Faço de suas as minhas palavras, Rina. Nasci em 1933 e, portanto, completarei 90 anos dentro de alguns meses (caso sobreviva até lá). Fiquei impressionada com a descrição das fés budista e xintoísta, já arraigadas na cultura japonesa, porque... meu Deus, parece que a minha mãe era japonesa! Risos. O papai era filho de escravos pretos e falava ou pouco demonstrava seus sentimentos, mas a mamãe era ainda mais reservada. Da origem dela pouco sabiam: minha avó faleceu durante seu parto e, cinco meses depois, meu avô materno também morreu. O que algumas primas da mamãe diziam era a de que meu avô era preto e a minha avó branca/amarela. Um pequeno detalhe: a mamãe nasceu em 1909, nasceu e morreu analfabeta, mas tinha uma consciência EXCEPCIONAL acerca da vida. Lembro-me de quando, ainda menina (entre as décadas de 1940), se eu jogasse alguma coisa qualquer na rua, a mamãe dava tapas em minha mão e dizia que eu devia respeito ao que é público e interessa ao coletivo (com palavras mais simples, claro: era algo como "isso aqui é tudo de nóis. Num é só teu, menina. Respeita o que é de todo mundo, porque ocê pode fazer coisa ruim pros outro". A mamãe era lavadeira, o papai era servente de qualquer coisa, mas ela dizia: "essa menina precisa conhecê as letra". Formei-me professora, mesmo diante de uma família muito pobre (é claro que até eu trabalhava, mesmo em se tratando, à época, de ensino público). Vivemos sem energia elétrica até minha formatura, em 1954, e quando tentava ajudar meus pais financeiramente, a mamãe falava: "ocê tá OFENDENDO eu e o seu pai. Nóis conseguiu te formar num foi pra sustentar nóis não, porque isso a gente já faz, e sim procê ensina coisa pros outro". Ela era lavadeira, como disse, e adorava sê-lo: apesar do imenso esforço físico que isso demandava, ninguém a detinha. Lembro-me dela ensinando a lavar roupas: "sabe quando ocê vê que a roupa tá lavada? Depois de dexá ela de molho e conseguir beber a água". Tirava manchas e perfumava qualquer roupa - até o que parecia impossível. Ela continuou a trabalhar até onde seu corpo físico tolerou (78 anos), mas, quando teve de parar, não se sentia aliviada e também não reclamava de ter deixado o ofício: "todos os minuto da vida passa, minha filha. Se eu fiz pouco ou muito... num sei. Nem importa. Tenho que aceitar o que essa fase da minha vida é: sou véia, num tenho mais força e então vou cuidar só daqui de casa mesmo, porque isso eu ainda aguento". Faleceu em 2004, aos 95 anos de idade. Que fantástico é, para mim, chegar aos quase 90 anos de idade e ter a oportunidade de conhecer o trabalho de um rapaz tão mais jovem que eu. Muito obrigada, querido!
@@dircepereiradasilva6721 estou encantado por suas palavras dona Dirce, que história, que privilégio conhecer um pouco de sua história, desejo tudo de bom na vida da senhora 🤍🙏.
É interessante que estava conversando com minha esposa esta semana sobre isto . Moro em Curitiba, e é uma das cidades mais individualista que conheci, perdendo para o Rio de janeiro por conta do excesso de malandragem de alguns ,( CLARO QUE SÃO A MINORIA) e por conta da violência . assusta andar no trânsito e uma pessoa não dar passagem, você dar seta ninguém respeita, vi gente brigando com grávida por passar na frente na fila preferencial, vagas e assentos preferenciais muito difícil alguém respeitar, até vaga de estacionamento normal, tem arrogante que para ocupando duas vagas e não esta nem aí... falei com minha esposa : imagine se todos soubessem viver em coletivo de verdade, preocupando um com o outro, por que na maioria das vezes são atitudes tão simples, e ninguém faz. Isso na verdade esta enraizado na cultura da maior parte do Brasil, e as pessoas não veem que quem perde são elas mesma, todos precisam um do outro, mais acham que é cada um por si, e ai onde tudo fica mais difícil, pra ela e pra todos. O dia que o Brasileiro aprender que o respeito ao próximo é também respeito a si próprio, este país muda, por que não é o político o problema e sim a cultura do brasileiro em tomar vantagem em tudo, o político é só mais um brasileiro que por estar exposto, mostra esta falha que a maioria têm, só não as mesmas oportunidades pra ser provados .
@Dragonight sou do interior de São Paulo, e na verdade as pessoas mais bem educadas em relação ao próximo, são pessoas simples. por que estas pessoas normalmente não tem ganância e nem vaidade, pelo contrário dão até o que não tem para te agradar. Uma coisa é ser rústico por não se importa com modos, mais tem honra, morre mais não volta a trás na sua palavra. outra coisa é uma pessoa com todo requinte e educação em ambientes onde sua imagem esteja exposta, mais quando esta longe dos olhos dos conhecidos tratam o mundo como lixo, normalmente é aquele que acha que a imagem é o que o faz e não atitudes.
@Sharlon R., comentário feliz! O RJ tem reagido, felizmente, a exemplo daquilo que O SENHOR JESUS CRISTO informou ser A Vontade do PAI CELESTIAL faz mais de 2 mil anos. Ou seja, Lucas 22:26, 27 e João 12: 42a50, João 6: 28, 29.
É sociedade é um reflexo. Se você é egoísta hoje, como pegar um assento preferencial, enquanto todos não tiveram coragem de fazer isso, amanhã alguns que viram o ato egoísta pensarão que, dado o que aconteceu ontem, algum oportunista pegará aquele assento/local de preferência, então, o melhor a se fazer é pegar ANTES que outro o faça. Assim, você cria uma queda de dominós infinita. Onde todos buscam não serem enganados, e por isso, acabam enganando e sendo egoístas. Outra comparação minha é que a sociedade parece com uma grande teia de aranha. Onde, se uma aranha faz mal numa beirada da teia, um terço das aranhas - as que estão na beirada - sofrem por causa do mal cometido por ela. E, se as que estão na beirada não pararem com aquele ato cometido pela aranha má, e, pelo contrário, começarem a repetir, logo, logo toda a rede de teia padecerá por causa da aranha má. Podemos dizer que essa aranha má está a cortar as teias que as suspendem. Se você não a impede, ela continuará a destruir; se a segui-la, piorará o caso ainda mais.
Nesse mar de "react de doces/animes/roles por lugares turistics que ja foi visto trocentas vezes" o Baka é um dos mais originais que já ví. ótimo conteúdo.
Fato, além de sair da mesmice criando conteúdos que o colega a cima citou, ele trouxe algo diferente, mostra o real Japão, sem máscaras pra turistas ver, além da estética de vídeo, ele aborda temas sociais ( como esse ), de todos canais que já vi, sem dúvidas esse é o que mais expõe o verdadeiro Japão.
@@lucianobatista5427 Sem contar o poder de síntese, elevado nível de introspecção ao estilo, modo e cultura daquele povo com o qual ele almejou de estar junto deles - tendo de sua escolha e sempre o Japão. Foi sim, de uma excelente explanação a forma como ele está tomando dessa fonte de conhecimento social e espiritual deste outro lado do ocidente... 🙏🏻
Tenho 47 anos e estou perplexa com a maturidade e tanta sensibilidade com relacao a vida, morte, cultura, problemas. Um menino tao jovem nos ensinando a refletir...isso realmente e maravilhoso, excelente trabalho, por favor nao pare.
Tenho 44 agora, vivo no oriente médio, e de fato no oriente há uma consciência diferente a cerca de tudo! E ver esse rapaz falando com esse nível de maturidade e capacidade de enxergar o mundo, é impressionante! Quando ele fala besteira fala bastante!😂. Apareceu aleatório pra mim, e agora tô sempre assistindo!😊
@@Hz97x eu sou casada com descendente então foi fácil conseguir visto e me sustentar, mas quem vem sozinho, trabalhando consegue se sustentar, o difícil e conseguir visto sem ser descendente e sem ser casado com descendente
Próximo passo é assistir The Office e aprender a apreciar a beleza dos pequenis momentos ordinários no seu dia á dia como atendente numa padaria enquanto estuda á noite (exemplo aleatorio) Acho que o anime Beck tambem puxando aqui de cabeça, ele tinha um estilo que me fazia gostar muito de apreciar as pequenas historias banais do dia á dia. Especialmente se tu é adolescente ainda e the office ainda parece alguns anos distante.
Rpz... tô viciado nesse canal... sou desenvolvedor de software e estou indo morar em Portugal pela empresa que trabalho, porém só consigo assistir esse canal sobre o japão kkkkkk..... Parabéns muito bom seu canal!
Pô cara que maneiro, Parabéns.. Acredita que eu tbm to estudando desenvolvimento de software, e pensando em morar em Portugal? Tem como você me dar algumas dicas de como me dar bem e conseguir um emprego pra morar la?
Bastante impressionante Baka, um cara jovem como você já ter conseguido compreender tão bem a filosofia japonesa - que serve para outras nações orientais - e principalmente fazer uma síntese tão bem acabada. Também conheço a pesquisa do Gallup que levantou religiosidade em quase todos os países e apresentou esse índice de 59% dos japoneses se declarando “sem religião”. De fato para eles nem o “Shintō” (神道) nem o Budismo (日本の仏教) são considerados exatamente religião, tendem mais para uma filosofia com rituais, mais voltadas para a espiritualidade que para a divindade como o Ocidente está acostumado. Mas de certa forma isso está bastante explicado de maneira difusa (num estilo bem japonês) por você no vídeo. Por isso a ideia de “Shou ga nai” (しょうがない) ou “Shikata ga nai” (仕方がない) é tão assimilável e incorporável à vida para eles. De novo, para mim o mais interessante é que você tenha entendido isso tão bem, não é comum num Ocidental e muito menos num latino-americano. Parabéns por conseguir se ver livre de ideias confusas e nebulosas e começar a pensar por si mesmo.
Caro Santos, tenho 61 anos de vida, e me impressionei muito com o vídeo deste youtuber tão jovem. Tentava encontrar palavras para descrever minhas impressões sobre o vídeo: coerência e fluidez na narrativa muitíssimo bem imersas em um show de imagens com seres anônimos passando aleatoriamente em frente à câmera. Até que me deparo com seu comentário que, de certa forma, arremata, minhas impressões e sentimentos com perfeição. Você também parece conhecer a cultura japonesa. O mais perto que tive deles foi a amizade de nissei quando estava nos meus últimos anos de formação superior. Agradeço a você por "traduzir " o que percebi do vídeo. Tenha um ótimo dia!!!
@@shi6ri brasileiros são latino-americanos sim. São latino-americanos todos os países no continente do “novo mundo” que tem hoje línguas oficiais derivadas do latim ou línguas neolatinas ou “românicas”. Há três línguas assim nas Américas: Espanhol, Português e Francês, portanto o Brasil é um país latino-americano, não é hispano-americano. Há bastante confusão à respeito porque a maioria da população não estuda o mínimo e permanece muito ignorante em quase qualquer assunto.
Mano, puta canal aleatório que o youtube me recomendou uns meses atrás. Mas muito bom mano, gosto do estilo "clean" dos vídeos, narrados com a visita em becos e cenas diferentes. Sucesso!
Mesma coisa aqui. Nem sei qual foi o primeiro vídeo que vi, mas apareceu nos recomendados e estou por aqui. KKKK assistir os vídeos é uma mistura de nostalgia com melancolia, não sei bem. Mas é bom.
Baka, eu estou passando por um momento muito difícil na minha vida, graças a Deus eu consegui melhorar bastante e seus vídeos me ajudam muito, a uns 8 dias atrás eu tava com muita ansiedade e sem conseguir dormir kkkk eu sempre assisto os vídeos do canal pra tentar dormir e consigo graças a tu, sei que que é corrido postar vários vídeos mas peço que tente pelo menos postar dois por semana
Melhoras pra você, meu querido 🤝 As vezes eu tenho sentimentos de ansiedade e angústia que ficam em mim por dias, semanas até. Acredito que não é o mesmo que você sente mas eu sei que é horrível
Mó doideira, eu fico vendo essas pessoas passando pra lá e pra cá e fico pensando "mano, pra onde será que ela ta indo?" "com o que será que essa pessoa trabalha?" "o que, que ela ta pensando?" sla, fico me perguntando coisas do tipo, talvez seja pq essas pessoas estão do outro lado do mundo, tão distantes e cada uma vivendo sua vida. Pô, no mundo existem 7.7 BILHÕES de pessoas vivendo vidas diferentes cara, não sei, é uma sensação estranha que não sei explicar direito, mas é mt boa.
Apesar de todos os problemas que tem no Japão que esse canal fala a respeito, eu acho muito legal como lá você pode sair andando na rua entrando em becos com uma câmera na mão e ninguém te rouba.
...é muito bizarro e ao mesmo coerente, admiro sua capacidade de externar suas convicções e opiniões! Em 91 e 92 esses becos foram meus caminhos para reflexão, seu registro é minha memória.
Canal foda! Não esperava uma reflexão tão profunda e importante em um video destes. Inclusive, infelizmente, não costumo depositar muita fé em canal BR, a maioria é meme e futilidade, mas este superou todas as expectativas.
Fico sem saber como me expressar, mas precisava deixar registrado o quanto me emocionei com esse vídeo. Gosto muito do seu jeito de falar e das reflexões que vc compartilha conosco. Sou muito grata por vc compartilhar sua vida e pensamentos conosco e entregar de maneira tão artística e intimista.
Todas as noites nós sentimos mais ou menos a inexistência. Quando passamos uma noite sem lembrar dos nossos sonhos, naquele sono bem pesado, a gente “deixa” de ter percepção e só horas depois nós acordamos e “voltamos a vida”.
@@Bluenice88 Não cara, podemos estar inconscientes mas ainda existimos, temos reflexos e reagimos ao ambiente, nos movemos durante o sono para achar uma posição mais confortável para o nosso corpo que está existindo, inconsciência não é inexistência, dormir não é igual à antes de eu nascer.
@@guilhermeluizpolli7550 Sem contar que você não sente medo de dormir, pois sabe que vai acordar no dia seguinte. Acho que a pior parte de "enfrentar" a morte, é que você sabe que ela vai vir, e que quando ela chegar, você simplesmente desaparece.
É difícil explicar como essas imagens me prendem na tela, é o papo flui de maneira suave, que só me toco que acabou, quando vc se despede. Foda demais mano!
Aqui fala um português que vive na China e que descobriu o teu canal há uns dias atrás. Já assisti a muitos dos teus vídeos, mas este foi até agora o MAIS interessante! Contínua assim, conteúdo magnífico!
Parei nesse canal por um acaso, e agr é um dos meus preferidos do RUclips, não perco um video. Ao msm tempo que admiro a sociedade japonesa, me bate uma tristeza quando comparo com a nossa sociedade brasileira. Temos muito o que aprender com esse povo. Abraços Baka!
Baka acabei de perceber que seus videos me passam muito a vibe de uma serie animada chamada Midnight Gospel, onde ao fundo do episódio ocorre uma narração/reflexão sobre algum aspecto da vida ao mesmo tempo em que o personagem caminha através de alguma aventura, e algumas vezes o momento de reflexão e aventura se "encontram" e desencontram (como quando as vezes no meio do seu dialogo você faz alguma observação sobre algum edifício ou algo que está acontecendo no momento da gravação). Gosto muito desse estilo de video e das reflexões que voce traz, continua assim que seu sucesso será exponencial !
2 года назад+5
vc me fez transcender quando disse que "sabemos como não é existir, porque antes de estarmos no útero de nossas mães já não existíamos por milhões de anos" caraa fenomenal! que linha dee pensamento cativante, obrigada por isso vc é mestre no quee faz!
"Nunca faça ao outro aquilo que você não gostaria que fizessem com você." É uma frase que li, ouvi e absorvi pra vida toda porque a gente só consegue pensar que alguma coisa que queremos fazer pode prejudicar alguém, quando nos colocamos no lugar dessa pessoa, e percebemos que existe um jeito diferente e que não precisa ser assim.
Na verdade esse seria o manual Do ser humano.. Foi o que Jesus pregava. Se todos tivessem esse pensamento o mundo seria melhor. O que eu não quero para mim, eu não quero para o meu próximo.
A internet está cheia de porcaria e coisas absolutamente dispensáveis. O RUclips não é diferente. Mas, gosto dos seus vídeos, que na minha opinião, tem conteúdo muito interessante e apesar da sua pouca idade (que eu imagino kkk), fazem muito sentido. Parabéns. Me sinto meio que um Blade Runner vendo esses vídeos kkk
vi quando tinha 30k de inscritos, só pensei "krl nunca vi isso na internet" seu conteúdo pode não ser o mais bem feito, mas é ÚNICO, então você é o melhor, não só por ser único mas também é realmente bem feito, só precisa ser feito pra isso e você com certeza foi feito pra esse conteúdo. Parabéns você é uma das poucas pessoas que tem um propósito, mostrar uma cultura muito diferente e única que ninguém jamais nos mostraria.
Falar sobre a vida e as pessoas sempre gera uma boa reflexão, na correria do dia não damos, pelo menos a maioria, determinada atenção pra alguns detalhes. Talvez seja isso que falte em tantas pessoas, prestar mais atenção, não só nas atitudes, mais nas escolhas q fzms e tudo mais sabe, lembrar q as atitudes que tomamos retorna de alguma forma, não sou budista, mas sempre tive um ponto de vista bem parecido, só q algo mais pra o que não desejo pra mim não faço ao outro..
Esse é o segundo vídeo seu que vejo aqui no RUclips, e nossa, estou encantada! A forma como você se comunica, se expressa, como você conta a história, explica.. com essa forma única de sair filmando a cidade, simplesmente andando por aí e fazendo a gente se transportar pro Japão e ficar mais entretido com a sua narrativa (ao invés de você simplesmente se filmar falando), é única! Estou viciada nos seus vídeos!
Cara, fico perplexo em como o RUclips me recomendou um canal tão BOM pra mim, simplesmente viciado nos vídeos, amo ver a diversidade do Japão, não só do mesmo, e além do mais, o que me mais me prende, os assuntos relatados durante o vídeo. Parabéns, por ter um canal que tenha realmente conteúdo!!
Muito bacana conhecer a cultura japonesa. As reflexões nos vídeos tmb são sensacionais além da qualidade do conteúdo. E digo uma coisa, os vídeos dele me conforta. Não sei se é teu caso tmb rs.
Em primeiro plano,gostaria de lhe parabenizar-lho pelo vasto conhecimento que vc põe nos seus vídeo ,seus textos traz um profundo aprendizado constante e atual ,fazendo com que nós possamos a ter uma vasta rede início,meio e continuidade dos mais diversos temas que um ser que curti evoluir e não gosta de estudar ou não tenha tido possibilidades para chegar nesse seu nível ,parabéns! Tão jovem ,e muito preparado,seu sucesso ainda vai explodir como escritor,pois vejo esse potencial em vc.
Tenho depressão crônica isso há vários anos já parei de fazer acompanhamento com a psicóloga e tbm parei de tomar os comprimidos, sempre passa por minha cabeça cometer o ato de suicídio mas com o passar do tempo comecei a ver as coisas de maneira diferente, tenho uma mãe que vai depender de mim já está com 48 anos está na hora de parar de trabalhar, passei a enviar currículos e acabei sendo chamando pra trabalhar numa empresa da minha cidade na vaga de auxiliar de cozinha, são várias pessoas no mesmo setor terei que trabalhar em equipe logo eu que não tenho interação com ninguém além dos meus 4 gatos e minha mãe, cada dia que passa durmo menos por tamanha ansiedade as vezes quando consigo dormir bastante me sinto mais acabado do que antes, o horário de serviço é entre 2h AM até às 11h PM são horários variados as vezes terei que ir as 2h e as vezes as 3h estou esperando eles me ligarem pra ir fazer integração, mais com aquele aperto no peito e com a mentalidade e se eu não conseguir? logo eu com 25 anos o que vou fazer após isso? Já tinha tempo que não chorava começo a chorar e me sentir angustiado do nada, tento evitar pensar no amanhã pois a ansiedade é horrível, em fim vim aqui pra dizer que se você é jovem e acha seus estudos ruins pense no meu caso, tive chance de estudar, tive chances de ter um emprego no qual eu gostaria de estar mais por meus próprios erros acabei assim, a vida não é boa quanto era antes única coisa que me matem vivo é o fato de eu ter uma mãe que precisa de mim, tudo que me resta é tentar ser alguém útil no final das contas. Desculpem pelo texto gigante pelo menos consegui desabafar um pouco.
Aplique o Ikigai no seu contexto familiar. Se você gosta de cuidar de sua mãe, seja bom nisso, se você for bom e faz por gostar, seja o melhor em cuidar dela, e como ser bom em cuidar dela fará o mundo melhor? Fds o mundo, faça o mundo dela melhor. E se no fim cuidar dela for algo que te preencha, você terá encontrado o seu Ikigai.
Recomendo que conheça Jesus Cristo, Jesus vem pra dizer que você é pecador, e que por seus erros está destinado ao inferno, mas, Deus lhe ama, e por isso enviou Jesus para morrer por você em uma cruz, você errou mas existe perdão, o própio Deus promete, que se você reconhecer seus erros e se voltar a Cristo confessando que necessita de salvação ele o atenderá, seu propósito de vida é servir a Deus e você descubrirá novas formas de ver a via que Deus quer que você viva, e o prêmio final, é que você estará eternamente com Deus quando essa vida acabar, cuide de sua mãe mas entenda qe existem outras coisas, e você é capaz mesmo que sua mente queria lhe desestabilizar, reconheça seu pecado, aceite a Cristo, confie nele e ele transformará sua vida, procure uma igreja que pregue realmente o evangelho e viva com os irmãos que irão amar você, desejo tudo de bom, mas lhe ensisto dê uma chances a Cristo.
Querido Lucas! Fiquei emocionada com seu relato, vc ainda é muito jovem, saiba que vc vai superar tudo isso, depressão é uma doença que precisa de tratamento, eu tenho crises pelo menos duas vezes ao ano, sempre procuro tratamento antes de chegar a pensar em tirar minha vida, assim como vc eu tenho uma pessoa que eu amo e depende de mim, um filho de 14 anos. Desde a minha adolescência tive fazes difíceis, depressão é uma doença complicada pois, acontece quendo menos se espera, mas eu te digo é possível viver apesar dessa condição. Eu encontro sentido na vida através das pessoas que eu gosto, amigos, família e meu filho que é um garoto bom, por conta dele vim parar nesse vídeo, ele tem sonho como vários adolescentes de conhecer o Japão e gosta de anime claro. Lucas, te desejo tudo de melhor na vida, e acredito que vc vai encontar o sentido maior e o amor pela tua mãe vai te guiar no caminho de uma vida plena, abraços fraternos.
Lucas, sinto muito por tudo que tem passado. Agora, a sua mãe é jovem e vc terá tempo de se cuidar pra depois cuidar da sua mãe (a não ser que esteja doente). Penso eu que vc esteja se perguntando "quem sou eu" , " o que tenho que fazer" e por aí vai! Procure DEUS, procure pela internet alguém que pregue a palavra de Deus e tenho a certeza que vc se sentirá melhor, terá a paz dentro do seu coração para poder continuar a sua vida. Nós estamos aqui por algum propósito, nada é por acaso nesta vida. Estou com 67 anos, vivi a vida da minha mãe por décadas, faleceu o ano passado. Criei meus filhos praticamente sozinha. Já me vi no fundo do poço, mas não podia deixar....eu me levantava não deixando a depressão me pegar. E assim é a vida meu filho(, carinhosamente, pois tenho idade de ser a sua mãe ou avó talvez). Vc tem uma vida pela frente, e tenha a certeza que um dia vc verá a sua trajetória e dirá " EU VENCI". É como eu vejo hj....tenho idade, mas não me sinto velha, e quero e devo começar a viver a partir de agora. Ano passado, botei os filhos pra correr (modo de dizer), que fossem buscar, trabalhar e viver a sua independência emocional e financeira! Posso lhe dizer que eu sofri durante esses longos anos, mas agora eu quero VIVER. Viver com Deus, viajar, conhecer gente decente que goste de mim como eu sou. Estou aprendendo a viver sozinha apreciando a minha própria companhia e estou amando! Não tenho religião, mas creio num ser maior chamado DEUS. Leia o Salmo 23! Boa sorte meu querido!
Vc consegue prender nossa atenção com imagens legais, acompanhadas de uma narrativa objetiva. Adoro Qd vc faz referência às suas pesquisas com honestidade e despretensão. Show 👍
Comecei a ver seus vídeos justamente pelas ruas e becos que vc mostra nos vídeos. Eles me chamam muito a atenção. Logo após comecei a me interessar mais. Seus vídeos são incríveis irmão. Sou do Rio de Janeiro parabéns pelo trabalho e pela reflexão incrível desse vídeo.
Caraca Baka, a parte que tu disse sobre as pessoas usarem máscaras quando estão gripados para não passarem gripe para os outros por que seria como danificar a si mesmo, bati palma pra essa tua explicação sobre a consciência coletiva 👏🏼👏🏼 vc é muito inteligente cara, leitura realmente nos trás muito conhecimento e sabedoria, vou começar a ler tbm e tornar isso um hobby pq sei que me fara bem!!!
Nesse vídeo você foi incrível, moro em SP e sou casado com japonesa, filha de um saudoso sensei Budista/Xintoista e realmente esse povo tem uma cultura incompreensível para a maioria dos gaijins. Por já ter um pensamento meio parecido com o deles eu consegui aprimorar muito mais os meus conceitos de vida. Parabéns !!!
A sua dicção é maravilhosa e vc é excelente comunicador. Sorrir o tempo todo não é sinônimo de felicidade pq tem pessoas depressivas que são bastante expansivas e escondem o lado sombrio.
Esse canal e sem pretensão de mostrar ter cultura, mais é só o que ele transmite muita cultura, informação e um excelente ponto de vista do autor do canal. Uma narrativa de alto nivel ....parabéns!
toda vez volto nos seus vídeos, mesmo sabendo que irei ouvir a mesma coisa que ouvi da primeira vez, o ambiente dos lugares que você mostra nos vídeos me traz uma calma que não sei explicar...
Cara, eu amo muitos seus vídeos. Moro aqui no Brasil e faço faculdade de História e sempre que assisto acho muito legais as suas reflexões sobre a sociedade japonesa. Uma leitura acadêmica que fiz sobre o Japão e recomendo fortemente para quem quer entender muitos aspectos da sociedade e cultura japonesa é um livro da Ruth Benedict, o título é "O Crisântemo e a Espada" (1946). Apesar de ser um livro que geralmente só é recomendado na academia, ele tem uma linguagem muito acessível e a autora é bem didática. O contexto é a Segunda Guerra Mundial e ela é convocada para servir no Serviço de Informação de Guerra dos EUA. A missão dela como antropóloga era basicamente"explicar como funciona o comportamento dos japoneses". Os estadunidenses se viam perdidos, pois parecia que a lógica de guerra japonesa era totalmente distoante da lógica ocidental experienciada em outros conflitos. Pearl Harbor foi um exemplo disso. No capítulo 1, 6 e 7 ela traça aspectos extremamente interessante sobre o Japão. O conceito de on (dívida que precisa ser paga), gimu (ko e chu) e giri (dívida paga com desgosto) são fundamentais e acredito que exercem grande influência na sociedade japonesa até os dias atuais, embora o Japão tenha bebido bastante da cultura Ocidental do pós-guerra até os dias atuais. É isso, muito obrigado por esse tipo de conteúdo, acho super massa o seu trampo no yt.
Agradeço pela indicação. O Japão permanece sendo uma interrogação para nós. Tive contato com uma família japonesa e é difícil fazer uma leitura por meio da visão ocidental.
Muito foda a caminhada seguindo os nuances da conversa. No final teve até uma olhada para trás, como se a imagem refletisse o percurso. É a mesma câmera e um beco, mas parece MT mais calmo que os primeiros frames. Não sei se foi de propósito, mas que vídeo foda!
Comecei a te acompanhar a pouco tempo e muitas curiosidadds que eu tinha sobre o Japao e o mundo asiático de modo geral, foam supridas ouvindo suas observaçoes. Sua capacidade de análise sobre o cotidiano de um brasileiro numa cultura tao diferente da nossa tem me surpreendido, mesmo sendo tao jovem. Parabéns! E continuarei te ouvindo...
Bom eu acredito que o homem em si tem medo é do desconhecido, ninguém conhece realmente se a mort existe ou não. Essa incerteza e que trás essa tristeza acredito eu. Religião Cristã aqui no Brasil que e maioria no caso, trás esse conforto de que nos vamos descansar e reviver em algum momento novamente. Muito boa reflexão neste vídeo.
Baka é um dos unicos youtubers que conheço que ainda fazem videos nesse estilo,lá em 2019 eu conhecia uns 3 youtubers que faziam esse tipo de video,na vdd a maioria q faz esse estilo ou demora muito pra postar ou acaba com o canal rapido, é o meu estilo favorito de video.pq é o estilo de rolê q eu curto fzr,o clima é otimo.
Voce me surpreende a cada vídeo que assisto Aprendo coisas que nao entendia e ninguém explica aqui no japao voce tem a leveza do ensinamento mais leve e compreensivo ‼️Adoro suas andanças e conclusões ‼️
Como Cristão, e Santo dos Últimos Dias, já tive também uma crise de existencialismo. Foi o que me levou a procurar uma nova religião, perder meu medo da morte, pois eu ñ encontrava uma resposta que me satisfazia. Realmente estava perturbando na alma (fundo da mente/corpo/consciência).Bem legal o papo. Eu acredito que nossa vida ñ termina aqui, mas continua, pois seria algo vazio demais, e sem propósito. Essa é umas das grandes perguntas da alma que cedo ou tarde quase todo mundo vai fazer.
Como Cristão Católica, partilho de que está existência não é o fim. porém é sim onde fazemos nossas escolhas. e ter a chance de alcançar o fim último do homem redimido em Cristo que é a santidade, a beatitude eterna.
Eu diria que sou agnóstico... Não possuo uma religião ou fé específica, mas entendo que muito da forma como eu penso é devido ao cristianismo. Em relação a morte, em específico, eu não creio que a nossa consciência continue existindo depois da nossa morte, mas acredito que as pessoas 'vivem' após a morte através de tudo o que fizeram em vida, dos seus legados. Pessoas boas deixam marcas positivas no mundo, criam o seu próprio 'paraíso', e pessoas ruins deixam marcas negativa, criam o seu próprio 'inferno'.
Tudo balela. Morreu=vazio, isso é a existência, continuará sem você a existir, se existe algo depois da morte, o mínimo é pedir perdão, não eu mas o deus ficcticio. Ceticismo em um universo em contastancia mudanças, onde mostra que nada somos. O "vazio"seria uma paz enorme.
Eu cresci e moro no Japão, e de longe o seu canal dentre outros que já vi, que falam sobre a cultura japonesa,(e o único,eu acho, que mostra becos😅) é o mais bem explicativo ! Não sei se vc pesquisa ou são só reflexões suas, mas está de parabéns !!
Não sei o motivo, mas essa frase, em 10:42, lembrou-me muito um conceito que se encontra na ontologia de Parmênides de Eleia: o princípio da não contradição. "Se o Ser é, o seu contrário, o Não-Ser, não é".
"Um é tudo e tudo é um". É um conceito que aprendi no anime Fullmetal alchemist com significados de várias religiões, por isso me deu uma grande paz de espírito também, além de aceitar bem minha mortalidade.
@@psyab9375 É maravilhoso quando tu percebe que não precisa de um céu ou inferno, sinceramente apenas virar adubo para as plantas já serve tanto de castigo para pessoas ruins e alívio para pessoas boas e que tiveram que suportar seu sofrimento a vida toda.
Vendo esse vídeo um pouco atrasado, mas deixo aqui meu comentário de apreciação. Novamente mais um vídeo incrível aqui no canal. Já li sobre o ikigai e, com certeza, posso dizer que me ajudou muito na forma com que encaro a vida. Uma cultura milenar, como a japonesa, tem muito a nos ensinar. Recomendo a todos a leitura sobre esse modo de vida.
Cara eu amo essas reflexões , e elas ficam ainda melhor quando tem um bom cenário de fundo e uma boa narrativa , acho que fiz uma boa escolha de acompanhar seu canal
Cara muito obrigado pelos seus vídeos, tenho ansiedade e por alguma razão quando vejo seus vídeos sempre me sinto mais calmo, muito obrigado mesmo ❤️❤️
Assisti, recentemente, a um ou dois vídeos seus: e os achei muito legais. Informativos, com uma narração leve, objetiva e interessante. Mas, caramba: este aqui...! Fiquei impressionado: com o seu embasamento, seu conhecimento, sua erudição e, principalmente, sua capacidade de entender e explicar com tanta maestria filosófica a cultura japonesa. Jovem: você é phoda.
Baka....pqp maluco, que vídeo bom é esse, já assisti umas 5 vezes. Sensacional os seus pensamentos, o seu raciocínio....sei lá, simplesmente foda demais.
Sem palavras pelo conteúdo do vídeo, uma mistura audiovisual e filosófica de se tratar de um assunto show. Ainda tenho planos de pisar no Japão e conhecer a cultura de perto, você ajuda a isso ser mais possível, valeu!
Eu acho muito legal, como o Budismo funciona, onde vc não tem que adorar ou seguir alguém, mas sim apenas adotar certas práticas na sua vida, isso é tão legal, é algo que não te prende a uma coisa que você é obrigado a fazer.
Eu estou adorando esse canal, muito boa a vibe que os videos de conversa passa e ainda mais como é outro cenário, outro pais é tudo muito novo pra quem ta assistindo, muito bom parabéns pelo conteúdo
Impressionante seu vídeo. Filosofia pura. Muito obrigado por me dar uma incrível visão da interioridade do ser humano japonês. Eu particularmente admiro muito essa nação. Vou usar este seu vídeo para fazer o que amo, ser cada vez melhor nisso, que seja um bem para a coletividade e que eu seja melhor pago por isso, que é a Educação. Um abraço fraterno e muito obrigado. Prof Augusto Cesar, Araraquara SP.
A mesma coisa comigo! Me da um desejo de fuga da minha realidade. E eu sinto que me sentira bem melhor lá, mesmo sozinho. Mas as vezes penso, que, mesmo me sentindo bem sozinho, se eu fosse pra lá, com o tempo talvez acabaria desenvolvendo sentimentos ruins, de solidão, angústia... Sei lá, é confuso.
@@caiopascoal5778 viver aqui não é fácil. Muitas regras, muito trabalho (é um país extremamente capitalista), porém, não tenho vontade de voltar a viver aí no Brasil. Moro aqui há 4 anos e me sinto tão confuso quanto você
Infelizmente está complicado entrar no Japão mesmo pros descendentes, muitos estão esperando a um ano ou mais esperando aprovarem a elegibilidade pra eles, pra quem não é descendente tá pior ainda nessa pandemia.
Cara por alguma razão a uns meses atrás eu encontrei o teu canal, e hoje eu não consigo expressar tamanha satisfação que eu sinto vendo seus vídeos. Adoro ver seus vídeos antes de dormir, além de aprender um pouco de uma cultura diferente eu conheço lugares incríveis por sua causa!
Caralh*, que vídeo f*da, mano, muito interessante e profunda essa visão japonesa de sentido pra vida, penso que outros culturas ao redor do mundo poderiam aprender e se beneficiar demais com ela.
Excelente vídeo, sempre fico curioso sobre o comportamendo dos japoneses, e apesar de saber que o budismo e o xintoismo lá são bem fortes, não fazia ideia de como ambos poderiam estar ligado desde o berço com eles até de forma inconsciente nas ações deles... muito explicativo. Obrigado pelo vídeo!
A clareza das suas ideias sobre a vida e a morte sob um ponto de vista cultural ficou maravilhosa. Eu assisti o vídeo algumas vezes refletindo sobre. Parabenizo e agradeço pelo conteúdo!
Cara, conheci seu canal a pouco tempo e ja estou gostando muito. Nunca soube nada sobre o Japão ( pelo menos nunca busquei saber) seus videos tem uma vibe mto boa e ajuda entender melhor a cultura e o ritmo do povo oriental 👏👏 ganhou mais um inscrito
Esse canal é uma mistura muito louca de um Japão, história, bizarrices, filosofia, becos, fotos... simplesmente incrível.
Não esqueça dos becos kk
Esqueceu dos ponhetaços
@@CorruptusEternum e um pouquinho mais de becos
@@LEGEND.V um canal mais underground do japão kkkk
Já estou ficando viciado hehe
"A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais." -Epicuro
Essa frase e atemporal, epicuro foi um baita filosofo.
Sempre ajudando os Sayajins a terem mais conhecimento!
Único filósofo que eu admirei.
Q
@@felipethum5832 ah sim, o cara que diz para você ser feliz e evitar a dor
Como um menino tão jovem pode falar tanta coisa útil, verdadeira e me ensinar...nos meus 60anos, é nóis
❤
é nois
Wtf
é nóis
É nois
Bom dia Baka! Sou uma senhorinha de 60 anos, professora da rede municipal de SP e estou encantada pela maneira que vc se comunica. Gratidão
Faço de suas as minhas palavras, Rina. Nasci em 1933 e, portanto, completarei 90 anos dentro de alguns meses (caso sobreviva até lá). Fiquei impressionada com a descrição das fés budista e xintoísta, já arraigadas na cultura japonesa, porque... meu Deus, parece que a minha mãe era japonesa! Risos. O papai era filho de escravos pretos e falava ou pouco demonstrava seus sentimentos, mas a mamãe era ainda mais reservada. Da origem dela pouco sabiam: minha avó faleceu durante seu parto e, cinco meses depois, meu avô materno também morreu. O que algumas primas da mamãe diziam era a de que meu avô era preto e a minha avó branca/amarela. Um pequeno detalhe: a mamãe nasceu em 1909, nasceu e morreu analfabeta, mas tinha uma consciência EXCEPCIONAL acerca da vida. Lembro-me de quando, ainda menina (entre as décadas de 1940), se eu jogasse alguma coisa qualquer na rua, a mamãe dava tapas em minha mão e dizia que eu devia respeito ao que é público e interessa ao coletivo (com palavras mais simples, claro: era algo como "isso aqui é tudo de nóis. Num é só teu, menina. Respeita o que é de todo mundo, porque ocê pode fazer coisa ruim pros outro". A mamãe era lavadeira, o papai era servente de qualquer coisa, mas ela dizia: "essa menina precisa conhecê as letra". Formei-me professora, mesmo diante de uma família muito pobre (é claro que até eu trabalhava, mesmo em se tratando, à época, de ensino público). Vivemos sem energia elétrica até minha formatura, em 1954, e quando tentava ajudar meus pais financeiramente, a mamãe falava: "ocê tá OFENDENDO eu e o seu pai. Nóis conseguiu te formar num foi pra sustentar nóis não, porque isso a gente já faz, e sim procê ensina coisa pros outro". Ela era lavadeira, como disse, e adorava sê-lo: apesar do imenso esforço físico que isso demandava, ninguém a detinha. Lembro-me dela ensinando a lavar roupas: "sabe quando ocê vê que a roupa tá lavada? Depois de dexá ela de molho e conseguir beber a água". Tirava manchas e perfumava qualquer roupa - até o que parecia impossível. Ela continuou a trabalhar até onde seu corpo físico tolerou (78 anos), mas, quando teve de parar, não se sentia aliviada e também não reclamava de ter deixado o ofício: "todos os minuto da vida passa, minha filha. Se eu fiz pouco ou muito... num sei. Nem importa. Tenho que aceitar o que essa fase da minha vida é: sou véia, num tenho mais força e então vou cuidar só daqui de casa mesmo, porque isso eu ainda aguento". Faleceu em 2004, aos 95 anos de idade. Que fantástico é, para mim, chegar aos quase 90 anos de idade e ter a oportunidade de conhecer o trabalho de um rapaz tão mais jovem que eu. Muito obrigada, querido!
@@dircepereiradasilva6721 Que relato incrível, dona Dirce! Tudo de bom para a senhora!
@@dircepereiradasilva6721 estou encantado por suas palavras dona Dirce, que história, que privilégio conhecer um pouco de sua história, desejo tudo de bom na vida da senhora 🤍🙏.
Rina vc é uma fofa
Vc ainda transa
Eu nós meus 69 anos estou pasma com tanta sabedoria desse guri!. é uma aula , você é uma jóia!
O Baka é muito bom nesses devaneios mesmo.
Né isso do nada o cara dá uma de filosófo .
Ta mais pra uma teoria
Eu com 57 anos fico intrigada com as provocações dele.
Simplesmente o melhor adentrador de becos no Japão!
hmmmmmm essa coca é fanta hem
Sommelier de becos diria
Sem =
Pelo som do piano...
Sim. EU CONCORDO.
É interessante que estava conversando com minha esposa esta semana sobre isto . Moro em Curitiba, e é uma das cidades mais individualista que conheci, perdendo para o Rio de janeiro por conta do excesso de malandragem de alguns ,( CLARO QUE SÃO A MINORIA) e por conta da violência . assusta andar no trânsito e uma pessoa não dar passagem, você dar seta ninguém respeita, vi gente brigando com grávida por passar na frente na fila preferencial, vagas e assentos preferenciais muito difícil alguém respeitar, até vaga de estacionamento normal, tem arrogante que para ocupando duas vagas e não esta nem aí...
falei com minha esposa :
imagine se todos soubessem viver em coletivo de verdade, preocupando um com o outro, por que na maioria das vezes são atitudes tão simples, e ninguém faz. Isso na verdade esta enraizado na cultura da maior parte do Brasil, e as pessoas não veem que quem perde são elas mesma, todos precisam um do outro, mais acham que é cada um por si, e ai onde tudo fica mais difícil, pra ela e pra todos.
O dia que o Brasileiro aprender que o respeito ao próximo é também respeito a si próprio, este país muda, por que não é o político o problema e sim a cultura do brasileiro em tomar vantagem em tudo, o político é só mais um brasileiro que por estar exposto, mostra esta falha que a maioria têm, só não as mesmas oportunidades pra ser provados .
Excelente colocação.
@Dragonight sou do interior de São Paulo, e na verdade as pessoas mais bem educadas em relação ao próximo, são pessoas simples. por que estas pessoas normalmente não tem ganância e nem vaidade, pelo contrário dão até o que não tem para te agradar. Uma coisa é ser rústico por não se importa com modos, mais tem honra, morre mais não volta a trás na sua palavra. outra coisa é uma pessoa com todo requinte e educação em ambientes onde sua imagem esteja exposta, mais quando esta longe dos olhos dos conhecidos tratam o mundo como lixo, normalmente é aquele que acha que a imagem é o que o faz e não atitudes.
A política brasileira é reflexo e retrato das ideias do povo brasileiro. Ou seja, decadência
@Sharlon R., comentário feliz! O RJ tem reagido, felizmente, a exemplo daquilo que O SENHOR JESUS CRISTO informou ser A Vontade do PAI CELESTIAL faz mais de 2 mil anos. Ou seja, Lucas 22:26, 27 e João 12: 42a50, João 6: 28, 29.
É sociedade é um reflexo. Se você é egoísta hoje, como pegar um assento preferencial, enquanto todos não tiveram coragem de fazer isso, amanhã alguns que viram o ato egoísta pensarão que, dado o que aconteceu ontem, algum oportunista pegará aquele assento/local de preferência, então, o melhor a se fazer é pegar ANTES que outro o faça. Assim, você cria uma queda de dominós infinita. Onde todos buscam não serem enganados, e por isso, acabam enganando e sendo egoístas.
Outra comparação minha é que a sociedade parece com uma grande teia de aranha. Onde, se uma aranha faz mal numa beirada da teia, um terço das aranhas - as que estão na beirada - sofrem por causa do mal cometido por ela. E, se as que estão na beirada não pararem com aquele ato cometido pela aranha má, e, pelo contrário, começarem a repetir, logo, logo toda a rede de teia padecerá por causa da aranha má.
Podemos dizer que essa aranha má está a cortar as teias que as suspendem. Se você não a impede, ela continuará a destruir; se a segui-la, piorará o caso ainda mais.
De todos os brasileiros que vivem no Japão e gravam para o RUclips, você é o mais original!
Nesse mar de "react de doces/animes/roles por lugares turistics que ja foi visto trocentas vezes" o Baka é um dos mais originais que já ví. ótimo conteúdo.
Nem tem mts
@@mersenari100 Não tem muitos ? Mano, eu já assisti mais de 10 canais de brasileiros no Japão, fora os que não vi que vai aparecendo sugeridos.
Fato, além de sair da mesmice criando conteúdos que o colega a cima citou, ele trouxe algo diferente, mostra o real Japão, sem máscaras pra turistas ver, além da estética de vídeo, ele aborda temas sociais ( como esse ), de todos canais que já vi, sem dúvidas esse é o que mais expõe o verdadeiro Japão.
@@lucianobatista5427 Sem contar o poder de síntese, elevado nível de introspecção ao estilo, modo e cultura daquele povo com o qual ele almejou de estar junto deles - tendo de sua escolha e sempre o Japão. Foi sim, de uma excelente explanação a forma como ele está tomando dessa fonte de conhecimento social e espiritual deste outro lado do ocidente... 🙏🏻
Tenho 47 anos e estou perplexa com a maturidade e tanta sensibilidade com relacao a vida, morte, cultura, problemas. Um menino tao jovem nos ensinando a refletir...isso realmente e maravilhoso, excelente trabalho, por favor nao pare.
Tenho 44 agora, vivo no oriente médio, e de fato no oriente há uma consciência diferente a cerca de tudo! E ver esse rapaz falando com esse nível de maturidade e capacidade de enxergar o mundo, é impressionante! Quando ele fala besteira fala bastante!😂. Apareceu aleatório pra mim, e agora tô sempre assistindo!😊
"Filosofei nos becos do Japão e olha oq aconteceu".
Vídeo incrível, sem duvidas é o melhor e mais importante do canal; vou ate salvar aqui.
Moro a 19 anos no Japão e tenho a mesma opinião, mas jamais conseguiria expor com tanta clareza a minha opinião sobre a cultura japonesa 👏👏👏👏👏
Mano, como é a saúde ae? É barata?
@@janainadepaula7469 muito caro, sem seguro de saúde impossível viver
@@vanmene9376 Se não for incomodo responder, como você conseguiu se sustentar e se estabilizar no Japão? E foi difícil conseguir o visto de cidadão?
@@Hz97x eu sou casada com descendente então foi fácil conseguir visto e me sustentar, mas quem vem sozinho, trabalhando consegue se sustentar, o difícil e conseguir visto sem ser descendente e sem ser casado com descendente
@@vanmene9376 eu sou quarta geração será que consigo visto?
O cara clica pra ver uma rua no Japão, e recebe um ensinamento profundo sobre; A compreensão da insignificância.
S2
Próximo passo é assistir The Office e aprender a apreciar a beleza dos pequenis momentos ordinários no seu dia á dia como atendente numa padaria enquanto estuda á noite (exemplo aleatorio)
Acho que o anime Beck tambem puxando aqui de cabeça, ele tinha um estilo que me fazia gostar muito de apreciar as pequenas historias banais do dia á dia. Especialmente se tu é adolescente ainda e the office ainda parece alguns anos distante.
@@SeaSerpentLevi fui de ver poucos animes, mas um que me marcou foi Yu-Yu-Hakusho... você conhece outros desse estilo pra indicar?
Simplesmente o filósofo sommelier de becos japoneses do entretenimento.
Sommelier de becos me pegou muito kkkkkkkkkkkkkkkk
Esse aqui assiste Casimiro
Tankei hard 😂😂
Sommelier de becos 😂😂😂😂 gargalhei
Strike
Um monólogo muito bom junto a imagens q nos fazem sentir no Japão, de fato. Parabéns pelo conteúdo!
O Baka é muito bom nesses devaneios mesmo.
Rpz... tô viciado nesse canal... sou desenvolvedor de software e estou indo morar em Portugal pela empresa que trabalho, porém só consigo assistir esse canal sobre o japão kkkkkk..... Parabéns muito bom seu canal!
Pô cara que maneiro, Parabéns.. Acredita que eu tbm to estudando desenvolvimento de software, e pensando em morar em Portugal? Tem como você me dar algumas dicas de como me dar bem e conseguir um emprego pra morar la?
@@AngeloWinchester 45555g5555w
Bastante impressionante Baka, um cara jovem como você já ter conseguido compreender tão bem a filosofia japonesa - que serve para outras nações orientais - e principalmente fazer uma síntese tão bem acabada.
Também conheço a pesquisa do Gallup que levantou religiosidade em quase todos os países e apresentou esse índice de 59% dos japoneses se declarando “sem religião”. De fato para eles nem o “Shintō” (神道) nem o Budismo (日本の仏教) são considerados exatamente religião, tendem mais para uma filosofia com rituais, mais voltadas para a espiritualidade que para a divindade como o Ocidente está acostumado. Mas de certa forma isso está bastante explicado de maneira difusa (num estilo bem japonês) por você no vídeo. Por isso a ideia de “Shou ga nai” (しょうがない) ou “Shikata ga nai” (仕方がない) é tão assimilável e incorporável
à vida para eles.
De novo, para mim o mais interessante é que você tenha entendido isso tão bem, não é comum num Ocidental e muito menos num latino-americano. Parabéns por conseguir se ver livre de ideias confusas e nebulosas e começar a pensar por si mesmo.
Caro Santos, tenho 61 anos de vida, e me impressionei muito com o vídeo deste youtuber tão jovem.
Tentava encontrar palavras para descrever minhas impressões sobre o vídeo: coerência e fluidez na narrativa muitíssimo bem imersas em um show de imagens com seres anônimos passando aleatoriamente em frente à câmera.
Até que me deparo com seu comentário que, de certa forma, arremata, minhas impressões e sentimentos com perfeição. Você também parece conhecer a cultura japonesa.
O mais perto que tive deles foi a amizade de nissei quando estava nos meus últimos anos de formação superior.
Agradeço a você por "traduzir " o que percebi do vídeo.
Tenha um ótimo dia!!!
Nós não somos latino-americanos, amigo.
@@shi6ri brasileiros são latino-americanos sim. São latino-americanos todos os países no continente do “novo mundo” que tem hoje línguas oficiais derivadas do latim ou línguas neolatinas ou “românicas”. Há três línguas assim nas Américas: Espanhol, Português e Francês, portanto o Brasil é um país latino-americano, não é hispano-americano. Há bastante confusão à respeito porque a maioria da população não estuda o mínimo e permanece muito ignorante em quase qualquer assunto.
Caraio, desmereceu a América latina kkkkkkkk
@@Santos.Sarmento como dizia Belchior, "eu sou apenas um rapaz latino-americano".
Mano, puta canal aleatório que o youtube me recomendou uns meses atrás. Mas muito bom mano, gosto do estilo "clean" dos vídeos, narrados com a visita em becos e cenas diferentes. Sucesso!
Eu pensei a mesma coisa, desci e vi teu comentário kkkkk
Ele faz live na Twitch, vale a pena.
Same Here
@@LiraCassio vlw
Mesma coisa aqui. Nem sei qual foi o primeiro vídeo que vi, mas apareceu nos recomendados e estou por aqui. KKKK assistir os vídeos é uma mistura de nostalgia com melancolia, não sei bem.
Mas é bom.
Baka, eu estou passando por um momento muito difícil na minha vida, graças a Deus eu consegui melhorar bastante e seus vídeos me ajudam muito, a uns 8 dias atrás eu tava com muita ansiedade e sem conseguir dormir kkkk eu sempre assisto os vídeos do canal pra tentar dormir e consigo graças a tu, sei que que é corrido postar vários vídeos mas peço que tente pelo menos postar dois por semana
não sei
para com essa m4conha ai o
Melhoras aí, amigão. Se cuide!
@@arturvolpi Vlww, espero que fique bem tbm
Melhoras pra você, meu querido 🤝
As vezes eu tenho sentimentos de ansiedade e angústia que ficam em mim por dias, semanas até. Acredito que não é o mesmo que você sente mas eu sei que é horrível
Mó doideira, eu fico vendo essas pessoas passando pra lá e pra cá e fico pensando "mano, pra onde será que ela ta indo?" "com o que será que essa pessoa trabalha?" "o que, que ela ta pensando?" sla, fico me perguntando coisas do tipo, talvez seja pq essas pessoas estão do outro lado do mundo, tão distantes e cada uma vivendo sua vida. Pô, no mundo existem 7.7 BILHÕES de pessoas vivendo vidas diferentes cara, não sei, é uma sensação estranha que não sei explicar direito, mas é mt boa.
O triste é eu andar na rua da minha cidade olhando tudo com indiferença e medo.
Cara, sempre tenho esses pensamentos quando olho multidões...é doido mesmo
voce que acredita que tem 7 bilhoes amigão...
Quer outra sensação mais bizarra ainda? Abrir um telescópio a noite, somos pura poeira cósmica :)
@@gabekob puts mano, é uma das paradas que quero ter, um telescópio bolado
Apesar de todos os problemas que tem no Japão que esse canal fala a respeito, eu acho muito legal como lá você pode sair andando na rua entrando em becos com uma câmera na mão e ninguém te rouba.
...é muito bizarro e ao mesmo coerente, admiro sua capacidade de externar suas convicções e opiniões! Em 91 e 92 esses becos foram meus caminhos para reflexão, seu registro é minha memória.
Parece poesia...
Canal foda! Não esperava uma reflexão tão profunda e importante em um video destes. Inclusive, infelizmente, não costumo depositar muita fé em canal BR, a maioria é meme e futilidade, mas este superou todas as expectativas.
Compartilho de sua opiniao! Esta reflexão foi foda! Acima da media! Parabens ao Baka
Eu fico muito orgulhoso de ver um jovem tão jovem como o baka já apreendido por essas questões. Sensacional.
Tenho fé que vou encontrar mais bons canais assim kk
Um verdadeiro filósofo
se inscreva ! e se junte aos filosofos dos becos underground do mundo kkk
sommelier de becos refletindo sobre a região de seu cafofo e as pessoas ao redor... Que momento, a melhor reflexão que vi em 2022 parabains.
Fico sem saber como me expressar, mas precisava deixar registrado o quanto me emocionei com esse vídeo. Gosto muito do seu jeito de falar e das reflexões que vc compartilha conosco. Sou muito grata por vc compartilhar sua vida e pensamentos conosco e entregar de maneira tão artística e intimista.
Adorei sua excelente explanação, muito séria e profunda. Concordo que somos "Um com o Todo" Parabéns também pela alta qualidade das imagens. 👏👏👏
Ubuntu
Simplesmente a melhor reflexão que você trouxe até agora, baka. Eu não consigo conceber a não existência.
Todas as noites nós sentimos mais ou menos a inexistência. Quando passamos uma noite sem lembrar dos nossos sonhos, naquele sono bem pesado, a gente “deixa” de ter percepção e só horas depois nós acordamos e “voltamos a vida”.
@@Bluenice88 Discordo, impossível sentir a inexistência, pois ela parte do principio da não existência, coisa que quando dormindo, voce nao atende.
@@Bluenice88 Não cara, podemos estar inconscientes mas ainda existimos, temos reflexos e reagimos ao ambiente, nos movemos durante o sono para achar uma posição mais confortável para o nosso corpo que está existindo, inconsciência não é inexistência, dormir não é igual à antes de eu nascer.
@@guilhermeluizpolli7550 Sem contar que você não sente medo de dormir, pois sabe que vai acordar no dia seguinte. Acho que a pior parte de "enfrentar" a morte, é que você sabe que ela vai vir, e que quando ela chegar, você simplesmente desaparece.
@@marsh4779 exatamente
Essa edição, a qualidade vem aumentando a cada video Baka, força na tua empreitada mano.
Falou o editor profissional 😂😂😂😂😂😂😂
É difícil explicar como essas imagens me prendem na tela, é o papo flui de maneira suave, que só me toco que acabou, quando vc se despede. Foda demais mano!
É o auge da filosofia esse seu canal. Nos coloca dentro da história e do lugar. É uma viagem incrível!! Parabéns!☺️☺️☺️
Aqui fala um português que vive na China e que descobriu o teu canal há uns dias atrás.
Já assisti a muitos dos teus vídeos, mas este foi até agora o MAIS interessante!
Contínua assim, conteúdo magnífico!
Parei nesse canal por um acaso, e agr é um dos meus preferidos do RUclips, não perco um video. Ao msm tempo que admiro a sociedade japonesa, me bate uma tristeza quando comparo com a nossa sociedade brasileira. Temos muito o que aprender com esse povo. Abraços Baka!
Para quem estiver lendo isso, espero que tenha um dia feliz.
Thank you
Obrigado
Igualmente 😘
Pra você também.
Baka acabei de perceber que seus videos me passam muito a vibe de uma serie animada chamada Midnight Gospel, onde ao fundo do episódio ocorre uma narração/reflexão sobre algum aspecto da vida ao mesmo tempo em que o personagem caminha através de alguma aventura, e algumas vezes o momento de reflexão e aventura se "encontram" e desencontram (como quando as vezes no meio do seu dialogo você faz alguma observação sobre algum edifício ou algo que está acontecendo no momento da gravação).
Gosto muito desse estilo de video e das reflexões que voce traz, continua assim que seu sucesso será exponencial !
vc me fez transcender quando disse que "sabemos como não é existir, porque antes de estarmos no útero de nossas mães já não existíamos por milhões de anos"
caraa fenomenal! que linha dee pensamento cativante, obrigada por isso vc é mestre no quee faz!
É o q costumo dizer as pessoas ,a morte é o mesmo q vc está voltando ao estado antes de vc nascer
"Nunca faça ao outro aquilo que você não gostaria que fizessem com você."
É uma frase que li, ouvi e absorvi pra vida toda porque a gente só consegue pensar que alguma coisa que queremos fazer pode prejudicar alguém, quando nos colocamos no lugar dessa pessoa, e percebemos que existe um jeito diferente e que não precisa ser assim.
Na verdade esse seria o manual Do ser humano.. Foi o que Jesus pregava. Se todos tivessem esse pensamento o mundo seria melhor. O que eu não quero para mim, eu não quero para o meu próximo.
É a tal regra de Ouro !
A internet está cheia de porcaria e coisas absolutamente dispensáveis. O RUclips não é diferente. Mas, gosto dos seus vídeos, que na minha opinião, tem conteúdo muito interessante e apesar da sua pouca idade (que eu imagino kkk), fazem muito sentido. Parabéns. Me sinto meio que um Blade Runner vendo esses vídeos kkk
Caro amigo,eu estava tentando sintetizar um resumo para esse jovem e seus conteúdos, e voçê foi cirúrgico; Faço das suas as minhas palavras!!!
Eu me sinto um Replicante modelo de Prazer vendo isso..
@@marceloballard5 Obrigado pelo seu comentário. Sabe que eu vi outros vídeos do gênero e os caras não sabem nem o que falam kkkk. Abraço.
@@fabricio4794 eu ando buscando a minha Rachel kkkk
@@gabrielatc1258 a Priss eu já achei...uma Garota de programação loira no meu bairro mesmo....
vi quando tinha 30k de inscritos, só pensei "krl nunca vi isso na internet" seu conteúdo pode não ser o mais bem feito, mas é ÚNICO, então você é o melhor, não só por ser único mas também é realmente bem feito, só precisa ser feito pra isso e você com certeza foi feito pra esse conteúdo.
Parabéns você é uma das poucas pessoas que tem um propósito, mostrar uma cultura muito diferente e única que ninguém jamais nos mostraria.
o que seria bem feito pra voce? pq isso é literalmente subjetivo e o canal tem uma qualidade excelente...
Tendi foi nada
@@MonkeyDPablo-ik7up hauaheuahahe
E o teu comentario foi o unico que eu entendi desses 3, e eu concordo com ele.
Falar sobre a vida e as pessoas sempre gera uma boa reflexão, na correria do dia não damos, pelo menos a maioria, determinada atenção pra alguns detalhes. Talvez seja isso que falte em tantas pessoas, prestar mais atenção, não só nas atitudes, mais nas escolhas q fzms e tudo mais sabe, lembrar q as atitudes que tomamos retorna de alguma forma, não sou budista, mas sempre tive um ponto de vista bem parecido, só q algo mais pra o que não desejo pra mim não faço ao outro..
Esse é o segundo vídeo seu que vejo aqui no RUclips, e nossa, estou encantada! A forma como você se comunica, se expressa, como você conta a história, explica.. com essa forma única de sair filmando a cidade, simplesmente andando por aí e fazendo a gente se transportar pro Japão e ficar mais entretido com a sua narrativa (ao invés de você simplesmente se filmar falando), é única! Estou viciada nos seus vídeos!
1 minuto de silêncio para as pessoas que não encontraram esse canal incrível.
"Em um mundo capitalista ninguém vive de fotossíntese." ( Baka)
Vídeo bem reflexivo, muito bom, BAKA é fora da curva👍👍👍👍👍
Mesmo se não fosse capitalista seria difícil viver de fotossíntese
@@Samuel_...... descansa militante
Cara, fico perplexo em como o RUclips me recomendou um canal tão BOM pra mim, simplesmente viciado nos vídeos, amo ver a diversidade do Japão, não só do mesmo, e além do mais, o que me mais me prende, os assuntos relatados durante o vídeo. Parabéns, por ter um canal que tenha realmente conteúdo!!
Estava atoa na vida procurando algo interessante para assistir e encontrei você.Estava maratonando seus vídeos , gostei e vou me inscrever agora.
Muito bacana conhecer a cultura japonesa. As reflexões nos vídeos tmb são sensacionais além da qualidade do conteúdo. E digo uma coisa, os vídeos dele me conforta. Não sei se é teu caso tmb rs.
Em primeiro plano,gostaria de lhe parabenizar-lho pelo vasto conhecimento que vc põe nos seus vídeo ,seus textos traz um profundo aprendizado constante e atual ,fazendo com que nós possamos a ter uma vasta rede início,meio e continuidade dos mais diversos temas que um ser que curti evoluir e não gosta de estudar ou não tenha tido possibilidades para chegar nesse seu nível ,parabéns! Tão jovem ,e muito preparado,seu sucesso ainda vai explodir como escritor,pois vejo esse potencial em vc.
Brother, você é inteligente,se expressa bem e dá uma senhora aula,bravo!!!
Tenho depressão crônica isso há vários anos já parei de fazer acompanhamento com a psicóloga e tbm parei de tomar os comprimidos, sempre passa por minha cabeça cometer o ato de suicídio mas com o passar do tempo comecei a ver as coisas de maneira diferente, tenho uma mãe que vai depender de mim já está com 48 anos está na hora de parar de trabalhar, passei a enviar currículos e acabei sendo chamando pra trabalhar numa empresa da minha cidade na vaga de auxiliar de cozinha, são várias pessoas no mesmo setor terei que trabalhar em equipe logo eu que não tenho interação com ninguém além dos meus 4 gatos e minha mãe, cada dia que passa durmo menos por tamanha ansiedade as vezes quando consigo dormir bastante me sinto mais acabado do que antes, o horário de serviço é entre 2h AM até às 11h PM são horários variados as vezes terei que ir as 2h e as vezes as 3h estou esperando eles me ligarem pra ir fazer integração, mais com aquele aperto no peito e com a mentalidade e se eu não conseguir? logo eu com 25 anos o que vou fazer após isso?
Já tinha tempo que não chorava começo a chorar e me sentir angustiado do nada, tento evitar pensar no amanhã pois a ansiedade é horrível, em fim vim aqui pra dizer que se você é jovem e acha seus estudos ruins pense no meu caso, tive chance de estudar, tive chances de ter um emprego no qual eu gostaria de estar mais por meus próprios erros acabei assim, a vida não é boa quanto era antes única coisa que me matem vivo é o fato de eu ter uma mãe que precisa de mim, tudo que me resta é tentar ser alguém útil no final das contas.
Desculpem pelo texto gigante pelo menos consegui desabafar um pouco.
Aplique o Ikigai no seu contexto familiar. Se você gosta de cuidar de sua mãe, seja bom nisso, se você for bom e faz por gostar, seja o melhor em cuidar dela, e como ser bom em cuidar dela fará o mundo melhor? Fds o mundo, faça o mundo dela melhor. E se no fim cuidar dela for algo que te preencha, você terá encontrado o seu Ikigai.
Recomendo que conheça Jesus Cristo, Jesus vem pra dizer que você é pecador, e que por seus erros está destinado ao inferno, mas, Deus lhe ama, e por isso enviou Jesus para morrer por você em uma cruz, você errou mas existe perdão, o própio Deus promete, que se você reconhecer seus erros e se voltar a Cristo confessando que necessita de salvação ele o atenderá, seu propósito de vida é servir a Deus e você descubrirá novas formas de ver a via que Deus quer que você viva, e o prêmio final, é que você estará eternamente com Deus quando essa vida acabar, cuide de sua mãe mas entenda qe existem outras coisas, e você é capaz mesmo que sua mente queria lhe desestabilizar, reconheça seu pecado, aceite a Cristo, confie nele e ele transformará sua vida, procure uma igreja que pregue realmente o evangelho e viva com os irmãos que irão amar você, desejo tudo de bom, mas lhe ensisto dê uma chances a Cristo.
Força querido. Nada é impossível, vc pode dar a volta por cima e se ver motivado a continuar seguindo em frente!
Querido Lucas! Fiquei emocionada com seu relato, vc ainda é muito jovem, saiba que vc vai superar tudo isso, depressão é uma doença que precisa de tratamento, eu tenho crises pelo menos duas vezes ao ano, sempre procuro tratamento antes de chegar a pensar em tirar minha vida, assim como vc eu tenho uma pessoa que eu amo e depende de mim, um filho de 14 anos. Desde a minha adolescência tive fazes difíceis, depressão é uma doença complicada pois, acontece quendo menos se espera, mas eu te digo é possível viver apesar dessa condição. Eu encontro sentido na vida através das pessoas que eu gosto, amigos, família e meu filho que é um garoto bom, por conta dele vim parar nesse vídeo, ele tem sonho como vários adolescentes de conhecer o Japão e gosta de anime claro. Lucas, te desejo tudo de melhor na vida, e acredito que vc vai encontar o sentido maior e o amor pela tua mãe vai te guiar no caminho de uma vida plena, abraços fraternos.
Lucas, sinto muito por tudo que tem passado. Agora, a sua mãe é jovem e vc terá tempo de se cuidar pra depois cuidar da sua mãe (a não ser que esteja doente). Penso eu que vc esteja se perguntando "quem sou eu" , " o que tenho que fazer" e por aí vai!
Procure DEUS, procure pela internet alguém que pregue a palavra de Deus e tenho a certeza que vc se sentirá melhor, terá a paz dentro do seu coração para poder continuar a sua vida.
Nós estamos aqui por algum propósito, nada é por acaso nesta vida.
Estou com 67 anos, vivi a vida da minha mãe por décadas, faleceu o ano passado. Criei meus filhos praticamente sozinha. Já me vi no fundo do poço, mas não podia deixar....eu me levantava não deixando a depressão me pegar. E assim é a vida meu filho(, carinhosamente, pois tenho idade de ser a sua mãe ou avó talvez).
Vc tem uma vida pela frente, e tenha a certeza que um dia vc verá a sua trajetória e dirá " EU VENCI".
É como eu vejo hj....tenho idade, mas não me sinto velha, e quero e devo começar a viver a partir de agora.
Ano passado, botei os filhos pra correr (modo de dizer), que fossem buscar, trabalhar e viver a sua independência emocional e financeira!
Posso lhe dizer que eu sofri durante esses longos anos, mas agora eu quero VIVER. Viver com Deus, viajar, conhecer gente decente que goste de mim como eu sou.
Estou aprendendo a viver sozinha apreciando a minha própria companhia e estou amando!
Não tenho religião, mas creio num ser maior chamado DEUS.
Leia o Salmo 23!
Boa sorte meu querido!
Tava precisando de um vídeo seu baka, tu é foda pra caralho com você eu me sinto mais próximo do Japão e desse clima que você transmite
Vc consegue prender nossa atenção com imagens legais, acompanhadas de uma narrativa objetiva. Adoro Qd vc faz referência às suas pesquisas com honestidade e despretensão. Show 👍
Comecei a ver seus vídeos justamente pelas ruas e becos que vc mostra nos vídeos. Eles me chamam muito a atenção. Logo após comecei a me interessar mais. Seus vídeos são incríveis irmão. Sou do Rio de Janeiro parabéns pelo trabalho e pela reflexão incrível desse vídeo.
Caraca Baka, a parte que tu disse sobre as pessoas usarem máscaras quando estão gripados para não passarem gripe para os outros por que seria como danificar a si mesmo, bati palma pra essa tua explicação sobre a consciência coletiva 👏🏼👏🏼 vc é muito inteligente cara, leitura realmente nos trás muito conhecimento e sabedoria, vou começar a ler tbm e tornar isso um hobby pq sei que me fara bem!!!
Amo com todas as minhas forças o conteúdo desse canal, continue com essa trabalho fantástico Bakão. :)
Nesse vídeo você foi incrível, moro em SP e sou casado com japonesa, filha de um saudoso sensei Budista/Xintoista e realmente esse povo tem uma cultura incompreensível para a maioria dos gaijins. Por já ter um pensamento meio parecido com o deles eu consegui aprimorar muito mais os meus conceitos de vida. Parabéns !!!
A sua dicção é maravilhosa e vc é excelente comunicador. Sorrir o tempo todo não é sinônimo de felicidade pq tem pessoas depressivas que são bastante expansivas e escondem o lado sombrio.
Esse canal e sem pretensão de mostrar ter cultura, mais é só o que ele transmite muita cultura, informação e um excelente ponto de vista do autor do canal. Uma narrativa de alto nivel ....parabéns!
toda vez volto nos seus vídeos, mesmo sabendo que irei ouvir a mesma coisa que ouvi da primeira vez, o ambiente dos lugares que você mostra nos vídeos me traz uma calma que não sei explicar...
Vídeo incrível! Profundo sem ser enfadonho. Lição de vida.
Cara, eu amo muitos seus vídeos. Moro aqui no Brasil e faço faculdade de História e sempre que assisto acho muito legais as suas reflexões sobre a sociedade japonesa. Uma leitura acadêmica que fiz sobre o Japão e recomendo fortemente para quem quer entender muitos aspectos da sociedade e cultura japonesa é um livro da Ruth Benedict, o título é "O Crisântemo e a Espada" (1946). Apesar de ser um livro que geralmente só é recomendado na academia, ele tem uma linguagem muito acessível e a autora é bem didática. O contexto é a Segunda Guerra Mundial e ela é convocada para servir no Serviço de Informação de Guerra dos EUA. A missão dela como antropóloga era basicamente"explicar como funciona o comportamento dos japoneses". Os estadunidenses se viam perdidos, pois parecia que a lógica de guerra japonesa era totalmente distoante da lógica ocidental experienciada em outros conflitos. Pearl Harbor foi um exemplo disso. No capítulo 1, 6 e 7 ela traça aspectos extremamente interessante sobre o Japão. O conceito de on (dívida que precisa ser paga), gimu (ko e chu) e giri (dívida paga com desgosto) são fundamentais e acredito que exercem grande influência na sociedade japonesa até os dias atuais, embora o Japão tenha bebido bastante da cultura Ocidental do pós-guerra até os dias atuais. É isso, muito obrigado por esse tipo de conteúdo, acho super massa o seu trampo no yt.
Agradeço pela indicação. O Japão permanece sendo uma interrogação para nós. Tive contato com uma família japonesa e é difícil fazer uma leitura por meio da visão ocidental.
Ótima recomendação, obrigado
irônicamente o japão é considerado mais ocidente q o Brasil
muito obrigado! Isso irá me ajuda bastante:)
Muito foda a caminhada seguindo os nuances da conversa. No final teve até uma olhada para trás, como se a imagem refletisse o percurso. É a mesma câmera e um beco, mas parece MT mais calmo que os primeiros frames. Não sei se foi de propósito, mas que vídeo foda!
" A vida não passa de uma oportunidade de encontro; depois da morte se dá a junção; os corpos têm o abraço; as almas tem o enlace". ( Victor Hugo)
Comecei a te acompanhar a pouco tempo e muitas curiosidadds que eu tinha sobre o Japao e o mundo asiático de modo geral, foam supridas ouvindo suas observaçoes. Sua capacidade de análise sobre o cotidiano de um brasileiro numa cultura tao diferente da nossa tem me surpreendido, mesmo sendo tao jovem. Parabéns! E continuarei te ouvindo...
Bom eu acredito que o homem em si tem medo é do desconhecido, ninguém conhece realmente se a mort existe ou não. Essa incerteza e que trás essa tristeza acredito eu. Religião Cristã aqui no Brasil que e maioria no caso, trás esse conforto de que nos vamos descansar e reviver em algum momento novamente. Muito boa reflexão neste vídeo.
Baka é um dos unicos youtubers que conheço que ainda fazem videos nesse estilo,lá em 2019 eu conhecia uns 3 youtubers que faziam esse tipo de video,na vdd a maioria q faz esse estilo ou demora muito pra postar ou acaba com o canal rapido, é o meu estilo favorito de video.pq é o estilo de rolê q eu curto fzr,o clima é otimo.
Viciado nesse canal , que edição mostra , simples e objetivo. Você é o cara.
Voce me surpreende a cada vídeo que assisto
Aprendo coisas que nao entendia e ninguém explica aqui no japao voce tem a leveza do ensinamento mais leve e compreensivo ‼️Adoro suas andanças e conclusões ‼️
Andar e refletir sobre essas coisas, aí no Japão; tem uma vibe de outro mundo... parabéns pela qualidade do vídeo e pelas sábias reflexões!
tudo que estava precisando hj era de um vídeo seu baka, muito boa a reflexão
Esse é o melhor vídeo do canal. Se eu não tivesse chapado, provavelmente não teria entendido tão bem a mensagem. Cara que vídeo bom !
Como Cristão, e Santo dos Últimos Dias, já tive também uma crise de existencialismo. Foi o que me levou a procurar uma nova religião, perder meu medo da morte, pois eu ñ encontrava uma resposta que me satisfazia. Realmente estava perturbando na alma (fundo da mente/corpo/consciência).Bem legal o papo. Eu acredito que nossa vida ñ termina aqui, mas continua, pois seria algo vazio demais, e sem propósito. Essa é umas das grandes perguntas da alma que cedo ou tarde quase todo mundo vai fazer.
Como Cristão Católica, partilho de que está existência não é o fim. porém é sim onde fazemos nossas escolhas. e ter a chance de alcançar o fim último do homem redimido em Cristo que é a santidade, a beatitude eterna.
@@LucasSiveira Estamos aqui, mas não somos daqui.
Eu diria que sou agnóstico... Não possuo uma religião ou fé específica, mas entendo que muito da forma como eu penso é devido ao cristianismo. Em relação a morte, em específico, eu não creio que a nossa consciência continue existindo depois da nossa morte, mas acredito que as pessoas 'vivem' após a morte através de tudo o que fizeram em vida, dos seus legados. Pessoas boas deixam marcas positivas no mundo, criam o seu próprio 'paraíso', e pessoas ruins deixam marcas negativa, criam o seu próprio 'inferno'.
@@DanielSouza.. Se me permite, lhe recomendo estudar a vida de São Padre Pio, vai amá-lo.
Tudo balela. Morreu=vazio, isso é a existência, continuará sem você a existir, se existe algo depois da morte, o mínimo é pedir perdão, não eu mas o deus ficcticio. Ceticismo em um universo em contastancia mudanças, onde mostra que nada somos. O "vazio"seria uma paz enorme.
Eu cresci e moro no Japão, e de longe o seu canal dentre outros que já vi, que falam sobre a cultura japonesa,(e o único,eu acho, que mostra becos😅) é o mais bem explicativo ! Não sei se vc pesquisa ou são só reflexões suas, mas está de parabéns !!
Devem ser as duas
canal mais completo que existe canal n o Baka e do case é simplesmente a nata do entretenimento! dei uma refletida sinistra agr .
Não sei o motivo, mas essa frase, em 10:42, lembrou-me muito um conceito que se encontra na ontologia de Parmênides de Eleia: o princípio da não contradição. "Se o Ser é, o seu contrário, o Não-Ser, não é".
Poxa, que aula Baka! Por isso que te assisto e acompanho, conteúdo muito massa, fotografia imoral de linda e muita reflexão! Abraço de Recife!
"Um é tudo e tudo é um". É um conceito que aprendi no anime Fullmetal alchemist com significados de várias religiões, por isso me deu uma grande paz de espírito também, além de aceitar bem minha mortalidade.
Anime foda pra caralho. Quem assiste ele prestando atenção e entendendo as mensagens aproveita melhor ainda.
@@psyab9375 É maravilhoso quando tu percebe que não precisa de um céu ou inferno, sinceramente apenas virar adubo para as plantas já serve tanto de castigo para pessoas ruins e alívio para pessoas boas e que tiveram que suportar seu sofrimento a vida toda.
Vendo esse vídeo um pouco atrasado, mas deixo aqui meu comentário de apreciação. Novamente mais um vídeo incrível aqui no canal. Já li sobre o ikigai e, com certeza, posso dizer que me ajudou muito na forma com que encaro a vida. Uma cultura milenar, como a japonesa, tem muito a nos ensinar. Recomendo a todos a leitura sobre esse modo de vida.
Que ótima conversa sobre filosofia e cultura japonesa! Parabéns Baka pelo excelente vídeo!
Felizona qdo tem vídeo novo! ❤️
Cara eu amo essas reflexões , e elas ficam ainda melhor quando tem um bom cenário de fundo e uma boa narrativa , acho que fiz uma boa escolha de acompanhar seu canal
mano você é o melhor, amo seus vídeos e Lives.
Assisti e curti uns 5 vídeos, doi bom, aprendi o suficiente sobre o Japão, boa sorte nas suas caminhadas.
Eu amooooo seu canal baka. Te achei há pouco tempo, mas já maratonei tudinho. Não fica sem postar no canal porfaaaa 💗💗
Cara muito obrigado pelos seus vídeos, tenho ansiedade e por alguma razão quando vejo seus vídeos sempre me sinto mais calmo, muito obrigado mesmo ❤️❤️
que alegria poder aprender um pouco sobre outra cultura, que baita aula meu amigo! parabéns por ser tão observador, que dom!
Parabéns 👏👏👏👏
Excelente explanação do que é a cultura japonesa 👏👏👏❣️
Assisti, recentemente, a um ou dois vídeos seus: e os achei muito legais. Informativos, com uma narração leve, objetiva e interessante. Mas, caramba: este aqui...! Fiquei impressionado: com o seu embasamento, seu conhecimento, sua erudição e, principalmente, sua capacidade de entender e explicar com tanta maestria filosófica a cultura japonesa. Jovem: você é phoda.
Baka....pqp maluco, que vídeo bom é esse, já assisti umas 5 vezes. Sensacional os seus pensamentos, o seu raciocínio....sei lá, simplesmente foda demais.
Sem palavras pelo conteúdo do vídeo, uma mistura audiovisual e filosófica de se tratar de um assunto show. Ainda tenho planos de pisar no Japão e conhecer a cultura de perto, você ajuda a isso ser mais possível, valeu!
Amo a cultura Japonesa! 信仰と真実
Não só vc, eu tbm amo a cultura!
Eu nem tenho muita vontade de ir nas grandes cidades, meu interesse é justamente na cultura medieval japonesa, geralmente em cidades menores e vilas
@@jeanguimaraes5527 O Japão é incrível... e quase tudo da um bom assunto interessante que dura horas de conversa 😄
@@Vazalando Acompanho o Baka há um tempo e simplesmente me apaixonei pelo Japão 😍
@@jeanguimaraes5527 Eu também tenho muito interesse pela Cultura medieval Japonesa é fantástico saber como tudo começou...
Eu acho muito legal, como o Budismo funciona, onde vc não tem que adorar ou seguir alguém, mas sim apenas adotar certas práticas na sua vida, isso é tão legal, é algo que não te prende a uma coisa que você é obrigado a fazer.
Eu estou adorando esse canal, muito boa a vibe que os videos de conversa passa e ainda mais como é outro cenário, outro pais é tudo muito novo pra quem ta assistindo, muito bom parabéns pelo conteúdo
Impressionante seu vídeo. Filosofia pura. Muito obrigado por me dar uma incrível visão da interioridade do ser humano japonês. Eu particularmente admiro muito essa nação. Vou usar este seu vídeo para fazer o que amo, ser cada vez melhor nisso, que seja um bem para a coletividade e que eu seja melhor pago por isso, que é a Educação. Um abraço fraterno e muito obrigado. Prof Augusto Cesar, Araraquara SP.
Melhor vídeo que eu vi sobre o Japão na abordagem de um BR capturou a essência real de tudo que significa ser oriental , ser japonês!
Videozão de 20 min. é isso aí Baka!
:)
Todo vídeo que eu assisto do baka vai me criando uma vontade de ir ao japão
A mesma coisa comigo!
Me da um desejo de fuga da minha realidade. E eu sinto que me sentira bem melhor lá, mesmo sozinho.
Mas as vezes penso, que, mesmo me sentindo bem sozinho, se eu fosse pra lá, com o tempo talvez acabaria desenvolvendo sentimentos ruins, de solidão, angústia... Sei lá, é confuso.
@@caiopascoal5778 viver aqui não é fácil. Muitas regras, muito trabalho (é um país extremamente capitalista), porém, não tenho vontade de voltar a viver aí no Brasil. Moro aqui há 4 anos e me sinto tão confuso quanto você
Infelizmente está complicado entrar no Japão mesmo pros descendentes, muitos estão esperando a um ano ou mais esperando aprovarem a elegibilidade pra eles, pra quem não é descendente tá pior ainda nessa pandemia.
Eu nem ligava pro Japão até conhecer o canal do Baka. Um dos meus objetivos de vida é conhecer o Japão agora kkkk
@@caiopascoal5778 Entendo 100% o que você quer dizer, eu sinto o mesmo
Cara,esse show de luzes em cada rua que tu passa é um vislumbre para nossos olhos.
Parabéns pelo vídeo e a maneira como você conduz, cada explicação e os detalhes perfeito👏👏👏
Cara por alguma razão a uns meses atrás eu encontrei o teu canal, e hoje eu não consigo expressar tamanha satisfação que eu sinto vendo seus vídeos. Adoro ver seus vídeos antes de dormir, além de aprender um pouco de uma cultura diferente eu conheço lugares incríveis por sua causa!
Caralh*, que vídeo f*da, mano, muito interessante e profunda essa visão japonesa de sentido pra vida, penso que outros culturas ao redor do mundo poderiam aprender e se beneficiar demais com ela.
Excelente vídeo, sempre fico curioso sobre o comportamendo dos japoneses, e apesar de saber que o budismo e o xintoismo lá são bem fortes, não fazia ideia de como ambos poderiam estar ligado desde o berço com eles até de forma inconsciente nas ações deles... muito explicativo.
Obrigado pelo vídeo!
A clareza das suas ideias sobre a vida e a morte sob um ponto de vista cultural ficou maravilhosa. Eu assisti o vídeo algumas vezes refletindo sobre. Parabenizo e agradeço pelo conteúdo!
Cara, conheci seu canal a pouco tempo e ja estou gostando muito. Nunca soube nada sobre o Japão ( pelo menos nunca busquei saber) seus videos tem uma vibe mto boa e ajuda entender melhor a cultura e o ritmo do povo oriental 👏👏 ganhou mais um inscrito