LITÚRGICA DIÁRIA! SEXTA 17/01/2025 A Fé que Remove Barreiras!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 фев 2025
  • OLÁ SEJA BEM VINDO AO NOSSO LITURGIA DIÁRIA!
    Cor Litúrgica: Branco
    Santo Antão, abade, Memória
    Sexta-feira 17 DE JANEIRO DE 2025
    PRIMEIRA LEITURA
    Leitura da Carta aos Hebreus
    Irmãos, tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. Também nós, como eles, recebemos uma Boa-Nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: "Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso". Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: "E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras", e ainda novamente: "Não entrarão no meu repouso". Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.
    Palavra do Senhor.
    Graças a Deus.
    SALMO RESPONSÓRIO
    - Não vos esqueçais das obras do Senhor!
    - Não vos esqueçais das obras do Senhor!
    - Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: As grandezas do Senhor e seu poder.
    - Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos.
    - Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.
    - Não vos esqueçais das obras do Senhor!
    - Não vos esqueçais das obras do Senhor!
    EVANGELHO
    - Aleluia, Aleluia, Aleluia.
    - Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia.
    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
    - Glória a vós, Senhor.
    Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados". Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: "Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus". Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: "Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!" O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: "Nunca vimos uma coisa assim".
    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.
    HOMILIA DIÁRIA
    A Fé que Remove Barreiras!
    Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos traz uma das passagens mais belas e inspiradoras da vida de Jesus. O tema de nossa reflexão é: "A Fé que Remove Barreiras".
    Jesus está em Cafarnaum, numa casa tão lotada que não há espaço sequer na porta. A fama de seu poder e sabedoria atrai multidões. Em meio a essa cena, somos apresentados a quatro homens que carregam um paralítico. Eles estão determinados a levá-lo até Jesus, mas encontram um obstáculo: a multidão.
    Diante da dificuldade, esses homens não desistem. Com criatividade e fé, eles abrem o teto da casa e descem o paralítico até Jesus. Esse gesto extraordinário nos ensina que a verdadeira fé não se deixa vencer pelas barreiras. Quando confiamos em Deus, buscamos caminhos, mesmo que sejam inusitados, para chegar até Ele.
    Ao ver a fé desses homens, Jesus diz ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados." Este é um momento surpreendente. Antes de curar fisicamente, Jesus oferece a cura espiritual. Ele sabe que a paralisia mais profunda daquele homem não está no corpo, mas na alma. Isso nos lembra que a obra de Jesus em nossa vida começa de dentro para fora. Ele deseja nos libertar do pecado, das culpas e dos pesos que nos paralisam espiritualmente.
    Os mestres da Lei, presentes na cena, questionam em seus corações: "Quem é este que perdoa pecados? Isso é blasfêmia!.
    Bênção Final:
    Que o Senhor nos conceda uma fé viva, criativa e perseverante, que nos leve a superar os obstáculos e a aproximar-nos de Cristo. Que sejamos instrumentos de seu amor e misericórdia na vida dos outros. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Комментарии •