Parabéns Júlio e as duas feras da live. Não vi até agora em nenhum canal(nem os de lá fora) tamanho conhecimento tècnico!! Tive oportunidade de ver ao vivo no museu da RAF em Londres esses caças maravilhosos. Sem dúvida os alemães sempre foram precisos na engenharia mecânica e até os nossos dias. Vocês são Foooo.
O V invertido alem de melhorar a visibilidade, diminui a inercia dos pistoes em combustao que estao gerando energia cinetica para baixo, reduzindo o esforco para baixo na estrutura e a parte de baixo. a base tambem é naturalmente mais larga devido a area do piloto.
A empresa Rolls-Royce tem uma tradição bem interessante, eu atendia a muitos anos atras um mecânico que herdou a oficina do pai DELE (a oficina era no estado do Rio de Janeiro), e na segunda guerra o pai foi mecanico de motores da FEB para os aviões Republic P47, porem a manutenção de motores destes aviões era muito pequena comparando com os demais e na base haviam muitos Mustangs com motores Rolls-Royce Merlin V12 por este motivo ele ficava muito tempo na oficina e ajudava os americanos e ingleses com estes motores e especializou-se nos modelos Rolls-Royce. Quando acabou a guerra os mecanicos americanos deram as ferramentas completas do Merlin para ele (e vi os armarios na oficina, foi muita coisa), como ele era muito bom nesta linha conheceu a fabrica destes motores, e todo o pessoal e foi muito recomendado pelo pessoal da base, por este motivo ele ficou alguns anos por la, pois o Spitifire continua em producao e começaram a colocar os V12 em Rolls-Royce (carros) Bentley e Jaguar. Ele voltou ao Brasil montou a oficina e virou referencia da Rolls-Royce para manutenção na America do Sul. Em 1995 ou 96 eu estava na oficina visitando e um Rolls-Royce de 1948 ou 50, e mais um 5 ou 6 do mesmo periodo estavam na oficina fazendo manutenção, vindos de varios paises da America Latina, e muitos tinham farois, paralamas, e varias pecas externas danificadas, perguntei como resolver estes problemas de peças e na epoca era o Filho na oficina (o pai tinha partido deste plano) informou ser facil, pois ao informarem os itens, ele solicitava na Rolls-Royce que faz estes itens em pacotes de 10, 20 ou ate mesmo 50 ou 100 pecas, utilizando funcionarios aposentados normalmente que se aposentaram em finais de modelos, e transferem maquinas, equipamentos dispositivos para estes funcionarios que acabam mudando para areas fora de cidades por aposentadoria, e continuam fazendo estes pequenos lotes de reposição, eventualmente treinam filhos ou netos, ou filhos e netos de amigos da regiao que continuam fabricando componentes e fornecendo para a Rolls-Royce no melhor estilo Segunda Guerra onde pecas originais eram fabricadas nos sitios e celeiros por toda a Inglaterra e onde os bombardeios Alemaes mesmo destruindo muito em Londres nao afetavam tanto a industria de guerra por ser descentralizada e longe dos centros de cidades e aproveitando tudo que é disponivel sem sair sucateando tudo como fazemos no Brasil, nos paises de primeiro mundo o passado é muito preservado. Aquilo que eu achava ser um grande problema é atendido com peças ORIGINAIS fabricadas nas mesmas maquinas e muitas vezes pelas mesmas pessoas que fizeram os originais da epoca da producao ou por pessoas treinadas por eles.
Julio, que aula esta live. Você, Gustavo e Italo. Qualquer live com vcs fica mais fácil o aprendizado. Muitos detalhes aprendi nesta aula. Parabens mais uma vez. Obrigado.
Assisti a live e gostei muito e teve bastante informação sobre o BF E ate que gostei do que o italo falou no final (eu curto o bf-109 pq acho a maquina bonita)
No livro "Black Cross x Red Star" tem o relato de um dogfight de um piloto de Bf 109 e um russo (não lembro que avião) que durou uma meia hora, consta que o Alemão ficou sem força para manobrar e foi abatido.
Bom dia meu brat Julio e Equipe live de primeira eu tenho um livro sobre Me-109 e tanto os alemães como os ingleses fizeram testes e viram que o Me-109 como o Spitfire funcionavam com os motores trocados e a coleção de Me-109 do brat é de primeira linha Parabéns de novo Herr Julio e boa Sexta-feira a tds
Essa série de livros era muito completa. Tinha das batalhas, dos aviões e tudo mais que podemos imaginar. Eu ganhei o do Curtiss P40 e o do Afrika Korps.
Fala mestre Julio. Muito obrigado pela Live. Infelizmente não pude acompanhar mas assisti ontem. Já já a Netflix te contrata... Obrigado e abraço meu amigo.
Uma curiosidade que pode ser acrescentado é que alguns 109 possuíam um sistema de injeção de combustível no para brisa para limpar o óleo no caso de explosão do aviao inimigo ou mesmo óleo do próprio motor
Excelente live mais uma vez. Fica a sugestão de fazer o mesmo com o me 262, primeiro o vídeo e depois uma live dessas. Grande abraço e parabéns pelo canal, um dos melhores pra mim.
Essa live foi muito top! Parabéns a todos! Tenho uma dúvida: o Bf-109E com um canhão atirando pelo eixo central das hélices chegou a ser operacional? Já vi várias imagens de Bf-109E com o spinner "cerrado", e fiquei com essa dúvida, kk Grande abraço a todos!
@@pedrosabino8751 , eu me lembro de já ter lido algo sobre aeronaves Bf-109E3 com o motorkanone, mas que tiveram esses canhões removidos nas séries E de exportação, por se tratarem de um segredo militar naquele momento da guerra. Minha dúvida se acentua ainda mais por conta dos dois tipos de spinner presentes nos Bf-109E e por conta deles terem mencionado na live o fato de esses Bf-109E com motorkanone não terem sido operacionais.
"Aquele sorrisinho marcante do Marseille na thumbnail do vídeo." Salve Júlio. Como vai você? Adorei as lives do Spitfire e do Messerschmitt 109. Elas falaram bastante coisa interessante e algumas até novidades em relação as duas aeronaves da Segunda Guerra Mundial. Lembro que os Hispano Buchons foram utilizados em Pearl Harbor e Dunkirk além do A Batalha da Grã-Bretanha. Só no Red Tails é que eles usaram as réplicas 3D dos 109 da série G com Bordkanone além dos impressionantes Me 262. Lembro de alguns conceitos e protótipos do Bf 109 no Wikipedia em inglês - especialmente o Bf 109TL - com motores a jato; o Bf 109 da série H - um com asas bem longas; e um caça interceptador de grandes altitudes construído pela Messerschmitt AG como caça naval mas que acabou caindo para a Blohm und Voss - o BV 155. Alguma chance no futuro de fazerem um vídeo parecido como este e do Spitfire, só com o Lockheed P-38 Lightning ou com o Republic P-47 Thunderbolt?
No Museu da TAM em São Carlos/SP tem um exemplar do BF 109 restaurado, novinho em folha. Foi resgatado do fundo de um lago na Noruega. Há tbém outros exemplares de caças da 2ª guerra como P-47 Thunderbolt, F-4 Helcat. Tem Mirage 3, Mig-15, Mig-17, Mig-21 dentre outros. Todos muito bem cuidados, parecem saído da linha de produção. O museu é longe, tem vários pedágios mas é uma visita que vale a pena. Só não sei se ele continua aberto pois ficou fechado por um bom tempo por falta de público. Há planos p trazer o acervo p o Campo de Marte em SP, mas conhecendo como é a "burrocracia" brasileira talvez isso aconteça em agosto, a gosto de Deus.
Boa iniciativa mas cometeu um erro ao comparar o Ki 61 ao 109 , sendo que o certo KI 61 = He 100... em que os projetos sob licença e com algumas diferenças gerou o KI 61.... que era bem mais manobravel que os 109s!!!
eu nos meus 56 anos aprendi a odiar japoneses e alemães por "verdades dos ganhadores" mas, até ouvindo brasileiros do SENTA A PUA que nos diz o contrário. os soldados alemães são tão bons ou maus quanto os aliados excetuando os SS. pARABÉNS por colocar essa diferença a nós colonizados por holihood
Com relação ao quiz, realmente tudo leva a crer que Hitler admirava os ingleses. Porém temos que considerar que ele era psicopata e que acenos em direção a uma diplomacia amistosa ele fez com todos. No fundo acho que Hitler subjulgaria e humilharia o povo britânico afim de provar a superioridade da raça alemã.
Cheguei a dar "nó na língua" ao ler em voz alta MESSERSCHMITT .... srsr Parabéns Rapaziada!!!!
Parabéns Júlio e as duas feras da live. Não vi até agora em nenhum canal(nem os de lá fora) tamanho conhecimento tècnico!! Tive oportunidade de ver ao vivo no museu da RAF em Londres esses caças maravilhosos. Sem dúvida os alemães sempre foram precisos na engenharia mecânica e até os nossos dias. Vocês são Foooo.
O V invertido alem de melhorar a visibilidade, diminui a inercia dos pistoes em combustao que estao gerando energia cinetica para baixo, reduzindo o esforco para baixo na estrutura e a parte de baixo. a base tambem é naturalmente mais larga devido a area do piloto.
Gostei do vídeo mas acho que deveria ser mais focado no avião e também mais organizado (historico de cada modelo na linha do tempo). Abraços!
O zero possuía quase 8 horas de autonomia.
Até hoje é incrível.
Uma aula sobre essa belíssima ave de rapina!!
A empresa Rolls-Royce tem uma tradição bem interessante, eu atendia a muitos anos atras um mecânico que herdou a oficina do pai DELE (a oficina era no estado do Rio de Janeiro), e na segunda guerra o pai foi mecanico de motores da FEB para os aviões Republic P47, porem a manutenção de motores destes aviões era muito pequena comparando com os demais e na base haviam muitos Mustangs com motores Rolls-Royce Merlin V12 por este motivo ele ficava muito tempo na oficina e ajudava os americanos e ingleses com estes motores e especializou-se nos modelos Rolls-Royce. Quando acabou a guerra os mecanicos americanos deram as ferramentas completas do Merlin para ele (e vi os armarios na oficina, foi muita coisa), como ele era muito bom nesta linha conheceu a fabrica destes motores, e todo o pessoal e foi muito recomendado pelo pessoal da base, por este motivo ele ficou alguns anos por la, pois o Spitifire continua em producao e começaram a colocar os V12 em Rolls-Royce (carros) Bentley e Jaguar. Ele voltou ao Brasil montou a oficina e virou referencia da Rolls-Royce para manutenção na America do Sul. Em 1995 ou 96 eu estava na oficina visitando e um Rolls-Royce de 1948 ou 50, e mais um 5 ou 6 do mesmo periodo estavam na oficina fazendo manutenção, vindos de varios paises da America Latina, e muitos tinham farois, paralamas, e varias pecas externas danificadas, perguntei como resolver estes problemas de peças e na epoca era o Filho na oficina (o pai tinha partido deste plano) informou ser facil, pois ao informarem os itens, ele solicitava na Rolls-Royce que faz estes itens em pacotes de 10, 20 ou ate mesmo 50 ou 100 pecas, utilizando funcionarios aposentados normalmente que se aposentaram em finais de modelos, e transferem maquinas, equipamentos dispositivos para estes funcionarios que acabam mudando para areas fora de cidades por aposentadoria, e continuam fazendo estes pequenos lotes de reposição, eventualmente treinam filhos ou netos, ou filhos e netos de amigos da regiao que continuam fabricando componentes e fornecendo para a Rolls-Royce no melhor estilo Segunda Guerra onde pecas originais eram fabricadas nos sitios e celeiros por toda a Inglaterra e onde os bombardeios Alemaes mesmo destruindo muito em Londres nao afetavam tanto a industria de guerra por ser descentralizada e longe dos centros de cidades e aproveitando tudo que é disponivel sem sair sucateando tudo como fazemos no Brasil, nos paises de primeiro mundo o passado é muito preservado. Aquilo que eu achava ser um grande problema é atendido com peças ORIGINAIS fabricadas nas mesmas maquinas e muitas vezes pelas mesmas pessoas que fizeram os originais da epoca da producao ou por pessoas treinadas por eles.
Sensacional! Ensina e estimula para pesquisar mais.
Seu canal é muito bom cara, parabéns!
Põe bom nisso 😎
Eu sabia que o ter live do 109. Acabei de ver ontem. Mais um excelente trabalho.
o melhor vídeo sobre 109 que já vi!!!! parabéns .parabéns parabéns!
Julio, que aula esta live. Você, Gustavo e Italo. Qualquer live com vcs fica mais fácil o aprendizado. Muitos detalhes aprendi nesta aula. Parabens mais uma vez. Obrigado.
Temos algumas partes do ME-109, sem duvida o caça dos caças.
Sem dúvida, pra mim, BF109 o mais bonito caça da segunda G
O caça com maior número de abates da história.
Muito obrigado pela aula. Um avião fantástico apresentado com tanto detalhe. Só na Sala de Guerra 👏🏻🛩🇧🇷
Muito bom o QUIZ!!! Ponto alto da live! Que show!! Nos faz pensar e entender melhor a história. Parabéns mais uma vez! Continuem assim.
Muito boa a live.
Não pude ver a Live no dia, estou vendo agora, simplesmente fantástico!!! Imagina quando fizerem sobre o Me 262 ou o Fw 190....vai ser igualmente top!
Parabéns pelo ótimo trabalho apresentado, show. Legal também o cuidado com a pronuncia correta do idioma alemão.
Assisti a live e gostei muito e teve bastante informação sobre o BF
E ate que gostei do que o italo falou no final (eu curto o bf-109 pq acho a maquina bonita)
No livro "Black Cross x Red Star" tem o relato de um dogfight de um piloto de Bf 109 e um russo (não lembro que avião) que durou uma meia hora, consta que o Alemão ficou sem força para manobrar e foi abatido.
Bom dia meu brat Julio e Equipe live de primeira eu tenho um livro sobre Me-109 e tanto os alemães como os ingleses fizeram testes e viram que o Me-109 como o Spitfire funcionavam com os motores trocados e a coleção de Me-109 do brat é de primeira linha Parabéns de novo Herr Julio e boa Sexta-feira a tds
Brat eu assisti ontem mas só pude comentar hj umas lives dessas só na Smart msm valeu msm brat
Preciso pesquisar sobre como funciona a lubrificação destes motores invertidos.....incluindo os volvo q trabalham deitados nos chassis d ônibus
Essa série de livros era muito completa. Tinha das batalhas, dos aviões e tudo mais que podemos imaginar.
Eu ganhei o do Curtiss P40 e o do Afrika Korps.
Excelente live, como sempre! Agora precisa ter uma do Fw190!
Fala mestre Julio. Muito obrigado pela Live. Infelizmente não pude acompanhar mas assisti ontem. Já já a Netflix te contrata... Obrigado e abraço meu amigo.
Muito boa a live! Muitos ensinamentos a respeito do BF-109! Só achei que poderiam ter falado do piloto brasileiro de 109, Egon Albrecht-Lemke.
Mto legal.
Uma curiosidade que pode ser acrescentado é que alguns 109 possuíam um sistema de injeção de combustível no para brisa para limpar o óleo no caso de explosão do aviao inimigo ou mesmo óleo do próprio motor
Caramba! Faz todo sentido
Excelente live mais uma vez. Fica a sugestão de fazer o mesmo com o me 262, primeiro o vídeo e depois uma live dessas. Grande abraço e parabéns pelo canal, um dos melhores pra mim.
Essa live foi muito top!
Parabéns a todos!
Tenho uma dúvida: o Bf-109E com um canhão atirando pelo eixo central das hélices chegou a ser operacional? Já vi várias imagens de Bf-109E com o spinner "cerrado", e fiquei com essa dúvida, kk
Grande abraço a todos!
Posso estar enganado mas se tinha 109E com motorkanone devia ser só pra testes, acho q só foram introduzidos nos F
@@pedrosabino8751 , eu me lembro de já ter lido algo sobre aeronaves Bf-109E3 com o motorkanone, mas que tiveram esses canhões removidos nas séries E de exportação, por se tratarem de um segredo militar naquele momento da guerra. Minha dúvida se acentua ainda mais por conta dos dois tipos de spinner presentes nos Bf-109E e por conta deles terem mencionado na live o fato de esses Bf-109E com motorkanone não terem sido operacionais.
"Aquele sorrisinho marcante do Marseille na thumbnail do vídeo."
Salve Júlio. Como vai você? Adorei as lives do Spitfire e do Messerschmitt 109. Elas falaram bastante coisa interessante e algumas até novidades em relação as duas aeronaves da Segunda Guerra Mundial. Lembro que os Hispano Buchons foram utilizados em Pearl Harbor e Dunkirk além do A Batalha da Grã-Bretanha. Só no Red Tails é que eles usaram as réplicas 3D dos 109 da série G com Bordkanone além dos impressionantes Me 262. Lembro de alguns conceitos e protótipos do Bf 109 no Wikipedia em inglês - especialmente o Bf 109TL - com motores a jato; o Bf 109 da série H - um com asas bem longas; e um caça interceptador de grandes altitudes construído pela Messerschmitt AG como caça naval mas que acabou caindo para a Blohm und Voss - o BV 155.
Alguma chance no futuro de fazerem um vídeo parecido como este e do Spitfire, só com o Lockheed P-38 Lightning ou com o Republic P-47 Thunderbolt?
Com certeza!
Vai ter live sobre o IL-2.
faz do live do p47 thunderbolt agora para o nosso deleite hehehe
Que live bacana. Ainda mais com a participação de dois ex pilotos de 109............😂😂😂😂😂
No Museu da TAM em São Carlos/SP tem um exemplar do BF 109 restaurado, novinho em folha. Foi resgatado do fundo de um lago na Noruega. Há tbém outros exemplares de caças da 2ª guerra como P-47 Thunderbolt, F-4 Helcat. Tem Mirage 3, Mig-15, Mig-17, Mig-21 dentre outros. Todos muito bem cuidados, parecem saído da linha de produção. O museu é longe, tem vários pedágios mas é uma visita que vale a pena. Só não sei se ele continua aberto pois ficou fechado por um bom tempo por falta de público. Há planos p trazer o acervo p o Campo de Marte em SP, mas conhecendo como é a "burrocracia" brasileira talvez isso aconteça em agosto, a gosto de Deus.
Show de Live! Infelizmente, só pude assistir agora. Quanto ao Messerspit, é impressão, ou as asas são do Spitfire?
Ola Júlio, me ajude ,porque no bell h13 o piloto fica na esquerda?
Júlio, faz um vídeo sobre o F4U Corsair.
Cara vc falou meu nóme nesse vídeo Rudinei sala de guerra mundial
Rudinei sala de uerra mundial
Só reiterando que eu sempre achei que ms109 é o que tinha o nariz cônico e bf-109 o que que o nariz bulboso
27:21 esse bf-109 não era pra ser usado nos encouraçados não???
Faz sentido, a glr usava hidroaviões pra reconhecimento e correção de tiro
Boa iniciativa mas cometeu um erro ao comparar o Ki 61 ao 109 , sendo que o certo KI 61 = He 100... em que os projetos sob licença e com algumas diferenças gerou o KI 61.... que era bem mais manobravel que os 109s!!!
Ao cabelinho dele.nesta foto.
25:18 alguém sabe como escreve o nome desse cara ? Tentei pesquisar de tudo q é jeito mas n acertei. Quem souber comenta aí.
Por que Steinhoff expulsou o Marsielle o que ele fez?😁
grande falha de engenharia os slats automaticos, simples atuadores poderiam melhorar bastante o uso deste dispositivos.
eu nos meus 56 anos aprendi a odiar japoneses e alemães por "verdades dos ganhadores" mas, até ouvindo brasileiros do SENTA A PUA que nos diz o contrário. os soldados alemães são tão bons ou maus quanto os aliados excetuando os SS. pARABÉNS por colocar essa diferença a nós colonizados por holihood
quem acha que o canhão passava pelo virabrequim não entende nada de avião.
w
Com relação ao quiz, realmente tudo leva a crer que Hitler admirava os ingleses. Porém temos que considerar que ele era psicopata e que acenos em direção a uma diplomacia amistosa ele fez com todos. No fundo acho que Hitler subjulgaria e humilharia o povo britânico afim de provar a superioridade da raça alemã.
Continuo falando demais.
Ed. Rennes