Muito legal. Não só a História do positivismo no mundo como também a História do positivismo no Brasil e, o que me tocou ainda mais fundo, a história das pessoas que se organizaram ao redor da ideia, especialmente as que ainda hoje se dedicam. Imagino que hajam aí muitos dramas pessoais, realizações e conquistas, que não são do escopo de um documentário aprofundar mas mesmo assim são muito bacanas imaginar. Isso de trabalhar para que uma ideia em que se acredita não morra, de se dedicar a uma causa (ainda que perdida) é um dom humano muito valioso. O depoimento que começa aos 38:53 me marejou os olhos. Parabéns aos envolvidos.
O Brasil e a sua população sofre dum Alzheimer histórico, onde esquecemos e negligenciamos as nossas origens e a própria história física, prédios,construções, acervos,etc , como também a história imaterial, isto é, de onde vêm as ideias,pensamentos, doutrinas,etc. 🇧🇷😪
Relógio do tempo onde o Brasil parou e deixou de ser uma terra abençoada por Deus desde sua fundação com a primeira missa celebrada entre os Portugueses e os Nativos(indígenas). Desde que passamos a usar este lema que nega a Cristo o país passou a ser amaldiçoado.
Canal Monarquia no Brasil por Debora Settim Verdade naquela época o povo era unido agora é tudo espalhado e odioso uns com os outros. Esse país após o golpe de 15/11/1889 só veio porcaria após porcaria.
Eu digo mais ! Essa terra seria uma homenagem a Santa Maria. Algum diabo nos tirou isso. A terra de Santa Maria ou de Vera Cruz recebeu o apelido carinhoso que arremete ao fogo abrasador ( brasil é derivativo de brasa ) da cor do inferno, uma tinta proveniente da madeira. Daí o apelido vingou e o " BRASIL " ficou. A homenagem a Mãe Santíssima de Jesus foi algo que deixou o inferno muito alvoroçado. Mas ela reaparece como Nossa Senhora e através do nosso Imperador retoma seu devido lugar como Padroeira de sua terra apelidada de Brasil. Agora o Céu se comove e em questão de tempo a justiça reinará sobre nós. Nosso povo apesar de ignorante por não conhecer os fatos espirituais , será revestido pelo manto e tornaremos a ser uma terra prometida a Mae Santíssima através da Monarquia e seu propósito real. m.facebook.com/Propósito-Real-563193260438287/?ref=bookmarks
Que jornais amiga? Aqueles que foram patrocinados pelos Escravocratas? Pesquise sobre os jornalistas mortos e perseguidos pela ditadura dos Marechais Deodoro e Floriano, o problema do Brasil é recorrer aos livros do MEC para fundamentar suas opiniões. Não leve a mal, mas já deu pra perceber que nossa educação é péssima, mas a principal causa é o conteúdo do que é ensinado. Professores formados com grade curricular distorcida acaba ensinando os alunos as distorções que só favorecem o ‘vira-latismo’ o sentimento derrotista e terceiro-mundista predomina em nossas universidades. Jornais da época vc se refere a aqueles que deram VIVA A REPÚBLICA! Mas certamente nunca leu a Tribuna Liberal e os artigos de Carlos Laet e sabe por que? Por houve censura as mídias contrárias ao Golpe. Muito fácil imaginar isso, já que nos dias atuais a história se repete e muitos não visualizam ou não querem vizualizar. Saia Matrix minha irmã Brasileira, ajude a reconstruir nosso país! Não caia mais em falácias. Tudo isso que eu disse está documentado no livro OS SUBVERSIVOS DA REPÚBLICA, neste livro constam as fontes, datas e nomes dos jornais que veiculavam clandestinamente pelo país em meados do século XIX. abçs!
Uma coisa ficou claro sobre a religião: Ela não cresce sem a realidade do numinoso. Sem sobrenatural, não existe uma multidão que a venha aderir. Os homens em sua maioria, desejam o Criador. Foram feitos por ele, e dele sentem falta. Nenhum esquema substituto funcionará. O positivismo nada mas foi nesse aspecto, do que uma tentativa de realizar o casamento de uma noiva sem seu noivo. O positivismo não deu certo, não em função das forças do obscurantismo serem mais fortes, mas sim, por ele ser absolutamente fraco e sem sentido. O sentido de uma religião, é D'us! Sem ele, ela é como um corpo sem vida.
Parabéns a quem produziu o documentário. Conhecimento é sempre bom. Impressiona saber que alguns brasileiros de destaque na sociedade levaram essa bobagem positivista a sério. Só se simpatiza com o positivismo que não o conhece a fundo.
Ótimo doc. Estou estudando isso em sociologia, no começo achou entedioso, mas depois desse vídeo estou começando a entender o Positivismo Comteano e no Brasil
Primeiramente, parabéns pelo documentário, bastante esclarecedor. Uau, a frase "Defendia que o mundo só poderia ser explicado pela ciência e que a Fé seria substituída pela Razão" realmente saltou aos meus olhos, era o que eu pensava no auge da minha arrogância adolescente. Não surpreende que tenha caido no ostracismo.
Porque os positivistas não republicam esses livros só que em versões mais modernas esses livros estão aos pedaços tem que ter muito cuidado ao manusealos além de que os livros ficando apenas no templo afasta as pessoas que não vão ter muita vontade de conhecer a sua obra.
A IDEIA É LINDA, A PRÁTICA É UM CAOS! Calma! Não é exclusividade do positivismo, no caso das religiosidades sobrenaturais tbm acaba sendo um caos no final. Vc vê muitos expoentes de religiões, ideologias, movimentos sociais, etc, expondo pontos positivos e incríveis, mas dentro da lógica deles, sempre há um problema que causa a destruição da sociedade eventualmente, quando a coisa toda começa a ser praticada em larga escala. Eu vejo problemas gritantes no positivismo na prática. O positivismo na prática flerta com o nillismo, flerta com o caos. Comte disse que a religião era importante, apesar de não crer em Deus, importante porque trazia avanços indispensáveis da moral, evidenciava relações valiosas que deveriam ser preservadas. Tá, lindo, não? ENTRETANTO... no positivismo em larga escala esses avanços morais da religião ocidental iriam ser preservados? Eu acho que não! Acho que o mundo tenderia pra um relativismo extremo e culto do ser pelo ser, o que levaria exatamente ao que comte temia, o altoritárismo do egoísmo humano. Percebe que parece que tudo leva ao caos e a destruição na prática, por mais que não seja a intenção original? Todos queremos acabar com o egoísmo humano, desde católicos, cristãos no geral, até positivistas... bolamos formas das mais sofisticadas de planejamento pra isso, só que no fim... tudo desmorona em si mesmo, em autoritarismo, egoísmo, sofrimento. É... como se fosse uma luta sem fim, sem pausa, e em todos os cenários possíveis vc vai falhar e precisar reconstruir tudo de novo, do zero, só depende do quando. Os positivistas falham, os cristãos falham, a modernidade falha tanto quanto o passado. Tá, chega disso kkk. Só é um detalhe curioso que quis mencionar que, no fim das contas todos afunilam pro mesmo fim.
Creio que o positivismo não "flertava NÃO com o Niilismo", mas sim, dependia dele para existir como religião da humanidade. Pois o positivismo é a religião de culto da humanidade, logo, teria que se contestar toda a metafísica e a teologia vigente. O Niilismo contesta toda a metafísica e a teologia, junto ao positivismo, cria-se uma nova religião imanente, com o objetivo de desconectar o ser humano do sobrenatural, materializar todo o conhecimento, criar novos valores, princípios, costumes, ou seja, toda uma nova cosmovisão que conduziria a humanidade numa espécie de darwinismo social. O ser humano evoluirá e prosperará! Só que vimos bem o que aconteceu, primeira guerra, segunda guerra, conflitos sociais e nascia uma ideologia após a outra(todo pensador tinha a receita do mundo ideal). Para o ser humano, sempre existirá um Deus para dar sentido a sua existência, seja ele divino ou, a ciência, o filósofo, o dinheiro etc... Mas quando você fala em religiosidade sobrenatural ser um caos, seja porque desconheça a história do cristianismo, pois esta religião é baseada no sobrenatural de um sujeito histórico que caminhou entre nós, que trouxe ensinamentos que a humanidade não conhecia e convivendo com isso, nunca mais o mundo foi o mesmo. Abandonou-se vícios abomináveis, para garantir uma justiça e um direito capaz de proporcionar dignidade as pessoas, para desenvolver o ápice da filosofia greco-latina, para criar a ciência e as universidades, para criar os direitos humanos, para criar todas as instituições assistenciais como: hospitais, previdência, orfanatos etc. A cosmovisão cristã humanizou os seres humanos, transformou pântanos em cidades, tribos em países, através desta religião nasceu uma civilização toda, chamada ocidente, que quando decidiram romper com esta influência, buscaram emancipar-se de tudo o que lhes havia conduzido até então. Como resultado, crise existencial, pois retornou a era pagã, do culto ao mundo e suas degenerações.
Eu logo associei o espiritismo ao positivismo os princípios são parecidos. Mas eu não consegui entender a maçonaria nessa historia toda ... alguém pode me explicar?
A maçonaria se manifesta no positivismo pelas ideias semelhantes, símbolos as alegorias e mitos que era usada para predominar a nova identidade da república federativa, apagando os vestígios da monarquia. E na época, tinha maçons nas oligarquias, principalmente no partido militar, e trazia grandes influências para para fortalecer o imaginário republicano.
Será que ainda, observando a república decaída , após 6 constituições, 1 ditadura, várias revoluções, 2 impeachments e a absoluta negação de qualquer ordem democrática que observamos atualmente, o positivismo ainda sustenta o orgulho de ter promovido o golpe de 1889, como dito no documentário, sem participação popular e promovendo o fosso moral em que nos encontramos atualmente, totalmente deslocados de nossa história?
Eu em minha adolescência cultivava uma filosofia semelhante ao positivismo, mas só o conheci há algumas semanas. Infelizmente resido a milhares de Km de ambos os templos, mas cultivarei essa mesma espiritualidade apesar da distância.
Ideologia perfeita? O Brasil precisava disso? Conta outra...o Brasil nunca precisou do positivismo e a proclamação da República foi o maior golpe que o Brasil sofreu. 15 de novembro: dia de luto!
Concordo até porque essa tal religião mundana não passa de uma mentira criada por um idiota e outra eles só queriam poder e não bajulação do ser humano.
@Livre Pensador Amigo, você pode começar os estudos adiquirindo a excelente obra do ensaísta, falecido em 1975, Invan Monteiro de Barros Lins, “História do Positivismo no Brasil”, Editora Companhia Nacional, Coleção Brasiliana, 1967, São Paulo. A obra já há muito está esgotada, mas você pode pedi-la pela Biblioteca do Senado, em Brasília. Ou então em algum sebo de livros usados. O que tenho foi presente de um professor meu da Faculdade.
kkkkkk no min 18:00 fala que a República veio salvar o Brasil das forças "tenebrosas" da Monarquia... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
*Ótimo documentário* . Os brasileiros deveriam estudar mais sobre *Filosofia* antes de virem aqui criticar. O pessoal que aqui critica, com quase certeza durmiam nas aulas de *Filosofia* e tem medo de pensar de "fora da caixa", ficam atreladas num sistema *político-religioso* fantasioso, ao invés de expandir a mente humana para outras filosofias. Gostei muito dos ideais da #IgrejaPositivista *Parabéns* 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo vídeo, da para entender como funciona o positivismo . Sou estudante de Direito e ouvi falar sobre o positivismo comteano, agora que encontrei esse documentário tirei pesquisar mais sobre o assunto.
Sou monarquista também, sei da glória do Brasil quando Império, e vejo muitos aqui culpando o positivismo pela queda do Império, mais não vamos nos esquecer que quem foram os verdadeiros culpados foram os fazendeiros e latifundiários que não ficaram satisfeitos com a libertação dos escravos, e não vamos nos esquecer também que a igreja católica teve sua parte no golpe apoiando os republicanos e a idéia de uma República no Brasil, os republicanos que queriam progresso e fazendeiros que só queriam se vingar do Império só se uniram aos militares que eram positivistas e uma vez no poder esses tentaram implantar essa ideologia no Brasil e como foi dito a igreja católica não gostou de ser implementado um estado laico e tentaram barrar o avanço da ideologia positivista que por fim ficou foi esquecida
Enquanto igreja acabou mas infelizmente as ideias não morreram e continuam causando estragos no Brasil e servindo de impulso para o progressismo por aqui. Graças a Deus somos a pátria do evangelho e as pessoas estão entendendo que a espiritualidade não vem da igreja, que sempre foi o espantalho no qual essas ideologias usam como espantalho.
O assunto é útil para entender a história do Brasil. É uma pena que os militares positivistas deram um golpe de estado, destituindo o popular e competente governo imperial de D. Pedro II.
No começo achei tão simplicista a teoria positivista. O documentário me fez conhecer e admirar o criador e os discípulos da teoria. Lindo filme! Obrigada!
Mas a monarquia sempre foi contra a escravidão, oxe! O Brasil quando era uma monarquia era a 4º economia mundial e estava caminhando para um país de 1ª mundo juntos com grandes nações.
um levantamento estatístico amplamente referenciado do início ao fim produzido pelo economista Nathaniel H. Leff, em documento denominado “Estimativa da renda provável no Brasil no século XIX com base nos dados sobre a moeda” (disponibilizado publicamente pela Fundação Getúlio Vargas) ele aborda exatamente essa questão: “Em primeiro lugar, a renda per capita do Brasil era inferior ao dos Estados Unidos. Também o Brasil tinha proporcionalmente uma força de trabalho escrava muito maior. Dado que os escravos estavam concentrados em muitas atividades mais produtivas da economia, a procura de dinheiro numa grande porcentagem das transações da economia era relativamente pequena. O Brasil também tinha um maior setor de quase-subsistência do que os Estados Unidos. Além disso, a população era preponderantemente rural - numa data tão recente como 1890, somente 9% da população residia em áreas urbanas e nos municípios da capital e das capitais estaduais” (p. 48) Nota-se que ele apresenta dados do inicio do século. Renda percapita inferior, população rural… onde que o monarquista vê primeiro mundo nisso daí, senão na sua própria utopia delirante? Aliás, é importante perguntar ao monarquista do porque o Brasil possuindo um imperador tão genial e sábio, a situação do país ainda ter conseguido piorar: Em particular, este país parece contrastar de forma notável com os Estados Unidos, onde o crescimento anual a longo prazo da renda per capita avaliou-se em cerca de 1,5% no século XIX. Em 92 anos, uma taxa de expansão anual de 1.5%, equivale a multiplicar por quase quatro o nível da renda per capita. Já uma taxa de apenas 0,1% ao ano, por exemplo, acumula um aumento total de apenas 10%” (p. 52) Ok, então quer dizer que o Brasil não estava em franco crescimento como os EUA, que segundo o autor praticamente “multiplicaram por quase quatro” o nível de sua renda per capita. O autor continua: “Em 1822, essa renda norte-americana era de aproximadamente 253 dólares (preços de 1950). Em contraste, considerando a estimativa de 98 dólares per capita em 1920-25, as avaliações dos limites superior, intermediário e inferior de crescimento para o Brasil do século XIX indicariam 44, 89 e 131 dólares (preços de 1950), respectivamente, para os níveis da renda per capita monetizada do pais, em 1822. Assim, já nessa época a diferença de renda entre os dois países deveria ser considerável”(p. 54) Com base nos dados, o autor conclui: “As principais conclusões desta análise quantitativa da história econômica brasileira são qualitativas: o Brasil não teve um substancial incremento da renda per capita durante o século XIX. Nenhuma outra conclusão é consistente com a taxa de crescimento do estoque de moeda, seja nominal ou deflacionada” (p. 56-57)
Século XX nas Contas Nacionais: De 1901 a 2000, o PIB per capita brasileiro cresceu quase 12 vezes, com crescimento geométrico médio de 2,5% ao ano, um feito que poucas economias conseguiram superar, destacando-se Japão, Taiwan, Finlândia, Noruega e Coréia. Nas duas primeiras décadas, quando o café ainda era a atividade econômica predominante, o PIB per capita permaneceu estagnado. De 1920 a 1980, no entanto, a urbanização e a industrialização fizeram o PIB per capita praticamente dobrar a cada 20 anos.” (Estatísticas do Século XX - IBGE) Que tal a leitura na íntegra das fontes? segura aí: -Estimativa da renda provável no Brasil no século XIX com base nos dados sobre a moeda - O PIB brasileiro nos séculos XIX e XX: duzentos anos de flutuações econômicas - Estatísticas do Século XX | IBGE
O positivismo é um lixo, a república está sendo um lixo, porém o Brasil na monarquia não era a potência que algumas pessoas acham, há um exagero, mas sem dúvida foi um período muito mais estável e com uma cultura muito superior a de hoje, basta ver que muitos dos melhores escritores brasileiros são frutos daquela época.
Amigo, não sou um republicano fanático, mas você não acha que naquela época apenas uma ínfima minoria da população brasileira urbana tinha acesso à Cultura, de um modo geral? Cerca de 82% da população brasileira quase no final do século XIX, 1872, era analfabeta assim como também, 90% da população vivia no meio rural, onde tudo era muito precário e difícil. O Brasil, em 1872, no primeiro Censo Demográfico de sua História, tinha 9.930.478 milhões de habitantes, com 641 municípios, 20 províncias e 1473 paróquias, nas quais o Censo foi realizado, nas Igrejas católicas. O Catolicismo era religião de 99% da população. São Paulo, capital, tinha pouco mais de 30 mil habitantes. Rio de Janeiro, então capital do país, tinha 264 mil habitantes. Havia grandes vazios populacionais no Interior. Cerca de 15% da população era constituída de escravos. Imagine o quanto o Brasil era pobre e atrasado àquela época, há 150 anos. Muito mais que hoje, ainda uma sociedade agrária. Agora, fico pasmado de como vocês, monarquistas mais aguerridos, idealizam aqueles tempos do Segundo Império!
@@mauriciopiresnatorp9419 O Brasil do Segundo Reinado era puro atraso, atrás de uma fachada bonitinha de monarquia que, em 1889, já caia de podre. O mundo anda.
@@octaviocgsa Concordo ipsis literis com você. Assino em baixo. Esse pessoal ligado à decadente TFP-Tradição, Família e Propriedade- ainda acalenta o idílico sonho de um dia o Brasil, uma vez se torne uma Monarquia, se transforme numa “Dinamarca Tropical”! Ridículo! Fiquemos com os trancos e barrancos da nossa ambivalente República, que já está de bom tamanho. E como você escreve aí, a roda da História gira para frente, não para trás!
@@mauriciopiresnatorp9419 De fato. Mas há que se dizer que grandes homens foram formados naquela época, homens q trabalharam pela República mesmo após a queda do Império. Estadistas que se formaram no Império e revoltados contra a situação, criaram a República que o substituiria. É claro que nem tudo são flores, os militares acabaram por colocar de lado os republicanos que sonhavam a grande republica brasileira, assim como também colocaram para escanteio os antigos monarquistas. Na época, realmente, havia uma educação privilegiada, mas hoje, nem mesmo a educação mais cara do Brasil (mesmo tendo muito mais dinheiro) forma estadistas como os republicanos daquela época (Rodrigues Alves, Campos Sales, Prudente de Morais, Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant, Rui Barbosa, etc) e nem como os monarquistas (Joaquim Nabuco, Barão do Rio Branco, General Osório, Oliveira Lima, Andre Rebouças, Pedro II, Visconde do Ouro Preto, Jose de Alencar, etc).
Excelente o documentário, bem estruturado, trazendo todos os elementos e envolvidos nesta ideologia, historicamente e atualmente. Já o positivismo foi tão bom que só 'emplacou' no Brasil e agoniza com uma meia dúzia de adeptos.
@Tiago Colares Engano seu, amigo! A despeito do que afirmam seus detratores históricos-marxistas, católicos, monarquistas e alguns liberais-, a doutrina positivista ainda mantém viva sua chama. Você já ouviu falar do “Positivismo difuso”? E do “Cripto-Positivismo”? Leia mais, estude mais, OK? AH, o Positivismo está “ultrapassado”… Balela!
Incrível!! Quando essa quaretena passar, certeza que irei quando puder até Porto Alegre conhecer esse lugar porque já ando estudando sobre o Comte e me encanto
E por acaso o positivismo melhorou o país com esse golpe mentiroso? Depois do golpe só veio ditaduras, crises, corrupção e por aí vai. Parabéns então por "modernizar" o Brasil
Silas Gonçalves, isso é mentira, a monarquia caiu de que aboliu escravidão, Dom Pedro pagava do próprio bolso alforria de negros, várias leis idealizado por Dom Pedro, Isabel sustentava o quilombo do Neblon. O positivismo trouxe foi ditaduras
Kkkkkk é mesmo, só o Brasil q deu atenção e reverência pra essa ideologia/ filosofia ,só existem 2 templos positivistas no mundo, um no RJ e outro no rio grande do sul, nem na França tem essa porra, isso na época era moda,hj é uma ideologia morta
hOUVE FORTE OPOSIÇAO CONTRA ESSE MOVIMENTO UMA OPOSIÇAO NATAURAL DADO QUE O BRASIL É UM PAIS MAJORITARIAMENTE CATOLICO,OBVIO QUE IDEIAS OPOSTAS SE CONFLITUARIAM.
@@eugenioeoscomedia É por causa do positivismo que há tanta irreligião em Belo Horizonte, assim como arquitetura modernista - que é horrorosa por definição. Daí, nos fins de semana, os belorizontinos viajam, a toque de caixa, para as cidades históricas...
positivismo e maçonaria, que maravilha! Que prosperidade! Quanta sabedoria! O Brasil não poderia ter escolhido melhor sua filosofia. Prosperou, se tornou um país de 1.o mundo, bastião da moralidade da humanidade, não é mesmo? Geraram o abençoado Getúliio Vargas que depois gerou o gênio santo Lula. Tá ótimo.
Nossa os cara ver o auguste comte como jesus cristo tendro do positivista Os cara são muito manipulado nessa cultura e eles querem transformar la em uma religião tomara que nunca aconteça isso
Bom documentário. No entanto o lado religioso não existe de fato nesta doutrina e a crítica a qualquer religião é totalmente superficial e infundada. Ouçam um homem inteligente: ruclips.net/video/ZNj9O1CTyak/видео.html
Interessante documentário porém há algumas informações que não coincidem com o que de fato ocorreu no Brasil, sobretudo na mudança da forma de governo.
O problema, é que religião alguma pode salvar o homem, dentre as milhares de religiões existentes, se houvesse uma se quer que pudesse realizar tal feito. Deus não enviaria seu único filho para resgatar e salvar o que se havia perdido. É extremamente arrogante acharmos que a nossa religião, a nossa instituição, a nossa igreja é a certa, é a que salva, que só ela tem a verdade etc. A que diga: Deus é um só, Deus é bom. Toda religião é boa." Não, não e não! Existe um só Deus, que é verdadeiro, soberano e que salva todos os que creem nEle e procuram fazer a Sua vontade, independentemente de onde estejam. Religião não salva ninguém. No máximo, reforma e às vezes fica malfeito. Por isso, devemos buscar ao Senhor através de seu Filho Jesus, com base nas Escrituras Sagradas, naquilo que a Bíblia diz. "(...) E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim. Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro." Isaías 45: 21-22. Dizem alguns: "- A minha religião fala que não pode isso e pode aquilo."; "-A minha religião pensa assim a respeito da volta de Cristo."; "- Eu sou da pré-destinação"; "-Eu sou do livre-arbítrio"; "- Eu sou do pré ou do pós-milenismo." etc. São meras interpretações humanas. Agora, ninguém pode negar um fato: somente Jesus salva! Só quero saber de uma coisa: Jesus Cristo é o meu Senhor, o meu Salvador, é Ele quem me leva a Deus, quem me conduz a santidade. Para que discutir se a minha religião é a certa, se a do outro está errada? Para onde isso vai nos levar? Precisamos ter este discernimento: falar de Jesus, do Evangelho, anunciar as boas novas. Não vejo nenhuma razão para falar mal da religião dos outros. "E disse Jesus: Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim." Mateus 10: 32-33. Jesus veio para salvar e regenerar. A vida eterna está à nossa disposição e é pela graça que a adquirimos. Não há absolutamente nada que possamos fazer para herdá-la, porque Deus já fez tudo o que deveria ser feito. Ele enviou o seu Filho, Jesus Cristo, que morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Veja, segundo a Bíblia, a resposta de Jesus para a dúvida de Tomé, seu discípulo: "Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como então poderemos saber o caminho? Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14: 5-6. Importante reafirmar: não devemos nos preocupar com discussões sobre religião alguma. Precisamos buscar a Deus. Você quer desfrutar desta salvação tremenda? Lembre-se: somente Jesus é o caminho, é a verdade e a vida. Entregue a sua vida a Ele, confesse-o como o seu Senhor e o seu Salvador. Então, esse nosso Pai amoroso completará a boa obra em nós até a volta de Cristo Jesus. Pois todos somos parte de um plano maravilhoso que Deus preparou para nós. "Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano." Romanos 8: 26-28.
Muito legal. Não só a História do positivismo no mundo como também a História do positivismo no Brasil e, o que me tocou ainda mais fundo, a história das pessoas que se organizaram ao redor da ideia, especialmente as que ainda hoje se dedicam. Imagino que hajam aí muitos dramas pessoais, realizações e conquistas, que não são do escopo de um documentário aprofundar mas mesmo assim são muito bacanas imaginar. Isso de trabalhar para que uma ideia em que se acredita não morra, de se dedicar a uma causa (ainda que perdida) é um dom humano muito valioso. O depoimento que começa aos 38:53 me marejou os olhos. Parabéns aos envolvidos.
¡ Increíble este documental ! ¡Saludos desde el Uruguay hermanos Brasileros !
¡¡Holla!! ¿Havia positivismo en Uruguay?
Saludos desde Acre.
O Brasil e a sua população sofre dum Alzheimer histórico, onde esquecemos e negligenciamos as nossas origens e a própria história física, prédios,construções, acervos,etc , como também a história imaterial, isto é, de onde vêm as ideias,pensamentos, doutrinas,etc. 🇧🇷😪
Relógio do tempo onde o Brasil parou e deixou de ser uma terra abençoada por Deus desde sua fundação com a primeira missa celebrada entre os Portugueses e os Nativos(indígenas). Desde que passamos a usar este lema que nega a Cristo o país passou a ser amaldiçoado.
Canal Monarquia no Brasil por Debora Settim Verdade naquela época o povo era unido agora é tudo espalhado e odioso uns com os outros. Esse país após o golpe de 15/11/1889 só veio porcaria após porcaria.
Canal Monarquia no Brasil por Debora Settim obrigado por mostrar essa realidade pra mim!!
Eu digo mais ! Essa terra seria uma homenagem a Santa Maria. Algum diabo nos tirou isso. A terra de Santa Maria ou de Vera Cruz recebeu o apelido carinhoso que arremete ao fogo abrasador ( brasil é derivativo de brasa ) da cor do inferno, uma tinta proveniente da madeira. Daí o apelido vingou e o " BRASIL " ficou. A homenagem a Mãe Santíssima de Jesus foi algo que deixou o inferno muito alvoroçado. Mas ela reaparece como Nossa Senhora e através do nosso Imperador retoma seu devido lugar como Padroeira de sua terra apelidada de Brasil. Agora o Céu se comove e em questão de tempo a justiça reinará sobre nós. Nosso povo apesar de ignorante por não conhecer os fatos espirituais , será revestido pelo manto e tornaremos a ser uma terra prometida a Mae Santíssima através da Monarquia e seu propósito real. m.facebook.com/Propósito-Real-563193260438287/?ref=bookmarks
a república é um total fracasso, Brasil desde 1889 nunca teve um período estável sequer
Que jornais amiga? Aqueles que foram patrocinados pelos Escravocratas? Pesquise sobre os jornalistas mortos e perseguidos pela ditadura dos Marechais Deodoro e Floriano, o problema do Brasil é recorrer aos livros do MEC para fundamentar suas opiniões. Não leve a mal, mas já deu pra perceber que nossa educação é péssima, mas a principal causa é o conteúdo do que é ensinado. Professores formados com grade curricular distorcida acaba ensinando os alunos as distorções que só favorecem o ‘vira-latismo’ o sentimento derrotista e terceiro-mundista predomina em nossas universidades. Jornais da época vc se refere a aqueles que deram VIVA A REPÚBLICA! Mas certamente nunca leu a Tribuna Liberal e os artigos de Carlos Laet e sabe por que? Por houve censura as mídias contrárias ao Golpe. Muito fácil imaginar isso, já que nos dias atuais a história se repete e muitos não visualizam ou não querem vizualizar. Saia Matrix minha irmã Brasileira, ajude a reconstruir nosso país! Não caia mais em falácias. Tudo isso que eu disse está documentado no livro OS SUBVERSIVOS DA REPÚBLICA, neste livro constam as fontes, datas e nomes dos jornais que veiculavam clandestinamente pelo país em meados do século XIX. abçs!
Muito bom!!!! Adorei aprender ! fiquei curiosa em saber como esses lugares e pessoas estão hoje...em 2022...
TB tô curioso sobre o templo do Rio
Uma coisa ficou claro sobre a religião: Ela não cresce sem a realidade do numinoso. Sem sobrenatural, não existe uma multidão que a venha aderir. Os homens em sua maioria, desejam o Criador. Foram feitos por ele, e dele sentem falta. Nenhum esquema substituto funcionará. O positivismo nada mas foi nesse aspecto, do que uma tentativa de realizar o casamento de uma noiva sem seu noivo. O positivismo não deu certo, não em função das forças do obscurantismo serem mais fortes, mas sim, por ele ser absolutamente fraco e sem sentido. O sentido de uma religião, é D'us! Sem ele, ela é como um corpo sem vida.
Espero que, algum dia, todos os adeptos do positivismo sejam denunciados como inimigos da humanidade.
Tá poderosa hem, Dolores?
Chorei junto com o cara...
Parabéns a quem produziu o documentário. Conhecimento é sempre bom.
Impressiona saber que alguns brasileiros de destaque na sociedade levaram essa bobagem positivista a sério.
Só se simpatiza com o positivismo que não o conhece a fundo.
Nossaaa que documentário, aprendi muitas coisas sobre o positivismo que eu nunca nem imaginei!
A alma boa e generosa não tem rosto.
Parabéns pelo documentário Hugo! Genial!
Ótimo doc. Estou estudando isso em sociologia, no começo achou entedioso, mas depois desse vídeo estou começando a entender o Positivismo Comteano e no Brasil
EU achava estudar positivismo chato, até ver este documentário!
Muito bom!!
Documentário incríevel. Obrigado por disponibilizar informação. :)
E eis que eu vou ler os coments e vejo quem? kkkk
Excelente documentário, hoje tive a oportunidade de entrar da primeira Igreja da Humanidade, emocionante, , fascinada por ela , gratidão
Excelente, emocionante, cativante e motivador!
Primeiramente, parabéns pelo documentário, bastante esclarecedor.
Uau, a frase "Defendia que o mundo só poderia ser explicado pela ciência e que a Fé seria substituída pela Razão" realmente saltou aos meus olhos, era o que eu pensava no auge da minha arrogância adolescente. Não surpreende que tenha caido no ostracismo.
Documentário excelente!
super documentario estava precisando
Porque os positivistas não republicam esses livros só que em versões mais modernas esses livros estão aos pedaços tem que ter muito cuidado ao manusealos além de que os livros ficando apenas no templo afasta as pessoas que não vão ter muita vontade de conhecer a sua obra.
O público em geral não tem muito alcance as obras.
Parabéns, Hugo. Muito legal conhecer esta história.
A IDEIA É LINDA, A PRÁTICA É UM CAOS!
Calma! Não é exclusividade do positivismo, no caso das religiosidades sobrenaturais tbm acaba sendo um caos no final. Vc vê muitos expoentes de religiões, ideologias, movimentos sociais, etc, expondo pontos positivos e incríveis, mas dentro da lógica deles, sempre há um problema que causa a destruição da sociedade eventualmente, quando a coisa toda começa a ser praticada em larga escala. Eu vejo problemas gritantes no positivismo na prática. O positivismo na prática flerta com o nillismo, flerta com o caos. Comte disse que a religião era importante, apesar de não crer em Deus, importante porque trazia avanços indispensáveis da moral, evidenciava relações valiosas que deveriam ser preservadas. Tá, lindo, não? ENTRETANTO... no positivismo em larga escala esses avanços morais da religião ocidental iriam ser preservados? Eu acho que não! Acho que o mundo tenderia pra um relativismo extremo e culto do ser pelo ser, o que levaria exatamente ao que comte temia, o altoritárismo do egoísmo humano. Percebe que parece que tudo leva ao caos e a destruição na prática, por mais que não seja a intenção original? Todos queremos acabar com o egoísmo humano, desde católicos, cristãos no geral, até positivistas... bolamos formas das mais sofisticadas de planejamento pra isso, só que no fim... tudo desmorona em si mesmo, em autoritarismo, egoísmo, sofrimento. É... como se fosse uma luta sem fim, sem pausa, e em todos os cenários possíveis vc vai falhar e precisar reconstruir tudo de novo, do zero, só depende do quando. Os positivistas falham, os cristãos falham, a modernidade falha tanto quanto o passado. Tá, chega disso kkk. Só é um detalhe curioso que quis mencionar que, no fim das contas todos afunilam pro mesmo fim.
Creio que o positivismo não "flertava NÃO com o Niilismo", mas sim, dependia dele para existir como religião da humanidade. Pois o positivismo é a religião de culto da humanidade, logo, teria que se contestar toda a metafísica e a teologia vigente. O Niilismo contesta toda a metafísica e a teologia, junto ao positivismo, cria-se uma nova religião imanente, com o objetivo de desconectar o ser humano do sobrenatural, materializar todo o conhecimento, criar novos valores, princípios, costumes, ou seja, toda uma nova cosmovisão que conduziria a humanidade numa espécie de darwinismo social. O ser humano evoluirá e prosperará! Só que vimos bem o que aconteceu, primeira guerra, segunda guerra, conflitos sociais e nascia uma ideologia após a outra(todo pensador tinha a receita do mundo ideal). Para o ser humano, sempre existirá um Deus para dar sentido a sua existência, seja ele divino ou, a ciência, o filósofo, o dinheiro etc... Mas quando você fala em religiosidade sobrenatural ser um caos, seja porque desconheça a história do cristianismo, pois esta religião é baseada no sobrenatural de um sujeito histórico que caminhou entre nós, que trouxe ensinamentos que a humanidade não conhecia e convivendo com isso, nunca mais o mundo foi o mesmo. Abandonou-se vícios abomináveis, para garantir uma justiça e um direito capaz de proporcionar dignidade as pessoas, para desenvolver o ápice da filosofia greco-latina, para criar a ciência e as universidades, para criar os direitos humanos, para criar todas as instituições assistenciais como: hospitais, previdência, orfanatos etc. A cosmovisão cristã humanizou os seres humanos, transformou pântanos em cidades, tribos em países, através desta religião nasceu uma civilização toda, chamada ocidente, que quando decidiram romper com esta influência, buscaram emancipar-se de tudo o que lhes havia conduzido até então. Como resultado, crise existencial, pois retornou a era pagã, do culto ao mundo e suas degenerações.
😮
@@mathaoliveira144 Muito bem colocado.
essa questão ai do valor lembra Platão quando fala do filósofo dentro da política.
parabéns pelo documentário
Eu logo associei o espiritismo ao positivismo os princípios são parecidos.
Mas eu não consegui entender a maçonaria nessa historia toda ... alguém pode me explicar?
Thalita Soares para entender a maçonaria no Brasil ouça as aulas de Loryel Rocha Sobre Maçonaria no Brasil
A maçonaria se manifesta no positivismo pelas ideias semelhantes, símbolos as alegorias e mitos que era usada para predominar a nova identidade da república federativa, apagando os vestígios da monarquia. E na época, tinha maçons nas oligarquias, principalmente no partido militar, e trazia grandes influências para para fortalecer o imaginário republicano.
Thalita Soares logo também associei
@Giselle5253 Existem lojas que não são ocultistas, que são apenas sociedades para defender interesses, praticar corrupção, etc.
Além de que a maçonaria francesa é ateia e humanista, diferente da inglesa que é esotérica mesmo.
Excelente documentário! Obrigado por disponibiliza-lo.
Excelente mesmo. O final com o depoimento foi genial, dando sentido a todo o resto.
Será que ainda, observando a república decaída , após 6 constituições, 1 ditadura, várias revoluções, 2 impeachments e a absoluta negação de qualquer ordem democrática que observamos atualmente, o positivismo ainda sustenta o orgulho de ter promovido o golpe de 1889, como dito no documentário, sem participação popular e promovendo o fosso moral em que nos encontramos atualmente, totalmente deslocados de nossa história?
O positivismo é um fracasso, pois a sua origem é humana! Um engodo na tentativa de separar fé e razão! Atos 5: 34-39!
Eu em minha adolescência cultivava uma filosofia semelhante ao positivismo, mas só o conheci há algumas semanas. Infelizmente resido a milhares de Km de ambos os templos, mas cultivarei essa mesma espiritualidade apesar da distância.
Somos dois!
Muito bom!Conheci o seu Afrânio em 1998...frequentei o templo algumas vezes até,não sabia de sua morte.Descanse em paz.
Tem o endereço do local?
@@julialoicy1913 Do Templo Positivista? Av. João Pessoa quase esquina com Venâncio Aires, Porto Alegre...
@@majome2008 obrigada
Ideologia perfeita? O Brasil precisava disso? Conta outra...o Brasil nunca precisou do positivismo e a proclamação da República foi o maior golpe que o Brasil sofreu. 15 de novembro: dia de luto!
Concordo até porque essa tal religião mundana não passa de uma mentira criada por um idiota e outra eles só queriam poder e não bajulação do ser humano.
@@paulovinicius1309 O Positivismo é uma doutrina racional e soberana.
Mentira e idiotice são teus mitos infantis.
@@bertrandw.russell9982 Soberana no que só tem aqui esse lixo e de racional não tem nada. Só prega humanismo.
Viva o Império do Brasil!
muito bom documentário, bem esclarecedor
Quero estudar mais sobre o positivismo,como ter assesso a literatura?
@Livre Pensador Amigo, você pode começar os estudos adiquirindo a excelente obra do ensaísta, falecido em 1975, Invan Monteiro de Barros Lins, “História do Positivismo no Brasil”, Editora Companhia Nacional, Coleção Brasiliana, 1967, São Paulo. A obra já há muito está esgotada, mas você pode pedi-la pela Biblioteca do Senado, em Brasília. Ou então em algum sebo de livros usados. O que tenho foi presente de um professor meu da Faculdade.
kkkkkk no min 18:00 fala que a República veio salvar o Brasil das forças "tenebrosas" da Monarquia... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Muito obrigado, me ajudou muito a entender e a aprender mais sobre o Brasil e a construção de nossa identidade brasileira.
*Ótimo documentário* . Os brasileiros deveriam estudar mais sobre *Filosofia* antes de virem aqui criticar.
O pessoal que aqui critica, com quase certeza durmiam nas aulas de *Filosofia* e tem medo de pensar de "fora da caixa", ficam atreladas num sistema *político-religioso* fantasioso, ao invés de expandir a mente humana para outras filosofias. Gostei muito dos ideais da #IgrejaPositivista
*Parabéns* 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
E você "durmiu" na aula de português.
Viva o Império do Brazil.
Caiu de podre.
@@octaviocgsaIgual a economia e futuro indústrial do Bostil.
Parabéns pelo vídeo, da para entender como funciona o positivismo . Sou estudante de Direito e ouvi falar sobre o positivismo comteano, agora que encontrei esse documentário tirei pesquisar mais sobre o assunto.
Um praga
ESSA NOSSA SOCIEDADE SE INCARREGA DE CRIAR O DISCURSO E O POVO DE PERPETUÁ-LO.
Sou monarquista também, sei da glória do Brasil quando Império, e vejo muitos aqui culpando o positivismo pela queda do Império, mais não vamos nos esquecer que quem foram os verdadeiros culpados foram os fazendeiros e latifundiários que não ficaram satisfeitos com a libertação dos escravos, e não vamos nos esquecer também que a igreja católica teve sua parte no golpe apoiando os republicanos e a idéia de uma República no Brasil, os republicanos que queriam progresso e fazendeiros que só queriam se vingar do Império só se uniram aos militares que eram positivistas e uma vez no poder esses tentaram implantar essa ideologia no Brasil e como foi dito a igreja católica não gostou de ser implementado um estado laico e tentaram barrar o avanço da ideologia positivista que por fim ficou foi esquecida
Bela explicação 👏👏👏👏
Também sou Monarquista ❤
Exato, boicotaram a #IgrejaPositivista
Finalmente um monarquista sensato que não culpa o positivismo por todas as desgraças do Brasil
Maçonaria,que derrubou o Império.
José Bonifácio,o Primeiro Grão Mestre do GOB.
Enquanto igreja acabou mas infelizmente as ideias não morreram e continuam causando estragos no Brasil e servindo de impulso para o progressismo por aqui. Graças a Deus somos a pátria do evangelho e as pessoas estão entendendo que a espiritualidade não vem da igreja, que sempre foi o espantalho no qual essas ideologias usam como espantalho.
Perfeito
O assunto é útil para entender a história do Brasil. É uma pena que os militares positivistas deram um golpe de estado, destituindo o popular e competente governo imperial de D. Pedro II.
competente e popular a onde fi??
Parabéns! ! Foi e é de muita utilidade.
Agora realmente estou vendo essa " Ordem e progresso " diante desse positivismo,quer não acredita em Deus.
Normal eu entendo esse incomodo mas pense com tanta briga entre religiões e religiosos o positivismo chega para da ordem na casa.
Gostei ...tirei muitas lições..
Muito interessante. A História é fascinante.
Não é bem um documentário, mas sim um compilado de diálogos bem fracos fisloficamente. Mas conteúdo nunca é demais! Parabéns pelo empenho!
obrigado positivismo pela republica federativa brasileira🤪
Eu sou abençoado por Deus, viva as religiões do cristianismo na paz de Cristo nesse natal a todos
a gente sabe onde o positivismo no Direito foi dá. Nas Leis de Nuremberg, nojo.
ótimo documentário, obrigada
deveriam pedir perdão! estamos nessa mar de lama graças a vocês.....triste
Edemir C Menezes verdade.
Parabéns por provar que nunca estudou sobre o assunto.
No começo achei tão simplicista a teoria positivista. O documentário me fez conhecer e admirar o criador e os discípulos da teoria. Lindo filme! Obrigada!
Lamentável que essa filosofia desmoralizada no mundo todo tenha inspirado o lema da nossa bandeira.
Tudo que tenta doutrinar as pessoas não pode ser bom
Este documentário está disponível em espanhol?
No
Mas a monarquia sempre foi contra a escravidão, oxe! O Brasil quando era uma monarquia era a 4º economia mundial e estava caminhando para um país de 1ª mundo juntos com grandes nações.
Essa maldita religião desgraçou o Brasil !!
um levantamento estatístico amplamente referenciado do início ao fim produzido pelo economista Nathaniel H. Leff, em documento denominado “Estimativa da renda provável no Brasil no século XIX com base nos dados sobre a moeda” (disponibilizado publicamente pela Fundação Getúlio Vargas) ele aborda exatamente essa questão:
“Em primeiro lugar, a renda per capita do Brasil era inferior ao dos Estados Unidos. Também o Brasil tinha proporcionalmente uma força de trabalho escrava muito maior. Dado que os escravos estavam concentrados em muitas atividades mais produtivas da economia, a procura de dinheiro numa grande porcentagem das transações da economia era relativamente pequena. O Brasil também tinha um maior setor de quase-subsistência do que os Estados Unidos. Além disso, a população era preponderantemente rural - numa data tão recente como 1890, somente 9% da população residia em áreas urbanas e nos municípios da capital e das capitais estaduais” (p. 48)
Nota-se que ele apresenta dados do inicio do século. Renda percapita inferior, população rural… onde que o monarquista vê primeiro mundo nisso daí, senão na sua própria utopia delirante? Aliás, é importante perguntar ao monarquista do porque o Brasil possuindo um imperador tão genial e sábio, a situação do país ainda ter conseguido piorar:
Em particular, este país parece contrastar de forma notável com os Estados Unidos, onde o crescimento anual a longo prazo da renda per capita avaliou-se em cerca de 1,5% no século XIX. Em 92 anos, uma taxa de expansão anual de 1.5%, equivale a multiplicar por quase quatro o nível da renda per capita. Já uma taxa de apenas 0,1% ao ano, por exemplo, acumula um aumento total de apenas 10%” (p. 52)
Ok, então quer dizer que o Brasil não estava em franco crescimento como os EUA, que segundo o autor praticamente “multiplicaram por quase quatro” o nível de sua renda per capita. O autor continua:
“Em 1822, essa renda norte-americana era de aproximadamente 253 dólares (preços de 1950). Em contraste, considerando a estimativa de 98 dólares per capita em 1920-25, as avaliações dos limites superior, intermediário e inferior de crescimento para o Brasil do século XIX indicariam 44, 89 e 131 dólares (preços de 1950), respectivamente, para os níveis da renda per capita monetizada do pais, em 1822. Assim, já nessa época a diferença de renda entre os dois países deveria ser considerável”(p. 54)
Com base nos dados, o autor conclui:
“As principais conclusões desta análise quantitativa da história econômica brasileira são qualitativas: o Brasil não teve um substancial incremento da renda per capita durante o século XIX. Nenhuma outra conclusão é consistente com a taxa de crescimento do estoque de moeda, seja nominal ou deflacionada” (p. 56-57)
A RENDA PER CAPITA por pior que fosse, AUMENTOU EM ANOS POSTERIORES à derrubada da monarquia, com a república.
Século XX nas Contas Nacionais:
De 1901 a 2000, o PIB per capita brasileiro cresceu quase 12 vezes, com crescimento geométrico médio de 2,5% ao ano, um feito que poucas economias conseguiram superar, destacando-se Japão, Taiwan, Finlândia, Noruega e Coréia.
Nas duas primeiras décadas, quando o café ainda era a atividade econômica predominante, o PIB per capita permaneceu estagnado. De 1920 a 1980, no entanto, a urbanização e a industrialização fizeram o PIB per capita praticamente dobrar a cada 20 anos.”
(Estatísticas do Século XX - IBGE)
Que tal a leitura na íntegra das fontes? segura aí:
-Estimativa da renda provável no Brasil no século XIX com base nos dados sobre a moeda
- O PIB brasileiro nos séculos XIX e XX: duzentos anos de flutuações econômicas
- Estatísticas do Século XX | IBGE
Leia esse artigo sobre a herança educacional da monarquia
medium.com/@gregoriogrisa/a-heran%C3%A7a-educacional-da-monarquia-4e014f049c36
Não a toa que o país está um caos tudo relativo e beirando a baderna da republiqueta! Que péssima influência!
segundo g????
tenho apenas duvidas e mais duvidas perante esse tipo de filosfia.... muito bom documentario.
O positivismo é um lixo, a república está sendo um lixo, porém o Brasil na monarquia não era a potência que algumas pessoas acham, há um exagero, mas sem dúvida foi um período muito mais estável e com uma cultura muito superior a de hoje, basta ver que muitos dos melhores escritores brasileiros são frutos daquela época.
Amigo, não sou um republicano fanático, mas você não acha que naquela época apenas uma ínfima minoria da população brasileira urbana tinha acesso à Cultura, de um modo geral? Cerca de 82% da população brasileira quase no final do século XIX, 1872, era analfabeta assim como também, 90% da população vivia no meio rural, onde tudo era muito precário e difícil. O Brasil, em 1872, no primeiro Censo Demográfico de sua História, tinha 9.930.478 milhões de habitantes, com 641 municípios, 20 províncias e 1473 paróquias, nas quais o Censo foi realizado, nas Igrejas católicas. O Catolicismo era religião de 99% da população. São Paulo, capital, tinha pouco mais de 30 mil habitantes. Rio de Janeiro, então capital do país, tinha 264 mil habitantes. Havia grandes vazios populacionais no Interior. Cerca de 15% da população era constituída de escravos. Imagine o quanto o Brasil era pobre e atrasado àquela época, há 150 anos. Muito mais que hoje, ainda uma sociedade agrária. Agora, fico pasmado de como vocês, monarquistas mais aguerridos, idealizam aqueles tempos do Segundo Império!
@@mauriciopiresnatorp9419 O Brasil do Segundo Reinado era puro atraso, atrás de uma fachada bonitinha de monarquia que, em 1889, já caia de podre. O mundo anda.
@@octaviocgsa Concordo ipsis literis com você. Assino em baixo. Esse pessoal ligado à decadente TFP-Tradição, Família e Propriedade- ainda acalenta o idílico sonho de um dia o Brasil, uma vez se torne uma Monarquia, se transforme numa “Dinamarca Tropical”! Ridículo! Fiquemos com os trancos e barrancos da nossa ambivalente República, que já está de bom tamanho. E como você escreve aí, a roda da História gira para frente, não para trás!
@@mauriciopiresnatorp9419 Exatamente!
@@mauriciopiresnatorp9419 De fato. Mas há que se dizer que grandes homens foram formados naquela época, homens q trabalharam pela República mesmo após a queda do Império. Estadistas que se formaram no Império e revoltados contra a situação, criaram a República que o substituiria.
É claro que nem tudo são flores, os militares acabaram por colocar de lado os republicanos que sonhavam a grande republica brasileira, assim como também colocaram para escanteio os antigos monarquistas.
Na época, realmente, havia uma educação privilegiada, mas hoje, nem mesmo a educação mais cara do Brasil (mesmo tendo muito mais dinheiro) forma estadistas como os republicanos daquela época (Rodrigues Alves, Campos Sales, Prudente de Morais, Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant, Rui Barbosa, etc) e nem como os monarquistas (Joaquim Nabuco, Barão do Rio Branco, General Osório, Oliveira Lima, Andre Rebouças, Pedro II, Visconde do Ouro Preto, Jose de Alencar, etc).
O positivismo fodeu o Brasil. Obrigado por nada.
... JESUS.....
Bom demais
Excelente o documentário, bem estruturado, trazendo todos os elementos e envolvidos nesta ideologia, historicamente e atualmente. Já o positivismo foi tão bom que só 'emplacou' no Brasil e agoniza com uma meia dúzia de adeptos.
@Tiago Colares Engano seu, amigo! A despeito do que afirmam seus detratores históricos-marxistas, católicos, monarquistas e alguns liberais-, a doutrina positivista ainda mantém viva sua chama. Você já ouviu falar do “Positivismo difuso”? E do “Cripto-Positivismo”? Leia mais, estude mais, OK? AH, o Positivismo está “ultrapassado”… Balela!
Incrível!! Quando essa quaretena passar, certeza que irei quando puder até Porto Alegre conhecer esse lugar porque já ando estudando sobre o Comte e me encanto
E por acaso o positivismo melhorou o país com esse golpe mentiroso? Depois do golpe só veio ditaduras, crises, corrupção e por aí vai.
Parabéns então por "modernizar" o Brasil
Só não fizeram isso pois a *Igreja Católica* calou a voz deles na época.
Estudar faz bem!
@@mateusyann kkk q piada, república podre, isso sim
Quero a monarquia de volta!
mds..
Sonha kkkk
Pois vai ficar querendo.
@@JohklesyFarias vou mesmo, kkk
Ave Império do Brasil!
O positivismo influenciou desde o lento processo de abolição da escravatura aos planos desenvolvimentistas da segunda metade do século XX
Silas Gonçalves, isso é mentira, a monarquia caiu de que aboliu escravidão, Dom Pedro pagava do próprio bolso alforria de negros, várias leis idealizado por Dom Pedro, Isabel sustentava o quilombo do Neblon. O positivismo trouxe foi ditaduras
Muito bom esse lance de estudar um pensador qualquer do mundo e dedicar sua vida a isso.
Mas acho que Naruto ou o Pica Pau são mais bacanas que isso.
A própria racionalidade embarcada na interação da natureza com os seus seres vivos aponta para a existência do Deus Eterno.
9:03> quase 666
Uma das ideias mais idiotas que o BR já aderiu.
O BRASIL TEM DISSO, IMPORTAR TRANQUEIRAS.
Kkkkkk é mesmo, só o Brasil q deu atenção e reverência pra essa ideologia/ filosofia ,só existem 2 templos positivistas no mundo, um no RJ e outro no rio grande do sul, nem na França tem essa porra, isso na época era moda,hj é uma ideologia morta
@Giselle5253 Fato!
@@filiperodrigues5177 nem ideologia o positivismo é
Muito bom o documentário!!! Queria ter vivido em tempos passados... O doc conseguiu cristalizar essa experiência em vídeo.
voçe meresé isso
Apresentei aos meus alunos ontem, foi muito bom, ficaram surpresos com a história.
hOUVE FORTE OPOSIÇAO CONTRA ESSE MOVIMENTO UMA OPOSIÇAO NATAURAL DADO QUE O BRASIL É UM PAIS MAJORITARIAMENTE CATOLICO,OBVIO QUE IDEIAS OPOSTAS SE CONFLITUARIAM.
muito interessante muito legal e diferente 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
documentário mais do que necessário...
Vendo pela segunda vez. Estou encantado com o Positivismo. Me tornando um. Sou natural de BH, a cidade fundada segundo o Positivismo
vira gente
@@marcos.florencio vira gente
BH lascada como sempre.
Valei-me kkkkk
@@eugenioeoscomedia É por causa do positivismo que há tanta irreligião em Belo Horizonte, assim como arquitetura modernista - que é horrorosa por definição. Daí, nos fins de semana, os belorizontinos viajam, a toque de caixa, para as cidades históricas...
Muito bom, obrigado!
Muito bom esse documentário
joia
Religião sem Deus, vai dar certo sim amigo!
fascinante!
#quem é do 804
interessante
positivismo e maçonaria, que maravilha! Que prosperidade! Quanta sabedoria! O Brasil não poderia ter escolhido melhor sua filosofia. Prosperou, se tornou um país de 1.o mundo, bastião da moralidade da humanidade, não é mesmo? Geraram o abençoado Getúliio Vargas que depois gerou o gênio santo Lula. Tá ótimo.
muito fodaaaa
Realmente o segundo 44:00 é bem épico
Nossa os cara ver o auguste comte como jesus cristo tendro do positivista
Os cara são muito manipulado nessa cultura e eles querem transformar la em uma religião tomara que nunca aconteça isso
Bom documentário. No entanto o lado religioso não existe de fato nesta doutrina e a crítica a qualquer religião é totalmente superficial e infundada. Ouçam um homem inteligente: ruclips.net/video/ZNj9O1CTyak/видео.html
Bruno Figueiredo, Mário!
maravilhoso, ..
Durante o regime militar ouvi muitas vezes que os milicos fazem merda. Agora eu entendo a grande primeira cagada deles: a República brasileira 😂
Interessante documentário porém há algumas informações que não coincidem com o que de fato ocorreu no Brasil, sobretudo na mudança da forma de governo.
Tá tão "correto" que caiu no esquecimento!
Claro, a *Igreja Católica* boicotou eles. Qual foi a parte do documentário que vc não entendeu??
Assista de novo e estude mais!
A própria república largou mão disso tudo kkkkk
Caiu no esquecimento por causa da igreja católica!
18:14 EITA PORRA.
Que o bule voador tenha misericórdia de vocês!
Kkkkkkkk
O problema, é que religião alguma pode salvar o homem, dentre as milhares de religiões existentes, se houvesse uma se quer que pudesse realizar tal feito. Deus não enviaria seu único filho para resgatar e salvar o que se havia perdido.
É extremamente arrogante acharmos que a nossa religião, a nossa instituição, a nossa igreja é a certa, é a que salva, que só ela tem a verdade etc. A que diga: Deus é um só, Deus é bom. Toda religião é boa." Não, não e não! Existe um só Deus, que é verdadeiro, soberano e que salva todos os que creem nEle e procuram fazer a Sua vontade, independentemente de onde estejam. Religião não salva ninguém. No máximo, reforma e às vezes fica malfeito. Por isso, devemos buscar ao Senhor através de seu Filho Jesus, com base nas Escrituras Sagradas, naquilo que a Bíblia diz.
"(...) E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim. Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro." Isaías 45: 21-22.
Dizem alguns: "- A minha religião fala que não pode isso e pode aquilo."; "-A minha religião pensa assim a respeito da volta de Cristo."; "- Eu sou da pré-destinação"; "-Eu sou do livre-arbítrio"; "- Eu sou do pré ou do pós-milenismo." etc. São meras interpretações humanas. Agora, ninguém pode negar um fato: somente Jesus salva! Só quero saber de uma coisa: Jesus Cristo é o meu Senhor, o meu Salvador, é Ele quem me leva a Deus, quem me conduz a santidade. Para que discutir se a minha religião é a certa, se a do outro está errada? Para onde isso vai nos levar? Precisamos ter este discernimento: falar de Jesus, do Evangelho, anunciar as boas novas. Não vejo nenhuma razão para falar mal da religião dos outros.
"E disse Jesus: Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim." Mateus 10: 32-33.
Jesus veio para salvar e regenerar. A vida eterna está à nossa disposição e é pela graça que a adquirimos. Não há absolutamente nada que possamos fazer para herdá-la, porque Deus já fez tudo o que deveria ser feito. Ele enviou o seu Filho, Jesus Cristo, que morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Veja, segundo a Bíblia, a resposta de Jesus para a dúvida de Tomé, seu discípulo:
"Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como então poderemos saber o caminho? Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14: 5-6.
Importante reafirmar: não devemos nos preocupar com discussões sobre religião alguma. Precisamos buscar a Deus. Você quer desfrutar desta salvação tremenda? Lembre-se: somente Jesus é o caminho, é a verdade e a vida. Entregue a sua vida a Ele, confesse-o como o seu Senhor e o seu Salvador. Então, esse nosso Pai amoroso completará a boa obra em nós até a volta de Cristo Jesus. Pois todos somos parte de um plano maravilhoso que Deus preparou para nós.
"Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano." Romanos 8: 26-28.
Porque o sul do Brasil é tão preconceituoso se, os, ideais positivista são tão fortes?