Fenomenal, deveria ter 100 mil ou mais inscritos esse canal. Tao técnico, direto e bem formatado que até atrapalha a divulgação kk Reconhecimento de ou da cidadania? Kk Qual o valor da consulta advocatícia? Quero poder sanar minhas duvidas diretente com a senhora.
Olá Doutora Daiane, Excelente vídeo, você poderia me dizer o que ocorre geralmente quando um advogado protocola o processo e leva os documentos para Roma, Quem é a pessoa que analisa e verifica se a documentação esta correta antes de protocolar? Eles dando uma breve checada eles observão se esta correta a documentação e enviam o número mas se tiver errado eles avisam o advogado não aceitando a documentação ou independente de estar correto ou errado eles dão continuidade em Roma? Desde já agradeço obrigado.
Boa noite, Drª Daiane! Estou montando minha pasta com a Documentação para meu processo de Reconhecimento de Cidadania Italiana por via Materna. Comecei minha pesquisas por conta própria. Meu 'Dante Causa' é meu Trisavô, tenho a Certidão de Nascimento dele (na Itália), Casamento no Brasil com uma italiana (também 'Dante Causa', mas optei por ir pela linhagem dele), também tenho a Certidão de óbito dos dois (que faleceram no Brasil). Minha bisavó, filha deles é brasileira, mas é uma italiana legítima de sangue! Tenho as Certidões de Nascimento e óbito dela. Encontrei a Certidão de Casamento dela no mesmo Cartório onde estão as Certidões de Nascimento e Óbito, porém, tenho um problema sério no sobrenome do meu bisavô (que era brasileiro). Na certidão de Casamento deles o sobrenome dele está totalmente errado! Pedi na cidade onde ele nasceu, a sua Certidão de Nascimento... mas nela não tem o sobrenome da criança. Está somente "JOÃO" (o cartório me disse que era normal ter somente o nome da criança) . Quem declarou o seu nascimento foi o pai, mas, na Certidão ele não consta como pai, somente somo declarante! Só tem os nomes da mãe da criança, dos avós maternos e até o nome dos padrinhos! E para ajudar na Certidão está escrito que a mãe deu à luz , mas ele é um filho ilegítimo dela! (Fiquei com cara de ué!) E quando ele casou com minha bisnona, na Certidão de Casamento consta o nome dele com sobrenome do avô materno. Mas nas Certidões de Nascimento e Casamento de todos os 4 filhos (consta o nome do pai dele como sendo avô dos seus filhos) e nas certidões dos 9 netos (filhos de minha avó), consta o sobrenome dele como sendo o do pai e não o sobrenome de seu avô materno, como está na Certidão de Casamento! No óbito dele consta o sobrenome do pai. Me dê uma LUZ, Por favor! Como posso fazer nesse caso? Cabe uma retificação na Certidão de Casamento deles? Isso seria por via Administrativa ou Judicial? Outra coisa, tenho que retificar primeiro a Certidão de Nascimento dele para depois retificar a Certidão de Casamento? Outra duvida: O Nome de minha bisnona era GENOEFA, e é assim que está na Certidão de óbito dele e nas certidões de TODOS os filhos e netos! Mas, nas Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito dela, consta como GENOVEVA! Mas me disseram que trata-se do mesmo nome. São variações do italiano para o "português abrasileirado"! PARABÉNS pelos Vídeos!!!
Boa tarde Daiane, como vai? Muito bom o vídeo, agradeço! Minha dúvida é, você fala sobre a possibilidade de tradução na Itália. Como é possível fazê-la? Como posso localizar alguém apto a fazer a tradução na Itália? Obrigada!
Boa noite. Minha trisavavó nasceu na italia veio junto com pai dela so. Qual os documentos eu preciso. Pq o pai que deve esta sobrenome italiano pq minha trisavó casou tirou sobrenome italiano como seria o meu passo para me ajuda essa informação. Eu sei bisavó faleceu so nao sei aonde ela casou e nasceu em Minas Gerais
Sou neta e bisneta de italiano. Posso usar só a certidão de nascimento do meu avô ( nasceu em 12.09.1888) o pai de meu pai. Ou vou precisar tb do meu bisavô???
Boa tarde Dr. Daiane, quando eu solicitar a certidão italiana, preciso pedir em inteiro teor no comune? É também necessário pedir que ela venha apostilada quando o processo de reconhecimento será feito na Itália?
Nao precisa ser inteiro teor. A versão de breve relato italiana “estrato per riassunto dell’atto di nascita “ já é suficiente. Também não precisa ser apostilada , a não ser que você precise dela para fazer uma retificação no Brasil.
Cara Doutora, meu bisavô italiano está com nome fácil de retíficar em documentos, mas a esposa dele mudou o nome no Brasil de natalina p Angela qdo nasceu seu primeiro filho, conforme costume de algumas italianas da época, então consta natalina na certidão de casamento italiana e Angela nos nascimentos dos filhos... Como a parte do bisavô, avó, pai está toda correta demonstrando descendência (declarantes de nascimento são todos os pais), ainda há muita chance de dar problemas se entrarmos c pedido de cidadania via judicial? Obrigado pela ajuda!!!?
André Luiz se for esse o único erro (da forma descrita) e o processo é judicial, as chances são boas. Logicamente dependemos sempre da interpretação do juiz que pegar o processo.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida.. eu estava querendo fazer a minha cidadania mas, um primo meu recolheu todas as certidões que tínhamos e foi pra itália com intuito de fazê-la, porem ele não fala para o restante da familia sobre o processo e muito menos disponibiliza o numero desse processo.. então minha dúvida é: Tem como eu descobrir em que fase já está o processo? Tem algum orgão publico que consigo obter essa informação usando o sobrenome, ou eu teria que ter mesmo o número?
Mais uma dúvida Daiane! No caso de variantes do nome do italiano nas certidões, elas precisam ser retificadas? Por exemplo, meu antenato é Pietro Moro mas no Brasil os documentos estão todos como Pedro Moro Filho. Esse nome é preciso retificar?
Mariana Sinja sim. Nem tanto pela tradução de Pietro-Pedro, mas principalmente pela adição do sobrenome Filho. Isso poderia causar dúvida no magistrado em mérito a identidade da pessoa.
Daiane boa noite tudo bem? Eu gostaria muito de fazer o processo com você, porém ao entrar em contato por e-mail foi me informado que vocês não fazem a retificação dos documentos 😔, e isso mesmo? Eu gostaria de fazer o processo todo com um só advogado e não ficar quebrando o processo. Muito obrigado ☺️
junior dalto se comparado com as exigências que os consulados e alguns comunes fazem, sim. Para o juiz o importante é que fique comprovado a identidade da pessoa.
Maravilhosa vc,Deus te abençoe 🙏,estou evoluindo!!
Fenomenal, deveria ter 100 mil ou mais inscritos esse canal.
Tao técnico, direto e bem formatado que até atrapalha a divulgação kk
Reconhecimento de ou da cidadania? Kk
Qual o valor da consulta advocatícia? Quero poder sanar minhas duvidas diretente com a senhora.
Você tem me ajudado muito no meu processo. Obrigada.
Vídeo perfeito! Muito obrigado pelo conteúdo
Ótimo! Obrigado!
Excelente vídeo, a pesquisa do antepassado italiano pode ser feita online? Digo existe algum Arquivo Distrital como em Portugal que faz a pesquisa?
Ótimo vídeo! ♥️
Ótimo vídeo, Daiane!
Você pode fazer um vídeo falando da cidadania Trentina? Existe alguma jurisprudência sobre esta cidadania?
Vera Noguchi obrigada pela sugestão. Já está em pauta 😜
Oi Dra., apenas localizei onde as certidões estão, mas preciso solicitar as mesmas nos cartórios, e inclusive na Itália.
Olá Doutora Daiane, Excelente vídeo, você poderia me dizer o que ocorre geralmente quando um advogado protocola o processo e leva os documentos para Roma, Quem é a pessoa que analisa e verifica se a documentação esta correta antes de protocolar? Eles dando uma breve checada eles observão se esta correta a documentação e enviam o número mas se tiver errado eles avisam o advogado não aceitando a documentação ou independente de estar correto ou errado eles dão continuidade em Roma? Desde já agradeço obrigado.
Gabriel Pereira o advogado que está seguindo o processo deve verificar a documentação antes de protocolar a ação.
Boa noite, Drª Daiane!
Estou montando minha pasta com a Documentação para meu processo de Reconhecimento de Cidadania Italiana por via Materna. Comecei minha pesquisas por conta própria.
Meu 'Dante Causa' é meu Trisavô, tenho a Certidão de Nascimento dele (na Itália), Casamento no Brasil com uma italiana (também 'Dante Causa', mas optei por ir pela linhagem dele), também tenho a Certidão de óbito dos dois (que faleceram no Brasil). Minha bisavó, filha deles é brasileira, mas é uma italiana legítima de sangue! Tenho as Certidões de Nascimento e óbito dela. Encontrei a Certidão de Casamento dela no mesmo Cartório onde estão as Certidões de Nascimento e Óbito, porém, tenho um problema sério no sobrenome do meu bisavô (que era brasileiro). Na certidão de Casamento deles o sobrenome dele está totalmente errado! Pedi na cidade onde ele nasceu, a sua Certidão de Nascimento... mas nela não tem o sobrenome da criança. Está somente "JOÃO" (o cartório me disse que era normal ter somente o nome da criança) . Quem declarou o seu nascimento foi o pai, mas, na Certidão ele não consta como pai, somente somo declarante! Só tem os nomes da mãe da criança, dos avós maternos e até o nome dos padrinhos! E para ajudar na Certidão está escrito que a mãe deu à luz , mas ele é um filho ilegítimo dela! (Fiquei com cara de ué!)
E quando ele casou com minha bisnona, na Certidão de Casamento consta o nome dele com sobrenome do avô materno. Mas nas Certidões de Nascimento e Casamento de todos os 4 filhos (consta o nome do pai dele como sendo avô dos seus filhos) e nas certidões dos 9 netos (filhos de minha avó), consta o sobrenome dele como sendo o do pai e não o sobrenome de seu avô materno, como está na Certidão de Casamento! No óbito dele consta o sobrenome do pai.
Me dê uma LUZ, Por favor! Como posso fazer nesse caso? Cabe uma retificação na Certidão de Casamento deles? Isso seria por via Administrativa ou Judicial? Outra coisa, tenho que retificar primeiro a Certidão de Nascimento dele para depois retificar a Certidão de Casamento?
Outra duvida: O Nome de minha bisnona era GENOEFA, e é assim que está na Certidão de óbito dele e nas certidões de TODOS os filhos e netos! Mas, nas Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito dela, consta como GENOVEVA! Mas me disseram que trata-se do mesmo nome. São variações do italiano para o "português abrasileirado"!
PARABÉNS pelos Vídeos!!!
Processo via materna. O processo precisa ser judicial. Não se preocupe muito com o sobrenome do bisavô, não é ele quem transmite a cidadania.
Daiane, como fica a cidadania italiana no processo judicial? Ante nato veio para o Brasil da região de Trento em 1900(+-) Obrigado!
A região do Trento tem lei especial. A cidadania para descentendes provenientes dessa região só pôde ser reconhecida até 2010.
@@daianemarangoni5882 Muito obrigado pela atenção!
Boa tarde Daiane, como vai? Muito bom o vídeo, agradeço!
Minha dúvida é, você fala sobre a possibilidade de tradução na Itália. Como é possível fazê-la? Como posso localizar alguém apto a fazer a tradução na Itália?
Obrigada!
Mariana Sinja no site dos tribunais, por exemplo, você geralmente encontra uma lista de profissionais aptos a fazer a tradução.
Boa noite. Minha trisavavó nasceu na italia veio junto com pai dela so. Qual os documentos eu preciso. Pq o pai que deve esta sobrenome italiano pq minha trisavó casou tirou sobrenome italiano como seria o meu passo para me ajuda essa informação. Eu sei bisavó faleceu so nao sei aonde ela casou e nasceu em Minas Gerais
Sou neta e bisneta de italiano. Posso usar só a certidão de nascimento do meu avô ( nasceu em 12.09.1888) o pai de meu pai. Ou vou precisar tb do meu bisavô???
Qual certidão de nascimento da minha avó materna posso acha informação dos bisavos materno
Boa tarde Dr. Daiane, quando eu solicitar a certidão italiana, preciso pedir em inteiro teor no comune? É também necessário pedir que ela venha apostilada quando o processo de reconhecimento será feito na Itália?
Nao precisa ser inteiro teor. A versão de breve relato italiana “estrato per riassunto dell’atto di nascita “ já é suficiente. Também não precisa ser apostilada , a não ser que você precise dela para fazer uma retificação no Brasil.
Cara Doutora, meu bisavô italiano está com nome fácil de retíficar em documentos, mas a esposa dele mudou o nome no Brasil de natalina p Angela qdo nasceu seu primeiro filho, conforme costume de algumas italianas da época, então consta natalina na certidão de casamento italiana e Angela nos nascimentos dos filhos... Como a parte do bisavô, avó, pai está toda correta demonstrando descendência (declarantes de nascimento são todos os pais), ainda há muita chance de dar problemas se entrarmos c pedido de cidadania via judicial? Obrigado pela ajuda!!!?
André Luiz se for esse o único erro (da forma descrita) e o processo é judicial, as chances são boas. Logicamente dependemos sempre da interpretação do juiz que pegar o processo.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida.. eu estava querendo fazer a minha cidadania mas, um primo meu recolheu todas as certidões que tínhamos e foi pra itália com intuito de fazê-la, porem ele não fala para o restante da familia sobre o processo e muito menos disponibiliza o numero desse processo.. então minha dúvida é: Tem como eu descobrir em que fase já está o processo? Tem algum orgão publico que consigo obter essa informação usando o sobrenome, ou eu teria que ter mesmo o número?
É só você tirar segunda via de tudo e montar seu próprio rol de documentos
Mais uma dúvida Daiane!
No caso de variantes do nome do italiano nas certidões, elas precisam ser retificadas? Por exemplo, meu antenato é Pietro Moro mas no Brasil os documentos estão todos como Pedro Moro Filho. Esse nome é preciso retificar?
Mariana Sinja sim. Nem tanto pela tradução de Pietro-Pedro, mas principalmente pela adição do sobrenome Filho. Isso poderia causar dúvida no magistrado em mérito a identidade da pessoa.
😘😘😘😘
Daiane boa noite tudo bem? Eu gostaria muito de fazer o processo com você, porém ao entrar em contato por e-mail foi me informado que vocês não fazem a retificação dos documentos 😔, e isso mesmo? Eu gostaria de fazer o processo todo com um só advogado e não ficar quebrando o processo.
Muito obrigado ☺️
Diego Gobo o escritório não faz as retificações de certidões brasileiras, mas contamos com colaboradores no Brasil que oferecem este serviço.
Os juízes aceitam alguns erros nas certidões??? Essa via é mais flexível quanto a erros nas certidões????
junior dalto se comparado com as exigências que os consulados e alguns comunes fazem, sim. Para o juiz o importante é que fique comprovado a identidade da pessoa.