Eu usava o Quadrado de Pearson para fazer o balanceamento, na década 1970, na minha "fabriqueta de rações". Como estou de volta ao campo, preciso relembrar os níveis de garantias dos ingredientes. Fico imaginando a D!LM@ explicando essas operações com %. Obrigado, professor!
Tudo haver, pois em um determinado momento da aula o professor fala em uma porcentagem de outra porcentagem, ( 30% de 25% de um valor qualquer = 7,5 ) diferente de 30% de um total que é 4 vezes maior que o primeiro resultado!
Professor, seus vídeos são muito bons. O senhor poderia fazer um vídeo explicando sobre suplementação mineral, proteica, protéico energética e calcular a viabilidade?
Obrigado pela participação Antônio. A quantidade de proteína na dieta irá depender de uma série de fatores, como produção de leite, idade etc. De uma forma geral, pode variar de 13 a 17% considerando o concentrado e o volumoso.
Olá, lorrane. Muito obrigado pela participação. A adição de óleo na dieta de ruminantes pode ser feita de várias formas. Veja no artigo anexo algumas opções www.beefpoint.com.br/inclusao-de-gordura-na-dieta-de-bovinos-de-corte-62690/
Olá Thales. Obrigado pela participação. Dá para fazer, mas com mais ingredientes é recomendável usar um programa de computador, pois fica muito trabalhoso.
Muito obrigado pela aula. Seria legal um calculo com Farelo de Soja+Quirela Fina+Polpa cítrica (peletizada). Encontrar NDT em uma mistura dessa com 22 PB. Seria legal também um vídeo o em como calcular a necessidades de uma vaca em seus estágios de lactação
Olá Celmo. Muito obrigado pela participação. Não dá para fazer da mesma forma com a ureia, pois temos que limitar a sua quantidade por animal/dia, sob pena de causar intoxicação. A ureia deve ser limitada a 1% da dieta ou a 3% do concentrado.
Bom dia tenho umas perguntas: Quais programas você indica para esses cálculos? Também queria saber como acessar o NRC e como usá-lo. E uma fonte confiável para ver informações dos grãos
Olá Sr. Sennin. Obrigado pela participação. Eu gosto bastante do programa de cálculo de ração da ESALQ/USP chamado RLM (Ração de Lucro Máximo). Pode ser acessado on-line. O NRC Gado de Leite 2001 original (PDF) pode ser acessado por meio deste link: profsite.um.ac.ir/~kalidari/software/NRC/HELP/NRC%202001.pdf. É uma das fontes mais utilizadas e confiáveis do mundo quando se trata de estimar os requisitos nutricionais de bovinos leiteiros. Há também este material publicado pela EMBRAPA que utiliza os dados do NRC para a formulação de ração: ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/66779/1/doc145-vacasleiteiras-1.pdf Em relação à nutrição do gado de corte há este material que também é muito bom: ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/120040/1/Nutricao-Animal-livro-em-baixa.pdf
Olá, Noe. Muito obrigado pela participação. Não existe um valor ideal único de NDT para trabalhar. Tudo irá depender do nível desejado de produção, da exigência nutricional do animal e do tipo de dieta disponível. Portanto, para cada caso é preciso balancear a dieta.
Olá José. Obrigado pela participação. Neste caso você deverá fixar a quantidade de ureia desejada e descontar a porcentagem de PB fornecida por ela da exigência do animal. Por exemplo, se você precisa calcular um concentrado contendo 20% de PB e deseja utilizar 2% de ureia deverá seguir os seguintes passos: 1) calcular qual o teor de PB fornecido por 2% de ureia. Como ela tem 280% de PB, 2% de ureia irá fornecer 5,6% de PB (2% de 280%); 2) descontar esta quantidade de PB fornecida pela ureia da quantidade necessári de PB no concentrado (20%PB - 5,6%PB da ureia = 14,4% PB). O valor de PB que irá para o centro do quadrado de Pearson para o cálculo do concentrado será 14,4%. O resto do cálculo irá depender dos ingredientes a ser utilizados. Não se esqueça de balancear também o NDT confome demonstrado no vídeo sobre o cálculo de ração. Outro ponto a ser observado é que a ureia só irá fornecer PB, uma vez que é apenas uma fonte de nitrogênio não proteico.
Olá Fredson. Muito obrigado pela participação. O raciocínio do cálculo é o mesmo apresentado no vídeo. Você só tem que ver quais os níveis de proteína bruta (PB) suas aves precisam, fixar este valor no centro do quadrado de Pearson, escolher os ingredientes para misturar (lembrando que um deles tem que ter o valor de PB acima e o outro abaixo do valor de PB colocado no centro do quadrado de Pearson) e realizar os cálculos.
bom dia professor sou o Antonio de paual aqui do estado do para , como eu consigo a tabela nrc de carneiro e aração para carneiro tem que ter quanto de proteinas
fiquei o vídeo todo pensando que não gosto do farelo de trigo para alimentação de vacas porque é um alimento pobre, o que é um fator limitante do concentrado. E o professor falou no último comentário. Gostei muito do vídeo. Parabéns professor.
saudações mestre ! qual o problema do NDT achado na primeira mistura ser maior que o NDT do percentual do concentrado ? se o valor for um pouco maior, n poderia relevar, para evitar de ter que misturar/comprar outro ingrediente ?
Olá, Mateus. Muito obrigado pela participação. Se o NDT da primeira mistura ficar um pouco acima ou abaixo do desejado (até uns 3%) não há necessidade de ajustar. Entretanto, se a diferença for maior que este valor e o rebanho muito produtivo, tal diferença poderá impactar negativamente os índices da fazenda.
O senhor poderia fazer uma ração para gado em confinamento com 20% de proteína com Farelo de algodão 30% PB Farelo de trigo 14% PB Farelo de babaçu 15% PB.
Prezado Vida de Sítio. Em princípio, um concentrado com estes ingredientes deve ser feito se o objetivo principal for aproveitá-los como subprodutos que sejam fáceis de encontrar em sua região. Isso porque tanto o farelo de trigo (75%NDT) como principalmente o farelo de babaçu (50% de NDT) possuem baixo valor energético, ou seja, de NDT, o que resultará num concentrado com qualidade apenas mediana. Entretanto é possível balancear o concentrado desejado da seguinte forma. Primeiro faça um quadrado de Pearson para PB = 20% utilizando o farelo de algodão e o farelo de trigo. O resultado será uma pré-mistura (I) contendo 20% de PB e 73% de NDT, assumindo que o farelo de algodão possua 70% de NDT e o farelo de trigo 75% de NDT. Em seguida, calcule outra pré-mistura (II) para 20% de PB com farelo de algodão e farelo de babaçu. O resultado desta segunda pré-mistura será um concentrado contendo 20% de PB e 57% de NDT, assumindo que o NDT do farelo de babaçu seja de 50%. Na sequência, faça um terceiro quadrado de Pearson, agora balanceando as duas pré-misturas I (73% de NDT) e II (57% de NDT) para 70% de NDT, que é um valor razoável para o concentrado solicitado, uma vez que temos à disposição os ingredientes citados acima. O resultado final será um concentrado contendo 20% de PB e 70% de NDT composto por 37% de farelo de algodão, 50% de farelo de trigo e 13% de farelo de babaçu. Ressalto que esta mistura ainda está em base de matéria seca, sendo necessário ajustá-la para MN antes de ser fornecida no cocho. Sugiro a visualização do vídeo que demonstra como converter o concentrado de matéria seca para matéria natural para a visualização dos cálculos. Você poderá considerar que todos os ingredientes tenham 90% de MS.
Bom dia professor . O senhor poderia me ajudar quanto tem de PB E NDT o feno amoringa , feno leucena , feno gliricidia e o feno folha mandioca . Obrigado
Olá José Maciel. Acredito que o material abaixo poderá lhe ser útil. ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126103/1/Livro-Tabelas-Nordestinas-de-Composicao-de-Alimentos.pdf
Seria 18%de proteina e 77% de ndt,sabendo q o caroço tem 23.5%pb e 96%ndt e o milho 9%pb e 85 de ndt utilizando o farelo de trigo 14%pb 74%ndt poderia balancear p min desde ja agradeço???
Oi Luciano. Com estes alimentos é impossível balancear o concentrado conforme desejado por você, pois todos os ingredientes possuem valores muito altos de NDT. Assim, é possível obter o balanceamento ou para 18% de PB ou para 77% de NDT, mas não para os dois juntos. Tente trocar o caroço de algodão por outro ingrediente, como por, exemplo, o farelo de algodão.
@@lucianoluz7981 Sim, pode ser a torta. Entretanto, tome cuidado e certifique-se de que ela não apresenta rancificação nem contaminação por aflatoxina (substância produzida por um fungo). Esta última pode causar intoxicação e até amorte dos animais, implicando em grande prejuízo.
Olá Davi. Muito obrigado pela participação. Quando fazemos um cálculo de ração, os valores são dados em porcentagem. Por exemplo: um concentrado que tenha 30% de farelo de soja e 70% de fubá de milho terá, em 100 kg da mistura, 30 kg de farelo de soja e 70 kg de fubá de milho. Portanto, se desejar fazer uma mistura total de 40 kg e não 100 kg, basta fazer os ajustes da seguinte forma usando a regra de três: Se para 100 kg do concentrado eu precisaria de 30 kg de farelo de soja Para 40 kg de concentrado eu preciso de ------------- X de farelo de soja X = 12 kg de farelo de soja Para o fubá de milho: Se para 100 kg de concentrado eu preciso de 70 kg de fubá de milho Para 40 kg de concentrado eu preciso de ------------- X de fubá de milho X = 28 kg de fubá de milho. Repare que você terá uma mistura de 40 kg de concentrado formado por 12 kg de farelo de soja + 28 kg de fubá de milho. O mesmo raciocínio serve para as demais quantidades.
@@ManualdaVet observação minha que nessa divisão só tem para milho e soja de 70e30% faltou outros ingredientes como incluir trigo+núcleo?? Desde já nossos agradecimentos Para engorda, postura e crescimento
Olá Calton. Obrigado pela participação. Sim, é possível. Para isso você pode fazer o cálculo com um quadrado de Pearson usando Farelo de soja e milho (pré-mistura 1) e outro com farelo de trigo e milho (pré-mistura 2), balanceando os dois para 20% de proteína bruta. Posteriormente será necessário fazer um terceiro quadrado de Pearson, agora balanceando as pré-misturas 1 e 2 para a quantidade de energia (NDT) necessária. Quanto ao óleo, pode até tentar adicionar, mas a mistura dele aos farelos de forma homogênea não é fácil. Na minha opinião, dependendo da quantidade de ração, a mistura do óleo de soja ficaria inviável de fazer no local devido a este problema.
Bom dia! Essa formulação aí serve para vacas em lactação, média 18kg leite/dia? Ou devo ajustá-la para 24% de PB? Possuo disponível exatamente esses três ingredientes, f. trigo, f. milho e f. soja. Grato
Olá Rafael. Obrigado pela participação. A composição do concentrado irá depender do tipo de volumoso que você está fornecendo e das necessidades nutricionais diárias das suas vacas. O ideal é que você analise qual a porcentagem de NDT, PB, Ca e P fornecido pelo volumoso e subtraia dos requisitos das vacas para este nutrientes. Esta diferença é que terá que ser suprida pelo concentrado. Muito provavelmente a proporção dos ingredientes será diferente desta apresentada no vídeo.
@@ManualdaVet Obrigado! Forneço silagem de milho. Não tenho disponibilidade de análise bromatologica. Tenho utilizado os valores médios da literatura. Fornecia uma ração comercial com 27 pb, a quantidade conforme literatura. Mas devido aumento de preços, estou formulando por conta própria o concentrado, fazendo o cálculo pra 24% pb apenas.
Olá Jarismar. Sim, é possível usar este método para balancear a ração para suínos. Basta ver qual é a exigência de PB ou NDT e colocá-la no centro do quadrado de Pearson.
@@ManualdaVet Na minha região aqui o milho está muito caro tem como vc fazer uma formulação com farelo de trigo acho com 25% PB e 75% ntd ja e o suficiente
@@jarismarmoreira8992 Olá Jarismar. Primeiramente é preciso tomar cuidado, pois a composição do milho e do farelo de trigo são bem distintas. O milho tem muito mais NDT, menos fibra e menos PB que o farelo de trigo, e por isso não se deve simplesmente substituir um pelo outro na dieta dos animais. Em segundo lugar, é preciso calcular qual é o valor por kg de NDT e de PB de cada um dos ingredientes para se ter a real ideia de valor (R$). Por exemplo, se o kg de milho estiver mais caro que o kg do farelo de trigo, mas a quantidade fornecida de NDT pelo milho for bem maior, é provável que mesmo estando mais caro em termos de kg de produto, quando se fizer o cálculo do quilo de NDT fornecido pelos 2 ingredientes, haja vantagem no valor para o milho. Em terceiro lugar, na formulação que você deseja é preciso considerar 2 ou mais ingredientes. Só com o farelo de trigo não é possível calcular a mistura. Você deseja misturar o farelo de trigo com o que?
@@jarismarmoreira8992 Olá Jarismar. Neste caso faça a pré-mistura 1 usando o farelo de soja (45% de PB e 80% de NDT) e farelo de trigo (16% de PB e 70% de NDT) balanceando para 25% de PB. Faça agora a pré-mistura 2 utilizando o farelo de soja com o milho grão (8% de PB e 85% de NDT) balanceando também para 25% de PB. Calcule os valores de NDT fornecido pelas pré-misturas 1 e 2. A pré-mistura 1 terá que ficar com o NDT abaixo de 75% e a pré-mistura 2 com valor de NDT acima de 75%. Por fim, faça o último balanceamento usando a pré-mistura 1 e a pré-mistura 2, só que agora para 75% de NDT. Desta forma você encontrará as quantidades desejadas dos ingredientes citados. Veja o passo a passo dos cálculos no vídeo acima. Alguns cuidados que devem ser tomados: a) certifique-se de que os ingredientes que serão utilizados tenham os valores de PB e NDT iguais ou muito próximos aos descritos acima. b) no caso de suínos, dependendo da fase de crescimento ou categoria dos animais, é preciso tomar cuidado com a quantidade do farelo de trigo na dieta para não prejudicar o crescimento e/ou ganho de peso. Talvez seja interessante substituir parte do milho pela raspa de mandioca, ou caldo de cana, sorgo grão, farelo de arroz ou até mesmo pela silagem de grão de milho úmido (somente o grão, sem as folhas, palha e o sabugo), a depender do preço. Estes alimentos são mais semelhantes ao milho. Consulte um profissional para lhe auxiliar quanto a esta escolha na sua região.
Olá Cezar. Obrigado pela participação. O que vai definir qual o nível necessário de NDT e PB são as exigências nutricionais do animal (se está em crescimento ou não, dando leite ou não, qual o ganho de peso desejado etc.). A partir daí todo excesso será prejudicial do ponto de vista financeiro e, a depender do nutriente e da sua quantidade, para a saúde do animal também.
Por sistema de equações com 3 expressões acho mais lógico e tendo incógnitas x, y, z , z. Nós já temos álgebra pra enquadrar nela esse tipo de problema, ou o sistema de equações que nos é familiar
Olá, Branca. Muito obrigado pela participação. Esta é mais uma opção, que pode ser usada no cálculo da quantidade dos ingredientes. Fica a critério de quem for utilizar escolher o modelo que melhor lhe convier.
Olá Brena. Obrigado pela participação. Você poderá tirar suas dúvidas no vídeo "Cálculo de ração: conversão de matéria seca (MS) para matéria natural (MN) neste link: ruclips.net/video/Vqp8tsy0z1c/видео.html Este vídeo tem índice de tempo para facilitar a navegação de acordo com seu interesse. Convido você para dar uma navegada no canal Manual da Vet. Lá você irá encontrar diversos temas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia.
Bom dia professor. Minha dúvida se baseia no posicionamento do farelo de soja, visto que, no primeiro quadrado de Pearson está localizado na parte superior e o milho na parte inferior, quando entra no segundo quadrado o trigo passa a ocupar a parte superior do quadrado, porque não o farelo de soja na parte superior?
Olá Leônidas. Obrigado pela participação. O posicionamento do alimento no quadrado de Pearson não interfere no resultado dos cálculos, desde que você faça a subtração dos valores dos nutrientes (PB, NDT etc.) de cada alimento em relação ao valor colocado no centro do quadrado e de forma cruzada. Assim, o farelo de soja ficando na parte superior ou inferior do quadrado não faz diferença. Dê uma olhada no material disponível no link: old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc20/formdiet.html item 7.3 Balanceamento de rações - letra b) Quadrado de Pearson. Vai ajudá-lo a entender melhor.
Prezado Allan. Para que você consiga fazer uma mistura contendo 60% de NDT, obrigatoriamente, você terá que utilizar um ingrediente que tenha NDT superior a 60% e outro com valor inferior a este. O mesmo vale para o cálculo de PB, ou seja, se você deseja balancear a mistura para 12% de PB, terá que utilizar um ingrediente que possua mais que 12% de PB e outro cujo valor seja inferior a este. No caso dos ingredientes usados no exemplo do vídeo (farelo de soja: 80% NDT e 45% PB; fubá de milho: 85% NDT e 10% PB e farelo de trigo: 70% NDT e 17%PB) fica impossível fazer uma mistura contendo 60% de NDT, uma vez que todos eles possuem valores de NDT superiores a 60%. Já no caso da PB, seria possível balancear a mistura para 12% de PB utilizando dois ingredientes (farelo de soja e fubá de milho ou farelo de trigo e fubá de milho). Veja que não é possível misturando farelo de soja (45% de PB) com farelo de trigo (17% de PB), pois todos os dois ingredientes possuem mais que 12% de PB. Entrentato, em todas elas o valor de NDT será superior a 60%.
Olá, Eliel. Muito obrigado pela participação. Este concentrado é apenas para demonstração do cálculo em si, uma vez que a quantidade de farelo de trigo ficou muito alta.
Olá, Enzo. Muito obrigado pela participação. Uma boa dieta dependerá da associação entre o concentrado e o volumoso. O ideal é que se faça primeiramente a análise do volumoso para ver, em relação à exigência nutricional do animal, o que falta e que deverá ser suprido pelo concentrado. Portanto, a formulação que você enviou será boa se ela conseguir suprir, junto com o concentrado, aquilo que o animal precisa. E quanto ao núcleo, existe uma grande variedade de produtos no mercado, cada um com uma especificação diferente. Por isso, não é possível responder sua pergunta de forma objetiva.
Olá M Moura. Obrigado pela participação. Sim, este seria um outro problema a ser resolvido, pois com certeza os níveis de fibra deste concentrado seriam mais elevados, o que poderia inviabilizar o seu uso para animais de produção um pouco mais elevada. Aí entram os programas de computador para o cálculo de ração, onde temos condições de fixar os limites máximos e mínimos para os diversos ingredientes e nutrientes.
O quadrado de pearson muito bom. Mas tem un metodo bem mais facil, simplesmente formular 3 equaçôes e 3 incognitas; as incognitas x,y,e z.. as quais sâo as porcentagens de cada um dos ingredientes x para farelo de soja, y para fubá de milho, z para farelo de trigo; estabelecendo as 3 equaçôes fica: 45X+10Y+17Z=22... ..80X+85Y+70Z=76......X+Y+Z=1, resolvendo as tres equaçôes temos: X=0.2389...Y=0.2408...Z=0.5204.. as quias satisfacem as equaçôes e sâo as porcentagens de cada um dos ingredientes....obrigado.
Olá Octávio. Muito obrigado pela participação. O método das equações é muito prático e também pode ser utilizado para obter os resultados desejados no cálculo de ração. Cabe a cada um escolher o que mais lhe convém.
Olá Miller/Manoela. O raciocínio do cálculo é idêntico para todas as espécies. O que irá variar são as necessidades nutricionais de cada uma, quanto à PB e NDT necessários. Tente fazer a mistura e havendo alguma dificuldade nos cálculos entre em contato.
Prezada Maria. O ideal é você calcular a ração levando-se em conta o volumoso utilizado, os ingredientes concentrados disponíveis, o nível de ganho de peso desejado e o tipo de animal disponível para engorda.
Eu usava o Quadrado de Pearson para fazer o balanceamento, na década 1970, na minha "fabriqueta de rações".
Como estou de volta ao campo, preciso relembrar os níveis de garantias dos ingredientes.
Fico imaginando a D!LM@ explicando essas operações com %.
Obrigado, professor!
Olá, João. Muito obrigado pela participação.
Tudo haver, pois em um determinado momento da aula o professor fala em uma porcentagem de outra porcentagem,
( 30% de 25% de um valor qualquer = 7,5 ) diferente de 30% de um total que é 4 vezes maior que o primeiro resultado!
uma das melhores explicações que já vi! obrigada professor!
Olá Manoela. Muito obrigado. Fico feliz que tenha sido útil para você.
Excelente. Parabéns pela explicação. Farei um pedido. Se puder fazer completar esse balanceamento usando os minerais, será ótimo. obrigado
Muito obrigado, me ajudou muito no entendimento dos cálculos 🙏
Obrigado Gustavo. Que bom que este conteúdo foi útil para você! Se você gostou, ajude a divulgá-lo para que mais pessoas possam se beneficiar dele.
Parabéns, explicação excelente.
Olá, Roger. Muito obrigado pela participação.
Professor, seus vídeos são muito bons. O senhor poderia fazer um vídeo explicando sobre suplementação mineral, proteica, protéico energética e calcular a viabilidade?
Obrigado pela participação Vagner. Está anotada a sua sugestão.
@@ManualdaVet muito obrigado professor
Olá José. NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) é uma das medidas usadas para estimar o teor de energia da ração.
Muito boa a exposição do conteúdo !!! parabéns
Olá Geandresson. Muito obrigado pela participação.
Excelente conteúdo, professor!
Excelente explicação. Obrigado por disponibilizar esse conteúdo, professor!
muito boa a aula, parabéns professor.
ótimo vídeo!!!! Me ajudou a não pegar DP!!!!!!!!!! :)
Boa mor! E obrigado manual do Vet por ajudar ela, pq eu n consegui! 👍🏻
Obrigado pela participação Antônio. A quantidade de proteína na dieta irá depender de uma série de fatores, como produção de leite, idade etc. De uma forma geral, pode variar de 13 a 17% considerando o concentrado e o volumoso.
Obrigado por me responde
Show de bola! Parabéns!
Olá, Aracapril. Muito obrigado pela participação.
Deus te abençoe! Ajudou demais!
Olá, Gabriella. Muito obrigado pela participação.
Top parabéns
Olá, Bruno. Muito obrigado pela participação.
Obrigado pela participação Iran. Sua sugestão foi registrada.
Obrigado professor!!!!!
Excelente Explicação!
Olá Pablo. Obrigado pela participação.
Obrigada professor, ótima explicação. O senhor pode explicar como adicionar óleo na ração para ruminantes?
Olá, lorrane. Muito obrigado pela participação. A adição de óleo na dieta de ruminantes pode ser feita de várias formas. Veja no artigo anexo algumas opções
www.beefpoint.com.br/inclusao-de-gordura-na-dieta-de-bovinos-de-corte-62690/
@@ManualdaVet Obrigada
Professor qual o percentual de proteína bruta no farelos de soja cria? Ou e mesmo teor do farelo
Olá Thales. Obrigado pela participação. Dá para fazer, mas com mais ingredientes é recomendável usar um programa de computador, pois fica muito trabalhoso.
Muito obrigado pela aula. Seria legal um calculo com Farelo de Soja+Quirela Fina+Polpa cítrica (peletizada). Encontrar NDT em uma mistura dessa com 22 PB. Seria legal também um vídeo o em como calcular a necessidades de uma vaca em seus estágios de lactação
Olá Diego. Obrigado pela participação. Sua sugestão está anotada.
Quantos %/DIA devemos oferecer dessa ração para o gado de corte?
Muito boa sua explicação! Ser for usar ureia, ser faz da mesma forma?
Olá Celmo. Muito obrigado pela participação. Não dá para fazer da mesma forma com a ureia, pois temos que limitar a sua quantidade por animal/dia, sob pena de causar intoxicação. A ureia deve ser limitada a 1% da dieta ou a 3% do concentrado.
@@ManualdaVet , obrigado! Ser possível ou já tem no canal, fale maia sobre o uso de ureia na dieta de vacas leiteiras.
Bom dia tenho umas perguntas:
Quais programas você indica para esses cálculos?
Também queria saber como acessar o NRC e como usá-lo.
E uma fonte confiável para ver informações dos grãos
Olá Sr. Sennin. Obrigado pela participação.
Eu gosto bastante do programa de cálculo de ração da ESALQ/USP chamado RLM (Ração de Lucro Máximo). Pode ser acessado on-line.
O NRC Gado de Leite 2001 original (PDF) pode ser acessado por meio deste link: profsite.um.ac.ir/~kalidari/software/NRC/HELP/NRC%202001.pdf. É uma das fontes mais utilizadas e confiáveis do mundo quando se trata de estimar os requisitos nutricionais de bovinos leiteiros.
Há também este material publicado pela EMBRAPA que utiliza os dados do NRC para a formulação de ração: ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/66779/1/doc145-vacasleiteiras-1.pdf
Em relação à nutrição do gado de corte há este material que também é muito bom: ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/120040/1/Nutricao-Animal-livro-em-baixa.pdf
Ótima aula! O sr. poderia explicar como fazer com ureia? F.Soja+F. Milho +Ureia?
Antonio obrigado, eu só não entendi o que é NDT, por favor me explique
Energia contida em determinado alimento
Ola professor...qual seria o NDT ideal para trabalhar?e a proteína ela é estabelecida pela qualidade do volumoso?
Olá, Noe. Muito obrigado pela participação. Não existe um valor ideal único de NDT para trabalhar. Tudo irá depender do nível desejado de produção, da exigência nutricional do animal e do tipo de dieta disponível. Portanto, para cada caso é preciso balancear a dieta.
Muito obrigado
Bom dia professor . Como eu faço nesse calculo de ração incluindo a ureia pecuária . 👍
Olá José. Obrigado pela participação. Neste caso você deverá fixar a quantidade de ureia desejada e descontar a porcentagem de PB fornecida por ela da exigência do animal. Por exemplo, se você precisa calcular um concentrado contendo 20% de PB e deseja utilizar 2% de ureia deverá seguir os seguintes passos:
1) calcular qual o teor de PB fornecido por 2% de ureia. Como ela tem 280% de PB, 2% de ureia irá fornecer 5,6% de PB (2% de 280%);
2) descontar esta quantidade de PB fornecida pela ureia da quantidade necessári de PB no concentrado (20%PB - 5,6%PB da ureia = 14,4% PB). O valor de PB que irá para o centro do quadrado de Pearson para o cálculo do concentrado será 14,4%.
O resto do cálculo irá depender dos ingredientes a ser utilizados. Não se esqueça de balancear também o NDT confome demonstrado no vídeo sobre o cálculo de ração. Outro ponto a ser observado é que a ureia só irá fornecer PB, uma vez que é apenas uma fonte de nitrogênio não proteico.
@@ManualdaVet obrigado professor . DEUS te abençoe
Na formulação de ração para peixe seu quisesse usar pelo menos 5 ingredientes está fórmula funciona ou teria outro método?
olá como faço para fazer quadrado de Pearson com farelo de milho pra frangos de corte
Olá Fredson. Muito obrigado pela participação. O raciocínio do cálculo é o mesmo apresentado no vídeo. Você só tem que ver quais os níveis de proteína bruta (PB) suas aves precisam, fixar este valor no centro do quadrado de Pearson, escolher os ingredientes para misturar (lembrando que um deles tem que ter o valor de PB acima e o outro abaixo do valor de PB colocado no centro do quadrado de Pearson) e realizar os cálculos.
bom dia professor sou o Antonio de paual aqui do estado do para , como eu consigo a tabela nrc de carneiro e aração para carneiro tem que ter quanto de proteinas
fiquei o vídeo todo pensando que não gosto do farelo de trigo para alimentação de vacas porque é um alimento pobre, o que é um fator limitante do concentrado. E o professor falou no último comentário. Gostei muito do vídeo. Parabéns professor.
Muito obrigado pela participação.
saudações mestre ! qual o problema do NDT achado na primeira mistura ser maior que o NDT do percentual do concentrado ? se o valor for um pouco maior, n poderia relevar, para evitar de ter que misturar/comprar outro ingrediente ?
Olá, Mateus. Muito obrigado pela participação. Se o NDT da primeira mistura ficar um pouco acima ou abaixo do desejado (até uns 3%) não há necessidade de ajustar. Entretanto, se a diferença for maior que este valor e o rebanho muito produtivo, tal diferença poderá impactar negativamente os índices da fazenda.
Boa tarde! Vc poderia me ajudar com uma formulação pra ovinos e caprinos usando o milho moído, farelo de soja e a torta de algodão? Desde já obrigado
O senhor poderia fazer uma ração para gado em confinamento com 20% de proteína com
Farelo de algodão 30% PB
Farelo de trigo 14% PB
Farelo de babaçu 15% PB.
Prezado Vida de Sítio. Em princípio, um concentrado com estes ingredientes deve ser feito se o objetivo principal for aproveitá-los como subprodutos que sejam fáceis de encontrar em sua região. Isso porque tanto o farelo de trigo (75%NDT) como principalmente o farelo de babaçu (50% de NDT) possuem baixo valor energético, ou seja, de NDT, o que resultará num concentrado com qualidade apenas mediana. Entretanto é possível balancear o concentrado desejado da seguinte forma. Primeiro faça um quadrado de Pearson para PB = 20% utilizando o farelo de algodão e o farelo de trigo. O resultado será uma pré-mistura (I) contendo 20% de PB e 73% de NDT, assumindo que o farelo de algodão possua 70% de NDT e o farelo de trigo 75% de NDT. Em seguida, calcule outra pré-mistura (II) para 20% de PB com farelo de algodão e farelo de babaçu. O resultado desta segunda pré-mistura será um concentrado contendo 20% de PB e 57% de NDT, assumindo que o NDT do farelo de babaçu seja de 50%. Na sequência, faça um terceiro quadrado de Pearson, agora balanceando as duas pré-misturas I (73% de NDT) e II (57% de NDT) para 70% de NDT, que é um valor razoável para o concentrado solicitado, uma vez que temos à disposição os ingredientes citados acima. O resultado final será um concentrado contendo 20% de PB e 70% de NDT composto por 37% de farelo de algodão, 50% de farelo de trigo e 13% de farelo de babaçu. Ressalto que esta mistura ainda está em base de matéria seca, sendo necessário ajustá-la para MN antes de ser fornecida no cocho. Sugiro a visualização do vídeo que demonstra como converter o concentrado de matéria seca para matéria natural para a visualização dos cálculos. Você poderá considerar que todos os ingredientes tenham 90% de MS.
@@ManualdaVet
Muito obrigado será de muito proveito suas dicas amigo .
BOM DIA PROFESSOR, PODERIA FAZER UM AI PARA PEIXE COM ESSES INGREDIENTES, F ,TRIGO, F, MILHO, E MANDIOCA COM FOLHAS R CAULE . Com 28% de PB
Boa tarde Professor, esse cálculo vale para valores inferiores de Proteína Bruta. Exemplo: 16 por cento de Proteína Bruta?
Olá, Júlio. Muito obrigado pela participação. Esse modelo de cálculo pode ser usado para balancear qualquer porcentagem de proteína bruta.
Olá professora. O meu nome é Miller.eu gostaria que o senhor fizesse uma formulação.para frango de corte.para bezerros.e para noite de engorda.
Bom dia professor . O senhor poderia me ajudar quanto tem de PB E NDT o feno amoringa , feno leucena , feno gliricidia e o feno folha mandioca . Obrigado
Olá José Maciel. Acredito que o material abaixo poderá lhe ser útil.
ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/126103/1/Livro-Tabelas-Nordestinas-de-Composicao-de-Alimentos.pdf
Ola vc poderia balancear o caroço de algodao com o milho p min ?
Olá Luciano. Para balancear os alimentos é preciso saber qual os teores desejados de proteína bruta e de NDT na mistura final.
Seria 18%de proteina e 77% de ndt,sabendo q o caroço tem 23.5%pb e 96%ndt e o milho 9%pb e 85 de ndt utilizando o farelo de trigo 14%pb 74%ndt poderia balancear p min desde ja agradeço???
Oi Luciano. Com estes alimentos é impossível balancear o concentrado conforme desejado por você, pois todos os ingredientes possuem valores muito altos de NDT. Assim, é possível obter o balanceamento ou para 18% de PB ou para 77% de NDT, mas não para os dois juntos. Tente trocar o caroço de algodão por outro ingrediente, como por, exemplo, o farelo de algodão.
Na minha região n encontra esse farelo de algodão so o caroço e a torta de algodão poderia ser a torta?
@@lucianoluz7981 Sim, pode ser a torta. Entretanto, tome cuidado e certifique-se de que ela não apresenta rancificação nem contaminação por aflatoxina (substância produzida por um fungo). Esta última pode causar intoxicação e até amorte dos animais, implicando em grande prejuízo.
Tu faria um balanceamento pra mim?
Olá, gostaria de saber como calcular não só para 100kg, mas 40, 30, 20 etc...
Olá Davi. Muito obrigado pela participação. Quando fazemos um cálculo de ração, os valores são dados em porcentagem. Por exemplo: um concentrado que tenha 30% de farelo de soja e 70% de fubá de milho terá, em 100 kg da mistura, 30 kg de farelo de soja e 70 kg de fubá de milho. Portanto, se desejar fazer uma mistura total de 40 kg e não 100 kg, basta fazer os ajustes da seguinte forma usando a regra de três:
Se para 100 kg do concentrado eu precisaria de 30 kg de farelo de soja
Para 40 kg de concentrado eu preciso de ------------- X de farelo de soja
X = 12 kg de farelo de soja
Para o fubá de milho:
Se para 100 kg de concentrado eu preciso de 70 kg de fubá de milho
Para 40 kg de concentrado eu preciso de ------------- X de fubá de milho
X = 28 kg de fubá de milho.
Repare que você terá uma mistura de 40 kg de concentrado formado por 12 kg de farelo de soja + 28 kg de fubá de milho.
O mesmo raciocínio serve para as demais quantidades.
@@ManualdaVet Caramba, bem fácil. Obrigado pela ajuda!
@@ManualdaVet observação minha que nessa divisão só tem para milho e soja de 70e30% faltou outros ingredientes como incluir trigo+núcleo??
Desde já nossos agradecimentos
Para engorda, postura e crescimento
👏👏👏
ola , sera possivel formular uma racao com 4 igredientes : F.Soja, F.Trigo, Milho, e Oleo de Soja , para uma racao de 20% de Proteina??
Olá Calton. Obrigado pela participação. Sim, é possível. Para isso você pode fazer o cálculo com um quadrado de Pearson usando Farelo de soja e milho (pré-mistura 1) e outro com farelo de trigo e milho (pré-mistura 2), balanceando os dois para 20% de proteína bruta. Posteriormente será necessário fazer um terceiro quadrado de Pearson, agora balanceando as pré-misturas 1 e 2 para a quantidade de energia (NDT) necessária. Quanto ao óleo, pode até tentar adicionar, mas a mistura dele aos farelos de forma homogênea não é fácil. Na minha opinião, dependendo da quantidade de ração, a mistura do óleo de soja ficaria inviável de fazer no local devido a este problema.
Bom dia! Essa formulação aí serve para vacas em lactação, média 18kg leite/dia? Ou devo ajustá-la para 24% de PB? Possuo disponível exatamente esses três ingredientes, f. trigo, f. milho e f. soja. Grato
F. trigo está R$ 1,067/kg; milho moído R$ 1,130/kg
Olá Rafael. Obrigado pela participação. A composição do concentrado irá depender do tipo de volumoso que você está fornecendo e das necessidades nutricionais diárias das suas vacas. O ideal é que você analise qual a porcentagem de NDT, PB, Ca e P fornecido pelo volumoso e subtraia dos requisitos das vacas para este nutrientes. Esta diferença é que terá que ser suprida pelo concentrado. Muito provavelmente a proporção dos ingredientes será diferente desta apresentada no vídeo.
@@ManualdaVet Obrigado! Forneço silagem de milho. Não tenho disponibilidade de análise bromatologica. Tenho utilizado os valores médios da literatura. Fornecia uma ração comercial com 27 pb, a quantidade conforme literatura. Mas devido aumento de preços, estou formulando por conta própria o concentrado, fazendo o cálculo pra 24% pb apenas.
Professor posso usar essa formulação para suinos?
Olá Jarismar. Sim, é possível usar este método para balancear a ração para suínos. Basta ver qual é a exigência de PB ou NDT e colocá-la no centro do quadrado de Pearson.
@@ManualdaVet Na minha região aqui o milho está muito caro tem como vc fazer uma formulação com farelo de trigo acho com 25% PB e 75% ntd ja e o suficiente
@@jarismarmoreira8992 Olá Jarismar. Primeiramente é preciso tomar cuidado, pois a composição do milho e do farelo de trigo são bem distintas. O milho tem muito mais NDT, menos fibra e menos PB que o farelo de trigo, e por isso não se deve simplesmente substituir um pelo outro na dieta dos animais. Em segundo lugar, é preciso calcular qual é o valor por kg de NDT e de PB de cada um dos ingredientes para se ter a real ideia de valor (R$). Por exemplo, se o kg de milho estiver mais caro que o kg do farelo de trigo, mas a quantidade fornecida de NDT pelo milho for bem maior, é provável que mesmo estando mais caro em termos de kg de produto, quando se fizer o cálculo do quilo de NDT fornecido pelos 2 ingredientes, haja vantagem no valor para o milho. Em terceiro lugar, na formulação que você deseja é preciso considerar 2 ou mais ingredientes. Só com o farelo de trigo não é possível calcular a mistura. Você deseja misturar o farelo de trigo com o que?
@@ManualdaVet farelo de trigo milho e farelo de soja
@@jarismarmoreira8992 Olá Jarismar. Neste caso faça a pré-mistura 1 usando o farelo de soja (45% de PB e 80% de NDT) e farelo de trigo (16% de PB e 70% de NDT) balanceando para 25% de PB. Faça agora a pré-mistura 2 utilizando o farelo de soja com o milho grão (8% de PB e 85% de NDT) balanceando também para 25% de PB. Calcule os valores de NDT fornecido pelas pré-misturas 1 e 2. A pré-mistura 1 terá que ficar com o NDT abaixo de 75% e a pré-mistura 2 com valor de NDT acima de 75%. Por fim, faça o último balanceamento usando a pré-mistura 1 e a pré-mistura 2, só que agora para 75% de NDT. Desta forma você encontrará as quantidades desejadas dos ingredientes citados. Veja o passo a passo dos cálculos no vídeo acima. Alguns cuidados que devem ser tomados:
a) certifique-se de que os ingredientes que serão utilizados tenham os valores de PB e NDT iguais ou muito próximos aos descritos acima.
b) no caso de suínos, dependendo da fase de crescimento ou categoria dos animais, é preciso tomar cuidado com a quantidade do farelo de trigo na dieta para não prejudicar o crescimento e/ou ganho de peso. Talvez seja interessante substituir parte do milho pela raspa de mandioca, ou caldo de cana, sorgo grão, farelo de arroz ou até mesmo pela silagem de grão de milho úmido (somente o grão, sem as folhas, palha e o sabugo), a depender do preço. Estes alimentos são mais semelhantes ao milho. Consulte um profissional para lhe auxiliar quanto a esta escolha na sua região.
Eu não poderia deixar com os 86 % NDT não seria mais energia para os animais? Isso não é bom?
Olá Cezar. Obrigado pela participação. O que vai definir qual o nível necessário de NDT e PB são as exigências nutricionais do animal (se está em crescimento ou não, dando leite ou não, qual o ganho de peso desejado etc.). A partir daí todo excesso será prejudicial do ponto de vista financeiro e, a depender do nutriente e da sua quantidade, para a saúde do animal também.
Por sistema de equações com 3 expressões acho mais lógico e tendo incógnitas x, y, z , z. Nós já temos álgebra pra enquadrar nela esse tipo de problema, ou o sistema de equações que nos é familiar
Olá, Branca. Muito obrigado pela participação. Esta é mais uma opção, que pode ser usada no cálculo da quantidade dos ingredientes. Fica a critério de quem for utilizar escolher o modelo que melhor lhe convier.
Olá Brena. Obrigado pela participação. Você poderá tirar suas dúvidas no vídeo "Cálculo de ração: conversão de matéria seca (MS) para matéria natural (MN) neste link: ruclips.net/video/Vqp8tsy0z1c/видео.html
Este vídeo tem índice de tempo para facilitar a navegação de acordo com seu interesse. Convido você para dar uma navegada no canal Manual da Vet. Lá você irá encontrar diversos temas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia.
Bom dia professor. Minha dúvida se baseia no posicionamento do farelo de soja, visto que, no primeiro quadrado de Pearson está localizado na parte superior e o milho na parte inferior, quando entra no segundo quadrado o trigo passa a ocupar a parte superior do quadrado, porque não o farelo de soja na parte superior?
Olá Leônidas. Obrigado pela participação. O posicionamento do alimento no quadrado de Pearson não interfere no resultado dos cálculos, desde que você faça a subtração dos valores dos nutrientes (PB, NDT etc.) de cada alimento em relação ao valor colocado no centro do quadrado e de forma cruzada. Assim, o farelo de soja ficando na parte superior ou inferior do quadrado não faz diferença. Dê uma olhada no material disponível no link: old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc20/formdiet.html item 7.3 Balanceamento de rações - letra b) Quadrado de Pearson. Vai ajudá-lo a entender melhor.
Boa noite como faço para obter 60 %de NDT utilizando esses mesmo ingredientes. E 12% de proteina bruta o ou tenho que acrescenta outro ingrediente
Prezado Allan. Para que você consiga fazer uma mistura contendo 60% de NDT, obrigatoriamente, você terá que utilizar um ingrediente que tenha NDT superior a 60% e outro com valor inferior a este. O mesmo vale para o cálculo de PB, ou seja, se você deseja balancear a mistura para 12% de PB, terá que utilizar um ingrediente que possua mais que 12% de PB e outro cujo valor seja inferior a este. No caso dos ingredientes usados no exemplo do vídeo (farelo de soja: 80% NDT e 45% PB; fubá de milho: 85% NDT e 10% PB e farelo de trigo: 70% NDT e 17%PB) fica impossível fazer uma mistura contendo 60% de NDT, uma vez que todos eles possuem valores de NDT superiores a 60%. Já no caso da PB, seria possível balancear a mistura para 12% de PB utilizando dois ingredientes (farelo de soja e fubá de milho ou farelo de trigo e fubá de milho). Veja que não é possível misturando farelo de soja (45% de PB) com farelo de trigo (17% de PB), pois todos os dois ingredientes possuem mais que 12% de PB. Entrentato, em todas elas o valor de NDT será superior a 60%.
@@ManualdaVet muito grato por sua atenção foi de grande valia.
Essa ração é pra vaca de leite, ou pra engorda?
Olá, Eliel. Muito obrigado pela participação. Este concentrado é apenas para demonstração do cálculo em si, uma vez que a quantidade de farelo de trigo ficou muito alta.
55% de massa de milho
25% de farelo de trigo
15% de farelo de algodão
5% de núcleo
É um bom concentrado para confinamento junto com o volumoso?
Olá, Enzo. Muito obrigado pela participação. Uma boa dieta dependerá da associação entre o concentrado e o volumoso. O ideal é que se faça primeiramente a análise do volumoso para ver, em relação à exigência nutricional do animal, o que falta e que deverá ser suprido pelo concentrado. Portanto, a formulação que você enviou será boa se ela conseguir suprir, junto com o concentrado, aquilo que o animal precisa. E quanto ao núcleo, existe uma grande variedade de produtos no mercado, cada um com uma especificação diferente. Por isso, não é possível responder sua pergunta de forma objetiva.
@@ManualdaVet Muito obrigado por me responder e esclarecer minha dúvida 🤝🏾
Com esse tanto de farelo de trigo o fdn e o fda ....
Olá M Moura. Obrigado pela participação. Sim, este seria um outro problema a ser resolvido, pois com certeza os níveis de fibra deste concentrado seriam mais elevados, o que poderia inviabilizar o seu uso para animais de produção um pouco mais elevada. Aí entram os programas de computador para o cálculo de ração, onde temos condições de fixar os limites máximos e mínimos para os diversos ingredientes e nutrientes.
O quadrado de pearson muito bom. Mas tem un metodo bem mais facil, simplesmente formular 3 equaçôes e 3 incognitas; as incognitas x,y,e z.. as quais sâo as porcentagens de cada um dos ingredientes x para farelo de soja, y para fubá de milho, z para farelo de trigo; estabelecendo as 3 equaçôes fica: 45X+10Y+17Z=22... ..80X+85Y+70Z=76......X+Y+Z=1, resolvendo as tres equaçôes temos: X=0.2389...Y=0.2408...Z=0.5204.. as quias satisfacem as equaçôes e sâo as porcentagens de cada um dos ingredientes....obrigado.
Olá Octávio. Muito obrigado pela participação. O método das equações é muito prático e também pode ser utilizado para obter os resultados desejados no cálculo de ração. Cabe a cada um escolher o que mais lhe convém.
Ótima metodologia, porém esses 'animações " estragou seu seu vídeo!
Tira a concentração e incentiva ao desespero aos iniciantes
Boi de engorda.
Olá Miller/Manoela. O raciocínio do cálculo é idêntico para todas as espécies. O que irá variar são as necessidades nutricionais de cada uma, quanto à PB e NDT necessários. Tente fazer a mistura e havendo alguma dificuldade nos cálculos entre em contato.
@@ManualdaVet Boa tarde professor.entaom essa ração eu posso dar para novinhas.para engorda.
Prezada Maria. O ideal é você calcular a ração levando-se em conta o volumoso utilizado, os ingredientes concentrados disponíveis, o nível de ganho de peso desejado e o tipo de animal disponível para engorda.
Excelente Explicação!
Olá Maico. Muito obrigado pela participação.