O ódio a Israel é uma forma de antissemitismo? | Contra-Corrente em direto na Rádio Observador

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 июн 2024
  • As manifestações contra Israel durante o festival da Eurovisão relançaram o debate: onde acabam afinal as críticas à actuação do estado judaico e começam manifestações de um milenar ódio aos judeus?
    Siga-nos em:
    Instagram: / observador
    Facebook: / observadorontime
    Twitter: / observadorpt
    RUclips: / observadorpt
    Ou através do site: observador.pt/

Комментарии • 94

  • @ConceicaoBorges-ky4fw
    @ConceicaoBorges-ky4fw Месяц назад +10

    O melhor debate a que tenho assistido ultimamente. É pena não ser transmitido nas Tv's em horário nobre, há muitas pessoas que precisavam de o ouvir.
    Parabéns a todos.

    • @kunftacer7137
      @kunftacer7137 Месяц назад +1

      Isto não é um debate, isto é mais Propaganda Israelita que outra coisa?

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +2

      @@kunftacer7137gostas da Gaza não é?

    • @kunftacer7137
      @kunftacer7137 Месяц назад

      @@cslc3980 fumar umas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

  • @ligiacerqueira1721
    @ligiacerqueira1721 Месяц назад +7

    Muito obrigada! Eu defendo a tese de que o ódio ostensivo demonstrado por algumas pessoas e grupos a Israel é uma forma de antissemitismo. Se considerarmos as consequências, (dessas atitudes e comportamentos) o que se pode verificar é o preconceito, a discriminação, a falta de empatia e até a violência. É claro que esse ódio apresenta manifestações diferenciadas, consoante os grupos/etnias. O ódio de alguns palestinos, os do Hamas/terroristas a Israel teve como consequência a absoluta violência e crueldade, portanto, é claro, para mim, que se trata de antissemitismo. Quanto ao ódio de outros grupos a Israel, por exemplo, de Europeus, as coisas apresentam manifestações muito diferentes, dado que vivemos em democracias, mas a existência de preconceitos é também uma forma de antissemitismo. Qualquer atitude e/ou comportamento que não "olhe o diferente", o judeu e/ou israelita, com "respeito e empatia", é a meu ver, antissemitismo, mais ou menos dissimulado ou até, mais ou menos "consciente". Ainda mais que o Estado de Israel é uma democracia e não uma ditadura..

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +1

      Comentário lúcido 🫶

    • @user-uk8em1bt1o
      @user-uk8em1bt1o Месяц назад

      Na árvore genealógica começamos com Noé como os seus 3 filhos, Cam, Sem e Jafé.
      Na genealogia de Sem temos os povos Semitas. (quem é contra chama-se anti semita).
      Abraão descende dos Semitas pai do povo Hebreu, e pai de Ismael,("o bastardo") profeta no Islamismo e com forte ligação á sua origem.
      Para ir direto à questão. O ANTISEMITISMO LIGADO SOMENTE A PERSEGUIÇÃO DOS JUDEUS E ESTÚPIDO, ou então eu não percebo nada nisto e gostaria que me explicassem, por favor.
      As línguas e culturas semíticas têm uma história muito mais antiga, anterior à época tradicionalmente associada a Abraão. As línguas semíticas são faladas há milhares de anos em várias regiões do Médio Oriente e do Norte de África. A língua acádia, por exemplo, é uma das mais antigas línguas semíticas conhecidas e remonta a cerca do terceiro milénio a.C.
      Os semitas, enquanto grupo linguístico e cultural, existiam antes da figura bíblica de Abraão, PORTANTO O QUE OS JUDEUS ESTÃO A FAZER NAO E UMA APROPRIAÇÃO CULTURAL, É UMA EXCLUSIVIDADE CULTURAL.

    • @ligiacerqueira1721
      @ligiacerqueira1721 Месяц назад

      @@user-uk8em1bt1o Boa tarde. Segundo alguns historiadores, Abrão não existiu de facto, mas foi somente uma personagem mítica. Eu conheço a história bíblica, mas, apesar de católica, reconheço sobretudo, os estudos históricos. Pelo que sei, os hebreus remontam ao séc. XI ou XII a,c. e eram um povo nómada. E, sim, tem razão, em termos bíblicos os semitas e os árabes têm uma origem comum. Também pesquisei e em termos de ADN, os palestinos têm 84% em comum com os antigos hebreus. E, não considero que os judeus estejam a apropriar-se culturalmente de nada, porque de facto, há muito, nomeadamente, com o advento do islamismo, judeus e árabes são diferentes culturalmente. Acho que não é a genética ou a biologia que diferencia as etnias, mas sobretudo a cultura, que engloba vários aspetos, como tradições, hábitos, valores, religião, etc. E, de facto, vemos a diferença abissal entre a atual Israel (estado democrático, que aceita qualquer religião e até onde existem árabes israelitas, com cargos relevantes) e as teocracias islâmicas (ditaduras, não aceitáveis, para a civilidade e onde nenhum judeu é aceite nem tolerado).

    • @Alchimystic
      @Alchimystic Месяц назад

      Sabendo que todos os povos daquela região são semitas (e não apenas os judeus), o actual governo de Israel é anti-semita. Mas dá muito jeito usar o Holocausto e acusar os críticos de anti-semitas para justificar a sua barbárie

  • @susanagravato70
    @susanagravato70 Месяц назад +12

    O ódio a Israel e aos judeus são provocados pela Imveja do sucesso do Povo Israelita.

    • @jmontoya1972
      @jmontoya1972 Месяц назад +3

      Bingo, nem mais.

    • @Jacque28561
      @Jacque28561 Месяц назад +1

      Exactamente! Chamam genocida a Netanyauh, mas se os misseis que mandaram para lá não tivessem sido interceptados, talvez não sobrasse pedra sobre pedra! A dor da canalha, é que as armas fabricadas contra Israel , não prevalecem! O mundo a mandar mantimentos e material necessário e o hamass a roubar e vender. Tubos de canalização foram roubados e com isso fabricaram misseis! Depois simulam compaixão pelos palestinianos. Mas deixam-nos passar fome, apesar dos carregamentos de ajuda humanitária! Eles que continuem a agir assim, que o caminho é mesmo esse. Até ao degredo final!

    • @susanavieira8009
      @susanavieira8009 Месяц назад +2

      Exactamente.

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад

      Disse tudo 🙌🏻🙌🏻

    • @kunftacer7137
      @kunftacer7137 Месяц назад +1

      Isso é o que os Nazis dizem aos antepassados dos Israelitas!

  • @joaosacramento4428
    @joaosacramento4428 Месяц назад +6

    Realmente, eu ficaria envergonhado de estar a partilhar o festival da canção com as minhas filhas. Pelos motivos avançados pela Helena: tipo lap dance (não por estas palavras) e por transformar um festival de música num ato político. Citando um amigo:
    Tenho más notícias: o mundo vai ababar".

    • @joaosacramento4428
      @joaosacramento4428 Месяц назад

      Acabar...

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад

      Aquilo já não é um festival! É uma propaganda pornostar de promoção LGBTQIMNOP

  • @monteirodavid
    @monteirodavid 6 дней назад

    Helena Matos, quero dar-lhe os parabéns. Costumo ouvir o Contra-Corrente assiduamente e talvez hoje tenha sido uma das suas intervenções mais tocantes. Os parabéns à restante equipa e continuem o vosso excelente trabalho.

  • @antoniorosado5647
    @antoniorosado5647 Месяц назад +3

    Portugal se manda-se o zé C. B. Para o festival politico (rock) cantar a mula da comprativa enrolado na bandeira do hammas tinha ganho o primeiro prémio

  • @susanagravato70
    @susanagravato70 Месяц назад +7

    Concordo com a Helena o Festival da Canção tornoy-se uma fantochada à nossa custa

  • @joaosacramento4428
    @joaosacramento4428 Месяц назад +3

    Já agora: Sim este processo a que assistimos é anti semita, neste caso, anti capitalismo. O que move este movimento anti Israel são questões económicas e religiosas.

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +2

      Sem dúvida, o que move este ódio a Israel é sem dúvida o binómio comunismo versus capitalismo! Para a esquerdalha, Tudo o que represente capitalismo é para aniquilar

  • @ruinv
    @ruinv Месяц назад +9

    Para mim a questão é muito simples: por causa do que se está a passar na faixa de Gaza justifica a perseguição de judeus em qualquer parte do mundo? Perseguir estudantes judeus nas universidades americanas e europeias? Só por serem judeus?
    Então também poderemos perseguir qualquer muçulmano por causa dos inúmeros atentados terroristas perpretados há décadas por islamitas? Então também estão justificados os actos sucedidos recentemente no Porto?
    É que se começamos a justificar perseguições a determinadas comunidades por aquilo que alguns países fazem, só porque exista alguma identificação em comum, não sei onde iremos parar...
    Só fico absolutamente perplexo é esta perseguição anti-semita estar a ser implementada por esquerdistas sempre tão ativistas no combate ao racismo!...

    • @jmontoya1972
      @jmontoya1972 Месяц назад +3

      Excelente comentário.

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +1

      Parabéns pela lucidez 👏👏👏

  • @diogomiguel2121
    @diogomiguel2121 Месяц назад +8

    Deviam aplicar a ideia de os juris votaram contra Israel e o público votou a favor de Israel. Deviam aplicar a mesma teoria ao chega. Pois os comentadores tais como os senhores estão sempre a criticar o chega mas os cidadãos votam chega é exactamente igual !!!!

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад

      Disse tudo 👏👏👏!!! É exatamente isso

  • @ritart05
    @ritart05 Месяц назад +2

    Há uma confusão com os povos semitas que é preciso esclarecer. Neste exacto momento, há povos semitas no sudeste da Turquia, nordeste da Síria e norte do Iraque. E semitas residuais em Gaza (80 por cento) e Israel (20 por cento). Confundir semitismo com judeus é um erro muito ocidental.

    • @Janeka-xj2bv
      @Janeka-xj2bv Месяц назад +1

      Finalmente um comentário inteligente.

    • @user-uk8em1bt1o
      @user-uk8em1bt1o Месяц назад +1

      Completamente d'acordo consigo. Na árvore genealógica começamos com Noé como os seus 3 filhos, Cam, Sem e Jafé.
      Na genealogia de Sem temos os povos Semitas. (quem é contra chama-se anti semita).
      Abraão descende dos Semitas pai do povo Hebreu, e pai de Ismael,("o bastardo") profeta no Islamismo e com forte ligação á sua origem.
      Para ir direto à questão. O ANTISEMITISMO LIGADO SOMENTE A PERSEGUIÇÃO DOS JUDEUS E ESTÚPIDO, ou então eu não percebo nada nisto e gostaria que me explicassem, por favor.
      As línguas e culturas semíticas têm uma história muito mais antiga, anterior à época tradicionalmente associada a Abraão. As línguas semíticas são faladas há milhares de anos em várias regiões do Médio Oriente e do Norte de África. A língua acádia, por exemplo, é uma das mais antigas línguas semíticas conhecidas e remonta a cerca do terceiro milénio a.C.
      Os semitas, enquanto grupo linguístico e cultural, existiam antes da figura bíblica de Abraão, PORTANTO O QUE OS JUDEUS ESTÃO A FAZER NAO E UMA APROPRIAÇÃO CULTURAL, É UMA EXCLUSIVIDADE CULTURAL.

  • @cesargarciaaveiro
    @cesargarciaaveiro 26 дней назад

    Excelente abordagem.
    Depois de ler alguns dos comentários escritos até agora, fico surpreendido com algumas "cabecinhas pensadoras", não sei onde estavam ou estão... por exemplo em relação aos CURDOS, lá ao lado, povo que levou e leva pancada na Turquia, no Iraque, Síria e Irão. Gaseados nas aldeias... bem, passando a história, que alguns não gostam, a situação atual do povo Curdo é baseada numa autonomia regulada e também pela perseguição que sofrem por parte de grupos jihadistas... sempre a combater para sobreviver, só tem pátria quem sabe lutar, só tem pátria quem sabe morrer! Onde estão os pró-Curdos? Não estão, não existem, com os Curdos não se atinge Israel, os Judeus... ou os brancos das sociedades ocidentais!
    As pessoas deviam ter a perfeita noção que povo Palestiniano é utilizado pelos terroristas do Hamas e pelos Pró-Palestinianos para combater Israel, contra Judeus e contra a Civilização Ocidental... que é culpada de todos os males! Estão a ser usados até pelas Nações Unidas... Demagogia feita à maneira!
    Sobre a Eurovisão e a tal Cultura Pop ou seja, massas influenciadas pelo entretenimento, o Mundo anda a celebrar a loucura. O que nos devia orgulhar, embaraça-nos e o que devia embaraçar-nos, orgulha-nos!

  • @vaniaandrade9671
    @vaniaandrade9671 Месяц назад +3

    Helena Ramos e Helena Ferro Gouveia, completamente de acordo!!! 👏

  • @joaosampaio4039
    @joaosampaio4039 Месяц назад

    To organized Jewry, Gentile patriotism means nationalism; nationalism means “fascism”, and fascism means “antiSemitism”.

  • @zecamosca
    @zecamosca Месяц назад +3

    Se começarmos a andar para trás, deixa-se de chamar Palestina, e começa-se a chamar Judeia.

    • @kunftacer7137
      @kunftacer7137 Месяц назад

      Isso é na mitologia deles, não é na verdadeira história daquela região!

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Месяц назад +2

    Sobressaia em nome da União Civilizacional que nos deve reunir como diria a Unesco (onde estão estes belos valores?) o meu agradecimento a todos os participantes. Gratidão.

  • @ruivasco5122
    @ruivasco5122 Месяц назад

    O que é que o "sangue judeu" para todos os portugueses terem um "bocado"?
    Os portugueses oriundos de outras partes do globo tb terão esse "sangue"?
    Eu sei que há muitos judeus da Etiópia, terei do mesmo sangue?

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад

      Que questão tão filosófica a sua 😂😂😂! Digna de quem tem 2 neuronios

    • @ruivasco5122
      @ruivasco5122 Месяц назад

      @@cslc3980, a minha questão ser digna de um escrito seu, quando há tanto mais assunto por estes redes já é algo de relevo.
      Muito agradecido.

  • @mamaducamara2859
    @mamaducamara2859 Месяц назад

    Os africanos nao foi igual com os Holandeses?

  • @honorindadelindro3357
    @honorindadelindro3357 Месяц назад

    o juri portugues deu 0 a França, porque????? a França dá sempre imensos pontos a Portugal ainda este ano deu 12 , senti vergonha do nosso voto do juri.

  • @antoniocosta4832
    @antoniocosta4832 Месяц назад

    Odeiam o chega....

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Месяц назад

    Preocupa me sim a defesa dos Judeus praticantes do Rito, dos Muçulmanos e dos Cristãos.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Месяц назад +1

    Pode ser se anti sionista, uma posição pessoal que assumo, mas não antissemita. Por outro lado pode ser se anti Judeu o que não é Aceitável sem se ser antissemita, é uma das confusões a que as pessoas vitimas do Sionismo caem com facilidade, mas que está incorrecta pois o Sionismo não se confunde também com a condição Judaica. Judaísmo é confissão religiosa como Cristianismo e Islamismo. Semitismo é condição etnico racial que os Portugueses partilham em seu ADN. Sionismo é um movimento político que nasceu do Iluminismo Judaico no S XVIII a partir de um grupo dissidente autoritário que era o Mishrad. Este movimento foi perseguido por uma Fatua dos Judeus que continuaram a seguir o Rito na Europa Central e Oriental. Entretanto o Sionismo que procura confundir a Religião com um Estado (a busca de Sião, um problema resolvido na Diáspora contemporânea do Rei David na Península Ibérica pela manifestação do conforto: Eu estou bem aqui, aqui me integrei, aqui (com ac grave no 1 a) pertenço. Esta resposta é cerca de 400 anos anterior a Cristo na Península Ibérica sabendo que David vence Golias ca de 500 aD), evoluiu para um laicismo (como diriam os Republicanos de origem cristã) total e totalitário. Portanto ser anti sionista é tão somente ser contra o movimento político laico judaico com origem no Mishrad do S XVIII. É como ser anti stalinista ou anti hitleriano, sendo que há evidencias claras que os perseguidos pelo Nazismo foram os Judeus praticantes do Rito que são da mesma estirpe etnica que os saxonicos. Sao Khazaares, Lituanos e Polacos.Os seus irmãos de sangue sionistas são claramente responsáveis pelo genocidio religioso dos seus irmãos. A questão é tanto mais problemática quanto se verifica que os alemães, não comprometidos com o Judaísmo ou o Sionismo, eram Orientalistas. E esta situação ajuda a entender a clara perseguição que é dirigida aos Muçulmanos porque são tomados pelos fascistas e assim se designa Islamo fascismo da parte de pessoas que não tem nada a ver com o fascismo pois o feixe de lictores foi mussoliniano e hoje integra os símbolos francês e norte americano. Portanto há uma "justificação ' profundamente antissemita arabe (são os ocupantes do Oriente Médio em conflito) extensível aos Otomanos (os Turcos) e aos Parsi (os Iranianos e uma casta indiana) talvez por estes serem os verdadeiros Arianos. Há aqui uma perigosa mistura em que um revisionismo ocidentalista antissemita virado contra o Islão usa o reconhecimento do Orientalismo nazi (que tinha uma serie de elementos de ideal que qualquer pessoa pode ter sem ser nazi por isso) para justificar em nome de um anti nazismo perpétuo a clara repressão do Oriente Médio e a presença do Estado colonial de Israel (é a semantica de Kibbutz) na Região, o que é confortável para um certo imperialismo mundial pois desde Telavive se atinge a vôo do míssil o Mundo inteiro. Da China, a Rússia, a Índia, está no caminho terrestre como se sabe, a Turquia, a Europa se se portar mal, a Africa... Portanto isto enferma de uma grande confusão de argumentos e não pode uma pessoa ser apelidada de fascista por analizar pois eu apelo a Paz e os Sionistas como movimento político respondem por uma possível iminente Guerra Global desconhecida.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Месяц назад +1

    Enfim, eu posso acrescentar que não existe qualquer Clash civilizacional entre as várias civilizações pois a Religião, o que caracteriza um Povo por o Religar, tem toda ela a mesma vontade de reunir. Ora verificamos que a Religião Cristã hoje (encíclica Fratellis tuttis), a Muculmana (que rejeita claramente a vingança pelo passado, Surata An Man que justificou a assunção da fé muculmana por um ex SG da Nato Alemão que justificou e ninguém o vai acusar de Orientalismo nazi ou irão por todas as pessoas em grave perigo e desenvolver a insegurança), e a Judaica que no tocante aos Judeus praticantes do Rito recusou desde 1947(ver o discurso do Rabim Mor de Jerusalém, um originário da Europa Central) a criação do Estado de Israel. Portanto nem sequer há Clash civilizacional entre as varias civilizações.
    Há sim uma enorme rede de mentiras que estão a atar a humanidade.

  • @user-uk8em1bt1o
    @user-uk8em1bt1o Месяц назад +2

    Na árvore genealógica começamos com Noé como os seus 3 filhos, Cam, Sem e Jafé.
    Na genealogia de Sem temos os povos Semitas. (quem é contra chama-se anti semita).
    Abraão descende dos Semitas pai do povo Hebreu, e pai de Ismael,("o bastardo") profeta no Islamismo e com forte ligação á sua origem.
    Para ir direto à questão. O ANTISEMITISMO LIGADO SOMENTE A PERSEGUIÇÃO DOS JUDEUS E ESTÚPIDO, ou então eu não percebo nada nisto e gostaria que me explicassem, por favor.
    As línguas e culturas semíticas têm uma história muito mais antiga, anterior à época tradicionalmente associada a Abraão. As línguas semíticas são faladas há milhares de anos em várias regiões do Médio Oriente e do Norte de África. A língua acádia, por exemplo, é uma das mais antigas línguas semíticas conhecidas e remonta a cerca do terceiro milénio a.C.
    Os semitas, enquanto grupo linguístico e cultural, existiam antes da figura bíblica de Abraão, PORTANTO O QUE OS JUDEUS ESTÃO A FAZER NAO E UMA APROPRIAÇÃO CULTURAL, É UMA EXCLUSIVIDADE CULTURAL.

    • @ligiacerqueira1721
      @ligiacerqueira1721 Месяц назад

      De facto, em termos bíblicos tem razão, mas, segundo, a maioria dos historiadores, a figura de Abrão e de outros patriarcas, são figuras míticas. E, não considero que a biologia caracterize qualquer etnia ou povo. O mais importante para a identidade de qualquer etnia/povo é a sua cultura (tradições, valores, hábitos, religião, moral, ética, etc.). E, se reparar, desde o aparecimento do islamismo, verifica-se uma diferenciação cultural acentuada entre os judeus e os árabes islâmicos. Basta, Israel ser um Estado democrático, que aceita qualquer religião e onde existem palestinos - israelitas com lugares de relevância e as Teocracias islâmicas, onde existem valores e leis avessos à civilidade. Nenhuma teocracia islâmica aceita ou tolera judeus, e Israel aceita todas as pessoas de bem. Além disso, não existem grupos israelitas terroristas, já o mesmo não se pode dizer de islâmicos. Há grupos islâmicos (não me refiro a todos os islâmicos, como é óbvio) que têm propagado o Mal, pelo mundo inteiro, com atos abomináveis e de extrema crueldade.

  • @anafernandes225
    @anafernandes225 Месяц назад +1

    O mais difícil de explicar é a indiferença dos jornalistas portugueses face a um genocídio.
    E a própria população portuguesa está completamente alienada pela informação televisiva e incapaz de observar, ver, ouvir e ter uma opinião própria.

    • @sdn7474
      @sdn7474 Месяц назад +1

      O voto na canção de Israel indica o contrário. Apesar de os media ou redes sociais terem vozes mais vocais parece que há um grupo maior, silencioso, que pensa diferente

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад

      Acho que deveria deixar de ver os programas da Cristina e de ser manipulável

  • @rucalo1946
    @rucalo1946 27 дней назад

    Palhaços

    • @cesargarciaaveiro
      @cesargarciaaveiro 26 дней назад

      Quem são os PALHAÇOS? Tu, Nós, Vós ou Eles?

  • @user-uk8em1bt1o
    @user-uk8em1bt1o Месяц назад +2

    O ANTISEMITISMO LIGADO SOMENTE A PERSEGUIÇÃO DOS JUDEUS E ESTÚPIDO, ou então eu não percebo nada nisto e gostaria que me explicassem, por favor.
    As línguas e culturas semíticas têm uma história muito mais antiga, anterior à época tradicionalmente associada a Abraão. As línguas semíticas são faladas há milhares de anos em várias regiões do Médio Oriente e do Norte de África. A língua acádia, por exemplo, é uma das mais antigas línguas semíticas conhecidas e remonta a cerca do terceiro milénio a.C.
    Os semitas, enquanto grupo linguístico e cultural, existiam antes da figura bíblica de Abraão, PORTANTO O QUE OS JUDEUS ESTÃO A FAZER NAO E UMA APROPRIAÇÃO CULTURAL, É UMA EXCLUSIVIDADE CULTURAL.
    Resumindo para quem nao entendeu, neste caso os palestianos em gaza e cisjordania tambem sao SEMITAS.
    O pessoal do Observador so conta o que interessa para Israel e para a sua propaganda

  • @Janeka-xj2bv
    @Janeka-xj2bv Месяц назад

    "O ódio a Israel é uma forma de anti-semitismo" é exactamente o que Israel quer que se pense. Os Hebreus, sem a sensação de estarem sempre a ser perseguidos, perdem parte da sua identidade.

  • @LuisBorges-yz7vw
    @LuisBorges-yz7vw Месяц назад +1

    Enquanto não normalizarem o facto de o estado de Israel ser um estado invasor, agressor e criminoso será muito dificil de diferenciar antissemitismo com uma normal critica ao estado de Israel pelo seu comportamento.

    • @Jacque28561
      @Jacque28561 Месяц назад +2

      @LuisBorges-yz7vw, quem entrar na sua casa a matar também é um invasor. Certo? Mas a 7 de Outubro foi Israel que foi invadido! Certo? Então deixe de ser cretino!

    • @cslc3980
      @cslc3980 Месяц назад +1

      Já foste a Israel ao menos? Ou nunca saíste da gruta de Mira D’aire??? 😂😂😂