NOSSA EU ME LEMBRO EU ASSISTI, QUE SAUDADE BOA ❤😊.JÁ DEI O LIKE .GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO O "MARCO FREITAS "É SENSACIONAL COMO COMENTARISTA EU AMO MARQUINHO 😊❤❤.
Na verdade essa Seleção Brasileira começou a se destacar dois anos antes,com o vice-campeonato do Mundial de 1982,disputado na Argentina.Perdemos de 3x0 da Rússia na final,mas ali começava uma nova era para o vôlei masculino.Era um grande time.Pena que perdeu o Mundial e a Olimpíada de 84,mas ganhou o Pan de 1983.Eles mereciam ter ganho mais títulos.Mas têm um valor imensurável para o vôlei brasileiro.
Se o nosso vôlei é o que é hoje, é graças a essa "Geração de Prata", que tinha craques como William, Renan, Xandó, Montanaro, Domingos Maracanã, Bernardinho, Rui, Marcus Vinícius, Bernard. Por esse feito, que infelizmente não vi jogar, mas com as histórias que sempre ouvi falar, é que gosto muito desse esporte.
Tive o prazer de treinar por um ano na Pirelli , na ocasião como banco do banco de reservas....rs....lembro que a cada final do nosso treino era a oportunidade de ver esses monstros em ação. A emoção de assistir um Pirelli X Atlântica boa vista era única. Parabéns por terem conseguido fazer o país a se tornar essa potência que somos hoje !!!
O Marcos Vinicius está certo, recordar é viver! Essa prata valeu ouro, pois abriu os caminhos pra glória do voleibol brasileiro nos anos que vieram! Bravi!
Bernardinho tecnico do Brasil lá em 84;eles tinhas levado o Ouro.Ganhou Ouro como Técnico o melhor de todos os tempos. Bernardinho é Visionário sonhador,tanto que Campeão mundial brilhantemente.
Eu assisti esse jogo pela Tv e foi triste a derrota do time brasileiro. Todos tinham uma grande esperança e expectativa pela vitória ✌. Esse é o nosso eterno time masculino do vôlei do Brasil 👍🙏🖤
Bebeto de Freitas ... :( RIP ... Nunca me esqueço dessa geração do volei. Quem não tentou imitar o Bernard no saque Jornada nas estrelas ou o saque do Renan no Viagem ao Fundo do Mar? Hua hua hua huaaaaa ...
O Amauri disse que quando voltaram do campeonato mundial da Argentina, tinham virado celebridades. Engano dele, viraram celebridades antes disso, durante o mundialito, com a transmissão dos jogos ao vivo pela Record, com a narração vibrante do inesquecível Luciano do Valle. Lembro-me que o Luciano dava muita ênfase às seleções medalhadas, coisa que o Brasil ainda não era, mas que ele tinha certeza de que seríamos e nós acreditamos nisso também. Aí fomos medalha de prata no mundial de 1982, frente à URSS e, de novo, na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, frente aos donos da casa. Pronto! Éramos medalhados e daí em diante, fomos subindo e estamos há duas décadas entre os melhores do mundo!!! Parabéns a essa geração que nos proporcionou isso! Não nos esquecendo das meninas também, que medalharam em Atlanta, em 1996, sob o comando de Bernardinho como técnico!
Para mim Bernard Rajzman foi sempre o melhor jogador de voley brasileiro da historia, talvez um dos 3 melhores do mundo, pelo menos desde os anos 80 pra cá , não vi bebeto e outros jogarem mas o brasil ja tinha um grande time nos anos 70, Bernard era completo, inteligente, lider, intuitivo, criativo (saque jornada) e ainda atacante de rede sendo baixo (menos de 1,90), a vitoria nas olimpiadas de 84 elevaria esta geração brilhante para geração de ouro, e foi uma pena que dois anos depois da grande queda do futebol contra a italia o volei tenha experimentado o seu dia tragico, chegamos em los angels como favoritos e naquele tempo a unica selecao que nos derrotava era a uniao sovietica, um time tatico e alto, forte, uma maquina, as demais selecoes eram freguesas nossa, inclusive os estados unidos que logo de cara perderam para nos numa partida de grupo em los angeles, entao quando chegamos na final parecia que estava tudo ganho, nao era a URSS pois tinham boicotado os jogos, entao para o torcedor o brasil entraria em quadra apenas para formalizar a vitoria, mas de repente as coisas nao sairam bem , fomos bem marcados e tomamos um baile, 3x0 facil, ninguem acreditava, mas por outro laddo estava nascendo a grande potencia do voley da decada que naquele jogo apenas saiu do ovo, os EEUU, um time alto, forte e tecnico, que inclusive se impôs posteriormente a imbativel URSS, um time com talentos como Buck, um meia de rede com mais de 2 metros e o fenomeno kirt kiraly, alto, forte e imarcavel, talvez o melhor jogador da historia do voley, talvez nao tao tenico como bernard mas por sua estatura se tornou imarcavel, rapido, nao errava, graças a kiraly e esta geração eles ganharam mundiais e olimpiadas até a ascenção da italia, no inicio dos anos 90, que foi a potencia da decada, superando o brasil de tande, negrao e mauricio, foram 6 ou 7 anos de dominio americano absoulto no voley, depois decairam, a italia dominou os anos 90 e o brasil de bernardinho os anos 2000, bernardinho que jogou ao lado de bernard naquela selecao de prata, bernardinho conseguiu talvez a mais longa hegemonia e quantidade de titulos de uma selecao por quase 15 anos seguidos, nao duvido que bernardinho se fosse candidato a presidente da republica em 2018 levaria ja no 1o turno, essa a verdadeira meritocracia, quem faz bem feito merece oportunidades, quem nao faz merece o esquecimento
Acho que você se esqueceu da medalha de ouro do Brasil de 1992, aliás, medalha que a Itália não conseguiu ganhar até hoje. Então, o domínio italiano não foi durante a década de 90 inteira. Não ganhou a olimpíada de 92 nem de 1996, portanto, não dominou nada, talvez só as ligas mundiais.
Pois é né, que ironia, essa seleção de volei tem a mesma trajetória da seleção de 82 de futebol, grandes equipes que não ganharam, mas são referências até hoje do que é ser times de fino trato. Agora uma coisa, essa camisa da seleção de manga comprida não incomodava? Os caras era o tempo todo levantando a manga.
O Bebeto de Freitas, técnico desta seleção, disse num documentário que os EUA, quis perder para o Brasil na primeira, afim de observar as principais jogadas desta seleção. Esta derrota foi doida, bem no dia do meu aniversário.
Verdade, eu acho que os EUA entregaram aquele jogo para tipo criar uma falsa ilusão nessa seleção, mas na hora que era pra valer, trucidaram o Brasil, nunca que o Brasil ia conseguir ganhar de 3 a 0 daquela seleção americana kkk
@@security2606 Em Atlanta 1996, Cuba fez a mesma coisa. No vôlei Feminino. Na primeira fase, deixou o Brasil ganhar de 3x0. Viu todas as jogada do Brasil. E depois, todos sabem.
Não se pode esquecer que o Brasil ficou em delírio com vólei, bem antes de 84 !!! Me lembro como se fosse hoje a torcida fanática que tínhamos por este time, no Mundial de 82 na Argentina !!! Acho que tudo começou bem antes de 84 !!!
Sou do tempo do vôlei Bradesco, Pirelli... E acompanho o crescimento e as glórias do nosso vôlei, pena que com a saída do Bernardinho a tendência é ficarmos um tempo na fila.
Disseram várias vezes (não sei se é verdade) que uma desunião (briga) entre os jogadores brasileiros causaram a derrota, sem união, sem sucesso. Mas ganhar a prata, em uma época em que havia também a URSS, foi fantástico.
Não, a seleção norte americana era melhor. Começava ali uma dinastia dos EUA q duraria até 1988. Aquela seleção americana, tinha kiraly ( único jogador tricampeão olímpico em quadra e na praia), Timmons e Pat Powers. Era um timaço, e ganhou tudo q disputou entre 84 e 88.
@@ultronwarlock1915 concordo com vc, o bernardinho diz no livro dele que vence nao quem esta melhor, mas quem se prepara melhor, e para mim o time americano se preparou mais , treinou mais , jogou mais partidas preparatorias, e quis sempre o ouro, o brasil queria ser medalhista e achou que depois do boicote russo e da vitoria por 3 x 0 na fase preliminar era franco favorito , acho que deu uma desconcentrada, fora o fato do time nao estar coeso e com problemas de relacionamento , aí fica dificil ganhar
@@edvaldodominguessantos6109 Exatamente, pouca gente sabe, mas os norte americanos sabiam que sediariam a Olimpíada de 84 desde 80, e não tinham uma seleção de vôlei de quadra competitiva. O que fizeram?? Criaram a equipe durante os 4 anos, selecionando jogadores nas universidades e no vôlei de praia. Prepararam a equipe durante todo esse tempo, fazendo vários amistosos contra a URSS, a maior potência mundial de vôlei a época. Treinaram à exaustão, pois imaginavam que enfrentariam os soviéticos em uma possível final. Tiveram a sorte do boicote, e chegaram a Olimpíada com sangue nos olhos, e o único rival, eles sabiam que era o Brasil: o vice campeão mundial em 82 e campeão pan americano em 83. Mas prepararam uma geração para reinar absoluta no vôlei, e conseguiram: esta geração de norte americanos perdeu apenas o Godwill Games em 86, disputado em Moscou, uma espécie de Jogos da Amizade, que teve apenas duas edições, para aproximar russos e americanos. Para mim, é até hoje a mais talentosa geração de voleibol que vi jogar: eles faziam uma enorme quantidade de jogadas de vôlei de praia, na quadra.
@@marcostavares4762 Vice contra os Russos, vice contra os EUA em Olimpíadas, Várias vezes vice em Mundias, e Ligas, vice contra Polônia e otros paises, deve ter sido vice umas 8 a 10x.
O curioso é que essa foi a quarta final olímpica em que uma seleção começa ganhando de 2 a 0 e o adversário vira o jogo! Isso aconteceu 3 vezes no feminino em Seul 88 (Peru 2 x URSS 0) URSS 3 X Peru 2 Final! Sidney 2000 (Rússia 2 x Cuba 0) Cuba 3 x Rússia 2 Final! Atenas 2004 (Rússia 2 x China 0) China 3 x Rússia 2 Final! E 1 vez no masculino Londres 2012 (Brasil 2 x Rússia 0) Rússia 3 x Brasil 2!! Acho que é bem arriscado o 3º set de uma final olímpica quando se abre 2 a 0! A concentração e agressividade tem que vir redobradas!! ·
+R Von Kluge Minha observação foi em relação a Olimpíada de Londres que o Brasil perdeu de 3 a 2 para a Rússia, estranho que isso aconteceu em 4 finais olímpicas uma seleção vencer a outra por 3 a 2 de virada! Mas em Los Angeles o Brasil não conseguiu levar para o tie break e ser campeão! Foi 3 a 0 para eles! Mas essa foi a chave de prata para abrir as portas para nossos 2 ouros olímpicos!
Com certeza cara. Vale lembrar que o Brasil teve o match point no terceiro set en London 2012. O Giba chegou a entrar no finalzinho do terceiro set. O duro é saber que os russos jogaram dopados
Vi essa final pela TV e depois disso procuro esse jogo para rever e não encontro em lugar algum. Se alguém souber onde é possível ver o VT completo dessa final olímpica de 1984 e da final do pan de 1983 em que o Brasil venceu Cuba, por favor me responda.
rogerio tem um rapaz chamado romulo que vende dvd de jogos no mercado livre , ele tem a final de 84 , mas esta só comentada pelo silvio luiz e o montanaro, a narraçao do luciano do valle fica de fundo bem baixo, mas da pra ver o jogo inteiro, procura dvd volei no mercado livre e pode encomendar , deve estar uns 20 reais no maximo
@@ProfessorAbrita esta completo , eu comprei, o unico porem é a narraçao que nao esta original , vc assiste o jogo e e comentado pelo montanaro , lembrando as historias da epoca e da final, mas esta completo sim , nao é compacto
hj em dia estamos numa nova Geração de Prata,prata na Liga Mundial de 2011,prata nas Olimpiadas 2012,prata na Liga Mundial 2013,prata Liga Mundial 2014,prata no Campeonato Mundial 2014
+Alan Freires Não passa nem perto. A geração de 1984 foi pioneira, enfrentou na final provavelmente a maior seleção dos Estados Unidos da história: que tinha Karch Kiraly e Steve Timmons. E foi a PRIMEIRA medalha do volei brasileiro na história dos jogos olímpicos.
Naniavt Esta seleção atual é boa, mas não enfrentou: Karch Kiraly, Steve Timmons, Dusty Dvorak, Pat Powers, Craig Buck, Doug Partie, Scott Fortune e Bob Cvrtlik,.....um dia veja algum vídeo daquela seleção dos Estados Unidos, e o que Bebeto de Freitas ou Bernardinho achavam dos EUA dos anos 80.
Badalhoca esta certo , o brasil era superior a equipe americana e já tinha provado isso com o vice campeonato mundial dois anos antes , além do nosso elenco não ter pontos fracos , enquanto que os eua apesar de toda a inovacao tatica e contando com kiraly , buck , timmons , dvorack e powers tinham o restante do grupo extremamente medíocre
@@denilsonsilva1332 oxe muitas equipes já fizeram isso no decorrer da história, não só de vôlei mas de futebol também , perdem e entregam na hora que convém , só não perdem na hora que e pra valer kkkk, por exemplo, Brasil contra a Franca em 98 , etc kkk
@@security2606 cada jogo é uma história. Estados Unidos pode ter se preparado melhor para o 2° jogo e anulado nossos pontos fortes. O Brasil claramente nervoso não jogou ness final nem em 98 no futebol. Simplismente o adversario foi superior no dia e ponto.
Bernardinho gênio. Ainda ganhou mais um ouro em 2016. Maior técnico da história do vôlei.
O Brasil é hoje uma das potência do vôlei mundial graças ao trabalho de gerações como foi a de Prata que tanto nos orgulhou. Meu muito obrigado!
NOSSA EU ME LEMBRO EU ASSISTI, QUE SAUDADE BOA ❤😊.JÁ DEI O LIKE .GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO O "MARCO FREITAS "É SENSACIONAL COMO COMENTARISTA EU AMO MARQUINHO 😊❤❤.
Comecei a gostar de VÔLEI por causa dessa GERAÇÃO
Sensacional 👏👏👏👏
Na verdade essa Seleção Brasileira começou a se destacar dois anos antes,com o vice-campeonato do Mundial de 1982,disputado na Argentina.Perdemos de 3x0 da Rússia na final,mas ali começava uma nova era para o vôlei masculino.Era um grande time.Pena que perdeu o Mundial e a Olimpíada de 84,mas ganhou o Pan de 1983.Eles mereciam ter ganho mais títulos.Mas têm um valor imensurável para o vôlei brasileiro.
Se o nosso vôlei é o que é hoje, é graças a essa "Geração de Prata", que tinha craques como William, Renan, Xandó, Montanaro, Domingos Maracanã, Bernardinho, Rui, Marcus Vinícius, Bernard. Por esse feito, que infelizmente não vi jogar, mas com as histórias que sempre ouvi falar, é que gosto muito desse esporte.
Obrigado por essas lembranças. Prata que valeu mais do que ouro.
Tive o prazer de treinar por um ano na Pirelli , na ocasião como banco do banco de reservas....rs....lembro que a cada final do nosso treino era a oportunidade de ver esses monstros em ação. A emoção de assistir um Pirelli X Atlântica boa vista era única. Parabéns por terem conseguido fazer o país a se tornar essa potência que somos hoje !!!
O Marcos Vinicius está certo, recordar é viver! Essa prata valeu ouro, pois abriu os caminhos pra glória do voleibol brasileiro nos anos que vieram! Bravi!
Grande Bernardinho. Melhor Técnico de Voley do Brasil
Foi onde comecou nossas alegrias no volei.superacao...garra...amo o volei do brasil
Tive a felicidade de assistir BrasilxEua ao vivo em 1985 aqui!Completas.
Sim, eu também tenho que fazer resumo disso
Saudoso Bebeto de Freitas. Pai do vôlei brasileiro.
Nao devemos esquecer do grande Luciano do Vale que acreditou que
outros esporteS alem do futebol eram viaveis no BRASIL.O volei que o diga.
Bernardinho tecnico do Brasil lá em 84;eles tinhas levado o Ouro.Ganhou Ouro como Técnico o melhor de todos os tempos.
Bernardinho é Visionário sonhador,tanto que Campeão mundial brilhantemente.
William era craque demais. Além de um grande líder
Considero essa de 1984 uma das camisas mais bonitas que o Brasil já usou.
Essa geração impulsionou o nosso volei para outro patamar. Viramos potencia no volei. Parabéns a essa geração.
Bernadinho é o cara: "a partida é efêmera, o importante é o processo".
Eu assisti esse jogo pela Tv e foi triste a derrota do time brasileiro. Todos tinham uma grande esperança e expectativa pela vitória ✌. Esse é o nosso eterno time masculino do vôlei do Brasil 👍🙏🖤
Simplesmente emocionante. O orgulho de levantar a bandeira do Brasil no final... Chorei
Legal esse documentário.
Essa seleção foi foda demais!
Orgulho do vôlei brasileiro 😍👏👏👏
Bernardinho é sem dúvida o maior treinador da história do esporte brasileiro.
Bebeto de Freitas ... :( RIP ... Nunca me esqueço dessa geração do volei. Quem não tentou imitar o Bernard no saque Jornada nas estrelas ou o saque do Renan no Viagem ao Fundo do Mar? Hua hua hua huaaaaa ...
Excepcionais. Foram os precursores do que temos. Pura garra, vontade, orgulho. Missão cumprida, sem dúvida alguma.
bebeto de freitas, lenda do voleibol saudades eternas
O Amauri disse que quando voltaram do campeonato mundial da Argentina, tinham virado celebridades. Engano dele, viraram celebridades antes disso, durante o mundialito, com a transmissão dos jogos ao vivo pela Record, com a narração vibrante do inesquecível Luciano do Valle. Lembro-me que o Luciano dava muita ênfase às seleções medalhadas, coisa que o Brasil ainda não era, mas que ele tinha certeza de que seríamos e nós acreditamos nisso também. Aí fomos medalha de prata no mundial de 1982, frente à URSS e, de novo, na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, frente aos donos da casa. Pronto! Éramos medalhados e daí em diante, fomos subindo e estamos há duas décadas entre os melhores do mundo!!! Parabéns a essa geração que nos proporcionou isso! Não nos esquecendo das meninas também, que medalharam em Atlanta, em 1996, sob o comando de Bernardinho como técnico!
Que equipe ❤
Emocionado aqui...
Orgulho desta prata!!
Parabéns a essa geração! Foi um expoente no vôlei nacional e que marcou todas as gerações! Vcs são campeões!!!!
Muito boa essa matéria do Sportv.
Convenhamos um tecnico levar uma seleção a quatro finais olímpicos, creio q vai ser muito difícil ocorrer de novo.
O técnico karpol russo tambem
Eu amava o Uniforme dessa seleção. Azul e amarelo. Pena que nunca mais foi usada.
Para mim Bernard Rajzman foi sempre o melhor jogador de voley brasileiro da historia, talvez um dos 3 melhores do mundo, pelo menos desde os anos 80 pra cá , não vi bebeto e outros jogarem mas o brasil ja tinha um grande time nos anos 70, Bernard era completo, inteligente, lider, intuitivo, criativo (saque jornada) e ainda atacante de rede sendo baixo (menos de 1,90), a vitoria nas olimpiadas de 84 elevaria esta geração brilhante para geração de ouro, e foi uma pena que dois anos depois da grande queda do futebol contra a italia o volei tenha experimentado o seu dia tragico, chegamos em los angels como favoritos e naquele tempo a unica selecao que nos derrotava era a uniao sovietica, um time tatico e alto, forte, uma maquina, as demais selecoes eram freguesas nossa, inclusive os estados unidos que logo de cara perderam para nos numa partida de grupo em los angeles, entao quando chegamos na final parecia que estava tudo ganho, nao era a URSS pois tinham boicotado os jogos, entao para o torcedor o brasil entraria em quadra apenas para formalizar a vitoria, mas de repente as coisas nao sairam bem , fomos bem marcados e tomamos um baile, 3x0 facil, ninguem acreditava, mas por outro laddo estava nascendo a grande potencia do voley da decada que naquele jogo apenas saiu do ovo, os EEUU, um time alto, forte e tecnico, que inclusive se impôs posteriormente a imbativel URSS, um time com talentos como Buck, um meia de rede com mais de 2 metros e o fenomeno kirt kiraly, alto, forte e imarcavel, talvez o melhor jogador da historia do voley, talvez nao tao tenico como bernard mas por sua estatura se tornou imarcavel, rapido, nao errava, graças a kiraly e esta geração eles ganharam mundiais e olimpiadas até a ascenção da italia, no inicio dos anos 90, que foi a potencia da decada, superando o brasil de tande, negrao e mauricio, foram 6 ou 7 anos de dominio americano absoulto no voley, depois decairam, a italia dominou os anos 90 e o brasil de bernardinho os anos 2000, bernardinho que jogou ao lado de bernard naquela selecao de prata, bernardinho conseguiu talvez a mais longa hegemonia e quantidade de titulos de uma selecao por quase 15 anos seguidos, nao duvido que bernardinho se fosse candidato a presidente da republica em 2018 levaria ja no 1o turno, essa a verdadeira meritocracia, quem faz bem feito merece oportunidades, quem nao faz merece o esquecimento
Acho que você se esqueceu da medalha de ouro do Brasil de 1992, aliás, medalha que a Itália não conseguiu ganhar até hoje. Então, o domínio italiano não foi durante a década de 90 inteira. Não ganhou a olimpíada de 92 nem de 1996, portanto, não dominou nada, talvez só as ligas mundiais.
Uma geração que, para mim, é de platina !!!!
MESMO COM TODOS OS TÍTULOS QUE VIERAM DEPOIS, NEM SE O BRASIL PUDESSE NÃO VOLTARIA A TER UMA EQUIPE COMO ESSA!
Fato
Prata que valeu ouro!
Essa geração foi topper velho
Uniforme patrocinado pela Rainha, Mesbla... o Brasil era muito legal nos anos 80.
Pois é né, que ironia, essa seleção de volei tem a mesma trajetória da seleção de 82 de futebol, grandes equipes que não ganharam, mas são referências até hoje do que é ser times de fino trato. Agora uma coisa, essa camisa da seleção de manga comprida não incomodava? Os caras era o tempo todo levantando a manga.
que legal, sensacional, atletas incríveis!!!!!!!!!
Simplismente um mito
O Bebeto de Freitas, técnico desta seleção, disse num documentário que os EUA, quis perder para o Brasil na primeira, afim de observar as principais jogadas desta seleção. Esta derrota foi doida, bem no dia do meu aniversário.
Verdade, eu acho que os EUA entregaram aquele jogo para tipo criar uma falsa ilusão nessa seleção, mas na hora que era pra valer, trucidaram o Brasil, nunca que o Brasil ia conseguir ganhar de 3 a 0 daquela seleção americana kkk
@@security2606 Em Atlanta 1996, Cuba fez a mesma coisa. No vôlei Feminino. Na primeira fase, deixou o Brasil ganhar de 3x0. Viu todas as jogada do Brasil. E depois, todos sabem.
@@lancaster470 kkkkk e os brasileiros trouxas achando que foi um jogo normal kkk, menos eu ne e claro que eu sabia que tinham entregado
Não se pode esquecer que o Brasil ficou em delírio com vólei, bem antes de 84 !!! Me lembro como se fosse hoje a torcida fanática que tínhamos por este time, no Mundial de 82 na Argentina !!! Acho que tudo começou bem antes de 84 !!!
É que a globo não quis dizer que foi a Record e o Luciano do Valle quem popularizou o vôlei no Brasil!
Geração de Diamante,
Eu queria ser jogador profesional, vendo essa galera jogar, bons tempos aqueles
Sou do tempo do vôlei Bradesco, Pirelli... E acompanho o crescimento e as glórias do nosso vôlei, pena que com a saída do Bernardinho a tendência é ficarmos um tempo na fila.
A força de uma medalha Olimpica
Uma pena o Nusmann ter se envolvido em escândalos,ele foi um dos responsáveis pela mudança do esporte fora das quadras.
Disseram várias vezes (não sei se é verdade) que uma desunião (briga) entre os jogadores brasileiros causaram a derrota, sem união, sem sucesso.
Mas ganhar a prata, em uma época em que havia também a URSS, foi fantástico.
Não, a seleção norte americana era melhor. Começava ali uma dinastia dos EUA q duraria até 1988. Aquela seleção americana, tinha kiraly ( único jogador tricampeão olímpico em quadra e na praia), Timmons e Pat Powers. Era um timaço, e ganhou tudo q disputou entre 84 e 88.
@@ultronwarlock1915 concordo com vc, o bernardinho diz no livro dele que vence nao quem esta melhor, mas quem se prepara melhor, e para mim o time americano se preparou mais , treinou mais , jogou mais partidas preparatorias, e quis sempre o ouro, o brasil queria ser medalhista e achou que depois do boicote russo e da vitoria por 3 x 0 na fase preliminar era franco favorito , acho que deu uma desconcentrada, fora o fato do time nao estar coeso e com problemas de relacionamento , aí fica dificil ganhar
@@edvaldodominguessantos6109
Exatamente, pouca gente sabe, mas os norte americanos sabiam que sediariam a Olimpíada de 84 desde 80, e não tinham uma seleção de vôlei de quadra competitiva. O que fizeram?? Criaram a equipe durante os 4 anos, selecionando jogadores nas universidades e no vôlei de praia. Prepararam a equipe durante todo esse tempo, fazendo vários amistosos contra a URSS, a maior potência mundial de vôlei a época. Treinaram à exaustão, pois imaginavam que enfrentariam os soviéticos em uma possível final. Tiveram a sorte do boicote, e chegaram a Olimpíada com sangue nos olhos, e o único rival, eles sabiam que era o Brasil: o vice campeão mundial em 82 e campeão pan americano em 83. Mas prepararam uma geração para reinar absoluta no vôlei, e conseguiram: esta geração de norte americanos perdeu apenas o Godwill Games em 86, disputado em Moscou, uma espécie de Jogos da Amizade, que teve apenas duas edições, para aproximar russos e americanos. Para mim, é até hoje a mais talentosa geração de voleibol que vi jogar: eles faziam uma enorme quantidade de jogadas de vôlei de praia, na quadra.
Havia desunião e uns nao falavam co outros. Estavam certos da vitoria mas os norte americamos filmaram os jogos e mataram todas as jogadas especiais
Mas vi o jogo ontem, foi uma surra. Parecia o q a feminina sofreu com os EUA em Tóquio esse ano.
Preciso fazer resumo desse vídeo me ajudem aí glr pls !!
Tbm men
O Brasil, no vôlei, nos últimos anos, voltou a ser a Seleção de Prata, sendo vice em Mundiais, na Liga, e nas Olimpíadas.
Ouro no Rio e atual campeão da liga das nações (antiga liga mundial).
@@marcostavares4762 Vice contra os Russos, vice contra os EUA em Olimpíadas, Várias vezes vice em Mundias, e Ligas, vice contra Polônia e otros paises, deve ter sido vice umas 8 a 10x.
minha prof pediu pra fazer um resumo sobre o video helpp
a minha tbm kk
Nss velho que vídeo chato
Os meus ttbm ahaha
@@mauriciocampos5157 chato?? documentário foda
O curioso é que essa foi a quarta final olímpica em que uma seleção começa ganhando de 2 a 0 e o adversário vira o jogo!
Isso aconteceu 3 vezes no feminino em Seul 88 (Peru 2 x URSS 0) URSS 3 X Peru 2 Final! Sidney 2000 (Rússia 2 x Cuba 0) Cuba 3 x Rússia 2 Final! Atenas 2004 (Rússia 2 x China 0) China 3 x Rússia 2 Final! E 1 vez no masculino Londres 2012 (Brasil 2 x Rússia 0) Rússia 3 x Brasil 2!!
Acho que é bem arriscado o 3º set de uma final olímpica quando se abre 2 a 0! A concentração e agressividade tem que vir redobradas!!
·
+Lauro Bessa Mas o Brasil perdeu de 3 x 0
De qual olimpiada vc fala?
+R Von Kluge Minha observação foi em relação a Olimpíada de Londres que o Brasil perdeu de 3 a 2 para a Rússia, estranho que isso aconteceu em 4 finais olímpicas uma seleção vencer a outra por 3 a 2 de virada! Mas em Los Angeles o Brasil não conseguiu levar para o tie break e ser campeão! Foi 3 a 0 para eles! Mas essa foi a chave de prata para abrir as portas para nossos 2 ouros olímpicos!
Com certeza cara. Vale lembrar que o Brasil teve o match point no terceiro set en London 2012. O Giba chegou a entrar no finalzinho do terceiro set. O duro é saber que os russos jogaram dopados
@@Laur033 o teu primeiro comentário não tem relação com o vídeo então.
tem previsão de quando será postado o jogão do Brasil contra Russia de 17/9/14?
Tem males que vem para o bem, talvez se tivessem ganho a medalha de ouro, hoje poderíamos não ser uma potência olímpica do vôlei.
O único dia fácil, foi ontem.
Vi essa final pela TV e depois disso procuro esse jogo para rever e não encontro em lugar algum. Se alguém souber onde é possível ver o VT completo dessa final olímpica de 1984 e da final do pan de 1983 em que o Brasil venceu Cuba, por favor me responda.
rogerio tem um rapaz chamado romulo que vende dvd de jogos no mercado livre , ele tem a final de 84 , mas esta só comentada pelo silvio luiz e o montanaro, a narraçao do luciano do valle fica de fundo bem baixo, mas da pra ver o jogo inteiro, procura dvd volei no mercado livre e pode encomendar , deve estar uns 20 reais no maximo
@@edvaldodominguessantos6109 será que tá completo ou só o compacto? Obrigado
@@ProfessorAbrita esta completo , eu comprei, o unico porem é a narraçao que nao esta original , vc assiste o jogo e e comentado pelo montanaro , lembrando as historias da epoca e da final, mas esta completo sim , nao é compacto
@@edvaldodominguessantos6109 vc tem o link do mercado livre dele? Procurei pelo app do mercado livre e não achei
hj em dia estamos numa nova Geração de Prata,prata na Liga Mundial de 2011,prata nas Olimpiadas 2012,prata na Liga Mundial 2013,prata Liga Mundial 2014,prata no Campeonato Mundial 2014
+Alan Freires Mas com Lucarelli, Wallace.........dai pra pior
+Alan Freires
Não passa nem perto. A geração de 1984 foi pioneira, enfrentou na final provavelmente a maior seleção dos Estados Unidos da história: que tinha Karch Kiraly e Steve Timmons. E foi a PRIMEIRA medalha do volei brasileiro na história dos jogos olímpicos.
Só passando pra dar um oi. Falem mais. Título olímpico em casa vale mais que todas essas finais aí juntas
Naniavt
Esta seleção atual é boa, mas não enfrentou: Karch Kiraly, Steve Timmons, Dusty Dvorak, Pat Powers, Craig Buck, Doug Partie, Scott Fortune e Bob Cvrtlik,.....um dia veja algum vídeo daquela seleção dos Estados Unidos, e o que Bebeto de Freitas ou Bernardinho achavam dos EUA dos anos 80.
Mas esta seleção Americana venceria a de 2004? Giba, Ricardinho, André Nascimento, Nalbert, Gustavo, Dante etc...
Badalhoca esta certo , o brasil era superior a equipe americana e já tinha provado isso com o vice campeonato mundial dois anos antes , além do nosso elenco não ter pontos fracos , enquanto que os eua apesar de toda a inovacao tatica e contando com kiraly , buck , timmons , dvorack e powers tinham o restante do grupo extremamente medíocre
pra mim isso é doping
No jogo classificatório o Brasil ganhou os EUA por 3x0
Ganhou pq os EUA entregaram esse jogo kkk, na hora que era pra valer trucidaram o Brasil kkk
@@security2606 quem diabos quer perder?
@@denilsonsilva1332 oxe muitas equipes já fizeram isso no decorrer da história, não só de vôlei mas de futebol também , perdem e entregam na hora que convém , só não perdem na hora que e pra valer kkkk, por exemplo, Brasil contra a Franca em 98 , etc kkk
@@security2606 cada jogo é uma história. Estados Unidos pode ter se preparado melhor para o 2° jogo e anulado nossos pontos fortes. O Brasil claramente nervoso não jogou ness final nem em 98 no futebol. Simplismente o adversario foi superior no dia e ponto.
40:44 Deu certo sim, conquistar uma medalha olímpica não para pra qualquer um não. Vcs revolucionaram o vôlei criando o saque viagem e o líbero.
Graças a essa derrota, com suas amargas lições, que o Brasil campeoníssimo do treinador Bernard foi forjado.
Só foi prata porque a União soviética não participou...e não adianta a União soviética com 4 na quadra batia esses caras
Eh o velho achismo. Ficar teorizando algo que faz parte do passado e que nunca vai ser possivel comprovar.
O resto é pachequismo
Q aula chata do crl mds
ne
@@You-kv1ch carai tu dnv KKKKKKK
@@guixxz17 kkkkkkk terminei o texto em 20 min
Foi onde comecou nossas alegrias no volei.superacao...garra...amo o volei do brasil