🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻 ---------------------------------------------------------------------- ➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 ruclips.net/channel/UCmGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYgjoin ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/ ----------------------------------------------------------------------
Meu carro é lacrado, Quando passo no centro de São Paulo na região da Cracolândia a noite eu uso o celular como giroflex e seguro no canto para-brisa, espanta tudo kkkkk
Perfeito, mas cabe as autoridades de trânsito verificar se há ou não banalização do serviço , não cabe ao cidadão comum sentado em seu veículo, no achismo e se achar no direito de julgar naquele momento e por conta desse julgamento errôneo obstruir veículo de urgência e emergência causando o aumentando do tempo de resposta ou demora ao suporte a vida. Você não está errado em seu comentário ,em todas profissões temos maus profissionais mas infelizmente no trânsito, como condutores comuns não podemos julgar esse serviço.
Grande mestre! Excelente conteúdo sempre. Lembrando que não dar passagem a veículo de urgência e emergência é uma infração de trânsito. Aguardo o próximo conteúdo. Grande abraço.
Excelente conteúdo mestre. Faltou falar sobre o uso de luzes estroboscópicas, principalmente pelos veículos de utilidade pública e particulares (como funerárias). Tks pelos ensinamentos.
Semana passada eu estava seguindo num trânsito lento, e uma viatura da PM-SP estava vindo com as luzes acionadas pedindo passagem, joguei meu carro pra cima da calçada correndo risco ralar por baixo, estragar alguma coisa, para mais adiante perceber que eles não estavam numa emergência e foi só uma trollagem para passar pelo trânsito lento. Achei um absurdo. Se tivesse filmando eu denunciaria eles na corregedoria por uso indevido de alerta sonoro.
A minha dúvida é na utilização em veiculos de serviço, existe uma regulamentação específica? Ex.: Guinchos, veículos de supervisão de obras em rodovias e batedores, que utilizam na coloração laranja. Grato!
Eu dividi o vídeo em duas partes. Primeiro falei das lanternas especiais de emergência (vermelha/azul/branca). Em breve vou publicar o vídeo sobre as lanternas especiais dos veículos de utilidade pública (amarelo âmbar). Lá eu vou esmiuçar bem esta qusetão.
Professor, para os veículos elencados no art. 5° da Resolução 970/2022 do Contran e art. 29, VII do CTB, caso não saiam de fábrica com a característica alterada (lanterna especial de emergência), como acontece com os carros da Guarda-Municipal, precisa fazer a alteração junto ao ITL (INmetro) com emissão de um CSV para fazer constar no campo de OBS do CRLV?
Olá Matheus! Conforme a Res. 970/22 do Contran, somente os veículos de prestação de utilidade pública precisam seguir o rito de regularização para instalação das lanternas especiais. Já os veículos de emergência possuem as lanternas especiais como característica intrínseca, sejam fixas ou removíveis. Então não passam pelo mesmo processo. Mesmo que adaptem após o registro.
Uma dúvida , eu trabalho como guarda noturno em um condomínio fechado , e instalei strobo embutido nas quatro setas da moto e ficou bem discreto e só uso dentro do condomínio por estar ciente que é uma inflação. Mas para tirar serviço nesses condomínios , como guarda noturno , eles exigem esses tipos de equipamentos . Giroflex laranja ou strobo branco
Olá Ruan! Entendo sua necessidade! Porém, tenha ciência que numa fiscalização normal, se a alteração for constatada, haverá autuação, mesmo que você não esteja usando naquele momento.
Aqui no RJ está sendo comum a utilização por particulares. Isso já está sendo noticiado e espero que a PRF haja com presteza e firmeza na aplicação da lei para essas pessoas.
Então Bruno! Infelizmente, essa prática é antiga. Mas, por mais que se combata esse tipo de delito, a galera da "farinha pouca, meu pirão primeiro" parece não ligar muito. O que já era esperado!
Valeu pela informação! Liked e inscrito! Queria, há muito tempo ter um esclarecimento sobre este assunto. Para mim, quando um veículo "civil" tem esses dispositivos eu simplesmente já ignorava completamente por entender que o Brasil não tem uma legislação para veículos "undercovers" como na polícia americana. E a lei deveria ser muito mais severa com esses espertalhões pois, até certo ponto tentam se passar por alguma autoridade policial em situação de emergência.
Olá Rubens! Disponha! Sim, quando esses espertinhos são flagrados, além do constrangimento e das tentativas de justificação (tipo criança que foi pega fazendo "arte"), a caneta é pesada. E sim, caso a caso, dependendo das circunstâncias, pode haver algum tipo de encaminhamento criminal.
Uma dúvida. E no caso que as prefeituras colocam a sinalização em veículos particulares, pois veículos de emergência e categoria especial, no padrão mercosul tem que ter caracteres azul, como é que fica?
Aqui no DF tem muita "viatura descaracterizada", coloco entre aspas pq a gente nunca sabe se é viatura mesmo. Certa vez um carro particular com sirene ligada (mas sem luzes) andando a toda no meio do engarrafamento forçando passagem. A vontade mesmo é nao dar passagem e ainda pedir que uma viatura de "verdade" pare o veículo para averiguar, obvio que estaria comprando encrenca. Particularmente acho que viatura descaracterizada não deveria ter essa prerrogativa.
O problema é justamente esse: saber quando é realmente um veículo de emergência. Em tese, viaturas "discretas" não terão os dispositivos, pois assim que ligassem, ela já ficaria "queimada".
Olha, eu já fiquei sem bateria por deixar o giro ligado muito tempo. Mas não é uma regra. Depende do tipo de dispositivo e da potência dispendida pelos LEDs, luzes estroboscópicas ou incandecentes. E alguns ligam o motor de vez em quando para dar uma carga.
Olá Adenilson! Pela atual norma, os veículos de segurança privada não estão autorizados a utilizar as lanternas especiais de emergência (vermelha/azul), ou as lanternas especiais de utilidade pública (amarelo âmbar). Vou abordar isso na segunda parte do vídeo.
Boa tarde! Seu conteúdo é ótimo. Pode me tirar uma dúvida bem específica? uma ambulância,em retorno de uma ocorrência,ou na ida para a mecânica,pode usar o giroflex? Pergunto por que ,pelo meu conhecimento, isso não pode acontecer.Trabalho em um serviço de ambulância,e até mesmo já sofri advertência por não usar o giroflex,em retorno a base ,após ter finalizado o atendimento.
Olá Renato! O Código de Trânsito é bem claro nesse ponto. O uso das lanternas especiais de emergência só pode ser feito durante o serviço de urgência. Para qualquer outro serviço que NÃO seja de urgência (incluindo deslocamento administrativos para manutenção e retorno à base), a Lei não permite. Inclusive você poderá ser autuado se fizer isso, conforme determina a Resolução 970/22 do Contran. Lembrando que acionar somente as luzes (sem a sirene), não garante nenhuma prioridade de circulação.
As vezes tem o mau úso por policiais que ao fazer alguma manobra em local proibido e nao aciona nem luzes ou sirene o que acho errado.... pois pode causar acidentes.
Olá Sérgio! O mais perto que temos de crime é o art. 296 do Código Penal: Art. 296 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: [...] § 1º - Incorre nas mesmas penas: [...] III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros símbolos utilizados ou identificadores de órgãos ou entidades da Administração Pública. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Mas aí entendo que o veículo também deveria estar identificado externamente como de polícia, ambulância, etc. Logo, apenas o uso das luzes, por si só, não caracteriza crime.
Vejo muito aqui motoristas utilizando do acostamento para não ficar no engarrafamento utilizando carros com as luzes especiais de emergência, aparentemente são carros normais, a maioria SUVs. Todo carro que usa luzes especiais são caracterizados de acordo com seu serviço?? Existe alguma maneira de identificar se o veículo é "verdadeiro" ou "falso", pelo tipo de placa por exemplo ou alguma outra coisa??
Olá Jonas! Infelizmente não! Até para os próprios policiais é difícil fazer essa distinção. Mas, via de regra, se é um veículo comum, sem nenhum tipo de identificação, e está usando placa particular (e não oficial) já é um grande indício que trata-se de uma falsa viatura.
Sou policial civil e utilizo, sirene e strobo no meu veículo particular, aí vai muito do pataco de cada um. Nunca precisei me justificar com ninguém, mas se necessário é bom está pelo menos envolvido.
Aqui no RJ acontece varios acidentes, os oficiais acham que ligando a luz eles podem fazer varias manobras ilegais, de qualquer modo, varios onibus no corredor BRT batendo em todo tipo de viaturas, vide video de um PRF andando a 90km/h na av das Américas com o sonoro ligado, atravessou sinal vermelho e bateu na lateral de um táxi, saiu voando cerca de 100m, por sorte nao morreu. A imprudência é o pior caminho.
Verdade! Por isso que a expectativa de vida dos policiais é tão baixa. Acabam trocando sua vida pela dos outros. Seja para combater marginais, socorrer vítimas de sinistros e outras ocorrências mil, que exigem deslocamento de urgência. Sobre a ocorrência do Táxi, dizer que a cupa foi de X ou Y é mera especulação. Só lendo o Boletim para ter certeza. Lembrando que veículos de emergência (ambulâncias, bombeiros, polícia, etc.) podem circular livremente no corredor de ônibus. É o que está na Lei.
Prezado Marcelo, a pergunta não tem correspondência com o assunto do video, mas me permita: há algum óbice na instalação e uso em veículo utilitário/jipe de alarmes/“sirenes” para sinalizar ré? E a sirene de ré com luz de sinalização (geralmente na cor vermelha)?
Trabalho em uma empresa regularizada na polícia federal no serviço de escolta armada , com uso de viaturas padronizadas, tbm com uso de sinal luminoso intermitente amarelo. Em qual situação pode se utilizar do dispositivo e se pode utilizar do mesmo em todas as situações?
Olá Elson! Infelizmente, os veículos utilizados em segurança privada, de forma geral, não são citados pela Resolução 970/22 do Contran. Ou seja, não podem usar a lanterna especial de serviço público (amarelo-âmbar) e nem a lanterna especial de emergência (vermelho/azul). Nesse outro vídeo do Canal tem mais detalhes: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Olá boa noite! Eu trabalho com veículo de emergência difuso. Defesa civil eu sempre ouvi que quando estou a serviço é importante estar com giro flex ligado. (Claro sem fazer escândalo sem precisar usar sons sonoros.) apenas as luzes de emergência. Para informar que eu estou em serviço. Até mesmo quando eu paro em um local que preciso vistoriar , eu deixo os giro flex ligado . Então eu estou errado ? Usando de forma errada. Professor !
Olá Leonardo! Usando como base o texto da norma regulamentadora (Res. 970/22 do Contran), o uso do giroflex só está autorizado em 3 casos: Art. 5º, § 1º O acionamento das lanternas especiais deverá ocorrer somente em circunstâncias que permitam o uso das prerrogativas de prioridade de trânsito e de livre circulação, estacionamento e parada, quando efetivamente esteja sendo prestado serviço de URGÊNCIA, de POLICIAMENTO OSTENSIVO ou de PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, observadas as disposições previstas no inciso VII do art. 29 do CTB. Fora isso o uso é irregular. Então, minha opinião é a seguinte: as viaturas da Defesa Civil usarão o giroflex (+ sirene) durante o antendimento de ocorrências (durante a operação), tanto para o deslocamento, quanto para os estacionamentos (só giroflex), por conta da URGÊNCIA requerida. Porém, nos dois outros casos, POLICIAMENTO OSTENSIVO e PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, não há como fazer esse encaixe. Talvez no último. Mas para isso seria interessante algum respaldo interno.
Olá Uelinton! Infelizmente, as viaturas funerárias não fazem parte do rol de veículos de prestação de utilidade pública expresso na Resolução 970/22 do Contran. (embora eu entenda que devessem fazer parte)
Eu tenho uma dúvida, eu trabalho na fiscalização ambiental e temos veículos oficiais e geralmente utilizamos para deslocamento até um local a ser fiscalizado e na minha cidade o trânsito é intenso, o veículo estando identificado como de fiscalização eu posso utilizar o giroflex e qual cor posso utilizar? Creio que seja o da cor laranja, mas tenho essa dúvida.
Olá João! Se o seu órgão tem como competência a atuação em emergências ambientais, salvamento difuso, ou outras atribuições que podem envolver deslocamento de urgência, nos termos da Resolução 970 do Contran, então sim, é possível o uso de Giroflex vermelho/azul + sirene. Mas isso tem que estar previsto em Lei ou Decreto. Sobre o Giroflex amarelo (sem sirene), ele não dá a prerrogativa da livre circulação. Só livre estacionamento, no local da missão. Então não vai servir.
Cara uma duvida, em caso de empresa de segurança privada, pode usar aqueles removível que vem com ventosas em eventos, claro que ao andar no transito retirar ela. Teria problema?
Olá Victor! Mesmo que o evento seja fora das vias públicas, eu não recomendo, pois vai fazer parecer um veículo de polícia! Só lembrando que veículos de segurança privada não estão no rol dos que podem usar as lanternas especiais, nem de emergência (azuis ou vermelhas), nem as de utilidade pública (amarelo-âmbar).
Sou oficial de justiça, e por diversas vezes me deparo com situações que demandam atendimento emergencial, como por exemplo, prestar socorro à vítimas de Maria da Penha, afastamento de lar de agressor, etc. Nesses casos, mesmo não sendo veículo de emergência caracterizado, poderia utilizar?
Olá Adam! Tenho certeza que o deslocamento célere é bem-vindo nesses casos. O problema é que, legalmente falando, para o veículo poder fazer um deslocamento de emergência (usando giroflex e sirene) ele precisa estar dentro do rol previsto pelo art. 29, inciso VII do CTB. Além disso, o condutor precisa possuir o respectivo curso de Condução de Veículos de Emergência (CCVE). Logo, se os requisitos acima não forem atendidos, e o veículo envolver-se em sinistro, o condutor estará completamente desabrigado perante a Lei, assumindo para si toda a responsabilidade relacionada aos danos materiais e pessoais das partes. Nesse outro vídeo do Canal, eu falo um pouco mais sobre esse tema: ruclips.net/video/sEI4UWZzSAo/видео.html
Olá Vitor! A Resolução 970/22 do Contran é bem clara: "Art. 5º As lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, conforme Anexo XVI, cor vermelha ou combinação de ambas, poderão ser utilizadas exclusivamente em veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de SALVAMENTO DIFUSO, de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e em ambulâncias." E segundo a antiga Resolução 268/08 do Contran: "Art. 2º Considera-se veículo destinado a socorro de SALVAMENTO DIFUSO aquele empregado em serviço de urgência relativo a acidentes ambientais." Ou seja, todos veículos operacionais da Defesa Civil, Ibama, ICMBio, etc., que eventualmente atuem em emergências ambientais (incêndios florestais, sinistros com caminhões de produtos perigosos, inundações, etc.) podem e devem utilizar lanternas especiais de emergência na cor vermelha, azul ou ambas. O amarelo-âmbar (laranja), só dá prioridade de estacionamento, e não atende às necessidades de um serviço de urgência.
Como funciona para empresas privadas, monitoramento, serviços de sinistros ambientais, brigada de incêndio de uma usina, caminhão pipa de incêndio de uma empresa entre outro??
O carro do promotor de justiça no caso do Ministério Público que tem função constitucional de controle da atividade policial, que tem que chegar o mais rápido na sena do crime, para acompanhar e fiscalizar os policiais bem como auxiliar vitimas e exigir que se instaure um inquérito poderá ter?
Olá! Segundo a legislação atual, não pode. Ou seja, só pode se o veículo fizer parte do rol previsto no art. 29, inciso VII, do CTB, e o condutor possuir o respectivo curso especializado (CVE) cadastrado no Renach. Fora isso, o uso pode até ocorrer, porém o condutor estará totalmente desabrigado caso se envolva em sinistro durante o trajeto.
Olá, eu sou agente funerário e não conduzo veículo de emergência porém o carro de remoção é de certa forma prioritária tanto porque é uma carga perecível quanto porque fazemos cortejos fúnebres em baixa velocidade. Dado os fatos eu venho a minha dúvida: Posso instalar luz stroboscópica para aumentar a minha segurança e segurança do cortejo de cor amarela (âmbar) ou branca (branca porque seria uma cor neutra) no carro para sinalizar durante os cortejos em baixa velocidade. Se sim, qual seria a cor ideal amarela ou branca? Porqe vejo muias funerária instalando azul mas de foma inregular segund o vídeo acima. Agradeço se puder me responder essa dúvida!
Olá! Infelizmente não existe amparo na legislação para os veículos funerários utilizarem lanternas especiais, seja de emergência (azul/vermelha + estrobos azuis/vermelhos/brancos), seja de utilidade pública (amarelo-âmbar + estrobos da mesma cor), embora eu até entenda que essas últimas fossem bem vindas, no caso do cortejo em baixa velocidade. Nesse outro vídeo do Canal eu falo mais sobre esses veículos e a lanterna especial amarelo-âmbar (o minuto já está marcado): ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.htmlsi=gtNPTVdqo9de_9kA&t=492
Viaturas da pm por exemplo podem andar nas vias e BR com o giroflex ligado, simplesmente atoa, sem ser situações de emergência nem nada? E ainda por sima atrapalhando e segurando o trânsito na br por estar em baixa velocidade?
Olá Mateus! Claro! Isso chama-se "policiamento ostensivo" e está previsto lá no art. 29, VII, do CTB. Inclusive eu explico isso na parte final do vídeo. Dá uma olhadinha lá de novo!
Olá Marcos! Na verdade, o carro "deve" usar as luzes de emergência, que para os veículos comuns é o pisca-alerta (+ triângulo). Mas se você fala das lanternas especiais, não existe impedimento para o uso concomitante caso seu veículo seja um dos relacionados no art. 29, VII, do CTB.
Olá Marcelo! Não existe previsão legal para veículos blindados utilizarem giroflex. A não ser que sejam veículos policiais. Ou seja, só podem usar aqueles veículos que eu mostrei no vídeo. Tudo fora daquela lista é proibido!
Estou em deslocamento com a ambulância para abastecimento ou retorno a base, não estou em ocorrência, posso ficar com a iluminação do giro flex ligado?
Olá, uma dúvida que tenho, caso eu instale esses strobos mas com cores que não pertencem ao serviço público, como por exemplo só branca ou uma verde... Cores que nenhuma segurança pública usa... Posso legalizar? Como funciona
Olá! Impossível de legalizar, face o artigo 11 da Res. 970/22 do Contran. E também desaconselhável. Nesse outro vídeo eu falo sobre a lógica das cores das luzes, caso queira saber um pouco mais: ruclips.net/video/MFxFO4uQcEo/видео.htmlsi=x3N8wQ1jd5gcxV_4
Olá Thiago! Para os veículos de prestação de serviços de utilidade pública (coleta de lixo, transporte de valores, manutenção da via, guinchos, etc.), previstos no art. 29, inciso VIII, do CTB sim. Vou fazer um vídeo especificamente sobre isso em breve.
Opa, excelente vídeo! Eu tinha muita curiosidade à respeito da diferença de viaturas com giroflex apenas vermelho (ambulâncias, PM, Bombeiros) e vermelho + azul (GCM, PF, PRF) mas nunca achei uma explicação "plausível", porém agora sim! Heheh Minha dúvida agora é apenas as de giroflex laranja. Na realidade sei que essa cor é para identificar os veículos de serviços de utilidade pública, porém aqui na cidade tem um órgão que gerencia o transporte público por ônibus (SPTrans) em que a maioria das viaturas têm giroflex laranja, entretanto apenas uma delas possui ele na cor vermelho, e por sinal a que normalmente está embarcado o Supervisor. Será se essa possui alguma "autoridade maior" ou foi apenas um erro de instalação? Parabéns pelo canal e sucesso!
Olá! Essa é uma questão extremamente pertinente. Na verdade, existe um limiar "enevoado" entre os veículos que podem utilizar o vermelho/azul e os que podem utilizar o amarelo âmbar, e isso acontece especialmente quando falamos de "fiscalização e operação de trânsito", que é citada lá no art. 29, inciso VII, do CTB, e que parece ser uma das competências da SPTrans e de outros órgãos/entidades que realizam serviço semelhante (com base no art. 24, inciso II, do CTB). Ou seja, aqueles veículos ligados diretamente à fiscalização e operação de trânsito, e que, em algum momento, precisem deslocar com brevidade para algum local dentro da cidade, para reorganizar o fluxo de veículos (interrompido ou perturbado) teria que possuir as lanternas na cor vermelha/azul, além do alarme sonoro. E só uma observação: atualmente, todos os veículos de emergência podem usar o vermelho com azul, inclusive as ambulâncias e os bombeiros.
Olá Santos! Atualmente não. Precisaria haver uma alteração do Código de Trânsito para isso. Mas as viaturas caracterizadas utilizadas na unidade de Bombeiro Civil podem ter, claro!
Boa tarde tenho carro de vistoria para disparo de alarme noturno, posso usar o giroflex nesta situação? Lembrando que não fazemos segurança física apenas segurança eletrônica mas as vezes torna se necessário a rapidez no atendimento de vistoria.
Olá! Legalmente não e possível, pois o art. 29, VII, da Lei 9.503/97 (CTB) limita o uso do giroflex apenas à algumas atividades, como bombeiros, viaturas policiais e ambulâncias. Só alterando a legislação.
Entao... mas existem viaturas descaracterizadas das polícias, e estas possuem tais dispositivos (menos o de teto). No caso da população "desacreditar" que ali segue ou vêm em sua retaguarda uma viatura real, o que o condutor da viatura pode fazer? E o que o condutor do veículo NÃO pode fazer? Pois daí se o condutor do veículo "civil" cede passagem, vai contar ponto pro "espertalhão", mas... e se não for??
O problema é justamente esse: saber quando é realmente um veículo de emergência. Em tese, viaturas "discretas" não terão os dispositivos, pois assim que ligassem, ela já ficaria "queimada". Ou seja, se for um carro normal, sem emblemas nas portas ou qualquer identificação de um órgão, a chance de ser uma "falsa viatura" é muito grande.
@@bizuariodetransito a única maneira seria olhar as placas, se são em letras azuis, mas a noite, como olhar se a possível viatura descaracterizada é real, pelas placas? 😰
Com certeza! É com base nessa dificuldade de identificação que o número de gaiatos prolifera. Difícil resolver! Mas tem uma dica: o CTB diz que só existe o deslocamento de urgência quando os dispositivos luminosos ("giroflex") e sonoros ("sirene") estão ligados SIMULTANEAMENTE. Resumindo, se aparecer um carro comum, que não aparenta ser um veículo de emergência, e tiver só com a luz ligada, então é certo que não é viatura. Pois todos os condutores de emergência conhecem a regra. Faz parte da profissão.
Olá Lincoln! Um carro "disfarçado" jamais usará luzes de emergência, pois isso queimaria o próprio "disfarce". Ou seja, se você enxergar algum carro com placa particular usando o dispositivo, com certeza é algum espertinho querendo furar a fila. Mas tem exceções, como os veículos policiais de uso misto, com placa oficial e logotipo do órgão nas portas. Estes normalmente tem um giroflex com imã, para usar no teto em situações de apoio, além da sirene pré instalada.
Olá! Exato! Veículos de emergência, incluindo os veículos de polícia. Seja polícia ostensiva, judiciária, ambiental ou tributária, que é o caso da Receita Federal.
Inclusive. Mas pelo que conheço, se dá por pessoas de todas as áreas de atuação. É uma infração bem eclética. Até porque a sanha pela obtenção de vantagem é intrínseco ao caráter do indivíduo, independentemente da atividade que exerce.
@@bizuariodetransito Eu não entendi a responda da pergunta da pessoa. O policial pode usar Giroflex no carro particular dele estando ou não em uma emergência?
Olá Tiago! Negativo! Nem policial, nem médico, nem deputado, nem juiz, nem ninguém. O uso das lanternas especiais de emergência é PROIBIDO fora do rol previsto no art. 29, inciso VII, da Lei 9.503/97. Ou seja, mesmo que eu esteja em uma emergência real, usando o meu carro particular, não existe base legal para o uso do "giroflex", mesmo que seja daqueles removíveis (que mostrei no vídeo).
Olá Rodrigo! A instalação de uma lâmpada que produz efeito estroboscópico (lampejamento rápido) configura uma alteração da tecnologia original do veículo. Como sabemos que os únicos veículos que podem utilizar esse tipo de luz branca são os de emergência, conclui-se que as motocicletas que usam tentam se passar como tais. Logo, a infração é também a do art. 230, inciso XII, do CTB (conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido), nos termos do art. 10 e 15, VI, da Resolução 970/22 do Contran.
Olá Marcello! Negativo! O máximo que um veículo blindado terá é um intercomunicador, para não ter que abrir o vidro para falar com alguém. Já o Giroflex + Sirene são privativos dos veículos de emergência, conforme previsto na Lei (e a Lei não tem nenhuma exceção).
Olá! Se sua empresa é legalizada e devidamente autorizada a exercer essa atividade perante o poder público, e seu carro realiza socorro e salvamento de incêndio, exatamente da mesma forma que o Corpo de Bombeiros tradicional, então você não pode usar Giroflex + Sirene, você "DEVE" usar. Lembrando que todo condutor de veículo de emergência, também DEVE possuir o respectivo curso especializado registrado na CNH.
Olá Anderson! Infelizmente não. Só se houver uma alteração legislativa futura. Por hora, somente os veículos de emergência nominados no art. 29, VII, do CTB, podem fazer uso das lanternas de emergência + sirene (mínimo para ter a prioridade de circulação).
Olá! Apesar de não ser automotor, a bicicleta também é um veículo, que precisa obedecer a maioria das regras que são aplicáveis aos demais veículos. Então, se for instalar luzes na bicicleta, com o intuito de aumentar a segurança e a visibilidade, recomendo usar apenas luz branca (iluminando ou sinalizando para a dianteira) e luz vermelha (sinalizando para a traseira). Esqueça o azul, pois quem ver de longe não vai compreender se tu estás indo ou vindo, aumentando o risco de sinistro.
Olá Maylson! Por enquanto, a Lei 9.503/97 (CTB) permite apenas para os veículos listados no art. 29, VII e também na Res. 970/22 do Contran (bombeiros, ambulâncias, viaturas policiais, transporte de presos, emergências ambientais, etc.)
Bom, acredito que já devem ter até comentado, Brasilia está terrivel, nunca sei se é uma viatura descracterizada e etc. Isso sem falar de um carro com faixa do GDF usando luzes de emergencia. Foram tantos exemplos que já vi no transito, tá dificil.
Olá! Positivo! Os veículos que atendem emergências ambientais, que a norma chama de "salvamento difuso", DEVEM utilizar dispositivo visual e sonoro. E, embora não tenha entrado como exemplo no vídeo, são aqueles pertencentes a órgãos como IBAMA, ICMBio, e congêneres (além a Defesa Civil). E ainda as empresas que atuam em ocorrências envolvendo produtos perigosos.
Tenho uma oficina mecânica, que atendo serviços de seguradoras de forma terceirizada, posso colocar essa luz em meu carro que uso para atender esses atendimentos? (pneu furado, pane elétrica, pane seca, etc.)
A legislação prevê iluminação com giroflash AMARELO e luzes auxiliares para tornar sua operação mais segura apenas no LOCAL do atendimento e não no percurso. De acordo com o artigo 3º da resolução 268/2008, a CONTRAN - III - Veículos que realizam o socorro mecânico em situação de emergência nas vias abertas à circulação pública.
Olá Thiago! É como disse o Rubens, você pode utilizar giroflex amarelo-âmbar (devidamente regularizado junto ao Detran). Nesse outro vídeo do Canal você vai encontrar as orientações completas: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Olá Eric! Para as viaturas militares normais, que circulam em vias públicas no dia a dia, valem as mesmas regras dos veículos civis. Ou seja, se for ambulância, socorro de incêndio e salvamento, etc., DEVE possui giroflex e sirene.
@@bizuariodetransito isso serve para as viaturas militares operativas verdes? Aquelas descaracterizadas sem placa? (Que tem o símbolo da Força e o número interno)
Estou fazendo essa pesquisa pois estou querendo implementar, mas não estou vendo norma que fala sobre viaturas militares operativas. Temos funções de garantia da lei e da ordem, comboio, carretada, transporte de autoridade, de pessoal.. enfim, são diversas atividades
Olá Edson! Depende do que eles estão fazendo. Se estão deslocando em uma missão de urgência, e precisam da prioridade de circulação, eles usarão as lanternas de emergência e sirene acionados.
Olá Cristiano! Se o veículo for locado por um órgão de segurança pública, automaticamente fica sob a posse deste, e possivelmente irá caracterizá-lo para as atividades de policiamento. Nesse caso, automaticamente ele passa a ser um veículo de emergência (por conta da finalidade, que está prevista lá no art. 29, VII, do CTB). Agora, se for segurança privada, aí não existe a prerrogativa de uso dos dispositivos (nem o amarelo-âmbar), e nem o deslocamento de urgência.
@@bizuariodetransito deixe eu ser mais específico, aqui na cidade onde moro , o veículo é alugado para rodar para algum órgão da segurança pública ( polícia civil) ex..eles colocar giroflex para se deslocar nas vias pública isso pode?
Se o deslocamento é feito por uma equipe policial, em atendimento uma ocorrência policial, não tem nenhum problema. Nesse caso a polícia está com a posse do veículo, que rodará como viatura enquanto durar a locação (vários estados fazem isso, tanto com a PC quanto com a PM). Só teria algo errado se o deslocamento não fosse para atender algo, e eles estivessem usando do mesmo jeito.
Olá Allan! A legislação de trânsito não fala nada a respeito das luzes dentro do veículo. Porém, se a instalação delas depender de alguma modificação no veículo, então não pode, por força da vedação existente no art. 98 do CTB (ninguém poderá alterar o veículo sem prévia autorização).
Olá Alysson! Os guinchos e plataformas podem usar as lanternas especiais de utilidade pública, na cor amarelo âmbar, inclusive nos deslocamentos de ida e volta ao local da remoção.
O absurdo são politicos que estão usando lanternas especiais de emergência e alarme sonoro. E nenhum agente fiscalizador não faz nada! Aqui no Rio ta uma bagunça.
Olá Jeferson! Para deslocamentos em emergência, a prioridade de passagem e livre circulação só se dá com o uso simultâneo das lanternas de emergência (azuis e/ou vermelhas) + alerta sonoro (sirene). E só podem ter esses DOIS equipamentos os veículos autorizados pelo art. 29, VII, do CTB. Ou outros que a Lei venha dispor algum dia. Fora que o o condutor precisa ter o curso especializado para condução de veículos de emergência.
Olá Edson! Temos um vídeo aqui no Canal falando exclusivamente das lanternas de utilidade pública, na cor amarelo-âmbar: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Se for um veículo para prestação de serviço de utilidade pública, sim, conforme previsto no art. 29, inciso VIII, do CTB, e na Resolução 970/22 do Contran. Lembrando que precisa constar no documento. Se não for, aí é infração.
Olá Clemilson! Positivo! A instalação das lanternas de emergência em veículos que NÃO são classificados como tal pelo art. 29, inciso VII, do CTB, estão sujeitos à autuação pela infração do art. 230, XII (equipamento ou acessório proibido). Nesse caso, a simples instalação já gera a multa.
Minha duvida é, se o carro estiver sem identificação preciso sair da frente? Assim, se o carro for um celta por exemplo berrando com essa bosta sou obrigado a sair? Ou só se estiver adesivado como polícia civil ou militar, bombeiro ou ambulância. Pode ter um policial com carro a paisana?
Olá Everson! Sim. Se dispositivos de uso exclusivo da polícia tiverem simplesmente instalados, mesmo sem usar, já constitui infração por equipamento proibido.
🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻
----------------------------------------------------------------------
➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 ruclips.net/channel/UCmGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYgjoin
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/
----------------------------------------------------------------------
Meu carro é lacrado, Quando passo no centro de São Paulo na região da Cracolândia a noite eu uso o celular como giroflex e seguro no canto para-brisa, espanta tudo kkkkk
Acontece muito pelas equipes do SAP.
Excelente! O ponto abordado sobre a banalização do uso destas luzes foi oportuno, pois é o que se constata diariamente no trânsito.
Boa observação Haryelds! Muito obrigado!
Perfeito, mas cabe as autoridades de trânsito verificar se há ou não banalização do serviço , não cabe ao cidadão comum sentado em seu veículo, no achismo e se achar no direito de julgar naquele momento e por conta desse julgamento errôneo obstruir veículo de urgência e emergência causando o aumentando do tempo de resposta ou demora ao suporte a vida. Você não está errado em seu comentário ,em todas profissões temos maus profissionais mas infelizmente no trânsito, como condutores comuns não podemos julgar esse serviço.
Obrigado, inspetor! O Sr está conseguindo fazer a diferença! Didático, técnico , preza pela excelência 🤝🤝
Muito obrigado Devaldo!
Grande mestre! Excelente conteúdo sempre.
Lembrando que não dar passagem a veículo de urgência e emergência é uma infração de trânsito.
Aguardo o próximo conteúdo.
Grande abraço.
Boa observação Carlos!
Os profissionais dessa área sofrem muito com isso também!
Valeu!
Excelente conteúdo mestre.
Faltou falar sobre o uso de luzes estroboscópicas, principalmente pelos veículos de utilidade pública e particulares (como funerárias). Tks pelos ensinamentos.
Obrigado Laender!
Sim, a segunda parte do vídeo será sobre os veículos de utilidade pública (e os pseudo também). Estou construindo ainda.
Semana passada eu estava seguindo num trânsito lento, e uma viatura da PM-SP estava vindo com as luzes acionadas pedindo passagem, joguei meu carro pra cima da calçada correndo risco ralar por baixo, estragar alguma coisa, para mais adiante perceber que eles não estavam numa emergência e foi só uma trollagem para passar pelo trânsito lento. Achei um absurdo. Se tivesse filmando eu denunciaria eles na corregedoria por uso indevido de alerta sonoro.
É exatamente isso o que que jamais poderia ocorrer, caso realmente a viatura não estivesse se dirigindo para uma ocorrência.
A minha dúvida é na utilização em veiculos de serviço, existe uma regulamentação específica? Ex.: Guinchos, veículos de supervisão de obras em rodovias e batedores, que utilizam na coloração laranja. Grato!
Eu dividi o vídeo em duas partes.
Primeiro falei das lanternas especiais de emergência (vermelha/azul/branca).
Em breve vou publicar o vídeo sobre as lanternas especiais dos veículos de utilidade pública (amarelo âmbar).
Lá eu vou esmiuçar bem esta qusetão.
@@bizuariodetransito 🙏🚀
eu também tenho essa dúvida
Professor, para os veículos elencados no art. 5° da Resolução 970/2022 do Contran e art. 29, VII do CTB, caso não saiam de fábrica com a característica alterada (lanterna especial de emergência), como acontece com os carros da Guarda-Municipal, precisa fazer a alteração junto ao ITL (INmetro) com emissão de um CSV para fazer constar no campo de OBS do CRLV?
Olá Matheus!
Conforme a Res. 970/22 do Contran, somente os veículos de prestação de utilidade pública precisam seguir o rito de regularização para instalação das lanternas especiais.
Já os veículos de emergência possuem as lanternas especiais como característica intrínseca, sejam fixas ou removíveis. Então não passam pelo mesmo processo. Mesmo que adaptem após o registro.
Uma dúvida , eu trabalho como guarda noturno em um condomínio fechado , e instalei strobo embutido nas quatro setas da moto e ficou bem discreto e só uso dentro do condomínio por estar ciente que é uma inflação. Mas para tirar serviço nesses condomínios , como guarda noturno , eles exigem esses tipos de equipamentos . Giroflex laranja ou strobo branco
Olá Ruan!
Entendo sua necessidade!
Porém, tenha ciência que numa fiscalização normal, se a alteração for constatada, haverá autuação, mesmo que você não esteja usando naquele momento.
Aqui no RJ está sendo comum a utilização por particulares. Isso já está sendo noticiado e espero que a PRF haja com presteza e firmeza na aplicação da lei para essas pessoas.
Então Bruno! Infelizmente, essa prática é antiga.
Mas, por mais que se combata esse tipo de delito, a galera da "farinha pouca, meu pirão primeiro" parece não ligar muito. O que já era esperado!
Tem que punir quem vende e quem instala para civil.
Valeu pela informação! Liked e inscrito! Queria, há muito tempo ter um esclarecimento sobre este assunto. Para mim, quando um veículo "civil" tem esses dispositivos eu simplesmente já ignorava completamente por entender que o Brasil não tem uma legislação para veículos "undercovers" como na polícia americana. E a lei deveria ser muito mais severa com esses espertalhões pois, até certo ponto tentam se passar por alguma autoridade policial em situação de emergência.
Olá Rubens! Disponha!
Sim, quando esses espertinhos são flagrados, além do constrangimento e das tentativas de justificação (tipo criança que foi pega fazendo "arte"), a caneta é pesada.
E sim, caso a caso, dependendo das circunstâncias, pode haver algum tipo de encaminhamento criminal.
Uma dúvida. E no caso que as prefeituras colocam a sinalização em veículos particulares, pois veículos de emergência e categoria especial, no padrão mercosul tem que ter caracteres azul, como é que fica?
Olá Heitor!
Você está falando de veículos locados pela prefeitura, a serviço do poder público? Esses tem placa particular mesmo. Não há nada errado.
Muito bom o conteúdo e a didática 🤝
Muito obrigado Laurence!!!
Aqui no DF tem muita "viatura descaracterizada", coloco entre aspas pq a gente nunca sabe se é viatura mesmo. Certa vez um carro particular com sirene ligada (mas sem luzes) andando a toda no meio do engarrafamento forçando passagem. A vontade mesmo é nao dar passagem e ainda pedir que uma viatura de "verdade" pare o veículo para averiguar, obvio que estaria comprando encrenca.
Particularmente acho que viatura descaracterizada não deveria ter essa prerrogativa.
O problema é justamente esse: saber quando é realmente um veículo de emergência.
Em tese, viaturas "discretas" não terão os dispositivos, pois assim que ligassem, ela já ficaria "queimada".
Porque as viaturas ficam com o giroflex ligado horas e não arreia a bateria?
Olha, eu já fiquei sem bateria por deixar o giro ligado muito tempo.
Mas não é uma regra. Depende do tipo de dispositivo e da potência dispendida pelos LEDs, luzes estroboscópicas ou incandecentes.
E alguns ligam o motor de vez em quando para dar uma carga.
Olá ótimo conteúdo, acredito que terá segunda parte
Minha dúvida é sobre qsv de empresas de segurança privada .
Olá Adenilson! Pela atual norma, os veículos de segurança privada não estão autorizados a utilizar as lanternas especiais de emergência (vermelha/azul), ou as lanternas especiais de utilidade pública (amarelo âmbar).
Vou abordar isso na segunda parte do vídeo.
@@bizuariodetransito muito obrigado pela atenção e retorno.
Seria legal falar sobre as outras luzes de veículos de serviço
Olá Thiago!
Tem um vídeo no Canal sobre elas: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Boa tarde!
Seu conteúdo é ótimo.
Pode me tirar uma dúvida bem específica? uma ambulância,em retorno de uma ocorrência,ou na ida para a mecânica,pode usar o giroflex?
Pergunto por que ,pelo meu conhecimento, isso não pode acontecer.Trabalho em um serviço de ambulância,e até mesmo já sofri advertência por não usar o giroflex,em retorno a base ,após ter finalizado o atendimento.
Olá Renato!
O Código de Trânsito é bem claro nesse ponto. O uso das lanternas especiais de emergência só pode ser feito durante o serviço de urgência.
Para qualquer outro serviço que NÃO seja de urgência (incluindo deslocamento administrativos para manutenção e retorno à base), a Lei não permite.
Inclusive você poderá ser autuado se fizer isso, conforme determina a Resolução 970/22 do Contran.
Lembrando que acionar somente as luzes (sem a sirene), não garante nenhuma prioridade de circulação.
As vezes tem o mau úso por policiais que ao fazer alguma manobra em local proibido e nao aciona nem luzes ou sirene o que acho errado.... pois pode causar acidentes.
Você se refere a veículos policiais ou a veículos "que parecem" policiais, como esses que mostro no vídeo?
Obrigado pela aula. Instalar luzes estroboscopicas em veiculo particular não pideria ser enquadrado como algum tipo de crime de falsidade ?
Olá Sérgio! O mais perto que temos de crime é o art. 296 do Código Penal:
Art. 296 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:
[...]
§ 1º - Incorre nas mesmas penas:
[...]
III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros símbolos utilizados ou identificadores de órgãos ou entidades da Administração Pública. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
Mas aí entendo que o veículo também deveria estar identificado externamente como de polícia, ambulância, etc.
Logo, apenas o uso das luzes, por si só, não caracteriza crime.
Vejo muito aqui motoristas utilizando do acostamento para não ficar no engarrafamento utilizando carros com as luzes especiais de emergência, aparentemente são carros normais, a maioria SUVs. Todo carro que usa luzes especiais são caracterizados de acordo com seu serviço?? Existe alguma maneira de identificar se o veículo é "verdadeiro" ou "falso", pelo tipo de placa por exemplo ou alguma outra coisa??
Olá Jonas!
Infelizmente não! Até para os próprios policiais é difícil fazer essa distinção.
Mas, via de regra, se é um veículo comum, sem nenhum tipo de identificação, e está usando placa particular (e não oficial) já é um grande indício que trata-se de uma falsa viatura.
Sou policial civil e utilizo, sirene e strobo no meu veículo particular, aí vai muito do pataco de cada um. Nunca precisei me justificar com ninguém, mas se necessário é bom está pelo menos envolvido.
Aqui no RJ acontece varios acidentes, os oficiais acham que ligando a luz eles podem fazer varias manobras ilegais, de qualquer modo, varios onibus no corredor BRT batendo em todo tipo de viaturas, vide video de um PRF andando a 90km/h na av das Américas com o sonoro ligado, atravessou sinal vermelho e bateu na lateral de um táxi, saiu voando cerca de 100m, por sorte nao morreu. A imprudência é o pior caminho.
Verdade!
Por isso que a expectativa de vida dos policiais é tão baixa.
Acabam trocando sua vida pela dos outros. Seja para combater marginais, socorrer vítimas de sinistros e outras ocorrências mil, que exigem deslocamento de urgência.
Sobre a ocorrência do Táxi, dizer que a cupa foi de X ou Y é mera especulação. Só lendo o Boletim para ter certeza.
Lembrando que veículos de emergência (ambulâncias, bombeiros, polícia, etc.) podem circular livremente no corredor de ônibus. É o que está na Lei.
Prezado Marcelo, a pergunta não tem correspondência com o assunto do video, mas me permita: há algum óbice na instalação e uso em veículo utilitário/jipe de alarmes/“sirenes” para sinalizar ré? E a sirene de ré com luz de sinalização (geralmente na cor vermelha)?
Trabalho em uma empresa regularizada na polícia federal no serviço de escolta armada , com uso de viaturas padronizadas, tbm com uso de sinal luminoso intermitente amarelo. Em qual situação pode se utilizar do dispositivo e se pode utilizar do mesmo em todas as situações?
Olá Elson!
Infelizmente, os veículos utilizados em segurança privada, de forma geral, não são citados pela Resolução 970/22 do Contran.
Ou seja, não podem usar a lanterna especial de serviço público (amarelo-âmbar) e nem a lanterna especial de emergência (vermelho/azul).
Nesse outro vídeo do Canal tem mais detalhes: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Olá boa noite!
Eu trabalho com veículo de emergência difuso.
Defesa civil eu sempre ouvi que quando estou a serviço é importante estar com giro flex ligado. (Claro sem fazer escândalo sem precisar usar sons sonoros.) apenas as luzes de emergência. Para informar que eu estou em serviço. Até mesmo quando eu paro em um local que preciso vistoriar , eu deixo os giro flex ligado . Então eu estou errado ? Usando de forma errada. Professor !
Olá Leonardo!
Usando como base o texto da norma regulamentadora (Res. 970/22 do Contran), o uso do giroflex só está autorizado em 3 casos:
Art. 5º, § 1º O acionamento das lanternas especiais deverá ocorrer somente em circunstâncias que
permitam o uso das prerrogativas de prioridade de trânsito e de livre circulação, estacionamento e parada, quando efetivamente esteja sendo prestado serviço de URGÊNCIA, de POLICIAMENTO OSTENSIVO ou de PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, observadas as disposições previstas no inciso VII do art. 29 do CTB.
Fora isso o uso é irregular.
Então, minha opinião é a seguinte: as viaturas da Defesa Civil usarão o giroflex (+ sirene) durante o antendimento de ocorrências (durante a operação), tanto para o deslocamento, quanto para os estacionamentos (só giroflex), por conta da URGÊNCIA requerida.
Porém, nos dois outros casos, POLICIAMENTO OSTENSIVO e PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, não há como fazer esse encaixe. Talvez no último. Mas para isso seria interessante algum respaldo interno.
É possível documentar o Giroflex de cor Âmbar em Viatura Funerária ?
Olá Uelinton!
Infelizmente, as viaturas funerárias não fazem parte do rol de veículos de prestação de utilidade pública expresso na Resolução 970/22 do Contran.
(embora eu entenda que devessem fazer parte)
Ótimo conteúdo inspetor. Tá muito bom.
Valeu Mestre De Paula!!
Segui bons exemplos... 😉
Eu tenho uma dúvida, eu trabalho na fiscalização ambiental e temos veículos oficiais e geralmente utilizamos para deslocamento até um local a ser fiscalizado e na minha cidade o trânsito é intenso, o veículo estando identificado como de fiscalização eu posso utilizar o giroflex e qual cor posso utilizar? Creio que seja o da cor laranja, mas tenho essa dúvida.
Olá João!
Se o seu órgão tem como competência a atuação em emergências ambientais, salvamento difuso, ou outras atribuições que podem envolver deslocamento de urgência, nos termos da Resolução 970 do Contran, então sim, é possível o uso de Giroflex vermelho/azul + sirene. Mas isso tem que estar previsto em Lei ou Decreto.
Sobre o Giroflex amarelo (sem sirene), ele não dá a prerrogativa da livre circulação. Só livre estacionamento, no local da missão. Então não vai servir.
Cara uma duvida, em caso de empresa de segurança privada, pode usar aqueles removível que vem com ventosas em eventos, claro que ao andar no transito retirar ela. Teria problema?
Olá Victor!
Mesmo que o evento seja fora das vias públicas, eu não recomendo, pois vai fazer parecer um veículo de polícia!
Só lembrando que veículos de segurança privada não estão no rol dos que podem usar as lanternas especiais, nem de emergência (azuis ou vermelhas), nem as de utilidade pública (amarelo-âmbar).
Sou oficial de justiça, e por diversas vezes me deparo com situações que demandam atendimento emergencial, como por exemplo, prestar socorro à vítimas de Maria da Penha, afastamento de lar de agressor, etc. Nesses casos, mesmo não sendo veículo de emergência caracterizado, poderia utilizar?
Olá Adam!
Tenho certeza que o deslocamento célere é bem-vindo nesses casos.
O problema é que, legalmente falando, para o veículo poder fazer um deslocamento de emergência (usando giroflex e sirene) ele precisa estar dentro do rol previsto pelo art. 29, inciso VII do CTB. Além disso, o condutor precisa possuir o respectivo curso de Condução de Veículos de Emergência (CCVE).
Logo, se os requisitos acima não forem atendidos, e o veículo envolver-se em sinistro, o condutor estará completamente desabrigado perante a Lei, assumindo para si toda a responsabilidade relacionada aos danos materiais e pessoais das partes.
Nesse outro vídeo do Canal, eu falo um pouco mais sobre esse tema: ruclips.net/video/sEI4UWZzSAo/видео.html
@@bizuariodetransito obrigado pela atenção
Tive problemas com minha VTR da Defesa Civil... discussão por conta da cor...instalei azul e vermelho e insistem que tem que ser laranja
Olá Vitor!
A Resolução 970/22 do Contran é bem clara:
"Art. 5º As lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, conforme Anexo XVI, cor vermelha ou combinação de ambas, poderão ser utilizadas exclusivamente em veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de SALVAMENTO DIFUSO, de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e em ambulâncias."
E segundo a antiga Resolução 268/08 do Contran:
"Art. 2º Considera-se veículo destinado a socorro de SALVAMENTO DIFUSO aquele empregado em serviço de urgência relativo a acidentes ambientais."
Ou seja, todos veículos operacionais da Defesa Civil, Ibama, ICMBio, etc., que eventualmente atuem em emergências ambientais (incêndios florestais, sinistros com caminhões de produtos perigosos, inundações, etc.) podem e devem utilizar lanternas especiais de emergência na cor vermelha, azul ou ambas.
O amarelo-âmbar (laranja), só dá prioridade de estacionamento, e não atende às necessidades de um serviço de urgência.
@@bizuariodetransito Excelente amigo, TKS
Como funciona para empresas privadas, monitoramento, serviços de sinistros ambientais, brigada de incêndio de uma usina, caminhão pipa de incêndio de uma empresa entre outro??
Olá Devalcir!
As respostas estão nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
O carro do promotor de justiça no caso do Ministério Público que tem função constitucional de controle da atividade policial, que tem que chegar o mais rápido na sena do crime, para acompanhar e fiscalizar os policiais bem como auxiliar vitimas e exigir que se instaure um inquérito poderá ter?
Olá! Segundo a legislação atual, não pode.
Ou seja, só pode se o veículo fizer parte do rol previsto no art. 29, inciso VII, do CTB, e o condutor possuir o respectivo curso especializado (CVE) cadastrado no Renach.
Fora isso, o uso pode até ocorrer, porém o condutor estará totalmente desabrigado caso se envolva em sinistro durante o trajeto.
Olá, eu sou agente funerário e não conduzo veículo de emergência porém o carro de remoção é de certa forma prioritária tanto porque é uma carga perecível quanto porque fazemos cortejos fúnebres em baixa velocidade. Dado os fatos eu venho a minha dúvida: Posso instalar luz stroboscópica para aumentar a minha segurança e segurança do cortejo de cor amarela (âmbar) ou branca (branca porque seria uma cor neutra) no carro para sinalizar durante os cortejos em baixa velocidade. Se sim, qual seria a cor ideal amarela ou branca? Porqe vejo muias funerária instalando azul mas de foma inregular segund o vídeo acima. Agradeço se puder me responder essa dúvida!
Olá! Infelizmente não existe amparo na legislação para os veículos funerários utilizarem lanternas especiais, seja de emergência (azul/vermelha + estrobos azuis/vermelhos/brancos), seja de utilidade pública (amarelo-âmbar + estrobos da mesma cor), embora eu até entenda que essas últimas fossem bem vindas, no caso do cortejo em baixa velocidade.
Nesse outro vídeo do Canal eu falo mais sobre esses veículos e a lanterna especial amarelo-âmbar (o minuto já está marcado): ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.htmlsi=gtNPTVdqo9de_9kA&t=492
@@bizuariodetransito muito obrigado, eu agradeço de coração o empenho por me sanar às dúvidas, que Deus abençoe!!
Viaturas da pm por exemplo podem andar nas vias e BR com o giroflex ligado, simplesmente atoa, sem ser situações de emergência nem nada? E ainda por sima atrapalhando e segurando o trânsito na br por estar em baixa velocidade?
Olá Mateus!
Claro! Isso chama-se "policiamento ostensivo" e está previsto lá no art. 29, VII, do CTB.
Inclusive eu explico isso na parte final do vídeo. Dá uma olhadinha lá de novo!
boa tarde !!!!se veiculo estiver parado no acostamento por motivos mecânico ? ponden usar luzes de emergencial ?
Olá Marcos!
Na verdade, o carro "deve" usar as luzes de emergência, que para os veículos comuns é o pisca-alerta (+ triângulo).
Mas se você fala das lanternas especiais, não existe impedimento para o uso concomitante caso seu veículo seja um dos relacionados no art. 29, VII, do CTB.
Faltou falar sobre veículos blindados. Se podem e se sim quando usar.
Olá Marcelo!
Não existe previsão legal para veículos blindados utilizarem giroflex. A não ser que sejam veículos policiais.
Ou seja, só podem usar aqueles veículos que eu mostrei no vídeo. Tudo fora daquela lista é proibido!
Estou em deslocamento com a ambulância para abastecimento ou retorno a base, não estou em ocorrência, posso ficar com a iluminação do giro flex ligado?
Olá Alan!
Infelizmente não!
Nesse outro vídeo do Canal eu falo sobre isso: ruclips.net/video/sEI4UWZzSAo/видео.html
e os giroflex de cor amarela usado por veículos particulares como de segurança privada e guinchos?
Olá Anderson!
Estão aqui nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Olá, uma dúvida que tenho, caso eu instale esses strobos mas com cores que não pertencem ao serviço público, como por exemplo só branca ou uma verde... Cores que nenhuma segurança pública usa... Posso legalizar? Como funciona
Olá!
Impossível de legalizar, face o artigo 11 da Res. 970/22 do Contran.
E também desaconselhável.
Nesse outro vídeo eu falo sobre a lógica das cores das luzes, caso queira saber um pouco mais: ruclips.net/video/MFxFO4uQcEo/видео.htmlsi=x3N8wQ1jd5gcxV_4
Sobre o giroflex na cor Âmbar pode ?
Olá Thiago!
Para os veículos de prestação de serviços de utilidade pública (coleta de lixo, transporte de valores, manutenção da via, guinchos, etc.), previstos no art. 29, inciso VIII, do CTB sim.
Vou fazer um vídeo especificamente sobre isso em breve.
Cac pode usar a sirene sonora? No caso de assalto poderia ligar sirene sonora pra espantar ladroes ou mesmo para tentar sair do local?
Olá!
Por enquanto, a Lei 9.503/97 permite apenas para veículos de emergência.
Kkkkk cada uma
Queria saber se eu poderia colocar um giroflex antigo (pra ornamentação sem ligação da sirene e luzes), ou seja, sem a instalação.
Olá Tarcísio!
Não recomendo!
Certamente lhe trará problemas. Mesmo que você não ligue.
Opa, excelente vídeo!
Eu tinha muita curiosidade à respeito da diferença de viaturas com giroflex apenas vermelho (ambulâncias, PM, Bombeiros) e vermelho + azul (GCM, PF, PRF) mas nunca achei uma explicação "plausível", porém agora sim! Heheh Minha dúvida agora é apenas as de giroflex laranja. Na realidade sei que essa cor é para identificar os veículos de serviços de utilidade pública, porém aqui na cidade tem um órgão que gerencia o transporte público por ônibus (SPTrans) em que a maioria das viaturas têm giroflex laranja, entretanto apenas uma delas possui ele na cor vermelho, e por sinal a que normalmente está embarcado o Supervisor. Será se essa possui alguma "autoridade maior" ou foi apenas um erro de instalação? Parabéns pelo canal e sucesso!
Olá! Essa é uma questão extremamente pertinente.
Na verdade, existe um limiar "enevoado" entre os veículos que podem utilizar o vermelho/azul e os que podem utilizar o amarelo âmbar, e isso acontece especialmente quando falamos de "fiscalização e operação de trânsito", que é citada lá no art. 29, inciso VII, do CTB, e que parece ser uma das competências da SPTrans e de outros órgãos/entidades que realizam serviço semelhante (com base no art. 24, inciso II, do CTB).
Ou seja, aqueles veículos ligados diretamente à fiscalização e operação de trânsito, e que, em algum momento, precisem deslocar com brevidade para algum local dentro da cidade, para reorganizar o fluxo de veículos (interrompido ou perturbado) teria que possuir as lanternas na cor vermelha/azul, além do alarme sonoro.
E só uma observação: atualmente, todos os veículos de emergência podem usar o vermelho com azul, inclusive as ambulâncias e os bombeiros.
@@bizuariodetransito Maravilha, muito obrigado pelos esclarecimentos 🤩👏🏼👏🏼
Existe algum modo de utilizar os tons sonoros de emergência em carro no modo legal? Tipo blindado ou caso seja um bombeiro civil?
Olá Santos!
Atualmente não. Precisaria haver uma alteração do Código de Trânsito para isso.
Mas as viaturas caracterizadas utilizadas na unidade de Bombeiro Civil podem ter, claro!
Boa tarde tenho carro de vistoria para disparo de alarme noturno, posso usar o giroflex nesta situação?
Lembrando que não fazemos segurança física apenas segurança eletrônica mas as vezes torna se necessário a rapidez no atendimento de vistoria.
Olá!
Legalmente não e possível, pois o art. 29, VII, da Lei 9.503/97 (CTB) limita o uso do giroflex apenas à algumas atividades, como bombeiros, viaturas policiais e ambulâncias.
Só alterando a legislação.
Entao... mas existem viaturas descaracterizadas das polícias, e estas possuem tais dispositivos (menos o de teto).
No caso da população "desacreditar" que ali segue ou vêm em sua retaguarda uma viatura real, o que o condutor da viatura pode fazer? E o que o condutor do veículo NÃO pode fazer? Pois daí se o condutor do veículo "civil" cede passagem, vai contar ponto pro "espertalhão", mas... e se não for??
O problema é justamente esse: saber quando é realmente um veículo de emergência.
Em tese, viaturas "discretas" não terão os dispositivos, pois assim que ligassem, ela já ficaria "queimada".
Ou seja, se for um carro normal, sem emblemas nas portas ou qualquer identificação de um órgão, a chance de ser uma "falsa viatura" é muito grande.
@@bizuariodetransito a única maneira seria olhar as placas, se são em letras azuis, mas a noite, como olhar se a possível viatura descaracterizada é real, pelas placas? 😰
Com certeza! É com base nessa dificuldade de identificação que o número de gaiatos prolifera. Difícil resolver!
Mas tem uma dica: o CTB diz que só existe o deslocamento de urgência quando os dispositivos luminosos ("giroflex") e sonoros ("sirene") estão ligados SIMULTANEAMENTE.
Resumindo, se aparecer um carro comum, que não aparenta ser um veículo de emergência, e tiver só com a luz ligada, então é certo que não é viatura.
Pois todos os condutores de emergência conhecem a regra. Faz parte da profissão.
Opa bom tópico, mas e carros policiais que não são identificados como policiais os de serviço "disfarçado" eles podem?
Olá Lincoln!
Um carro "disfarçado" jamais usará luzes de emergência, pois isso queimaria o próprio "disfarce".
Ou seja, se você enxergar algum carro com placa particular usando o dispositivo, com certeza é algum espertinho querendo furar a fila.
Mas tem exceções, como os veículos policiais de uso misto, com placa oficial e logotipo do órgão nas portas. Estes normalmente tem um giroflex com imã, para usar no teto em situações de apoio, além da sirene pré instalada.
Porque as viatura da receita federal usa as cores azul e vermelho? Se como vc falou é só pra veículos de emergência?
Olá! Exato! Veículos de emergência, incluindo os veículos de polícia.
Seja polícia ostensiva, judiciária, ambiental ou tributária, que é o caso da Receita Federal.
A Banalização se dá muito por policiais em seus veiculos particulares. Pode isso?
Inclusive.
Mas pelo que conheço, se dá por pessoas de todas as áreas de atuação.
É uma infração bem eclética.
Até porque a sanha pela obtenção de vantagem é intrínseco ao caráter do indivíduo, independentemente da atividade que exerce.
@@bizuariodetransito Eu não entendi a responda da pergunta da pessoa. O policial pode usar Giroflex no carro particular dele estando ou não em uma emergência?
Olá Tiago! Negativo! Nem policial, nem médico, nem deputado, nem juiz, nem ninguém.
O uso das lanternas especiais de emergência é PROIBIDO fora do rol previsto no art. 29, inciso VII, da Lei 9.503/97.
Ou seja, mesmo que eu esteja em uma emergência real, usando o meu carro particular, não existe base legal para o uso do "giroflex", mesmo que seja daqueles removíveis (que mostrei no vídeo).
Ola sou faco servico voluntario de motolancia com profissionais de saude, as motos são todas caracterizadas, pode ultilizar o giroflex ??
Olá Luis!
Sem dúvida! Não só pode, como deve possuir o equipamento (giroflex + sirene) e usar nos deslocamentos de urgência.
Ainda não vi em minha cidade nas cores azul e vermelha, mas temos muitas motos com estrobos no farol.
Sim, os estrobos de cor branca.
Mas não vai demorar muito e o vermelho e o azul vão aparecer. É só questão de tempo... 🤦♂️
@@bizuariodetransitoe pode fazer o uso deste estrobo de luz branca nas motos? Se não puder qual o enquadramento?
Olá Rodrigo! A instalação de uma lâmpada que produz efeito estroboscópico (lampejamento rápido) configura uma alteração da tecnologia original do veículo. Como sabemos que os únicos veículos que podem utilizar esse tipo de luz branca são os de emergência, conclui-se que as motocicletas que usam tentam se passar como tais. Logo, a infração é também a do art. 230, inciso XII, do CTB (conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido), nos termos do art. 10 e 15, VI, da Resolução 970/22 do Contran.
só uma dúvida ,e se o carro for blindado ,tem alguma lei que permite o uso de sirene e giroflex?
Olá Marcello!
Negativo! O máximo que um veículo blindado terá é um intercomunicador, para não ter que abrir o vidro para falar com alguém.
Já o Giroflex + Sirene são privativos dos veículos de emergência, conforme previsto na Lei (e a Lei não tem nenhuma exceção).
Tenho uma empresa de bombeiro civil, tenho um carro devidamente identificado e plotado, posso colocar strobos vermelhos e sirene? 🚨
Olá!
Se sua empresa é legalizada e devidamente autorizada a exercer essa atividade perante o poder público, e seu carro realiza socorro e salvamento de incêndio, exatamente da mesma forma que o Corpo de Bombeiros tradicional, então você não pode usar Giroflex + Sirene, você "DEVE" usar.
Lembrando que todo condutor de veículo de emergência, também DEVE possuir o respectivo curso especializado registrado na CNH.
Ficou bem explicado. Mas se não pode usar e porque vendem ? Na lógica não deveria ser proibido??
Olá!
O acessório em si não é proibido.
Após comprado, é para ser usado apenas em veículos de emergência.
Boa noite. A grande dúvida, os veículos de empresas de segurança privada, podem circular com o giroflex ligado?
@@bizuariodetransito Nesse caso, transporte de valores e escolta armada, não seriam do rol citado na lei?
Olá!
Me chame no bizuario@bizuario.com por gentileza.
Eu sou bombeiro moro local complicado e muitas vezes vou nos acidentes ajuda eu não posso fazer isso mas existe alguma forma de fazer isso
Olá Anderson!
Infelizmente não. Só se houver uma alteração legislativa futura.
Por hora, somente os veículos de emergência nominados no art. 29, VII, do CTB, podem fazer uso das lanternas de emergência + sirene (mínimo para ter a prioridade de circulação).
Se as lanternas especiais de emergência for usado dentro de uma propriedade privada??? Ex: fazenda.
Olá André!
O CTB é aplicável somente nas vias abertas à circulação pública.
Mas não recomendo usar mesmo assim.
Empresa de segurança privada pode usar luzes de emergência laranja ou amarelo?
Olá Fernandes!
Infelizmente não! Nesse outro vídeo do Canal eu falo disso com mais detalhes: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
E como e quando se deve usar o giroflex na cor âmbar ?
Olá!
Nesse outro vídeo do Canal tem a resposta: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Posso utilizar o giroflex em bicicleta?
Especificamente leds que são vermelhos ou azuis que ficam piscando
Olá! Apesar de não ser automotor, a bicicleta também é um veículo, que precisa obedecer a maioria das regras que são aplicáveis aos demais veículos.
Então, se for instalar luzes na bicicleta, com o intuito de aumentar a segurança e a visibilidade, recomendo usar apenas luz branca (iluminando ou sinalizando para a dianteira) e luz vermelha (sinalizando para a traseira).
Esqueça o azul, pois quem ver de longe não vai compreender se tu estás indo ou vindo, aumentando o risco de sinistro.
Empresa de segurança ou empresa de rastreamento pode se utilizar em caso de emergência?
Olá Maylson!
Por enquanto, a Lei 9.503/97 (CTB) permite apenas para os veículos listados no art. 29, VII e também na Res. 970/22 do Contran (bombeiros, ambulâncias, viaturas policiais, transporte de presos, emergências ambientais, etc.)
Bom, acredito que já devem ter até comentado, Brasilia está terrivel, nunca sei se é uma viatura descracterizada e etc. Isso sem falar de um carro com faixa do GDF usando luzes de emergencia. Foram tantos exemplos que já vi no transito, tá dificil.
Olá Vitoria!
Esse é o grande problema: saber quais veículos são (e estão) realmente em serviço de urgência.
veiculos de emrgencia ambiental tb devem usar ne o giroflex
Olá!
Positivo! Os veículos que atendem emergências ambientais, que a norma chama de "salvamento difuso", DEVEM utilizar dispositivo visual e sonoro.
E, embora não tenha entrado como exemplo no vídeo, são aqueles pertencentes a órgãos como IBAMA, ICMBio, e congêneres (além a Defesa Civil). E ainda as empresas que atuam em ocorrências envolvendo produtos perigosos.
Giroflex amarelo qual veículo pode usar?
Olá Ricardo!
Nesse outro vídeo eu explico: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Engraçado que tem muitos deputados que usa disso para chegar no trabalho deles e ninguém faz nada pra eles né
Quais deputados Patric?
O desse vídeo? ruclips.net/video/kOQ4zLBD-wI/видео.html
aos 7:21 se não tivesse a banqueta tinha sido uma cacetada do carro preto no caminhão
Tenho uma oficina mecânica, que atendo serviços de seguradoras de forma terceirizada, posso colocar essa luz em meu carro que uso para atender esses atendimentos? (pneu furado, pane elétrica, pane seca, etc.)
A legislação prevê iluminação com giroflash AMARELO e luzes auxiliares para tornar sua operação mais segura apenas no LOCAL do atendimento e não no percurso. De acordo com o artigo 3º da resolução 268/2008, a CONTRAN - III - Veículos que realizam o socorro mecânico em situação de emergência nas vias abertas à circulação pública.
Olá Thiago!
É como disse o Rubens, você pode utilizar giroflex amarelo-âmbar (devidamente regularizado junto ao Detran).
Nesse outro vídeo do Canal você vai encontrar as orientações completas: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Viatura militar é autorizada utilizar giroflex com sirene? Ex viaturas operativas da Marinha e do Exército.
É necessário solicitar uma autorização para a receita federal ou algum orgão?
Olá Eric!
Para as viaturas militares normais, que circulam em vias públicas no dia a dia, valem as mesmas regras dos veículos civis.
Ou seja, se for ambulância, socorro de incêndio e salvamento, etc., DEVE possui giroflex e sirene.
@@bizuariodetransito isso serve para as viaturas militares operativas verdes? Aquelas descaracterizadas sem placa? (Que tem o símbolo da Força e o número interno)
Estou fazendo essa pesquisa pois estou querendo implementar, mas não estou vendo norma que fala sobre viaturas militares operativas.
Temos funções de garantia da lei e da ordem, comboio, carretada, transporte de autoridade, de pessoal.. enfim, são diversas atividades
Giroflex ambar qualquer pode usar? Ou se aplica independente da cor?
Olá Erivaldo!
Dá uma olhada nesse outro vídeo do Canal, que fiz sobre esse assunto: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
A guarda municipal pode andar em serviço com a liz de emergência desliga??
Olá Edson!
Depende do que eles estão fazendo.
Se estão deslocando em uma missão de urgência, e precisam da prioridade de circulação, eles usarão as lanternas de emergência e sirene acionados.
E quando o veículo não tem características de emergência como por exemplo veículo locado para uso em órgão de segurança por exemplo, isso é legal?
Olá Cristiano!
Se o veículo for locado por um órgão de segurança pública, automaticamente fica sob a posse deste, e possivelmente irá caracterizá-lo para as atividades de policiamento. Nesse caso, automaticamente ele passa a ser um veículo de emergência (por conta da finalidade, que está prevista lá no art. 29, VII, do CTB).
Agora, se for segurança privada, aí não existe a prerrogativa de uso dos dispositivos (nem o amarelo-âmbar), e nem o deslocamento de urgência.
@@bizuariodetransito deixe eu ser mais específico, aqui na cidade onde moro , o veículo é alugado para rodar para algum órgão da segurança pública ( polícia civil) ex..eles colocar giroflex para se deslocar nas vias pública isso pode?
Se o deslocamento é feito por uma equipe policial, em atendimento uma ocorrência policial, não tem nenhum problema. Nesse caso a polícia está com a posse do veículo, que rodará como viatura enquanto durar a locação (vários estados fazem isso, tanto com a PC quanto com a PM).
Só teria algo errado se o deslocamento não fosse para atender algo, e eles estivessem usando do mesmo jeito.
OMEU sohno é te um dese aí no meu carro 🚙 camdo eu Estiver já um Dr Delegado da Polícia 🚨 FEDERAL DO MEU ESTADO DO MARANHÃO
Fitas de led no interior do veículo são permitidas ?
Olá Allan!
A legislação de trânsito não fala nada a respeito das luzes dentro do veículo.
Porém, se a instalação delas depender de alguma modificação no veículo, então não pode, por força da vedação existente no art. 98 do CTB (ninguém poderá alterar o veículo sem prévia autorização).
No caso de carro oficial com autoridade pode usar?
Negativo Fernando!
Somente os veículos citados no art. 29. VII, do CTB.
Sobre os guinchos?
Olá Alysson!
Os guinchos e plataformas podem usar as lanternas especiais de utilidade pública, na cor amarelo âmbar, inclusive nos deslocamentos de ida e volta ao local da remoção.
O absurdo são politicos que estão usando lanternas especiais de emergência e alarme sonoro.
E nenhum agente fiscalizador não faz nada! Aqui no Rio ta uma bagunça.
Cara é deputado, tá no direito, vai ficar em transito pra traficante matar ele? slk
Eu posso instalar para ir à um evento de carros?
Não recomendo!
Até mesmo se você instalar depois de chegar ao evento.
Mas da pra legalizar,Ou pedir uma autorização para usar em caso de emergência?
Olá Jeferson!
Para deslocamentos em emergência, a prioridade de passagem e livre circulação só se dá com o uso simultâneo das lanternas de emergência (azuis e/ou vermelhas) + alerta sonoro (sirene).
E só podem ter esses DOIS equipamentos os veículos autorizados pelo art. 29, VII, do CTB. Ou outros que a Lei venha dispor algum dia.
Fora que o o condutor precisa ter o curso especializado para condução de veículos de emergência.
"Azul, vermelha ou combinação de ambas" A amarela é descrita na lei?
Olá Edson!
Temos um vídeo aqui no Canal falando exclusivamente das lanternas de utilidade pública, na cor amarelo-âmbar: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Mas e os giroflex âmbar, pode ter?
Se for um veículo para prestação de serviço de utilidade pública, sim, conforme previsto no art. 29, inciso VIII, do CTB, e na Resolução 970/22 do Contran.
Lembrando que precisa constar no documento.
Se não for, aí é infração.
Um policial, pode usar em seu carro particular?
Olá!
Eu respondo essa pergunta no final deste outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/sEI4UWZzSAo/видео.html
Se Estiver Desligado .? Mesmo assim pode levar a multa ? So por ter o equipamento?
Olá Clemilson!
Positivo! A instalação das lanternas de emergência em veículos que NÃO são classificados como tal pelo art. 29, inciso VII, do CTB, estão sujeitos à autuação pela infração do art. 230, XII (equipamento ou acessório proibido).
Nesse caso, a simples instalação já gera a multa.
@@bizuariodetransito Muito Obrigado , ciente da multa , tá instalado , coloquei e não vou tirar
Só por curiosidade Clemilson: tu instalou as luzes para que?
@@bizuariodetransito pra ser safado espertinho.
Minha duvida é, se o carro estiver sem identificação preciso sair da frente? Assim, se o carro for um celta por exemplo berrando com essa bosta sou obrigado a sair? Ou só se estiver adesivado como polícia civil ou militar, bombeiro ou ambulância. Pode ter um policial com carro a paisana?
Olá Mateiro!
Esse outro vídeo do canal tem a tua resposta: ruclips.net/video/sEI4UWZzSAo/видео.html
Se estiver instalado e não usando ? tem pena ?
Olá Everson!
Sim. Se dispositivos de uso exclusivo da polícia tiverem simplesmente instalados, mesmo sem usar, já constitui infração por equipamento proibido.
Não posso usar nem laranja
Exatamente!
Só se for caminhão de lixo, guincho, carro-forte, veículo de manutenção da via, etc.
Todo dia acordo um malandro e um mane kkk
Funerária pode usar Giroflex?????
Olá Sedenir!
Autalmente não pode!
Nesse outro vídeo do Canal tem mais detalhes: ruclips.net/video/NTEmOdsiM9c/видео.html
Não deveria ser infração mas sim crime
De fato!
Eu queria usar no painel quando visse esses moleques pegando rabeira no ônibus