Perversão 1 - Psicanálise 32 - Conceitos em Freud
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- O objetivo destes curtos vídeos sobre os conceitos freudianos na teoria psicanalítica é servir de material de apoio ao estudo para os alunos de graduação da universidade em que leciono. Nesse vídeo trato de um aspecto da noção de perversão em psicanálise: a questão da sexualidade infantil perversa polimorfa.
Aprendi no curso de psicanálise essa relação sexual e gostei muito assimilei na minha vida contidiana e nunca mais esqueci. Esse vídeo ficou fantástico 👏👏👏
De todos os canais que abordam a psicanálise como tema central esse é o mais completo. Parabéns!
Ddďdßďďďďsďdďsss
Com certeza! Ajuda demais na complementação das leituras pois são temas complexissimos.
Quanto aprendizado está questão anal mexe muito comigo vivo um dilema constante com meu filho na questão desta fase anal. Porém ele é adulto devido a um AVC... Que afetou a parte do cérebro area do comportamento. Já tem 10 anos e seis meses,o aprendizado da psicanálise vem me evoluindo muito a ensinar ao meu filho se conectar com sua nova realidade da vida. E ao longo do tempo ele vem se ressocializado e se controlado melhor suas emoções, desejos.
Gratidão professor por esse vídeo.
Tenho 16 anos e sou completamente apaixonada por psicanálise! Obrigada por esse video!
lamento
Parabéns, poucos jovens tem interesse em coisas tão importantes como a psicanálise. Você está no caminho certo.
Professor de psicanálise mais didático e menos afetado, parabéns!!
Obrigado!
Professor Hélio é sempre uma referência para uma fala sóbria, direta e abrangente.
Impressionado que tantos profissionais da área PSI ainda estejam estacionados nesse lugar de "primado da genitalidade".
PROFESSOR HÉLIO ,PARABENSSS!!!!!TU SABE DEMAIIIIISSSS .EXPLICA COM CLAREZA E FIRMEZA. Você merece sreserconhecido.maravilhoso. continue assim.🙏🙏
Muito obrigada Prof. Dr. Hélio, desde a graduação na PUC aprendo muito com você.
Oi Sueli, obrigado. Disponha.
Excelente professor! Obrigada pelo compartilhamento de conhecimentos.
Professor vc brilha em suas aulas !
Maravilhoso vídeo, me elucidou bastante. Grata pelo conteúdo!!
Melhor canal de psicanálise.
Explica porque sabe. Professor top.
Obrigado.
Obrigada professor, é muito gratificante te ouvir!
Muito obrigada por essa aula. Excelente vídeo.
Algo complexo é apresentado de uma maneira clara de forma a podermos usá-la inclusive no entendimento e compreensão de pacientes, não apenas no entendimento teórico
Obrigado!
Professor, excelente abordagem! Grato por dividir o conhecimento.
Valeu professor, mais uma bela aula.
Muito instrutivas as aulas.
Muito obrigado pelo conteúdo compartilhado. Deus abençoe
Obrigado. Disponha.
Gratidão, gostei muito!!!!
Obrigada! Excelente explicação
Amando seu canal!!!! 😁😁 Obg pelo conteúdo
Que aula maravilhosa!!
Agradeço imensamente pelo vídeo!!!
Obrigado, muito claro e didático.
Obrigado. Disponha.
Muito bom!! Obrigado professor!
Perfeito suas contribuições 👍
Obrigado!
ótimo esses videos !!!
Excelente profissional
Ótimo professor!!!!
Amo seus vídeos !
Obrigado!
Olá! Sobre esse vídeo, me veio um questionamento: QUEM TEM ALGUM FUNDAMENTO DE PERVERSIDADE, como um exibicionista, estando não praticando o exibicionismo por conta de terapia, PODE ATUAR COMO PSICANALISTA? Pode conduzir uma terapia?
muito boa explicação, obrigado.
Disponha!
Muito bacana !
A indiferença a dor do outro porque não me afeta, pode ser considerado sadismo?
Olá José Bezerra. No sadismo a dor do outro é importante para quem produz o sofrimento. Indiferença não é sadismo. Abraço.
❤❤❤ Guarulhos SP 2023 estudante de psicologia 😊
Excelente, professor! Amo seus vídeos!
perfeito!
Professor, bom dia! Por gentileza, quando divulgar o segundo vídeo sobre perversão seria possível avisar-me. Grato!
Oi Adelmo, para ser avisado acho que é melhor ativar o sininho na sua inscrição. O próprio RUclips avisa quando eu postar. Abraços.
Amei o vídeo ❤ Você teria algum curso de Psicanálise para me indicar?
Quando um homem pede a sua namorada que transe com outro na frente dele, poderia ser considerado voyeurismo? Caso não seja voyeurismo, é considerado perversão? Excelente explicação! Obrigada!
Oi Tati2638, do ponto de vista de desvio da função reprodutiva da sexualidade, como dito no vídeo, todo prazer sexual é uma perversão. Numa situação como a que você citou, o prazer em olhar está evidente. Se este prazer é suficiente para quem olha, dispensando outros prazeres ligados ao encontro sexual, então, em termos freudianos, poderíamos dizer que isso se encaixa no voyeurismo. Mas devemos sempre lembrar que as fantasias sexuais geralmente não se reduzem à satisfação de apenas uma pulsão parcial. Nesse sentido, a fantasia sexual que você citou provavelmente envolve também outros aspectos da fantasia de quem demanda isso. O vídeo 2 da perversão, sobre voyeurismo e exibicionismo, pode ajudar a entender um pouco mais. Abraços.
Hélio Miranda Jr professor, obrigada pela generosidade em partilhar seu conhecimento conosco e pela explicação muito didática e clara. Vou assistir agora mesmo ao outro vídeo. Um abraço.
Show
Obrigado.
Legal.
Eu só estou tentando entender porque meu namorado só consegue chegar ao orgasmo quando eu domino ou controlo o sexo. Ele me disse uma vez que gosta de se sentir usado por mulheres. Queria entender qual o fundamento dessa perversão dele. O que pode ter acontecido na sua infância para ele se sentir assim.
Ganhou um novo inscrito
20:45 a 20:50 ... Eu quero essa elaboração, onde eu encontro?
Olá Gisele, esta expressão freudiana, a neurose como negativo da perversão, encontra-se num texto fundamental de Freud chamado "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade", de 1905. Creio que você o encontra na internet disponível, além da coleção de Freud. Abraços.
@ Muito obrigada 😊
Hélio. Então as estruturas elas são formadas TB com essa fase psicossexuais ( oral, anal...). Não consigo compreender isso.
Oi Sheila, é melhor pensar as estruturas a partir dos mecanismos que Freud citou para lidar com a castração simbólica (recalque, rejeição e recusa). As "fases" compõem a história de cada sujeito, mas não são determinantes para as estruturas, exceto talvez pelo estágio fálico, este sim relacionado diretamente à questão da castração. Mesmo assim, é melhor articular as estruturas com os mecanismos que citei acima (lembrando que Freud não falou em estruturas, isso é de Lacan).
@ Muito obrigada por sua paciência em me explicar. A psicanálise ainda é um questionamento, mas tenho buscado compreensão. Mais uma vez obrigada e parabéns pelo trabalho. Adoro seus vídeos.
Conheço uma pessoa que é fissurada por uma paixão antiga não correspondida, inconformada tenta a todo custo conquistar a pessoa.segundo a mesma diz q não é nada afetivo e sim uma vontade de se satisfazer, acho que isso é psicopatia coisa de maniaco fico preocupado com essa pessoa não é má. Talvez prescise de ajuda profissional!
Olá Djalminha, talvez a pessoa precise mesmo. O término de relações amorosas são quase insuportáveis para algumas pessoas. Os motivos podem ser muitos. De qualquer forma, é melhor buscar outras alternativas - incluindo se tratar - ao invés de seguir tentando recuperar um amor que acabou ou ter a posse de alguém que já se foi.
@ 👏👏👏👏
Procurei na Internet sobre os ditos culckold, homens que gostam de ver suas mulheres com outros homens e desejam as vezes participar e até tomar o gozo do outro homem em sua parceira. O que seria isso? Parafilia ou homoxessualidade reprimida que se satisfaz projetando em sua parceira seu desejo de ter homens e tem que ser bem dotados...não achei nada específico, só psicólogos legalizando isso até como saudável e normal.
Wwwwwwq