A lutheria é uma arte maravilhosa. Hoje com 30 anos de música tenho instrumentos de luthier e não compro mais instrumentos fabricados em grande escala por marcas famosas...a qualidade e o carinho aplicado durante a fabricação é incomparável. Parabéns a todos os luthier do Brasil!
Vídeo desse era para ter bilhões de likes e milhões de comentário, que sensacional. Obrigado a todos os Luthiers desse mundo que faz a nossa vida muito mais feliz
7 лет назад
Valeu Mathias e colegas. Muito a agradecer pela oportunidade de participação nesse documentário que sem gerar polêmica pontuou os conflitos do ofício com dignidade e perspicácia. Muita satisfação em aparecer ao lado de entrevistados tão claros e amantes de suas obras, os instrumentos.
Adoro construir instrumentos. Não tenho espaço no meu apartamento atual mas já construí guitarras e baixos num outro ap maior que esse, outros tempos. Mas a cada vídeo que vejo no youtube, fico pensativo no que vale a pena nessa vida. Escutar os outros ou o coração. Bela matéria!!!
Parabens a todos os envolvidos! Agradecemos a oportunidade de poder participar de um trabalho tão bonito. Muito sucesso para o "grupo nota 10", voces arrebentaram!
YES YES YES......... Vocês arrasaram. Parabéns pelo excelente trabalho. Ponto para a direção e argumento , ponto para o som e texto, ponto para a edição, ponto para a produção e fotografia. Nossos cumprimentos a todos incluindo o orientador e a Casper Líbero por permitir um ambiente fértil de formação e realização. :)
Q documentário top kara, dá até vontade de ser luthier, faço alguns serviços básicos de regulagem, queria muito fazer um curso mas infelizmente na região onde moro não disponibiliza este tipo de aprendizado.
Márcio , pra 2021 há alguma possibilidade de curso a distância na BH ? Sou do interior de SP e gostaria muito de estudar com vcs . Mas meu trabalho inviabiliza aulas semanais .
o Brasil já era pobre em matérias e vai ficar mais pobre se não tomar cuidado . tudo está perdendo qualidade e valores não digo valores em reais mas sim em produzir com qualidade ... lindo vídeo 46:09 minutos bem aproveitados uma bela iniciativa obrigado ...
O que essa moça fala aos 24 minutos é a pura verdade. Passei muito tempo aprendendo violino num instrumento chinês de baixa qualidade e só fui evoluir na música depois que peguei um instrumento melhor. Se o meu filho de 12 anos quiser aprender, certamente será em um violino de qualidade.
Negócio que a fábrica te dá uma meta,aí nunca fica 100%.Sendo um luthier semi autônomo,dá pra dar mais atenção pros detalhes. Sem falar que o cliente é outro.
Uma "Feira da luthieria" seria sensacional! Deveria ser apoiada esse tipo de iniciativa. Mas acho que isso não é interessante para as grandes exportadoras...
Pena que muitos e muitos luthier não está usando a madeira que ele vendeu o instrumento para o cliente ....fico triste,por ter acontecido esse tico de fato constantemente , principalmente nos de construção de cavaquinhos ....isso e muito chato ,e acaba com o dom de muitos luthier e a honestidade de muitos fica .manchadas por causas desses profissionais..... luthier que fala.que o instrumento e de cedro canadense seja feito de cedro canadense ....... Honestidade primeiro lugar .... Parabéns pelo vídeo sucesso ..
Curti muito esse vídeo. Um dos problemas que eu vejo por aí, é a arrogância de alguns, falta de parceria em transmitir conhecimento e falta de ferramentas nacionais (isso foi até falado no vídeo). O lance de incentivo eu não concordo totalmente, pois não acho que o governo deveria incentivar as empresas, o que eu penso é que é difícil empreender de qualquer forma no Brasil, porque os impostos e o excesso de burocracia quebram as pernas do empresário. Tem um ditado assim: "Se quiser ter uma pequena empresa, comece com uma grande, que ela vai ficar pequena rapidinho". É um problema que vai muito além do assunto, infelizmente. Tá difícil gente! Mas parabéns a produtora do documentário, muito legal mesmo, serve até de inspiração heim! Abraços
Muito bom o filme. Acho a luteria incrível. A frase final proferida pela Mele Florio é o que, pra mim, define a luteria: "a luteria resgata o que há de mais lúdico mais primário que tem no homem, fazer com as mãos". Lindo! Mas vai também uma crítica: com tanto artista e músico brasileiro de gabarito que aparece no filme, a trilha sonora roqueiroide em inglês deixou muito a desejar.
Cara , a música é universal. Independe de fronteiras geográficas , e só existem 2 categorias :. Boa ou ruim. Aqui neste belo documentário só vi das boas ...
Belo documentário,mas aqui no estado do Espírito Santo é difícil encontrar um luthier, o que encontra por aqui são muitos curiosos qie mechem no instrumento por curiosidade
Tem luthier que faz madeira só com madeira brasileira e são ótimos... olha os violões Rozini, são muito bons e são feitos com madeira 100% brasileira...
sim a rozini tem usado muito lamidado tbm não so madeira maciça, mas o brasil tem as melhores madeiras para fundos e laterais, porem as madeiras para tampos tem no geral as melhores são madeiras de lugares frios, como os abetos alemãs por exemplo, a luteria é um ramo da marcenaria que utiliza um mix de madeiras do mundo todo. Mas isso não significa que o brasil não tem madeiras para tampo.
É que se for olhar uma araucária por exemplo, de uma peça de araucária, até pode se tirar um tampo de boa qualidade, mas um abeto, é bem fácil de se conseguir mais de uma peça boa.
Tem que ter luthier e tem que ter qualidade que só o tempo que se adquire essa qualidade(no mínimo 30 anos). E é verdade também que tem muito mexedor e amador. E eu já paguei um preço muito caro por não saber disso.
parabens para todos luthier eu sou apenas um aprendiz que brinca de fazer instrumentos de cordas desde infancia fazer e tocar faço instrumentos infantis
7 лет назад
parabéns! é um excelente caminho. Precisando conte com a gente.
Aldemar, pretendo iniciar na área de não sei por onde começar os estudos . A ideia de instrumentos infantis já me ocorreu. Vc consegue demanda de encomendas que compensem o investimento ?
Adoraria iniciar na luthieria com qualquer um dos entrevistados . O que há de opção de aulas pra 2021 ? Tentei contato com a Escola de Luthieria de Atibaia mas não tive retorno . Alguém me dá uma luz ?
violão pra tocar é pra homen de bigode mais o mundo mudou as mulheres tem uma oportunidade boa de construir seus instrumentos de música um nome bom luthiar
(rs) Realmente há uma complexidade de conteúdos. É necessário conhecer e ouvir as madeiras, entender de acústica, saber trabalhar com as ferramentas, fazer as próprias ferramentas, entender de música, cordas, componentes eletrônicos, matemática, estética, entalhe..... Mas um passo de cada vez. Seja um apaixonado pela arte, dedique-se... busque conhecimento e cada passo lhe trará prazer e crescimento.
Oi... Há um curso de nível tecnólogo de 3 anos de duração na UFPR. Vale a pena conhecer, é o mais oficial e formal do Brasil junto do curso do Conservatório de Tatui. A Escola de Lutheria de Atibai é iniciante e não conta com as verbas federais nem com uma fundação para sua manutenção. Mas o município apoia o projeto e a vontade e determinação dos membros da Aluthiers fazem a diferença na capacitação dos luthiers que passam por aqui. :)
Nem luthier sabe. A palavra luthier vem de "al oud", ou seja, "o oud". Oud é alaude em árabe. E luth é alaúde em francês. Portanto luthier é que faz alaúde, em francês. A palavra acabou servindo para designar todos os construtores, inventores ou restauradores de instrumentos musicais.
É que é muito mais difícil produzir instrumentos de sopro (de metal, claro), os equipamentos são muito mais caros. É por isso que só se vê luthier de instrumentos de madeira.
De fato os sopros são um outro universo. Explico: os instrumentos de sopro são mais difíceis de produzir, mas também as empresas como a Weril, ao serem contactadas, fecham suas portas para qualquer tipo de visita, conversas ou outras abordagens, o que reduz as possibilidades. Mas encontramos um site muito legal www.luthiersdobrasil especializados em sopros. Você conhecia? Visite, vale o tempo.
Nao vejo sentido usar uma madeira linda e nobre como o jacaranda numa guitarra e cobrir ela com tinta... tipo comprar um brinco de ouro e pintar de roxo
A lutheria é uma arte maravilhosa. Hoje com 30 anos de música tenho instrumentos de luthier e não compro mais instrumentos fabricados em grande escala por marcas famosas...a qualidade e o carinho aplicado durante a fabricação é incomparável.
Parabéns a todos os luthier do Brasil!
Vídeo desse era para ter bilhões de likes e milhões de comentário, que sensacional.
Obrigado a todos os Luthiers desse mundo que faz a nossa vida muito mais feliz
Valeu Mathias e colegas. Muito a agradecer pela oportunidade de participação nesse documentário que sem gerar polêmica pontuou os conflitos do ofício com dignidade e perspicácia. Muita satisfação em aparecer ao lado de entrevistados tão claros e amantes de suas obras, os instrumentos.
Adoro construir instrumentos. Não tenho espaço no meu apartamento atual mas já construí guitarras e baixos num outro ap maior que esse, outros tempos. Mas a cada vídeo que vejo no youtube, fico pensativo no que vale a pena nessa vida. Escutar os outros ou o coração. Bela matéria!!!
Profissionais..de.alto.gabarito.meu.sinccero.respeito.....
Parabens a todos os envolvidos! Agradecemos a oportunidade de poder participar de um trabalho tão bonito. Muito sucesso para o "grupo nota 10", voces arrebentaram!
Paula, o curso on LINE pra iniciantes está rolando ? Tenho interesse . Seria possível praticar apenas aos domingos ? O que precisa de ferramentas ?
YES YES YES......... Vocês arrasaram. Parabéns pelo excelente trabalho. Ponto para a direção e argumento , ponto para o som e texto, ponto para a edição, ponto para a produção e fotografia. Nossos cumprimentos a todos incluindo o orientador e a Casper Líbero por permitir um ambiente fértil de formação e realização. :)
Q documentário top kara, dá até vontade de ser luthier, faço alguns serviços básicos de regulagem, queria muito fazer um curso mas infelizmente na região onde moro não disponibiliza este tipo de aprendizado.
Simplesmente Fantástico... TOPzera... SHOW... Mathias, parabéns!
Nossa, que documentário bem feito cara, parabéns!
Isso vai evoluir sem parar. O Brasil é música com força. Parabéns pelo doc.
Excelente video ! Satisfação em ver gente que foi meu aluno em nossa escola de luthieria e ter se tornado um bom profissional. Parabéns !
Márcio , pra 2021 há alguma possibilidade de curso a distância na BH ? Sou do interior de SP e gostaria muito de estudar com vcs . Mas meu trabalho inviabiliza aulas semanais .
Que tal vir uma vez por semana no intensivo? Fale no directo da @bhluthieria
@@fabioluisprecoma6899 viu a resposta?
@@marciobenedetti2830 aquela opção de 1vez por mês o dia inteiro seria mais viável. Ainda preciso me organizar no trabalho caso haja esta opção.
Queria saber como faz pra fazer o curso de luthiaria
Parabéns muito sucesso p vocês
o Brasil já era pobre em matérias e vai ficar mais pobre se não tomar cuidado . tudo está perdendo qualidade e valores não digo valores em reais mas sim em produzir com qualidade ... lindo vídeo 46:09 minutos bem aproveitados uma bela iniciativa obrigado ...
O que essa moça fala aos 24 minutos é a pura verdade.
Passei muito tempo aprendendo violino num instrumento chinês de baixa qualidade e só fui evoluir na música depois que peguei um instrumento melhor.
Se o meu filho de 12 anos quiser aprender, certamente será em um violino de qualidade.
Vídeo maravilhoso! excelente!
Muito bom o documentário
Muito bom documentário.. saudades papai Tagima
adorei. obrigado!
Negócio que a fábrica te dá uma meta,aí nunca fica 100%.Sendo um luthier semi autônomo,dá pra dar mais atenção pros detalhes. Sem falar que o cliente é outro.
Uma "Feira da luthieria" seria sensacional! Deveria ser apoiada esse tipo de iniciativa. Mas acho que isso não é interessante para as grandes exportadoras...
Pena que muitos e muitos luthier não está usando a madeira que ele vendeu o instrumento para o cliente ....fico triste,por ter acontecido esse tico de fato constantemente , principalmente nos de construção de cavaquinhos ....isso e muito chato ,e acaba com o dom de muitos luthier e a honestidade de muitos fica .manchadas por causas desses profissionais..... luthier que fala.que o instrumento e de cedro canadense seja feito de cedro canadense .......
Honestidade primeiro lugar ....
Parabéns pelo vídeo sucesso ..
Cara quem é você, que documentário maravilhoso.
Paula um abraço pra você e seu esposo.
Sou seu fã faz tempo quero conhecer vocês na expo se forem
Curti muito esse vídeo. Um dos problemas que eu vejo por aí, é a arrogância de alguns, falta de parceria em transmitir conhecimento e falta de ferramentas nacionais (isso foi até falado no vídeo). O lance de incentivo eu não concordo totalmente, pois não acho que o governo deveria incentivar as empresas, o que eu penso é que é difícil empreender de qualquer forma no Brasil, porque os impostos e o excesso de burocracia quebram as pernas do empresário. Tem um ditado assim: "Se quiser ter uma pequena empresa, comece com uma grande, que ela vai ficar pequena rapidinho". É um problema que vai muito além do assunto, infelizmente. Tá difícil gente! Mas parabéns a produtora do documentário, muito legal mesmo, serve até de inspiração heim! Abraços
Obrigado pelo elogio meu caro!
Abraço,
Mathias
Thiago, a falta de parceria de fato é um problema no nosso universo. Nós lutamos contra isso. Se precisar estamos a sua disposição.
Excelente vídeo
EXCELENTE!
Inspirador! Me apaixonei pela profissão
kkkkk você foi contaminado pelo virus da madeira sonora. :)
Nota 11!!!!!! Parabéns!!!!!!
04:20 imagino que para ARTE não exista Sindicância. Arte é Arte !!
Exato, além do que, atrapalharia a profissão.
Isso nada mais são que brasileiros com pensamento de décadas atrás e que continuam até hoje. Sindicato é o cacete!
Muito bom o filme. Acho a luteria incrível. A frase final proferida pela Mele Florio é o que, pra mim, define a luteria: "a luteria resgata o que há de mais lúdico mais primário que tem no homem, fazer com as mãos". Lindo! Mas vai também uma crítica: com tanto artista e músico brasileiro de gabarito que aparece no filme, a trilha sonora roqueiroide em inglês deixou muito a desejar.
Cara , a música é universal. Independe de fronteiras geográficas , e só existem 2 categorias :. Boa ou ruim. Aqui neste belo documentário só vi das boas ...
Belo e vasto trabalho!
Parabéns mesmo!
Obrigado!
Legal o Natan tocar as musicas da ultima gravação da Elis !!!
Muito legal, emocionante! Sou tarado por instrumentos de corda, ainda mais violões...
Belo documentário,mas aqui no estado do Espírito Santo é difícil encontrar um luthier, o que encontra por aqui são muitos curiosos qie mechem no instrumento por curiosidade
Estou querendo fazer esse curso
Aqui em Brasília tem esse curso?
"Não existe sindicato de luthier". Levante suas mãos para o céu.
4:20 "Vc sabe que não tem sindicato dos luthier?"
Dê graças a Deus.
Concordamos que não é legal qualquer sindicato. Mas convenhamos que nossa arte ofício ser considerada ocupação e não profissão deixa um gosto amargo.
Sérgio Moreira
Concordo de graças ah Deus sindicato eh uma merda principalmente em um pais com esses governantes de merda
A minha profissão de astróloga tb é Ocupação e tá tudo certo!!!
Não vejo problema, não vai fazer absolutamente nenhuma diferença, é apenas uma palavra rsrs
De acordo!
A Melhor madeira é a brasileira, não precisa importar...
depende do uso, para tampo por exemplo o brasil não tem as melhores madeiras
Tem luthier que faz madeira só com madeira brasileira e são ótimos... olha os violões Rozini, são muito bons e são feitos com madeira 100% brasileira...
sim a rozini tem usado muito lamidado tbm não so madeira maciça, mas o brasil tem as melhores madeiras para fundos e laterais, porem as madeiras para tampos tem no geral as melhores são madeiras de lugares frios, como os abetos alemãs por exemplo, a luteria é um ramo da marcenaria que utiliza um mix de madeiras do mundo todo. Mas isso não significa que o brasil não tem madeiras para tampo.
Isso não é bem verdade..... os melhores tampos para os instrumentos top são importados.
É que se for olhar uma araucária por exemplo, de uma peça de araucária, até pode se tirar um tampo de boa qualidade, mas um abeto, é bem fácil de se conseguir mais de uma peça boa.
TCC excelente, parabéns !
Obrigado!
Tem que ter luthier e tem que ter qualidade que só o tempo que se adquire essa qualidade(no mínimo 30 anos). E é verdade também que tem muito mexedor e amador. E eu já paguei um preço muito caro por não saber disso.
parabens para todos luthier eu sou apenas um aprendiz que brinca de fazer instrumentos de cordas desde infancia fazer e tocar faço instrumentos infantis
parabéns! é um excelente caminho. Precisando conte com a gente.
Aldemar, pretendo iniciar na área de não sei por onde começar os estudos . A ideia de instrumentos infantis já me ocorreu. Vc consegue demanda de encomendas que compensem o investimento ?
@ pretendo iniciar estudo de Luthieria. Sou de Porto Feliz. Interior de SP. Quais opções de cursos pra 2021 ?
@@fabioluisprecoma6899 Olá Fábio...em breve retornamos...com nosso intensivo...10 dias consecutivos 8 horas de oficina...ou extensivo 10 domingos consecutivos 8 horas de oficina...Abraço nosso!
@@MarioMele1 , me interessa sim,. Mas provavelmente pra 2022; Devido o meu trabalho no momento. Onde posso obter informações ?
Adoraria iniciar na luthieria com qualquer um dos entrevistados . O que há de opção de aulas pra 2021 ? Tentei contato com a Escola de Luthieria de Atibaia mas não tive retorno . Alguém me dá uma luz ?
@Fábio Luis Précoma. Te indico a escola W. Gabriel, localizada no bairro de Pinheiros/SP
@@Anderson-yr6pc obrigado . Vc estudou lá ?
@@fabioluisprecoma6899 . Estou estudando, comecei no sábado retrasado.
Bora começar?.
Eu fii aí pra matricular nessa escola mais não consegui só porque eu moro em osasco
violão pra tocar é pra homen de bigode mais o mundo mudou as mulheres tem uma oportunidade boa de construir seus instrumentos de música um nome bom luthiar
Eu quero comprar uma violão
Como faço pra aulas?
Quantas faculdades precisa pra ser um luthier ?
(rs) Realmente há uma complexidade de conteúdos. É necessário conhecer e ouvir as madeiras, entender de acústica, saber trabalhar com as ferramentas, fazer as próprias ferramentas, entender de música, cordas, componentes eletrônicos, matemática, estética, entalhe..... Mas um passo de cada vez. Seja um apaixonado pela arte, dedique-se... busque conhecimento e cada passo lhe trará prazer e crescimento.
Nenhuma. Eu tenho 2 faculdades e 1 pos-graduação e não sei serrar uma madeira... Agora, habilidades manuais e noção espacial são fundamentais.
Oi... Há um curso de nível tecnólogo de 3 anos de duração na UFPR. Vale a pena conhecer, é o mais oficial e formal do Brasil junto do curso do Conservatório de Tatui. A Escola de Lutheria de Atibai é iniciante e não conta com as verbas federais nem com uma fundação para sua manutenção. Mas o município apoia o projeto e a vontade e determinação dos membros da Aluthiers fazem a diferença na capacitação dos luthiers que passam por aqui. :)
Espera,O curso de Atibaia é gratuito?
Simmm
Não é fácil escutar o Lobão falando.
Cara,como se descobre que uma gaita de fole está desafinada?!
Deve ser triste ao terminar um instrumento perceber que não afina esse é meu medo de se tornar um luthier a frustração que isso deve causar
O 1mil like foi meu.kkkkk
Nem luthier sabe.
A palavra luthier vem de "al oud", ou seja, "o oud".
Oud é alaude em árabe.
E luth é alaúde em francês.
Portanto luthier é que faz alaúde, em francês.
A palavra acabou servindo para designar todos os construtores, inventores ou restauradores de instrumentos musicais.
Senti um pingo de preconceito com instrumentos de sopro
Por quê?
É que é muito mais difícil produzir instrumentos de sopro (de metal, claro), os equipamentos são muito mais caros. É por isso que só se vê luthier de instrumentos de madeira.
De fato os sopros são um outro universo. Explico: os instrumentos de sopro são mais difíceis de produzir, mas também as empresas como a Weril, ao serem contactadas, fecham suas portas para qualquer tipo de visita, conversas ou outras abordagens, o que reduz as possibilidades. Mas encontramos um site muito legal www.luthiersdobrasil especializados em sopros. Você conhecia? Visite, vale o tempo.
Nao vejo sentido usar uma madeira linda e nobre como o jacaranda numa guitarra e cobrir ela com tinta... tipo comprar um brinco de ouro e pintar de roxo
4:30 Fala de sindicato como se "sindicato" fosse uma coisa boa. Não existe nenhum sindicato de luthiers na Europa, por exemplo. 🤦♂️
O som dessa tal gaita aí é insuportável, tenho pena dessa mulher rsrs
Hahahahhahaha
"Não existe sindicato de luthier". Levante suas mãos para o céu.