Formula 1 vs Formula INDY - DIFERENÇAS de categorias!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 фев 2025
  • Formula 1 vs Formula INDY - Quais as diferenças entre as categorias?
    ASSISTA!!!
    Ayrton Senna, Rei de Mônaco: • Ayrton Senna - o Rei d...
    Fórmula 1 e Fórmula Indy se consolidaram ao longo da história como duas das principais competições de automobilismo do mundo.
    Porém, até mesmo quem acompanha e gosta de automobilismo pode ter dúvidas sobre as diferenças entre as duas categorias ou sobre os termos utilizados nas transmissões.
    Se também esse é seu caso, não se preocupe! Nós vamos te ajudar a entender todas as diferenças entre Fórmula 1 e Indy.
    A origem da Fórmula 1 está diretamente relacionada à reunião dos Grandes Prêmios que eram disputados na Europa no início do Século 20. Porém, foi em 1950 que a Federação Internacional de Automobilismo criou a categoria. Inicialmente, além das corridas pelo continente europeu, o mundial de Fórmula 1 incluía o resultado das 500 milhas de Indianápolis.
    Curiosamente, foram justamente as 500 milhas de Indianápolis que deram origem à Fórmula Indy. O termo Indy é uma alusão à prova, umas principais de todo o automobilismo e realizada desde 1911. No entanto, há controvérsias sobre quando a Fórmula Indy realmente passou a ser disputada.
    Há quem defenda que a Indy começou mesmo em 1956, quando a USAC (United States Auto Club) começou a organizar o campeonato. Já a partir de 1979 e até meados dos anos 1990, o nome “Indy” era usado para descrever as corridas de carros conhecidos como “Open Wheel” nos Estados Unidos.
    Essas competições eram organizadas pela CART (Championship Auto Racing Teams), com exceção das 500 milhas de Indianápolis, que seguia sob chancela da USAC (United States Auto Club).
    O nome oficial Indy Racing League passou a ser usado a partir de 1996.
    Historicamente, Fórmula 1 e Fórmula Indy têm focos de competição diferentes. Enquanto a F1 sempre visou ter o máximo de tecnologia em seus carros, a Indy busca priorizar a competitividade entre pilotos.
    Esses objetivos provocam algumas das principais diferenças entre Fórmula 1 e Fórmula Indy, como na composição dos chassis e nos motores.
    Carros
    As equipes de Fórmula 1 são responsáveis pela fabricação dos chassis ou comprá-los de um fornecedor. Já na Indy, todas as equipes utilizam o mesmo projeto básico fornecido pela Dallara.
    Peso e tamanho
    Com o piloto, o peso mínimo do carro de Fórmula 1 é 728 kg, enquanto a Indy tem carros um pouco mais leves, com no mínimo 701 kg em circuitos ovais e 714 kg em circuitos mistos.
    Outra diferença está no tamanho dos carros. Na Indy, o comprimento mínimo é de 5,13m, com 2,01m de largura. Entre os eixos, a distância deve ser entre 2,98m e 3,08m.
    Já na Fórmula 1, o comprimento e distância entre-eixos não têm medidas limitadas. A regra da categoria determina que os carros não podem ter mais que 95 cm de altura, nem 2 m de largura com os pneus dianteiros sem esterçamento.
    A carenagem na F1 entre os eixos não pode ter mais de 1,6 m de largura e os balanços não devem exceder 71 cm na traseira e 120 cm na dianteira.
    Motor
    Atualmente, os motores da Fórmula 1 são fornecidos por Ferrari, Renault, Honda e Mercedes. Com layout V6 de 90 graus, as rotações são limitadas a 15.000 rpm. A potência não é declarada, mas é estimada entre 750 cv e 1.000 cv.
    Na Indy, os motores são fornecidos por Honda e Chevrolet. Eles também são V6, mas com diferenças de configurações.
    A velocidade do motor é limitada a 12.000 rpm e o combustível deve ser E85 (15% de gasolina e 85% de etanol).
    A potência dos motores na Indy varia entre 558 cv (550 hp) e 760 cv (750 hp) de acordo com o circuito em que a prova será disputada.
    Câmbio
    Tanto na Fórmula 1 quanto na Indy, o câmbio com trocas automáticas é proibido. Porém, as duas categorias permitem a atuação automática da embreagem, tornando os câmbios semi-automáticos.
    Na Fórmula 1, são 8 marchas à frente e uma à ré, enquanto na Indy são 6 marchas à frente e uma à ré.
    Direção
    A principal diferença na direção entre as duas categorias está na impossibilidade de qualquer assistência na Indy, enquanto a Fórmula 1 autoriza a assistência hidráulica.
    Assim, os carros da Indy são mais pesados e considerados mais difíceis de dirigir que os da Fórmula 1.
    Pneus
    Na Indy, os pneus são fornecidos pela Firestone, com largura de 258 mm x 308 mm. Já a Pirelli tem o monopólio da Fórmula 1, com pneus de 305 mm x 405 mm - intermediários e para chuva com ranhuras.
    Ayrton Senna, Rei de Mônaco: • Ayrton Senna - o Rei d...
    #F1 #INDY #FormulaOne #IndyCar

Комментарии • 3