Professor me tira uma dúvida sobre regência. Gostaria de saber se existe uma forma lógica para saber se o verbo pede ou não preposição. Por exemplo: o verbo comunicar. Quem comunica, comunica a alguém. Mas também faz sentido se for dito dessa forma: Quem comunica, comunica algo. Ou seja, nas 2 formas faz sentido e eu acabo errando questão por não saber como identificar isso de uma forma lógica, como deveria ser usando uma regra. Quando queremos saber se devemos usar crase, basta ver se o verbo pede preposição A + Artigo A. E existe alguma regra para saber se qualquer verbo pede preposição? Esse método de "Quem faz, faz algo" é muito vago e me deixa em dúvidas frequentemente. Se puder me responder serei eternamente grato.
Existe, sim, uma forma lógica para saber se um verbo rege ou não preposição, e a sua linha de raciocínio está correta! Mas atenção! 1ª Linha de raciocínio (pergunta) de um VTD: Quê? Quem? Algo. Alguém. Alguma coisa. 2ª Linha de raciocínio (pergunta) de um VTI: * quê? * quem? * algo. * alguém. * alguma coisa. * = preposição (a, de, em, para, com, por). Aproveitando o seu exemplo com o verbo "comunicar": Quem comunica, comunica "algo, alguma coisa...". Ou seja, estabeleceu a 1ª linha de raciocínio: VTD. Quem comunica, comunica "a alguém, a quem...". Ou seja, estabeleceu a 2ª linha de raciocínio: VTI. Mas, se o verbo estabelecer as DUAS (1ª e 2ª) linha de raciocínio, ele será um Verbo Transitivo Direto e Indireto! De novo: Ele comunicou a informação. (comunicou "quê, algo, alguma coisa") - VTD. Ele comunicou ao diretor. (comunicou "a quem, a alguém) - VTI. Ele comunicou a informação ao diretor. (comunicou "quê, algo, alguma coisa"..."a quem, a alguém) - VTDI. Resumindo: Se eu fizer só UMA pergunta, SEM PREPOSIÇÃO (Quê? Quem? Algo. Alguém. Alguma coisa), e ela for respondida: VTD. Se eu fizer só UMA pergunta, COM PREPOSIÇÃO (* quê? * quem? * algo. * alguém. * alguma coisa. * = preposição: a, de, em, para, com, por), e ela for respondida: VTI. Se eu fizer as DUAS perguntas, COM e SEM PREPOSIÇÃO, e elas forem respondidas: VTDI. Tranquilo?! Irei fazer um vídeo sobre isso!
Porque, na letra A, a crase existe por conta da junção da preposição "A" (quem vai, vai A) e do artigo "A" (antes do substantivo casa). Inclusive, em todas as alternativas, ocorre crase por causa da junção da preposição "A" e do artigo "A". Só não na letra D: ocorre crase por conta da junção da preposição "A" e do PRONOME RELATIVO "A QUAL". Ou seja: Letra A - preposição e artigo Letra B - preposição e artigo Letra C - preposição e artigo Letra D - preposição e pronome relativo Letra E - preposição e artigo Tranquilo?! ✌🏽😉
Fala, Marcelo! Observe com atenção o comando da questão, o que a questão pede! Ela quer saber em que frase o uso do acento grave é diferente dos demais, ou seja, em quatro alternativas ocorre crase pelo MESMO motivo e em uma ocorre crase por OUTRO motivo! Nas alternativas A, B, C e E, ocorre crase por conta da união de PREPOSIÇÃO "a" com ARTIGO "a". Na alternativa D, ocorre crase por conta da união de PREPOSIÇÃO "a" com PRONOME RELATIVO "a qual". Ou seja: são justificativas diferentes! PREPOSIÇÃO + ARTIGO é diferente de PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO. Não tem nada a ver com "ser facultativa" ou não! Não mencionei nada sobre isso, porque não tem nada a ver com o que a questão quer/pede. Muita atenção na hora da leitura do enunciado das questões! ✌😉
Mas, na letra D, a ocorrência de crase é diferente dos demais casos: a) preposição A + artigo A b) preposição A + artigo A c) preposição A + artigo A d) preposição A + pronome relativo A QUAL e) preposição A + artigo A Percebe a diferença?
Muito bom!
Estamos juntos!
👊🏾😉
Faz mais questões da fgv pfr...
Há mais vídeos com questões da FGV aqui no canal.
Dê uma olhadinha.
✌🏽😉
Professor me tira uma dúvida sobre regência. Gostaria de saber se existe uma forma lógica para saber se o verbo pede ou não preposição.
Por exemplo: o verbo comunicar.
Quem comunica, comunica a alguém.
Mas também faz sentido se for dito dessa forma: Quem comunica, comunica algo.
Ou seja, nas 2 formas faz sentido e eu acabo errando questão por não saber como identificar isso de uma forma lógica, como deveria ser usando uma regra.
Quando queremos saber se devemos usar crase, basta ver se o verbo pede preposição A + Artigo A.
E existe alguma regra para saber se qualquer verbo pede preposição? Esse método de "Quem faz, faz algo" é muito vago e me deixa em dúvidas frequentemente. Se puder me responder serei eternamente grato.
Existe, sim, uma forma lógica para saber se um verbo rege ou não preposição, e a sua linha de raciocínio está correta! Mas atenção!
1ª Linha de raciocínio (pergunta) de um VTD:
Quê? Quem? Algo. Alguém. Alguma coisa.
2ª Linha de raciocínio (pergunta) de um VTI:
* quê? * quem? * algo. * alguém. * alguma coisa.
* = preposição (a, de, em, para, com, por).
Aproveitando o seu exemplo com o verbo "comunicar":
Quem comunica, comunica "algo, alguma coisa...". Ou seja, estabeleceu a 1ª linha de raciocínio: VTD.
Quem comunica, comunica "a alguém, a quem...". Ou seja, estabeleceu a 2ª linha de raciocínio: VTI.
Mas, se o verbo estabelecer as DUAS (1ª e 2ª) linha de raciocínio, ele será um Verbo Transitivo Direto e Indireto!
De novo:
Ele comunicou a informação. (comunicou "quê, algo, alguma coisa") - VTD.
Ele comunicou ao diretor. (comunicou "a quem, a alguém) - VTI.
Ele comunicou a informação ao diretor. (comunicou "quê, algo, alguma coisa"..."a quem, a alguém) - VTDI.
Resumindo:
Se eu fizer só UMA pergunta, SEM PREPOSIÇÃO (Quê? Quem? Algo. Alguém. Alguma coisa), e ela for respondida: VTD.
Se eu fizer só UMA pergunta, COM PREPOSIÇÃO (* quê? * quem? * algo. * alguém. * alguma coisa.
* = preposição: a, de, em, para, com, por), e ela for respondida: VTI.
Se eu fizer as DUAS perguntas, COM e SEM PREPOSIÇÃO, e elas forem respondidas: VTDI.
Tranquilo?!
Irei fazer um vídeo sobre isso!
professor , porque não poder se r a letra A) ?????de Ana
Porque, na letra A, a crase existe por conta da junção da preposição "A" (quem vai, vai A) e do artigo "A" (antes do substantivo casa).
Inclusive, em todas as alternativas, ocorre crase por causa da junção da preposição "A" e do artigo "A". Só não na letra D: ocorre crase por conta da junção da preposição "A" e do PRONOME RELATIVO "A QUAL".
Ou seja:
Letra A - preposição e artigo
Letra B - preposição e artigo
Letra C - preposição e artigo
Letra D - preposição e pronome relativo
Letra E - preposição e artigo
Tranquilo?!
✌🏽😉
A meu ver seria a alternativa E visto que antes de nomes femininos a crase é facultativa. O senhor esqueceu de mencionar
Fala, Marcelo!
Observe com atenção o comando da questão, o que a questão pede!
Ela quer saber em que frase o uso do acento grave é diferente dos demais, ou seja, em quatro alternativas ocorre crase pelo MESMO motivo e em uma ocorre crase por OUTRO motivo!
Nas alternativas A, B, C e E, ocorre crase por conta da união de PREPOSIÇÃO "a" com ARTIGO "a".
Na alternativa D, ocorre crase por conta da união de PREPOSIÇÃO "a" com PRONOME RELATIVO "a qual".
Ou seja: são justificativas diferentes!
PREPOSIÇÃO + ARTIGO é diferente de PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO.
Não tem nada a ver com "ser facultativa" ou não! Não mencionei nada sobre isso, porque não tem nada a ver com o que a questão quer/pede.
Muita atenção na hora da leitura do enunciado das questões!
✌😉
@@fazendoabase valeu por responder, essa banca deixa qualquer um doido rsrs
Esteja sempre à vontade, quando precisar.
Estamos juntos!
👊🏽😉
Achei que fosse porque o item e é facultativo
Mas, na letra D, a ocorrência de crase é diferente dos demais casos:
a) preposição A + artigo A
b) preposição A + artigo A
c) preposição A + artigo A
d) preposição A + pronome relativo A QUAL
e) preposição A + artigo A
Percebe a diferença?