Estão M4T4ANDO AUTISTAS NA HOLANDA? - PAÍS PERMITE EUT4NÁSI4 DE AUTISTAS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 123

  • @analicecarneiro9145
    @analicecarneiro9145 4 месяца назад +2

    Nossa sou mãe de um autista não me imagino sem ele que loucura
    Temos as dificuldades mais nada de desistir espero viver muito ao lado dele ❤

  • @patriciacurvelo4354
    @patriciacurvelo4354 4 месяца назад +4

    Sempre existe um caminho! Sou bipolar, tenho depressão e ideações suicidas no período de depressão e sou contra a eutanásia, pq sei que a ideação suicida é um sintoma de um estado mental alterado e que minha depressão vai passar e vou me sentir melhor um dia, não sei quanto tempo vai durar.

  • @lucifisher136
    @lucifisher136 4 месяца назад +5

    É triste. Entendo perfeitamente como ela se sente pois também estou no espectro e sofri de depressão minha vida inteira, mas viver, sendo você mesma, é um direito seu. Ninguém tem de se culpar por ser diferente, por não ser feliz. É uma questão de autoaceitação. Tem muito o que se pode tentar fazer para viver melhor. E ser feliz não é uma regra!!! Eu aceito a minha infelicidade. Nunca fui feliz! Tenho alguns momentos alegres, mas felicidade não é pra mim. Mas dá pra viver assim. Quanto ao suicídio, a morte vai acontecer mais cedo ou mais tarde mesmo. Nem precisa antecipar. E depois, não sabemos se o suicídio é uma solução, pois nem sabemos o que vem após a morte. Pode ser a paz, o caos ou o nada. Eu acho melhor ter essa consciência da minha infelicidade e poder conviver com ela nos melhores e nos piores dias do que arriscar a morte.

    • @patriciacurvelo4354
      @patriciacurvelo4354 4 месяца назад

      Sempre existe um caminho! Sou bipolar, tenho depressão e ideações suicidas no período de depressão e sou contra a eutanásia, pq sei que a ideação suicida é um sintoma de um estado mental alterado e que minha depressão vai passar e vou me sentir melhor um dia, não sei quanto tempo vai durar, só não sei quanto tempo durará!

  • @Brazils_Establishment
    @Brazils_Establishment 4 месяца назад +8

    Tenho autismo e sofro muito com o problema da poluição sonora, que cresceu muito a partir do ano de 2016/2017. O Estado não combate os crimes de poluição sonora e perturbação da paz, que é o seu dever, tão pouco se dispoem a me alocar para um local silencioso.
    Não posso mais rezar, meditar, ler um livro complexo por conta dessa poluição sonora, e isso que me trazia alegria em viver. Autismo é uma situação irreversível, eu gostaria de fazer a eutanásia porque esse mundo não é pra mim e já faz quase 10 anos que procuro uma solução em vão.
    É fácil falar quando a pimenta não é nos teus olhos.

    • @cantoemusica9833
      @cantoemusica9833 4 месяца назад +1

      Trabalho com música, e mesmo não tendo deficiências tenho sofrido muito com o aumento da poluição sonora. Como não posso mudar para o campo, uso fone abafador de som ou o tampão de ouvido para amenizar os ruídos quando saio. De fato, os autistas são muito mais sensíveis e a poluição sonora tem aumentado cada vez mais, é preciso que nossa sociedade discuta o assunto com seriedade, pois todos estão sendo afetados em sua saúde mental, em maior ou menor grau.

    • @Brazils_Establishment
      @Brazils_Establishment 4 месяца назад

      @@cantoemusica9833 também uso protetor auricular. Mas a poluição sonora é tanta que muitas vezes tô lá concentrado cuidando da minha vida até que um aloprado com som automotivo aparece e mesmo há mais de 500 metros de distância consegue me interromper.
      Nunca é barulho de gente trabalhando, raramente é um grupo de pessoas festejando, quase sempre é um aloprado solitário em um carro simplesmente querendo se exibir.
      Bastaria o Estado trabalhar, porque isso se enquadra diretamente em 2 crimes previstos em leis federais (poluição sonora e perturbação da paz), podendo também ser o meio da prática dos crimes de lesão corporal, tortura e perseguição, além de ser infração de trânsito (ART. 228 do código de trânsito).
      Já até quebraram minha quando tentei resolver o problema pacificamente por minha conta, já que o Estado nos abandona.
      Já mudei pra áreas rurais e até lá o problema é pesado.
      Simplesmente não tá dando mais

    • @thiagosouza7871
      @thiagosouza7871 4 месяца назад

      Tenho autismo e tinha um vizinho que todo fim de semana fazia festa até amanhecer, eu me mudei pra não ficar sofrendo foi a melhor coisa que eu fiz.

  • @migueljoaquimsantannafilho9525
    @migueljoaquimsantannafilho9525 3 месяца назад +1

    Muito bem explicado, argumentado. Ainda assim, chocando, acredito que o Estado deva deixar livre a escolha da eutanásia. O escopo Legislativo tem meios de obstar casos que não se enquadram para o procedimento.

  • @AUmiguinhocheiroso
    @AUmiguinhocheiroso 5 месяцев назад +25

    Eu peço até perdão, por dar minha opinião a favor dessa decisão, muitos não fazem ideia o que é viver, por anos, no meu caso, uma vida inteira de depressão, sem conseguir sair de casa, ter sido uma vergonha para os meus pais, que após o falecimento deles fui em busca de uma resposta, para tudo aquilo que me roubou parte da infância, adolescência toda e hoje aos 35 anos, sem pais descobri o autismo, e claro a depressão grave com ideação suicida, que sempre se fez presente em minha vida, quando entro em crise magoo as pessoas, que já tentaram se aproximar, e quando a pessoa me fala o que eu fiz, logo peço desculpas, e explico o que me aconteceu, e claro que sempre ouço que é fácil magoar as pessoas, pedir desculpas e culpar um transtorno, sou obrigada a aceitar, as pedradas que recebo de volta (até porquê não sou todos autistas, que tem crises agressivas, mas as minhas são incontroláveis), no meu caso, eu acredito que seria muito mais digno pra mim, optar por acabar com a vida que eu vivo, já que não tenho mais família, não consigo manter amizades por muito tempo, a morte tem que ser vista unicamente do ponto de quem está sofrendo, sentindo a própria dor, mais uma vez me perdoem, mas no meu caso, eu não estaria encerrando a minha vida, porquê NUNCA soube o que é viver, remédios não fazem mais efeito, carrego da hora que acordo até o momento que vou dormir, uma dor imensa no peito, um luto constante, vejo até como uma forma digna de acabar com o sofrimento, até porquê quando alguém acaba com a vida, com os próprios meios, além de uma exposição do ocorrido, seguindo de imensos julgamentos. Ninguém desiste de algo, que faça bem...no meu caso não estaria desistindo da "vida", porquê vida é tudo que me foi roubado, pela dor, essa sim eu conheço intimamente, e me fez companhia por todos os anos, além de ter que conviver com a culpa de ter trazido tanta vergonha para os meus pais! Não julguem uma dor que não é sua!

    • @katerinaptrv
      @katerinaptrv 5 месяцев назад +7

      Eu concordo com você, ninguém vive a nossa vida, e apoio é algo que nem todos tem ou a ajuda necessária para uma boa qualidade de vida.
      Acho que a posição da maioria das pessoas do valor supremo da vida e preservação dela vem de um lugar de extremo privilégio, na vida delas as alegrias superam as dores ou elas tem algo pelo que viver. Muitos autistas não constituem família ou mantêm relações como as outras pessoas. Ou ás vezes até egoísmo, no sentido "mas pensa em tudo que você pode contribuir", mas e o sofrimento daquela pessoa? O valor dela é sobre potencial que ela podia trazer para outros?
      Acho sua dor válida e e entendo sua posição, também penso da mesma forma.
      Em vez das pessoas discutirem se eutanásia devia ser uma opção ou dizer que isso não pode ser uma escolha, que tal galera focar que mesmo sendo uma escolha as pessoas não precisem tomar ela, que tal criarmos uma sociedade que apoie e respeite todo mundo e assim todos escolhem viver nela?

    • @Petfunnyshort77
      @Petfunnyshort77 5 месяцев назад +6

      sua história tem pontos em comum com a minha

    • @shisleysilva6286
      @shisleysilva6286 5 месяцев назад +4

      Já procuraram alguém que possa fazer tipo um exorcismo? Não estou menosprezando o problema de vcs, mas se a medicina tradicional não resolveu, pq não procuram alguém que possa analisar a questão espiritual? pois até biologicamente nosso cérebro não é programado pra querer morrer, pelo contrário, o cérebro age instintivamente para proteger a vida. Boa sorte e que se curem, nao desejem morrer, a vida apesar de tudo vale a pena! Adotem um animal q tbm vai fazer bem a vcs.

    • @AUmiguinhocheiroso
      @AUmiguinhocheiroso 5 месяцев назад +3

      @@katerinaptrv Nossa, você falou tudo. Todo mundo critica, quem toma uma decisão dessas, com imensa tranquilidade e alívio, mas sou eu que vivo isolada, passei a conhecer de perto uma sociedade, que não respeita as diferenças, só quem vive pra saber, mesmo quando se trata de suicídio, todo mundo critica, mas será que eles fizeram a parte humana deles? Aposto que não, mas ainda criticam quem praticou o ato, e muitos que tem família, até a família é tratada com um certo desprezo.
      A dor de não ser compreendida, se junta a dor dos meus problemas mentais, e sabemos o quanto falta pra desvendar o que de fato é o "mundo mental", os próprios profissionais, não sabem exatamente o que acontece, no mundo de suposições, e infinitas trocas de medicamentos, seguidos de imensa frustração, foi acabando ainda mais comigo. Acho que cada um tem direito, a decidir sobre a sua própria vida, o que ninguém pensa é que enquanto isso, os números de suicídio das mais variadas formas, vão continuar acontecendo, acho que países que aprovam a eutanásia, buscam um último momento de dignidade, pra essa pessoa sair do imenso sofrimento.
      Obrigada, pelo seu comentário, muito sensato.

    • @Brazils_Establishment
      @Brazils_Establishment 4 месяца назад +2

      Se você é autista então não levou nenhuma vergonha para os seus pais. Essa sensação que você sente eu entendo, porque sou autista, e não consigo me comunicar bem com meus pais, mas é um fato neurológico e provavelmente o culpado é o Estado que nunca interferiu na sua vida pra melhorar a tua situação com as pessoas.
      Também sinto muita frustração e tenho muita vontade de fazer eutanásia, mas o problema maior é a agressão sonora (poluição sonora e perturbação da paz) que é crime, o Estado deveria combater e não combate, e também não me aloca para um local onde as pessoas respeitem a lei e o próximo.
      Graças a Deus não aceitei tomar certos remédios (sertralina, haloperidol, estabilizador de humor), eu acho que esses remédios pode piorar o organismo e a cabeça das pessoas (e quem já está tomando não pode parar gradualmente com a supervisão médica).
      Se você não tem problemas de hipersensibilidade e de agressores sonoros, então pode ser que você consiga melhorar seu estado mental procurando um médico neurologista bom que te liberte desses remédios. EU só tomo metilfenidato quando tenho que trabalhar, e o efeito passa rápido, então aceitei tomar esse remédio que não me deixa constantemente intoxicado e me ajuda a ser "normal" quando é necessário.
      De repente pode ser que se você parar de comer animais mortos e começar a praticar meditação e yoga tudo melhore pra você. EU passei por isso, tinha melhorado, mas a epidemia de poluição sonora chegou e acabou comigo, também não considero isso mais uma vida, mas um martírio.

  • @jessiegimenes
    @jessiegimenes 4 месяца назад +3

    Acho muito complicado quem não esta em sofrimento decidir sobre a vida de quem está sofrendo, entendo que alguns transtornos alteram a nossa capacidade de percepção mas se não nos é oferecido uma expectativa de uma minima qualidade de vida e redução de sintomas, somente a própria pessoa pode dizer qual seu limite de perseverança. Digo isso do ponto de vista de alguém que já questionou o fato de não ser permitido eutanásia para pessoas sem saúde psíquica. É complicado viver como se fosse uma condenação...

  • @keniapsx
    @keniapsx 5 месяцев назад +13

    A vida não deve ser banalizada, jamais! Corremos o risco de perder a nossa humanidade! Tal ação evidência a enfermidade da alma, da consciência que anima o corpo e, consequentemente, as instituições. Para tudo há caminhos que edificam, havendo amor, compaixão e respeito em oposição ao descompromisso e à indiferença. Experimentaram colocar em prática a Lei do Amor?

    • @gaby6128
      @gaby6128 4 месяца назад +1

      Coloque em prática o seu amor e compaixão. Leve apenas um autista grau leve p morar na sua casa

    • @hipatializzy5111
      @hipatializzy5111 4 месяца назад +1

      Amor é deixar ir ..

  • @katerinaptrv
    @katerinaptrv 5 месяцев назад +13

    Eu acho errado julgar, ninguém vive a nossa vida, e querendo ou não suporte da sociedade é escasso, eu fico pensando em cenários extremos em que a pessoa que precisa de suporte em uma idade mais avançada que perdeu os pais e não tem mais ninguém disposto. Como faz dai? Vai viver uma vida internado? Vale a pena viver desse jeito?
    Acho que a posição da maioria das pessoas do valor supremo da vida e preservação dela vem de um lugar de extremo privilégio, na vida delas as alegrias superam as dores ou elas tem algo pelo que viver. Muitos autistas não constituem família ou mantêm relações como as outras pessoas. Ou ás vezes até egoísmo, no sentido "mas pensa em tudo que você pode contribuir", mas e o sofrimento daquela pessoa? O valor dela é sobre potencial que ela podia trazer para outros?
    A tendência é as coisas ficarem ainda mais difíceis conforme envelhecemos com adição de mais condições de saúde, vou confessar que sou autista nível 1 de suporte com TDHA e eu penso nisso para o futuro como uma última opção sim e acho que seria muito mais digno se tivesse uma opção provida pelo estado.
    Em vez das pessoas discutirem se eutanásia devia ser uma opção ou dizer que isso não pode ser uma escolha, que tal galera focar que mesmo sendo uma escolha as pessoas não precisem tomar ela, que tal criarmos uma sociedade que apoie e respeite todo mundo e assim todos escolhem viver nela?

    • @marinacn.398
      @marinacn.398 5 месяцев назад +1

      Falou tudo!👏👏👏❤️

    • @Brazils_Establishment
      @Brazils_Establishment 4 месяца назад +2

      Também tenho TEA e TDAH, só acho que esse problema pode ter sido causado pela própria sociedade, sobretudo o Estado. Sofro tanto com a poluição sonora, mesmo com protetor auricular enfiado até no cérebro escuto gente que quer aparecer com som automotivo há quilometros de distÂncia, e com isso não posso rezar, meditar, estudar, ler um livro complexo, tudo que é mais importante pra ter o mínimo de alegria.
      Me pergunto se um alto-falante em níveis totalmente insalubres chegando no feto dentro da barriga de uma grávida não poderia ser a causa de tanto TEA e TDAH, porque a cada dia que passa são mais e mais pessoas com esses problemas, e a poluição sonora vem crescendo junto com isso.

    • @hipatializzy5111
      @hipatializzy5111 4 месяца назад +3

      Isso mesmo ,viver assim é vegetar,morrer em vida .

  • @AnaCristina-ob3ni
    @AnaCristina-ob3ni 4 месяца назад +4

    Nossa!! Eu acho tão triste tudo isto 😔 minha filha é autista 😢

    • @gaby6128
      @gaby6128 4 месяца назад

      Então vc sabe q eutanasia pode ser uma solução

  • @lilianrf10
    @lilianrf10 5 месяцев назад +4

    Já existe Eugênia no mundo há milênios. Ex: França uma criança com menos de um ano não tem direitos, não tratam doenças, não fazem cirurgias , simplesmente deixam morrer. São poucos os pais que procuram outros países para tratar seus filhos que nasceram ou moram na França. Na China e Japão não teem direitos às crianças com menos de 2 anos. Muitos deixam seus filhos com menos de dois anos abandonados em matas, nas estradas ,quando esse é doente ou possui alguma deformidade. Tem reportagens a respeito disso . Mostrando pessoas que recolhem essas crianças e as cuidam ,raramente acontece isso antes do óbito dessa criança. Para muitos governos, se a patologia não foi descoberta durante a gravidez para que ocorra o aborto , essa criança mesmo se nascer saudável, não tem nenhum direito a vida até os dois anos ou um ano. Os indígenas matam suas crianças doentes, independente da idade , isso ainda ocorre hoje no mundo inteiro. Então vamos parar de ser hipócritas e assumir que não fazemos nada para mudar isso. E cada vez vejo mais governos controlando quem deve ou não morrer quando está doente, nos nossos hospitais morrem milhares de pessoas que não recebem o tratamento correto ou por engano alguém colocou comida na sonda errada ou medicação que é para o músculo dar na veia, levando o paciente à morte. E os governos no Brasil e no mundo tratam como se nada tivesse acontecido. A eutanásia existe e é presente dentro de clínicas, hospitais no mundo inteiro, se é legalizada isso pouco importa a quem a pratica.

    • @monnytoth
      @monnytoth 4 месяца назад +1

      👏👏👏👏👏👏

  • @hipatializzy5111
    @hipatializzy5111 4 месяца назад +2

    Pimenta no ......é refresco.
    Amar é deixar ir...

    • @gaby6128
      @gaby6128 4 месяца назад +1

      Pra onde ? Kk

  • @bernardoaltair
    @bernardoaltair 20 дней назад

    Se uma pessoa com transtorno não pode decidir sobre abreviar sua própria vida, então ela não pode decidir sobre qualquer outra coisa sobre sua vida. Por exemplo, uma pessoa com depressão não pode se relacionar sexualmente, pois caso venha a ter filhos como vai cuidar deles? Se não tem autonomia para cuidar de si, como vai cuidar de uma criança? Além disso uma pessoa com depressão não pode trabalhar em empregos arriscados ou que envolvam terceiros, imagine um médico deprimido, como vai decidir sobre a vida de uma pessoa enferma? Dessa forma, pessoas consideradas sem autonomia de escolha deveriam perder a guarda dos filhos e - dependendo do emprego - serem proibidas de trabalhar.
    Esse papo de que uma pessoa deprimida não pode tomar decisões é um dos maiores atos da "ditadura da vida", um adulto deve poder escolher sobre sua vida quando isso não envolver terceiros. As pessoas vivem dizendo que "amar é deixar partir", mas na hora de deixar partir definitivamente preferem que o amado fique sofrendo e se entupindo de antidepressivos ao invés de respeitar sua escolha.

  • @CristineMoura
    @CristineMoura 5 месяцев назад +8

    Misericórdia sem palavras não concordo pq isso ja é um trasntorno nao importa a deficiência

    • @gaby6128
      @gaby6128 4 месяца назад

      De fato eh um transtorno não doença nem deficiência

  • @rosangelasilva-bj8ru
    @rosangelasilva-bj8ru 5 месяцев назад +9

    Deus tenha misericórdia do mundo.

    • @Val-zd4pt
      @Val-zd4pt 4 месяца назад

      Seu Deus deve ser cínico igual a vc .

  • @lightand4378
    @lightand4378 4 месяца назад +2

    Se o autista se comporta de forma descontrolada, como um bebê, eu apoio

    • @mirleydamazio628
      @mirleydamazio628 4 месяца назад +3

      Não, um autista não se comporta como um bebê neurotípico. O bebê neurotípico está se desenvolvendo "normalmente", o autista desde bebê, sofre com desconforto sensorial e se desenvolve de forma diferente, com graus de comprometimento diversos, mas sempre com algum grau de sofrimento, que o neurotípico não teria.

    • @patriciacurvelo4354
      @patriciacurvelo4354 4 месяца назад

      ​@@mirleydamazio628 o sofrimento faz parte da vida, as pessoas ficam tentando evitar o sofrimento a qualquer custo, quando na verdade o sofrimento é fundamental para o desenvolvimento humano!

    • @mirleydamazio628
      @mirleydamazio628 4 месяца назад

      @@patriciacurvelo4354 Eu acredito nisso. No caso de autistas, há muita intolerância da sociedade, se isso melhorasse, haveria menos sofrimento.

  • @EduardoNogueira-w7v
    @EduardoNogueira-w7v 5 месяцев назад +5

    Que absurdo!

  • @Cliacie
    @Cliacie 4 месяца назад

    A minha opinião é também uma dúvida... Então, quando tem um filho autista naquela região, vc sabe que ele pode abreviar sua vida, isso é angustiante e totalmente frustante. Imaginem durante a sua infância e adolescente , a situação que vi em essas pessoas ou prováveis abusos que podem sofrer. Como fica a vida desses seres humanos?

  • @izayama9183
    @izayama9183 4 месяца назад +2

    Aq no Brasil, os autistas trabalham, casam e tem vida normal

    • @AUmiguinhocheiroso
      @AUmiguinhocheiroso 4 месяца назад +2

      Boa tarde! A questão não é o país, quando você fala "aqui no Brasil, autistas trabalham, se casam, e tem vida normal", tenho certeza que você não tem ideia do que é o autismo no dia a dia, não tem como ser neurodivergente e ter uma vida "normal", sim tem autistas que conseguiram conquistar uma autonomia, mas TODOS em maior, ou menor nível de suporte, tem suas barreiras, e acredite são imensas, eu sou autista nível 1 de suporte, falo, ando, tenho inteligência preservada, apenas uma discalculia, mas dependo de alguém pra tudo, me levar ao supermercado, farmácia, porquê passo mal na rua, dentro de casa já é um imenso sofrimento, barulhos constantes que vem da rua, manter uma caso toda fechada, e escura, porquê até a claridade do dia me incomoda, eu sendo nível 1 tenho total consciência do quanto meu comportamento não é "normal", mas é assim que consigo suportar. Se você soubesse como é desconfortável o mundo, com uma audição, visão e tato de um autista, jamais usaria a palavra "normal" e autista, na mesma frase. Não sei se minha avaliação neuropsicológica foi correta, mas ser nível 1 de suporte, é tão incapacitante, fico imaginando os dois outros níveis, mas esses, espero que não tenha muita consciência, que além das próprias dificuldades, não tenha consciência do quanto a sociedade é despreparada e capacitista! Ainda olham pra mim, e falam: - - você anda, fala, ouve...eu juro, trocaria qualquer uma dessas funções por uma mente saudável, porquê quando a cabeça não está bem, o corpo está em estado terminal. E o Brasil, não dá o mínimo suporte para os autistas, é um número enorme de suicídios praticados,por autistas nível 1, principalmente, quase todos os dias, mas esses vocês não tem acesso a esses dados, segundo a imprensa não pode ser divulgado, pra que não seja um possível encorajamento para outros, mas suicídio pode né?! Para todo mundo ter o que falar por meses, criticar...bom poder julgar! Dignidade, sempre, até pra desistir é necessário!

    • @kah500
      @kah500 4 месяца назад

      Vdd

    • @kah500
      @kah500 4 месяца назад

      E outra o " normal " é até certo ponto pq se n fosse assim n teria " ain q garota" para nós

    • @hipatializzy5111
      @hipatializzy5111 4 месяца назад

      Procriar é maior erro deles.

    • @kah500
      @kah500 4 месяца назад +1

      @@hipatializzy5111 " vida normal " não pq tem q ter psicoterapia, remédios, tem um monte de limitações. Tea mesmo q leve atrapalha e muito

  • @rosangelasilva-bj8ru
    @rosangelasilva-bj8ru 5 месяцев назад +4

    Ótima reflexão.

  • @lilianmelo8101
    @lilianmelo8101 4 месяца назад +1

    Acho que deveriam sim autorização para eutanásia, pessoas depois de um processo. Ninguém escolhe viver...e viver com transtorno mental e ciente de si. É muito doloroso....eu tbm acho que todos temos que ter documento autorizado em caso de estado vegetativo

  • @sirleiamarante3468
    @sirleiamarante3468 4 месяца назад +4

    Meu deus onde vai parar esse mundo

  • @polianalins6562
    @polianalins6562 4 месяца назад +2

    Se é liberado para ourras pessoas pq não seria liberado para ela? Só pq ela é autista?
    Que fosse proibida para todos.
    Mas se é liberado no país, fazer o quê??

  • @gaby6128
    @gaby6128 4 месяца назад +1

    Melhor decisão!

  • @keniapsx
    @keniapsx 5 месяцев назад +6

    É uma forma de extermínio.

    • @Fasol735
      @Fasol735 5 месяцев назад +4

      Olá, isso sem dúvida, sou prova viva de que ainda existe muito preconceito..seja sociedade e parte dos gorvernantes..sou mãe de AUTISTA, e posso dizer, meu filho já deram a entender que não serve p muita coisa..(p não dizer outra palavra) isso aconteceu na família e escola desde quando ele tinha 6 anos de idade.. No caso dele é nível 1, aí dizem q é mimado é isso e aquilo é já deram a entender p ele ser mais agressivo, ou mesmo se mutilar e até suicídio. São algumas pessoas que deveriam estar ajudando..São às que induzem p esse fim. 😢

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад +2

      Eu concordo que se torna uma forma de extermínio na medida em que se torna banal a prática da eutanásia baseada na manifestação de vontade da pessoa que tem quadro de sofrimento mental.

    • @joanaoliveira5811
      @joanaoliveira5811 4 месяца назад

      extermínio é quando mata alguém contra a própria vontade da pessoa, eutanásia não é nada disso.

  • @chelineconceicao7978
    @chelineconceicao7978 5 месяцев назад +3

    Não concordo Deus deu a vida só Deus pode tirar

  • @adrianalourenco6495
    @adrianalourenco6495 2 месяца назад

    Eu gostaria de passar pela eutanásia, antes que minha saúde fique pior do que já está, mas não sei o que devo fazer para ter o direito de sair do Brasil e fazer

  • @BarbaraCostaboc
    @BarbaraCostaboc 4 месяца назад

    Você é autista doutor? já teve depressão, ansiedade ou até mesmo fobia social? A minha vida maior parte dela é dor e sofrimento (E não, isso não se resume a dor física) E antes que alguém diga "ain, mas tem tratamento" Eu já faço, desde os 5 anos de idade eu entro e saio de consultórios de psicólogos e psiquiatras, com 19 comecei com medicamentos e esse ano aos 33 anos recebi o diagnóstico de autismo. Atualmente eu estou muito bem, tenho hobbies que eu adoro, animais de estimação que eu amo, tenho família que me ama, namorado e um trabalho que gosto muito. MAS eu te garanto que se tiver oportunidade, eu vou aderir a eutanásia sem pensar duas vezes. Pra mim a vida não vale o estresse que ela me causa independente de quantas coisas boas tenham nela. Qual o problema de morrer? Quem disse pra vocês que a morte é ruim? Pra mim não tem nada que seja pior do que viver nesse mundo.

  • @-enigma553
    @-enigma553 4 месяца назад

    Penso que a eutanásia ou suicídio assistido deveria ser permitido em qualquer situação, principalmente pessoas em situação de pobreza e deficiência.
    Todo dia acordo com vontade de morrer, dá muita preguiça de viver, penso que ter pensamentos suicidas é algo normal e deveria ser um direito de escolher viver ou não.

  • @OzeiasdasilvaferreiraOzeias
    @OzeiasdasilvaferreiraOzeias 5 месяцев назад +1

    Com certeza essa jovem não estava com suas faculdades mentais boas isso deveria ser revisto pelas autoridades da Holanda

  • @hipatializzy5111
    @hipatializzy5111 4 месяца назад +2

    Viver assim ,é morrer em vida.
    Sou de acordo.

  • @AdelinoSBelarmino
    @AdelinoSBelarmino 5 месяцев назад +2

    9:42 concordo plenamente, estamos encaminhando pra isso,no futuro ninguém conseguirá decidir,quem nasce,morre ou adoece ou quem pode viver.
    A assolação se aproxima.

  • @angelascazziottagloria8364
    @angelascazziottagloria8364 5 месяцев назад +2

    Talvez seja o inicio do extermínio da humanidade😮

    • @joanaoliveira5811
      @joanaoliveira5811 4 месяца назад

      nada a ver, o extermínio da humanidade vai ser com guerras .

  • @matematicateamo
    @matematicateamo 3 месяца назад

    Eu sou a favor porém não tenho coragem o suficiente para tal.

  • @betatube7198
    @betatube7198 5 месяцев назад +1

    realmente é uma ótima reflexão,também acho que existe esse risco do Estado e da Sociedade usar isso como uma forma de se livrar das pessoas!

    • @patriciacurvelo4354
      @patriciacurvelo4354 4 месяца назад

      É fácil conseguir convencer uma pessoa em sofrimento a optar pela eutanásia! Isso não passa de eugenia!

  • @rafaelfernandessilva7497
    @rafaelfernandessilva7497 Месяц назад

    Correr atrás do meu diagnóstico para ir pra Holanda

  • @douglas.silva.
    @douglas.silva. 5 месяцев назад +2

    Não vou entrar na discussão sobre se é certo ou não esta pratica pois é um tema com tantas camadas que seria no mínimo uma imprudência tratar disse em um simples comentário de vídeo. Quanto a afirmação feita penso q o risco de Eugénia existe se houve de alguma outra ação paralela q incentivem um grupo a esta pratica, tirando oo distorcendo a livre decisão do indivíduo.

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад

      Mas a decisão, tomada por uma pessoa, possivelmente em crise, em razão de múltiplos transtornos, é livre, em que medida?

    • @katerinaptrv
      @katerinaptrv 5 месяцев назад +1

      ​@@direitoespecial Mas se essa pessoa tem esse transtorno pelo resto da vida, vai ser negado isso dela até quando? O sofrimento dela é real, eu concordo que não pode ser algo momentâneo, talvez as pessoas devessem abrir um requerimento e após dois anos com a mesma posição dai sim cumprir.
      Dependendo do bom grado do estado/sociedade em questão talvez até tentem intervenção durante esse meio tempo.
      Mas por quanto tempo continuar negando, por uma visão de fora deturpada do valor da vida e sofrimento dela?

    • @douglas.silva.
      @douglas.silva. 5 месяцев назад

      @@direitoespecial Minha colocação foi exclusivamente quando ao risco de eugenia quanto ao procedimento, neste ponto reitero meu comentário.
      Agora quando a livre decisão, penso q ela deve ser avaliada por profissionais da saúde mental seja a pessoa portadora de TEA ou não e é obvio que nunca em um momento intempestivo ou em crise que comprometa o julgamento da pessoa.
      Outro ponto é q pelos dados que você forneceu e considerando os mais conservadores índices percentuais de incidência autismo nível 1 com depressão na sociedade (precisaria pesquisar o valor exato, estou considerando de cabeça pelo q lembro de ter visto em outros canais do tema), mesmo neste senário piorado, se considerarmos os 60000 um recorte proporcional da sociedade, 40 casos em 60000 a meu ver é uma taxa baixa, o que acaba atestando que a aplicação do procedimento está sendo bem cautelosa na analise da aprovação.
      Veja, não quero com isso dizer que é correto ou não, apenas q não me parece algo que demonstre algum risco lá onde está sendo aplicado, agora se a discussão for implementar isso aqui no Brasil, considerando a nossa cultura/valores ai vejo um grande risco.

  • @edileuzamedeiros5993
    @edileuzamedeiros5993 4 месяца назад

    Meu Deus a morte é uma coisa muito triste se não é triste pra quem quer morrer é triste para quem a ama .

  • @kah500
    @kah500 4 месяца назад

    Aki no Brasil C ctz n ia dar certo.

  • @comfeagentevence9912
    @comfeagentevence9912 5 месяцев назад

    O inimigo coloca a pessoa enferma ao ponto dela não querer mais viver . autismo e um transtorno depressão também, e isso só tem libertação em Deus. Estou passando por momentos muito difíceis com uma filha minha ela e diagnosticada com autismo é severo. Esse transtorno não e fácil temos sofrido muito só Deus pra nos ajudar vencer isso

    • @izadorafuentes7235
      @izadorafuentes7235 4 месяца назад

      Quem é o inimigo

    • @Brazils_Establishment
      @Brazils_Establishment 4 месяца назад

      autismo é uma condição neurológica, depressão é uma doença psiquiátrica curavel. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Deus é onipresente, está em todos os cantos, inclusive junto com a mulher autista que quer fazer a eutanásia.

    • @Val-zd4pt
      @Val-zd4pt 4 месяца назад +2

      O suposto " inimigo " não faz nada se não for da vontade do suposto Deus . Isaías 41:7 Eu forrmo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas

    • @Val-zd4pt
      @Val-zd4pt 4 месяца назад

      A principal função de todos os religiosos é ser cínico e hipócrita. A da medicina é aliviar a dor daquele que está em sofrimento.

    • @kah500
      @kah500 4 месяца назад +1

      Deus n se mete com nada . Já o inimigo se mete com tudo

  • @celistarteri2896
    @celistarteri2896 5 месяцев назад

    Porque a pessoa precisa delegar essa decisão ao Estado? A não ser que exista uma incapacidade física total pra o ato, não faz nenhum sentido a discussão em primeiro lugar. A expectativa de intervenção Estatal a esse nível na esfera do indivíduo é que pode gerar todo tipo de abuso, inclusive a eugenia. Por mais grave que seja o assunto, ninguém precisa do aval do Estado para tomar uma decisão como essa. Deixemos o assunto na esfera da ética, da psicologia, e da saúde.

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад +3

      A eutanásia, onde é legalizada, a morte voluntária é assistida e indolor. É diferente de se atirar de uma ponte ou debaixo de um caminhão. Sendo assistido, envolve a participação de terceiros, diferentemente do suicídio. Por esta razão é que o Estado precisa dar o aval, do contrário, é homicídio ou auxílio ao suicídio. Não é o Estado que decide pelo procedimento. O Estado autoriza ou não o procedimento.

  • @CURAAALMA
    @CURAAALMA 5 месяцев назад

    Aqui tem muito suicídio de pessoas nessa condição .

  • @Jh-vj7rx
    @Jh-vj7rx 4 месяца назад +1

    Autismo tem casos graves e leves, no caso de autismo grave que a pessoa vai ficar eternamente dependente de alguém, a eutanasia seria uma libertação do sofrimento pra quem vai cuidar

  • @andreluizmolica
    @andreluizmolica 5 месяцев назад +1

    Claramente nao conhece a lei especifica sobre o assunto.

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад +1

      Sou todo ouvidos.

    • @andreluizmolica
      @andreluizmolica 5 месяцев назад

      @@direitoespecial seja olhos, e leia a lei.

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад +4

      @@andreluizmolica Estou esperando você me informar qual é a Lei. Porque eu vi 19 projetos de Lei sobre o tema, mas nenhum deles aprovado. Como você apareceu aqui com essa informação de que existe uma lei, e adolescentes costumam ter mais tempo que eu, eu resolvi te dar a oportunidade de dar o esclarecimento que propôs. Continuo aguardando. Quando achar a lei, volte aqui e faça cessar a nossa ignorância, citando o número da referida lei.

    • @andreluizmolica
      @andreluizmolica 5 месяцев назад

      Existe lei na Holanda desde 2002 sobre o assunto. Bom fazer uma pesquisa leve antes de fazer vídeos para leigos ao invés de usar a falacia do apelo à autoridade, só pq tem diploma em direito. Aliás, essa critica se aplica a diversos dos seus vídeos, ok?

    • @direitoespecial
      @direitoespecial  5 месяцев назад +1

      @@andreluizmolica kkk

  • @LNVACVAC
    @LNVACVAC 4 месяца назад

    É o Marxismo...

    • @Brazils_Establishment
      @Brazils_Establishment 4 месяца назад

      Holanda é um país liberal, capitalista, colonizador... não tem nada de marxismo, você nunca leu um livro da vida, menos ainda um livro de Karl Marx

  • @baxacavalcante9217
    @baxacavalcante9217 4 месяца назад

    Seria melhor que nesses casos, podessem fazer a doação dos seus órgãos e salvar outras pessoas.