Metabolismo de purinas: via de salvação, ácido úrico e mais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 окт 2024
  • A via de salvação de purinas gera economia energética às células, pois permite a interconversão de bases, nucleotideos e nucleosídeos, diminuindo a necessidade de as células construirem estas moléculas do zero (a chamada síntese "de novo"). As fosforribosiltransferases medeiam a reação de união de uma base livre com o fosforribosilpirofosfato (PRPP), oriundo da ribose-5-fosfato, gerando um nucleotídeo, por exemplo.
    Deficiência na enzima hipoxantina-guanina fosforribosiltransferase (HGPRT) leva à gota e a diversas outras consequências deletérias ao organismo. Na ausência de HGPRT, a via de degradação de nucleotídeos de purina estará sobrecarregada, produzindo ácido úrico em quantidades muito superiores às usuais. A dissociação de ácido úrico gera urato, que reage com íons cálcio, formando cristais que se acumulam e causar dor e desconforto.
    Desta forma, percebe-se que a via de salvação e a via de degradação de purinas estão interconectadas também no contexto clínico.
    Link para vídeo do metabolismo de purinas:
    "Metabolismo de purinas: síntese, degradação, via de salvação e regulação" - • Metabolismo de purinas...
    Link para vídeo sobre estrutura química das bases, nucleosídeos e nucleotídeos:
    "Estrutura química de bases nitrogenadas e nucleotídeos" - • Estrutura química de b...
    Livro - Seu Metabolismo É Incrível: abre.ai/j9WL
    Palavras-chave: via de salvação, purinas, bases púricas, nucleotídeos, nucleotídeo, nucleosídeo, HGPRT, APRT, degradação de bases nitrogenadas, metabolismo, metabolismo de compostos nitrogenados, metabolismo de moléculas nitrogenadas, nitrogênio, DNA, RNA, ácido úrico, gota, xantina oxidase, alopurinol, base nitrogenada
    #metabolismo #purina #basenitrogenada #gota #acidourico

Комментарии • 5