Quando o agronegócio deixará d ser tratado com tantas regalias, recebendo tantos incentivos do governo brasileiro e ainda assim o agro não respeita o povo brasileiro.
Moro no interior do Rio de Janeiro, e o prefeito com o papo de alavancar o "turismo" cortou 90% das árvores, para plantar coqueiros, que não refresca nada. E temos noa parte de Mata Atlântica, e estão sendo cortadas para construir camarões. E quando nos posicionamos, dizem que somos contra o progresso. 😢
Conheço três assentamentos distintos, 2 no interior de São Paulo e 1 no Mato Grosso do Sul. Em nenhum dos três houveram queimadas extensivas. (o que houve foi controlado, até porque os próprio assentados tem interesse m controlar as queimadas).
Sabrina Fernandes é uma das maiores estudiosas do tema, ousaria dizer, no mundo. Eu levaria muito a sério tudo o que ela disse. Grato por poder ouvir a opinião dela.
excelente participação! sobre os transportes não adianta nada mudar do carro movido a combustível fóssil pra carro elétrico. a produção de eletricidade não daria conta de recarregar a frota e dentro de mais ou menos cinco anos terá o problema do descarte de baterias (considerando a vida útil das baterias). a solução passa por múltiplas saídas. como por exemplo: - melhorar e baratear o custo do transporte público, oferecendo um serviço contínuo de qualidade, substituir parte das vias de automóveis por vias exclusivas para bicicletas, aumentar a oferta de bicicletas compartilhadas fazendo esse serviço chegar até os bairros mais afastados na periferia, fazer retrofit nos prédios abandonados e transformá-los em moradias populares (evitando que os moradores se desloquem por duas ou três horas todos os dias), os escritórios precisam oferecer a opção de trabalho em home office e, como última sugestão, ampliar o rodízio de automóveis pois se você quer diminuir o trânsito e a poluição, é preciso diminuir o número de carros nas ruas, o que é uma medida impopular mas necessária justamente porque algumas pessoas não querem abrir mão do conforto do seu carro próprio.
5:00 da manhã eu fui pegar o ônibus para fazer um hemograma , nesse horário os ônibus passavam iper lotados , fui obrigado voltar para casa e pegar o carro .
Fico tentando entender como os especialistas falam do agro sem mencionar a indústria. O agro produz para a indústria, gente! Ele produz insumo industrial. Aquela blusinha baratinha que vc compra é baratinha também por causa desse modelo de exploração do meio ambiente, além da questão da escravização. Está tudo conectado! Parabéns pela pesquisadora que apresentou a raiz do problema, que á a falta de reforma agrária e de política agrária em geral.
Pois é, os canais de divulgação cientifica e alguns de notícias identificam muito bem os problemas e apontam os erros da destruição ambiental. Porém, também deveriam mencionar quais são as maneiras de se fazer agricultura com preservação e recuperação ambiental (que seria uma das soluções para o problema). No método de Agrofloresta e/ou Permacultura é possível ter uma agricultura pujante com criação de florestas ao mesmo tempo. Os pesquisadores da USP: Paulo Kuwabara Fonseca e Nicolas Gonçalves mencionam que a agrofloresta pode ser até 10 vezes mais produtiva que as monoculturas convencionais hi-tech (agro pop). Infelizmente, não vejo os divulgadores mencionando sobre esses temas que são muito importantes também.
Muito bons argumentos, contudo Agro é muito mais que isso. Agro tambem é solução , o Agro não é apenas o super fundiários e o problema climático não é apenas não veem apenas do Agro. Muito tempo que São Paulo tem péssima qualidade de vida , uma realidade diferente da minha cidade (Natal ) . As queimadas não veem do Agro , veem de queimadas não legais e não de empressas oficiais e porisso estando a margem da lei , nem devia se generalizar . O agro legal e as pessoas que realmente fazer ou ter conhecimento técnico é solução pra isso. Falta fiscalização para os Ilegais . Sem falar das grandes cidades , onde mal se existe Arvorés , plantas ,solo. Análises tem que ser feita por quem entende e quem vive. Sou um mero estudante de Aquicultura, apaixonado por plantas , bichos e animais , acima de tudo aquarista,s, ecológico , o que mais aprendemos e o reuso e como ter menos impacto ambitual. Até menos a possibilidade de purificação de águas poliadas. Estudo na EAJ . Até viver tinha preconceito. Exceção não é regra. A questão não é apontar pro Agro , já que as queimadas são ilegais . E sim , solicitar o conhecimento do Agro pra repovoar esses locais , os diversos engenheiros ( Florestais, de aquicultura, melilococultura ) e ainda cabe a cada um de nós tambem fazer nossa parte, mal se tem plantas onde moro em frente de casas . As microalgas são um grande aliados nesses processos também , muitas vezes esquecida.
Distribuir a produção de nossa comida entre mais mãos é garantir não estar preso ao lobbys de grandes do agronegócio que querem que continuem como está
Convidem ao Gabriel Colombo! Ele tem uma tese excelente sobre esse tema. Incluso poderiam convidar a Sabrina e ao Colombo juntos! Ampliem o debate ICL!
O Leandro do IOP tem uma explicação sobre grandes produtores vs pequenos produtores, pelo que lembro ele pensa diferente nessa questão do impacto ambiental, que tal entrevistar ele tbm ICL???
Eu tenho colocado nos meus artigos que o problema de litigância climática no Brasil não são somente níveis de carbono níveis de adequação ao pacto de Paris m, MAS principalmente a luta pela terra pelas terras indígenas pelas terras de reforma agrária pois agro monocultura inviável climáticamente
Devemos nos lembrar das contribuições do ex-ministro do Meio Ambiente do Bozzo para piorar a atual CRISE, Ricardo Salles que ajudou a passar a boiada, desmantelar o IBAMA e a desmatar os biomas brasileiros.
O governo não tem competência nem de cuidar dos parques federais sob a responsabilidade dele. Nem das reservas sob responsabilidade de ONGs está livre da exploração madeireira da extração de ouro e por aí vai. O que tem os produtores a ver com isso?
Os grandes latifundiarios direta e indiretamente tem grande responsabilidade pelo que tá acontecendo. A única forma de realmente resolver esse problema, principalmente considerando que com o aquecimento global a mata nativa fica AINDA MAIS VULNERÁVEL a incêndios e com menos capacidade de coleta de CO2, é a reforma agrária e a mudança do modelo de agricultura. Mudança do modelo de latifúndio para o da pequena e média propriedade + agricultura cooperativa é a solução.
As terras queimadas precisam ser desapropriadas. Com a devida fiscalização e autuação imediata. Para isto serviria um corpo de polícia florestal do exército.
Quem alimenta o Brasil é a agricultura familiar. 70% dos alimentos que chegam à mesa do btasileiro, são oriundos da agricultura familiar. O agro produz soja para animal, Pasto para animal ...
Sabrina é inteligente e sensata
Saudades da Sabrina no Tese 11. Espero que ela continue com ótimo trabalho, mesmo fora dessa plataforma.
Verdade: uma pena ela ter feito cirurgia para aumentar os lábios...ficou horrível. Tá parecida com a chatíssima Anita, que fez o mesmo procedimento.
@@mesquitafilho6350 não estamos interessados na aparência dela.
@@mesquitafilho6350 porr, velhinho, o cara tava falando que sente saudade do trabalho da mulher e tu mete uma que ela "ficou feia"?? kkk
@@mesquitafilho6350 e a critica ao que foi falado no vídeo? nada né seu palhaço, se ponha em seu lugar. jesus amado gente estúpida até aqui.
@@mesquitafilho6350 não importa em absolutamente nada a aparência dela, mas sim o que ela tem a dizer.
Sabrina é uma voz tão importante! Que bom vê-la por aqui.
Genial trazer a participação da Sabrina para o ICL!
Parabéns pela ótima escolha!
Quando o agronegócio deixará d ser tratado com tantas regalias, recebendo tantos incentivos do governo brasileiro e ainda assim o agro não respeita o povo brasileiro.
@@semavatar8106 o tal do agro, é o velho inimigo de sempre do povo, o coronelismo oppressor.
Muito bom ver a Sabrina no ICL!!! =) Parabéns sempre ICL!!!
PERFEITO. O AGRO ACABOU COM NOSSO MEIO AMBIENTE.
EXPORTAM E NÃO PAGAM IMPOSTOS. VERGONHOSO. QUE POVO ALIENADO.
Eu to apaixonado pela grandeza dos esforços da Sabrina em articular com tanta eloquência todo este caos em medidas práticas de política. Uauu!!!
Excelente fala da Dra. Sabrina
Sabrina sempre arrasando com sua inteligência.👏👏
Sabrina sempre muito sensata
Tragam a Sabrina mais vezes. Ela é ótima.
Tão bom ouvir alguém citando Gramsci e moldando a atual realidade.
O AGRO É TÃO POP
QUE SÓ ESSE ANO
PEGOU MAS DE 300 BILHÕES DO GOVERNO FEDERAL.
ENQUANTO AGRICULTURA FAMILIAR RECEBEU
APENAS 76 BILHÕES DE REAIS.
Amigo, é o agro que traz os dólares para a importação em massa de carros elétricos da China...percebeu o rolo?
@@yyz320
O AGRO NÃO
TRÁS PORRA NENHUMA
ESSES PILANTRAS
ENFIAM TUDO QUE
GANHAM E ROUBAM
DA POPULAÇÃO ELES
DEPOSITAM EM PARAÍSOS FISCAIS.
Seria o mais correto tirar as terras desses incendiários
Excelente camaradas
Sabrina é incrível ❤❤
Moro no interior do Rio de Janeiro, e o prefeito com o papo de alavancar o "turismo" cortou 90% das árvores, para plantar coqueiros, que não refresca nada. E temos noa parte de Mata Atlântica, e estão sendo cortadas para construir camarões. E quando nos posicionamos, dizem que somos contra o progresso. 😢
É urgente uma revolução nesse país
Revolução feita por pessoas que pensam e querem o bem do país, pq revolução feita por bolsonarista só se for pra jogar o Brasil na lama
Como é bom ouvir a Sabrina novamente!
Muito boa fala 🌍 mas sobre os carros elétricos tenho lido que as baterias são um problemão, assim como as pilhas comuns, sobre o descarte....
Que saudade da Sabrina
grande sabrina fernandes, recomendo bastante o canal dela: Tese Onze.
Home office ajudaria e muito a evitar poluição nas cidades.
Sabrina sempre certeira
SABRINA É MUITO DIVA, MDS. ESTOU ÀS VÉSPERAS DE INICIAR "SINTOMAS MÓRBIDOS".
QUANTA FALTA FAZ EDUCAÇÃO E SENSO CRÍTICO 😊❤.
Sabriiiiina! 😍🥰 O motivo da presença dela aí é horrível, mas é impossível não se animar quando essa maravilhosa aparece.
Ela é incrível!
Imaginem São Paulo,nessa calamidade climática,na mão de um coach do abstrato???
Visão surreal essa
@@patyrocha3384 parece que o povo vota por birra,uma profundo desprezo,só por farra!!
@@Milciano-z4fNão é birra, não, é ignorância mesmo. Muito triste se São Paulo cair nas mãos desse homem.
chora, esquerdalha
É o fim...
Conheço três assentamentos distintos, 2 no interior de São Paulo e 1 no Mato Grosso do Sul. Em nenhum dos três houveram queimadas extensivas. (o que houve foi controlado, até porque os próprio assentados tem interesse m controlar as queimadas).
Mais agricultura familiar... menos agronegócio
Eu pensei muito na Sabrina esses tempos das queimadas! Que grata surpresa!
Sabrina Fernandes é uma das maiores estudiosas do tema, ousaria dizer, no mundo. Eu levaria muito a sério tudo o que ela disse. Grato por poder ouvir a opinião dela.
Sabrina Fernandes, essa é certeira
Tava com saudades da Sabrina ❤ obg ICL!
Muito importante, esse vídeo tinha que viralizar! Precisamos botar o dedo na ferida pra ONTEM
excelente participação!
sobre os transportes não adianta nada mudar do carro movido a combustível fóssil pra carro elétrico. a produção de eletricidade não daria conta de recarregar a frota e dentro de mais ou menos cinco anos terá o problema do descarte de baterias (considerando a vida útil das baterias).
a solução passa por múltiplas saídas. como por exemplo: - melhorar e baratear o custo do transporte público, oferecendo um serviço contínuo de qualidade, substituir parte das vias de automóveis por vias exclusivas para bicicletas, aumentar a oferta de bicicletas compartilhadas fazendo esse serviço chegar até os bairros mais afastados na periferia, fazer retrofit nos prédios abandonados e transformá-los em moradias populares (evitando que os moradores se desloquem por duas ou três horas todos os dias), os escritórios precisam oferecer a opção de trabalho em home office e, como última sugestão, ampliar o rodízio de automóveis pois se você quer diminuir o trânsito e a poluição, é preciso diminuir o número de carros nas ruas, o que é uma medida impopular mas necessária justamente porque algumas pessoas não querem abrir mão do conforto do seu carro próprio.
5:00 da manhã eu fui pegar o ônibus para fazer um hemograma , nesse horário os ônibus passavam iper lotados , fui obrigado voltar para casa e pegar o carro .
Parabens sabrina corretissima e inteligente!
Eu quero é o fim do agro.
Sabrina💚💚💚
Sabrina ❤
Fico tentando entender como os especialistas falam do agro sem mencionar a indústria. O agro produz para a indústria, gente! Ele produz insumo industrial. Aquela blusinha baratinha que vc compra é baratinha também por causa desse modelo de exploração do meio ambiente, além da questão da escravização. Está tudo conectado! Parabéns pela pesquisadora que apresentou a raiz do problema, que á a falta de reforma agrária e de política agrária em geral.
Grande Sabrina !
Muito bom
habla mesmo Sabrina!
A Sabrina é excelente! Inteligentíssima!
Pois é, os canais de divulgação cientifica e alguns de notícias identificam muito bem os problemas e apontam os erros da destruição ambiental. Porém, também deveriam mencionar quais são as maneiras de se fazer agricultura com preservação e recuperação ambiental (que seria uma das soluções para o problema). No método de Agrofloresta e/ou Permacultura é possível ter uma agricultura pujante com criação de florestas ao mesmo tempo. Os pesquisadores da USP: Paulo Kuwabara Fonseca e Nicolas Gonçalves mencionam que a agrofloresta pode ser até 10 vezes mais produtiva que as monoculturas convencionais hi-tech (agro pop). Infelizmente, não vejo os divulgadores mencionando sobre esses temas que são muito importantes também.
Temos que começar as campanhas para a nova legislatura desde já! Não da para termos uma câmara tão agro em 2026!
Sabrina maravilhosa ❤
Sabrina, sempre muito certeira👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo vídeo
Muito bons argumentos, contudo Agro é muito mais que isso. Agro tambem é solução , o Agro não é apenas o super fundiários e o problema climático não é apenas não veem apenas do Agro. Muito tempo que São Paulo tem péssima qualidade de vida , uma realidade diferente da minha cidade (Natal ) . As queimadas não veem do Agro , veem de queimadas não legais e não de empressas oficiais e porisso estando a margem da lei , nem devia se generalizar . O agro legal e as pessoas que realmente fazer ou ter conhecimento técnico é solução pra isso. Falta fiscalização para os Ilegais . Sem falar das grandes cidades , onde mal se existe Arvorés , plantas ,solo. Análises tem que ser feita por quem entende e quem vive. Sou um mero estudante de Aquicultura, apaixonado por plantas , bichos e animais , acima de tudo aquarista,s, ecológico , o que mais aprendemos e o reuso e como ter menos impacto ambitual. Até menos a possibilidade de purificação de águas poliadas. Estudo na EAJ . Até viver tinha preconceito. Exceção não é regra. A questão não é apontar pro Agro , já que as queimadas são ilegais . E sim , solicitar o conhecimento do Agro pra repovoar esses locais , os diversos engenheiros ( Florestais, de aquicultura, melilococultura ) e ainda cabe a cada um de nós tambem fazer nossa parte, mal se tem plantas onde moro em frente de casas . As microalgas são um grande aliados nesses processos também , muitas vezes esquecida.
Os comentários são superficiais e esse éo jeito que vêm as coisas !
Essa Sabrina é mt fera
... em alguns anos será irreversível ;
Distribuir a produção de nossa comida entre mais mãos é garantir não estar preso ao lobbys de grandes do agronegócio que querem que continuem como está
Sabrina além de inteligente é linda!
Convidem ao Gabriel Colombo! Ele tem uma tese excelente sobre esse tema. Incluso poderiam convidar a Sabrina e ao Colombo juntos! Ampliem o debate ICL!
E para o Brasil se libertar do agro, precisamos de uma indústria poderosa. O país desendustrializado fica dependente da agricultura/agro
Praticamente impossível, visto que, é o agro que banca as campanhas politicas. Os políticos têm o rabo preso com eles, infelizmente.
Realmente se liberta dessa corda que pode inforca o país
saudade, Sabrina. Volta com seu canal
Só vc contar quantos deputados são do agro o coronelismo não acabou Só mudaram a cara 200 de 350 deputados
Fracamente, a cidade de SP parece estar sem prefeito faz tempo. Mas a cidade garante o salário do dele mesmo assim. Povo bom!
Espero que a Alemanha e a Noruega não nos abandonem. Estamos nas mãos de criminosos poderosos .
Realmente muito inteligente, conciente e bonita ❤❤
Aqui em Sinop MT
Ta pegando 🔥🔥
O comportamento é destrutivo !
O Leandro do IOP tem uma explicação sobre grandes produtores vs pequenos produtores, pelo que lembro ele pensa diferente nessa questão do impacto ambiental, que tal entrevistar ele tbm ICL???
Sabrina podia ser a autoridade climática
Quem alimenta o brasileiro é a agricultura familiar; o agro enche o bolso dos latifundiários.
Meios "LEGAIS" para confiscar as TERRAS. Medooo
Sempre é bom mostra quem é os culpados, o Agro (o capitalismo) e não individuos isolados.
Boa
Eu tenho colocado nos meus artigos que o problema de litigância climática no Brasil não são somente níveis de carbono níveis de adequação ao pacto de Paris m, MAS principalmente a luta pela terra pelas terras indígenas pelas terras de reforma agrária pois agro monocultura inviável climáticamente
Meio ambiente abandonado nos municípios e estados brasileiros 😮😢
Brasil em chamas, literal e metaforicamente - o agro é ogro!
Só a perda de mercado fará o agro reduzir sua gula devastadora. O agro contribui com muito pouco para o erário e consome muito.
REFORMA AGRÁRIA é a solução.
Neocolnia ! Financiamos as exportações de. Alimentos e comemos literalmente o resto e esse resto é caro e ruim !
Sabrina linda e inteligente
Corta o Plano Safra e confisca as terras.
Cadê o governador Estadual?
Mais é impossível se livrar do Agro... é mais fácil o Agro se livrar do governo..
Devemos nos lembrar das contribuições do ex-ministro do Meio Ambiente do Bozzo para piorar a atual CRISE, Ricardo Salles que ajudou a passar a boiada, desmantelar o IBAMA e a desmatar os biomas brasileiros.
Qual seria a definição de "Agronegócio"? Alguém me ajuda a entender.
Obrigado.
👏👏👏👏
O fogo é Agra!😮
a autoridade climática deveria ser o Ernest Gotsch
Sebastião Enchente ' lidera ' em POA ?
O agronegócio é um câncer no Brasil! Viva a agricultura de Ernst Götsch! Viva a agricultura sintropica!
O governo não tem competência nem de cuidar dos parques federais sob a responsabilidade dele. Nem das reservas sob responsabilidade de ONGs está livre da exploração madeireira da extração de ouro e por aí vai. O que tem os produtores a ver com isso?
Os grandes latifundiarios direta e indiretamente tem grande responsabilidade pelo que tá acontecendo. A única forma de realmente resolver esse problema, principalmente considerando que com o aquecimento global a mata nativa fica AINDA MAIS VULNERÁVEL a incêndios e com menos capacidade de coleta de CO2, é a reforma agrária e a mudança do modelo de agricultura.
Mudança do modelo de latifúndio para o da pequena e média propriedade + agricultura cooperativa é a solução.
ICMBIO sem concursos públicos para quadros por UC.
agro é pop, agro é agrotóxico, agro é morte, agro é globo.
Muito bom ouvir a Sabrina
QUE SAUDADE DA MINHA SABRINA A MATADORA DE PATROAS PRATICAMENTE MINHA MÃE POLÍTICA TE ADORO
As terras queimadas precisam ser desapropriadas. Com a devida fiscalização e autuação imediata. Para isto serviria um corpo de polícia florestal do exército.
e pq no Rio Grande do Sul o Sebastião será eleito? Pq o povo vota na direita? Reflitam.
Quem alimenta o Brasil é a agricultura familiar. 70% dos alimentos que chegam à mesa do btasileiro, são oriundos da agricultura familiar.
O agro produz soja para animal, Pasto para animal ...