É incrível. Fui oficial de infantaria e estudioso do tema. Mas o Júlio sempre me surpreende com a qualidade e profundidade de suas apresentações. Incrível
Meu nome é Marco Valerio, e fui cabo da artilharia, da seção de central de tiro, da bateria de comando, do 3°GAC AP, REGIMENTO MALLET, localizado em Santa Maria - RS. ADOREI ESTE VIDEO. PARABÉNS!!! FOI MUITO BEM EXPLICADO!!! UM ABRAÇO! " ELES QUE VENHAM, POR AQUI NÃO PASSARÃO"
Tem um senhor de uns 90 anos que mora no Parque Eldorado em Eldorado do Sul e que viveu a Segunda Guerra na Alemanha. Seria muito interessante tu entrevistar ele.
Artilharia é dividida em Artilharia de campanha, costa e anti aerea, qu epor sua vez são dividida em fixa (de ponto), rebocada ou auto propulsada, que também são divididas em de tubos ou foguetes e também de curto medio ou longo alcance
Meu trisavô, pai de minha avó paterna, foi pracinha, porém foi chamado numa segunda listagem e nem chegou a lutar, quando estava pra chegar na Europa, a Alemanha infelizmente perdeu a guerra... Ficou um tempo na Itália depois regressou ao Brasil...
Mais uma excelente aula! Técnica, clara e objetiva. Obrigado Júlio e Equipe Sala de Guerra! Hoje (domingo - 14/04/2024) faz 79 anos da Batalha de Montese. Nossos valentes Pracinhas conquistaram a cidade e as colinas de Montese, após 4 dias de intensa batalha contra os alemães. Infelizmente, custou a vida de mais de 30 bravos Expedicionários brasileiros. Que suas memórias sejam honradas!
Eu sempre considerei uma excelente matéria sobre a atuação da Sala de Guerra onde os esclarecimentos sobre a linha histórica sobre os combates ao longo da História no planeta terra.
Os ingleses haviam comprado tratores americanos Caterpillar, o sistema de lagartas estava ali, disponível para ser "envelopado", pronto, surgiu o tanque.
Na Wehrmacht não possuíam apenas os Sturmgeschütze como artilharia, mas também tinham os Panzerartillerie, ou Panzerhaubitze, que seria um canhão de artilharia acoplado em uma chassi. O modelo do chassi era do tipo Pzkpfw II e o outro do tipo Pzkpfw III/IV. Foi criado a partir de 1942/43, e teve uma certa vantagem de transportar o canhão de artilharia mais facilmente do que ser rebocado. No entanto, uma das desvantagens era que o chassi era aberto e tinha pouca blindagem nas laterais e traseiras, e que podia ser facilmente destruída por fogo de artilharia inimiga ou ser atacado pela infantaria. Eles também não tiveram uma alta produção. Por exemplo, o Panzerhaubitze Wespe, acoplado com 10.5 cm leFH 18, teve uma produção de 518 tanques em 1943, e 144 em 1944.
8 месяцев назад+7
Muito bom, Júlio. Aproveitando o "gancho" envolvendo as artilharias, posso mencionar que seria interessante de explorar mais sobre o assunto? Como por exemplo, o desenvolvimento do fusível de proximidade (em 1940/1941)*, o seu foco inicial na artilharia antiaérea contra os pilotos kamikazes (no teatro de operações do Pacífico), e posterior liberação no uso na artilharia de campo (e seu primeiro uso no final de 1944, como no caso da batalha de Elsenborn Ridge, na Floresta das Ardenas)? * Em contraste com o sistema antiaéreo anterior, de fusíveis barométricos, que eram bem menos precisos e necessitavam de ajustes constantes para acertar os alvos aéreos. E no uso da técnica de "Time-On-Target" (TOT) para saturação de tiro de artilharia em um alvo. Poderia até citar o sistema AMOS (Advanced Mortar System), que possui um computador para realizar um ataque TOT automatizado, e o morteiro STRIX de precisão (desenvolvido pela Bofors), entre vários outras munições de precisão disponíveis (PGM - Precision Guided Munition). Vá que de repente sejam interessantes para o teu público conhecer.
Recomendo pra quem quer entender como funciona a artilharia no campo de batalha assistir o filme OS BRAVOS MORREM DE PÉ. Ele é P&B antigo acho que de 1959 mas é um filme muito bom. Comprei o DVD nas Amercinas mas talvez tenha no Yotube ou algum Streaming.
Os Sturmtiger na Segunda Guerra Mundial eram muito eficientes em atacar fortificações cercadas e "intransponíveis". Pelo seu projétil gigante e com alto poder de destruição. O problema era a lentidão de levá-lo até o local, a tripulação envolvida, o alto tempo entre cada disparo e a "fumaça" que o disparo emitia indicava o ponto exato onde ele estava. Então ele era um alvo fácil de ser atacado por via aérea ou mesmo por artilharia. Foram feito poucos e descontinuados, pois o conceito de guerra móvel não permitia esse "luxo".
Excelente vídeo. Bastante didático e bem ilustrado, mas gostaria de destacar alguns pontos que poderiam ter sido melhor abordados: - Em referência às AAPs alemãs da 2ºGM, embora os diversos Sturmgeschütz sejam representantes famosos, os alemães também contavam com outras AAPs bem conhecidas, variando em função tanto para fogo indireto como direto, como os diversos jagdpanzers, panzerjägers, panzerwerfer 42 e obuseiros auto-propulsados dedicados, como os famosos Wespe e Hummel. - Acredito que haja um equívoco na sua abordagem da "questão doutrinária" dos caça-tanques americanos. Apesar do nome, é um equívoco considerar que a doutrina instruía que "tanques só ajudam infantaria enquanto CTs só destroem tanques". De fato, se analisarmos o maquinário utilizado, os primeiros CTs americanos usavam canhões muito inferiores, como o 37mm M3, e os canhões de 3 polegadas do M10 e o 76mm do M18, mais tarde na guerra, eram basicamente idênticos em poder de fogo aos 76mm montados nos Sherman após o programa E6. A diferença doutrinária era que os caça-tanques americanos, como grupo militar, eram reservados a funções defensivas, servindo como força de resposta rápida em casos nos quais unidades inimigas conseguissem penetrar as linhas aliadas e, portanto, agiam especificamente em contra-ataques. Devido ao constante avanço aliado, a força de CTs se tornaram redundantes, pois não haviam avanços inimigos que justificassem manter uma força blindada exclusivamente para contra-ataques na retaguarda e, com isso, os CTs passaram a assumir funções secundárias, como patrulha e caça (nos modelos novos, como o M18) e fogo indireto (no caso dos M10). Por isso, pelo menos no que tange os norte-americanos, a questão doutrinária dos CTs é de serem uma força defensiva ficando obsoleta devido à serem utilizados numa campanha de avanços constantes. - Um último ponto, que serve mais como um adendo ao anterior, vale citar que não foi apenas o surgimento dos MBTs que defasaram os caça-tanques, mas também a criação de novas doutrinas e tecnologias, como o míssil AT e o helicóptero. Vale também citar que tais veículos ainda existem, mas com diferentes classificações, alcunhas e funcionalidades. Por exemplo, viaturas transportadoras de mísseis AT, como os Humvee TOW e os próprios helicópteros de ataque, capazes de responder a ataques inimigos em massa em uma questão de minutos, atingindo-os de um alcance muito superior ao fogo de retorno. Minha análise é amadora e feita com os poucos conhecimentos que consegui de seminários, falas de especialistas e pesquisas na internet, então essas informações em nenhum momento são colocadas para descreditar o seu vídeo, mas apenas para somar informações úteis à ele. 👍
Só uma pequena correção: os canhões não eram forjados, e sim fundidos. Na forjaria as peças são marteladas, muitas vezes sob calor, até adquirir a forma desejada. Enquanto na fundição o metal é derretido e despejados em moldes.
@@patricioferreira5495 Numa área de fundição, onde já trabalhei, existe um profissional cuja função é denominada moldador. Ele cria os moldes em areia, através de modelos em madeira ou metal. Quando os moldes ficam prontos eles recebem a corrida da liga metálica correspondente, ou seja, o metal líquido é despejado no molde atrás do funil em sua parte mais alta. Depois que o metal esfria ele é "desmoldado" e a peça que emerge é uma peça resultante da fusão do metal, é e chamada de peça "fundida". Não sou engenheiro metalúrgico, mas como disse, trabalhei em fundição e é assim que o processo de desenrola de forma geral, e é assim a nomenclatura, a não ser que tenha mudado.
Fugindo um pouco do tema do vídeo, hj ouvi uma história sobre dois irmãos brasileiros descendentes de alemães, em que um deles foi p Alemanha para tratamento médico e la ficou retido, sendo enviado para a batalha pela Alemanha, não sendo mais visto, e o outro ficou no Brasil e foi voluntário pela FEB. De repente so vc Júlio pudesse fazer um vídeo sobre esse tema...
Para quem tiver interesse fiz um vídeo sobre o treinamento do Hamas e os bastidores do pior ataque a Israel em 7 de outubro O Canal se chama "Perto de Gaza" obrigado
Fantástica aula Julio, descobri uma cidadezinha no interior do RS, onde vive um ex combatente da FEB, o sr Negri, como entro em contato com vc, precisamos ir até la, pois ele cometou 100 anos, nao sabemos se fica por muito tempo....grande abraço
Vale lembrar que Napoleão era oriundo da arma de artilharia e era apelidado de "o cabo" por auxiliar diretamente os soldados na operação de uma peça. Foi o primeiro general na era da pólvora a se sujar com a fuligem dos canhões. Foi general de exército com 28 anos e comandava 50 mil homens. GÊNIO!
Boa tarde Júlio, Acompanho o grupo a bastante tempo e gosto dos temas. A maior base dos exércitos é a Infantaria os espartanos já faziam inclusive com a proteção ou cobertura. Posteriormente veio a cavalaria.
Existe a Artilharia rebocada e Artilharia autopropulsada . Artilharia rebocada o obuseiro rebocado por um caminhão e leva mais tempo para entra posição ( disparar ) e sair de posição ( rebocar o obuseiro ) Artilharia autopropulsada o obuseiro faz parte do chassi do veículo e a entrada em posição é saída de posição são muito mais rápidas. Quanto menor o tempo que tu leva para entra e sair de posição maior são as tuas chances de sobrevivência
Eu servi num GAC e nessa época foi repassada a informação que 70% das baixas durante um combate era causada pela Artilharia.. O último argumento do Rei .
Tanque é da cavalaria, tem outra função, bem distinta da artilharia: tanque serve como elemento de choque pra ir à frente e abrir buracos na linha defensiva inimiga.
Oi tudo bem , estou com uma duvida, como identifico a unidade de um soldado da ss? Exemplo: como vou saber se ele é das SS Hitlerjunged ou da SS Totenkopf?
Mestre, desculpe discordar, auto rebocado se refere a um reboque próprio da guarnição, que pode ser cavalo sim, caminhão, um kettenkrad ou outro meio auxiliar. Autopropulsado quer dizer que a peça de artilharia não precisa de transporte auxiliar.
bom, minha resposta à essa pergunta foi simplinha e, como alertei, não especializada. Ao menos sou xará do cara que revolucionou a artilharia auto propulsada na Europa né😊
@@DaviMontagneri ele chegou a mostrar um sistema de artilharia autopropulsado alemão (um Marder I, aos 07:52). Mas imagino que se ele fosse citar as diversas peças de artilharia (desde as de tiro direto, como a Marder I, Nashorn, Elephant, quanto as de tiro indireto, como as citadas Wespe, Hummel, mas também a Sturmpanzer I, Sturmpanzer II, Grille, Karl-Gerat, entre outras), ficaria um vídeo muito longo, e creio que ele quis focar em esclarecer a dúvida da moça, mais do que fazer um artigo sobre as diversas peças de artilharia da WWII. Achei que o vídeo ficou bem conciso, e mesmo tendo 18 minutos, foi resumido o suficiente. Pode ser que de repente se o vídeo chamar muita atenção, que ele queira expandir o assunto a detalhar mais o que foi feito no passado (e daí ter mais detalhes sobre tanto a Wespe quanto a Hummel, por exemplo), o que está sendo feito no presente, e eventualmente o que está sendo desenvolvido para o futuro, nesta área.
É incrível. Fui oficial de infantaria e estudioso do tema. Mas o Júlio sempre me surpreende com a qualidade e profundidade de suas apresentações. Incrível
Muito obrigado Eduardo, feliz que tenha gostado!
@@SaladeGuerraSdGFala sobre os Ritchie Boys, se já tiver falado me desculpe, obrigado!
Meu nome é Marco Valerio, e fui cabo da artilharia, da seção de central de tiro, da bateria de comando, do 3°GAC AP, REGIMENTO MALLET, localizado em Santa Maria - RS. ADOREI ESTE VIDEO. PARABÉNS!!! FOI MUITO BEM EXPLICADO!!! UM ABRAÇO! " ELES QUE VENHAM, POR AQUI NÃO PASSARÃO"
Saudações Antiaéreas Guerreiro Mallet 🗡🗡🗡🗡🗡👊👊👊👊
Obrigado pelas informações, agora aos 61 anos, consegui entender..... Obrigado 🙏🏼
Tem um senhor de uns 90 anos que mora no Parque Eldorado em Eldorado do Sul e que viveu a Segunda Guerra na Alemanha. Seria muito interessante tu entrevistar ele.
Artilharia é dividida em Artilharia de campanha, costa e anti aerea, qu epor sua vez são dividida em fixa (de ponto), rebocada ou auto propulsada, que também são divididas em de tubos ou foguetes e também de curto medio ou longo alcance
Só para lembrar que hoje faz 79 anos da Batalha de Montese!
Cobras Fumantes eterna é sua vitória!
Heroes
Música da banda Sabaton
Meu trisavô, pai de minha avó paterna, foi pracinha, porém foi chamado numa segunda listagem e nem chegou a lutar, quando estava pra chegar na Europa, a Alemanha infelizmente perdeu a guerra... Ficou um tempo na Itália depois regressou ao Brasil...
ETERNA!🔥🔥🔥🔥
RISE, FROM THE BLOOD OF YOUR HEROES!
Mais uma excelente aula! Técnica, clara e objetiva. Obrigado Júlio e Equipe Sala de Guerra!
Hoje (domingo - 14/04/2024) faz 79 anos da Batalha de Montese. Nossos valentes Pracinhas conquistaram a cidade e as colinas de Montese, após 4 dias de intensa batalha contra os alemães. Infelizmente, custou a vida de mais de 30 bravos Expedicionários brasileiros. Que suas memórias sejam honradas!
Meu Tio-avô lutou na Itália Monte Castelo voltou ferido e um primo dele morreu em combate na segunda tentativa 👊👊👊👊👊
Muito bom!!!!
No Museu da Batalha da Normandia, em Bayeux tem um Caça Tanques, eu acho.
A Placa nele diz: Jagd-Panzer Hetser Pak 7.5 cm
Eu sempre considerei uma excelente matéria sobre a atuação da Sala de Guerra onde os esclarecimentos sobre a linha histórica sobre os combates ao longo da História no planeta terra.
Os ingleses haviam comprado tratores americanos Caterpillar, o sistema de lagartas estava ali, disponível para ser "envelopado", pronto, surgiu o tanque.
Agradeço muito a resposta ! A dúvida surgiu ao ler sobre Primeira Guerra . Que aula , hein ?!
Que bom que gostou Jordana! 😊
Na Wehrmacht não possuíam apenas os Sturmgeschütze como artilharia, mas também tinham os Panzerartillerie, ou Panzerhaubitze, que seria um canhão de artilharia acoplado em uma chassi. O modelo do chassi era do tipo Pzkpfw II e o outro do tipo Pzkpfw III/IV. Foi criado a partir de 1942/43, e teve uma certa vantagem de transportar o canhão de artilharia mais facilmente do que ser rebocado. No entanto, uma das desvantagens era que o chassi era aberto e tinha pouca blindagem nas laterais e traseiras, e que podia ser facilmente destruída por fogo de artilharia inimiga ou ser atacado pela infantaria. Eles também não tiveram uma alta produção. Por exemplo, o Panzerhaubitze Wespe, acoplado com 10.5 cm leFH 18, teve uma produção de 518 tanques em 1943, e 144 em 1944.
Muito bom, Júlio.
Aproveitando o "gancho" envolvendo as artilharias, posso mencionar que seria interessante de explorar mais sobre o assunto?
Como por exemplo, o desenvolvimento do fusível de proximidade (em 1940/1941)*, o seu foco inicial na artilharia antiaérea contra os pilotos kamikazes (no teatro de operações do Pacífico), e posterior liberação no uso na artilharia de campo (e seu primeiro uso no final de 1944, como no caso da batalha de Elsenborn Ridge, na Floresta das Ardenas)?
* Em contraste com o sistema antiaéreo anterior, de fusíveis barométricos, que eram bem menos precisos e necessitavam de ajustes constantes para acertar os alvos aéreos.
E no uso da técnica de "Time-On-Target" (TOT) para saturação de tiro de artilharia em um alvo.
Poderia até citar o sistema AMOS (Advanced Mortar System), que possui um computador para realizar um ataque TOT automatizado, e o morteiro STRIX de precisão (desenvolvido pela Bofors), entre vários outras munições de precisão disponíveis (PGM - Precision Guided Munition).
Vá que de repente sejam interessantes para o teu público conhecer.
Excelente vídeo! Durante o tempo que servi, fui tratora (motorista) do M109 a3, M108 e M113 - 15 GAC AP Lapa classe 93
Recomendo pra quem quer entender como funciona a artilharia no campo de batalha assistir o filme OS BRAVOS MORREM DE PÉ. Ele é P&B antigo acho que de 1959 mas é um filme muito bom. Comprei o DVD nas Amercinas mas talvez tenha no Yotube ou algum Streaming.
Explicação digna de um mestre
Uma aula professor Júlio Cesar.
Muito bom esse tudão de artilharia.
A propósito, cada corte no vídeo, uma arrumação diferente no cabelo.😗
Era o vento😅
Aula de artilharia 🚀
Os Sturmtiger na Segunda Guerra Mundial eram muito eficientes em atacar fortificações cercadas e "intransponíveis". Pelo seu projétil gigante e com alto poder de destruição. O problema era a lentidão de levá-lo até o local, a tripulação envolvida, o alto tempo entre cada disparo e a "fumaça" que o disparo emitia indicava o ponto exato onde ele estava. Então ele era um alvo fácil de ser atacado por via aérea ou mesmo por artilharia. Foram feito poucos e descontinuados, pois o conceito de guerra móvel não permitia esse "luxo".
Artilharia comum: Você usa para defender uma posição
Artilharia autopropunsada: Você usa para atacar uma posição
Excelente vídeo. Bastante didático e bem ilustrado, mas gostaria de destacar alguns pontos que poderiam ter sido melhor abordados:
- Em referência às AAPs alemãs da 2ºGM, embora os diversos Sturmgeschütz sejam representantes famosos, os alemães também contavam com outras AAPs bem conhecidas, variando em função tanto para fogo indireto como direto, como os diversos jagdpanzers, panzerjägers, panzerwerfer 42 e obuseiros auto-propulsados dedicados, como os famosos Wespe e Hummel.
- Acredito que haja um equívoco na sua abordagem da "questão doutrinária" dos caça-tanques americanos. Apesar do nome, é um equívoco considerar que a doutrina instruía que "tanques só ajudam infantaria enquanto CTs só destroem tanques". De fato, se analisarmos o maquinário utilizado, os primeiros CTs americanos usavam canhões muito inferiores, como o 37mm M3, e os canhões de 3 polegadas do M10 e o 76mm do M18, mais tarde na guerra, eram basicamente idênticos em poder de fogo aos 76mm montados nos Sherman após o programa E6. A diferença doutrinária era que os caça-tanques americanos, como grupo militar, eram reservados a funções defensivas, servindo como força de resposta rápida em casos nos quais unidades inimigas conseguissem penetrar as linhas aliadas e, portanto, agiam especificamente em contra-ataques. Devido ao constante avanço aliado, a força de CTs se tornaram redundantes, pois não haviam avanços inimigos que justificassem manter uma força blindada exclusivamente para contra-ataques na retaguarda e, com isso, os CTs passaram a assumir funções secundárias, como patrulha e caça (nos modelos novos, como o M18) e fogo indireto (no caso dos M10). Por isso, pelo menos no que tange os norte-americanos, a questão doutrinária dos CTs é de serem uma força defensiva ficando obsoleta devido à serem utilizados numa campanha de avanços constantes.
- Um último ponto, que serve mais como um adendo ao anterior, vale citar que não foi apenas o surgimento dos MBTs que defasaram os caça-tanques, mas também a criação de novas doutrinas e tecnologias, como o míssil AT e o helicóptero. Vale também citar que tais veículos ainda existem, mas com diferentes classificações, alcunhas e funcionalidades. Por exemplo, viaturas transportadoras de mísseis AT, como os Humvee TOW e os próprios helicópteros de ataque, capazes de responder a ataques inimigos em massa em uma questão de minutos, atingindo-os de um alcance muito superior ao fogo de retorno.
Minha análise é amadora e feita com os poucos conhecimentos que consegui de seminários, falas de especialistas e pesquisas na internet, então essas informações em nenhum momento são colocadas para descreditar o seu vídeo, mas apenas para somar informações úteis à ele. 👍
Só uma pequena correção: os canhões não eram forjados, e sim fundidos.
Na forjaria as peças são marteladas, muitas vezes sob calor, até adquirir a forma desejada. Enquanto na fundição o metal é derretido e despejados em moldes.
Muito obrigado pela correção!
Fundidos em moldes = moldados
@@patricioferreira5495 Semântica
@@WyMendes Nomenclatura técnica.
@@patricioferreira5495 Numa área de fundição, onde já trabalhei, existe um profissional cuja função é denominada moldador. Ele cria os moldes em areia, através de modelos em madeira ou metal.
Quando os moldes ficam prontos eles recebem a corrida da liga metálica correspondente, ou seja, o metal líquido é despejado no molde atrás do funil em sua parte mais alta.
Depois que o metal esfria ele é "desmoldado" e a peça que emerge é uma peça resultante da fusão do metal, é e chamada de peça "fundida".
Não sou engenheiro metalúrgico, mas como disse, trabalhei em fundição e é assim que o processo de desenrola de forma geral, e é assim a nomenclatura, a não ser que tenha mudado.
Vc é uma enciclopédia de guerra, conhece tudo
Muitas EVOLUÇÕES na arte da guerra, o KATIUCHA é impressionante!
Resposta muito pertinente.
Fugindo um pouco do tema do vídeo, hj ouvi uma história sobre dois irmãos brasileiros descendentes de alemães, em que um deles foi p Alemanha para tratamento médico e la ficou retido, sendo enviado para a batalha pela Alemanha, não sendo mais visto, e o outro ficou no Brasil e foi voluntário pela FEB. De repente so vc Júlio pudesse fazer um vídeo sobre esse tema...
Excelente explicação! 👏👏
Novamente obrigado pela aula fantástica 💪🏽💪🏽🤝🏽🤝🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Júlio, excelente aula e explicação, muito obrigado!!
Também era uma dúvida minha. Obg!!!
Para quem tiver interesse fiz um vídeo sobre o treinamento do Hamas e os bastidores do pior ataque a Israel em 7 de outubro
O Canal se chama "Perto de Gaza" obrigado
Conteúdo top
obrigado
Espetacular explicação! Ainda temos os canhoes autopropulsados sobre rodas!!! CAESAR, Atmos, etc
Mais uma aula incrível!! Parabens Julio e a todos do canal.
Ótima aula!
Mas uma excelente aula parabéns professor Júlio.
Fantástica aula Julio, descobri uma cidadezinha no interior do RS, onde vive um ex combatente da FEB, o sr Negri, como entro em contato com vc, precisamos ir até la, pois ele cometou 100 anos, nao sabemos se fica por muito tempo....grande abraço
Sempre uma excelente aula!
Vale lembrar que Napoleão era oriundo da arma de artilharia e era apelidado de "o cabo" por auxiliar diretamente os soldados na operação de uma peça. Foi o primeiro general na era da pólvora a se sujar com a fuligem dos canhões. Foi general de exército com 28 anos e comandava 50 mil homens. GÊNIO!
Servi no 4º Batalhão Logístico em Santa Maria RS, e la tinha os M108 do regimento Mallet, do 3º GACAp
Aula sensacional!
A substituição da pólvora negra, pela pólvora branca, foi o maior ato de racismo, nas guerras! Ass.: Caganelle Franco.
Isso foi intankavelmente genial nmrl
Quem diz que a pólvora branca é melhor do que a pólvora negra, merece ser preso kkkkkk.
Sempre tem um comentário de algum imbecil que não acrescenta em nada à discussão. Parabéns!
Racismo Bélico 😂
Boa
Servi no 29gac-°AP, em Cruz Alta-RS, como calculador de tiro...
Muito bom, conteúdo e apresentação.
Servi no 12• GAC e realizei o tiro com o obuseiro 155 mm experiência única.
Bebeu também do chá de mellet
Boa tarde Júlio,
Acompanho o grupo a bastante tempo e gosto dos temas.
A maior base dos exércitos é a Infantaria os espartanos já faziam inclusive com a proteção ou cobertura. Posteriormente veio a cavalaria.
4° GAC 🔥🔥🔥🔥JUIZ DE FORA MG 💣
4 CRUPO DE ARTHILHARIA DE CAMPANHA 💣💣💣
SERVI LÁ UM ANO MARAVILHOSO
2011
Existe a Artilharia rebocada e Artilharia autopropulsada .
Artilharia rebocada o obuseiro rebocado por um caminhão e leva mais tempo para entra posição ( disparar ) e sair de posição ( rebocar o obuseiro )
Artilharia autopropulsada o obuseiro faz parte do chassi do veículo e a entrada em posição é saída de posição são muito mais rápidas.
Quanto menor o tempo que tu leva para entra e sair de posição maior são as tuas chances de sobrevivência
"Na Batalha Sinistra a Melodia é Mais Alta na Garganta da Pesada Artilharia MALLET" Saudações Antiaéreas Herr Julio e SDG 🗡🗡🗡🗡👊👊👊👊
Muito show, parabéns!!!
Excelente vídeo!
Eu servi num GAC e nessa época foi repassada a informação que 70% das baixas durante um combate era causada pela Artilharia..
O último argumento do Rei .
Então, qual é a diferença entre um tanque e artilharia auto-propulsada? o uso da torre móvel de um tanque?
Tanque é da cavalaria, tem outra função, bem distinta da artilharia: tanque serve como elemento de choque pra ir à frente e abrir buracos na linha defensiva inimiga.
excelente explicação
Complicado mesmo. Mas esclareceu bem..
Из сотен тысяч батарей
За слезы наших матерей,
За нашу Родину - огонь! Огонь!
O pilo romano, a munição do fuzil e a granada de mão são artefatos que são lançados, mas não são de artilharia por serem itens individuais.
Excelente trabalho
Podia falar qual mais vantajoso, autopropulsada ou autorebocada?
Não esqueça o TOS 1, da Rússia, montado em cima do chassi do T-90 e tem a capacidade de disparar foguetes com munição termobárica.
❤❤❤❤
Excelente!!!!
Faltou falar do nebelwefer alemão que era montado nos veículos sob lagartas
Opa! Mais uma aula !!!! ❤
No começo do filme o gladiador você pode ver várias dessas armas magníficas do passado
Ok aguardando
Trabucos, balistas, escorpiões...🥺bateu uma saudade de Age of Impires! 😊
Oi tudo bem , estou com uma duvida, como identifico a unidade de um soldado da ss?
Exemplo: como vou saber se ele é das SS Hitlerjunged ou da SS Totenkopf?
Servi na artilharia anti aérea. Ano 1998. Viva a artilharia!!
Boa tarde a todos
Muito legal
aulassa 👏👏
Muito bom
Faz um vídeo falando sobre o novo ramo das forças armadas da Alemanha.
Um ramo ligado a guerra cibernética
Acredito que só por curiosidade o Gustav poderia ter sido citado no video.
Napoleao & Adolfo sentiram no "lombo" Artilharia/Cavalaria/Infantaria Imperio Russo (Napoleao) URSS/RUSSIA (Adolfo).
Quem joga arma 3 pra mim é a arma mais forte do jogo serve para abater inimigos em uma distância enorme
JULIO, PODIA FALAR DA HISTÓRIA DO ASTROS...DO BRASIL
Vai ter Live sobre a Guerra Israel vs Irã ?
Eu acho q não tem Estados Unidos na parada
Mestre, desculpe discordar, auto rebocado se refere a um reboque próprio da guarnição, que pode ser cavalo sim, caminhão, um kettenkrad ou outro meio auxiliar. Autopropulsado quer dizer que a peça de artilharia não precisa de transporte auxiliar.
Não há conhecimento que não seja poder. Toda dúvida sanada, é maior potência contra ignorância, força de milhares de bombas.
Na minha época as guerras era na pexera
As esteiras e o motor que os transporta ..!!!!!
A forma como a USSR utilizou a sua fotissima artilharia foi determinante para a derrota alema e a conclusao da WW2.
Salve
Pensamento de gordo: toda vez que fala guarnição eu lembro de batata frita, farofa de ovo, arroz, molho...
bom, minha resposta à essa pergunta foi simplinha e, como alertei, não especializada. Ao menos sou xará do cara que revolucionou a artilharia auto propulsada na Europa né😊
Ainda é confusa a diferença entre um tanque e uma artilharia autopropulsada
artilharia auto rebocada é um alvo muito fácil para os Drones
"É furada? Manda o fulano, ele é o BUCHA..."
Se os artilheiros do tempo napoleônico, seria um espanto.
Como seria os romanos ao ver o poderio da atualidade?
Talvez achassem que éramos ETs.😂😵
Eu só fui conhecer essa variedade de armas graças ao Hearts of Iron
E o Hummel e Wespe alemães?... Eles não tiveram nenhuma influência?
São/foram exemplos de artilharia autopropulsada (ou autopropelida), feitas pelos alemães.
@ sim mas... Achei que seria falado
@@DaviMontagneri ele chegou a mostrar um sistema de artilharia autopropulsado alemão (um Marder I, aos 07:52).
Mas imagino que se ele fosse citar as diversas peças de artilharia (desde as de tiro direto, como a Marder I, Nashorn, Elephant, quanto as de tiro indireto, como as citadas Wespe, Hummel, mas também a Sturmpanzer I, Sturmpanzer II, Grille, Karl-Gerat, entre outras), ficaria um vídeo muito longo, e creio que ele quis focar em esclarecer a dúvida da moça, mais do que fazer um artigo sobre as diversas peças de artilharia da WWII.
Achei que o vídeo ficou bem conciso, e mesmo tendo 18 minutos, foi resumido o suficiente.
Pode ser que de repente se o vídeo chamar muita atenção, que ele queira expandir o assunto a detalhar mais o que foi feito no passado (e daí ter mais detalhes sobre tanto a Wespe quanto a Hummel, por exemplo), o que está sendo feito no presente, e eventualmente o que está sendo desenvolvido para o futuro, nesta área.
@ tem razão... É que eu gosto do Hummel e do Wespe (ಥ ‿ ಥ )
@@DaviMontagneri e eu, da Grille (usei muito ela no jogo World of Tanks. Mais de 3.000 batalhas).
*Faltou a parte 3 dos generais de Hitler*
Artilharia é a ciência militar encarregada de lançar artefatos de forma coletiva.
Só não compartilho por que meus amigos não curtem história
Hora de arrumar alguns amigos novos
Nenhuma menção aos sIGs alemães 😢😢😢
00:13 Sim, é ignorância. Diferente de estupidez. Eu não sei nada sobre neutrinos. Logo sou ignorante acerca do tema.
Quando estou P da vida, aí assisto o vídeo de sala de guerra e mato meio mundo, aí fico realizada.🤐
Primeiro fixa
🇮🇷