logístico, se investisse no porto. Ali é a nova rota de exportação de grãos do Centro-Oeste, possui alguns benefícios fiscais por conta da Zona Franca de Manaus, além das promessas de exploração de petróleo, como o Rafael explanou no vídeo. Entretanto, 2 ou 3 famílias se revezam no poder há anos, mantendo a população no cabresto com programas assistencialistas. Assim, não tem como crescer.
No meu ponto de vista, desenvolver o transporte aquaviário seria mais interessante de imediato, explorando o potencial de movimentação de commodities e containers (até porque o transporte rodoviário deveria ser somente a ponta da logística, e não atravessar o país inteiro de caminhão, como acontece com boa parte das cargas no Brasil).
Verdade, eu vim pra Guiana Francesa buscar uma vida melhor e ainda tenho muitas esperanças da França anexar esse estado um dia para que eu possa voltar pra minha terra natal.
@@LucasRochaML vdd. Tal qual o piaui
@@LucasRochaML e aéreo tbm.
Fui o sétimo a colocar o gosto nesse vídeo. Muita força cota Rafael, directamente de Angola, Luanda, Cazenga.
Sou amapaense e me senti representado por este vídeo, expôs de forma clara e objetiva as mazelas do meu estado, a questão de o desenvolvimento do estado ser freado pela proteção ambiental, etc. Faltou mencionar as inúmeras hidrelétricas em operação no estado.
Faço um pedido de socorro para o restante do Brasil, na minha cidade Laranjal Jari estamos passando por muitas dificuldades financeiras devido à uma empresa que possui o monopólio das terras e da única empresa do Vale do Jari a Jari Celulose de propriedade do Paulista Sérgio Amoroso, trabalhadores estão trabalhando sem receber salários e a empresa está coagindo trabalhadores à não recorrer à justiça do trabalho, eu peço que essa denúncia chegue às autoridades federais e às mídias sociais e jornais para que possam solucionar os problemas trabalhistas na nossa região, antes que venhamos a sucumbir por necessidades básicas.
Acionam a Rede Record
Vão por a situação no Domingo Espetacular .
Rafael, eu gosto muito dos seus vídeos. Mas definitivamente confesso que esse se tornou o meu favorito. Impressionante como abordou todas as particularidades do Amapá, uma das Unidades Federativas brasileiras menos valorizado do país. É um estado incrível e rico, porém o êxodo dos amapaenses para outros estados brasileiros tem se tornado enorme e foi muito bem explicado o porquê. O Amapá está na minha lista de próximos destinos a ser visitado. Espero que também faça um vídeo nos mesmos moldes deste do Estado do Pará, o estado mais populoso e mais rico de toda a região Norte do Brasil.
O Pará é tenso de mais, chega a ser ridículo e triste, o estado é muito rico porém com uma população muito mais muito pobre, eu sendo um paraense fico muito triste vendo isso.
E eu sou uma amapaense que participei do "êxodo " pelos mesmos motivos do vídeo. Mas confesso que as riquezas naturais são surpreendentes, assim como a culinária.
@@SAVAGEツ São Paulo é rico com bastante pessoas pobres.
Digo e repito...Um dos melhores canais do RUclips Br.
Sempre indico pra meus amigos e conhecidos inteligentes.
Parabéns Rafael!
Parabéns brow, seu conteúdo é muito bom e muito importante. Não perco um vídeo
Concordo
Os Estados Unidos deram um salto de progresso quando implantou o sistema de rodovias interestadual. Isto melhoraria muito estas situações no Brasil.
Ora
Mas, com funciona no Brasil?
Acho que as rodovias federais são equivalentes
E tbm qdo criaram a maior aviação do mundo é ferrovias
E por isso que essas ONGs internacionais querem se meter no Brasil para evitar que o Brasil cresça e se desenvolver e muitos brasileiros vão nas ondas deles.
Muito legal cara, recomendo mais vídeos sobre os outros estados brasileiros.
Felicidade é ter vìdeos diários do Scapella, instrutivos e divertidos de assistir. Melhor do que novela ou futebol
Pois sim, um dia meus amigos brasileiros perguntaram em que estado eu gostaria de visitar, tirando os estados que ja conheco, eu respondi pra eles, que eu gostaria de conhecer o Amapa e o Acre, todos riram de mim como se eu falasse alguma coisa engracada, sei la...Eu respondi porque tanta burla, o fato que quero conhecer esses dois estados e porque realmente necessita de mais incentivo turisticao embora o estado nao tenha muitos recursos, alem do mais, gosto de historia e tenho interesse de conhecer o estado desconhecido de muitos. E lamentavel um estado que pode ter potencial para se desenvolver, mais enquanto existe politicos que so sugam a regiao em vez de trabalhar e ambientistas que dificulta ainda mais o desenvolvimento do estado, vai ficando assim, ate quando, so Deus sabe!
Você não irá se arrepender, tem muitas Cachoeiras, muitos lagos gigantes, uma lagoa literalmente azul e a maior fortaleza militar construída no Brasil pelos portugueses na época do descobrimento.
Vc vai odiar. E se entendiar
Quando vinher para esta expedição venha para o estado de roraima, acredito que vai curtir bastante.
"ambientalistas que dificultam ainda mais o desenvolvimento do estado".
Visão elitista, míope, sobre desenvolvimento.
É como se, ambos, desenvolvimento e preservação, não fossem compatíveis.
Pesquise sobre a lei de biodiversidade do Amapá, talvez você comece a entender um pouco sobre a relação de preservação com desenvolvimento (não a sua visão de desenvolvimento).
Sou acreano e moro em Roraima atualmente. São estados culturamente ricos e são muito, mas muito diferentes do que o que geralmente se fala...
Você poderia fazer um vídeo sobre ferroviárias brasileiras também.
No inverno pode chegar a 30h para fazer Macapa Oiapoque de onibus causa da estrada que é pessima. No verão, cuando o tempo e seco, são 7horas de viajem de hilux
A puma air linhas aereas fazia esse voo semanal mcp oiapoque em 2005 e a extinta cruzeiro do Sul tb voava esse trecho nos anos 30
O Brasil tinha quer ter mais atenção aos seus territórios, estados como Amazonas,Amapá,Acre,Rondônia e Roraima são muitos estratégicos
Os Estados deveriam ganhar independência, brasil está fadado ao fracasso
Com tantas leis de preservação é impossível isso.
O Acre, em sua história, já foi um "país". Galvez, o idealizador, tinha em mente um modelo europeu para o crescimento e desenvolvimento do território. O que fizeram? Prenderam o cara!
@@jonaw2008aí que ele entra em crise pq O MUNDO culpa totalmente a AMAZONIA pela mudança climática e assegura que proteja a todo custo, imagina se ganhasse independência, vai entrar em guerra
Moro em Macapá e posso dizer que é uma cidade muito tranquila de se viver. Que apesar das condições geográficas que faz a gente ser um estado considerado "isolado", mas o que afetou o desenvolvimento do nosso estado para o restante do país, foi a corrupção. Aqui os nossos políticos são ridículos, onde muitos deles favorecem algumas empresas que se acham "donas" da nossa cidade e que acabam dificultando a entrada de empresas com mais reconhecimento mundial e nacional, e também por não levar pra frente os planos de nos conectar de uma forma mais eficiente com o restante dos estados. Consequentemente tudo isso, acaba impactando diretamente na economia do estado. Apesar de todos esses problemas, eu sou muito grato e feliz de ser Amapaense!
Kkkkkkkk tranquila de se viver? Tu deve ser playboy pra falar isso
Menino de apartamento, só pode! E nem deve assistir ou ler as notícias locais. Macapá é uma das cidades mais violentas do Brasil. Quase todo dia tem confronto entre a polícia e os bandidos de facções, com mortes, é claro. Sem falar das quadrilhas que invadem casas, sequestram e roubam. E outras coisitas mais...
@@danmyen3842 sim, tranquilo. O estado em geral, não se resume na baixada violenta. Moro em baixada há 10 anos, e mesmo com o que acontece aqui dentro, o estado em si, continua um lugar tranquilo de se viver. Temos muitas áreas(naturais) pra descanso e diversão, diferente da maioria dos estados. Aqui, temos a opção de viver entre, ou fora da criminalidade, diferente de outros estados, onde a criminalidade tomou conta. Os bandidos daqui, não passam de pessoas burras e pau mandadas, que não tem respeito dentro do estado, diferente de outros estados, onde o criminoso é respeitado e manda na cidade. Sou muito feliz em morar aqui, mesmo não estando em classe alta, eu tenho uma natureza inteira ao meu dispor. Coisa que o dinheiro não pode comprar, é a felicidade do povo amapaense.
@@viniciussandim2854 vc está fora da realidade, esse Macapá que vc está falando não existe.
@@danmyen3842 um playboy teria bom senso. Aqui em teresina está tb super violenta e o povo ainda diz q é seguro sqn. Só pq e uma cidade não mto grande tbm.
O Amapá é o único estado que brigou numa guerra contra a França para pertencer ao Brasil.
Enquanto que São Paulo e outros Estado brigaram para não pertencer ao Brasil.
Amapá não mas o filho da puta do cabralzinho q veio encher o saco pra cá
No final , Amapá se fudeu
@@WilsonFarid-c8n realmente. Mas eu amo meu Amapá cada um com seus gosto então respeita nosso estado. Vocês se acham o nariz em pé mas , são mas lascado que nós então deixa nosso povo Amapaense em paz.
E na atualidade se arrependem amargamente.
Não sei se foi uma coisa boa pra nós amapaenses kkk mas nunca fui na Guiana pra ver a diferença
Sou pastor da Igreja Universal, sou de Goiânia-GO, mas fui enviado para o Amapá vai fazer 2 anos em Dezembro, de fato aqui tudo é diferente, já passei no Oiapoque, Santana, e Mazagão, infelizmente pelo acesso difícil as coisas são muito caras, mas é muito bacana aqui, estou gostando muito, já visitei o Saint George's na Guiana Francesa.
Sou Envangelista da Universal,e A minha cidade é muito abençoada Amem
É como eu escrevi em outro comentario. Com dinheiro facil e roubado atraves do engano é facil e bom viver em qualquer lugar. Te. Que ver a realidade com quem é honesto e tem que trabalhar para sobreviver.
Essa de$gr@ç@ de igreja está em todos os lugares. Se bobear, até nas aldeias se enfiaram pra tirar o ouro dos índios.
Quer dizer ,vc ê ladrão 😂😂😂😂😂😂
Enquanto o brasileiro não entender que essas ONGs não querem o crescimento dessas regiões, ficaremos repetindo esses mesmos problemas daqui a 30 anos.
Exatamente me parece que essas ONGs só querem é explorar eles vem com esse papo de preservação meio duvidoso
Essa ONGs tão acabando com Brasil eles não querem que o Brasil se desenvolva.
Essas ONG's só servem para preservar a riqueza para uma futura invasão estrangeira.
Um amapaense uma vez me falou o lado bom do Amapá: O de fora do estado, sério, nunca encontrei alguém com tanta raiva de morar por lá, pelo fato do único jeito de ser bem sucedido no estado é através de concurso público
Mas ele não estava muito errado, sou amapaense
E o único jeito é ser servidor público.
@@vitoriapaes Brasil tdo Piauí tbm aq
Realmente é verdade mas a culpa do estado está nas condições que se encontra é do próprio povo que vende seu voto por 100 reais e depois vem reclamar nas redes sociais
Sou amapaense concursada!
Mas isso reflete mesmo nosso Estado. Já foi um dia bom pra se morar aqui, mas a violência e a falta de emprego cresceu mt! Não se espera mt daqui pra frente! Tô saindo do meu Estado ,indo pra perto dos meus filhos que já foram daqui em busca de novas oportunidades! Isso me entristece mas é a realidade.
Estado pobre igual Maranhão e Alagoas.
E o melhor canal de toda história!
Passarinho sem asas não voa ! A Rodovia e a Ferrovia são os portais para o sucesso desse estado , e toda sorte de cidade isolada nesse imenso Brasil !
Aeroportos que prestem tbm no interior ne.
Verdade🤝🙏🇧🇷
Sou da Paraíba e tenho vontade de conhecer o Amapá. Um conhecido meu foi para o Amapá fazer um concurso público da justiça, ele postou fotos e vídeos da sua estadia lá, achei bem bacana os lugares turísticos como a fortaleza portuguesa e o marco da linha do Equador, além da culinária. Depois ele viajou pro Acre para fazer outro concurso público da justiça e passou no de lá e está esperando a nomeação. Eu não gostaria de morar nos estados do norte pois acho muito isolados e eu gosto muito do mar, das lindas praias de João Pessoa, mas visitaria com certeza os estados do norte do Brasil.
Seja bem vindo ao amapá, em qualquer estado do brasil tem problemas e o amapá não seria diferente mas aos poucos o estado vai progrendindo, o custo de vida não é alto
Olha, se você visitar os locais de banho que tem no Amapá. Cachoeira e Rios, você irá gostar também.
Aqui no Pará oq não falta é praia e rios
@@lucilenelobatoferreira4507 Sim, eu sei que tem praias no norte, inclusive praias de águas doce, mas não são como as lindas praias do nordeste. Eu gosto mesmo é de morar em João Pessoa. Mas irei sim conhecer o norte do Brasil pois amo meu país de norte a sul.
Haaaaa vc é concurseiro esquerdista. Por isso escreve tanta abobrinha nos comentarios. Seu tio vai ser mais um para roubar no estado do norte.
Você poderia fazer mais vídeo sobre os estados brasileiros que podem se tornar ricos no futuro
Sou de Macapá e amei video tenho muito amor por minha cidade aqui temos muita cultura segredos misterios e pessoas simples e bondosas🧡🧡🧡
E os políticos ambientalóides que emperram o crescimento do estado, não esqueça 😅
Eu sofri um acidente de avião perto de Cassipore no Amapá perto de um garimpo de ouro tinha um cemitério abandonado no meio da floresta só tinha nome de Francês nas Cruz ate trilhos de trem tinha lá nesse garimpo abandonado
Obrigado por fazer esse vídeo! Acompanho seus vídeos e fiquei muito feliz em ver um vídeo sobre meu estado!
Roraima a bem pouco tempo atrás tinha esses mesmos problemas do Amapá , e hj após troca de gestão dos políticos locais , o estado está decolando em velocidade muito alta , isso q Roraima também sofre com a logística péssima tá região Amazônica , balsas e BR 319 intransitável na maioria do ano .
Tenho amigos que investiram no Agronegócio no Amapá, e basicamente “foram expulsos “ de lá pelos políticos atuais e ONGs, hj estão em Roraima fazendo investimentos na casa dos milhões e aquecendo a economia local !!
Este vídeo é TUDO o que eu sei sobre o Amapá. Obrigado!
Mesmo vendo tanto esse estado no mapa eu nunca parei pra pesquisar seriamente sobre ele. No máximo só sobre a capital, população e coisas desse nível.
Rafa, faz um vídeo sobre o estado de Mato Grosso do Sul. Um estado em constante crescimento e com uma posição geográfica privilegiada.
Parabéns, é um verdadeiro documentário.
Sou do Amapá e fico agradecido que tenha falado desse entrave que são essas políticas ambientais para o desenvolvimento do estado.
Sim sim, vamo derrubar floresta e caçar índio para "desenvolver" o grandioso Amapá, sim claro.
@@itst3nsei pq não é a tua família que vive sem perspectiva de vida nessa merda de estado
@@felippemathias7012 e você acha que derrubando a floresta que mantém teu estado com chuva vai resolver algo? Vai é piorar a situação de todos lá, não estou falando q o Amapá não pode crescer, mas sim, que deve crescer SUSTENTAVELMENTE e não da forma horrenda que o vídeo apoia.
@@itst3nsei vc já veio aqui alguma vez? Se não, não entende a realidade
@@renatobrandaojr1962 não preciso ir pra ter certeza do que falo, pesquise sobre rios voadores.
Sempre nos passando o melhor,obrigado Rafael!🤗🙏
Mega feliz por você ter feito um vídeo da minha terra. Muito esclarecedor e interessante.😁😁😁
Amapá é tão negligenciado que quando aconteceu aquele apagão, galera preferiu discutir sobre liberalismo x comunismo
Mais um vídeo espetacular! parabéns
Sou amapaense.Infelizmente as circunstâncias econômicas me fizeram ter ido embora do meu estado.
Tá a onde agora Mano? Tá gostando de onde você está agora ?
@@samueliktx6582 deve ter ido pra santa catarina ou curitiba.
Seu canal e muito importante! Quem voçê votou no primeiro turno?
Rolitas
@@ComoSerUmaBoaPessoa 🤣🤣🤣🤣
Ele é Bolsonarista
O ensino do francês nas escolas públicas aqui no Amapá, é bastante difundido. Além disso há um importante centro de língua e cultura francesa mantida pelo governo do estado do Amapá. O Centro Danielle Miterrand. Qualquer pessoa pode realizar inscrição e aprender francês gratuitamente. Sou de Belém e aqui em Macapá senti a influência do ensino do francês, o que me incentivou a aprender a nova lingua.
Grande bosta
@@ruythesousa5131 educação zero. Sugiro que vc volte a estudar, faça uma reciclagem, isso lhe fará bem. Com certeza vc se tornará uma pessoa mais educada.
@@ruythesousa5131 Sua vida e sua familia que é grande bosta
Nossa, que interessante. Isso é um grande avanço 😊
A França preparando pra tomar o Amapá.
É inaceitável essa situação de isolamento do Amapá, não só desse estado mas de qualquer região do Brasil. Antes poderia parecer idiotisse, mas com essa guerra da Ucrânia acho muito real qualquer desejo e ameaças de outros países no território brasileiro.
Meu amigo se alguém quiser invadir o Brasil isso não muda nada
@Zhou verdade, a frança tem um desejo muito grande em incorporar o estado do Amapá a guiana francesa.
Além do Amapá ser um estado muito pobre, um Estado muito fácil para uma invasão estrangeira.
@Zhou Se Deus quiser vai ser invadido e anexado a outro país, a população daqui almeja por isso a mais de 70 anos.
Não fala merda . O Amapá é ligado aos grandes centros do Brasil por voos e transporte fluvial diario
@@moedas5019 da um Google e tu vai ver que o Amapá tem voos diários e barco pros grandes centros do Brasil sp Brasília e Belém
é muito difícil ir para Caiena...tendo em vista a exigência de visto rigoroso para evitar a visita de brasileiros lá...é o Estado mais pobre porém é o que mais tem milionário na região norte.
não dá pra entrar de forma ilegal e morar lá?
@@gargonsancteori Pelo que fiquei sabendo, até dá pra viver nas cidades fronteiriças onde a fiscalização é mais frouxa, agora em Caiena é bem arriscado, se for pego será deportado.
@@edneydenis7856 legal, assim fica mais fácil pra mim, obrigado amigo.
Faltou falar do trecho de 110km da BR-156 que liga Oiapoque a capital que não foi asfaltada. É considerada a obra mais antiga do Brasil
Parabéns pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo, como sempre 😁
Saudações de Macapá-AP 👍. Orgulho de ser amapaense.
Caramba ,pra vcs sair dai é difícil né? Eu não sabia que estrada de chãoé inexistente
achei muito legal e informativo o vídeo. e se vc fizer uma série de cada estado ?
O Brasil gigante , que pretende ser potência, precisa de políticas públicas que atendam a todas as regiões.
Eu vi o título e falei "só pode ser aqui no Amapá, porque Ô lugarzim longe da peste" e realmente era daqui que ele tava falando KKKK, confesso, me surpreendi.
Salve Rafa!, uma sugestão de vídeo meu parceiro... Vi que está mostrando mais do nosso país, o que é bem legal, pra mostrar e até mudar a visão pessimista de algumas pessoas. Você podia fazer um vídeo das maiores capitais do Brasil, mostrando a inovação, tecnologia e infraestrutura que temos! O que é muito avançado quando comparado a alguns países da África/América. Vi que gravou o vídeo do Brasil 2.0, mas foi mais focado em qualidade de vida pelo o que eu pude ver, poderia fazer algo mais focado em foco corporativo/financeiro/tecnológico entende ?
rapz ja da pra usar esse canal como referencia em algum artigo, so conteudo bem elaborado...top mesmo, cada video me mostrando que o que eu sei, e muito menos do que pensava que sabia...
Não sabia que no Amapá era assim. Pois as pessoas que conheci de lá, são muito prósperas economicamente. De Belém pra Macapá, tem voos bem rápidos.
Parabéns pelo vídeo, uma reportagem franca e sincera. Deus abençoe Amapá.
Tinha visto uma ponte sendo construída se não me engano no Amapá, esses Ambientalistas, prejudicam muito mais que ajudam, pois maioria são interesses obscuros
Esses ambientalistas são pagos pra ferrar o próprio país
Essa ponte fica no laranjal do jari e o amapá vai sair desse isolamento terrestre
@@sansm14 ESPERO Q SAIA SEM PRIVATIZAR O ESTADO, ASSIM COMPLICARIA MAIS AINDA.
Pior problema aqui não são os ambieentalistas, mas os políticos ladrões.
@@usuarioNordestino O certo seria privatizar tudo e tirar da mão do estado, se já entende que ele é ineficiente, por que insiste tanto?
sou do amapá. esse video ficou muito bom parabens pelo trabalho
Muito raro até no jornal falar do amapa
Excelente documentário
Valeu
Rafael, o problema ambiental é em todos os estados da Amazônia Legal. A gente vive ilhado no Amazonas também.
Não. Amazonas temmtos voos internos e transporte fluvial
Não se preocupe estados como Alagoas são lascados mesmo com BR cortando o Estado e levando a todo país. Grande parte das cargas de tudo passam por aqui e mesmo assim o Estado é lascado. Não é número de estradas é quantidade e qualidade do que você produz.
O norte deve, infelizmente, focar em preservação ambiental e infraestrutura urbana, uma cidade rodeada pela floresta mais bela do mundo deveria ser mais sustentável e tecnológica, mas o dinheiro some
Parabéns pelo vídeo, eu sempre cobrei os políticos por esta ponte, é inadmissível termos um estado isolado, espero que o Amapá consiga esta ponte e estradas para ligá-lo ao restante do país, além de melhores portos, aeroportos e infraestrutura em geral. Conheço Macapá e posso dizer que aquele estado é mesmo o estado mais pobre do Brasil.
questões ambientais impacta muito no desenvolvimento o Amapá e próximo da Europa e dos EUA era para ser desenvolvido
Mas mesmo próximo da região norte do continente e oeste da Europa. Aquela Anta do Pt ainda fez um porto em cuba com o dinheiro brasileiro.
E quando era perguntado porque cuba ao invés do Norte do país, ela disse "Porquê fica próximo dos estados unidos e Europa.
Sim, porém mais de 80% do território é composto por área de preservação ambiental. O Estado não tem como explorar, crescer.. Só ecoturismo não é o suficiente.
Mais um conteúdo excelente do Canal Rafael Scapella, sempre quis obter informações do Estado Brasileiro que faz divisa com Lacron's Land e o conteúdo vale a pena é bastante completo.
Infelizmente os entraves do Direito Administrativo levam o Brasil ao buraco e facilitam os meios de corrupção, razões pela qual, o Amapá continuará passando por problemas de desenvolvimento.
O Brasil tdo é assim. E o Amapá não é isolado. Sai da bolha!
Esse isolamento só mostra que o território brasileiro ainda corre risco...
De que?
Ele está falando de um movimento separatista
No mesmo molde da Rússia tomando território da Ucrânia, só que na versão Francesa.
Se Deus quiser a frança vai nos anexar
@@Ottawa7099 aí viramos a Guiana francesa por completo
Muito bom o vídeo 👍
A própria Guiana, obviamente não está ligada por via terrestre com o restante da França, no entanto não corre risco de ser isolada daquele país. A falta de ligação terrestre do Amapá com o restante do país pode ser facilmente compensada por investimentos nacionais naquela região, na mineração, extrativismo sustentável da floresta, investimentos na área social e melhor infraestrutura aérea e marítima. Depende de vontade política.
Sou do Amapá/Macapá. Sobre a água da caesa é igual uma lama. É 3h de água depois só no outro dia ou têm vez q n vem. Sorte que aqui em casa tem poço.
Fala Rafael, seu contúdo é top, mas se liga na pronúncia do estado de Roraima, acredito que vc tenha falado errado, e o pessoal de lá fica bem bravo com issokkk Abraço!
Conteúdo excelente Rafael.
Não perco seus vídeos por nada.
Parabéns sucesso sempre!!!
Rafael, vc poderia fazer um vídeo sobre alguns estados brasileiros q estão dando muito certo, fazendo políticos como mais liberdade,etc como santa Catarina?
Amo seus videos!!!
E meu canal favorito!
Parabéns pelo trabalho
Boa noite Rafa, obrigado pelo seu trabalho, você poderia recomendar cursos para o mercado de programadores? Bons sites de busca de emprego, melhores países com infraestrutura para trabalhar, descontos em folha de pagamento
Muito obrigado vídeo superlegal
Mesmo com todos os problemas o amapá ainda é muito mais rico que alguns estados do nordeste em recursos naturais
Obrigada eu gostei muito deste vídeo faz tempo que procuro vídeos sobre o Amapá.
Da pra crescer sem desmatar tudo, o estado tem um ótimo potencial turistico e comercial pela sua localização, só necessita de investimento público pra fazer isso acontecer
Vc pelo visto não entendeu nada do vídeo.
Tem uma ponte que está sendo construída que vai ligar o amapá ao município de monte dourado no pará
Faz um vídeo do Alagoas, um estado no nordeste que é dominado e destruído pelos Calheiros, recentemente houve um escândalo, com o Paulo Dantas (candidato dos Calheiros) ser afastado do cargo de governador interino por corrupção.
Se ele fizer o Renan vai persegui-lo
Sou de Maceió capital de Alagoas.
Formosa Alagoas.
Maldita seja essa família 🤮
Vocês tem os políticos que merecem.
Boa tarde. Moro aq no Amapá, gostei do vídeo. Aq é longe de tudo msm, porém mais próximo dos EUA, Europa e Caribe. Abcs
Eu assisti o vídeo e me senti triste, sou da Paraíba mas sou brasileiro e ver nossos irmãos conterrâneos desse país continental passar por situação tão difícil é vergonhoso. Temos que conhecer a fundo o Brasil em sua totalidade deixando o preconceito de lado! Amapá, Rondônia, Roraima e Acre para muitos, tolos, nem são parte do Brasil!
Só uma ressalva, Oiapoque deixou de ser o município brasileiro mais ao norte do Brasil, desde 1995, Uiramutã no Estado de Roraima tomou essa posição.
Vc foi na raiz do problema,não vejo uma solução para Estado do Amapá. Acredito, que o melhor seria investir no transporte marítimo de qualidade. Agora uma obra com duração de 20 aos. Vergonhoso!O Brasil não é para amadores.👍
Aereo
@@alcideslages8326 Tbm
Muito bom. Gostei de ter um vídeo sobre o meu estado.
O que mais choca e não revolta a maioria dos nordestinos é saber que em geral 70% do PIB destes estados vem dos políticos.
Gente POLITICO NÃO DA DINHEIRO PRA NINGUEM.
Político apenas pode abrir ou fechar portas para você trabalhar.
Infelizmente se a contagem do PIB não levasse em consideração os salários e vendas de politicos o PIB deste estado apresentado seria ridículo como todo o Nordeste.
Estados promissores, lindos com um povo que quer trabalhar, mas não se preocupa em quem votar.
Está na hora do nordeste se levantar contra políticos que minam a chance desta região ser a melhor do Brasil.
algumas empresas cogitaram abrir suas filiais em algumas cidades no Nordeste porem a infraestrutura precária e a falta de comprometimento fiscal dos seus governantes foram decisivos para não irem.
Chegou um tempo que no ciclo de amizades estavam circulando que queriam fazer do Nordeste a Maimi Brasileira.
Potencial tem de sobra, falta a sociedade de lá querer né.
Abraços.
Este vídeo fala de um estado da região amazônica e não do nordeste, certo
Certo e tu não acha que o Brasil tdo é uma merdatb?
O Amapá fica no Norte, seu demente
Sempre pretencioso na narração dos vídeos...
O ecoterrorismo acabando com a vida dos brasileiros.
Muito bom! Obrigado por falar de nosso Amapá!
Amapá também é conhecido como a Guiana portuguesa
Interessante!
Não sabia disso.👍👍👍👏👏👏
O seu canal é fantástico. Lúcido didático e talvez esperançoso.
Mto didático sqn
Muito legal o vídeo 👏👏. Valeu o vídeo mostrando o Amapá!
A historia do estado do amapa e muito interessante
Se você olhar bem para o mapa do Maranhão, é quase uma ilha, também. É separado do Pará, pelo Rio Gurupi, é separado do Piauí, pelo Rio Parnaíba, é separado do Tocantins, pelo Rio Tocantins. Quase uma Ilha.
Para quem não é do norte adora a preservação de mato , só que estão preservando míseria e de um tempo para cá está ploriferando tráfico de drogas e prostituição principalmente de gente pequena não anão.
Quem são essas pessoas pequenas, não anão?
@@pedromarinheirojr.3964 menores de idade, man
@@edvandro76 ha entendi. 👍🏼
Qual a relação da preservação das matas com o crescimento do trafico de drogas no amapá?🤔
@@nortenaoecomm7535 preservação impede atividades econômicas legais e tráfico se torna muito atrativo pois da alto retorno apesar do risco.
Sou do Amapá, eu gostei que você falou do meu estado, ele é esquecido.
Essas pautas ambientais em muitos casos representam atrasos no desenvolvimento e geração de renda deixando o povo sem saída.
o povo tem que invadir cada canto também ne. o Amapá devia ser era fechado e transformado em reserva ambiental e a população ser toda transferida pro Pará.
@@azul2647 aí vai virar uma Rondônia da vida. Toda desmatada, mandando toooda a riqueza pra fora, e as cidades uns lixos. Porto velho uma cidade imunda totalmente jogada as traça, sem saneamento, sem infra estrutura. Tem bairros da capital que as ruas sao intransitáveis, buraco, esgoto, lama, mato. A saúde um lixo. Se vc precisar de um exame de urgência no Sus vc morre. Mas o governo daqui faz a maior propaganda de que o estado é um dos mais ricos do país, investimentos, agro negócio, energia elétrica. A população daqui abandonada vê nada disso. É dá-lhe garimpo, dá-lhe desmatamento, dá-lhe queimada. Uma vergonha. Não desejo esse futuro triste pro Amapá.
@@azul2647 estamos jogados à própria sorte infelizmente...
@@azul2647 eu luto por mim apenas. O estado está entregue nas mãos de corruptos e não há um que se salve dos que tão lá. O Brasil foi com Deus...
Canal topissimo!
é triste a situação do Amapá as políticas ambientais diminuem e muito o potencial de crescimento do Brasil isso é um fato infelizmente na minha opinião deve se ter moderação para tudo mais nesse caso eu não vejo, tudo isso por interesses exteriores, ongs bancadas por bancos e empresas /magnatas de fora na teoria tudo é muito lindo, a preocupação com a natureza mas a realidade é outra.
esqueci de citar os nossos próprios políticos sanguessugas
Alagoas tem a BR mais importante passando no meio e continua na miséria, ou seja, não é Br que vai fazer esse povo ficar rico.
@@azul2647 A questão é que Brasil tá competindo contra Brasil, pelo menos é assim que eu vejo. Todo investimento de séculos vai para as mesmas regiões e foda-se o resto.
@@azul2647 O investimento de infraestrutura é secular, não importa se hoje tá melhor, falta estrada, falta ferroviária, falta cidades preparadas, falta pessoal qualificado e falta cultura para saber o que produzir.
@@silva7206 vdd aí é o povo brasileiro de porto alegre a boa vista que tem que mudar
Esse vídeo me fez ter ainda mais credibilidade nas tuas análises. Como amapaense estou surpreso pelo olhar clínico que destes, foi extremamente preciso, pessoas que moram nesse estado não fariam melhor