Salve professor! Psicanálise é ciência? Ou não se encaixa como ciência? Você vê esses vídeos de canais de cientistas que dizem que psicanálise não se encaixa no método científico? (Daniel Gontijo por ex)
Em geral esses defensores ferrenhos da ilegitimidade psicanalítica como ciência nem sequer entendem o próprio método científico, quanto mais as peculiaridades do método freudiano. A questão é, a psicanálise desenvolve-se a partir da observação e experimentação direta de casos clínicos (tudo isto é explicitamente presente no método científico), as bases do método de Freud surgem de sua iniciação médica, o mesmo estudara histologia na juventude, foi admitido no instituto de fisiologia de Viena e um dos pioneiros na descoberta do neurônio e de seu funcionamento no aparelho cerebral, tornando-se um preparado neurologista e eminente psiquiatra sob a autoridade do professor Meynert, personagem importante para a Viena da época. Com toda esta bagagem científica, e com a atual comprovação clínica da eficácia do método psicanalítico na vida de inúmeros indivíduos tratados acusar este método psicoterapêutico de não-científico não parece passar de pura mesquinhez. A psicologia é necessariamente uma área da investigação científica que a princípio exige muita especulação, as questões subjetivas abrem um leque interpretativo com tantas nuances que pode facilmente e necessariamente adqurir um caráter metapsicológico, o que certamente ofende o dogma positivista de alguns cientificistas mundo a fora.
Salve professor! Psicanálise é ciência? Ou não se encaixa como ciência? Você vê esses vídeos de canais de cientistas que dizem que psicanálise não se encaixa no método científico? (Daniel Gontijo por ex)
Em geral esses defensores ferrenhos da ilegitimidade psicanalítica como ciência nem sequer entendem o próprio método científico, quanto mais as peculiaridades do método freudiano.
A questão é, a psicanálise desenvolve-se a partir da observação e experimentação direta de casos clínicos (tudo isto é explicitamente presente no método científico), as bases do método de Freud surgem de sua iniciação médica, o mesmo estudara histologia na juventude, foi admitido no instituto de fisiologia de Viena e um dos pioneiros na descoberta do neurônio e de seu funcionamento no aparelho cerebral, tornando-se um preparado neurologista e eminente psiquiatra sob a autoridade do professor Meynert, personagem importante para a Viena da época. Com toda esta bagagem científica, e com a atual comprovação clínica da eficácia do método psicanalítico na vida de inúmeros indivíduos tratados acusar este método psicoterapêutico de não-científico não parece passar de pura mesquinhez. A psicologia é necessariamente uma área da investigação científica que a princípio exige muita especulação, as questões subjetivas abrem um leque interpretativo com tantas nuances que pode facilmente e necessariamente adqurir um caráter metapsicológico, o que certamente ofende o dogma positivista de alguns cientificistas mundo a fora.