A HISTÓRIA DO MEIO CAMPISTA "VALDO" ÍDOLO DE GRÊMIO, BENFICA E BOTAFOGO.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • A HISTÓRIA DO MEIO CAMPISTA "VALDO" ÍDOLO DE GRÊMIO, BENFICA E BOTAFOGO.#grêmio #botafogo #benfica
    Valdo, o Valdo Cândido Filho, ex-meia do Grêmio, da Seleção Brasileira, Benfica, Paris Saint-Germain, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Santos, entre outras equipes.
    Nascido no dia 12 de janeiro de 1964, em Siderópolis (Santa catarina), Valdo começou a carreira nas categorias de base do Figueirense. Antes que se tornasse profissional, o meia foi para o Grêmio. E lá no Olímpico, assinou seu primeiro contrato. Foram quatro anos de Grêmio (de 1984 a 1988) e muitos títulos. Valdo conquistou quatro campeonatos estaduais (1985, 1986, 1987 e 1988). Valdo chegou a jogar como falso ponta-esquerda, mas era na verdade um ótimo armador. Tal qualidade chamou a atenção dos dirigentes do Benfica, clube que o contratou em 1988. Valdo deixava o país aos 24 anos.
    Valdo foi contratado pelo Benfica em 1988. Valdo fez o primeiro jogo pelo Glorioso em 28 de agosto de 1988, frente ao Espinho, partida que acabou empatada por 2 a 2, no Campeonato Nacional. Fez seu primeiro gol na Taça UEFA (atual Liga Europa), aos 82 minutos, onde o Benfica venceu o Montpellier, na França, por 3 a 0.
    Encerrou sua passagem pelos Encarnados com 184 jogos e 29 gols em quatro épocas e meia (contando sua segunda passagem) e conquistando 4 troféus (2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira)..
    Ainda com 22 anos, Valdo chamou a atenção de Telê Santana, então comandante da seleção brasileira. Valdo fez parte do elenco canarinho que embarcou para o México. Foi reserva do time que tinha ainda jogadores remanescentes da Copa de 1982, entre eles Zico, Sócrates, Júnior e Falcão. O Brasil foi eliminado pela França, de Platini, nas quartas-de-final.
    Em 1990, já como jogador do Benfica, Valdo fez parte do time comandado por Sebastião Lazaroni na Copa da Itália. O meia, que era adorado por cumprir muito bem funções táticas, tinha a responsabilidade de organizar o meio de campo da seleção, que jogava pela primeira vez no esquema 3-5-2. O insucesso diante da Argentina, de Maradona e Caniggia, provocou a demissão de Lazaroni e muitos dos jogadores convocados ficaram marcados negativamente até a Copa de 94, competição que Valdo não teve a chance de participar.
    Com a camisa amarelinha, Valdo disputou 49 partidas. Foram 28 vitórias, 12 empates e 9 derrotas. Valdo, que era ótimo cobrador de faltas, marcou apenas quatro gols pela seleção. Ele foi um dos principais jogadores do Brasil na conquista da Copa América de 1989, competição que foi realizada no país.
    FONTE:
    ( Rogério Micheletti)
    pt.wikipedia.o...

Комментарии • 5

  • @eduardozanunciogoncalves5280
    @eduardozanunciogoncalves5280 2 месяца назад +2

    Grande jogador....

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 9 месяцев назад +1

    Obrigado!!!!!!!!

  • @MrLuccatoni
    @MrLuccatoni Месяц назад +1

    Grande Alma do Futebol!!!!!

  • @stevensonsilva2880
    @stevensonsilva2880 9 месяцев назад +3

    Lembro de um fato na década de 90, quando Valdo pela seleção foi expulso junto com o truculento e antidesportiva Ruggeri da Argentina. Saindo de campo lado a lado com Ruggeri, este tentou tumultuar ainda mais, e Valdo calmamente e elegantemente demonstrou todo seu auto-controle.

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 9 месяцев назад +1

    Era copa da uefa não taça da uefa.
    taça da uefa foi no feminino no ano de 2001/2002.