NÃO SOU MAIS VEGETARIANA | O Poder da Gravata

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 ноя 2024

Комментарии • 1,1 тыс.

  • @BelaHoffman
    @BelaHoffman 5 лет назад +1616

    Lari, adoro seus vídeos e a forma como vc se expressa. Não me leve a mal, não ache que estou te criticando, por favor. Mas o vegetarianismo e veganismo não é sobre rótulos, mas sim sobre lutar pelos Direitos Animais. Quando alguém entende o que é especismo e crueldade animal e decide não fazer mais parte disso, não tem volta, pois a vida de um animal é maior que qualquer vontade do paladar. Como ativista vegana, vejo muitas pessoas fazendo vídeos como o seu, dizendo que não são mais vegetarianos e veganos e me entristeço, pois isso desmerece a realidade da causa e acaba sendo um desserviço para quem realmente luta pelos animais. Vejo que algumas pessoas tem tentado seguir isso pelos motivos errados. O motivo do veganismo é um só: amor pelos animais. E após isso, engloba a questão ambiental e, por último, saúde (prova disso são os junkie vegans). “Flexitariano” é uma forma de bem-estarismo, que não ajuda em nada na realidade, não faz diferença. Nós temos 5 anos para salvarmos o mundo, se não mudarmos drasticamente, não terá mais volta. Consumir animais não é opção, essa é a realidade. Quando falamos sobre o Direito a vida, não existe opção. Você não era vegetariana na essência e por isso voltou a comer animais e colaborar com a indústria. A caixa na qual vc se refere é a que somos criados, achando normal matar e torturar animais para nosso paladar. Sair da caixa significa mudar isso! Te aconselho a estudar mais sobre o veganismo, assistir documentários e entender o que é especismo e pq é anti-ético comer animais. Mas caso vc não sinta esse chamado, não se “rotule” como ex-vegetariana ou flexetariana, pois isso desmerece nossa causa. Se vc come carne (peixe tb é carne), vc é carnista. E isso não te torna uma pessoa pior, apenas uma pessoa que não tem relação com a causa veggie. Espero que tenha entendido que não quis te agredir ou criticar, apenas expor meu ponto de vista como ativista. Quando escrevemos, as pessoas tendem a ler de uma forma agressiva as vezes e essa não é minha intenção jamais. Um beijo pra você e muito amor! ❤️

    • @OBrasilnaorigargalha
      @OBrasilnaorigargalha 5 лет назад +156

      Concordo muito com vc! Ninguém usa termos como flexitariano para dizer que come açucar uma vez por semana, por exemplo. Se ela não gosta de rótulo, por favor, deixe o veganismo de lado e ñ tente achar um novo termo para expressar a particularidade que é ser ex-vegetariano. Comunicar ao mundo que vc agora é "flexitariana" além de ñ fazer sentido isso nem faz sentido do ponto de vista semântico mesmo, te coloca numa nova caixinha, não? Coma sua carne de vez enqdo sem se rotular numa nova caixa, como vc falou. O veganismo é um movimento político acima de tudo, não é sobre nós como indivíduos. Se reduzir consumo de carne é o maximo que vc pode fazer hoje pelos animais e pelo meio ambiente, então faça pq isso tb ajuda! :)

    • @shamyacapibaribe4516
      @shamyacapibaribe4516 5 лет назад +135

      enquanto assistia o vídeo, pensei sobre isso: desde quando ser vegetariano ou vegano é um rótulo? as pessoas estão confundindo as coisas demais.

    • @ka-rol
      @ka-rol 5 лет назад +72

      Concordo com vocês. Gente, falou ali da vida corrida e sair com amigos... Poxa, fiquei surpresa com os argumentos. Mas como vocês disseram, acho que não era vegetariana na essência mesmo e quer um novo caminho flex pra voltar a comer carne. Uma pena mesmo. Isso realmente me entristece. Mas cada um com sua consciência e escolhas. #paz

    • @biancasillv
      @biancasillv 5 лет назад +7

      👏👏👏👏👏👏

    • @joycetinoco4472
      @joycetinoco4472 5 лет назад +8

      Perfeito!!👏👏👏👏👏

  • @MrJohrge
    @MrJohrge 5 лет назад +417

    Parei no Flexit... muito mais sensato e bonito assumir realmente que você gosta e não consegue viver sem do que engajar em mais um rótulo só pra parecer cool,

    • @Reydson2009
      @Reydson2009 4 года назад +24

      Concordo. Esse termo "flexitarianismo" além de ser desnecessário e desonesto com a causa animal, beira a chacota. Parece ser um jeito de tentar se justificar ou amenizar a situação ou querer dizer à si mesmo(a) que continua ajudando de alguma forma, sei lá. Caí aqui de paraquedas então não sei os motivos iniciais que levaram a moça do vídeo à tornar-se vegetariana (se foi pela causa animal ou razões pessoais) mas independente disso a minha opinião sobre o termo é a mesma. Muito mais honesto seria dizer apenas "deixei de ser vegetariana e ponto".

    • @alinev6302
      @alinev6302 4 года назад +2

      Perfeito! Isso mesmo!

    • @manuelasampaio9198
      @manuelasampaio9198 3 года назад

      @@alinev6302 concordo plenamente só existe pra pessoa ter um tipo de status sendo que os animais sofrem tanto o que ele resolveu não comer quanto o que ele come.

  • @nattdumke
    @nattdumke 5 лет назад +489

    sou veg há 14 anos e não entendo esse papo de ''pressão por ser vegetariana''. Zzzzz....

    • @lorentomazini6673
      @lorentomazini6673 5 лет назад +6

      Também não kkkkk

    • @carolleal359
      @carolleal359 5 лет назад +6

      tambem não entendi kkkkkk

    • @nicolemunuera725
      @nicolemunuera725 5 лет назад +55

      Não consegui entender kkkkkkk, só vi falta de vontade por ajudar os animais

    • @lorentomazini6673
      @lorentomazini6673 5 лет назад +31

      @@nicolemunuera725 Também vi isso, como segundos de sentir um saborzinho idiota fosse mais importante que a vida de um animalzinho... Foda

    • @arenatasato
      @arenatasato 5 лет назад +41

      Pra mim esse negócio de "ser e depois não ser" mais, é porque nunca foi... Mas no caso de alguns vegetarianos, a causa animal não é prioridade, acaba entrando por "modinha" e depois não conseguem manter. Mas pelo menos ela foi sincera com os seguidores dela. Porém não concordo com isso de ser "uma caixa que aprisiona", aprisionado estão os animais só pelo prazer do ser humano em comer carne 🙄😒

  • @kimxx5033
    @kimxx5033 5 лет назад +451

    Eu não sou vegetariana e nem vegana, mas achei um pouco desonesto essa definição de "vegetariano que reduz consume de alimentos derivados de animais". Alguns vegetarianos/veganos não consomem nenhum tipo justamente por uma causa maior, quando vc passa a comer só que de uma "maneira controlada" vc ainda tá consumindo, é desonesto com quem ama carne e deixa de comer por amor aos animais, enquando alguém se diz vegano/vegetariano e continua consumindo mais de "forma reduzida"

    • @rafaelacarneiro
      @rafaelacarneiro 5 лет назад +64

      eu acho que ser radical de um modo que sua consciência não tá bem por causa disso pode acarretar outros problemas psicológicos e tals, por isso eu acredito que qualquer forma de alimentação que a pessoa consiga diminuir o consumo, já seja melhor do que nada. eu sou vegetariana, mas respeito toda forma que a pessoa encontre pra melhorar o meio ambiente e tals :)

    • @LarissaMarquesMg
      @LarissaMarquesMg 5 лет назад +13

      @@rafaelacarneiro Amei a sua resposta. É o que eu realmente penso!

    • @isabellacristina5317
      @isabellacristina5317 5 лет назад +6

      Sim, querendo ou não é uma filosofia de vida, pensamento. O rótulo pode ser ruim pra algumas pessoas, mas pra outras é uma forma de se expressar.

    • @lessakada
      @lessakada 5 лет назад +17

      @@rafaelacarneiro muito boa a sua colocação.
      Parei de comer carne e vejo que as pessoas ficam com receio de pessoas que deixam de comer carne.
      A sensação que dá é que vegetarianismo e veganismo viraram religião.
      Acho que qualquer pessoa que ao menos consiga diminuir o consumo de carne, já está valendo, pois demonstram que estão tentando e na minha opinião não devem ser crucificadas por isso.
      É o que penso. Sem intenção de ofender ninguém, ok?
      Abraço

    • @logica-iu1ns
      @logica-iu1ns 5 лет назад +10

      Ela não é vegetariana e ponto.....

  • @biancasillv
    @biancasillv 5 лет назад +291

    comer só peixe, diferente do que acham não está tudo bem, infelizmente eles não caem das árvores e não é menos pior que carne vermelha, ao contrário.. no Brasil, a cada quilo de camarão pescado, cerca de dez quilos de organismos marinhos são capturados “acidentalmente”
    pesquise, é real

    • @aleatorio2335
      @aleatorio2335 5 лет назад +13

      Eu sou carnínoro. Mas acho que não adianta só não comer peixe e achar que esta com a consciência tranquila, continuar as compras inconscientes e desenfreiadas gerando resíduos e lixos que vão parar nos rios e mares que matam milhares de criaturas aquáticas. Eu como peixe mas consumo menos gerando menos lixos, fazendo com que indústrias gerem menos lixos que vão parar nas águas. Estou fazendo o pouquinho que posso, sou especial por isso. Não. Só estou tentando fazer um pouco do que posso ainda que não seja nada.

    • @mariabeattriz
      @mariabeattriz 5 месяцев назад

      @@aleatorio2335 ​Acredito que você se contradisse na própria argumentação, Aleatório. Assim como "não adianta só não comer peixe e ficar com a consciência tranquila", também não adianta só "consumir menos, gerando menos lixo". Como você mesmo diz, cada um faz o "pouquinho que pode". Ninguém vai conseguir fazer tudo e voltar a viver como um homem das cavernas. Mas cada um pode escolher uma causa, um aspecto dela que seja, e se dedicar verdadeiramente a ela. Traz sentido para a vida e traz alívio para o planeta e os animais. Se para você a causa é diminuir a produção de lixo, TÁ CERTO! Se para outra pessoa (como é para mim), é não comer animais, TÁ CERTO! É melhor se dedicar a um ponto do que a nenhum só porque não consegue fazer tudo. Sabe aquela máxima?"Já que eu não consigo resolver tudo, não vou resolver nada"? Percebo esse tom em muitas críticas a vegetarianos e veganos. Não, o veganismo não vai salvar o mundo. E nenhuma decisão isolada vai. Mas muitas pessoas, atuando em muitas frentes, apoiando diversas causas, cada um dentro de suas possibilidades e realidades, podem sim mudar o mundo!

    • @aleatorio2335
      @aleatorio2335 5 месяцев назад +1

      @@mariabeattriz , Olá. Vc tá certa quanto ao que cada um se dispõe ao fazer. Mas não fiz uma crítica ao veganismo, chamei atenção ao fato de que o consumo desenfreado gasta recursos e produz lixo. E isso tudo faz mal ao meio que é lar dos animais, inclusive nós. Quando disse "não adianta não só comer peixe", foi um crítica ao comentário que disse que não bastava só não comer carne vermelha.

  • @feliperamosn
    @feliperamosn 5 лет назад +91

    Sou vegano, mas acredito que essa é a abordagem mesmo que devemos ter, encontrar nosso espaço, repensar nosso consumo e encontrar algo factível pra gente. Não precisa ser algo brusco e aparentemente inatingível. E super aconselho todo mundo que ler esse comentário a se jogar cada vez mais fora da sua zona de conforto, porque às vezes o que parecia difícil não é difícil. :)

  • @viniciusgomes2519
    @viniciusgomes2519 4 года назад +136

    No meio de tantos comentários, esse vídeo fez sentido para mim. Ao meu ver, dizer que é ruim alguém se define como flextariano é como desmerecer um vegetariano em prol de um vegano. Se cada um faz o que pode, já ajuda muito

  • @andrealara135
    @andrealara135 5 лет назад +278

    Cada um tem um motivo pra ser ou não ser.....eu não como animais por amor a eles....não consigo nem imaginar voltar a come-los....respeito cada opinião mas se o amor a eles é o real motivo...vc não volta!!!!

    • @camilacarneiro2664
      @camilacarneiro2664 5 лет назад +3

      Andrea Lara concordo

    • @herikaoliveira_ho
      @herikaoliveira_ho 5 лет назад +39

      Eu decidi ser vegetariana no foda-se saúde ou vontade por 3 motivos: os frigoríficos se auto regulam, produzir a carne gera um impacto ambiental absurdo (tb não como soja pela Amazônia) e não vou me alimentar do sofrimento de nenhum animal se posso me alimentar de muitos produtos. Não tem volta. Recuso ir à churrasco porque é todo mundo alegre comendo de forma inconsciente. Um mês antes de parar com a carne achava impossível, mas estou muito bem, feliz e de quebra me reeducando para uma melhor qualidade de vida.

    • @beatrizandrade914
      @beatrizandrade914 5 лет назад +5

      Disse tudo!

    • @suellenklein
      @suellenklein 5 лет назад +29

      Falou absolutamente tudo! Amo demais os animais para matá-los afim de saciar um desejo egoísta meu!!!

    • @eutatirs
      @eutatirs 5 лет назад +19

      Concordo super com isso, acredito que quando a pessoa entende e concretiza de verdade o motivo que a fez parar de comer carne, as chances de desistir são mínimas, por mais difícil que seja o processo.

  • @lardamescia340
    @lardamescia340 5 лет назад +289

    eu só não entendi uma coisa: vc fala sobre nao ficarmos presos a rótulos, e se define hoje como flexitariana 🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️

    • @nicolleohana3095
      @nicolleohana3095 5 лет назад +8

      Tbm n entendi

    • @lardamescia340
      @lardamescia340 5 лет назад +12

      @@nicolleohana3095 contraditório né ?

    • @paula3185
      @paula3185 5 лет назад +54

      Isso é só pra se culpar menos por continuar comendo os bichos e seus derivados.

    • @lardamescia340
      @lardamescia340 5 лет назад +5

      @@paula3185 vdd 😐😐

    • @rafaelguerra6986
      @rafaelguerra6986 5 лет назад +15

      Isso se chama zona de conforto. E ela não quer sair.

  • @Carol-qt1ix
    @Carol-qt1ix 5 лет назад +65

    Gostei de você ter trazido essa questão pro canal, obrigada. Sou vegetariana e estou lutando internamente pra ver se me torno vegana mas o meu amor pela culinária e a vontade de experimentar novas receitas que levam leite, ovos e derivados tem me impedido. Eu já tive essa vibe de vontade louca de comer peixe, comi, matei a vontade e não mudou nada na minha vida, inclusive renovou minha vontade de NÃO comer, porque percebi que o sabor não é melhor que as coisas vegetais que eu já comia, então decidi que não valia a pena. Obrigada pelo vídeo, eu acho que as pessoas precisam problematizar mais o vegetarianismo pq tem uma polarização mt grande nos discursos.

    • @marcelasilva4705
      @marcelasilva4705 5 лет назад +3

      Mana, cê é ovolactovegetariana. Vegetarianos não consomem nada de origem animal na alimentação. Os veganos levam isso para além da alimentação, como por exemplo, vestuário. :)

  • @sandraribas2483
    @sandraribas2483 5 лет назад +278

    Eu tentei,quatro vezes ser vegetariana e não deu certo,porém hj consumo bem menos,e faço substituições ...e realmente autoconhecimento é fundamental!

    • @TheLeninhaRO
      @TheLeninhaRO 5 лет назад +9

      É isso aí Sandra... eu faço substituições e hoje como bem menos carne.

    • @marcelaviviane8389
      @marcelaviviane8389 5 лет назад +3

      Verdade

    • @eugostoedoestrago5415
      @eugostoedoestrago5415 5 лет назад +3

      Eu também, tentei várias vezes quando era mais nova, mas acabei não conseguindo. Ainda tenho muita vontade de mudar isso, agora sei que não to preparada pra uma mudança, mas tenho reduzido bastante o consumo de carne e aprendendo sobre veganismo e outras questões.

    • @marianafreitas8045
      @marianafreitas8045 5 лет назад +3

      Também ja tentei mil vezes e nao dava certo, hj como pouquíssimas quantidades e vezes

    • @awecc5637
      @awecc5637 5 лет назад +2

      O importante é continuar tentando, buscando informações, procurando estímulos. O documentário terráqueos talvez seja o estímulo q falta.

  • @sofiechannel
    @sofiechannel 5 лет назад +111

    Vc fala mto bem , super espontânea! Acho que cada um tem o direito de ajudar o planeta da forma q se sentir melhor...o ruim são pessoas que já alcançaram o veganismo se sentirem seres superiores aos que estão em transição ou até como no seu caso q deu uma pequena regredida! O foco é sempre ver o lado bom em tudo, come peixe, mas não come carne não gera lixo etc etc ...o povo adora criticar e só ver o lado ruim das coisas! Esse tipo de pessoa arrogante e que julgam sempre pro lado mal é desestimuladora....oq adianta virar vegana ajudar aos animais e ser um ser humano lixo com outros seres humanos?vamos veganizar a alma TB por favor, somos animais TB só q racionais!

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +8

      nossa senhora! queria poder mandar suas palavras pra todo mundo que viu esse video 😍 obrigada pelo carinho!

    • @JulesSabrina
      @JulesSabrina 4 года назад +1

      Queria dar mil likes nesse comentário!!!

    • @leonferrrari
      @leonferrrari 3 года назад +1

      Melhor comentário!

    • @wellsoprano
      @wellsoprano 3 года назад +1

      @@LarissaVaiano UGA UGA QUERO CARNE ugauga 😵 primitiva e fraca👎

  • @auroracoelho7461
    @auroracoelho7461 5 лет назад +547

    Gostei da sua sinceridade mas achei os motivos bem rasos para que você tenha voltado atrás. Sou vegetariana a 1 ano e, sim, eu amo peixe e não é nada fácil. Só acho que não vale a pena tirar a vida de um ser (de uma maneira tão cruel que é a asfixia) para sentir 5 minutos de prazer. Essa é a minha opinião, porém respeito a sua é cada um feliz com a sua vida! Um beijo

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +46

      cada um no seu processo :) feliz de saber que vc segue firme e forte com o que faz bem pra vc! 💛

    • @darcsondebarcelos7135
      @darcsondebarcelos7135 5 лет назад +37

      Aurora Coelho não julgue os motivos das pessoas como “rasos”. Que bom para você esta bem assim, mas cada um é que sabe da sua vida.

    • @gadcinha
      @gadcinha 5 лет назад +24

      Me espanto quando as pessoas dizem que continuam com vontade e ser vegetariana é sacrifício. Minha mudança foi tão interna que não sinto a menor falta de carne.

    • @auroracoelho7461
      @auroracoelho7461 5 лет назад +7

      Darcson Barcelos é fácil falar quando não é a vida de um ser humano em jogo. Mas enfim, como disse no comentário, respeito a opinião dela e se a sua escolha a faz feliz, que bom pra ela. Só dei minha opinião, não ofendi ninguém.

    • @12345678983984
      @12345678983984 5 лет назад +30

      Gente, não julguem os outros. Quem de vocês é perfeito? Vocês se preocupam muito com os animais. Mas quem aqui já foi abraçar crianças no orfanato? Ou visitou os doentes? Ou foi entregar cesta básica pra os pobres? Tá cheio de gente morrendo por aí também e onde estão vocês? Vocês não são melhores que ninguém. Só isso!

  • @mariamonteiro9640
    @mariamonteiro9640 5 лет назад +192

    Quando vi o título tive uma leve esperança de que ia dizer: “ não sou mais vegetariana, sou vegana” 😢
    Acho que esse novo termo flexitariana já existe e era chamado de especismo. Você acaba voltando a comer porque não se sente mal em fazer isso. Mas infelizmente continua financiando a indústria da carne e não mata só o peixe que come mas também os animais que são capturados nas redes, além de que os oceanos estão precisando muito da nossa ajuda. Pessoas com consciência por favor não se contentem com pouco!!! Sigo na torcida pra você voltar com a causa e espero que não se sinta presa porque você estará libertando a vida de muitos animais❤️

    • @dijotta
      @dijotta 4 года назад

      Eu também...

    • @manupereira8641
      @manupereira8641 3 года назад

      Exatamentee, falou tudo

    • @matheusmiranda5976
      @matheusmiranda5976 2 года назад +1

      TODOS DOUTRINADOS, FUTUROS ANÊMICOS. VOLTEM ATRÁS, COMAM SUA CARNINHA, QUE O CORPO DE VOCÊS AGRADECE. AS BASES DO VEGANISMO NAO TEM NENHUM FUNDAMENTO NA REALIDADE, É SO QUERER ENXERGAR. ruclips.net/video/kF58U-zmdRc/видео.html. MITOS E MAIS MITOS

    • @ratovideos
      @ratovideos 2 года назад

      Para de mimimi.

  • @naconesa
    @naconesa 5 лет назад +123

    Vegetarianismo pra mim é o que me fez acertar as coisas comigo mesma, estar dentro da causa que me move! E não tem problema algum você ter se sentido liberta ao sair desse "rótulo", mas isso do que você falou "FLEXI" é na verdade uma sátira de um meme "soft vegan", não tem porquê a gente se colocar nessas caixas pra se definir, diga o que te faz bem e é isso :)
    Só que você sendo tão inteligente sobre questões ambientais e como nós afetamos o mundo, dá uma dorzinha no coração abandonar a causa...

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +25

      Ana, por me conhecer tanto que eu aprendi a lidar com os meus limites. E minha alimentação continua majoritariamente vegana, mas com algumas excessões :) Inteligência também é trabalhar com aquilo que é real e possível pra gente! Cada um fazendo um pouquinho, fazemos um pocão juntos 💛

    • @tatianabarbosa1458
      @tatianabarbosa1458 5 лет назад +1

      Falou e disse! 👏🏻

    • @naconesa
      @naconesa 5 лет назад +3

      @@LarissaVaiano Com certeza, não acho que você deva se prender à nada, isso só faz mal pra gente! Fico feliz que você contribua por outras formas, inclusive no minimalismo, só fiz o adendo que seria ótimo ter uma pessoa tão forte batalhando pela causa

  • @louisk165
    @louisk165 4 года назад +141

    Ela: não quero ser rotulada por isso não sou mais vegetariana
    Also ela: ah então é que agora eu sou "flexitariana"
    ??????

    • @julianaoliveira8066
      @julianaoliveira8066 4 года назад +3

      As pessoas constantemente mudam suas idéias

    • @louisk165
      @louisk165 4 года назад +11

      Juliana Oliveira sim, mas se tu não quer ser rotulada, não pode se denominar "flexitariana", pois é um rótulo

    • @marianaalbertini9287
      @marianaalbertini9287 4 года назад +2

      Não foi isso que ela falou.

    • @julianaoliveira8066
      @julianaoliveira8066 4 года назад

      @@louisk165 sim, mas e se ela n ligar mais pra esse lance de rótulo?

    • @louisk165
      @louisk165 4 года назад +8

      Mariana Albertini ela literalmente falou o video todo sobre o quão presa ela se sentia dentro do rótulo de ser vegetariana. mas logo depois se enfiou em outro rótulo, foi contraditório sim.

  • @babbierz
    @babbierz 5 лет назад +15

    Larissa, esse vídeo foi muito bom pra mim. Eu fui vegetariana por 4 anos e meio, e durante esses 4 anos eu tive cravings por peixe. E depois de ver o vídeo da Raw Alignment dizendo que voltou a comer peixe, depois de ser uma youtuber abertamente vegana, me inspirou a não ter medo de voltar também. Eu sinto muito pela vida dos peixes e sempre os agradeço antes de comer. Enfim, eu achei que não encontraria um vídeo de algum brasileiro que também tivesse voltado a comer peixe, obrigada por esse vídeo! E obrigada pela honestidade 💙

    • @SkyRezende
      @SkyRezende 4 года назад +7

      Meu deus, que desserviço.

    • @SkyRezende
      @SkyRezende 4 года назад +6

      Agradece aos peixes antes de comê-los? Sério isso mana?!

    • @babbierz
      @babbierz 4 года назад +4

      @@SkyRezende ai, chegou a fiscal de dieta ahahahah por isso não gosto nem de me dizer vegetariana mais, porque abre espaço pra esse tipo de coisa.
      esse comentário foi há um ano, porque nos últimos 2 NATAIS eu comi uns pedaços de bacalhau por estar com MUITA vontade. peixe é a única coisa que eu ainda tenho vontade e não encontrei algo que simule o gosto, diferente de hamburger que sempre como os vegetais e tá ótimo.
      apesar disso, ao mesmo tempo, quando eu como eu sinto uma sensação muito estranha e acabo colocando tudo de lado no prato e comendo só o resto, só com o gostinho do peixe. eu consigo contar nos dedos quantas vezes ingeri peixe desde que me tornei vegetariana, há 6 anos. 99,9% do tempo eu fui/sou ovolactovegetariana.
      acho que você poderia olhar pras pessoas com um olhar mais humano ao invés de chamar de desserviço, julgar e tirar sarro da vivência alheia.

    • @SkyRezende
      @SkyRezende 4 года назад +5

      @@babbierz ai mana, não vou nem refutar pq deu pra perceber que vc sabe que tá sendo hipócrita. Mas agradecer aos peixes antes de comê-los foi foda...

    • @SkyRezende
      @SkyRezende 4 года назад +5

      E lembrando: se come peixe não é vegetariana.

  • @xeniab4007
    @xeniab4007 4 года назад +26

    Sou vegetariana a 6 anos, mas por agr tô com vontade de comer de vez em quando, muito bom ver q não sou a única ❤

  • @thainamartinez4969
    @thainamartinez4969 5 лет назад +157

    Ok, você não tem a necessidade de se rotular, se você não foi vegetariana por amor à eles eu entendo, mas eu nunca iria voltar a comer eles, nós não temos necessidade de comer carne, não é algo impossível de não comer, um exemplo que sempre me baseio é: minha mãe é diabética e ela não pode mais comer doce, ela sente vontade e adivinha? Ela não come.

    • @deboravasconcellos2649
      @deboravasconcellos2649 4 года назад +4

      Concordo, e em relação a sua mãe, assista o documentário "what the healthy'" vai explicar que a diabetes é geralmente causada pelo consumo de proteína animal e não do açúcar em si!

    • @yas2306
      @yas2306 4 года назад +2

      Melhor comentário! Caí de paraquedas no vídeo, não sei os motivos para ela ter se tornado vegetariana, mas creio que infelizmente na cabeça dela, talvez a vida de um animal não seja tão importante, o egoísmo da gula nas pessoas é bem maior.

  • @Mayanna3
    @Mayanna3 5 лет назад +351

    Putz tadinha, aprisionada pela caixa do vegetarianismo. Animais aprisionados em abatedouros em sofrimento constante até a morte, tudo bem 🖒🖒🖒🖒

    • @patriciasousa2264
      @patriciasousa2264 5 лет назад +34

      Pois é, pensei o mesmo. Vou ver meu cu e os animais que se fodam. Imbecilidade

    • @marcellamoleti
      @marcellamoleti 5 лет назад +63

      E vocês aprisionadas pelo desrespeito e preconceito com o processo dos outros. Vamos refletir, meninas! Precisamos de amor no mundo ❤️

    • @Mayanna3
      @Mayanna3 5 лет назад +25

      @@marcellamoleti relativizou o assassinato de animais toda

    • @biancasillv
      @biancasillv 5 лет назад +8

      melhor comentário desse vídeo!!

    • @biancasillv
      @biancasillv 5 лет назад +1

      👏👏👏👏

  • @fabiolamakiyamamachadogola1355
    @fabiolamakiyamamachadogola1355 5 лет назад +51

    Amei vc! Não sou vegetariana, acho que não vou ser, mas concordo com a ideia de diminuir! E o jeito que vc fala sobre o assunto é muito legal.
    Beijo

  • @le.salvagni
    @le.salvagni 3 года назад +25

    Passei aqui só pra te dar um pouco de amor, achei que recebeu muitas críticas, acho que a coisa mais importante e pela qual todos deveriam conversar e intencionar é, não precisamos de um vegetariano perfeito, precisamos de muitas pessoas dispostas a concientemente diminuir o consumo de proteina animal.. acho que a reflexao é mto maior do que se vc come carne uma vez na semana ou todos os dias, ou rotular exatamente oque pra sempre vc vai comer. Bjs adorei seu video.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  3 года назад +3

      oi le 💛 obrigada pelo carinho. os comentários desse vídeo já me deixou muito mal, ainda deixa as vezes. ver um comentário tão carinhoso desse deixa o coração mais quentinho. obrigada pela sensibilidade! um beijo 💛

  • @nomundodotdahporalinenasci9617
    @nomundodotdahporalinenasci9617 5 лет назад +126

    S o amor aos animais for o motivo... Você nunca volta a comer nenhum deles.. mas respeitamos o direito das pessoas...

    • @paula3185
      @paula3185 5 лет назад +22

      Exatamente. Quando a gente de fato internaliza que nossa causa é amor aos animais, torna-se muito fácil parar de comê-los e não nos sentimos aprisionados em caixa alguma.

    • @caveiraobeats4993
      @caveiraobeats4993 3 года назад +3

      @@paula3185 irei virar vegetariano pra sempre

    • @vanessazimmermannofc
      @vanessazimmermannofc 3 года назад +2

      @@caveiraobeats4993 Os animais agradecem 💚

    • @guilhermemaia9146
      @guilhermemaia9146 3 года назад +4

      Como carne e amo os animais

    • @nomundodotdahporalinenasci9617
      @nomundodotdahporalinenasci9617 3 года назад +2

      @@guilhermemaia9146 você ama alguns, mas escolhe colaborar com a maldade que os humanos fazem com outros, fomos criados para amar os gatinhos e cachorro... Mas não para amar um porco, uma galinha ou uma vaca...esses são alimentos dizem a sociedade... Já foi num matadouro? Acho que não... 🥺☹️ Até animais gestantes se abate... Carne de vitela... Vc sabe como é feito? Faço veterinária moço...pelo amor de Deus... não é culpa sua... É a criação mesmo.. falta de informação.. quando vc ama não maltrata ou colabora ....

  • @gabrielafranco4212
    @gabrielafranco4212 4 года назад +160

    Nossa. Esse vídeo é errado de tantas formas.
    Mano. Fala a real. Seja sincera. Você voltou a comer peixe porque quis e ponto. Não existe essa de rótulo.
    Isso foi apenas uma desculpa interna sua pra voltar a consumir carne.
    Quem realmente vira vegetariano ou vegano vira por uma causa. Uma causa grandiosa que nos faz bem e que nos motiva a continuar sempre. E essa causa é a vida dos animais.
    Vejo muita gente desistindo de ser vegetariano ou vegano pelo simples fato de que se tornam por moda e não pela causa real. E isso é muito triste.

    • @ANABeatrizvieira
      @ANABeatrizvieira 4 года назад +4

      A real que virá quase uma autossabotagem ne ,talvez pelo medo de expor a ideia de não comer mais

    • @huehe4998
      @huehe4998 4 года назад

      Sim muito triste 😔

    • @taipugli
      @taipugli 4 года назад +2

      O amor é p sempre!!!

  • @carolribas7792
    @carolribas7792 5 лет назад +16

    Juro que nos últimos dias tenho pensado muito nisso. Sou vegetariana desde 2013 e parece que isso me rotulou como "a menina vegetariana" do grupo. Nos últimos dias tenho sentido um apelo GIGANTE pela carne mas simplesmente não sei o que fazer com isso. Tenho consciência de como eu já mudei um pouquinho o mundo em que eu vivo tendo parado totalmente o consumo de carne nesses anos, mas a culpa pesa muito nos ombros pela simples vontade de comer...

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +2

      te entendo, Carol! 💛

    • @bruashlee
      @bruashlee 5 лет назад +1

      Aconteceu comigo também... como uma fome lá de dentro que não passava por nada! Eu comi e me senti bem.

    • @marcosofficieel
      @marcosofficieel Год назад +1

      A pressão social te faz sentir culpada! Não baixe a cabeça pra isso! Ser rotulada como "a menina vegetariana" é um orgulho pra mim e pra muitos veganos! É o mesmo que te rotularem como "a menina que respeita os animais!" Obrigado por existir, Carol💚🌱!

  • @bianelima422
    @bianelima422 4 года назад +22

    Gosto do conceito da Melanie joy: seja o mais vegano possível ♥️ cada um olha pro seu umbigo e não se mete no prato dos outros. E cada um come o que quiser sem precisar ficar se justificando.

  • @danielafonseca6367
    @danielafonseca6367 5 лет назад +156

    Desculpe, sempre que eu vejo um depoimento triste assim, perco um pouco de fé na humanidade. Respeito sua decisão, mas não consigo compreender. São vários argumentos associados ao paladar e endeusando o especismo. Com todo respeito, você não era vegetariana pelos animais, então bastava limitar suas opções à uma dieta sem carne, sem promover uma pauta e depois deixá-la por opções rasas. Como influencer digital acredito que bastava ter se limitado a fala do consumo consciente e não prolongar o assunto para acariciar o egoísmo.

    • @cor.inexistente
      @cor.inexistente 4 года назад +8

      Esse tipo de vídeo é um desserviço ao que ela mesmo prega. Triste!!!!!

    • @TOP6-p8x
      @TOP6-p8x 4 года назад

      ADORO CARNE.

    • @JS-dc1sx
      @JS-dc1sx 4 года назад

      Elaine A. de Souza, falou a pessoa que nunca comeu carne né? Já nasceu vegetariana, a família toda é vegetariana... Aff kkkkk

    • @taipugli
      @taipugli 4 года назад

      👏👏👏👏👏

  • @jeniferlima9161
    @jeniferlima9161 5 лет назад +231

    Não é deixar de comer churrasco, não é deixar de comer carne de panela. É deixar de comer inocentes.

    • @cintiamaria123
      @cintiamaria123 5 лет назад +8

      HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • @esterpereira2305
      @esterpereira2305 5 лет назад +4

      Quero ver se vc tivesse passando fome, você ia falar essa asneira. Até Jesus comia carne

    • @viversion
      @viversion 5 лет назад +6

      @@esterpereira2305 deixa de ser louca, vc acha q seu deus fez os animais pra que? pra matarem?

    • @marirainbow1260
      @marirainbow1260 5 лет назад +3

      @@esterpereira2305 mina burra

    • @esterpereira2305
      @esterpereira2305 5 лет назад +3

      @@viversion Louca não, isso se chama sobrevivência ou você acha que tu ia querer morrer de fome. Só gente rica fica com essas frescuras de ser vegetariano.

  • @blancaguedes7001
    @blancaguedes7001 2 года назад +7

    sou vegetariana há 2 anos. há alguns meses eu estava muito triste em situações sociais. saia com amigos, com a família, e nunca tinha opção pra mim (a opção era sempre arroz e feijão aprnas), e a pessoa quer comer algo diferente né? ser veg em casa é muito fácil e eu amooo cozinhar. hoje eu sai pra almoçar com meus pais e comi um pedaço de peixe, acho que vou adotar o piscitarianismo agora, mas sinto muita muita culpa por ter comido

    • @marcosofficieel
      @marcosofficieel Год назад

      Existe uma folha que tem sabor de peixe! Ela pode ser empanada e frita... pesquise aqui no RUclips!

  • @anapacheco2253
    @anapacheco2253 5 лет назад +168

    (Não quero parecer um hater do RUclips, adoro seus vídeos, admiro a forma como trata alguns temas. Só que esse me ofendeu muito e não consegui deixar de comentar)
    Você nunca foi vegetariana apenas tinha hábitos alimentares que excluíam o consumo de carne. Não comer carne para um veg é uma ato político. O objetivo do movimento não está limitado apenas a causa animal, mas também a proteção do meio ambiente e a negação ao sistema industrial. Não é só o fato de que um animal morreu cruelmente pra seu prazer de 5 minutos, mas a quantidade de água que foi gasta no processo, o local que foi desmatado (e que consequentemente desregula um ecossistema), a exploração (absurda!) do trabalhador pelas indústrias de carne. Enfim, é sobre todo o processo produtivo. Os vegs têm repúdio a essa atividade e lutam para que ela seja reduzida, não só excluindo o consumo, mas buscando conscientizar mais pessoas e pensando/lutando por medidas políticas que minimizem os impactos causados.
    Outro ponto, o rótulo que você cita não tem o único objetivo de colocar pessoas na caixa dos vegetarianos ou veganos. Ao se entender como parte desse grupo você faz uma afirmação política. (Aqui vale pensar todas as “consequências” de uma afirmação política, de um posicionamento)
    Nada contra a redução de consumo de carne proposta, apenas entendo ela como um ato individual voltada para o próprio bem estar e que busca algo como “uma consciência tranquila”, o que se difere COMPLETAMENTE da luta veg. Acho ótimo buscar o bem estar pessoal, mas desnecessário a mistura com um movimento também autêntico.
    Por fim, sobre consumo afetivo. Uma das minhas comidas preferidas era a torta de frango da minha mãe. Era uma receita dela, que eu comia desde criança e amava. Alguns meses depois de aderir ao vegetarianismo, fui para um almoço de domingo na casa dos meus pais, e ao entrar na cozinha vi a torna na mesa. Fiquei louca de vontade de comer, mas passei direto e quando estava servindo arroz minha chegou pra avisar que agora a torta era sem frango. Para mim isso é afeto.

    • @annyborges8051
      @annyborges8051 4 года назад +5

      Caralho, é isso!

    • @mirnaandrade7601
      @mirnaandrade7601 4 года назад +4

      Falou tudo!!

    • @maitesales6561
      @maitesales6561 4 года назад +4

      Perfeito!

    • @pampassos
      @pampassos 4 года назад +5

      Simmmm, ai foi muito bom ler isso 💚

    • @JoaoPedro-rp9gt
      @JoaoPedro-rp9gt 4 года назад +10

      Nossa verdade nunca parei para pensar! Eu depois que virei vegano fiquei relembrando e refazendo alguns pratos típicos com a minha mãe quando o afeto vem dela tentar me ajudar e trazer novas receitas. A danada fez um salpicão delicioso esses dia sem frango sem nada e eu nem acreditei que ficou tão parecido!

  • @gabbiegrace
    @gabbiegrace 5 лет назад +101

    Eu sou veggie por três motivos: pelos animais, pelo meio ambiente e por uma consciência mais limpa (que envolve os dois primeiros). Eu comecei a me sentir muito mal por comer carne, muito mal a ponto de que minha mente me jogava coisas e imagens enquanto eu comia e na hora eu perdia o apetite; logo depois que virei veggie eu comi um pedaço de salame chorando pq eu estava "indo contra meus princípios", hj eu penso nisso e dou risada porque cara, não fazia nem uma semana e eu estava me condenando. Sei lá, foi bem idiota chorar por isso mas eu era mt nova então whatever.
    Sempre falo que eu não como animais, porque é mais fácil pras pessoas entenderem e não vem aquelas perguntas "mas vc come frango?" "nem peixe?", e também não fica com esse rótulo de vegetariana. Quando você faz parte desse grupo social de veggie/vegan vai achar muita gente extremista p/ caralho, aqueles que querem convencer todos a se converter. Eu simplesmente não ligo, eu me importo só com os meus hábitos alimentares; fulano quer comer carne só pq gosta? beleza deixa ele; Eu acho certo? Não, mas cada um tem sua vida e seus ideais, eu só falo alguma coisa se virem me contestar.
    Queria mt ser vegana, mas como no momento não dá, eu tento consumir o minimo possível de produtos de origem animal.
    Enfim, ser veggie me fez muito bem, foi parte do meu processo de "arrumar o quarto", eu simplesmente não consigo me imaginar voltando a comer carne, mas cada um cuida da própria vida, eu tenho meus motivos para ser veggie e você tem os seus para deixar de ser, e tá tudo bem.

    • @vanessajennifersilva5703
      @vanessajennifersilva5703 5 лет назад +4

      @Gabbie Grace já viu o grupo "veganos pobres do Brasil" ? Tem muitas dicas de receitas por lá vale a pena mesmo que não seja vegana xx

    • @guilhermemaia9146
      @guilhermemaia9146 3 года назад

      Vegan=moda.

  • @martinsslidi
    @martinsslidi 5 лет назад +41

    Lari, parabéns por abordar o assunto. 👏 Algumas pessoas nos comentários falando que o termo é uma sátira, que não existe. Mas existe sim gente, me formei em Nutrição em 2003 e já se falava em "flexitarian diet". E em 2014 a palavra flexitarian, que é a junção de "flexible + vegetarian", foi incluída no "Oxford English Dictionary". Enfim, como a Lari disse, a base é uma dieta vegetariana, mas os produtos de origem animal são consumidos ocasionalmente. Sou flexitariana há alguns anos, se um dia serei vegetariana estrita, possivelmente. Mas a redução do consumo de carne e derivados de origem animal já favorece muito a saúde e o meio ambiente. O importante é ter equilíbrio e respeito à decisão alheia. 😘

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +5

      aaaaa que maravilhoso um comentário assim! obrigada por esclarecer todas essas coisas pra gente! 💛

    • @louiseboeger
      @louiseboeger 5 лет назад +3

      perfeito! concordo com essa visão, é inclusive mais empática com as pessoas em processo, sem deixarmos de saber da responsabilidade que é cada vez q porventura consumimos um peixe, por exemplo.

    • @martinsslidi
      @martinsslidi 5 лет назад

      @@LarissaVaiano 😍

    • @martinsslidi
      @martinsslidi 5 лет назад

      @@louiseboeger 😍

  •  5 лет назад +4

    Lari, morro de medo de comentar em vídeos assim, porque não quero que isso pese em você como uma cobrança... Porque sei que muitas vezes, em assuntos como esse, surgem cobranças de todos lados. Até pq sou vegetariana e tbm não concordo com a posição radical das pessoas... Eu até entendo a visão das pessoas radicais, mas acredito que a postura radical só gera mais bode nos não adeptos.
    O questionamento que quero levantar (e nem precisa me responder, é para conversar com você mesma) é sobre a vontade de comer peixe. Eu comecei a ter mais consciência dos pedidos do meu corpo através do desejos malucos que aparecem... As vezes são pedidos do psicológico, como por exemplo querer comer aquele doce pq está se sentindo triste. Outras vezes é o físico pedindo mesmo. Um nutriente está em falta e o corpo pede através de desejos por alimentos ricos nisso.
    Essa coisa de desejo louco acontece com as grávidas, pois como estão gerando uma vida, acabando precisando de mais nutrientes... É muito comum relato de grávida que teve vontade de comer terra, porque estava em falta o ferro.
    Comigo acontece muito com lentilha, principalmente qdo estou menstruada, porque preciso de mais ferro e proteína.
    A vontade de comer carne tbm aparece na minha porta, principalmente peixe. E eu nunca fui a louca do peixe. Aí eu parei e me perguntei: o que será que tem no peixe que meu corpo está pedindo tanto?
    Deduzi que era o ômega 3, pois não é um nutriente que me atentei tanto e creio não estar presente na minha alimentação constantemente. Fui na minha médica, perguntei sobre polivitaminicos vegetarianos e ela me indicou o "Ogestan Gold".... Nesse suplemento para grávidas (mas tudo bem quem não está grávida tomar) tem ômega 3 e B12, as vitaminas que me preocupo qdo minha alimentação "sai dos trilhos".
    Fica essa dica/questionamento para vc reparar nos pedidos do seu corpo.
    Bjos de luz, sua linda ❤️

  • @tatsgb
    @tatsgb 5 лет назад +5

    Eu me sentia (e as vezes sinto) bem como você estava se sentindo. Uma cobrança enorme para não consumir carne e produtos de origem animal e, ao mesmo tempo, querendo me permitir ter experiências eventualmente, e não ficar passando vontade. Demorou e foi difícil chegar à conclusão de que preciso encontrar meu equilíbrio, o que me faz bem emocionalmente, sem me importar com as cobranças externas! E você traduziu muito bem esses sentimentos e a forma como tenho lidado. Me senti abraçada! É bom saber que não sou a única assim!! Mais uma vez, obrigada! ♥️ #aiquevideobom!

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +1

      oba oba oba! 💛 vamos nos abraçar!

  • @anandamazine4034
    @anandamazine4034 5 лет назад +17

    Eu realmente adorei o vídeo. Sou vegetariana há 3 anos e não consigo mais consumir nenhum tipo de carne, tenho nojo e meu estômago vira só de olhar, mas esse é O MEU caso. Existem diversos tipos de pessoas e se você QUER e CONSEGUE comer está tudo bem também.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +1

      maravilhosa você!!! 💛💛💛

    • @anandamazine4034
      @anandamazine4034 5 лет назад +3

      @@LarissaVaiano ahaha aprendi com você mulher!! O vegetarianismo/veganismo é pra ser ser algo leve e satisfatório de praticar, não pra ser um peso na vida de alguém.

  • @alineeramiro
    @alineeramiro 5 лет назад +160

    Para quem nao luta pela causa animal trocar esses hábitos alimentares é muito difícil. Depois que eu conheci o veganismo nao vejo mais animais como alimento. Para mim é cadáver , émorte ! Respeito sua opiniao ,mas flexitarianismo nao existe!!

    • @alanebonini
      @alanebonini 5 лет назад +10

      Aline Ramiro nossa achei muito brega esse nome e sem sentindo. é melhor não falar nada

    • @mariacarolinaac
      @mariacarolinaac 5 лет назад +19

      Concordo contigo! Sou vegetariana há 4 anos e tô em transição pro veganismo há uns 2 meses. Fiquei um pouco incomodada com esse termo "flexitariano" justamente porque joga no lixo os preceitos do veganismo, que não é só um "rótulo", algo chato e que tenta colocar pessoas em caixinhas, mas sim uma forma de ver e entender o mundo. Veganismo vai muito além apenas do que você tá colocando no seu prato, não é uma questão puramente individual. Tudo bem dar um passo atrás na questão do vegetarianismo, os processos de cada pessoa são diferentes e eu entendo MUITO pois o meu próprio processo não foi linear, mas para isso não precisa adotar um termo novo que faz pouquíssimo sentido.

    • @Mayanna3
      @Mayanna3 5 лет назад +24

      Eu que nem sou vegetariana/vegana ainda já achei uma bobeira isso de flexitariano, imagina quem é, porque isso diminui completamente o conceito da causa animal, que é o que realmente importa. O problema é que ela ta levando essa questão apenas pro lado de comida, não pro sofrimento animal.

    • @alineeramiro
      @alineeramiro 5 лет назад

      @@alanebonini Alane, nao entendi o que voce quis dizer em seu comentario :S .

    • @alineeramiro
      @alineeramiro 5 лет назад +3

      @@mariacarolinaac Cada um tem mesmo seu tempo e respeito muito isso. Te desejo forca e amor na sua caminhada. Diminuir o consumo é incrivel e ajuda um montao em varios aspectos! So nao da pra usar nomes que nem existem. Veganismo nao é dieta é estilo de vida! Um beijo para voce ;)

  • @Thamires119
    @Thamires119 5 лет назад +40

    nossa, que bosta hein. Eu também vivo na correria, trabalho, estudo e moro sozinha e consigo fazer altos rangos vegs muito gostosinhos.

  • @otirramorta2743
    @otirramorta2743 5 лет назад +17

    Realmente NÃO comer carne é impossível para min,mais para dar um passinho de ajuda parei de comer carne de porco já faz um tempo,já é uma pequena ajuda ao mundo😊

  • @betinhajuliao
    @betinhajuliao 5 лет назад +48

    Nunca comi carne de espécie alguma mas não sou vegana. Nasci assim, desde muito pequena não aceitava carne.

  • @quelninja
    @quelninja Год назад +1

    Gostei da sua sinceridade. Melhor do que ser hipócrita como muita gente que se faz de militante de alguma ideologia e quem conhece sabe que não é nada daquilo. Tenho vontade de ser vegana mas como minha família não é eu tenho dificuldade e também tô pesquisando para saber como substituir a proteína animal. Mas acho que quem é vegetariana ter comido peixe é compreensivel ter vontade

  • @marinap77
    @marinap77 5 лет назад +51

    "Flexitariano" ou seja...................... onivoro. Você come carne e boa. Não precisa ficar inventando novos termos pra se sentir menos mal por não ser vegetariano mano.

  • @MMvbx
    @MMvbx 5 лет назад +96

    Acredito no mesmo q vc. Escolhi o vegetarianismo por motivos de saude e eventualmente consumo algo fora da minha rotina. Nao consumo nenhum derivado de animal de forma alguma, mas me permito comer peixe quando quero. E sisso eh super possivel para todos. É melhor que a maioria das pessoas reduza seu consumo do que uma minoria o elimine.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +4

      falou tudo, Marcelo 👊🏼

    • @Gigi-op9fq
      @Gigi-op9fq 5 лет назад +32

      Vegetariano não come peixe. Se come peixe "quando quer" não se denomine vegetariano.

    • @stellaguimaraes8931
      @stellaguimaraes8931 5 лет назад +24

      não consome animal mas se permite comer peixe? desde quando peixe é planta?

    • @patriciarodrigues5758
      @patriciarodrigues5758 5 лет назад +17

      É só não se rotular vegetariano. Peixe também é animal.
      Não existe um vegetariano que come apenas peixe, ou apenas frango... vegetariano não come. Se você come, não é vegetariano.

    • @LarizaLima1
      @LarizaLima1 5 лет назад +4

      Você não é vegetariano então.

  • @felipepolonio3337
    @felipepolonio3337 5 лет назад +28

    discordamos em um ponto, pra mim, o MEU vegetarianismo (sem cagar regra na vida de ninguém) é muito mais sobre entender o que é aquele pseudo alimento, de onde ele vem, colo ele vem e como ele é tratado ate chegar no nosso prato. Acredito que se você entende que a industria da carne é ambientalmente deplorável, utiliza de escravidão animal e propaga uma ideia de agressão (e voce nao concorda com isso) você para de sentir vontade de comer essas coisas. Quando vejo um pedaço de carne, seja ela qual for, a ultima coisa que tenho é vontade de colocar aquilo na minha boca, esse pedaço de ser em putrefação, que foi metido hormonio ate não caber mais, que viveu estressado, passou essas energias para sua carne, que também foi transportada de uma forma precária, descongelando e congelando novamente diversas vezes.
    Ainda não sou vegano, mas acredito muito nisso acredito também que muitas das doenças e mal estares que conhecemos hoje vem por conta de se alimentar com algo que não necessariamente seja mesmo alimento. Quando pensamos em leite de vaca e derivados por exemplo, é surreal, aquele líquido existe com um propósito, o de alimentar o bizero; o ovo também, é uma estrutura que serve para realizar processo de gestação fora do corpo da mãe, a natureza não fez isso par NOS ALIMENTAR, foi o processo evolutivo de cada uma dessas espécies. Quando pensamos em vegetais isso também se aplica, mas com o diferencial de que plantas não tem sistema nervoso, e não TEM MEMÓRIA, não fazem sinapses. Acredito que voltar a comer carne simplesmente porque sim, porque deu vontade, é igualmente problemático do que agredir alguém na rua porque voce quis. acredito sim que veganismo é a solução para muitos problemas socioeconomicos e ambientais, minimizar isso a uma vontade, é tirar todo o peso politico dessa escolha.
    Nós temos que entender que as vezes, quando participamos e concordamos com um movimento social, temos que nos desapegar dessas pseudo vontades e pseudo necessidades, temos que nós colocar inseridos no coletivo, sem que nossas vontades pessoais, nossos quereres sejam mais importantes do que nossas causas, do que efetivamente mudar algo socialmente. As pessoas SEMPRE vao querer comer carne, por que estão viciadas nela, tanto quimicamente quando por costume, é sim algo revolucionário o veganismo\vegetarianismo, não é facil, não é pra ser facil; é para tirar as pessoas da sua zona de conforto e fazelas repensar se realmente precisam fazer tudo aquilo que "querem"

    • @brunavictoria1173
      @brunavictoria1173 4 года назад +1

      👏 acho o msm

    • @nassarajoao2274
      @nassarajoao2274 4 года назад

      muito bom!

    • @oiok4514
      @oiok4514 4 года назад

      Sem contar que saude melhora muito, eu vivia inchada e agora me sinto mais disposta e até minha pele tá melhor.

  • @somoslaluna9848
    @somoslaluna9848 5 лет назад +15

    "presa dentro desse rotulo" Força guerreira

  • @nanafloraearte6988
    @nanafloraearte6988 5 лет назад +7

    Abaixo os radicalismos! Ganhou meu like e mais uma inscrita. Parabéns pela coragem de ser sincera sobre um tema tão polêmico.

  • @gabrielcosta427
    @gabrielcosta427 9 месяцев назад +1

    Moça, só quero te agradecer por não ter apagado esse vídeo, mesmo que hoje seu canal tenha um foco em Arquitetura, manter esse vídeo ajuda bastante muitas pessoas ainda. Fiz 5 anos como vegetariano em dezembro, mas tenho refletido muito sobre essa questão a 1 ano e 2 meses agora e nunca consegui uma resposta, uma referência ou um caminho melhor. As vezes parece ser mais complicado deixar de ser Vegetariano (em todo contexto social) do que virar um. Parece exigir muito mais certeza e confiança sobre si, sobre quem é e das escolhas que decidiu tomar

  • @monteiroglauber
    @monteiroglauber 5 лет назад +4

    Descobri seu canal há alguns dias e já devo ter assistido muita coisa. Gosto muito do seu tom! Você consegue passar suas ideias de forma muito coerente, sem impor, sem patrulhar, cara, isso é incrível. Que bom ter alguém de boa pra acompanhar ahahha sucesso!

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +1

      hahaha! obrigada pelo carinho, Glauber :) muito bom saber que vc vê meu trabalho desse jeito. dá um quentinho no coração 💛

  • @ViviFadinha
    @ViviFadinha 5 лет назад +7

    Ai sou toda fudida da cabeça, depressão e caralho todo mas continuo vegana. Para mim não é mais uma coisa “opção de alimentação” ou “filosofia de vida” é apenas uma lógica básica. Sou apenas uma consumidora consciente, penso antes de comprar, sei lá, para mim não ser vegana é um absurdo depois que a pessoa sabe da verdade xoxo

  • @anapaulamentz4995
    @anapaulamentz4995 5 лет назад +3

    Adorei sua sinceridade! Deixa tudo mais leve. Cada atitude responsável e consciente é um grande passo para a transformação, em qualquer aspecto! Adorei 💋

  • @lucycanarin
    @lucycanarin 5 лет назад +25

    Para mim Veganismo não é restrição alimentar, no meu ponto de vista. É uma adição !! Mas cada um no seu tempo...

  • @julianapereira3449
    @julianapereira3449 4 года назад +5

    Parei a 1 mês pelo amor aos animais e não me imagino comendo futuramente....tá tão claro na minha cabeça....

    • @taipugli
      @taipugli 4 года назад +1

      Força meu anjo.... Eu parei a 15 anos e o melhor q a gente faz!!!

  • @marcelatunes4656
    @marcelatunes4656 5 лет назад +29

    A questão da rotulagem é uma pressão da sociedade, não do veganismo ou vegetarianismo em si. Se vc parar de comer carne pela simples razão do real respeito pelos animais, dá tudo certo. Chega uma hora que vc nao consegue mais ingerir aquilo. Eu tive uma fase de adaptação no começo, claro. Comi carne toda a minha vida. Mas minha motivação é amar os animais e ter respeito pela vida deles. Vc não é vegetariana e vagana pros outros, muito menos deve alguma coisa a todos. Entendi o que vc disse, mas não precisa complicar o simples. Tudo existe rotulagem. Eu sou feminista! Existe rotulagem pra isso. Se vc faz algo "fora do padrão" feminista, vc é julgado. Eu faço o que eu quiser e continuo sendo feminista, para mim. Eu luto pela igualdade de gênero, para que as mulheres tenham seu espaço e valor na sociedade. Mas não é só porque existe rotulagem em cima do feminismo que vou deixar de seguir sua verdadeira essência e filosofia. A verdade é que o rótulo ele tem o seu valor...A sociedade que o destrói. Ele ajuda aquilo ter lugar na sociedade. Chamar as coisas de algo torna-as menos abstratas, mais legíveis. O problema é que a sociedade estereotipa movimentos e os tornam subterfúgios para apontar o dedo e julgar. Vai na sua...seja vagana pela verdadeira essência. Não deixe que a sociedade estrague isso.

  • @biancasillv
    @biancasillv 5 лет назад +208

    o seu canal é tão incrível, amo os temas que você aborda mas esse vídeo foi ridículo.. os seus temas abordam assuntos que envolvem a conscientização sobre a diminuição de lixo no meio ambiente, de diversas maneiras, e jsso é ótimo mas de todas as nossas ações prejudiciais ao meio ambiente, comer carne está no topo.. ninguém é obrigado a não comer mas você que possui consciência disso e que aborda esses temas, esse vídeo é um total retrocesso.. comer não só carne mas também derivados contribui com o desmatamento, extinção de espécies, são utilizados de 10 a 20 litros de água para cada 1kg de carne, emissões de gases estufa, mudanças climáticas ...

    • @milena6009
      @milena6009 5 лет назад +1

      Devolver as vacas por exemplo pra natureza seria muito pior... ela morreria cruelmente na natureza, muitas vezes os animais são comidos vivos...
      Eles quase não existiriam se eles fossem dispersos na natureza, fora que morreriam cruelmente.... E as vacas não sofrem ao botar leite. Mesma coisa das galinhas, elas botam sem parar... a vaca precisa de um estimulo, que no caso é a ordenha, por causa das tetas dela que são estimuladas por nossas mãos....

    • @Janisjoplin147
      @Janisjoplin147 4 года назад +1

      @@milena6009 td a favor dos animais, mas não vejo nenhuma solução para as pessoas que trabalham e sobrevivem dessa indústria, a industrialização é sim ridícula, mas infelizmente estamos em um buraco que pra sair muuuita gente sofrerão as consequências, e não são os colarinhos brancos, mas os operários.

    • @brunavictoria1173
      @brunavictoria1173 4 года назад +3

      @@milena6009 então pra você a solução para os animais não morrerem e serem comidos é nós os matar e os comer ? Bem contraditório isso aí viu

    • @VEGNATyt
      @VEGNATyt 4 года назад +1

      @@milena6009 isso é mentira, os filhotes das vacas são retirados delas no dia que nascem, sofrem muito longe deles, o tal do estímulo seria o BEZERRO MAMANDO, não uma ORDENHADEIRA de metal, ou nossas mãos! as galinhas ficam a vida toda em gaiolas minúsculas e os animais se reproduzem de forma artificial, por isso tem taantos, na natureza não seria assim, os santuários estão surgindo e aumentando para abrigar animais salvos da indústria, e lá eles não se reproduzem de forma industrial e frequente.

    • @JoaoPedro-rp9gt
      @JoaoPedro-rp9gt 4 года назад

      @@milena6009 moça sugiro dar um pequeno Google pra vc descobri que tudo o que vc disse esta incorreto

  • @Tais4
    @Tais4 4 года назад +3

    Que pena! Eu comemoro muito toda vez que alguém consegue sair dessa cultura que acha normal a crueldade com os animais em nome do paladar e fico triste quando as pessoas voltam atrás. Essa ideia de reduzir o consumo pode até ajudar, mas acho que não vai muito longe não, pois as pessoas não irão mudar a chave, deixando de ver a carne como alimento. Será como decidir fazer uma dieta restritiva, sem realmente mudar o hábito (e o paladar)... vai ser sacrificante e a pessoa não vai ter forças para levar adiante. Mas cada um tem seu tempo! Respeito sempre!

  • @SheilasProblems
    @SheilasProblems 5 лет назад +17

    Nunca tentei de verdade ser vegetariana. Mas já tem uns dois anos que diminui drasticamente o consumo de carne. Se antes eu comia diariamente, hoje em dia como no máximo 3 vezes por semana.

  • @anesy55
    @anesy55 5 лет назад +2

    Comecei minha transição para o veganismo e durante 5 meses e tudo estava bem. Só que eu me sentia muito cansada, pálida, emagreci muito e um dia eu desmaiei. Tudo isso por falta de vitaminas, mas principalmente uma anemia ferropriva que é exatamente a ingestão desses produtos.
    Desde então eu estou com medo de retirar os derivados dos animais da minha alimentação. Alguém poderia me dar uma dica do que fazer? Ou do que procura?

    • @portalconexaoastral
      @portalconexaoastral 5 лет назад +1

      Eu tb caí doente no período que não comi carne, até falta de memória eu tinha! Agora estou enfrentando o medo e diminuindo o consumo aos poucos, com acompanhamento nutricional, para logo estar consumindo zero animais, mas não é fácil né? Meu conselho é acompanhamento com nutricionista, pois cada pessoa é um caso diferente!

  • @izabelrodrigues6963
    @izabelrodrigues6963 5 лет назад +59

    Em 2050 teremos mais plástico nos oceanos que peixe. 🤔

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад

      sim :(

    • @anacristinarocha8776
      @anacristinarocha8776 4 года назад +1

      Por isso é necessário reduzir o consumo de plástico

    • @leuriss2
      @leuriss2 4 года назад

      @@anacristinarocha8776 e parar de comer peixe, quando pescados com as redes que grandes indústrias pra não se dizer maioria. Muitos outros animais marinhos vem junto e morrem também :/, mas né vamos fazer o que podemos, seja evitando plastico, seja parando de comer os animais

  • @GraPersonalTrainer
    @GraPersonalTrainer Год назад +2

    Fui vegetariana por 20 anos. Quase morri. Adoeci, tive inúmeras doenças autoimunes, depressão, fibromialgia, anemia, fadiga constante a ponto de não levantar mais da cama. Nada era suficiente para suplementar as necessidades do organismo. Até que para não morrer voltei a comer carne. No mesmo mês eu me recuperei, minha energia e minha vida se transformaram fui me recuperando. Então hoje não exagero, procuro um equilíbrio. E que quem decida se tornar vegano fique atento a sua saúde para não passar pelo que eu passei. Não desejo pra ninguém. Não adianta querer salvar o mundo se você não conseguir nem ajudar a si mesmo. ☯️

    • @Kamajii
      @Kamajii Год назад

      sou vegetariano há uns 3 anos mas ultimamente ando pensando em voltar a comer carne novamente tô pensando em começar com frango também já passei por depressão, crises de pânico e ansiedade sinto fraqueza e muito desânimo mas tá difícil

    • @marcosofficieel
      @marcosofficieel Год назад

      ​@@Kamajiicomo é sua alimentação? Muitos vegetarianos e veganos não seguem a alimentação correta. Pesquise um pouco sobre alimentação e veja se consome todos os nutrientes e vitaminas necessários. Veganismo não é sobre alimentos maléficos, esse é o erro de muitos que aderem.

    • @marcosofficieel
      @marcosofficieel Год назад

      ​@@Kamajiiquando consigo converter algum carnista, explico a minha alimentação (veg) e cito alimentos para evitarem consumir.

    • @marcosofficieel
      @marcosofficieel Год назад

      Do que você se alimentava?

  • @camiladossantospereira2030
    @camiladossantospereira2030 5 лет назад +21

    Lari , adoraria que você falasse sobre produtos orgânicos,cosméticos e maquiagem. Sucesso linda

  • @MissThamyK
    @MissThamyK 5 лет назад +63

    Acho que vc deveria ter deixado bem claro que a questão de "não deixar de gostar de comer carne, só optar por não comê-los" é algo seu. Não se pode generalizar uma questão assim. Vc pode se tornar vegetariano por vários motivos, saúde, meio ambiente, direitos dos animais, indústria da carne. E ao longo do processo algumas pessoas simplesmente criam uma repulsa à carne. Então é possível aderir a uma alimentação vegetariana e deixar de gostar de comer carne sim.

    • @12345678983984
      @12345678983984 5 лет назад +1

      Eu tô sem comer carne faz um ano. Até hoje sinto vontade.

    • @MissThamyK
      @MissThamyK 5 лет назад +1

      @@12345678983984 volto a ressaltar que, assim como da autora do vídeo, essa é uma característica sua, que não deve servir de padrão. Existem inúmeros motivos parar aderir a alimentação vegetariana e muitas excluem a carne por repulsa, tanto psicológica quanto física.

    • @heloizasantos7572
      @heloizasantos7572 4 года назад

      Algo nada a ver com o assunto, adorei seu cabelo 💖

  • @julianamsr4548
    @julianamsr4548 4 года назад +7

    Eu já parei de comer carne, fiquei por um período sem comer, e eu nunca consegui falar "sou vegetariana" quando necessário, eu dizia "não como carne" e um colega de trabalho inclusive me questionava por isso, e depois de um tempo eu até passei a comer carne em alguns momentos.
    E cara, lógico que não é legal, e que eu estou sim sendo conivente com uma indústria cruel, eu tenho consciência disso, mas vcs não podem dizer que uma pessoa que evita comer carne não gera impacto algum. Seria o mesmo que dizer que vegetarianos e veganos não geram nenhum impacto, pq a maioria massiva das pessoas continuam consumindo animais e derivados...
    Não desmereçam as formas que as pessoas encontram pra fazerem diferente. Ninguém tem o direito de fazer isso.

  • @lipelialove7857
    @lipelialove7857 5 лет назад +2

    Ótimo vídeo Lari!! Precisamos nos informar mais sobre a industria alimentícia e o impacto ambiental e pessoal que tudo isso causa. A Dani Noce postou mês passo um vídeo (Excelente) falando sobre Flexitariano e existe na Netflix um documentário chamado "What tha Health" que é de descortinar a nossa ignorância a esse respeito. Reduzir a ingestão de carne e seus derivados, não deve ser olhado como "modinha" mas, como uma maneira de se amar (e se cuidar) mais, e o buscar o conhecimento ajuda muito a sermos mais esclarecidos nessa mudança.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад

      esse doc é maravilhosooo! eu vi o video dela! amei!

  • @marianagatafofa
    @marianagatafofa 5 лет назад +5

    Acho que o grande problema é a quantidade que a gnt come de carne,se diminuir a quantidade já vai melhorar.Não precisa ser radical.

  • @dai649
    @dai649 5 лет назад +3

    Linda a introdução! Adorei😀 parabéns pelos 3 anos!

  • @sofiaa1314
    @sofiaa1314 3 года назад +7

    eu assisti o filme Okja e chorei tanto tantooo... Pq já parou para pensar que a vida de milhares de animais é:
    nasce, fica preso, entra num Caminhão, chega num lugar, e morre... Eu morro perto de um frigorífico 😞 e sempre escuto os gritos dos porcos e vejo os caminhões passando rezando para ele não ter uma morte horrível só para satisfazer o ser humano mas... Sempre acontece de ser assim... Mas entao foi isso... Que raiva do ser humano

  • @andreiavilasboas9104
    @andreiavilasboas9104 5 лет назад

    Gostei imenso de ver/ouvir este vídeo Larissa. Fiquei fã na hora, ainda que só tenha encontrado o teu canal/instagram recentemente :)
    O ano passado passei por uma fase plant-based, até saudável pois tinha bastante cuidado para garantir a alimentação equilibrada e completa, mas acabei por voltar a consumir proteína animal. Continuo a fazer algumas refeições plant-based, mas são menos frequentes. No entanto, desta vez, tenho muito mais cuidado com a proteína animal (de preferência orgânica, sem antibiótico, sabendo a origem, etc.). Tenho uma opinião muito em linha com a tua, que o equilíbirio e sustentabilidade não é uma ciência exata que só uma pessoa dita, mas que temos que encontrar o nosso próprio equilíbrio, tentando sempre minimizar o impacto negativo para o Planeta. De que serve fazermos apenas o bem para o planeta, se para isso tivermos que viver uma vida de sacríficio que nos deixa a sentir mal connosco mesmos? Não é fácil e é uma aprendizagem constante :) mas vale muito a pena!

  • @alinesombrasantos6336
    @alinesombrasantos6336 5 лет назад +26

    Concordo q não é algo fácil, mas discordo q é difícil de tornar 1 hábito, tá aí os "veganos pobres" pra provar q se pode viver com o famoso "arroz feijão e salada". E vc critica o rótulo do vegetariano, mas em seguida já se inclui em outro rótulo, n entendi.

  • @evelincosta5542
    @evelincosta5542 5 лет назад +2

    Eu amo teus vídeos, sério. Posso ter passado um dia estressante, mas ao assisti-los fico com uma leveza muito boa. Tu transmite paz. Bjs. 💖

  • @CloudNine_K2
    @CloudNine_K2 4 года назад +4

    Eu parei de comer carne unicamente por nojo, inexplicavelmente o meu organismo começou a criar ânsia de vomito ao sentir o cheiro da carne, não consigo imaginar um defunto no meu prato.

  • @mariaclaral1
    @mariaclaral1 5 лет назад +2

    Lari, eu acredito que é culturalmente difícil ser vegetariano/vegano no nosso país, e que às vezes tem um significado muito afetivo comer o peixe na casa da avó no domingo. Acho que começar a consumir conscientemente e reduzir é ótimo pra começar. Mas além disso, é preciso ter várias motivações pra fazer sentido pra si, porque aí deixa de ser uma privação pra ser algo que acrescenta na sua vida e no seu (nosso) mundo. Não é apenas pelos animais (ainda que isso seja muita coisa), é pela saúde e bem estar, é pela natureza, pela justiça social que provoca, entre outras razões. Quando se sabe e compreende isso tudo é meio complicado voltar a comer como se não significasse nada. Mas se te traz prazer, faz sentido pra ti e mais que isso, te traz alegria comer de forma "flexível", vai na fé! No final, todos estamos aqui pra ser felizes, há varias formas de se fazer bem pro mundo, e ser honesto consigo mesmo é uma delas!

  • @ruth5369
    @ruth5369 5 лет назад +41

    Chatão ter de dar explicação 🙄🙄

  • @fabiacosta3932
    @fabiacosta3932 5 лет назад +2

    Parabéns pelos 3 anos👏🌟🍀e nova abertura ❤😘

  • @aanacarenita
    @aanacarenita 5 лет назад +3

    Eu estou tremendamente triste com as pessoas que atacaram a Larissa. Sim, eu entendo os impactos que o consumo de carnes em geral tem, além de como o processo de produção é sofrido para os animais. Me deixa feliz que tenham muitas pessoas pelo mundo que vivem sem se alimentar de carne e derivados, mas acontece que existem certas pessoas que não conseguem não se alimentar de certas coisas.
    Eu por exemplo amo frango, e sempre que penso nesses rótulos pré-existentes de vegano e vegetariano, penso que jamais me encaixaria por simplesmente não me desapegar desse tipo de alimento.
    Desde que assisti o documentário Cowspiracy eu refleti por um tempo que, se as pessoas que geralmente consomem carne todos os dias da semana nas principais refeições (Almoço e Jantar), diminuissem drasticamente o consumo para, quem sabe uma, ou duas vezes na semana, unidas as pessoas que optam por serem adeptas do veganismo e vegetarianismo haveria uma imensa diminuição na demanda de produção de carne. Com toda a certeza, não é a principal solução, mas talvez seja o início pra um futuro mais viável.
    Bom, eu fiquei triste porque atacaram a Larissa sem respeitar o ponto de vista dela, que as vezes para outros pode ser um absurdo, mas é o que faz sentido para ela e faz com que ela se sinta bem consigo mesma.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +2

      obrigada pela empatia e pelo entendimento 💛

  • @Amanditacrazy
    @Amanditacrazy 5 лет назад +1

    Graças a Deus, uma caixinha com possibilidades🙏🏼 Eu substituí muitas refeições por ovo e mais legumes como berinjela. Além disso, por ser um pouco intolerante, também não consumo leite e como pouco queijo. Também evito a todo custo pacotinhos e passei a usar coletor menstrual e menos champu! Acho que todos podem ajudar um pouquinho né? Obrigada pelo vídeo e parabéns pelas mudanças no canal e pela coragem de falar as coisas de forma simples e direta, mas respeitosa. Conheci teu canal há pouco e estou amando 😻😘💕

  • @fernandamafer8217
    @fernandamafer8217 5 лет назад +5

    Ainda bem que não fizeram story de você comendo peixe!! Hahaha! Se não iam fazer um vendaval! Não sou vegetariana porque como frutos do mar e amo queijo!! Beijo ♥️

  • @amandaleticia2166
    @amandaleticia2166 4 года назад +1

    na pesca, além dos peixes, são capturados outros animais que nem eram o objetivo, então lembre disso quando foi comer seu peixinho, não é só aquele peixe não

    • @mr_lemon9349
      @mr_lemon9349 4 года назад

      Fodase os peixes porra quero e comer

    • @amandaleticia2166
      @amandaleticia2166 4 года назад +2

      vai pra pqp

    • @mr_lemon9349
      @mr_lemon9349 4 года назад

      @@amandaleticia2166 so se vc vier cmg

    • @amandaleticia2166
      @amandaleticia2166 4 года назад +2

      @@mr_lemon9349 vsfd mano, chato pra crlh

    • @mr_lemon9349
      @mr_lemon9349 4 года назад

      @@amandaleticia2166 vc que me xingou primeiro princesa

  • @marinapuerta2721
    @marinapuerta2721 5 лет назад +11

    Aquele momento em que a gente está quase se inscrevendo em um canal e toma um banho de água fria. Esse vídeo é um grande desserviço à causa vegana e para aqueles que são ovolactovegetariano/vegetarianos estritos e que estão em transição, porque tratou tudo como alimentação e não é só apenas isso. Uma vez que tem uma visibilidade enorme, é bom repassar informações coerentes, principalmente sobre algo que é tão julgado como o simples fato de não consumir nada de origem animal e de exploração animal, como veganos são julgados o tempo todo e são motivo de deboche. Primeiro, faltou conhecimento sobre "rótulos", ser vegetariano é apenas dieta, é alguém que não se alimenta de nada de origem animal, no seu caso, ainda utilizando rótulos, você era ovolactovegetariana quando não consumia nenhum tipo de "carne animal", vegetariana nunca foi. E agora, como gosta e consome peixes, o que é normal e está apenas dentro do seu direito de escolha, talvez devesse se desapegar dos rótulos que tanto citou e, ser apenas alguém que não consome algumas carnes, é simples. Tenho uma amiga, por exemplo, que não consome carne de porco e nem por isso se coloca um rótulo em cima de si. Ser "flexitariano" dentro daquilo que veganos buscam e lutam, que é o fim da exploração animal, resume tudo em rótulos como tentou fugir o tempo todo no vídeo, ser vegano não é um rótulo, nossa causa é séria e responsável, não usamos um nome para ser legal. Ninguém que ESTÁ PREOCUPADO COM OS ANIMAIS, com o especismo e o sofrimento animal, vê essa distância que citou, adaptações podem ser lentas, a industria esconde muitas informações dos consumidores em vários produtos, mas não é esse mártir todo que tentou pintar, até porque o veganismo é dentro do praticável e ninguém vai deixar de tomar um medicamento, por exemplo, por causa do veganismo. Flexitariano não existe, você acabou de contribuir para que muitos jamais olhem novamente para os animais, que são os que realmente importam. :)

    • @algobell
      @algobell 5 лет назад +3

      Pensei o mesmo que você e me senti terrivelmente desconfortável com esse vídeo. Sou ovolactovegetariana em transição para o Veganismo, tento consumir o minimo possível de derivados de leite e ovos, mas jamais faria um discurso dizendo que acho que cada um deve consumir o que quiser, eu sei que o consumo de leite e ovos causa dor imensa aos animais e não traria um discurso para milhares de pessoas dizendo que tudo bem. Seria mais coerente dizer que voltou a comer peixe e que sabe que isso não é legal, que sabe que o ideal é não machucar animais, que sabe o impacto que a alimentação com carne traz para o planeta, mas que não esta conseguindo e que precisou comer, seria mais bonito isso.
      Daí os comentários das pessoas se identificando com o discurso dói mais ainda.
      Enfim, também achei o video um desserviço, era inscrita e não serei mais. Mas sei que esse discurso coma o que quiser, seja feliz, onde se desconsidera o sofrimento animal, vai atrair muito mais inscritos, então não fará diferença a minha saída.

    • @marinapuerta2721
      @marinapuerta2721 5 лет назад +3

      @@algobell a causa animal SEMPRE é deixada de lado, o que me deixa muito triste, ainda mais ouvir alguém dizendo que ser ovolactovegetariano, vegetariano, vegano etc são rótulos pra ser legal. É a absurdo e faz quem estava nessa caminhada desistir por causa disso. Eu cheguei até o canal por causa de uma coisa que não consegui substituir que é o absorvente, pra me deparar com esse vídeo depois. :(

    • @algobell
      @algobell 5 лет назад

      @@marinapuerta2721 eu também cheguei aqui pelo minimalismo e pelas questões relacionadas aos cuidados com o planeta, já consegui substituir os absorventes pelos de pano e aprendi muita coisa com a Lari, mas fiquei bem decepcionada com esse vídeo, não por ela comer peixe, mas porque a impressão que deu é que ela meio que liberou todo mundo da culpa, coma o que te faz feliz e pronto, como você mesma disse, não teve um olhar para os animais que são as verdadeiras vítimas dessa felicidade que prazer do paladar proporciona.

    • @maguedes89
      @maguedes89 5 лет назад +1

      ​@@algobell estamos juntas! Eu também consumo derivados de leite e me sinto muito mal, mas não pq o que os outros pensam que eu como ou devo comer, e sim pq sei como a industria é cruel. Eu costumo visualizar os olhos dos animais e sei que estou no caminho certo, logo reduzir é uma consequência. Ontem mesmo ja pedi pra minha mae testar uma versão vegana. A gente tem que cuidar do meio ambiente, dos seres e principalmente do nosso corpo, alimentação é sagrado.

    • @algobell
      @algobell 5 лет назад +2

      @@maguedes89 no meu caso já consegui deixar de consumir derivados de leite e ovos em casa, meu problema é na rua, não temos muitas opções quando comemos fora e não tenho muito tempo para cozinhar em casa e fazer lanches ou marmitas para levar comigo, mas se houvesse mais opções meu problema estaria resolvido. Também não me importo com rótulos, me sinto péssima e diminuí bastante o consumo, tenho esperanças de que em breve teremos mais opções, o mercado está se abrindo para isso, lentamente, mas está.

  • @PatriciaDelosSantos98
    @PatriciaDelosSantos98 5 лет назад +2

    Faz poucos dias descobri o teu canal e estou adorando. Estou em um conflito sobre isso, agora estou comendo muito menos e tenho mais consciencia sobre o consumo de carne mas me permito comer se eu quiser. Obrigada por este maravilhoso video e pelo teu canal ♥

  • @liliansouzap
    @liliansouzap 5 лет назад +5

    Eu usava sua desculpa pra não virar vegana. Um dia percebi que a vida não vai ficar fácil pra eu me tornar vegana. Resolvi, então, mesmo com a vida super corrida, como sempre foi e sempre vai ser, assumir as rédeas e fazer logo a mudança. A questão do rótulo é mais pra facilitar. Não tem nada de absurdo em você ter recaídas, mas é triste a quantidade de desculpas que você arranjou pra isso. E isso também vai bem contra a filosofia do seu canal. Quanto ao impacto, acho que temos que tomar nossas decisões baseadas no que queremos pra nós e não em quão distantes estão dos outros. Ser vegetariano não é uma caixa, é um estilo de vida relacionado à compaixão, consciência e ética e colocá-lo apenas como rótulo é simplificar demais o esforço de todos aqueles que são fortes todos os dias para não caírem no poço do consumo desenfreado, emocional e cruel criado pela indústria.

  • @t7danix742
    @t7danix742 2 года назад +1

    ahh cada um come o que quer, come sua sala ou sua carne em paz e não fica implicando com o que o outro come :)

  • @gracielecandian1842
    @gracielecandian1842 5 лет назад +4

    O problema desses rótulos é a culpa que ele cria em torno de algo que não é pra ter! Lembro que decidi virar vegetariana mas com a cabeça bem aberta, eu pensava “se der vontade de comer eu vou comer” Eu não queria ser essa pessoa chata, que não abre mão pra nada! E deu SUPER certo! Por incrível que pareça, por eu ter deixado bem aberto e flexível, eu não tinha vontade! E, por motivos de vida mudando e muita coisa acontecendo acabei voltando a comer TUDO! E aí tem que trabalhar a tal da culpa de novo... e entender que não tem nada de mal nisso! Realmente a gente só consegue ser melhor pro mundo quando a gente está bem com a gente mesma. E é isso, quem sabe no futuro não volto a ser “flexitariana”? 😉
    Inclusive, se tem alguém aí que voltou a comer carne, me conta como ficou o intestino? Porque eu sofri por um ano com dor de barriga é suspeito que seja isso 😭

  • @lumaburtzlaff9043
    @lumaburtzlaff9043 5 лет назад +1

    Que vídeo maravilhoso!!! Muito obrigada por compartilhar este ponto de vista! Desde o final de 2018 eu reduzi muito meu consumo de carne, mas às vezes ainda como quando tenho vontade. Mas apesar de saber que eu estava fazendo a coisa certa pra mim, de não parar totalmente, porque não é isto que eu quero, em alguns momentos parecia que eu tinha que estar dentro de uma caixa: ou vc come, ou vc não come. Como se não existisse esse "consumir menos", como se isso não fosse certo, como se eu devesse alguma explicação pras outras pessoas quando eu eventualmente comia carne.

  • @samanthaamancio3131
    @samanthaamancio3131 5 лет назад +5

    Tchau, canal.

  • @gleicianeaparecidadejesusa4538
    @gleicianeaparecidadejesusa4538 4 года назад +1

    Eu gosto e não consigo ficar sem comer carne,já tentei e vivo pensando nisso,mais não consigo e ponto. Respeito a escolha de quem decidiu ser vegano ou vegetariano,mas isso não entra na minha realidade.

  • @taissaprado5474
    @taissaprado5474 5 лет назад +7

    Eu não vejo como um rótulo, pra mim não é uma obrigação eu não comer carne e nunca deveria ser pra ngm, oq importa é vc ter a consciência do que está comendo e no que isso prejudicia, tendo conhecimento o paladar começa a mudar pois a mentalidade muda, não estou te julgando mas ser algo que pra ti é uma obrigação não daria certo msm..

  • @Beazis
    @Beazis 5 лет назад +2

    Acho legal sua sinceridade com um tema que vc sabe que seria delicado no seu canal. Apesar de ser uma figura pública por ser YTuber, isso não dá direito de ninguém te julgar.
    Para quem tanto aponta o dedo: se você é vegetariano mas compra seus legumes embalado em plástico ou produtos industrializados que grande maioria vem em embalagens que vão para o lixo depois, usa absorventes descartável ou faz uso e consumo de qualquer coisa que gera lixo, vai vir alguém te criticar que você tem consciencia do que ta fazendo e que é errado e deveria se importar mais ou mais sinceramente, e etc. Sério gente, vamos melhorar como pessoas também? Do que adianta querer limpar o mundo e ser uma pessoa tóxica? Ela não quer mais ser vegetariana e ponto. Os motivos dela só desrespeitam a ela! Nem todo mundo quer viver a vida INTEIRA sacrificando todos os seus confortos e prazeres pensando no bem dos animais e do meio ambiente como um todo. É importante? É. Reflete em todo mundo? Reflete. Mas não vai ser apontando o dedo pras escolhas dos outros que vamos melhorar. Não tenho orgulho de comer carne, tanto quanto não tenho orgulho de não usar apenas vidros e plástico biodegradável para guardar minhas coisas, comprar roupas em lojas de departamente que podem ter tido mão de obra escrava ou ter o tecido sido fabricado de forma danosa ao meio ambiente. Nada disso é o meu orgulho, pode ter certeza! Mas me orgulho de não aceitar discriminação, me orgulho de ter descoberto como cuidar de mim com produtos mais naturais, me orgulho de não usar absorventes descartáveis e claro, me orgulho de não oprimir as escolhas das pessoas, sendo conscientes ou não. O sofrimento dos animais em abatedouros é real e não nego isso, entendo que a luta dos verdadeiros vegetarianos é para que isso não aconteça, mas na minha visão não é sobre o "viver ou morrer" do animal e sim a forma que é feito. Me colocando na roda aqui: eu não vejo nada errado em criar suas galinhas para comer, por exemplo. Acho que essa valorização da vida de todos os animais é uma visão muito bonita que algumas pessoas tem (mas aquelas que tem esse respeito com TODOS os animais, inseto é animal), mas não acredito que ter essa visão não torna ninguém mais certo que ninguém. Tem muitas pessoas que tem toda essa consciencia da vida que se vai ao comer uma carne, mas que vê isso por um lado mais biológico/racional do que empatico/sentimental com os animais. Do mesmo jeito que uma pessoa vegetariana que trabalha e vive numa capital e respeita a vida animal com sinceridade consegue olhar uma pessoa que come de tudo viver uma vida dedicada a trabalho voluntário em países de extrema pobreza. Essa pessoa podia estar criticando o vegetariano por dizer que "respeita a vida" sem nunca ter se envolvido ativamente em ajudar pessoas com necessidades nem na própria cidade, mas isso a faria uma pessoa ruim também, entende? São as suas escolhas, seu estilo de vida, sua empatia. É feio se impor na vida dos outros e querer que todos lutem as mesmas batalhas que você.
    Não existe uma causa boa maior que a outra.
    Se é uma boa causa, tem os mesmos pesos e merece respeito.

  • @carolinafreitas2555
    @carolinafreitas2555 5 лет назад +3

    O que você descreveu como "flexitariano" se encaixa no processo pelo qual a pessoa que toma consciência sobre as problemáticas da carne e dos derivados passa até conseguir eliminar eles completamente da alimentação, ou seja, que estão no caminho para se tornarem vegetarianos ou veganos, cada um vai reduzindo dentro do seu possível e da realidade no momento até conseguir parar com tudo de vez. Esse processo não tem um tempo determinado pra acontecer, as vezes leva anos, por motivos de acomodação, memória afetiva como você mencionou, condições financeiras, falta de maiores informações e pessoas que dependem da família pra se alimentar e a mesma não colabora, como no caso de muitas pessoas que se tornam vegetarianas na adolescência, mas a intenção está sempre lá justamente porque ela ganhou a consciência de que aquilo não é algo legal e um dia de fato ela vai chegar lá. Flexitariano que continua consumindo carnes de forma reduzida mas sem a intenção de parar já é definido por outro nome há muito tempo e esse nome é onívoro. Não importa a ordem nem a frequência que você come os alimentos, você continua tendo alimentação onívora. Enquanto a pessoa está no processo de redução ela pode ser onívora, como é seu caso, e vegetariana e suas variações, e bom, se o motivo pelo qual a pessoa parou de comer carne é pelos animais, a memória afetiva não é uma desculpa pra ela voltar a comer carne, porque comer a carninha feita pela mãe uma vez na semana ou cinquenta não muda o fato de que precisou algum animal morrer pra aquela carne estar uma só vez no prato dela, então nesse caso não adianta, a pessoa tem que tentar superar isso aí, é justamente esse o desafio, que claro, é algo pelo qual ela opta, até porque aí já não é mais uma realidade distante pra ela. Se o único objetivo é reduzir os impactos ambientais ou saúde, ok, mas uma pessoa pode aderir a segunda sem carne que ela continua sendo onívora se ela come carne nos outros seis dias da semana. A segunda sem carne inclusive só é incentivada por muitos veganos porque muitas vezes pode servir como incentivo para mais pessoas entrarem nesse processo de transição. E não, nada disso é questão de rótulo, flexitariano que seria só mais um termo redundante mesmo pois remete a outro que já existe.

  • @Ftscarlat
    @Ftscarlat 4 года назад +2

    Não liga pras críticas, vc foi sincera e corajosa. E eu amei demais!!!

  • @isabelaalebasi
    @isabelaalebasi 5 лет назад +47

    Eu falava pras pessoas que sou vegetariana só pra não ter que ficar me explicando, mas como peixe umas 4, 5 vezes por mês. O foda é que quando você fala desse tipo de coisa com as pessoas, elas passam a te "vigiar", e te "cobrar". Mas enfim, agora quando me oferecem carne só falo que não aceito e pronto.

    • @LarissaVaiano
      @LarissaVaiano  5 лет назад +1

      é bem por ai mesmo!

    • @polly9429
      @polly9429 5 лет назад +13

      Mas se vc come peixe, vc n é vegetariana. Melhor n falar que vc é mesmo. Diz só que n come carne vermelha, ou que só come peixe de vez em qdo.

    • @sabrinaperardt9834
      @sabrinaperardt9834 5 лет назад

      Isa, então não seria melhor dizer que vc faz Pescetarianismo? Daí se alguém pergunta o q é, vc diz: vegetariano que come peixe e frutos do mar quando está afim 😊 Eu aprendi esse termo com um colega de trabalho vegetariano q come peixe (eu não sou vegetariana) e só pelo nome ficou claro o q fazia a parte da alimentação dele 😊

    • @Gigi-op9fq
      @Gigi-op9fq 5 лет назад +8

      Vegetariano não come peixe! Aceitem amados. Vegetariano pelo que parece virou mais um "estilo de vida cult" ao invés de ser o que realmente é. Duvido que alguém peça alguma satisfação sobre a sua alimentação, então pare de mentir!

    • @maguedes89
      @maguedes89 5 лет назад +4

      @@Gigi-op9fq acho que as pessoas estao com muita culpa em nao ser vegetariano, que quer um nome parecido. depois reclamam dos rótulos.

  • @_falaeli
    @_falaeli Год назад +1

    Faz alguns anos que sou vegetariana e tenho sentido muuuita vontade de comer peixe. Socorro Deus.

  • @iolandarocha1289
    @iolandarocha1289 5 лет назад +16

    É complicada essa romantização do "é uma questão de escolha", "parem de interferir na escolha alimentar das pessoas". Quem dera o fosse.
    Gente, a questão não se trata única e exclusivamente da empatia para com o animal (o que, na verdade, já deveria ser o suficiente), estamos com um sino de ultimato prestes a tilintar, essa indústria é destruidora massiva e, se isso por acaso soa extremista, pesquisem, assistam, existem dados e números que comprovam o impacto rigoroso que esse consumo - dentro da dieta, da vestimenta, dos cosméticos - todo causa. Discursos que normalizam a corroboração pra isso, são extremamente problemáticos.
    Concordo com o tempo de cada pessoa em transitar. Mas por favor, paremos de achar que isso se trata de questões individuais. Esse pensamento gera pessoas que naturalizam essa violência e os impactos da mesma. Estamos nos tratando da saúde do planeta, que apresenta enormes índices de falência diariamente. Tudo isso se mantém também por nossa culpa, por financiarmos (estou a me tratar até mesmo de qualquer aspecto que prejudique algo/alguém em alguma proporção) a indústria capitalista gulosa por lucro, sem cogitar as consequências.
    Quer passar pela sua fase e procurar formas mais viáveis ou gradativas de contribuir para evolução do planeta? O faça. Mas se é figura pública e/ou fica disseminando desinformação por questões de papilas gustativas ou absurdos similares, é um desserviço a uma causa que só quer salvar o planeta. Sim, salvar o planeta! Soou como rótulo pra você?
    Alguém que preze minimamente pelo bem-estar da vida na terra e entenda os impactos cada vez mais colossais no meio ambiente e na saúde das pessoas, saberia que não se trata de "gosto muito daquele sabor e estava com nostalgia". Por favor, tenham um pouco mais de empatia. Eles choram e, logo em breve, nós também.

  • @biancalancia1023
    @biancalancia1023 5 лет назад +1

    É importante você cozinhar no sábado e se preparar para as semanas. No mar tu pode comer batatas fritas e não comer animais mortos. Em 30 minutos da para cozinhar bem um prato vegetariano. Como fora, com amigos obviamente e não tem problema comer em um modo vegetariano só não comer frango ou presunto

  • @LiaGF11
    @LiaGF11 5 лет назад +9

    Não ligue seu nome a causa se você não está nela

  • @plantarfazbem
    @plantarfazbem 4 года назад

    Bom mesmo é um rodizio ,isso é vida.

  • @marcela2299
    @marcela2299 5 лет назад +3

    Jurei que durante o vídeo você diria que deixou de ser vegetariana para se tornar vegana... que decepção!

  • @FrancieleMazzari
    @FrancieleMazzari 5 лет назад +1

    Estou repensando todos os meus consumos e nesse vídeo você disse tudo e mais um pouco do que eu penso sobre o vegetarianismo.
    Sempre gostei do seu canal, mas ultimamente o seu conteúdo ficou incrível, parabéns! #aíquevídeobom

  • @beatrizlozinsky
    @beatrizlozinsky 5 лет назад +4

    Eu era vegana há 2 anos mas comecei a ter vários problemas graves de saúde , fui pro hospital várias vezes e agr sou obg a comer coisas de origem animal, mas em menores quantidades

  • @BahMadeira
    @BahMadeira 4 года назад

    Muito obrigada por ter postado este vídeo! Admiro sua sinceridade e espero que continue assim, pq o mais importante é sermos fiéis a nós mesmos.
    Eu sou vegana desde 2017 e eu achava que não conseguiria ser por "amar frango" (fui criada sem comer carne vermelha, por isso nunca comi feijoada rs e tbm nunca gostei realmente de peixe), mas percebi que comia no automático, sem questionar se realmente eu sentia falta e ou necessidade...
    Depois de descobrir a intolerância a lactose e de começar a alterar a alimentação, acabei me tornando vegana. A questão ambiental, a solidariedade com os animais e buscar melhorar a saúde foram fatores importantes, mas para mim o principal é o espiritual. Volta e meia vieram me questionar se continuava vegana, que algumas pessoas tinham deixado pq a saúde foi prejudicada, que é muito difícil ter esse tipo de alimentação... Mas o que percebi é que não me afeta o que outro pensa, pq preciso ser verdadeira comigo e com o que acredito.
    Por isso, te admiro por ser verdadeira com vc.
    Muita luz e sucesso no seu caminho 😉🌸🙏

  • @franciscamonteiro1580
    @franciscamonteiro1580 5 лет назад +3

    Adorei a felixibilidade para o outro. Não necessariamente para com a carne. Mas acho que tudo precisa na vida precisa de mais amor é mais tolerância :) até para com nós mesmos!

  • @vivizina2981
    @vivizina2981 3 года назад

    Muito legal seu vídeo, amei querida!!!👏🏻👏🏻👏🏻