DOCUMENTÁRIO São Tomé e Príncipe Retalhos de uma História

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 сен 2024
  • SINOPSE
    Documentário
    «São Tomé e Príncipe retalhos de uma história»
    O surgimento na década de 60, de movimentos de libertação nas antigas colónias em África faz surgir consciências e intensifica as lutas pela independência.
    O vírus das independências dos países não autónomos contaminou grandes e pequenos, São Tomé e Príncipe através do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe (CLSTP), transformado posteriormente em Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) inicia um longo processo de libertação.
    Depois de vários anos de luta pela libertação, é o 25 de Abril que abre portas ao processo da descolonização.
    Jovens estudantes Santomenses denominados por Associação Cívica pro MLSTP embarcaram na revolução de abril e regressam às origens, levando na bagagem a revolta e a coragem.
    Em 26 de Novembro de 1974 foi assinado com o Governo Português o Acordo de Argel, documento que reconhecia o direito a autodeterminação e independência a antiga colónia.
    O governo português reconhece o MLSTP como único interlocutor num período de transição até à eleição de uma Assembleia Constituinte e à proclamação da República de S. Tomé e Príncipe, em 12 de Julho de 1975.
    Os anos que se seguiram à independência não puderam ser, infelizmente, sucesso que os independentistas esperavam. Quarenta anos depois as feridas ainda não estão completamente cicatrizadas, "Retalhos de uma História" resgata esta história na voz dos protagonistas.
    REALIZAÇÃO
    Nilton Medeiros
    PRODUÇÃO
    Jerónimo Moniz
    Direitos de Propriedade
    Todos os conteúdos do canal / nosporla , designadamente design, logotipo, genérico e grafismos, textos, fotografias, imagens, reportagens e rubricas, encontram-se protegidos por Direitos de Autor e Direitos Conexos, não podendo ser utilizados fora do Nós por Lá sem o prévio consentimento escrito da mesma. Sem prejuízo do acima disposto, o utilizador pode descarregar ou copiar os conteúdos do canal / nosporla estritamente para seu uso pessoal. É expressamente proibida a utilização de quaisquer conteúdos do Nós por Lá para fins ilegais ou que possam ser considerados como lesivos do bom nome, imagem e reputação do Nós por Lá.
    Nós por Lá reserva-se o direito de agir judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução ou outra utilização não autorizada do conteúdo do canal / nosporla .

Комментарии • 24

  • @danielabreu7812
    @danielabreu7812 5 месяцев назад +5

    Basta comparar o desenvolvimento da Madeira e Acores.
    Um pais que se tornou pedinte, desenvovimento em marcha a trás

  • @ronaldocatarinense12
    @ronaldocatarinense12 4 месяца назад +4

    A independencia foi um erro, São Tomé e Principe é muito pequenino para ser um país.

  • @adiviwilsondias
    @adiviwilsondias 8 месяцев назад +3

    grande erro

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk 7 месяцев назад +2

    Não existiam habitantes nessas ilhas

  • @francocapuccio7936
    @francocapuccio7936 Год назад +4

    O pior foi o que veio depois da independência. E continua.Cada vez pior.

  • @fernandolopes6801
    @fernandolopes6801 5 месяцев назад +2

    Adiantou nada! Continuam miseráveis e ajudados pela antiga potência colonial, se bem que aqui as ilhas eram despovoadas e podiam ser uma região autónoma como a Madeira e Açores.

  • @carlosvelosodaveiga3970
    @carlosvelosodaveiga3970 16 дней назад

    Corolário final. Paga Portugal.

  • @MafaldaBotelho29
    @MafaldaBotelho29 2 месяца назад +2

    São Tomé deveria ser parte de Portugal, seria muito melhor para o povo santomense. Aquando da independência, os dirigentes não pensaram do que iria viver a população sem Portugal?? As alianças com a URSS e agora com a Rússia, foram/são péssimas.

    • @josecarlossilva8740
      @josecarlossilva8740 Месяц назад

      Qual povo, qual nação, depois de ser colonizado, quereria estar a Mercer da vontade do país que os colonizou.. pensa um pouco.

    • @carlosvelosodaveiga3970
      @carlosvelosodaveiga3970 16 дней назад

      @@josecarlossilva8740 mais um ignorante da história. As ihas sempre foram portuguesas. Não foi uma independência mas um abandono puro e duro. Só serviu os interesses de alguns da élite local. Na verdade já o eram. Boa sorte povo sofrido Santomense.

    • @josecarlossilva8740
      @josecarlossilva8740 16 дней назад

      ​@@carlosvelosodaveiga3970 Eu sou santomense, ouvi as histórias que a minha avó contava e os mais velhos, e acredita, eles não viviam no paraíso, a minha avó ainda tem pesadelos e acorda a chorar pelo que fizeram a mãe dela,, e caso não saibas eram os portugueses, pesquisa sobre massacre de batepá no dia 3 de fevereiro.

    • @josecarlossilva8740
      @josecarlossilva8740 16 дней назад

      ​@@carlosvelosodaveiga3970resumindo, estás a falar atoa , não sabes a realidade do povo, tu não és santomense, não podes falar pelos santomenses, só nos sabemos a nossa dor, não posso incutir a minha dor em ti. Por isso olha fica bem. Viva a tua vida e deixa de falar sobre o que não sabes, isso é ignorância pura.!!

    • @carlosvelosodaveiga3970
      @carlosvelosodaveiga3970 16 дней назад

      @@josecarlossilva8740 e você vive onde mesmo? Ninguém vivia no paraíso no Portugal antes do 25 de abril. O massacre de Batepá foi uma vergonha feito ou apoiada por um louco governador. Mas o seu senso não democrático está bem à vista no me mandarr calar e chamar de ignorante sem provas disso. E de me tratar, de forma pouco educada, por tu. Não havia um único santomense que não tivesse nacionalidade portuguesa. Passe bem. Não falo nem quero falar pelos santomenses, isso agora é com os russos. Portugal devia sair de cena, certo?

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk 7 месяцев назад

    Nem sei de onde vieram..talvez congoleses

  • @luciamaritz9098
    @luciamaritz9098 6 месяцев назад

    O Colonialismo , só levou vantagens .

    • @vieiradosreismariadelurdes9105
      @vieiradosreismariadelurdes9105 Месяц назад

      Há já 50 Anos que são independentes de Portugal.
      Agora são dependentes de quem? Porque razão em meio século de Independência estão desse jeito? Vá reclamar com o seu Governo. A reportagem fala que Cabo Verde foi a LONDRES INGLATERRA para que vocês se tornassem independentes. Porquê a Inglaterra? Agora os vossos colonizadores são a Inglaterra?

  • @Fortapistone
    @Fortapistone Год назад +6

    Vou apenas dizer honestamente, que as ilhas eram desabitadas, era apenas propriedade portuguesa. Digamos que teria sido melhor, se tivesse continuado a fazer parte de Portugal. Teria sido vantajoso e um grupo de pessoas sem experiência ou conhecimento não pode governar um país. Então, todas essas colônias realmente precisavam de um tempo de transição.

  • @dioniltonlimasoares8285
    @dioniltonlimasoares8285 Год назад

  • @lennyghost549
    @lennyghost549 Год назад

    Básico