Cai no video enquanto estudava sobre arqueologia, vou te ajudar em algumas informações, que vc pode usar em outro video, eu estou estudando a romanização da Gaulle na França. 1-Havia uma tradição em algum lugar da Gaulle, de levar o lider da vila em um escudo- o problema é que o local e as datas não batem com Asterix. 2-Eles comiam muito mingau de cereais, vegetais, a carne de javali era cozida em potes de barros durante horas, e não assados em espetos. 3-Bigodes sim, mas não em todos os momentos, não em todas as categorias de pessoas, não do mesmo tipo, nem nas mesmas idades ... está, portanto, longe da bela uniformidade dos personagens de Asterix.Foram encontradas algumas moedas com a face de Vercingétorix , e ele não é representado de bigode todo o tempo. A imagem do gauleis é até hoje um povo bigodudo, cabeludo, vestidos com trapos no meio das florestas. Essa visão foi imposta pelo imperio romano, para colocar os gauleses como um povo barbaro, é um cliché até hoje. Os guerreiros gauleses, que na sua maioria lutavam nua para impressionar seus inimigos, usavam penteados complexos, além de serem excelentes teceloes, eles usavam roupas elaboradas e coloridas- 4- Capacete de asinhas não!!! Assim como associamos capacetes de chifres aos Vikings, e na verdade eles não usavam. É uma confusão arqueologica na verdade, capacetes celtas eram acompanhados de protetores de bochechas retráteis. Essas peças desmontadas foram encontradas ao lado dos capacetes. Alguns estudiosos pensaram que era ... asas. 5- eles realmente tinham muros, não cerquinhas de madeira como nos cartoons e quadrinhos. Os clãs construíram cidades fortificadas chamadas "oppidum" e idealmente localizadas no topo de uma colina. 6- As casas da aldeia de Asterix estão representadas em pedra ou madeira. No entanto, as paredes dos edifícios gauleses, às vezes de enxaimel (mistura de argila e palha)
Outra licença poética de Asterix é que na época de Júlio Cesar ainda não havia Coliseu em Roma, o mesmo só foi construído no governo do Imperador Vespasiano , quase cem anos após a morte de César.
Essa parte de cerca de madeira tinha um pouco de propaganda romana pra justificar que gauleses e outras tribos celtas eram bárbaros sem capacidade tecnológica como forma de justificar a romanização de muitas tribos, cidades, etc.
Além do roteiro e edição excelente, o canal conta com uma apresentação extremamente carismática do Max. A desenvoltura ,carisma e naturalidade do Max é um fator que torna assistir o programa um experiência muito agradável. Não desistam do canal, com o tempo vocês terão o sucesso que merecem.
Em conversas com amigos, a porção mágica foi criada de um imaginário romano para justificar o porquê aquele povo era tão forte e conseguiu até certo ponto resistir ao domínio. muito bom vídeo, abraço
A verdadeira força deles vinha da sua filosofia e união. Os druídas tinham um papel decisivo na formação dos guerreiros, pois “se esforçam em ensinar sobre a imortalidade da alma e sua transmigração de um corpo para outros, cuja crença julgam ser um grande incentivo para a coragem, podendo afastar o temor da morte”. Bem e talvez com a ajuda de um cházinho de uns cogumelos mágicos que haviam nos bosques kkk
E também porque foi criado entre os próprios romanos o mito de que os druidas seriam uma mistura de sacerdotes e feiticeiros, e que seriam capazes de prodígios misteriosos.
Eu cresci lendo as HQS do Astérix , meu pai colecionava todas, e eu conheço todos os personagens. O desenhista das HQs faleceu esse ano , o Albert Uderzo .
O episódio da rendição de Vircingetorix a Júlio César está bem dramatizado na série Roma, aliás uma ótima representação do contexto histórico. Além disso, Christopher Lambert (Highlander e Tarzan) atuou numa produção francesa como o rei dos gauleses.
Cara, duas coisas que lembrei vendo teu vídeo! Primeiro que os romanos consideravam gauleses também os povos que viviam no norte da italia. Era a Galia cisalpina (antes de atravessar os alpes). Acho que a capital era a Milão de hoje. Segundo que, se não me engano, os quadrinhos foram criados depois da segunda guerra. Mas o fato da resistência francesa das uniões frança livre ( 1ª dfl ficava em Lyon por exemplo), foi bem importante para a inspiração. Digo, depois da segunda guerra, a frança viveu uma política bem nacionalista, vinculada ao Charles de Gaule, e com certeza as pessoas liam essas histórias pra se identificar com o que elas próprias tinham passado em uma nação dividida entre norte nazista e um pequeno sul opositor, cercado por nazismo, fascismo e franquismo. Achei muito legal você comentar isso no vídeo! Parabéns! :D Adoro Asterix e Obelix.
Irado! Lia as historinhas em quadrinhos do Asterix quando era criança e achava sensacional. Após esse vídeo mts coisas ficaram mais claras na minha cabeça sobre os personagens e o contexto haha obrigada!
Eu adorava os filmes do Asterix, que passavam no Cartoon Network, e também do jogo de Super Nintendo. Mas já na adolescência eu me apaixonei pela cultura, sociedade e língua romanas. Sem falar que foram os gauleses que começaram atacando cidades romanas, chamando atenção ao ponto de se tornarem uma espécie de troféus para os generais romanos.
Na verdade não era bem que terminava em X e sim rix que significa rei. por exemplo o nome toutorix significa rei do povo touto que tem a mesma etimologia da palavra todo e rix =rei .é dessa palavra quem vem o nome Tudor a antiga casa real de origem galesa ,não gaulesa, da Inglaterra. E na parte sobre as origem na verdade muitos brasileiros têm origem gaulesa que eram um povo celta que compunha uma grande parte da população portuguesa. E outra coisa demorou séculos pra deter os gauleses eles foram os primeiros a invadir Roma. Outro povo que deu origem aos franceses, além dos romanos, foram os francos um povo germânico que deram o nome do país é que ajudaram a derrotar o romanos e aos poucos a idade média ser instaurada. eles também deram origem a realeza da França, mas no final a língua que ficou foi uma língua Latina assim os três povos estão unidos até hoje algo bem similar aconteceu na Inglaterra. escrevi demais kkkk
Adorei saber, estimula a saber mais. Sobre os Celtas, as histórias são admiráveis, entao criem vds, contem, falem e escrevam sempre mais. Mito Obrigada a todos.
Fala, Max. Como sempre, gosto muito dos seus vídeos. Por esse vídeo do Asterix, se não me engano, seu contato primordial e maior com a obra de Goscinny e Uderzo foi através dos filmes. Caso não tenha tido realmente um contato maior com os quadrinhos do Asterix, recomendo fortemente tanto pela questão de se conseguir perceber o apuro do roteiro quanto às nuances de seus inúmeros easter eggs culturais, que são saborosíssimos. Abraço!
Os quadrinhos são geniais! Meu vô me dava, e depois herdei dele a coleção completa. Na época ele ia até o aeroporto aqui de Porto Alegre (que aliás neste momento está alagado pela enchente 😕) porque ali tinha uma livraria/loja de revistas que recebia os Asterix logo que eram lançados. ❤️ É um humor muito inteligente; recomendo!
De fato acredito que os autores criaram um personagem a parte para representar a ideia da resistência francesa às invasões romanas.....existe uma história da coleção do Asterix intitulada "O escudo averno", onde os proprios personagens falam do famoso Vercingetorix.....super bacana
Os Gauleses fizeram parte dos povos Celtas, e estavam indiretamente relacionados aos nossos antepassados Portugueses pela união dos Celtas e Ibéricos (Lusitanos no caso dos Portugueses) que formaram o Povo Celtibérico.. Por isto há a crença do nome do Brasil ter origem em lendas Celtas as Ilhas I Brazil...
Esse canal é ótimo, agora eu to fazendo uma maratona com os seus vídeos, e é um melhor do que o outro. Sempre adorei Asterix, especialmente os filmes, tanto animações como os live actions. Eu só ainda não li as HQs, mas pretendo lê-las.
Sou um fã do Asterix desde os lançamentos dos quadrinhos no Brasil (sou bem madura, já). Seu trabalho ficou excelente, parabéns, mas para mim faltou uma coisa fundamental: Falar, pelo menos um pouco, sobre os seus criadores, Uderzo e Goscinny
Conheci Asterix pelo jogo do super nintendo,um dos que mais joguei na vida! Gosto dos filmes e HQs também, mas foi ouvindo Eluveitie que me interessei ainda mais pela cultura gaulesa. Recomendo muito escutar o album conceintual, "Helvetios" da banda de folk metal suíça,Eluveitie. Fala sobre o Cerco de Alesia,Vercingetórix,deuses gaulêses e todo esse massacre feito pelo Império Romano
Muito Bom o conteúdo! Parabéns! Vim aqui depois da nostalgia, hoje fiquei sabendo da morte do criador do Asterix: Albert Uderzo. Que bom assistir um conteúdo de qualidade como um tributo a obra que marcou minha infância.
Vi poucos filmes, mas li todos os quadrinhos e gostaria de acrescentar que a série satiriza o mundo moderno, incorporando muitos estereótipos dos povos visitados pelos protagonistas, além de referências a pessoas ou eventos da época em que foram escritas as histórias. Em “O escudo arverno”, eles encontram um fabricante de rodas numa cidade que seria, mais tarde, a sede da Michelin, fabricante de pneus. Esse tipo de equiparação é freqüente.
Prezado, durante a leitura do livro "O Gênio Celta e o Mundo Invisível" (Léon Denis) fui pesquisar sobre o personagem Vercingetorix. Como, também, sou fã de Asterix acessei o seu vídeo. Achei muito interessante e bem desenvolvido. Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo vídeo, meu garoto!!! Muito bem feito, assunto interessantíssimo e boa apresentação pra garotada sobre esse ícone que é o Asterix. Continue assim!!
Eu também estou estudando a historia dos povos celtas, e gostaria de acrescentar que a plataforma suspensa no topo das arvores na qual eles festejam em um dos longa metragens _ no caso, Asterix e o dominio dos deuses _ realmente eram usadas pelos celtas para promover banquetes, só não sei se no caso foram pelos celtas gauleses. Gostei do tema abordado no vídeo, abraço.
6 лет назад+1
As tribos indo-germânicas dos Francos foram algumas, não somente esta da história. O próprio desenho deixou claro em os 12 trabalhos de Asterix, que é uma ficção que pode acontecer tudo, até mesmo uma ilha com samba hahaha Esses povos se espalharam devido a perseguição do império Romano e também pela escassez de alimentos e condições de sobrevivência no norte da Europa. Desde muito antes de "Cristo", seguindo esse calendário padrão. Maioria dos povos naquela época escravizava prisioneiros de batalha, as vezes, em algumas tribos raramente, até mesmo adaptavam alguns a suas sociedades.
Mais um vídeo excelente! Imagino eu que não há escravos em Asterix por ser uma adaptação infanto juvenil desses eventos históricos narrados, então não ficaria bem haver escravos por lá. E também porque se os escravos eram usados em trocas com os romanos, e a aldeia de Asterix não foi dominada, não há motivo para que mantenham escravos para tal finalidade, até porque as aldeias vizinhas ali são todas aliadas deles. Estou adorando esse canal. Estou absorvendo os vídeos como alguém que tem muita sede desse tipo de conteúdo. E na verdade, é isso mesmo. hahaha Abraço!
Além de que os franceses desde Napoleão terem perdido absolutamente todas as guerras importantes em que se viram envolvidos. Ou seja, 'apanharam' de todas. Por isso a fixação na criação de um personagem que é um herói da resistência. Trata-se de um resgate, SQN, do orgulho francês em desenho.
4 года назад
Hilária demais é a do gibi "Astérix e a cizânia", que conta com o agente secreto Zerozerossix.
Um adendo é que o rix no final dos nomes so podia ser utilisado por pessoas muito importantes, inclusive tem a masma horigem da palavea rex do latim que significa rei (oq prova que nao era pra qualquer um)
Uma coisa que eu queria saber Na história onde eles tem os doze trabalhos O mago sla qual o nome dele, ele disse que O Obelix ja tinha os poderes da poção quando era um bebê e acabo ficando com os poderes permanentemente. Por acaso não tem nenhuma história que mostra que isso é verdade? Claro isso na série nos quadrinhos.
Gostei do vídeo, e também sou fã do Asterix. Somente para acrescentar, Asterix foi, segundo o seu próprio criador, Renee Gosciny, judeu francês, baseado no cerco de Massada, em Israel, depois da tomada da Judeia por Tito, em 70 D.E.C. Os restos dos quatro campos romanos estão la ate hoje e isto ate virou filme. Saudações Tropicasher.
E Vercingetorix também foi quem usou primeiro a tática da terra arrasada contra Cesar, ele convenceu a vários camponeses a destruírem suas plantações e fugirem para que isto dificultasse a investida romana
Max que música era essa que eu ouvi durante o vídeo eu gostei dela podia me disser qual é o nome da musica to Falando daquela música sem alguém cantando, sério ninguém canta é só O Som da musica quero saber o nome dela
Ótimo vídeo. Mas pelo que observei o autor do canal conheceu Asterix pelos desenhos animados, que é apenas um produto derivado das histórias originais, em quadrinhos. Foram feitos apenas alguns desenhos, enquanto existem quase 40 álbuns (como são chamados os livretos com as histórias do Asterix) do personagem. Os desenhos são mais cômicos e espalhafatosos, enquanto as HQs têm um tom mais sério, mas sem perder o humor. O que acho genial em Asterix é que os autores, de maneira muito inteligente e divertida, associam fatos e locais reais com as HQs. Daria para escrever um livro inteiro sobre as semelhanças entre as histórias de Asterix e o mundo real. Mas posso citar alguns exemplos: - Na história "Asterix e Cleópatra" é mostrado Obelix escalando perigosamente a esfinge de Gizé, no Egito. Só que na escalada, ele escorrega e acaba quebrando o nariz da esfinge, como se os autores quisessem sugerir que o nariz da esfinge real foi quebrado por Obelix. - Em Asterix e os Bretões aparecem um monte de referências à Inglaterra: a comida dos bretões é horrível (uma critica dos franceses a culinária de seus eternos rivais ingleses), os bretões dirigem nas estradas pela esquerda, os Beatles aparecem em Londinium (capital dos bretões), os bretoes falam ao contrário, com o adjetivo antes do substantivo, Asterix apresenta o chá aos bretões, etc... Enfim, são muitos fatos, homenagens e brincadeiras com os mais diversos povos. Ler Asterix é diversão garantida. 😉
Na verdade em certo sentido são. A Península Ibérica era habitada por povos celticos muito próximos aos gauleses. A Galícia inclusive é uma região de origens celtas bem claras. O negócio é que nosso currículo prefere focar 100% em Grécia e Roma e acaba silenciando os povos que foram dominados por eles.
Nunca conferi as HQs e filmes do Asterix. Vendo o protagonista e vendo o rei sendo carregado no escudo, me pergunto se o jogo Lost Vikings não buscou inspiração nesse universo, sobretudo pelo bom humor.
Cai no video enquanto estudava sobre arqueologia, vou te ajudar em algumas informações, que vc pode usar em outro video, eu estou estudando a romanização da Gaulle na França.
1-Havia uma tradição em algum lugar da Gaulle, de levar o lider da vila em um escudo- o problema é que o local e as datas não batem com Asterix.
2-Eles comiam muito mingau de cereais, vegetais, a carne de javali era cozida em potes de barros durante horas, e não assados em espetos.
3-Bigodes sim, mas não em todos os momentos, não em todas as categorias de pessoas, não do mesmo tipo, nem nas mesmas idades ... está, portanto, longe da bela uniformidade dos personagens de Asterix.Foram encontradas algumas moedas com a face de Vercingétorix , e ele não é representado de bigode todo o tempo. A imagem do gauleis é até hoje um povo bigodudo, cabeludo, vestidos com trapos no meio das florestas. Essa visão foi imposta pelo imperio romano, para colocar os gauleses como um povo barbaro, é um cliché até hoje. Os guerreiros gauleses, que na sua maioria lutavam nua para impressionar seus inimigos, usavam penteados complexos, além de serem excelentes teceloes, eles usavam roupas elaboradas e coloridas-
4- Capacete de asinhas não!!! Assim como associamos capacetes de chifres aos Vikings, e na verdade eles não usavam. É uma confusão arqueologica na verdade, capacetes celtas eram acompanhados de protetores de bochechas retráteis. Essas peças desmontadas foram encontradas ao lado dos capacetes. Alguns estudiosos pensaram que era ... asas.
5- eles realmente tinham muros, não cerquinhas de madeira como nos cartoons e quadrinhos. Os clãs construíram cidades fortificadas chamadas "oppidum" e idealmente localizadas no topo de uma colina.
6- As casas da aldeia de Asterix estão representadas em pedra ou madeira. No entanto, as paredes dos edifícios gauleses, às vezes de enxaimel (mistura de argila e palha)
Show de explicação. Parabéns
Parabens estudou mt
Outra licença poética de Asterix é que na época de Júlio Cesar ainda não havia Coliseu em Roma, o mesmo só foi construído no governo do Imperador Vespasiano , quase cem anos após a morte de César.
Essa parte de cerca de madeira tinha um pouco de propaganda romana pra justificar que gauleses e outras tribos celtas eram bárbaros sem capacidade tecnológica como forma de justificar a romanização de muitas tribos, cidades, etc.
kkkkkkk é impressionante como todo povo já tentou pintar outro povo como "bárbaros" ou "selvagens"
Além do roteiro e edição excelente, o canal conta com uma apresentação extremamente carismática do Max. A desenvoltura ,carisma e naturalidade do Max é um fator que torna assistir o programa um experiência muito agradável. Não desistam do canal, com o tempo vocês terão o sucesso que merecem.
Em conversas com amigos, a porção mágica foi criada de um imaginário romano para justificar o porquê aquele povo era tão forte e conseguiu até certo ponto resistir ao domínio. muito bom vídeo, abraço
A verdadeira força deles vinha da sua filosofia e união. Os druídas tinham um papel decisivo na formação dos guerreiros, pois “se esforçam
em ensinar sobre a imortalidade da alma e sua transmigração de um
corpo para outros, cuja crença julgam ser um grande incentivo para
a coragem, podendo afastar o temor da morte”. Bem e talvez com a ajuda de um cházinho de uns cogumelos mágicos que haviam nos bosques kkk
E também porque foi criado entre os próprios romanos o mito de que os druidas seriam uma mistura de sacerdotes e feiticeiros, e que seriam capazes de prodígios misteriosos.
O primeiro Asterix com Gerrard e para mim é uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema já feitas
Asterix é um clássico dos quadrinhos europeus, muito legal ver um vídeo sobre essa obra!
Eu pensava que eles eram vikings 😅
Asterix é incrível. Passei minha infância com filmes e os quadrinhos. Já adulta, veri e reli todas as obras e elas ficaram ainda melhores.
Eu cresci lendo as HQS do Astérix , meu pai colecionava todas, e eu conheço todos os personagens.
O desenhista das HQs faleceu esse ano , o Albert Uderzo .
mesma coisa aqui.
Assisti com meu filho de 8 anos ( que é super fã do Asterix) e nós adoramos. Você está de parabéns. O conteúdo e a pesquisa são fantásticos.
Conheci Asterix não pelos desenhos animados. E sim pela sua origem: os quadrinhos. As histórias são sensacionais. Melhores HQs que eu conheço.
Sensacional! Assistia e lia os quadrinhos quando criança, fomentando minha curiosidade sobre história
O episódio da rendição de Vircingetorix a Júlio César está bem dramatizado na série Roma, aliás uma ótima representação do contexto histórico. Além disso, Christopher Lambert (Highlander e Tarzan) atuou numa produção francesa como o rei dos gauleses.
Cara, duas coisas que lembrei vendo teu vídeo!
Primeiro que os romanos consideravam gauleses também os povos que viviam no norte da italia. Era a Galia cisalpina (antes de atravessar os alpes). Acho que a capital era a Milão de hoje.
Segundo que, se não me engano, os quadrinhos foram criados depois da segunda guerra. Mas o fato da resistência francesa das uniões frança livre ( 1ª dfl ficava em Lyon por exemplo), foi bem importante para a inspiração. Digo, depois da segunda guerra, a frança viveu uma política bem nacionalista, vinculada ao Charles de Gaule, e com certeza as pessoas liam essas histórias pra se identificar com o que elas próprias tinham passado em uma nação dividida entre norte nazista e um pequeno sul opositor, cercado por nazismo, fascismo e franquismo.
Achei muito legal você comentar isso no vídeo!
Parabéns! :D Adoro Asterix e Obelix.
Irado! Lia as historinhas em quadrinhos do Asterix quando era criança e achava sensacional. Após esse vídeo mts coisas ficaram mais claras na minha cabeça sobre os personagens e o contexto haha obrigada!
Eu adorava os filmes do Asterix, que passavam no Cartoon Network, e também do jogo de Super Nintendo. Mas já na adolescência eu me apaixonei pela cultura, sociedade e língua romanas. Sem falar que foram os gauleses que começaram atacando cidades romanas, chamando atenção ao ponto de se tornarem uma espécie de troféus para os generais romanos.
EntrePlanos,grato por postar.
OBRIGADA, nunca nem ouvi falar nesse desenho e estava precisando fazer um trabalho sobre ele kkk
Na verdade não era bem que terminava em X e sim rix que significa rei.
por exemplo o nome toutorix significa rei do povo touto que tem a mesma etimologia da palavra todo e rix =rei .é
dessa palavra quem vem o nome Tudor a antiga casa real de origem galesa ,não gaulesa, da Inglaterra.
E na parte sobre as origem na verdade muitos brasileiros têm origem gaulesa que eram um povo celta que compunha uma grande parte da população portuguesa.
E outra coisa demorou séculos pra deter os gauleses eles foram os primeiros a invadir Roma.
Outro povo que deu origem aos franceses, além dos romanos, foram os francos um povo germânico que deram o nome do país é que ajudaram a derrotar o romanos e aos poucos a idade média ser instaurada. eles também deram origem a realeza da França, mas no final a língua que ficou foi uma língua Latina assim os três povos estão unidos até hoje algo bem similar aconteceu na Inglaterra.
escrevi demais kkkk
A Ld
Que da hora cara!
Adorei saber, estimula a saber mais. Sobre os Celtas, as histórias são admiráveis, entao criem vds, contem, falem e escrevam sempre mais. Mito Obrigada a todos.
Sou fã . Cresci com eles. Tenho todos os quadrinhos.
O tonel de aço mostrado deveria ser o de madeira que eram usados para transporte de vinhos, chopp e azeites até a algumas décadas atrás
primeira vez que li Asterix fiquei impressionado com o traços dos desenhos, é fantástico, assim como o vídeo
Fala, Max. Como sempre, gosto muito dos seus vídeos. Por esse vídeo do Asterix, se não me engano, seu contato primordial e maior com a obra de Goscinny e Uderzo foi através dos filmes. Caso não tenha tido realmente um contato maior com os quadrinhos do Asterix, recomendo fortemente tanto pela questão de se conseguir perceber o apuro do roteiro quanto às nuances de seus inúmeros easter eggs culturais, que são saborosíssimos. Abraço!
Os quadrinhos são geniais! Meu vô me dava, e depois herdei dele a coleção completa. Na época ele ia até o aeroporto aqui de Porto Alegre (que aliás neste momento está alagado pela enchente 😕) porque ali tinha uma livraria/loja de revistas que recebia os Asterix logo que eram lançados. ❤️ É um humor muito inteligente; recomendo!
De fato acredito que os autores criaram um personagem a parte para representar a ideia da resistência francesa às invasões romanas.....existe uma história da coleção do Asterix intitulada "O escudo averno", onde os proprios personagens falam do famoso Vercingetorix.....super bacana
Li todos quando era moleque e fiquei com vontade de ler de novo.
Os Gauleses fizeram parte dos povos Celtas, e estavam indiretamente relacionados aos nossos antepassados Portugueses pela união dos Celtas e Ibéricos (Lusitanos no caso dos Portugueses) que formaram o Povo Celtibérico.. Por isto há a crença do nome do Brasil ter origem em lendas Celtas as Ilhas I Brazil...
Muito bom alguém falar sobre esse assunto no RUclips, a história e como ela é retratada na mídia hj em dia
Cresci lendo Asterix, sempre ótimo. A rendição do Vercingetorix é mostrada no primeiro episódio da série Roma da HBO.
Entre Planos, cada vez MELHOR!
Os livros fazem varias referencias sobre Vencirgetorix, Alésia e a batalha comentada. Veja 'Asterix e o Escudo Averno'.
Esse canal é ótimo, agora eu to fazendo uma maratona com os seus vídeos, e é um melhor do que o outro. Sempre adorei Asterix, especialmente os filmes, tanto animações como os live actions. Eu só ainda não li as HQs, mas pretendo lê-las.
Então leia urgentemente as HQs. Asterix surgiu lá. E as HQS fazem infinitas referências a mais do que os desenhos.
Sou um fã do Asterix desde os lançamentos dos quadrinhos no Brasil (sou bem madura, já). Seu trabalho ficou excelente, parabéns, mas para mim faltou uma coisa fundamental: Falar, pelo menos um pouco, sobre os seus criadores, Uderzo e Goscinny
Conheci Asterix pelo jogo do super nintendo,um dos que mais joguei na vida!
Gosto dos filmes e HQs também, mas foi ouvindo Eluveitie que me interessei ainda mais pela cultura gaulesa. Recomendo muito escutar o album conceintual, "Helvetios" da banda de folk metal suíça,Eluveitie. Fala sobre o Cerco de Alesia,Vercingetórix,deuses gaulêses e todo esse massacre feito pelo Império Romano
Também conheci Asterix pelo jogo de Super Nintendo,me lembro que ele era muito bonito.
Eu gostava muito de trilha também. Até baixei o emulador, só pra matar a saudade dele.
Estou maratonando os vídeos, EntrePlanos está virando meu novo canal favorito!
Max e bom! Simpático. Assuntos bons!
Eu amo esses desenhos e adorei a explicação parabéns
show,,,adorei,,tu é o cara
eu amo asterix e só tenho 10 anos mas eu estou comentando na conta do meu pai
Muito Bom o conteúdo! Parabéns! Vim aqui depois da nostalgia, hoje fiquei sabendo da morte do criador do Asterix: Albert Uderzo. Que bom assistir um conteúdo de qualidade como um tributo a obra que marcou minha infância.
Fui criada lendo Asterix! Ótimo programa. Abs de Brasília e do Planalto Central
Vi poucos filmes, mas li todos os quadrinhos e gostaria de acrescentar que a série satiriza o mundo moderno, incorporando muitos estereótipos dos povos visitados pelos protagonistas, além de referências a pessoas ou eventos da época em que foram escritas as histórias. Em “O escudo arverno”, eles encontram um fabricante de rodas numa cidade que seria, mais tarde, a sede da Michelin, fabricante de pneus. Esse tipo de equiparação é freqüente.
Agradeço por relembrar desse clássico 👏👏👏👏👏
Sobre o consumo de vinhos pelos gauleses irredutíveis, só tenho a dizer: FERPEITAMENTE !
Ver "Asterix e os Louros de César'
Um comentário desses só pode ter sido feito por alguém que conhece bem as HQs! 😉
AMEI AMEI AMEI !!!
Não sei como não tinha visto ainda
PARABENS!!!
Sempre gostei de Asterix e Obelix após de ler um livro dá saga.❤
Parabéns e obrigado pelo programa do Asterix
Prezado, durante a leitura do livro "O Gênio Celta e o Mundo Invisível" (Léon Denis) fui pesquisar sobre o personagem Vercingetorix. Como, também, sou fã de Asterix acessei o seu vídeo. Achei muito interessante e bem desenvolvido. Parabéns pelo trabalho!
Nossa, amei 😍 leio e sou fã de Asterix. Tinha as mesmas dúvidas. Valeu.. gostei muito...!
vídeo muito bom!!! eu sempre me fiz essas perguntas mas nunca me lembrava de pesquisa sobre. continue o ótimo trabalho!
Parabéns pelo vídeo, meu garoto!!! Muito bem feito, assunto interessantíssimo e boa apresentação pra garotada sobre esse ícone que é o Asterix. Continue assim!!
Conteúdo excelente como sempre
*_Um dos melhores desenhos europeus de todos os tempos._*
Nas histórias os gauleses mais idosos sempre ficam irritados quando se fala em Alésia. Excelente!
Os vídeos são muito bons!! Parabéns! Muito bom ter fontes nos vídeos e bastante pesquisa.
Sem mencionar a beleza do apresentador rsrs
"Sem tempo para o tédio- mini documentário"-Leo Hwan...Vi você nesse vídeo.
Excelente vídeo. Parabéns!
Muito bom! Usando em minhas aulas.
OBRIGADO PELA AULA!
Muito obrigado pelo assunto. Amo Asterix e Obelix
Eu cresci lendo os gibis (grandes) do Asterix. Na França há um parque de diversão temático do Asterix.
500 likes? Como assim? Um dos melhores canais do RUclips Br
Os romanos eram tão fodas que construiam muros em volta das cidades que estavam invadindo.
Esse canal é um achado. Parabéns, Max.
Eu também estou estudando a historia dos povos celtas, e gostaria de acrescentar que a plataforma suspensa no topo das arvores na qual eles festejam em um dos longa metragens _ no caso, Asterix e o dominio dos deuses _ realmente eram usadas pelos celtas para promover banquetes, só não sei se no caso foram pelos celtas gauleses. Gostei do tema abordado no vídeo, abraço.
As tribos indo-germânicas dos Francos foram algumas, não somente esta da história. O próprio desenho deixou claro em os 12 trabalhos de Asterix, que é uma ficção que pode acontecer tudo, até mesmo uma ilha com samba hahaha Esses povos se espalharam devido a perseguição do império Romano e também pela escassez de alimentos e condições de sobrevivência no norte da Europa. Desde muito antes de "Cristo", seguindo esse calendário padrão. Maioria dos povos naquela época escravizava prisioneiros de batalha, as vezes, em algumas tribos raramente, até mesmo adaptavam alguns a suas sociedades.
Max, conteúdo fantástico!!!! Adorei saber a história do Asterix! Vc é demais! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
10:01 que a gente vê na HQ O Escudo Arveno.
Mais um vídeo excelente!
Imagino eu que não há escravos em Asterix por ser uma adaptação infanto juvenil desses eventos históricos narrados, então não ficaria bem haver escravos por lá. E também porque se os escravos eram usados em trocas com os romanos, e a aldeia de Asterix não foi dominada, não há motivo para que mantenham escravos para tal finalidade, até porque as aldeias vizinhas ali são todas aliadas deles.
Estou adorando esse canal. Estou absorvendo os vídeos como alguém que tem muita sede desse tipo de conteúdo. E na verdade, é isso mesmo. hahaha
Abraço!
otimo vídeo! Parabéns
Além de que os franceses desde Napoleão terem perdido absolutamente todas as guerras importantes em que se viram envolvidos.
Ou seja, 'apanharam' de todas.
Por isso a fixação na criação de um personagem que é um herói da resistência.
Trata-se de um resgate, SQN, do orgulho francês em desenho.
Hilária demais é a do gibi "Astérix e a cizânia", que conta com o agente secreto Zerozerossix.
Os quadrinhos do Asterix foram os primeiros quadrinhos que eu li na minha vida
Um adendo é que o rix no final dos nomes so podia ser utilisado por pessoas muito importantes, inclusive tem a masma horigem da palavea rex do latim que significa rei (oq prova que nao era pra qualquer um)
Por Tutatis! Que puta vídeo!
Excelente vídeo. Parabéns
Uma coisa que eu queria saber
Na história onde eles tem os doze trabalhos
O mago sla qual o nome dele, ele disse que
O Obelix ja tinha os poderes da poção quando era um bebê e acabo ficando com os poderes permanentemente. Por acaso não tem nenhuma história que mostra que isso é verdade? Claro isso na série nos quadrinhos.
Se eu gosto eu adoro Asterix 😍um dos meus personagens favoritos é o Ideiafix o cachorrinho 🐶
Gostei do vídeo, e também sou fã do Asterix. Somente para acrescentar, Asterix foi, segundo o seu próprio criador, Renee Gosciny, judeu francês, baseado no cerco de Massada, em Israel, depois da tomada da Judeia por Tito, em 70 D.E.C. Os restos dos quatro campos romanos estão la ate hoje e isto ate virou filme. Saudações Tropicasher.
Excelente.
Eles usavam cogumelos berserk ? Ou não
Tonéis tem muitas utilidades . Que legal saber sobre essas informações!
Foda, man! 👏🏼👏🏼👏🏼
Um fato que ficou de fora é que Brenno é o nome do chefe gaulês que invadiu e pilhou Roma em 390 a.C.
E Vercingetorix também foi quem usou primeiro a tática da terra arrasada contra Cesar, ele convenceu a vários camponeses a destruírem suas plantações e fugirem para que isto dificultasse a investida romana
Max que música era essa que eu ouvi durante o vídeo eu gostei dela podia me disser qual é o nome da musica to
Falando daquela música sem alguém cantando, sério ninguém canta é só O
Som da musica quero saber o nome dela
Ótima análise obrigado por compartilhar
Nossa Viciado nesse canal!!
Gostava de ler os livros de quadrinhos do Asterix na minha infância
conquistados pelos romanos kkk ai a gente se pergunta cade a poção magica quando a gente precisa dela kkkkkk
Oi cara mata a curiosidade quando sair o filme do astex em DVD
Muito bom
Muio bom !!!
A parte que eu mais gosto,são as ironias
Adorava jogar, o jogo do Asterix do Master Sistem.
Brother faz um resumo de Asterix e a Grande Divisão
aproveitando a carona´ lembrei dos" mortadelo & salaminho. rs
Ótimo vídeo. Mas pelo que observei o autor do canal conheceu Asterix pelos desenhos animados, que é apenas um produto derivado das histórias originais, em quadrinhos. Foram feitos apenas alguns desenhos, enquanto existem quase 40 álbuns (como são chamados os livretos com as histórias do Asterix) do personagem. Os desenhos são mais cômicos e espalhafatosos, enquanto as HQs têm um tom mais sério, mas sem perder o humor. O que acho genial em Asterix é que os autores, de maneira muito inteligente e divertida, associam fatos e locais reais com as HQs. Daria para escrever um livro inteiro sobre as semelhanças entre as histórias de Asterix e o mundo real. Mas posso citar alguns exemplos:
- Na história "Asterix e Cleópatra" é mostrado Obelix escalando perigosamente a esfinge de Gizé, no Egito. Só que na escalada, ele escorrega e acaba quebrando o nariz da esfinge, como se os autores quisessem sugerir que o nariz da esfinge real foi quebrado por Obelix.
- Em Asterix e os Bretões aparecem um monte de referências à Inglaterra: a comida dos bretões é horrível (uma critica dos franceses a culinária de seus eternos rivais ingleses), os bretões dirigem nas estradas pela esquerda, os Beatles aparecem em Londinium (capital dos bretões), os bretoes falam ao contrário, com o adjetivo antes do substantivo, Asterix apresenta o chá aos bretões, etc...
Enfim, são muitos fatos, homenagens e brincadeiras com os mais diversos povos. Ler Asterix é diversão garantida. 😉
Na verdade em certo sentido são. A Península Ibérica era habitada por povos celticos muito próximos aos gauleses. A Galícia inclusive é uma região de origens celtas bem claras. O negócio é que nosso currículo prefere focar 100% em Grécia e Roma e acaba silenciando os povos que foram dominados por eles.
Por Tutatis, Asterix é o melhor quadrinho!
Nunca conferi as HQs e filmes do Asterix. Vendo o protagonista e vendo o rei sendo carregado no escudo, me pergunto se o jogo Lost Vikings não buscou inspiração nesse universo, sobretudo pelo bom humor.
Ótimo vídeo!!!!!!!!
Ótimo vídeo!