pelo menos 1 vez por mês eu venho aqui no bastter pra tomar aquele banho de agua fria terapeutico, uma vez eu esqueci disso e já estava a meses sem assistir um video do bastter, comecei a ter pensamentos estranhos, uma vontade de financiar um carro zero, dando de entrada a minha reserva de emergência, quando percebi esses pensamentos estranhos, voltei aqui para tomar meu banho de agua fria terapeutico
Rsrs. Nem me diga, amigão! Rsrs. Às vezes os espíritos zombeteiros "arrodeiam" minha cabeçorra também. É normal. Corrigir a rota é uma necessidade de tempos em tempos.
MALUCO é o BASTTER; nào é o DONO da VERDADE, não ! Dependendo da conjuntura, geralmente o acumulado de 2 anos o INCC é de uns 10%. Um rendimento mediano em FII meia-bôca deu uns 12% AO ANO, ou seja, uns 25% em 2 anos (mais que o DOBRO). JUNTAR p/ comprar a vista no fim da obra ?? Qdo tiver o dinheiro, no fim da construção, o imóvel custará +30%, em média; não CONSEGUE JUNTAR. REPUTAÇÃO e CONFIANÇA é a REGRA do jogo financeiro, inclusive na compra de ações de boas empresas. é TUDO uma questão de CUSTO MARGINAL DE OPORTUNIDADE. O problema reais do imóvel são os custos recorrentes depois de pronto, e as taxas e impostos de escritura e transferência, manutenção e reforma: ñ gera receita, gera DESPESAS portanto não é um ativo mas um passivo.
@@eduardopagliaroni554 se quiser vender com prejuízo, okay. No zero-a-zero é 20% de ágio, no minimo; isso, apenas pelas correções das parcelas durante a construção + custos com escritura.
Bastter, graças a Deus você resolveu vir pro RUclips para salvar algumas almas adicionais, como a minha, de fora da comunidade. Eu já ficaria grato com as lições sobre finanças pessoais, mercado financeiro, renda variável, ações, etc. Mas com você eu tenho aprendido sobre a vida. Sobre como viver. Obrigado, meu amigo. Obrigado. Você faz a diferença na vida de quem abre os ouvidos para escutar, e traz a mudança para melhor.
Tenho 40 anos. Sempre vivi de aluguel. Hj posso comprar um imóvel a vista. Entretanto vou empurrando mais pra frente, pois teria q mexer no principal, q me garante uma renda passiva maior que o aluguel.
Estou no mesmo dilema, na verdade tenho 50% da entrada de um imovel de 400mil, hoje gero uma renda de 1600 a 2200 mês com metade do valor, sempre reinvisto. Faço as contas e sempre desisto, pois tenho que financiar parte.
Minha duvida juntou este patrimonio com o gasto que teria pagando a parcela de financiamento ,ja calculou quanto pagou de aluguel nesses anos ,sao o mesmo de juros ,se juntou com aportes maiores doque o a prestaçao do financiamento é um exemplo de exeçao
Compre na planta e depois que pegar as chaves reaporte os valores que paga de aluguel. Ou se tiver "conhecimento e paciência " compre um terreno e construa a sua casa do seu jeito gastando menos que comprando uma pronta.
Ué!? E o custo de oportunidade do dinheiro enfiando no aluguel? Exemplo 3000 por mês ajustado a meros 0.5 ao mês daria 494.000,00 após 120 meses. Aluguel é juros que vc paga para o proprietário do imóvel, mais comissão da imobiliária, mais grana para seguradoras, seguro fiança, seguro do imóvel, e IPTU. Fora a eventual chatice de um ou outro proprietário. E ainda a chatice de ter que mudar de tempos em tempos, pq o proprietário resolveu dispor do imóvel ou pq o aluguel subiu absurdamente.
Exatamente. Bastter acha que todo mundo tem dinheiro pra pagar aluguel e ainda guardar. Ou é aluguel ou financiamento. Ou morar num lugar pior por muitos anos para o aluguel ser menor, perdendo tempo de vida em transporte (às vezes tendo de gastar bem mais) No financiamento ainda há uma amortização. Só iria preferir aluguel se realmente tivesse de ficar me mudando
O que o Bastter falou só faz sentido para quem tem condições financeiras para juntar o valor em poucos anos e comprar a vista, não é a realidade da maioria das pessoas. Se o aluguel tem o mesmo valor do financiamento é claro que compensa financiar.
É melhor pra quem empresta dinheiro com juros, principalmente se a garantia for o próprio imóvel. fazer dívidas nunca é bom, melhor focar em rendimentos passivos.
no início do casamento, eu com a minha esposa tivemos que optar: morar de aluguel, ou financiar um imóvel… Não foi uma decisão fácil, mas optamos por morar de aluguel e ao mesmo tempo investir pensando no futuro. Estamos há 4 anos morando de aluguel, e até aqui posso te dizer que foi uma decisão boa para nós…. Não somos ricos, somos trabalhadores. Hoje nossos rendimentos passivos vindo dos investimentos estão quase alcançando o valor que eu pago de aluguel. Esse assunto é polêmico e pessoal de cada pessoa, não existe o correto ou errado. Hoje eu moro de aluguel, mas futuramente tenho um sonho de ter uma casa própria.
Exato, a escolha familiar envolve uma decisão que não é apenas financeira. O que o pessoal se engana é que financiamento pagando juros no longo prazo é vantajoso. Abraço!
Aluguel é vida. Fui morar de aluguel assim que casei, com previsão de ficar 1 ano, acabei ficando 3 anos sem problemas. Quando comprei a casa, só do dinheiro imobilizado, pagamentos de impostos e reformas acabaram com o meu patrimônio líquido.
@@cobelasgames Com toda a dor de cabeça temporária que tem, te garanto que o custo da mudança para um local perto é milhares de vezes menor que os juros que você vai pagar num financiamento imobiliário. Deixe de raciocínio de sardinha, contando centavos enquanto perde os milhares.
Aos 20 anos e consegui financiar uma casa pagando 510 reais por mes nela. Não tenho pai nem mãe e quando menor de idade eu sempre ia pulando pra casa de um parente ou de outro, meu sonho era ter minha propria casa. Hoje, com 21, moro eu e minha mulher nela, dividimos as contas, já personalizei como eu queria e só falta começar a amortizar as parcelas quando sobrar uma graninha
O Bastter não sabe fazer conta ou deixou de falar algumas coisas no vídeo. Se morar na sua casa própria é pagar aluguel para mim mesmo é evidente que é mais vantajoso. Pois alugar para outro geraria uma taxa de administração para a imobiliária, correria risco de calote, atraso ou do imóvel ficar vazio. Agora financiar é que seria prejuízo em relação a alugar a menos que a pessoa não tenha condições de poupar e a parcela do financiamento seja igual ou menor do que o aluguel, pois ela pode amortizar a dívida e no fim ela fica com o imóvel valorizado. E o aluguel pode sofre reajuste do IGPM assim como os rendimentos de renda fixa.
Isso ai, mastter! Massa eh ler a sessao de comentarios...so pensamento de sardinha! Se eu comprei um imovel, nao me interessa q ele suba de preco. Primeiro q eu nao posso vender ele e ir morar debaixo da ponte. Segundo pq, se o preco aumentou, o imovel q eu pretendia me mudar tb aumentou. meu esforco financeiro p chegar nele sera mto maior. Exemplo: comprei imovel de 200k, mas gostaria de ter ido p um de 500k (gap de 300k). Se o de 200k q comprei tem novo valor de mercado de 400k (dobro), o de 500k foi p 1mi (+-). Antes eu precisava de 300k p mudar, agora vou precisar de 600k (1mi-400k). Meu esforco financeiro dobrou, vou ter q trabalhar dobrado pra ir pro local q sonho. Ou seja, eh a maior idiotice do mundo achar q se deu bem pq o preço do seu imovel aumentou. Se o seu aumentou, os outros tb aumentaram. Unica coisa q vc ganhou foi o direito de ter q trabalhar mto mais pra mudar de local; ou, entao, aceitar q nao conseguira mudar de local. Pouco importa se vc nao queira se mudar, vc tb nao pode vender o imovel, embolsar a grana e ir morar debaixo da ponte.
a questao é mt mais simples que essas balelas de youtubers, todos que dizem isso acabam comprando uma casa ou apartamento carissimo como aquele primo rico fez. é mt simples, se vc é pobre nao tem dinheiro pra comprar a vista é melhor financiar e ir amortizando que em pouco tempo irá pagar a casa do contrario ficara pagando o mesmo valor que poderia estar pagando na prestacao da casa por 30 anos de aluguel e no final nao terá nada. claro que se vc tiver 500 mil para comprar uma casa a vista é mt melhor investir e com o rendimento paga aluguel e ainda sobre mt dinheiro, o que nao é a realidade da maioria da populacao
E acontece o seguinte: vc se interessa por um imovel maior, pagara o que for nele ja que vc amou, precisa vender o seu pra entrada. Dai vc vende o seu anterior bem abaixo.
Eu entendo o lance que o juro do financiamento é muito maior que o juro de rendimento do patrimonio etc. E entendo o exemplo dos dois imoveis (acho hehe) mas tenho uma dúvida ainda: Eu não tenho imóvel nenhum. Pago mil de aluguel. Digamos que aportei direitinho outra parte do meu salário e comprei um imóvel a vista. A partir de quando fui morar no meu, num passei a economizar os mil do aluguel e aportar de novo, junto ao que eu já aportava? Não economizo mil por mês a partir de agora não?
Isso aí está MUITO errado. Aqui onde eu moro mesmo, um apartamento mobiliado de 46m2 custa entre 165 e 180 mil. Aluguel em apartamentos semelhantes no mesmo bairro variam entre 1500 e 2300. Eu consigo usar meu FGTS como entrada e financiar 80% desse valor a uma parcela de 1100 em 30 anos corrigido pela TR. Enquanto o aluguel, o dono vai querer reajustar anualmente pela inflação. O financiamento tem um CET de 9,8% ao ano, enquanto o tesouro selic está rendendo 13,75% menos o IR. Financiando, você já começa economizando logo de cara, e o valor total do financiamento pode ser o de 3 imóveis 30 anos na frente, mas se você trouxer a valor presente pela rentabilidade da renda fixa, na verdade o financiamento diminui o preço que você paga. Enquanto o valor que você vai pagar no aluguel em 30 anos considerando as correções anuais equivale a NOVE imóveis e você não fica com um centavo disso. Eu mesmo, tenho o valor para pagar a vista, mas vou financiar e deixar meu dinheiro investido enquanto for vantajoso. Se algum dia, por acaso, não compensar mais, eu quito.
@@xexeia Porque não é bem assim que a coisa funciona. Os juros do financiamento pelo SFH são SUBSIDIADOS pelo governo através do FGTS e da poupança. Então não é simplesmente o banco te emprestando a 9,8% e pegando emprestado a 13,5%. Na verdade, você é forçado a emprestar pra o governo a 3% ao ano através do FGTS, e você aplica na poupança a 6% ao ano pra o banco te emprestar a 9,8% ao ano. Se você tem FGTS, você já pagou o ônus desse sistema, o financiamento subsidiado é o bônus. Se você tem um emprego relativamente estável, muitas vezes, vale a pena sim entrar no financiamento. Muito mais do que correr contra o tempo fazendo uma poupança pra comprar a vista enquanto você vai continuar tendo que arcar com os custos de moradia e a inflação vai jogando o preço do imóvel pra cima. E o banco, além de lucrar com o spread do financiamento (porque a contrapartida sai do FGTS e da poupança, não do tesouro selic) também ganha o cliente e lucra vendendo outros produtos bancários. Então o trouxa da história não é quem pega o financiamento, é quem deixa o dinheiro no FGTS rendendo 3% a.a ou na poupança rendendo 6% a.a. Esse é quem mais perde nessa história.
Eu estava com muita vontade de comprar um imóvel financiado dando 20% e financiando 80%, e diluir o espaço em 6 kitnets e rendendo bruto um total de 2.5x o custo da parcela. Depois de assistir 30 vídeos do Bastter sobre o assunto, estou riscando a ideia do papel, pois a tabela de juros compostos que eu vi neste foi assustadora.
O melhor é parar de espantar com esses reajustes malucos os inquilinos bons que pagam direitinho e estão cuidando do seu imóvel. Já parou para se perguntar por que a maioria dos inquilinos (inclusive os bons) fica no máximo 3 a 4 anos no mesmo imóvel? Resposta: efeito nefasto dos juros compostos com essas taxas aí.
Tenho um apartamento que tem o valor de mercado de 250mil, popular mesmo. Vejo como minha segurança para a velhice com a esposa. Este alugado por 1800,00R$. Moro em uma casa de 500,00R$ essa de amigos, pago de aluguel os mesmo 1800,00R$, extremamente realizado, cabeça só em pagar as contas. Maior plano é viver.
Eu financiei meu apto, minha parcela era 1.500,00, e abatendo o valor com FGTS, depois de 6 anos era 500,00 e com mais 4 anos eu quito ele. O aluguel de apto no meu prédio é 2.000,00. Se eu pagasse o aluguel, não teria dinheiro para guardar para comprar a vista. Nesse caso, você ainda acha que é mais beneficio o aluguel ?
Fez mt bem, esses youtubers vivem em outro mundo, só falam besteira nesse assunto. Aluguel só compensa se vc tiver o dinheiro pra comprar um imóvel a vista, investir esse dinheiro e seus rendimentos que dará para pagar aluguel e sobrar ainda para investir mais
A questão é: pagando rápido ou pagando devagar no final das contas vc vai ter gasto 1.5 - 2x o valor real do imóvel. Esse é sempre o resultado do financiamento. É comprar uma nota de 100 dando uma de 200.
Veja duas situações, uma a pessoa paga o aluguel por 30 anos, na outra, a pessoa paga a prestação do imóvel financiado no mesmo período e o valor do aluguel é igual ao da parcela. Qual é melhor?
Nesse caso específico, considerando tudo o mais constante, é melhor financiar. Mas obviamente o "tudo o mais constante" não existe na prática... E normalmente é melhor pegar aluguel que seja inferior a um financiamento, de forma que vc possa investir a diferença e dar uma entrada maior mais a frente.
@@edb-king Certo, daqui a uns 20 anos ele estará pagando ainda o mesmo valor de parcela, enquanto o aluguel já esteja umas 5x mais tendo em vista que o último reajuste anual de aluguel foi de mais de 20%, o que significa que se pagavas 1000, hoje ele está 1200, imagina daqui uns 20-30 anos né. O imóvel dele também valorizou muito mais do que 3x.
@@edb-king Sou Corretor, imagino que sua região não está aquecida como a nossa aqui. Terreno está em falta, tanto que estão abrindo diversos loteamentos nesses próximos anos. Terrenos que eram 80 mil a 3 anos atrás hoje se encontram somente acima de 200 mil.
Só ficaria valor parecido com taxas efetivas à 6% a.a de financiamento, se teve acesso à essas taxas pode ser interessante, mais que isso o aluguel do dinheiro será mais caro que o do imóvel ( juros é aluguel sobre o dinheiro de terceiros ). Não se esqueça também que o imóvel só será seu quando terminar de pagar, aluguel você pode simplesmente mudar para um lugar mais simples caso sua situação piore. E não se esqueça da entrada.
@@edb-king mas vai pagar aluguel 40 anos e nao ter nada,a casa vai vale quanto daqui 40 anos ,esse aluguel esta bem defazado ,exemplo de execao quanto vai ter que juntar por mes pra comprar ela ,se os fiis so geram dividendos geralmente nao acompanham a inflaçao em quanto tempo sua aplicaçao vai ficar defazada e nao ser capaz de pagar o aluguel
Entendo e respeito as opiniões do Bastter, mas quando se paga aluguel por 30 anos, qual patrimônio você terá acumulado? Ao invés de pagar três imóveis e possuir um, você acabaria pagando quatro sem adquirir nenhum, porque o valor do aluguel é ajustado pelo IPCA, aumentando anualmente. Esse dinheiro não é direcionado para investimentos de forma alguma. Por outro lado, em um financiamento imobiliário, as parcelas diminuem gradualmente, chegando a um ponto em que ficam consideravelmente abaixo do valor de um aluguel em anos subsequentes. Essa diferença pode ser usada para investir ou abater a dívida. Quem paga aluguel com dificuldades não tem recursos para investir
Fora que se vc ficar com a estratégia de guardar dinheiro enquanto paga aluguel, só vai demorar ainda mais pra comprar o imóvel, pq os preços vão subindo esse tempo todo que vc ficou juntando ao invés de comprar. Muito melhor você comprar logo e se esforçar pra liquidar essa dívida o mais rápido possível.
@@julio6377 No Sistema de Amortização Constante, as parcelas começam mais altas e vão diminuindo ao longo do tempo. Isso ocorre porque a amortização do saldo devedor é constante, mas os juros caem conforme o saldo devedor diminui. Além disso, você pode amortizar valores além das parcelas previstas, abatendo as últimas parcelas para diminuir a quantidade total de parcelas ou as próximas parcelas para reduzir o valor de cada uma Eu quitei meu apartamento dessa forma, realizando duas amortizações. Na primeira, reduzi o valor das parcelas iniciais porque estavam altas e sufocando meu orçamento. Na segunda, abati todo o saldo devedor restante. A maioria das pessoas dirá que é melhor abater as últimas parcelas, mas no meu contexto, essa foi a estratégia que considerei ideal
A conta de alugar e morar de aluguel não é tão simples. 2000 - 2000*imposto% (imposto sobre aluguel) > 0... ou seja, quando um locatário aluga seu imovel para terceiro esse locatario paga imposto mas não há qualquer desconto sobre o aluguel pago por esse locatário paga para alugar imóvel de outro locatário.
Vc tem razão em muita coisa aí! Mas o custo não é o mesmo. Pq vc ta comparando o custo de moradia com o custo do aluguel de alguém que JÁ TEM a casa. Essa não é a situação de quem se pergunta se vai alugar ou financiar.
CAsa propria financiada é ROUBADA, Más e se TIVER DINHEIRO pra comprar a VISTA e negociar um desconto? vale a pena? to comprando um ap, 110.000,00 "DEPOBRE " kkkk, más ofereci 98.000 a VISTA, o que acha, do negocio? sem financiar?
Bastter, sou nova aqui e já me cadastrei no site. Vcs viraram a chave na minha cabeça. Sou muito grata por isso! Eu achava q estava arrasando na minha caminhada nos investimentos fazendo cursos e seguindo RUclipsrs q me faziam alimentar o sistema. Tenho um investimento imobiliário de 30 anos e agora, ao contrário do q eles pregam, estou comprando tempo. Vendi meus FIIs e ações valorizadas em relação ao preço que comprei. A minha dúvida é: vendo as cotas desvalorizadas para continuar abatendo o saldo devedor do financiamento? Já tenho reserva de emergência.
Sim. Os juros só vão aumentar. E quem garante que suas cotas desvalorizadas não vão se desvalorizar ainda mais? Aceite que foi um investimento ruim ter comprado lá atrás algo com financiamento, e se liberte dessa bucha o quanto antes.
Eu financiei um pelo simples motivo: vendi o carro e peguei um fgts e paguei 50% e a parcela inicial ficou em 680,00 no SAC - aquela que vai diminuindo ao pouco, porém o aluguel do mesmo apartamento que comprei era de 750,00 e subiu anualmente, eu comprei o próprio ap. que morava, então fiz as contas e achei um bom negócio, sem pensar que se não tivesse comprado teria que ter mudado, pois o dono iria vender, mas tenho uma casa e vou vender e talvez quitar, pois a minha dívida e de 77.0000 e a casa vale 260.000.
Gosto muito dos vídeos do Bastter mas sou obrigado a discordar desse. Vamos lá, sujeito comprou um imóvel de 500k, deu 100k de entrada e financiou 400k. A prestação dele inicial é 4300~ . O aluguel a 0,3% seria ~1500. Então o sujeito teria que desembolsar 2800 + aluguel. O 2800 vai caindo com o tempo. O aluguel vai subindo com o tempo. Então ao final de 315 meses, o sujeito que alugou e pegou a exata diferença entre o valor da prestação e o valor do aluguel e investiu em algo que deu a rentabilidade exata do juros do financiamento, conseguiu juntar 542 mil, porém agora com a inflação o imóvel vale 3x mais. Então quem comprou pagou 2 imóveis em 30 anos. Quem alugou, pagou 1,5 imóveis mas ficou sem nenhum. Podem fazer a conta que quiserem e vão ver que comprar, mesmo financiado em 30 anos é melhor. Isso que ainda tem a questão do FGTS para alguns que pode ir abatendo com o tempo e amortizar ainda mais rápido.
Sem contar um detalhe: O aluguel vai ser ajustado com o tempo, enquanto que o financiamento -- ao menos os que vejo de alguns anos para cá, com T.R -- terão um ajuste menor. Quem começa pagando 1500 hoje dificilmente estará pagando isso daqui a 20 anos.
@@jonathansilva3364 fiz algumas simulações. Só quem ganhar por volta de 5% de juros real, ou seja, acima da inflação, vai conseguir se beneficiar do aluguel. Isso desconsiderando o cara que por exemplo usa FGTS para abater o financiamento, ou o financiamento não é subsidiado pelo governo. E precisa fazer isso consistentemente durante uns 15 anos pelo menos. No Brasil tivemos alguns períodos onde a renda fixa pagava isso acima da inflação, mas logo volta pra baixo e as vezes até negativo ou só empata. Só correndo risco mesmo. E o reajuste do aluguel é por IGPM, que geralmente é maior que o IPCA. Enfim, tanta conta pra no fim ver que não vale a pena o aluguel pelo aspecto financeiro e de paz de espírito. Só vale por comodidade, flexibilidade, etc, ou casos específicos tipo alugar do tio mais barato.
Depois de ler os comentários cheguei a conclusão que a solução para os videos do youtube vai ser desabilitar e parar de ler. Ainda bem que o advogado proibiu de falar algumas coisas, senão ele nao daria conta. :)
@@Bastter Tudo papo galera,,, melhor coisa é vc morar no q é seu,,, não caiam na lábia desses caras q ficam falando essas bobagens... melhor coisa é vc juntar grana e comprar seu imovel,,,, mercado financeiro é casino.
Isso não faz sentido. Digamos que eu financio um imóvel e chego numa parcela de 1600 reais por mês... Sendo que para morar em um no mesmo padrão eu preciso gastar mais de 2000... Sendo que ao fim do prazo do financiamento eu vou ter o imóvel e no caso do aluguel eu não terei patrimonio...
Cara, o primeiro ponto: é quase impossível você achar uma parcela de 1.600 para um imóvel de aluguel 2.000. Se você achar, me conta. Outra coisa, se compararmos o pagamento de aluguel no mesmo prazo do financiamento, no final, você terá patrimônio sim, pois é o dinheiro que você deixou de gastar no financiamento. Essa questão não é tão simples, não existe resposta absoluta. Você sempre tem que comparar. Existem casos que comprar sai mais barato, mas em outros não. O problema é que a maior parte das pessoas despreza alguns custos na compra da casa, como entrada, seguro, manutenção, conta d'água (dependendo da região vem embutido no aluguel). No final, é tudo uma questão de custo de oportunidade.
@@pauloanibal1381via de regra, no médio prazo o aluguel sempre vai passar o valor da parcela. Aluguel é reajustado no mínimo pelo igpm, isso quando não pela cabeça do dono. Já o financiamento é reajustado pelo TR que sobe muito, muito menos. Pobre viver de aluguel num país inflacionario como o nosso é roleta russa com 5 balas
Pobre financiar no brasil não seria a roleta russa que vc mencionou? @@arthurads Considere o cenario onde o pobre financiou por 30 anos e no décimo não teve condições de pagar o financiamento. Nesse momento ele descobre que o imóvel era do banco, e pra ele sobrou a dívida
@@luizeduardomedeiros2308 não, pq não roleta russa você considera que existe uma bala no tambor, diferente do financiamento. Você não vai obrigatoriamente deixar de pagar em algum momento, pelo contrário. Pela experiência de quem financiou, somente uma pessoa completamente desequilibrada financeiramente chega a perder uma casa da caixa/mcmv, existem vários recursos oferecidos pra quem tem dificuldades.
Via de regra, você VAI estar empregado nos próximos 30 anos, então pq contar com uma tragédia que raramente vai ocorrer com quem leva as finanças de forma minimamente seria?
Concordo. Mas o exemplo que ele usa e de imóvel de alto padrão onde as taxas de juros são mais altas por não ter subsídio. Cada caso e um caso. Eu tenho um pequeno imóvel financiado e essa e a única forma de eu retirar o FGTS que ficaria rendendo 3% ao ano. Outro fator no meu caso e que o valor da parcela e fixo independente da inflação, ou seja, no início a parcela representava 20% do meu salário, hoje representa 17%, então nós próximos 3 anos será 14% e assim sucessivamente. Depois de um certo tempo (8 anos) a parcela será insignificante e ainda assim não vou liquidar pois é o único jeito que terei em reaver o FGTS que ficaria preso na conta. Mas cada caso é um caso.
@@marciofdelima9708 Meus pais comprarm uma casa em 2000 por 80 mil no interior de forma financiada. Meu pai trabalhava e pagava tudo. Hj ele tem uma casa quitada que vale 350 mil e faz uns bicos que so paga o basico. Fico imaginando como estaria hj a vida deles se nao tivessem feito isso. Se pagou 3,4 casas eu nao sei. Mas hj vale isso mesmo.
@@marciofdelima9708 uma coisa eu concordo com ele, quando possível compre tempo... Acelere a amortização no prazo para reduzir o quanto antes o juro pago..
Aluguel e ótimo num país de economia estável, agora fala que Aluguel é um bom negócio para o assalariado que teve aumento de 30% no IGPM no Aluguel teve que entregara casa e nao tem dinheiro para outro depósito. 👌👌👌. O Bastter é muito inteligente, mas o público alvo dele é 1% da população brasileira.
O vídeo não diz nada que um é melhor que o outro, apenas para não se enganar. Assiste para compreender melhor. Os reajustes que você escreveu teve também nos financiamentos e está pagando juros. Abraço!
Vc não está considerando o fato que a maioria dos brasileiros, não tem condição de pagar aluguel e conseguir guardar a mesma quantia para comprar um imóvel.
É porque vários desses estão morando de aluguel num imóvel de padrão mais alto do que a realidade salarial deles. Se eles se mudarem para um imóvel cujo aluguel custa R$100 a menos, aparecem aí R$100 que podem aplicar a juros compostos todo mês. No final terão a sonhada casa própria e ainda um dinheiro extra, graças ao efeito dos juros compostos ao longo do tempo.
@@no_more_spamplease5121 kkkkkkkkkk, essa foi a coisa mais ridícula que eu já vi. Talvez se.ele fosse morar.em algo que fosse 100 reais o aluguel e guardasse 900. Kkkk. 100 reais todo mês a 1% ao mês, vai gerar ao final de trinta anos, 353 mil. Se for descontar inflação, talvez não vai comprar nem casinha de cachorro. Hehe.
@@terraboa2667 Estou falando de taxa de juros real, não de taxa de juros nominal. Em taxa de juros real já é descontada a inflação. Faça a conta aí: o marido aporta R$100 e a esposa aporta R$100 todo mês a uma taxa de juros real de 4% ao ano (que você consegue com qualquer LCI/LCA meia-boca que paga IPCA+4%, e é isento de imposto de renda). Ao final de 30 anos, o casal já consegue comprar uma casa regularizada num bairro periférico, pois teriam acumulado R$ 137 mil trazendo para o valor presente (uma vez que são juros reais, não nominais). Não existe milagre. Dinheiro não cai do céu. Para quem não obteve herança, só se obtém patrimônio trabalhando e aportando todo mês em algo que renda acima da inflação. Inclusive (e principalmente) para o pobre.
@@no_more_spamplease5121 entendi. Entao é so fazer a minha conta com juro real tb. Vc não pode considerar somente esse valor de ganho, e o quanto ele gastou com aluguel até lá, ou seja, os mesmos 900,00 com os mesmos juros. Para cada 100 investido ele perde 900. Para cada casa de 137 mil que ele ganha em 30 anos ele perderá 9.
Bastter não levou em conta a valorização do imóvel, o desconto da minha casa minha vida, ele mesmo diz que é melhor quitar as dividas que tem juros mais altos, e os juros do financiamento são baixíssimos.
Eu sou uma ovelha que comprei um terreno de interior por 40 mil e construí uma casa que hoje vale 300 mil. Posso vender ou morar nela. O que vai definir se é mais ou menos rentável um imóvel próprio ou morar de aluguel, é a renda e o perfil da pessoa.
Eu não entendi, mesmo que a pessoa pague juros ,se ela mora de aluguel e gasta 2 mil mês e ela financiar a casa e pagar 2 mil a parcela ,um dia ela vai terminar de pagar mesmo com juros ,o imóvel será dela, e ela não vai depois pagar mais 2 mil mês. Se ela não financiar e continuar morando de aluguel pagando 2 mil mês, ela vai continuar pagando os 2 mil mês a vida toda,e não vai ter a casa. Com a casa própria o custo de moradia é zero ,você deixa de ganhar 2 mil mas não paga 2 mil mais. Sem a casa própria o custo de moradia é 2 mil porque você não tem casa para receber 2 mil e precisa pagar 2 mil de aluguel.
Fala Renato. Tentar ajudar na compreensão. Se for MCMV(minha casa minha vida) não precisa ler minha resposta, o financiamento costuma valer muito mais a pena. Senão pode continuar... O primeiro de aspecto é que o padrão de um imóvel de aluguel 2mil é muito maior do que o de um de financiamento de 2 mil. Então monetariamente falando tipicamente o aluguel é mais barato em relação ao total do valor do bem (pricipalmente em imoveis de alto padrão). Então teoricamente voce conseguiria alugar e investir com o valor da parcela do financiamento. Se voce realmente consegue fazer isso ou não aí é uma questão pessoal. O segundo aspecto é o custo de moradia. Se voce tiver casa própria voce paga 0 mas o seu custo de moradia não é 0. Para voce morar em uma casa de 300 mil voce gastou os 300 mil para pagar 0 de aluguel. Se voce tiver 300 mil e não comprar a casa significa que voce vai ter uma renda de mais ou menos 3 mil por mes. O que permite voce alugar uma casa de 3 mil "gastando 0". Não existe bala de prata mas tipicamente se voce for pobre vale a pena minha casa minha vida (porque tem subsidio, juros baixos e o aluguel costuma ser altp em relação ao valor total do bem). Se voce for rico e não for gastão, aluga, investe e junta para comprar quando tiver o dinheiro (pois os juros sao maia altos e os alugueis mais baratos em relação ao valor total do bem) Espero que ajude a entender. Abraços
@@alexandrealp Entendi, porque se for financiar normal a mercado fora do MCMV o custo de parcela no longo prazo sai mais caro que o valor do tempo morando de aluguel e investindo para futuramente comprar, perfeito a explicação.
Na parte que fala sobre receber e pagar 2000 de aluguel não é bem assim. Tem a parte da imobiliária. E se você não tiver um fiador, ou vai ter que pagar um seguro de aluguel ou vai ter que deixar um dinheiro aportado na imobiliária.
Bastter ou outros que verem, por favor, eu comprei um terreno em 2011 barato da minha tia sem escritura, hoje tem uma bela construção, ainda não terminei, esta no meio do caminho, o pessoal diz que dá pra regularizar o imovel, porém sempre vejo seu videos e voce fala pra não comprar imóvel enrolado🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️, hoje ele vale 10 vezes o valor que eu comprei, ainda falta uns 100 mil pra terminar a casa, não financiei nada, não estou devendo nada, minha pergunta é, devo vender e formar a reserva de emergência, reserva de valor e investir o resto, ou continuar e terminar a casa e regularizar depois.... O pessoal mais experiente responde ai por favor....
Se seu imóvel não é regularizado, como você pode afirmar que ele vale 10 vezes mais? Nem "seu" ele é; o Poder Público pode tomá-lo a qualquer momento, pode meter a pá mecânica para derrubar. Pode vir um grileiro, meter uma arma na sua cara e te mandar desocupar a casa. Às vezes você dá sorte e consegue encontrar um trouxa que aceite pagar por ele mais do que você pagou. Mas o valor do seu imóvel é de exatamente R$0, já que os papéis dele não estão em ordem.
Me desculpe a ignorância, mas moro de aluguel pago R$ 1.000, vi um financiamento que a casa é mais humilde e as parcelas ficam em R$ 915 por 30 anos. Consigo fazer sobrar dinheiro para investir, não seria mais viável financiar? Já que existe a possibilidade se tudo der certo é claro, daqui a 30 anos eu ter meus investimentos + a casa quitada. No aluguel eu terei os investimentos mas a casa não. 🤔
Tua comparação não é justa pois você vai financiar um imóvel mais simples. Compare o valor do finaciamento com o aluguel desse imóvel mais simples. Duvido muito que nesse caso a parcela do financiamento seja menor.
Amigo, se você não sabe fazer essa conta por si só, você é um forte candidato a se lascar na vida trabalhando para enriquecer banco, tirando da boca de sua família. Jamais entre num financiamento. Junte tudo o que puder a cada mês e coloque numa aplicação que renda juros para você. Os juros compostos que você vai receber no seu investimento vão ajudá-lo demais a comprar sua futura casa própria à vista, sem dever para ninguém, sem pagar juros altos para ninguém.
Gostaria de saber sobre imóveis minha casa minha vida. Esses tipos de imóvel vc financia e a parcela fica menor que o valor de um aluguel em imóvel semelhante. Gostaria de saber sobre esse caso. Pois se eu estou pagando menos do que pagaria em aluguel e decido financiar, não seria vantajoso? Posso ir amortizando também com o tempo. Mas o "custo de moradia" diminui.
Tam várias faixas do MCMV. A 1 e a 2 valem a pena (juros baixo e subsídio do gov ). A 3 já acho que tem que pensar bem (não estou 100% atualizado, mas era assim).
Aluguel é ruim financiamento tbem e até comprar a vista pode ser ruim também. Eu construir uma casa toda a vista e estou morando nela a 2 anos e estou arrependido, antes eu morei em uma mesma casa durante 5 anos de aluguel. Casa de aluguel ou própria depende de cada pessoa e condição além de daquilo que cada um determina pra sua vida
Já pesquisei com engenheiro primo de construtora sobre média% de área cosntruida permutada etc .... Já pesquisei que geralmente e constituirá spe ( sociedade de propósito específico) e o risco nesse caso acredito ser TB construtora já que se quebrar o negócio não concluiu então a permuta não se conclui. ( Acho )
Tu perde o terreno se a construtora não entregar, vai brigar na justiça contra 50 pessoas por 20 anos e gastar uma grana violenta em advogado tentando cobrar a empresa falida.
@@AtivosemPauta isso! Mas que terreno tens que ter pruma dessas querer ele? Há boas construtoras, mas não tens como saber se não tiveres alguém que trabalhe dentro há muitos anos e contato nos fornecedores. Ou seja, rolo.
Também não entendo essa de morar em Casa própria você paga aluguel para si mesmo. Quando você mora em casa própria e perde sua renda, vai pagar apenas os custos de IPTU, não vai pagar aluguel e pode ter um fôlego maior. Estou falando de casa quitada
Você sempre tem que pagar para morar em algum lugar. Se você mora em imóvel próprio quitado, não paga aluguel mas também não recebe: empatou 0x0. Se você sai do seu imóvel próprio e aluga outro, você vai receber aluguel do seu e pagar aluguel para outra pessoa = 1 x 1. Financeiramente, empatou igual. Mas isso só vale para quem já tem o dinheiro para comprar o imóvel à vista ou quem já tem o imóvel quitado. Quem não tem grana ou financia, aí é outra realidade.
Comprar um imóvel traz vários benefícios desde que seja feito com PLANEJAMENTO. Se você financiar 25, 35, 40 anos você está ferrado, mas se você financiar até uns 20 anos no máximo você consegue adquirir bens que provavelmente só conseguiriam adquirir no último terço de vida, sem falar que nada garante que no futuro os valores só imóveis estarão como são hoje, pois a terra está cada vez mais escassa. Em sp capital por exemplo, quem retardar cada vez mais a compra no futuro terá uma tenda que não acompanhará o crescimento salarial. Além disso, fazer dívida é saudável desde que com PLANEJAMENTO. Inclusive inúmeras empresas da bolsa fazem isso pra otimizar sua estrutura de capital. Com relação a alegação do baster que você financia 800 mil e pagará 4 milhões no final isso é bullshit, basta fazer qualquer simulador habitacional para ver que não é isso. Sendo muito negativo isso só ocorreria se a pessoa fizesse sem planejamento algum e num banco ruim e ela estando com CPF tudo zuado, fora isso não existe isso que o bastter disse, façam vocês mesmos os simuladores no site. Além disso, um imóvel de 800 mil vocês acham que custará quanto daqui 40 anos? Óbvio que ele tende a subir e bastante, ou seja, o valor final que você pagará no pior cenário de todos provavelmente será o valor de mercado da casa no mínimo. Respeito a opinião bastter e o acompanho mas não pensem vocês com suas cabeças antes de seguir sem pensar conselhos dos outros. Façam financiamento com PLANEJAMENTO e vejam que imóvel próprio pode ser adquirido via dívida sim. Alugar só é viável quando a pessoa é nova, ganha relativamente pouco, ainda não sabe onde se estabelecer e etc
Ótimo você relembrar que as empresas fazem dívidas de forma saudável. ele mesmo fala isso em vídeos. é interessante quando aplicado para a vida pessoal também. ele também comenta que aluguel ou financiamento depende, nenhum é melhor ou pior que o outro. faz todo sentido. Depende muito das taxas de juros que você vai pagar. Pode ser juros para o dono do imóvel que você aluga ou juros para o banco que você financiou. O melhor é sempre estudar antes.
@@marcoantonio-uu5wf , se você estudar mas m pouco saberá que dívida com PLANEJAMENTO é boa, mas é mais fácil vocês seguirem a manada e ficar nessa de ué qualquer dívida é ruim
Você só esqueceu nas suas contas que você continua pagando aluguel a vida toda, mesmo que more na casa própria. Duvido que chegou a pensar nisso, já que você não vê um boleto na sua frente.
Um amigo meu comprou um AP na planta por R$ 720mil. Financiou pela SAC. Antecipou a quitação. Levou 5 anos para quitar desde receber as chaves (de 2015 a 2020). Gastou em parcelas + juros, cerca BRL 1.020.000,00, + 16 mil de ITBI, + 5 de cartório. Total: R$ 1.041.000,00 (valor nominal). Vendeu o AP por BRL 1 milhão, depois de 7 anos (em 2022). A diferença entre o que vendeu e o que pagou foi de R$ 41 mil. R$ 41 mil dividido em 7 anos (84 meses), equivale a R$ 488 por mês. Ou seja, todo esse esquema de financiamento que ele fez, equivaleu a pagar um aluguel de R$ 488,00. Aí fica a pergunta. Em qual lugar do Brasil você aluga alguma coisa por R$ 488,00????? Esse exemplo ainda é do Rio. Em que não existe aluguel abaixo de R$ 1.200,00. Financiem e quitem rápido os seus imóveis. Esse meu amigo até andava sem reserva de emergência para poder quitar rápido. Imóvel se valoriza. Sabendo entrar num financiamento de valor mais baixo, não querendo comprar de primeira o imóvel mais caro e definitivo da sua vida, o financiamento vai ser equivalente a alugar para comprar depois, mas com a segurança de você ter sua casa e da sua família.
Com todo respeito. Mas ele ter pago 1 milhao e 41 e ter vendido por menos que isso, vc ainda acha que foi vantagem? Você precisa urgentemente rever teus conceitos, o cara pagou pro dinheiro dele diminuir, e como o bastter falou no vídeo, não existe essa de não pagar aluguel, afinal vc está deixando de receber o aluguel do ''seu imóvel'' enquanto mora nela. Se ele tivesse morado de aluguel e poupado oq sobrou teria hoje muito mais q 1 milhão
2 anos depois, mas vamos lá. Essa conta do Bastter não fecha pra imóveis iguais, um alugado e outro financiado. Vamos lá, se eu pago 2000 de parcela de financiamento, provavelmente o aluguel é maior. Mas digamos que seja igual e não me sobre mais nada. No financiamento, ao menos nesses dois mil uma parte é amortização, teria um imóvel no final, nem que seja em 30 anos. E no aluguel, nessa hipótese? Não teria nada! Isso só daria certo se alugasse um imóvel de nível ou localização inferior. Então é isso. Você troca de morar desde já onde quer pra morar pior por anos até ter dinheiro pra pagar a vista (às vezes gastando mais comdeslocamento). Sem contar que onde quer comprar pode valorizar muito, aumentando esse tempo. Outra coisa, com o tempo, num SAC, a amortização passa a ser maior que os juros, daí o valor da parcela baixa. E no aluguel? Só tende aumentar! Isso sem poder amortizar com um FGTS, etc. Financiar traz mais riscos? Claro. Mas pera lá
@zeusxd3083 não sei de onde tirou isso. Todos os imóveis que tive/vi/estudei comprar foram aumentando (até demais) de preço. E muitos não eram área nobre.
@@ThiagoFdeLima aqui como tá aumentando a violência a cada ano, a tendência é a desvalorização do imóvel , infelizmente, por outro lado , quem tem imóvel em área nobre só teve/ tem a ganhar
Show... Moro de alugeul e pago 1.600 e um app parecidissimo (400k) parcela comeca em 3.200 vou juntar... MAS... Se eu juntar 400k nao compensa ficar e pagar o aluguel com os rendimentos??? E ai??? Abraço
Meu Deus, boa parte da galera deveria fazer um curso de interpretação, pois o cara fica quase 1h falando o que não deve ser feito, daí em seguida tem "peão" que paga pra perguntar aquilo que ele disse pra não fazer! Se fosse eu, meu saco já estaria arrastando no chão 😂😂😂😂😂😂😂
Creio que esse vídeo faz sentido e é muito util para quem tem grana para comprar imóvel de + ou - 500 k. Ou mais. Para quem tem um orçamento mais apertado comprar financiado faz muito sentido. Se 22 anos atrás eu ficasse focada no fato de que pagaria o valor de 3 imóveis no financiamento do meu imóvel, ainda estaria pagando aluguel, como muitos amigos meus que tinham o mesmo padrão de vida que eu , que achavam que era uma dívida muito longa, 25 anos. Comprei financiada início 2000 e em 2008 comecei a amortizar ( no prazo) . Final de 2010 terminei de pagar o financiamento. Sei que paguei juros altos durante esse período , mas valeu. Em 9 anos e 10 meses eu quitei um financiamento longooooo. Durante o período que eu estava amortizando eu reduzi os meus gastos ao máximo, todo dinheiro que sobrava eu amortizava ( no prazo , sempre) . Só depois que eu quitei meu imóvel é que eu fiz algumas reformas. Tenho alguns amigos que já se aposentaram e que ainda moram de aluguel. Ha! Na época não existia o aplicativo para simular e gerar o boleto da amortização. Tinha que ir na Caixa Econômica Federal para pagar e só no próximo boleto é que eu via quantas prestações tinha diminuído. O financiamento foi pela Caixa econômica Federal, já vi um internauta comentar que o financiamento por um outro banco, não lembro qual, não aceitava a retirada de juros na antecipação das últimas parcelas ( amortização no prazo) . Essa foi a minha experiência.
Se você vivesse da mesma forma e investisse o dinheiro que amortizou sem girar patrimônio acabaria com grana para comprar um imóvel maior/melhor/bem localizado à vista ao final desses 10 anos... O problema do pobre é que é difícil poupar quando se tem um padrão baixo de vida, acaba que a pessoa gasta o dinheiro em consumo. Dessa forma, o financiamento acaba obrigando uma frugalidade para pagar as parcelas e no final temos a impressão de que o pobre que financiou está melhor que seu par quevive de aluguel, mas o retorno de financiar tende a ser negativo em 99.9% dos casos...
@@alexandroferreirafreitas9420 Perfeito o raciocínio! Um dos poucos casos em que pode valer a pena ao pobre entrar em financiamento imobiliário é quando surge algum programa habitacional em que o governo subsidia uma grande parte da taxa de juros, visando reduzir o grave déficit habitacional de moradias populares. E mesmo assim, pode não ser vantagem, se o subsídio não for alto o suficiente. O ideal é que fique menos que 0,5% ao mês, que é a taxa média de retorno para quem aluga um imóvel a terceiro.
Basta descer os comentários pra ver que boa parte das pessoas não conseguem concordar com a ideia de que financiamento não é bom. A base da dúvida está em que no financiamento após 30 anos o imóvel e teu e no aluguel tu não tem nada e vai continuar no aluguel até morrer. Eu acho que a grande chave pra desfazer essa dúvida são duas questões: 1) se tem herdeiros; 2) se o teu objetivo é ter a casa própria. Veja bem, ngm vai levar o imóvel pro além. A gente morrer e dane-se o imóvel. Quem não for ter filhos e não tiver pra quem deixar o imóvel, não faz qualquer diferença morar a vida toda de aluguel ou ter financiado (a não ser a questão da segurança na velhice, mas isso não vem ao caso agora). E quanto ao ponto dois, a dúvida que todo mundo levanta tem por pressuposto de que é o objetivo de todo mundo ter a casa própria. Realmente, se teu objetivo é ter o imóvel, eu concordo que é melhor pagar o financiamento do que morar de aluguel, pq ainda que o banco te come 2 imóveis em juros, no final de 30 anos tu ainda sai com um, e quem pagou aluguel sai com nenhum. Ainda tem que ver também que se o objetivo da pessoa é ter o imóvel, e ela não quer fazer o financiamento pra não dar dinheiro ao banco, ela vai precisar gastar com o aluguel e precisar "gastar" poupando para dar o dinheiro a vista. (Se uma pessoa ganha 6 mil e o aluguel é 2, ela vai gastar os 2 e guardar 2 todo mês, vai viver só com os 2 restantes. Se a parcela do financiamento é também 2, ela já tá vivendo dentro do imóvel e sobra 4 pra ela gastar c ela) Todavia essa conta só é verdade também se a parcela e o aluguel forem equivalentes. Se a parcela for duas ou três vezes mais cara que o aluguel (coisa que geralmente acontece quando o imóvel vale uns 600 mil e tu só tem até uns 30 a 40% pra dar de entrada), então dá na mesma também. (Se tu ganha 6, o financiamento custa 5 por mês e o aluguel 2, mas teu objetivo é um dia comprar, tu vai gastar os 2 de aluguel e guardar 2. Da quase elas por elas).
@@sergiorodrigo6380 Se a pessoa ganha 6, paga 2 de financiament e sobra 4. Ela pode usar outros 2 para amortizar e quitar o financiamento muito mais rápido. Digamos que , ao inves de passar 30 anos pagando 2 mil, ela pode passar 10 anos pagando 4 mil. Aqui ela tem um patrimônio que é dela. E depois disso, o saldo positivo será de 4 mil para continuar construindo patrimônio poupando, ou não. Da mesma forma, caso ela pague aluguel, ela pode usar os 2 mil que sobram para poupar. Agora, se a pessoa não tem aqueles 2 mil de sobra, esse raciocinio do Bastter não faz sentido. Pois a unica opção dela é "Eu não tenho escolha, eu tenho que gastar esse 2 mil para morar ou pagar um financiamento". Se o caso for esse, o financiamento ainda é melhor. Pois, como você disse, depois de 30 anos pagando 2 mil, ela vai ter um imóvel no caso de finaciar. E pagando 30 anos de alguel não. Sem contar que nesse tempo o aluguel vai aumentar.
Eu entendo sobre o problema do financiamento, mas a excessões, eu conheço uma família de 5 pessoas que comprou uma casa muito boa que custou cerca de 525.000. A pessoa tinha 70% do valor investido e deu de entrada. Pegou uns 150.000 financiado e ficou devendo 220.000, ou seja, 70.000 de juros em 10 anos. Tenho certeza que eles irão pagar rápido esse financiamento, talvez em um ano com a venda da casa que eles já tinham. Financiamento foi uma alternativa para eles conseguirem a casa dos sonhos e da velhice
Pagar aluguel ou pagar o juro pro banco é a mesma coisa..... dinheiro perdido... a diferença é que o juro pro banco vai diminuindo e o aluguel é reajustado pelo IGPM....
Cara, eu moro numa favela, qualquer porcaria aqui custa, no mínimo, R$ 250.000,00. O aluguel, por outro lado, fica em torno de 1.000,00. Faz um simulação de financiamento e vê a tromba que vão querer empurrar em vc.
Não é ótima ideia viver o resto da vida pagando aluguel. A não ser que vc não tenha condições, mas se vc tever uma renda favorável que der tanto pra comprar ou alugar e a melhor opção. Aluguel e a mesma coisa de financiar uma divida que vc faz todo mês e nunca conseguiu conquistar sua casa própria.
A diferença do Bastter pra qualquer outro "educador" financeiro está nele não insistir pra vc investir, te dá conselhos melhores pra sua vida. Enquanto qualquer outro influencer fica insistindo de forma até tarada pra vc investir nisso ou naquilo, colocar sue dinheiro no jogo pra eles morderem a parte deles.
Discordo! O tempo passa muito rápido, quando você se dá conta Puff passaram 20 anos, então faço as duas coisas pago meu financiamento e faço aportes na minha carteira.......Quando comprei meu ap o aluguel aqui no meu condomínio era o mesmo valor da prestação. Hoje, 13 anos depois, o aluguel aqui é 30% maior que a minha prestação e agora vou pagar os últimos sete anos em dois porque vou amortizar o saldo devedor.......E faço meus aportes na calma, porque aporte é pra vida toda. Nunca vendi uma ação, fico só na calma, esperando o preço das ações caírem, aí compro mais, e curto meus dividendos, porquê a vida é curta.
Tb faço igual, comprei meu apartamento há 7 anos, pago um valor muito inferior ao aluguel e minha carteira de investimentos vêm crescendo consideravelmente.
Kkkkkk, acho que cada um deve analisar o seu caso. Pq qdo financiei minha casa, com 5,3% de juro ao ano, foi a melhor coisa que fiz na vida. Preferi pagar o banco do que pagar o dono do imóvel. É uma alternativa muito melhor, pq em 15 anos tentei um imóvel só meu, mesmo que eu pague o dobro do preço. Porém se eu permanecesse no aluguel, eu não teria nenhum. Hahaha
Quer ter um senso de segurança, de "seu", de uma "paz" familiar? = financiamento Quer pensar num futuro menos arriscado e sem pagar juros/terceiros = aluguel mais baixo possível (dentro do seu padrão) e o resto aportando.
A 4 anos minha esposa queria financiar uma apto de qualquer jeito. Sempre achei um absurdo o juros. O dinheiro tem que trabalhar para você. Ainda bem que não caí nessa. Hoje tenho um bom dinheiro guardado, carro quitado, sem dividas, posso morar em alguns lugares sem problemas, tenho liquidez, não preciso fazer conta para viajar, se acontecer qualquer imprevisto tenho uma boa reserva de emergência e continuo investindo. Imagine o bolo q vai virar daqui uns anos. Isso sim que é simples!!!
a diferença entre aluguei e casa propria salvo erro é que quando acabar o emprestimo vende se a casa propria e recupera uma grande parte ou total do dinheiro gasto e aluguer nao recupera nada estarei enganado ? penso que nao
Eu concordo com o Bastter em quase tudo mas no caso da casa própria não! Ele faz a analogia do tipo se vc tiver uma casa de 400mil reais e alugar uma de 400mil reais vc fica no zero a zero, sim! do mesmo jeito que se voce tiver os 400 mil reais investidos vc não precisa nem comprar uma casa pra alugar outra, o dinheiro dos investimentos pagam o aluguel, mas e se voce não tem os 400 mil reais? e ai está o ponto, quase ninguém tem os 400mil reais. Vamos supor, duas familias exatamente iguais, Mulher e Marido que ganham 3500 reais por mês mora de aluguel pagam 1000 reais de aluguel, ai uma familia finacia uma casa por 1000 reais por mês por 30 anos o mesmo valor do aluguel, a outra familia continua no aluguel, depois de 30 anos uma terá a casa e a outra não! E esse é o ponto ambos terão que obrigatoriamente que pagar os 1000 reais a diferença é que um voce paga pra no futuro ter uma casa, que é uma merda pagar juros? sim! mas a outra vc não ganha nada. Não é o ponto do tipo vou sair da casa da minha mãe pra pagar aluguel, e sim sair do alugel pra pagar a própria casa. Agora vamos supor então que o cara continue no aluguel qual seria a alternativa dele? pra mim não tem alternativa. Agora que tem nego burro ai que se individa pra compra uma casa sendo que tem outro lugar pra morar isso tem kkk
@Ruiva Okay Olha depende, mas muito provavelmente não vale apena. Depende pois vai variar muito de Cidade/Estado que você mora valor dos imóveis, e da taxas desse lugar por Exemplo: imovéis no Norte e Nordeste com rendas até 3 mil reais são cobrado menos juros que outros Estados entre outras coisas. Mas pra comparação no interior de SP um parente comprou um apartamento finaciado no valor 185mil pela caixa, ele ganha R$4800,00 reais e mora sozinho e a caixa pediu 50 mil de entrada+ valor do contrato (5 mil reais se for o primeiro imovél se não fica 10mi), como ele tinha 40 mil reais no FGTS que não rende nada e não da pra tirar de lá ele comprou o AP, a juros de 7.16% ao ano, mas o CET(Custo Efetivo Total) ficou em 9,25% ou algo assim, financiado em 28 anos e alguns meses em parcelas decrescentes. Ele só comprou pois mora de aluguel, tinha FGTS, tem mais de 80 mi reais pra receber em processos e irá pagar mais de uma parcela ao mês, com isso abaterá boa parte dos impostos, pois se ele demorar os 28 anos pagando uma parcela só por mês ele irá pagar exatamente 378 mil reais ou seja mais que o dobro do valor total, isso que é um apartamento ''barato'' finaciamentos apartir de 300mil reais o valor pode chegar ao triplo. A renda pedida pela caixa é a familiar(Toda Familia), quanto menor a renda(salário) menos juros você paga, mas a entrada tem que ser muiiito maior. Eu fiz alguns um simulados no site da caixa , mas com outros tipos de salários de 1300,00 reais a 2000,00 reais, no qual usei o apartamento de 185 mil reais como parametro , e o juros cairam de 7.16 pra 4,50 que é o menor de todos(4,25 pra norte e nordeste) mas o dinheiro para a entrada subiu muito variou de 77 mil pra quase 100mil reais ou seja quase metade ou mais da metade do valor total do apartamento, e em alguns casos o baixo salário nem finaciamento a Caixa Habilitou, fora que de 28 anos pagando as parcelas aumentaram pra mais de 30 anos. Voltando a falar do apartamento, mesmo que meu familiar alugue o apartamento o valor do aluguel é em média 900 reais, e apesar da parcelas serem decrescentes os primeiros anos dessas parcelas giram em torno de 1200 reais, ou seja ele terá que desembolsar valor extra pois o aluguel não cobre os custos das parcelas, então se vc pretende alugar sem ter um salário alguém terá que pagar esse extra da parcela por vc, além dos 50 mil reais extras da entrada coisa que um jovem de 18 anos não deve ter, e se tiver vale muito mais apenas colocar numa renda fixa a 100% do cdi que em 5 anos renderia mais de 25 mil do que entrar em divida. Mas vamos supor que vc trabalhe e tenha os 50 mil e que consiga abater duas parcelas, ainda assim vc demorará 15 anos para pagar o imovél, não seria melhor investie o dinheiro gasto na segunda parcela então? já que vc não paga aluguel? Fora que vc diz que com 30 anos terá dois apartamentos, mas o financiamento em si pagando uma parcela durante 30 anos, quando vc tiver saido da faculdade vc terá mais 25 anos de financiamento. Sem falar que em 5 anos muitos inquilinos irão entrar e sair do seu apartamento quem dira em 30 anos, hoje em dia é muito dificil alguém que fica mais de 1 ano, e nesse meio tempo que vc não achar inquilinos terá que pagar a parcela do AP do seu Bolso + o valor do Condominio, se ficar 3 meses sem inquilino 3 meses tirando do bolso. Eu só compraria um Imovel nessa situação se o juros tivessem 1% ao ano.
Tem uma alternativa sim. O casal pode sair da casa de aluguel de R$1.000 e passar para uma casa de aluguel de R$900. Os R$100 que passaram a sobrar todo mês devem ser investidos em aplicações que rendem bons juros. Após os mesmos 30 anos do seu exemplo, o dinheiro que eles têm na aplicação compra uma casa própria para morarem, uma casa a mais para alugar, e ainda sobra dinheiro. Se duvida, jogue aí os valores numa calculadora de juros compostos com aportes mensais.
08:22 cálculo nada a ver. Tinha que comparar quem TEM com quem NÃO TEM casa própria. Quem tem fica em 0 realmente (não ganha nem perde), mas quem não tem fica em -2000, ou seja, perde todo mês. Parei de ver aí.
Eu comprei um apto e quitei super rápido. Ainda assim eu digo que foi uma das piores burrice que fiz na vida. São muitas taxas e eu tive um curso com reforma que nunca vai se pagar. No caso das pessoas que demoram décadas para quitar o financiamento, a situação fica caótica. Mas o brasileiro não sabe fazer contas simples e eu vivo ouvido frases como "vou morar no que é meu" , "aluguel é um dinheiro que não volta"...
Bastter, esse raciocínio funciona pra quem é investidor. Eu penso muito no resto das pessoas que não vão investir no mercado financeiro a renda extra e a casa própria, embora a um custo exorbitante, acaba sendo o único investimento possível. Com nossa inflação bisonha, um imóvel passa a ser um investimento não desprezível a longo prazo, principalmente vs investimento nenhum. Abraços
Em instituições financeiras existem diversas ofertas de LCIs e LCAs (aplicações parecidas com a caderneta de poupança, só que rendem mais) que repõem a inflação e pagam juros extras. O pobre não faz isso porque infelizmente não sabe fazer contas. O analfabetismo funcional e financeiro do brasileiro é gigante. Se ele consegue pagar a parcela do financiamento, iria conseguir pegar o preço dessa parcela menos o preço do aluguel e aportar isso todo mês numa LCI ou LCA, até juntar o dinheiro para comprar um ou mais imóveis. A parcela é do mesmo preço que o aluguel? Então a solução para sobrar dinheiro para juntar é se mudar para um imóvel cujo aluguel custa R$100 ou R$200 a menos. Eis o dinheiro que surgiu para o investimento do pobre.
pelo menos 1 vez por mês eu venho aqui no bastter pra tomar aquele banho de agua fria terapeutico, uma vez eu esqueci disso e já estava a meses sem assistir um video do bastter, comecei a ter pensamentos estranhos, uma vontade de financiar um carro zero, dando de entrada a minha reserva de emergência, quando percebi esses pensamentos estranhos, voltei aqui para tomar meu banho de agua fria terapeutico
Muito bem, tem coisas que parecem ser meio óbvias mas as vezes é bom reforçar o óbvio pra gente não fazer bobagem
Pois é, Luiz. É desse jeito mesmo. Sessões mensais de terapia econômica…🤛🤜
KKKKKKKKKKK SOMOS DOIS.
Rsrs. Nem me diga, amigão! Rsrs. Às vezes os espíritos zombeteiros "arrodeiam" minha cabeçorra também. É normal. Corrigir a rota é uma necessidade de tempos em tempos.
Aquele comentário do Mano Brown: "Volta pra base"
Estou surpreso com tanto conteúdo sério e esclarecedor em 1 hora de live!! Parabéns amigo Bastter! Deus abençoe!
Seja bem vindo!
Bastter, vc é o exército de um homem só, parabéns pelo seu canal
Bastter é o cara que me abriu os olhos. Só tenho a agradecer.
O melhor vídeo que vi até hoje sobre o mito casa própria X aluguel.
Explica claramente o que a grande maioria das pessoas não entende.
Rachei de rir aos 51 minutos kkkkkkkkkk Bom demais.
Bastter é patrimônio cultural do Brasil. Um fenômeno.
Investidor, entro aqui para aprender e rir!!! Só que eu nao sei se aprendo ou rio mais!!
MALUCO é o BASTTER; nào é o DONO da VERDADE, não ! Dependendo da conjuntura, geralmente o acumulado de 2 anos o INCC é de uns 10%. Um rendimento mediano em FII meia-bôca deu uns 12% AO ANO, ou seja, uns 25% em 2 anos (mais que o DOBRO). JUNTAR p/ comprar a vista no fim da obra ?? Qdo tiver o dinheiro, no fim da construção, o imóvel custará +30%, em média; não CONSEGUE JUNTAR. REPUTAÇÃO e CONFIANÇA é a REGRA do jogo financeiro, inclusive na compra de ações de boas empresas. é TUDO uma questão de CUSTO MARGINAL DE OPORTUNIDADE. O problema reais do imóvel são os custos recorrentes depois de pronto, e as taxas e impostos de escritura e transferência, manutenção e reforma: ñ gera receita, gera DESPESAS portanto não é um ativo mas um passivo.
@@eduardopagliaroni554 se quiser vender com prejuízo, okay. No zero-a-zero é 20% de ágio, no minimo; isso, apenas pelas correções das parcelas durante a construção + custos com escritura.
em 37 minutos eu ri mto tbm kkkkkkkkk
Melhor explicação sobre este assunto que já assiste. Muito coerente
⚠️ Só BASTTER salva. Não se iluda com falsas promessas, aprenda com quem se provou no tempo. #TeamBastter
Bastter é um OASIS no deserto. top demais
Bastter, graças a Deus você resolveu vir pro RUclips para salvar algumas almas adicionais, como a minha, de fora da comunidade. Eu já ficaria grato com as lições sobre finanças pessoais, mercado financeiro, renda variável, ações, etc. Mas com você eu tenho aprendido sobre a vida. Sobre como viver. Obrigado, meu amigo. Obrigado. Você faz a diferença na vida de quem abre os ouvidos para escutar, e traz a mudança para melhor.
Tenho 40 anos. Sempre vivi de aluguel. Hj posso comprar um imóvel a vista. Entretanto vou empurrando mais pra frente, pois teria q mexer no principal, q me garante uma renda passiva maior que o aluguel.
Exatamente.
Estou no mesmo dilema, na verdade tenho 50% da entrada de um imovel de 400mil, hoje gero uma renda de 1600 a 2200 mês com metade do valor, sempre reinvisto. Faço as contas e sempre desisto, pois tenho que financiar parte.
Minha duvida juntou este patrimonio com o gasto que teria pagando a parcela de financiamento ,ja calculou quanto pagou de aluguel nesses anos ,sao o mesmo de juros ,se juntou com aportes maiores doque o a prestaçao do financiamento é um exemplo de exeçao
Compre na planta e depois que pegar as chaves reaporte os valores que paga de aluguel.
Ou se tiver "conhecimento e paciência " compre um terreno e construa a sua casa do seu jeito gastando menos que comprando uma pronta.
@Joao Lopes , o aluguel é dinheiro jogado no lixo.
Ué!? E o custo de oportunidade do dinheiro enfiando no aluguel? Exemplo 3000 por mês ajustado a meros 0.5 ao mês daria 494.000,00 após 120 meses. Aluguel é juros que vc paga para o proprietário do imóvel, mais comissão da imobiliária, mais grana para seguradoras, seguro fiança, seguro do imóvel, e IPTU. Fora a eventual chatice de um ou outro proprietário. E ainda a chatice de ter que mudar de tempos em tempos, pq o proprietário resolveu dispor do imóvel ou pq o aluguel subiu absurdamente.
Exatamente. Bastter acha que todo mundo tem dinheiro pra pagar aluguel e ainda guardar. Ou é aluguel ou financiamento. Ou morar num lugar pior por muitos anos para o aluguel ser menor, perdendo tempo de vida em transporte (às vezes tendo de gastar bem mais)
No financiamento ainda há uma amortização. Só iria preferir aluguel se realmente tivesse de ficar me mudando
O que o Bastter falou só faz sentido para quem tem condições financeiras para juntar o valor em poucos anos e comprar a vista, não é a realidade da maioria das pessoas. Se o aluguel tem o mesmo valor do financiamento é claro que compensa financiar.
É melhor pra quem empresta dinheiro com juros, principalmente se a garantia for o próprio imóvel.
fazer dívidas nunca é bom, melhor focar em rendimentos passivos.
no início do casamento, eu com a minha esposa tivemos que optar: morar de aluguel, ou financiar um imóvel…
Não foi uma decisão fácil, mas optamos por morar de aluguel e ao mesmo tempo investir pensando no futuro.
Estamos há 4 anos morando de aluguel, e até aqui posso te dizer que foi uma decisão boa para nós….
Não somos ricos, somos trabalhadores. Hoje nossos rendimentos passivos vindo dos investimentos estão quase alcançando o valor que eu pago de aluguel.
Esse assunto é polêmico e pessoal de cada pessoa, não existe o correto ou errado. Hoje eu moro de aluguel, mas futuramente tenho um sonho de ter uma casa própria.
Exato, a escolha familiar envolve uma decisão que não é apenas financeira.
O que o pessoal se engana é que financiamento pagando juros no longo prazo é vantajoso.
Abraço!
Aluguel é vida. Fui morar de aluguel assim que casei, com previsão de ficar 1 ano, acabei ficando 3 anos sem problemas. Quando comprei a casa, só do dinheiro imobilizado, pagamentos de impostos e reformas acabaram com o meu patrimônio líquido.
@@Rodrigo-ey9mt obrigado por compartilhar sua experiência! 👍🏾
@@Rodrigo-ey9mt quando vc vive de aluguel tem sempre.o risco do dono pedir o imóvel e do nada vc gastar pra se mudar etc
@@cobelasgames Com toda a dor de cabeça temporária que tem, te garanto que o custo da mudança para um local perto é milhares de vezes menor que os juros que você vai pagar num financiamento imobiliário. Deixe de raciocínio de sardinha, contando centavos enquanto perde os milhares.
Aos 20 anos e consegui financiar uma casa pagando 510 reais por mes nela. Não tenho pai nem mãe e quando menor de idade eu sempre ia pulando pra casa de um parente ou de outro, meu sonho era ter minha propria casa. Hoje, com 21, moro eu e minha mulher nela, dividimos as contas, já personalizei como eu queria e só falta começar a amortizar as parcelas quando sobrar uma graninha
EXATO, tenta diminuir o TEMPO SEMPRE, logo vc quita
❤🎉
Parabéns meu irmão é isso aí . Eu estou querendo comprar um imóvel tbem, é um saco morar de aluguel
"O advogado não deixa eu chamar mais ngm de burro"kkkkkkk
O Bastter não sabe fazer conta ou deixou de falar algumas coisas no vídeo. Se morar na sua casa própria é pagar aluguel para mim mesmo é evidente que é mais vantajoso. Pois alugar para outro geraria uma taxa de administração para a imobiliária, correria risco de calote, atraso ou do imóvel ficar vazio. Agora financiar é que seria prejuízo em relação a alugar a menos que a pessoa não tenha condições de poupar e a parcela do financiamento seja igual ou menor do que o aluguel, pois ela pode amortizar a dívida e no fim ela fica com o imóvel valorizado. E o aluguel pode sofre reajuste do IGPM assim como os rendimentos de renda fixa.
Isso ai, mastter! Massa eh ler a sessao de comentarios...so pensamento de sardinha! Se eu comprei um imovel, nao me interessa q ele suba de preco. Primeiro q eu nao posso vender ele e ir morar debaixo da ponte. Segundo pq, se o preco aumentou, o imovel q eu pretendia me mudar tb aumentou. meu esforco financeiro p chegar nele sera mto maior. Exemplo: comprei imovel de 200k, mas gostaria de ter ido p um de 500k (gap de 300k). Se o de 200k q comprei tem novo valor de mercado de 400k (dobro), o de 500k foi p 1mi (+-). Antes eu precisava de 300k p mudar, agora vou precisar de 600k (1mi-400k). Meu esforco financeiro dobrou, vou ter q trabalhar dobrado pra ir pro local q sonho.
Ou seja, eh a maior idiotice do mundo achar q se deu bem pq o preço do seu imovel aumentou. Se o seu aumentou, os outros tb aumentaram. Unica coisa q vc ganhou foi o direito de ter q trabalhar mto mais pra mudar de local; ou, entao, aceitar q nao conseguira mudar de local. Pouco importa se vc nao queira se mudar, vc tb nao pode vender o imovel, embolsar a grana e ir morar debaixo da ponte.
LUCIDO DEMAIS,, pqp
a questao é mt mais simples que essas balelas de youtubers, todos que dizem isso acabam comprando uma casa ou apartamento carissimo como aquele primo rico fez.
é mt simples, se vc é pobre nao tem dinheiro pra comprar a vista é melhor financiar e ir amortizando que em pouco tempo irá pagar a casa do contrario ficara pagando o mesmo valor que poderia estar pagando na prestacao da casa por 30 anos de aluguel e no final nao terá nada.
claro que se vc tiver 500 mil para comprar uma casa a vista é mt melhor investir e com o rendimento paga aluguel e ainda sobre mt dinheiro, o que nao é a realidade da maioria da populacao
Nunca é bom acompanhar preços de nada, só valor
E acontece o seguinte: vc se interessa por um imovel maior, pagara o que for nele ja que vc amou, precisa vender o seu pra entrada. Dai vc vende o seu anterior bem abaixo.
Mas se voce pagou 5 imoveis e hj ele vale 5 imoveis voce perdeu dinheiro?
Eu entendo o lance que o juro do financiamento é muito maior que o juro de rendimento do patrimonio etc. E entendo o exemplo dos dois imoveis (acho hehe) mas tenho uma dúvida ainda:
Eu não tenho imóvel nenhum. Pago mil de aluguel. Digamos que aportei direitinho outra parte do meu salário e comprei um imóvel a vista. A partir de quando fui morar no meu, num passei a economizar os mil do aluguel e aportar de novo, junto ao que eu já aportava? Não economizo mil por mês a partir de agora não?
Excelente explicação da realidade !!!! Muito obrigado pela excelente aula !!!!
Isso aí está MUITO errado. Aqui onde eu moro mesmo, um apartamento mobiliado de 46m2 custa entre 165 e 180 mil. Aluguel em apartamentos semelhantes no mesmo bairro variam entre 1500 e 2300. Eu consigo usar meu FGTS como entrada e financiar 80% desse valor a uma parcela de 1100 em 30 anos corrigido pela TR. Enquanto o aluguel, o dono vai querer reajustar anualmente pela inflação. O financiamento tem um CET de 9,8% ao ano, enquanto o tesouro selic está rendendo 13,75% menos o IR. Financiando, você já começa economizando logo de cara, e o valor total do financiamento pode ser o de 3 imóveis 30 anos na frente, mas se você trouxer a valor presente pela rentabilidade da renda fixa, na verdade o financiamento diminui o preço que você paga. Enquanto o valor que você vai pagar no aluguel em 30 anos considerando as correções anuais equivale a NOVE imóveis e você não fica com um centavo disso.
Eu mesmo, tenho o valor para pagar a vista, mas vou financiar e deixar meu dinheiro investido enquanto for vantajoso. Se algum dia, por acaso, não compensar mais, eu quito.
Só em Nárnia que um apt de 165 k, rende 1.5 k alugado.
Os bancos são bonzinhos demais né. Esse cara tá em Narnia mesmo
Geralmente é 0,4% do valor do imóvel/mês.
Por que o banco vai te emprestar dinheiro a 9.8% se ele pode comprar tesouro selic por 13.5% onde o risco de calote é bem menor?
@@xexeia Porque não é bem assim que a coisa funciona. Os juros do financiamento pelo SFH são SUBSIDIADOS pelo governo através do FGTS e da poupança. Então não é simplesmente o banco te emprestando a 9,8% e pegando emprestado a 13,5%. Na verdade, você é forçado a emprestar pra o governo a 3% ao ano através do FGTS, e você aplica na poupança a 6% ao ano pra o banco te emprestar a 9,8% ao ano. Se você tem FGTS, você já pagou o ônus desse sistema, o financiamento subsidiado é o bônus. Se você tem um emprego relativamente estável, muitas vezes, vale a pena sim entrar no financiamento. Muito mais do que correr contra o tempo fazendo uma poupança pra comprar a vista enquanto você vai continuar tendo que arcar com os custos de moradia e a inflação vai jogando o preço do imóvel pra cima.
E o banco, além de lucrar com o spread do financiamento (porque a contrapartida sai do FGTS e da poupança, não do tesouro selic) também ganha o cliente e lucra vendendo outros produtos bancários.
Então o trouxa da história não é quem pega o financiamento, é quem deixa o dinheiro no FGTS rendendo 3% a.a ou na poupança rendendo 6% a.a. Esse é quem mais perde nessa história.
Eu estava com muita vontade de comprar um imóvel financiado dando 20% e financiando 80%, e diluir o espaço em 6 kitnets e rendendo bruto um total de 2.5x o custo da parcela. Depois de assistir 30 vídeos do Bastter sobre o assunto, estou riscando a ideia do papel, pois a tabela de juros compostos que eu vi neste foi assustadora.
Só para entender: iria render 2.5x o valor da parcela do financiamento?
Reajuste do aluguel pelo IGPM ou IPCA vs amortização, qual é melhor?
O melhor é parar de espantar com esses reajustes malucos os inquilinos bons que pagam direitinho e estão cuidando do seu imóvel.
Já parou para se perguntar por que a maioria dos inquilinos (inclusive os bons) fica no máximo 3 a 4 anos no mesmo imóvel? Resposta: efeito nefasto dos juros compostos com essas taxas aí.
Os financiamentos geralmente são atualizados pela TR, não pelo IPCA. Financiando você coloca a inflação pra jogar a seu favor.
Tenho um apartamento que tem o valor de mercado de 250mil, popular mesmo. Vejo como minha segurança para a velhice com a esposa. Este alugado por 1800,00R$.
Moro em uma casa de 500,00R$ essa de amigos, pago de aluguel os mesmo 1800,00R$, extremamente realizado, cabeça só em pagar as contas. Maior plano é viver.
Eu financiei meu apto, minha parcela era 1.500,00, e abatendo o valor com FGTS, depois de 6 anos era 500,00 e com mais 4 anos eu quito ele. O aluguel de apto no meu prédio é 2.000,00. Se eu pagasse o aluguel, não teria dinheiro para guardar para comprar a vista. Nesse caso, você ainda acha que é mais beneficio o aluguel ?
A live não diz nada no sentido que Aluguel é melhor que Casa Própria ou vice e versa.
Abraço!
Fez mt bem, esses youtubers vivem em outro mundo, só falam besteira nesse assunto. Aluguel só compensa se vc tiver o dinheiro pra comprar um imóvel a vista, investir esse dinheiro e seus rendimentos que dará para pagar aluguel e sobrar ainda para investir mais
A questão é: pagando rápido ou pagando devagar no final das contas vc vai ter gasto 1.5 - 2x o valor real do imóvel. Esse é sempre o resultado do financiamento. É comprar uma nota de 100 dando uma de 200.
@@ThiagoSantos-iz9un exato, so mudaria uma coisa, é comprar uma nota de 100 pagando em 12 notas de 20
Apto nunca será seu. O dia que o condomínio virar 2000 ou acontecer qualquer imprevisto e não conseguir pagar vai virar um problema.
Veja duas situações, uma a pessoa paga o aluguel por 30 anos, na outra, a pessoa paga a prestação do imóvel financiado no mesmo período e o valor do aluguel é igual ao da parcela. Qual é melhor?
Nesse caso específico, considerando tudo o mais constante, é melhor financiar. Mas obviamente o "tudo o mais constante" não existe na prática... E normalmente é melhor pegar aluguel que seja inferior a um financiamento, de forma que vc possa investir a diferença e dar uma entrada maior mais a frente.
@@edb-king Certo, daqui a uns 20 anos ele estará pagando ainda o mesmo valor de parcela, enquanto o aluguel já esteja umas 5x mais tendo em vista que o último reajuste anual de aluguel foi de mais de 20%, o que significa que se pagavas 1000, hoje ele está 1200, imagina daqui uns 20-30 anos né.
O imóvel dele também valorizou muito mais do que 3x.
@@edb-king Sou Corretor, imagino que sua região não está aquecida como a nossa aqui.
Terreno está em falta, tanto que estão abrindo diversos loteamentos nesses próximos anos. Terrenos que eram 80 mil a 3 anos atrás hoje se encontram somente acima de 200 mil.
Só ficaria valor parecido com taxas efetivas à 6% a.a de financiamento, se teve acesso à essas taxas pode ser interessante, mais que isso o aluguel do dinheiro será mais caro que o do imóvel ( juros é aluguel sobre o dinheiro de terceiros ). Não se esqueça também que o imóvel só será seu quando terminar de pagar, aluguel você pode simplesmente mudar para um lugar mais simples caso sua situação piore. E não se esqueça da entrada.
@@edb-king mas vai pagar aluguel 40 anos e nao ter nada,a casa vai vale quanto daqui 40 anos ,esse aluguel esta bem defazado ,exemplo de execao quanto vai ter que juntar por mes pra comprar ela ,se os fiis so geram dividendos geralmente nao acompanham a inflaçao em quanto tempo sua aplicaçao vai ficar defazada e nao ser capaz de pagar o aluguel
Entendo e respeito as opiniões do Bastter, mas quando se paga aluguel por 30 anos, qual patrimônio você terá acumulado? Ao invés de pagar três imóveis e possuir um, você acabaria pagando quatro sem adquirir nenhum, porque o valor do aluguel é ajustado pelo IPCA, aumentando anualmente. Esse dinheiro não é direcionado para investimentos de forma alguma. Por outro lado, em um financiamento imobiliário, as parcelas diminuem gradualmente, chegando a um ponto em que ficam consideravelmente abaixo do valor de um aluguel em anos subsequentes. Essa diferença pode ser usada para investir ou abater a dívida. Quem paga aluguel com dificuldades não tem recursos para investir
Fora que se vc ficar com a estratégia de guardar dinheiro enquanto paga aluguel, só vai demorar ainda mais pra comprar o imóvel, pq os preços vão subindo esse tempo todo que vc ficou juntando ao invés de comprar. Muito melhor você comprar logo e se esforçar pra liquidar essa dívida o mais rápido possível.
E a dívida nao reajusta???? Que papo de doido
@@julio6377 Vai pesquisar como funciona um financiamento e depois você comenta, beleza?
@@julio6377 No Sistema de Amortização Constante, as parcelas começam mais altas e vão diminuindo ao longo do tempo. Isso ocorre porque a amortização do saldo devedor é constante, mas os juros caem conforme o saldo devedor diminui. Além disso, você pode amortizar valores além das parcelas previstas, abatendo as últimas parcelas para diminuir a quantidade total de parcelas ou as próximas parcelas para reduzir o valor de cada uma
Eu quitei meu apartamento dessa forma, realizando duas amortizações. Na primeira, reduzi o valor das parcelas iniciais porque estavam altas e sufocando meu orçamento. Na segunda, abati todo o saldo devedor restante. A maioria das pessoas dirá que é melhor abater as últimas parcelas, mas no meu contexto, essa foi a estratégia que considerei ideal
A conta de alugar e morar de aluguel não é tão simples. 2000 - 2000*imposto% (imposto sobre aluguel) > 0... ou seja, quando um locatário aluga seu imovel para terceiro esse locatario paga imposto mas não há qualquer desconto sobre o aluguel pago por esse locatário paga para alugar imóvel de outro locatário.
Meu app do banco deveria ter um link que me direcionasse para bastter toda vez que pensasse em girar meu patrimônio
Vc tem razão em muita coisa aí! Mas o custo não é o mesmo.
Pq vc ta comparando o custo de moradia com o custo do aluguel de alguém que JÁ TEM a casa. Essa não é a situação de quem se pergunta se vai alugar ou financiar.
CAsa propria financiada é ROUBADA, Más e se TIVER DINHEIRO pra comprar a VISTA e negociar um desconto? vale a pena? to comprando um ap, 110.000,00 "DEPOBRE " kkkk, más ofereci 98.000 a VISTA, o que acha, do negocio? sem financiar?
Bastter 👏👏
Bastter, o que gera mais juros, financiamento ou seguro de saúde?
ou aposentadoria do inss?
Bastter, sou nova aqui e já me cadastrei no site. Vcs viraram a chave na minha cabeça. Sou muito grata por isso! Eu achava q estava arrasando na minha caminhada nos investimentos fazendo cursos e seguindo RUclipsrs q me faziam alimentar o sistema. Tenho um investimento imobiliário de 30 anos e agora, ao contrário do q eles pregam, estou comprando tempo. Vendi meus FIIs e ações valorizadas em relação ao preço que comprei. A minha dúvida é: vendo as cotas desvalorizadas para continuar abatendo o saldo devedor do financiamento? Já tenho reserva de emergência.
Sim. Os juros só vão aumentar. E quem garante que suas cotas desvalorizadas não vão se desvalorizar ainda mais?
Aceite que foi um investimento ruim ter comprado lá atrás algo com financiamento, e se liberte dessa bucha o quanto antes.
Eu financiei um pelo simples motivo: vendi o carro e peguei um fgts e paguei 50% e a parcela inicial ficou em 680,00 no SAC - aquela que vai diminuindo ao pouco, porém o aluguel do mesmo apartamento que comprei era de 750,00 e subiu anualmente, eu comprei o próprio ap. que morava, então fiz as contas e achei um bom negócio, sem pensar que se não tivesse comprado teria que ter mudado, pois o dono iria vender, mas tenho uma casa e vou vender e talvez quitar, pois a minha dívida e de 77.0000 e a casa vale 260.000.
Perfeito. Pra quem é pobre e tem raízes de pobre, viver de aluguel é uma loucura
Também fiz assim. Paguei meu imóvel em 11 anos, agora só alegria. O financiamento era 360 meses.
Gosto muito dos vídeos do Bastter mas sou obrigado a discordar desse.
Vamos lá, sujeito comprou um imóvel de 500k, deu 100k de entrada e financiou 400k.
A prestação dele inicial é 4300~ . O aluguel a 0,3% seria ~1500.
Então o sujeito teria que desembolsar 2800 + aluguel. O 2800 vai caindo com o tempo. O aluguel vai subindo com o tempo.
Então ao final de 315 meses, o sujeito que alugou e pegou a exata diferença entre o valor da prestação e o valor do aluguel e investiu em algo que deu a rentabilidade exata do juros do financiamento, conseguiu juntar 542 mil, porém agora com a inflação o imóvel vale 3x mais. Então quem comprou pagou 2 imóveis em 30 anos. Quem alugou, pagou 1,5 imóveis mas ficou sem nenhum.
Podem fazer a conta que quiserem e vão ver que comprar, mesmo financiado em 30 anos é melhor. Isso que ainda tem a questão do FGTS para alguns que pode ir abatendo com o tempo e amortizar ainda mais rápido.
315 meses é o momento onde a prestação empata com o aluguel sem considerar inflação e reajustes. Considerando isso seria lá pelo 190 mês.
Sem contar um detalhe: O aluguel vai ser ajustado com o tempo, enquanto que o financiamento -- ao menos os que vejo de alguns anos para cá, com T.R -- terão um ajuste menor. Quem começa pagando 1500 hoje dificilmente estará pagando isso daqui a 20 anos.
@@jonathansilva3364 fiz algumas simulações. Só quem ganhar por volta de 5% de juros real, ou seja, acima da inflação, vai conseguir se beneficiar do aluguel. Isso desconsiderando o cara que por exemplo usa FGTS para abater o financiamento, ou o financiamento não é subsidiado pelo governo. E precisa fazer isso consistentemente durante uns 15 anos pelo menos. No Brasil tivemos alguns períodos onde a renda fixa pagava isso acima da inflação, mas logo volta pra baixo e as vezes até negativo ou só empata. Só correndo risco mesmo. E o reajuste do aluguel é por IGPM, que geralmente é maior que o IPCA. Enfim, tanta conta pra no fim ver que não vale a pena o aluguel pelo aspecto financeiro e de paz de espírito. Só vale por comodidade, flexibilidade, etc, ou casos específicos tipo alugar do tio mais barato.
Depois de ler os comentários cheguei a conclusão que a solução para os videos do youtube vai ser desabilitar e parar de ler. Ainda bem que o advogado proibiu de falar algumas coisas, senão ele nao daria conta. :)
falou o importante kkkkkkkkkkkkkkkk ninguém liga pra suas falas MANÉ.
Infelizmente nós temos de olhar os comentários hahaha. Quase ficando doido aqui =)
@@Bastter Aqui no RUclips está cheio desses espertalhões metidos a GURU de investimentos mas na verdade são todos analfabetos funcionais.
@@Bastter Tudo papo galera,,, melhor coisa é vc morar no q é seu,,, não caiam na lábia desses caras q ficam falando essas bobagens... melhor coisa é vc juntar grana e comprar seu imovel,,,, mercado financeiro é casino.
Isso não faz sentido. Digamos que eu financio um imóvel e chego numa parcela de 1600 reais por mês... Sendo que para morar em um no mesmo padrão eu preciso gastar mais de 2000... Sendo que ao fim do prazo do financiamento eu vou ter o imóvel e no caso do aluguel eu não terei patrimonio...
Cara, o primeiro ponto: é quase impossível você achar uma parcela de 1.600 para um imóvel de aluguel 2.000. Se você achar, me conta. Outra coisa, se compararmos o pagamento de aluguel no mesmo prazo do financiamento, no final, você terá patrimônio sim, pois é o dinheiro que você deixou de gastar no financiamento. Essa questão não é tão simples, não existe resposta absoluta. Você sempre tem que comparar. Existem casos que comprar sai mais barato, mas em outros não. O problema é que a maior parte das pessoas despreza alguns custos na compra da casa, como entrada, seguro, manutenção, conta d'água (dependendo da região vem embutido no aluguel).
No final, é tudo uma questão de custo de oportunidade.
@@pauloanibal1381via de regra, no médio prazo o aluguel sempre vai passar o valor da parcela. Aluguel é reajustado no mínimo pelo igpm, isso quando não pela cabeça do dono. Já o financiamento é reajustado pelo TR que sobe muito, muito menos. Pobre viver de aluguel num país inflacionario como o nosso é roleta russa com 5 balas
Pobre financiar no brasil não seria a roleta russa que vc mencionou? @@arthurads
Considere o cenario onde o pobre financiou por 30 anos e no décimo não teve condições de pagar o financiamento. Nesse momento ele descobre que o imóvel era do banco, e pra ele sobrou a dívida
@@luizeduardomedeiros2308 não, pq não roleta russa você considera que existe uma bala no tambor, diferente do financiamento. Você não vai obrigatoriamente deixar de pagar em algum momento, pelo contrário. Pela experiência de quem financiou, somente uma pessoa completamente desequilibrada financeiramente chega a perder uma casa da caixa/mcmv, existem vários recursos oferecidos pra quem tem dificuldades.
Via de regra, você VAI estar empregado nos próximos 30 anos, então pq contar com uma tragédia que raramente vai ocorrer com quem leva as finanças de forma minimamente seria?
Quanto a financiamento eu penso diferente do Bastter, mas mesmo assim não perco um chat com ele... tem meu respeito...
Tbm descordo. Vc paga 3 imoveis mas em 20 anos ele vale 3 vezes tb. Entao da na msm
Concordo. Mas o exemplo que ele usa e de imóvel de alto padrão onde as taxas de juros são mais altas por não ter subsídio. Cada caso e um caso. Eu tenho um pequeno imóvel financiado e essa e a única forma de eu retirar o FGTS que ficaria rendendo 3% ao ano. Outro fator no meu caso e que o valor da parcela e fixo independente da inflação, ou seja, no início a parcela representava 20% do meu salário, hoje representa 17%, então nós próximos 3 anos será 14% e assim sucessivamente. Depois de um certo tempo (8 anos) a parcela será insignificante e ainda assim não vou liquidar pois é o único jeito que terei em reaver o FGTS que ficaria preso na conta.
Mas cada caso é um caso.
@@marciofdelima9708 Meus pais comprarm uma casa em 2000 por 80 mil no interior de forma financiada. Meu pai trabalhava e pagava tudo. Hj ele tem uma casa quitada que vale 350 mil e faz uns bicos que so paga o basico. Fico imaginando como estaria hj a vida deles se nao tivessem feito isso. Se pagou 3,4 casas eu nao sei. Mas hj vale isso mesmo.
@@marciofdelima9708 uma coisa eu concordo com ele, quando possível compre tempo... Acelere a amortização no prazo para reduzir o quanto antes o juro pago..
@@elchico1857 depende do local
Vo usar mei fgts pra quitar minha casa antecipada e ja eras juros e prestação
Aluguel e ótimo num país de economia estável, agora fala que Aluguel é um bom negócio para o assalariado que teve aumento de 30% no IGPM no Aluguel teve que entregara casa e nao tem dinheiro para outro depósito. 👌👌👌.
O Bastter é muito inteligente, mas o público alvo dele é 1% da população brasileira.
O vídeo não diz nada que um é melhor que o outro, apenas para não se enganar. Assiste para compreender melhor.
Os reajustes que você escreveu teve também nos financiamentos e está pagando juros.
Abraço!
Não é protegendo ele,mas ele foca também para pessoas ganharem mais e trabalharem mais,estudar mais e etc....
Concordo que é para 1% da população, os outros 99% preferem ficar na ilusão
@@fernandolimavazdemello2169 não cara, 90% da população trabalhar para comer os outros 9% que são os iludidos.
O publico do Bastter não é 1% é quem quer se tornar 1%. Agora quem quer continuar manada paciência.
Vc não está considerando o fato que a maioria dos brasileiros, não tem condição de pagar aluguel e conseguir guardar a mesma quantia para comprar um imóvel.
É porque vários desses estão morando de aluguel num imóvel de padrão mais alto do que a realidade salarial deles. Se eles se mudarem para um imóvel cujo aluguel custa R$100 a menos, aparecem aí R$100 que podem aplicar a juros compostos todo mês.
No final terão a sonhada casa própria e ainda um dinheiro extra, graças ao efeito dos juros compostos ao longo do tempo.
@@no_more_spamplease5121 kkkkkkkkkk, essa foi a coisa mais ridícula que eu já vi. Talvez se.ele fosse morar.em algo que fosse 100 reais o aluguel e guardasse 900. Kkkk. 100 reais todo mês a 1% ao mês, vai gerar ao final de trinta anos, 353 mil. Se for descontar inflação, talvez não vai comprar nem casinha de cachorro. Hehe.
@@terraboa2667 Estou falando de taxa de juros real, não de taxa de juros nominal. Em taxa de juros real já é descontada a inflação.
Faça a conta aí: o marido aporta R$100 e a esposa aporta R$100 todo mês a uma taxa de juros real de 4% ao ano (que você consegue com qualquer LCI/LCA meia-boca que paga IPCA+4%, e é isento de imposto de renda). Ao final de 30 anos, o casal já consegue comprar uma casa regularizada num bairro periférico, pois teriam acumulado R$ 137 mil trazendo para o valor presente (uma vez que são juros reais, não nominais).
Não existe milagre. Dinheiro não cai do céu. Para quem não obteve herança, só se obtém patrimônio trabalhando e aportando todo mês em algo que renda acima da inflação. Inclusive (e principalmente) para o pobre.
@@no_more_spamplease5121 entendi. Entao é so fazer a minha conta com juro real tb. Vc não pode considerar somente esse valor de ganho, e o quanto ele gastou com aluguel até lá, ou seja, os mesmos 900,00 com os mesmos juros. Para cada 100 investido ele perde 900. Para cada casa de 137 mil que ele ganha em 30 anos ele perderá 9.
Bastter não levou em conta a valorização do imóvel, o desconto da minha casa minha vida, ele mesmo diz que é melhor quitar as dividas que tem juros mais altos, e os juros do financiamento são baixíssimos.
IMOVEL SO VALORIZA EM AREA NOBRE.... DE RESTO É JOGAR DINHEIRO FORA
1:04:00
Eu sou uma ovelha que comprei um terreno de interior por 40 mil e construí uma casa que hoje vale 300 mil. Posso vender ou morar nela. O que vai definir se é mais ou menos rentável um imóvel próprio ou morar de aluguel, é a renda e o perfil da pessoa.
Eu não entendi, mesmo que a pessoa pague juros ,se ela mora de aluguel e gasta 2 mil mês e ela financiar a casa e pagar 2 mil a parcela ,um dia ela vai terminar de pagar mesmo com juros ,o imóvel será dela, e ela não vai depois pagar mais 2 mil mês. Se ela não financiar e continuar morando de aluguel pagando 2 mil mês, ela vai continuar pagando os 2 mil mês a vida toda,e não vai ter a casa. Com a casa própria o custo de moradia é zero ,você deixa de ganhar 2 mil mas não paga 2 mil mais. Sem a casa própria o custo de moradia é 2 mil porque você não tem casa para receber 2 mil e precisa pagar 2 mil de aluguel.
vc esqueceu de colocar o valor da entrada na conta
Fala Renato. Tentar ajudar na compreensão.
Se for MCMV(minha casa minha vida) não precisa ler minha resposta, o financiamento costuma valer muito mais a pena. Senão pode continuar...
O primeiro de aspecto é que o padrão de um imóvel de aluguel 2mil é muito maior do que o de um de financiamento de 2 mil. Então monetariamente falando tipicamente o aluguel é mais barato em relação ao total do valor do bem (pricipalmente em imoveis de alto padrão).
Então teoricamente voce conseguiria alugar e investir com o valor da parcela do financiamento. Se voce realmente consegue fazer isso ou não aí é uma questão pessoal.
O segundo aspecto é o custo de moradia. Se voce tiver casa própria voce paga 0 mas o seu custo de moradia não é 0. Para voce morar em uma casa de 300 mil voce gastou os 300 mil para pagar 0 de aluguel. Se voce tiver 300 mil e não comprar a casa significa que voce vai ter uma renda de mais ou menos 3 mil por mes. O que permite voce alugar uma casa de 3 mil "gastando 0".
Não existe bala de prata mas tipicamente se voce for pobre vale a pena minha casa minha vida (porque tem subsidio, juros baixos e o aluguel costuma ser altp em relação ao valor total do bem).
Se voce for rico e não for gastão, aluga, investe e junta para comprar quando tiver o dinheiro (pois os juros sao maia altos e os alugueis mais baratos em relação ao valor total do bem)
Espero que ajude a entender. Abraços
@@alexandrealp Entendi, porque se for financiar normal a mercado fora do MCMV o custo de parcela no longo prazo sai mais caro que o valor do tempo morando de aluguel e investindo para futuramente comprar, perfeito a explicação.
@@alexandrealp Na época perguntei porque nunca fiz financiamento de imóvel queria entender e estavam me oferecendo.
Na parte que fala sobre receber e pagar 2000 de aluguel não é bem assim. Tem a parte da imobiliária. E se você não tiver um fiador, ou vai ter que pagar um seguro de aluguel ou vai ter que deixar um dinheiro aportado na imobiliária.
25:25 Eu morri de rir da cara de desalento do Bastter 🤣🤣🤣🤣
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O foda é que, nessas corretoras, nunca fica claro quais são os diferentes tipos de taxas que pagamos, especialmente ao vender ações
Spread, emolumentos e etc
Bastter ou outros que verem, por favor, eu comprei um terreno em 2011 barato da minha tia sem escritura, hoje tem uma bela construção, ainda não terminei, esta no meio do caminho, o pessoal diz que dá pra regularizar o imovel, porém sempre vejo seu videos e voce fala pra não comprar imóvel enrolado🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️, hoje ele vale 10 vezes o valor que eu comprei, ainda falta uns 100 mil pra terminar a casa, não financiei nada, não estou devendo nada, minha pergunta é, devo vender e formar a reserva de emergência, reserva de valor e investir o resto, ou continuar e terminar a casa e regularizar depois.... O pessoal mais experiente responde ai por favor....
@@edb-king por isso estou perguntando, fiz essa burrice eu tinha 18 anos e não conhecia nada de investimentos, da uma ajuda ai
...
Se seu imóvel não é regularizado, como você pode afirmar que ele vale 10 vezes mais? Nem "seu" ele é; o Poder Público pode tomá-lo a qualquer momento, pode meter a pá mecânica para derrubar. Pode vir um grileiro, meter uma arma na sua cara e te mandar desocupar a casa.
Às vezes você dá sorte e consegue encontrar um trouxa que aceite pagar por ele mais do que você pagou. Mas o valor do seu imóvel é de exatamente R$0, já que os papéis dele não estão em ordem.
O bom é comprar terreno construir a casa morar um tempo depois vender e construir outra
O financeiro hoje em dia 3 parcelas atrasadas seu imóvel ja vai a leilão
caraca.
mindblowing
top demais
Me desculpe a ignorância, mas moro de aluguel pago R$ 1.000, vi um financiamento que a casa é mais humilde e as parcelas ficam em R$ 915 por 30 anos. Consigo fazer sobrar dinheiro para investir, não seria mais viável financiar? Já que existe a possibilidade se tudo der certo é claro, daqui a 30 anos eu ter meus investimentos + a casa quitada. No aluguel eu terei os investimentos mas a casa não. 🤔
Tua comparação não é justa pois você vai financiar um imóvel mais simples. Compare o valor do finaciamento com o aluguel desse imóvel mais simples. Duvido muito que nesse caso a parcela do financiamento seja menor.
Amigo, se você não sabe fazer essa conta por si só, você é um forte candidato a se lascar na vida trabalhando para enriquecer banco, tirando da boca de sua família. Jamais entre num financiamento.
Junte tudo o que puder a cada mês e coloque numa aplicação que renda juros para você. Os juros compostos que você vai receber no seu investimento vão ajudá-lo demais a comprar sua futura casa própria à vista, sem dever para ninguém, sem pagar juros altos para ninguém.
Ok
Gostaria de saber sobre imóveis minha casa minha vida. Esses tipos de imóvel vc financia e a parcela fica menor que o valor de um aluguel em imóvel semelhante. Gostaria de saber sobre esse caso. Pois se eu estou pagando menos do que pagaria em aluguel e decido financiar, não seria vantajoso? Posso ir amortizando também com o tempo. Mas o "custo de moradia" diminui.
Tam várias faixas do MCMV.
A 1 e a 2 valem a pena (juros baixo e subsídio do gov ).
A 3 já acho que tem que pensar bem (não estou 100% atualizado, mas era assim).
Com a minha renda e na cidade onde moro não achei ainda financiamento que pagasse menos que o aluguel de parcela...
Vai na fé q vale a pena sim, nem sempre é bom seguir a ferro e fogo esses influencers
@@alexandroferreirafreitas9420 idem. Aqui a parcela é pelo menos o dobro do aluguel
Recebi uma herança de 250 mil. Separei 50 pra reserva, e investi restante na bolsa . Buy and hold carteira bem diversificada (43 ativos). Que acha?
Segundo o Bastter ok, problema vai ser declarar esses 43 ativos.
Se já estudou e sabe o que está fazendo, talvez seja uma boa
@@lss1056 declaração é 1x ao ano...deixa de ser preguiçoso kk
ótimo. só um detalhe, não temos 43 bons ativos na b3. pelo menos uns 15 desses ativos são lixos!
@@jorgechammas2501 hein?
video muito bom , abre a mente.
25:32 😂😂😂😂
Excelente Live. Nunca financie imóvel. Principalmente na planta. Parabéns.
Baster é o cara!!!!
Aluguel é ruim financiamento tbem e até comprar a vista pode ser ruim também. Eu construir uma casa toda a vista e estou morando nela a 2 anos e estou arrependido, antes eu morei em uma mesma casa durante 5 anos de aluguel. Casa de aluguel ou própria depende de cada pessoa e condição além de daquilo que cada um determina pra sua vida
Porque amigo?
@@jandersonsouza8336nunca saberemos 😢
Permutar terreno com unidades da construtora qual a opinião de vcs ?
Up
Já pesquisei com engenheiro primo de construtora sobre média% de área cosntruida permutada etc .... Já pesquisei que geralmente e constituirá spe ( sociedade de propósito específico) e o risco nesse caso acredito ser TB construtora já que se quebrar o negócio não concluiu então a permuta não se conclui. ( Acho )
Tu perde o terreno se a construtora não entregar, vai brigar na justiça contra 50 pessoas por 20 anos e gastar uma grana violenta em advogado tentando cobrar a empresa falida.
Se for uma construtora tipo eztc3, mrv ou uma grande, aí beleza .agora fora isso é ROLO.
@@AtivosemPauta isso! Mas que terreno tens que ter pruma dessas querer ele? Há boas construtoras, mas não tens como saber se não tiveres alguém que trabalhe dentro há muitos anos e contato nos fornecedores. Ou seja, rolo.
Também não entendo essa de morar em Casa própria você paga aluguel para si mesmo. Quando você mora em casa própria e perde sua renda, vai pagar apenas os custos de IPTU, não vai pagar aluguel e pode ter um fôlego maior. Estou falando de casa quitada
Você sempre tem que pagar para morar em algum lugar. Se você mora em imóvel próprio quitado, não paga aluguel mas também não recebe: empatou 0x0. Se você sai do seu imóvel próprio e aluga outro, você vai receber aluguel do seu e pagar aluguel para outra pessoa = 1 x 1. Financeiramente, empatou igual. Mas isso só vale para quem já tem o dinheiro para comprar o imóvel à vista ou quem já tem o imóvel quitado. Quem não tem grana ou financia, aí é outra realidade.
Comprar um imóvel traz vários benefícios desde que seja feito com PLANEJAMENTO. Se você financiar 25, 35, 40 anos você está ferrado, mas se você financiar até uns 20 anos no máximo você consegue adquirir bens que provavelmente só conseguiriam adquirir no último terço de vida, sem falar que nada garante que no futuro os valores só imóveis estarão como são hoje, pois a terra está cada vez mais escassa.
Em sp capital por exemplo, quem retardar cada vez mais a compra no futuro terá uma tenda que não acompanhará o crescimento salarial.
Além disso, fazer dívida é saudável desde que com PLANEJAMENTO. Inclusive inúmeras empresas da bolsa fazem isso pra otimizar sua estrutura de capital.
Com relação a alegação do baster que você financia 800 mil e pagará 4 milhões no final isso é bullshit, basta fazer qualquer simulador habitacional para ver que não é isso. Sendo muito negativo isso só ocorreria se a pessoa fizesse sem planejamento algum e num banco ruim e ela estando com CPF tudo zuado, fora isso não existe isso que o bastter disse, façam vocês mesmos os simuladores no site.
Além disso, um imóvel de 800 mil vocês acham que custará quanto daqui 40 anos? Óbvio que ele tende a subir e bastante, ou seja, o valor final que você pagará no pior cenário de todos provavelmente será o valor de mercado da casa no mínimo.
Respeito a opinião bastter e o acompanho mas não pensem vocês com suas cabeças antes de seguir sem pensar conselhos dos outros.
Façam financiamento com PLANEJAMENTO e vejam que imóvel próprio pode ser adquirido via dívida sim.
Alugar só é viável quando a pessoa é nova, ganha relativamente pouco, ainda não sabe onde se estabelecer e etc
Concordo contigo.
Ótimo você relembrar que as empresas fazem dívidas de forma saudável. ele mesmo fala isso em vídeos. é interessante quando aplicado para a vida pessoal também. ele também comenta que aluguel ou financiamento depende, nenhum é melhor ou pior que o outro. faz todo sentido. Depende muito das taxas de juros que você vai pagar. Pode ser juros para o dono do imóvel que você aluga ou juros para o banco que você financiou. O melhor é sempre estudar antes.
Crédito é o motor que move o mundo. Sem crédito estaríamos presos na idade média.
Leiam o livro Sapiens, do Yuval Harari.
divida é a pior coisa que voce pode ter, financiamento é a segunda pior
@@marcoantonio-uu5wf , se você estudar mas m pouco saberá que dívida com PLANEJAMENTO é boa, mas é mais fácil vocês seguirem a manada e ficar nessa de ué qualquer dívida é ruim
Eu pago mais barato na prestação da casa do que pagava no aluguel. Então, depois de muuuuito fazer conta, pra mim fez sentido financiar.
Agora vai pro segundo passo, pega todo dinheiro q sobra e vai armotizando pra acabar o financiamento o mais rapido possivel
Você só esqueceu nas suas contas que você continua pagando aluguel a vida toda, mesmo que more na casa própria. Duvido que chegou a pensar nisso, já que você não vê um boleto na sua frente.
Compre um imóvel e deixe aproximadamente 10% com governo, corretores e cartório.
Um amigo meu comprou um AP na planta por R$ 720mil.
Financiou pela SAC.
Antecipou a quitação. Levou 5 anos para quitar desde receber as chaves (de 2015 a 2020).
Gastou em parcelas + juros, cerca BRL 1.020.000,00, + 16 mil de ITBI, + 5 de cartório.
Total: R$ 1.041.000,00 (valor nominal).
Vendeu o AP por BRL 1 milhão, depois de 7 anos (em 2022).
A diferença entre o que vendeu e o que pagou foi de R$ 41 mil.
R$ 41 mil dividido em 7 anos (84 meses), equivale a R$ 488 por mês.
Ou seja, todo esse esquema de financiamento que ele fez, equivaleu a pagar um aluguel de R$ 488,00.
Aí fica a pergunta. Em qual lugar do Brasil você aluga alguma coisa por R$ 488,00?????
Esse exemplo ainda é do Rio. Em que não existe aluguel abaixo de R$ 1.200,00.
Financiem e quitem rápido os seus imóveis. Esse meu amigo até andava sem reserva de emergência para poder quitar rápido.
Imóvel se valoriza.
Sabendo entrar num financiamento de valor mais baixo, não querendo comprar de primeira o imóvel mais caro e definitivo da sua vida, o financiamento vai ser equivalente a alugar para comprar depois, mas com a segurança de você ter sua casa e da sua família.
Com todo respeito. Mas ele ter pago 1 milhao e 41 e ter vendido por menos que isso, vc ainda acha que foi vantagem? Você precisa urgentemente rever teus conceitos, o cara pagou pro dinheiro dele diminuir, e como o bastter falou no vídeo, não existe essa de não pagar aluguel, afinal vc está deixando de receber o aluguel do ''seu imóvel'' enquanto mora nela. Se ele tivesse morado de aluguel e poupado oq sobrou teria hoje muito mais q 1 milhão
Pelo amor de deus. Vai estudar!
Vc não sabe nada de investimento.
2 anos depois, mas vamos lá. Essa conta do Bastter não fecha pra imóveis iguais, um alugado e outro financiado. Vamos lá, se eu pago 2000 de parcela de financiamento, provavelmente o aluguel é maior. Mas digamos que seja igual e não me sobre mais nada. No financiamento, ao menos nesses dois mil uma parte é amortização, teria um imóvel no final, nem que seja em 30 anos. E no aluguel, nessa hipótese? Não teria nada! Isso só daria certo se alugasse um imóvel de nível ou localização inferior. Então é isso. Você troca de morar desde já onde quer pra morar pior por anos até ter dinheiro pra pagar a vista (às vezes gastando mais comdeslocamento). Sem contar que onde quer comprar pode valorizar muito, aumentando esse tempo. Outra coisa, com o tempo, num SAC, a amortização passa a ser maior que os juros, daí o valor da parcela baixa. E no aluguel? Só tende aumentar! Isso sem poder amortizar com um FGTS, etc. Financiar traz mais riscos? Claro. Mas pera lá
IMOVEL SO VALORIZA EM AREA NOBRE.... DE RESTO É JOGAR DINHEIRO FORA
@zeusxd3083 não sei de onde tirou isso. Todos os imóveis que tive/vi/estudei comprar foram aumentando (até demais) de preço. E muitos não eram área nobre.
@ThiagoFdeLima depende muito do estado então ....pq aqui no RJ , só vale a pena se for em área nobre
@@zeusxd3083 só se for. Aqui em São Paulo aumentou muito nos últimos anos.
@@ThiagoFdeLima aqui como tá aumentando a violência a cada ano, a tendência é a desvalorização do imóvel , infelizmente, por outro lado , quem tem imóvel em área nobre só teve/ tem a ganhar
seria legal um video desses com uma planilha fazendo demonstrações
Caracas até quem fim achei alguem que taca a real
Show...
Moro de alugeul e pago 1.600 e um app parecidissimo (400k) parcela comeca em 3.200 vou juntar...
MAS... Se eu juntar 400k nao compensa ficar e pagar o aluguel com os rendimentos???
E ai???
Abraço
Meu Deus, boa parte da galera deveria fazer um curso de interpretação, pois o cara fica quase 1h falando o que não deve ser feito, daí em seguida tem "peão" que paga pra perguntar aquilo que ele disse pra não fazer! Se fosse eu, meu saco já estaria arrastando no chão 😂😂😂😂😂😂😂
✔️
Juliano sempre com ótimas perguntas 😂
Creio que esse vídeo faz sentido e é muito util para quem tem grana para comprar imóvel de + ou - 500 k. Ou mais.
Para quem tem um orçamento mais apertado comprar financiado faz muito sentido.
Se 22 anos atrás eu ficasse focada no fato de que pagaria o valor de 3 imóveis no financiamento do meu imóvel, ainda estaria pagando aluguel, como muitos amigos meus que tinham o mesmo padrão de vida que eu , que achavam que era uma dívida muito longa, 25 anos. Comprei financiada início 2000 e em 2008 comecei a amortizar ( no prazo) . Final de 2010 terminei de pagar o financiamento. Sei que paguei juros altos durante esse período , mas valeu. Em 9 anos e 10 meses eu quitei um financiamento longooooo. Durante o período que eu estava amortizando eu reduzi os meus gastos ao máximo, todo dinheiro que sobrava eu amortizava ( no prazo , sempre) . Só depois que eu quitei meu imóvel é que eu fiz algumas reformas.
Tenho alguns amigos que já se aposentaram e que ainda moram de aluguel.
Ha! Na época não existia o aplicativo para simular e gerar o boleto da amortização. Tinha que ir na Caixa Econômica Federal para pagar e só no próximo boleto é que eu via quantas prestações tinha diminuído.
O financiamento foi pela Caixa econômica Federal, já vi um internauta comentar que o financiamento por um outro banco, não lembro qual, não aceitava a retirada de juros na antecipação das últimas parcelas ( amortização no prazo) .
Essa foi a minha experiência.
Se você vivesse da mesma forma e investisse o dinheiro que amortizou sem girar patrimônio acabaria com grana para comprar um imóvel maior/melhor/bem localizado à vista ao final desses 10 anos...
O problema do pobre é que é difícil poupar quando se tem um padrão baixo de vida, acaba que a pessoa gasta o dinheiro em consumo. Dessa forma, o financiamento acaba obrigando uma frugalidade para pagar as parcelas e no final temos a impressão de que o pobre que financiou está melhor que seu par quevive de aluguel, mas o retorno de financiar tende a ser negativo em 99.9% dos casos...
@@alexandroferreirafreitas9420 Perfeito o raciocínio! Um dos poucos casos em que pode valer a pena ao pobre entrar em financiamento imobiliário é quando surge algum programa habitacional em que o governo subsidia uma grande parte da taxa de juros, visando reduzir o grave déficit habitacional de moradias populares. E mesmo assim, pode não ser vantagem, se o subsídio não for alto o suficiente.
O ideal é que fique menos que 0,5% ao mês, que é a taxa média de retorno para quem aluga um imóvel a terceiro.
52:45 "se eu pudesse expulsar, eu expulsava da sala".....hahahaha
Basta descer os comentários pra ver que boa parte das pessoas não conseguem concordar com a ideia de que financiamento não é bom. A base da dúvida está em que no financiamento após 30 anos o imóvel e teu e no aluguel tu não tem nada e vai continuar no aluguel até morrer. Eu acho que a grande chave pra desfazer essa dúvida são duas questões: 1) se tem herdeiros; 2) se o teu objetivo é ter a casa própria.
Veja bem, ngm vai levar o imóvel pro além. A gente morrer e dane-se o imóvel.
Quem não for ter filhos e não tiver pra quem deixar o imóvel, não faz qualquer diferença morar a vida toda de aluguel ou ter financiado (a não ser a questão da segurança na velhice, mas isso não vem ao caso agora). E quanto ao ponto dois, a dúvida que todo mundo levanta tem por pressuposto de que é o objetivo de todo mundo ter a casa própria. Realmente, se teu objetivo é ter o imóvel, eu concordo que é melhor pagar o financiamento do que morar de aluguel, pq ainda que o banco te come 2 imóveis em juros, no final de 30 anos tu ainda sai com um, e quem pagou aluguel sai com nenhum. Ainda tem que ver também que se o objetivo da pessoa é ter o imóvel, e ela não quer fazer o financiamento pra não dar dinheiro ao banco, ela vai precisar gastar com o aluguel e precisar "gastar" poupando para dar o dinheiro a vista. (Se uma pessoa ganha 6 mil e o aluguel é 2, ela vai gastar os 2 e guardar 2 todo mês, vai viver só com os 2 restantes. Se a parcela do financiamento é também 2, ela já tá vivendo dentro do imóvel e sobra 4 pra ela gastar c ela)
Todavia essa conta só é verdade também se a parcela e o aluguel forem equivalentes. Se a parcela for duas ou três vezes mais cara que o aluguel (coisa que geralmente acontece quando o imóvel vale uns 600 mil e tu só tem até uns 30 a 40% pra dar de entrada), então dá na mesma também. (Se tu ganha 6, o financiamento custa 5 por mês e o aluguel 2, mas teu objetivo é um dia comprar, tu vai gastar os 2 de aluguel e guardar 2. Da quase elas por elas).
Ótimo raciocínio
@@sergiorodrigo6380 Se a pessoa ganha 6, paga 2 de financiament e sobra 4. Ela pode usar outros 2 para amortizar e quitar o financiamento muito mais rápido. Digamos que , ao inves de passar 30 anos pagando 2 mil, ela pode passar 10 anos pagando 4 mil. Aqui ela tem um patrimônio que é dela. E depois disso, o saldo positivo será de 4 mil para continuar construindo patrimônio poupando, ou não.
Da mesma forma, caso ela pague aluguel, ela pode usar os 2 mil que sobram para poupar.
Agora, se a pessoa não tem aqueles 2 mil de sobra, esse raciocinio do Bastter não faz sentido. Pois a unica opção dela é "Eu não tenho escolha, eu tenho que gastar esse 2 mil para morar ou pagar um financiamento". Se o caso for esse, o financiamento ainda é melhor. Pois, como você disse, depois de 30 anos pagando 2 mil, ela vai ter um imóvel no caso de finaciar. E pagando 30 anos de alguel não. Sem contar que nesse tempo o aluguel vai aumentar.
Eu entendo sobre o problema do financiamento, mas a excessões, eu conheço uma família de 5 pessoas que comprou uma casa muito boa que custou cerca de 525.000. A pessoa tinha 70% do valor investido e deu de entrada. Pegou uns 150.000 financiado e ficou devendo 220.000, ou seja, 70.000 de juros em 10 anos. Tenho certeza que eles irão pagar rápido esse financiamento, talvez em um ano com a venda da casa que eles já tinham. Financiamento foi uma alternativa para eles conseguirem a casa dos sonhos e da velhice
Se tivessem esperado mais e juntado o dinheiro que acabou indo para as parcelas, teriam comprado o imóvel e economizado os juros.
👏👏👏
Pagar aluguel ou pagar o juro pro banco é a mesma coisa..... dinheiro perdido... a diferença é que o juro pro banco vai diminuindo e o aluguel é reajustado pelo IGPM....
Questão é o risco. Aluguel vc consegue diminuir o padrão em necessidade. Financiamento não
Juro pro banco vai diminuindo? Em que mundo? Hahaha
@@MarceloLorD , pensei a mesma coisa... Acho que nao tem conhecimento dos sistemas de juros chamado SAC ou PRICE
@@MarceloLorD quanto mais passa o tempo, menor o valor do saldo devedor, com isso o valor pago é menor, pois o juro é sobre o saldo
@@rafaelrocha4510 isso deve ser levado conta, com certeza...
25 minutos falando que giro corrói patrimônio e a primeira pergunta é se deve vender e comprar 🤣🤣
Cara, eu moro numa favela, qualquer porcaria aqui custa, no mínimo, R$ 250.000,00. O aluguel, por outro lado, fica em torno de 1.000,00. Faz um simulação de financiamento e vê a tromba que vão querer empurrar em vc.
Não é ótima ideia viver o resto da vida pagando aluguel. A não ser que vc não tenha condições, mas se vc tever uma renda favorável que der tanto pra comprar ou alugar e a melhor opção. Aluguel e a mesma coisa de financiar uma divida que vc faz todo mês e nunca conseguiu conquistar sua casa própria.
A diferença do Bastter pra qualquer outro "educador" financeiro está nele não insistir pra vc investir, te dá conselhos melhores pra sua vida. Enquanto qualquer outro influencer fica insistindo de forma até tarada pra vc investir nisso ou naquilo, colocar sue dinheiro no jogo pra eles morderem a parte deles.
Obrigado pela força e apoio!
Discordo! O tempo passa muito rápido, quando você se dá conta Puff passaram 20 anos, então faço as duas coisas pago meu financiamento e faço aportes na minha carteira.......Quando comprei meu ap o aluguel aqui no meu condomínio era o mesmo valor da prestação. Hoje, 13 anos depois, o aluguel aqui é 30% maior que a minha prestação e agora vou pagar os últimos sete anos em dois porque vou amortizar o saldo devedor.......E faço meus aportes na calma, porque aporte é pra vida toda. Nunca vendi uma ação, fico só na calma, esperando o preço das ações caírem, aí compro mais, e curto meus dividendos, porquê a vida é curta.
Tb faço igual, comprei meu apartamento há 7 anos, pago um valor muito inferior ao aluguel e minha carteira de investimentos vêm crescendo consideravelmente.
Kkkkkk, acho que cada um deve analisar o seu caso. Pq qdo financiei minha casa, com 5,3% de juro ao ano, foi a melhor coisa que fiz na vida. Preferi pagar o banco do que pagar o dono do imóvel. É uma alternativa muito melhor, pq em 15 anos tentei um imóvel só meu, mesmo que eu pague o dobro do preço. Porém se eu permanecesse no aluguel, eu não teria nenhum. Hahaha
Mas e os dividendos e rendimentos que vão deixar de entrar ao se pagar um imóvel a vista?
E os dividendos e rendimentos que você vai pagar para o banco se comprar um imóvel a prazo? 🤪
Quer ter um senso de segurança, de "seu", de uma "paz" familiar? = financiamento
Quer pensar num futuro menos arriscado e sem pagar juros/terceiros = aluguel mais baixo possível (dentro do seu padrão) e o resto aportando.
o item 1 só seria seu depois de 30 anos né ? Atrasa duas parcelas pra voce ver rs
A 4 anos minha esposa queria financiar uma apto de qualquer jeito. Sempre achei um absurdo o juros. O dinheiro tem que trabalhar para você. Ainda bem que não caí nessa. Hoje tenho um bom dinheiro guardado, carro quitado, sem dividas, posso morar em alguns lugares sem problemas, tenho liquidez, não preciso fazer conta para viajar, se acontecer qualquer imprevisto tenho uma boa reserva de emergência e continuo investindo. Imagine o bolo q vai virar daqui uns anos. Isso sim que é simples!!!
a diferença entre aluguei e casa propria salvo erro é que quando acabar o emprestimo vende se a casa propria e recupera uma grande parte ou total do dinheiro gasto e aluguer nao recupera nada estarei enganado ? penso que nao
Eu concordo com o Bastter em quase tudo mas no caso da casa própria não!
Ele faz a analogia do tipo se vc tiver uma casa de 400mil reais e alugar uma de 400mil reais vc fica no zero a zero, sim! do mesmo jeito que se voce tiver os 400 mil reais investidos vc não precisa nem comprar uma casa pra alugar outra, o dinheiro dos investimentos pagam o aluguel, mas e se voce não tem os 400 mil reais? e ai está o ponto, quase ninguém tem os 400mil reais.
Vamos supor, duas familias exatamente iguais, Mulher e Marido que ganham 3500 reais por mês mora de aluguel pagam 1000 reais de aluguel, ai uma familia finacia uma casa por 1000 reais por mês por 30 anos o mesmo valor do aluguel, a outra familia continua no aluguel, depois de 30 anos uma terá a casa e a outra não!
E esse é o ponto ambos terão que obrigatoriamente que pagar os 1000 reais a diferença é que um voce paga pra no futuro ter uma casa, que é uma merda pagar juros? sim! mas a outra vc não ganha nada.
Não é o ponto do tipo vou sair da casa da minha mãe pra pagar aluguel, e sim sair do alugel pra pagar a própria casa.
Agora vamos supor então que o cara continue no aluguel qual seria a alternativa dele? pra mim não tem alternativa.
Agora que tem nego burro ai que se individa pra compra uma casa sendo que tem outro lugar pra morar isso tem kkk
@Ruiva Okay Olha depende, mas muito provavelmente não vale apena.
Depende pois vai variar muito de Cidade/Estado que você mora valor dos imóveis, e da taxas desse lugar por Exemplo: imovéis no Norte e Nordeste com rendas até 3 mil reais são cobrado menos juros que outros Estados entre outras coisas.
Mas pra comparação no interior de SP um parente comprou um apartamento finaciado no valor 185mil pela caixa, ele ganha R$4800,00 reais e mora sozinho e a caixa pediu 50 mil de entrada+ valor do contrato (5 mil reais se for o primeiro imovél se não fica 10mi), como ele tinha 40 mil reais no FGTS que não rende nada e não da pra tirar de lá ele comprou o AP, a juros de 7.16% ao ano, mas o CET(Custo Efetivo Total) ficou em 9,25% ou algo assim, financiado em 28 anos e alguns meses em parcelas decrescentes. Ele só comprou pois mora de aluguel, tinha FGTS, tem mais de 80 mi reais pra receber em processos e irá pagar mais de uma parcela ao mês, com isso abaterá boa parte dos impostos, pois se ele demorar os 28 anos pagando uma parcela só por mês ele irá pagar exatamente 378 mil reais ou seja mais que o dobro do valor total, isso que é um apartamento ''barato'' finaciamentos apartir de 300mil reais o valor pode chegar ao triplo.
A renda pedida pela caixa é a familiar(Toda Familia), quanto menor a renda(salário) menos juros você paga, mas a entrada tem que ser muiiito maior.
Eu fiz alguns um simulados no site da caixa , mas com outros tipos de salários de 1300,00 reais a 2000,00 reais, no qual usei o apartamento de 185 mil reais como parametro , e o juros cairam de 7.16 pra 4,50 que é o menor de todos(4,25 pra norte e nordeste) mas o dinheiro para a entrada subiu muito variou de 77 mil pra quase 100mil reais ou seja quase metade ou mais da metade do valor total do apartamento, e em alguns casos o baixo salário nem finaciamento a Caixa Habilitou, fora que de 28 anos pagando as parcelas aumentaram pra mais de 30 anos.
Voltando a falar do apartamento, mesmo que meu familiar alugue o apartamento o valor do aluguel é em média 900 reais, e apesar da parcelas serem decrescentes os primeiros anos dessas parcelas giram em torno de 1200 reais, ou seja ele terá que desembolsar valor extra pois o aluguel não cobre os custos das parcelas, então se vc pretende alugar sem ter um salário alguém terá que pagar esse extra da parcela por vc, além dos 50 mil reais extras da entrada coisa que um jovem de 18 anos não deve ter, e se tiver vale muito mais apenas colocar numa renda fixa a 100% do cdi que em 5 anos renderia mais de 25 mil do que entrar em divida.
Mas vamos supor que vc trabalhe e tenha os 50 mil e que consiga abater duas parcelas, ainda assim vc demorará 15 anos para pagar o imovél, não seria melhor investie o dinheiro gasto na segunda parcela então? já que vc não paga aluguel?
Fora que vc diz que com 30 anos terá dois apartamentos, mas o financiamento em si pagando uma parcela durante 30 anos, quando vc tiver saido da faculdade vc terá mais 25 anos de financiamento.
Sem falar que em 5 anos muitos inquilinos irão entrar e sair do seu apartamento quem dira em 30 anos, hoje em dia é muito dificil alguém que fica mais de 1 ano, e nesse meio tempo que vc não achar inquilinos terá que pagar a parcela do AP do seu Bolso + o valor do Condominio, se ficar 3 meses sem inquilino 3 meses tirando do bolso.
Eu só compraria um Imovel nessa situação se o juros tivessem 1% ao ano.
Tem uma alternativa sim. O casal pode sair da casa de aluguel de R$1.000 e passar para uma casa de aluguel de R$900. Os R$100 que passaram a sobrar todo mês devem ser investidos em aplicações que rendem bons juros.
Após os mesmos 30 anos do seu exemplo, o dinheiro que eles têm na aplicação compra uma casa própria para morarem, uma casa a mais para alugar, e ainda sobra dinheiro. Se duvida, jogue aí os valores numa calculadora de juros compostos com aportes mensais.
08:22 cálculo nada a ver. Tinha que comparar quem TEM com quem NÃO TEM casa própria. Quem tem fica em 0 realmente (não ganha nem perde), mas quem não tem fica em -2000, ou seja, perde todo mês. Parei de ver aí.
Isso aqui é melhor que Maria do bairro
Eu comprei um apto e quitei super rápido. Ainda assim eu digo que foi uma das piores burrice que fiz na vida. São muitas taxas e eu tive um curso com reforma que nunca vai se pagar. No caso das pessoas que demoram décadas para quitar o financiamento, a situação fica caótica. Mas o brasileiro não sabe fazer contas simples e eu vivo ouvido frases como "vou morar no que é meu" , "aluguel é um dinheiro que não volta"...
Você já morou de aluguel?
Bastter, esse raciocínio funciona pra quem é investidor. Eu penso muito no resto das pessoas que não vão investir no mercado financeiro a renda extra e a casa própria, embora a um custo exorbitante, acaba sendo o único investimento possível. Com nossa inflação bisonha, um imóvel passa a ser um investimento não desprezível a longo prazo, principalmente vs investimento nenhum. Abraços
Esses yotubers falam mt merda, nunca que para um assalariado alugar vai ser melhor que financiar
Em instituições financeiras existem diversas ofertas de LCIs e LCAs (aplicações parecidas com a caderneta de poupança, só que rendem mais) que repõem a inflação e pagam juros extras.
O pobre não faz isso porque infelizmente não sabe fazer contas. O analfabetismo funcional e financeiro do brasileiro é gigante.
Se ele consegue pagar a parcela do financiamento, iria conseguir pegar o preço dessa parcela menos o preço do aluguel e aportar isso todo mês numa LCI ou LCA, até juntar o dinheiro para comprar um ou mais imóveis.
A parcela é do mesmo preço que o aluguel? Então a solução para sobrar dinheiro para juntar é se mudar para um imóvel cujo aluguel custa R$100 ou R$200 a menos. Eis o dinheiro que surgiu para o investimento do pobre.
🦁✅
👍🏻
Ninguém te da nada de graça, principalmente os guru que vem prometendo curso de grátis, gratis o caceta no final vc financia ele.
Otimo video.... parabens pela sinceridade.... pode me chamar de burro que eu autorizo e mereço muitas vezes