Show de aula. Quanto à resistência, eu já usei resistência de chuveiro, usando um multímetro digital para medir a resistência, cortando até dar os oito ou quatro ohms.
Muito bom ! 3 peeguntas: 1- Poderia ser usado um pedaço de resistência de chuveiro como carga ? 2- Posso usar um injetor de sinal ( feito com 2 transistores ) com um potenciômetro na saída para ajustar o nível ? 3 - Por qual motivo o semiciclo negativo da senoide começa a distorcer primeiro ? Grato e Abraços !
Olá Tarcísio, vamos lá: 1) Não, pois a impedância deve ser o padrão de medida do amplificador sob teste em geral 4 ou 8 ohms, salvo se conseguir esse valor na resistência do chuveiro. 2) Sim pode, desde que a frequência seja a padrão em 1KHz. 3) Devido a alguma assimetria nos circuitos dos canais do amplificador que testei, não é uma regra. Abcs.
@@Electrolab-Eletronica ... Valeu ! Outra dúvida : O alto falante também não seria uma carga indutiva ? Não faria certa diferença usar só resistência ? Grato novamente "fessô" ...
Não faz, o valor de 4 o 8 ohms é de impedância total, que soma a carga reativa (indutiva) com a resistência. Se usar um resistor de 4 ou 8 ohms terá o mesmo efeito nesse teste.
queria fazer uma pergunta: esse video serviria para descobrir se a potencia de saida do amplificador esta adequada para ligar em uma interface de audio por exemplo???
Olá .. bela aula estou com uma duvida .. vejo testes sempre em 1khz e 60hz... tem alguma diferença dessas medidas.. no caso 60hz é uma onda mais grave e 1khz é uma onda mais aguda.. não influencia na real potencia?
Boa tarde é possível fazermos aferição com um único aparelho portátil que tenha as 2 funções gerador de funções e osciloscópio aos mesmo tempo ou precisa ser individual?
Amigo tenho uma dúvida, eu tenho um sistema de som para uso próprio, eu faco a estrutura de ganho, tenho alguns equipamentos de medição aqui tb, essa carga necessáriamente eu tenho que saber a resistência dela, eu vejo vídeos de pessoas usando resistência de chuveiro pra fazer ajuste de tensão de amplificador automotivo da certo tambem ? Outros dizem que se eu fizer o teste com frequência fixa e com uma carga resistiva na saída do amplificador tem rusco dele explodir, isso me deixa confuso
Para medidas corretas a carga deve ter a mesma impedância de saída do amplificados, algo entre 2 e 16 ohms, dependendo do modelo. Usar resistências de chuveiro possibilita medidas, mas certamente estarão erradas, mesmo que meça a resistência dela, pois essa altera radicalmente conforme a peça aqueça. Por isso, para medidas e ajustes precisos não é ideal. O mais correto é uma carga puramente resistiva (resistores de potência ligados em série/paralelo) de valor certo. A carga deve suportar a potência máxima do amplificador, pelo menos por curtos períodos durante as medidas. A frequência de entrada deverá ser fixa, em geral 1KHz ou 400Hz, para medir potência de saída. Um frequência fixa por uso prolongado poderá super aquecer o amplificador e até queimá-lo, por isso a medida precisa ser rápida.
Bom dia, amigo É normal o amplificador distorcer antes de chegar na tenção pra que foi feito pra suportar tocando em vazio em programa musical (sem alto falante na saída)?
Bom dia Jaelson, a medida não pode ser feita sem carga, se não há um alto falante, precisa colocar uma carga resistiva equivalente (resistor de 4 ou 8 ohms) para realizar os testes de distorção.
Olá Lucas, para variar o assunto é longo e complexo e não cabe num campo de comentários. Veja este artigo, que explica com detalhes todos os tipos de ressonância, inclusive a acústica: brasilescola.uol.com.br/fisica/ressonancia.htm
Boa noite! Só com o osciloscópios não é possível. Precisaria de um gerador senoidal de 1KHz na entrada do amplificador, uma carga resistiva na saída com o mesmo valor da impedância (4 ou 8 ohms em geral) e assim mediria a amplitude do sinal de saída pelo osciloscópio portátil (antes da distorção) e usando fórmula, calcularia a potência, conforme indiquei no vídeo.
amigo será que as ondas não vão se comportar de maneira diferende quando você usa uma carga resistiva em vez de uma indutiva no caso a indutiva vai ser do alto falante?
Olá Cleberson, conforme comentei em outro post, A carga resistiva não altera, pois no teste ela equivale à impedância padronizada para a medida de potência! Veja que a potência de qualquer amplificador é dinâmica, ela varia com a frequência, pois essa altera a reatância, e portanto a impedância do alto falante. Para termos um valor único de referência de potência, é preciso padronizar a medida, por isso 8 ou 4 ohms (que podem ser puramente resistivos, que neste caso será igualma impedância) com sinal em 1KHz.
Legal, mas me veio uma pergunta: Não poderíamos medir a potência utilizando uma carga menor, por exemplo 8 ou 16 ohms, para não sobrecarregar o amplificador, e depois fazer o cálculo projetado para como se fosse 4 ohms? Obrigado.
A pergunta não faz sentido! Em CA será sempre a tensão da sua rede comercial, em CC depende do projeto do amplificador, e a CC pode ser limitante da potência total, ou não, o que pode ser compensado com alto falantes de impedância mais baixa, como em amplificadores automotivos! Também consegue-se aumentar a potência em baixar tensões com ligações em bridge (ponte)!
Se medir esse valor e ele alterar pouco com o aquecimento, seria uma opção. O risco é esse valor não ser preciso ou variar e com isso você medir uma potência errada.
@@Electrolab-Eletronica Eu quero aferir a tensão na saída do amplificador para aplicar nos falantes e determinar o teto no processador de áudio. Alguns fabricantes dizem que não pode medir a saída do amplificador em vazio( sem carga), o amplificador pode mudar o comportamento após conectar os falantes e o valor de tensão mudar. Então, o que vc acha disso?
@@Electrolab-Eletronica entendi, eu abri altofalante e lá tem chavinha de 0, _1,5 , + 1,5 dbs. Essa chavinha passa pelo resistor de potencia, qual seria sua finalidade?
@@Electrolab-Eletronica E altofalante para som ambiente, essa chavinha tipo da ganho , agora não sei seu funcionamento, ele tem filtro passivos já nela tbm, mais não é caixa ativa e sim passiva
@@Electrolab-Eletronica Meu amplificador manda 30v, e os alto falante fica batendo a bobina no imã, eles tem 300w rms, será que o amplificador manda mais que 300?
Para medir a potência do áudio na saída de um demodulador, você não necessariamente precisa de um oscilador. A medição da potência do sinal de áudio pode ser feita usando um voltímetro ou um osciloscópio, dependendo do tipo de sinal e da precisão desejada. Se você quiser visualizar a forma de onda e medir a amplitude do sinal. Um oscilador é necessário se você precisar gerar um sinal de referência ou portadora. No caso da medição de potência do áudio na saída de um demodulador, o oscilador não é necessário para a medição em si, mas pode ser parte do circuito original que gera o sinal demodulado. Se você precisar medir a resposta em frequência do demodulador ou injetar um sinal conhecido na entrada do demodulador, um oscilador de áudio pode ser útil para gerar um sinal de teste.
No osciloscópio, a leitura PK-PK (ou peak-to-peak) significa "pico a pico". Essa medida representa a diferença de tensão entre o valor máximo (pico positivo) e o valor mínimo (pico negativo) de um sinal de corrente alternada (AC). Por exemplo, se você tiver um sinal senoidal com um pico positivo de +5V e um pico negativo de -5V, a tensão PK-PK será a diferença entre esses dois valores, ou seja, 10V.
@@Electrolab-Eletronica Fui funcionário da PHILIPS de 1972 até 1980 no laboratório CETEA. Amplificadores de audio são projetados para fornecer potência para alto falantes, que são cargas reativas. Os resultados de medições em cargas resistivas puras nem sempre são semelhantes às medições vetoriais. Como os amplificadores de audio não tem a finalidade de acender lâmpadas ou aquecer resistências, o ideal é a utilização de um circuito simulador de alto falante. Caso haja interesse me responda em meu email pois tenho projetos para simuladores de alto falantes.
Sim, tenho conhecimento disso. Há inclusive vídeos no canal falando sobre o aspecto da impedância dos alto-falantes e como medi-la corretamente. O assunto deste vídeo é de ordem prática mesmo, quando comentei que o resultado é pouco afetado, me referi justamente às diferenças de usar cargas puramente resistivas e cargas dinâmicas com componentes reativos. De fato, na prática, até o resistor tem componentes reativos e capacitivos parasitas mínimos. Obrigado por comentar!
Depende Lucas, o grande problema é achar o público que precisa dos projetos. Primeiro descubra a necessidade e depois parta para os projetos. Cada região tem suas características e necessidades diferentes.
Porque V(RMS x I(RMS) não é igual a P(RMS) e sim P média. A explicação pode ser um pouco complexa, mas basicamente na literatura encontramos o seguinte sobre essa questão: "A potência é calculada com os valores RMS das formas de onda da tensão aplicada e da corrente gerada. Consequentemente, o produto de uma tensão eficaz (RMS) por uma corrente eficaz (RMS) V*I, não resulta uma potência eficaz (RMS), senão, tão única e corretamente uma potência média. Tal confusão ainda é frequente até entre especialistas na área. Até mesmo entidades normativas oficiais incorrem nesse elementar equívoco, exibindo uma grandeza inútil. Com efeito, os termos "potência RMS" e watts RMS são erroneamente empregados para descrever valores de potência que são potências médias. Assim, por exemplo, um amplificador especificado como "100 watts RMS" oferece, em realidade, precisamente 100 watts em potência média! Isso, além de demonstrado matematicamente, pode ser comprovado experimental ou empiricamente, por meio de medições adequadas."
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pela explicação, então como +odemos nos referir à medida de potencia de um amplificador? Porque pmpo não deve set, kkkk
Apenas "potência de áudio" ou "potência média", mas isso com certeza é um purismo da engenharia. Como comenta o texto, o termo potência de áudio RMS é amplamente usado (equivocadamente) e serve no caso para diferenciar das outras medidas que usam pico, potência musical, etc. Talvez num ambiente acadêmico, seria bom evitar o uso, rsrsrsr!
"Áudio com potência" nunca foi minha área, mas aprender nunca é demais. Eu pensava que as especificações se alro falantes fossem impedâncias indutivas a uma determinada frequência, já descobri meu engano, mas uma carga resistiva não altera as medidas da potência do amplificador? E, não existe, ou não pode ser criado um arquivo com áudio padrão para medir?
A carga resistiva não altera, pois no teste ela equivale à impedância padronizada para a medida de potência! Veja que a potência de qualquer amplificador é dinâmica, ela varia com a frequência, pois essa altera a reatância do alto falante. Para termos um valor único de referência de potência, é preciso padronizar a medida, por isso 8 ou 4 ohms (que podem ser puramente resistivos) em 1KHz. Sobre o arquivo, a questão é você ter uma medida de amplitude do sinal ajustável, já que a sensibilidade de cada amplificador é diferente e precisaria variar a amplitude do sinal para encontrar o ponto de corte em cada caso.
Muito bom. Simples e direto, sem firula. Excelente, como sempre.
Obrigado Corisco!
Show de aula. Quanto à resistência, eu já usei resistência de chuveiro, usando um multímetro digital para medir a resistência, cortando até dar os oito ou quatro ohms.
Obrigado! A resistência de chuveiro é bastante usada, mas lembre que ela altera mais facilmente o seu valor ohmico com o aquecimento.
Excelente vídeo, ótima aula.
Sou muito grato ao canal pelo conhecimento compartilhado.
Obrigado Rudinei!
Professor faça o teste em um dos amplificadores da china e principalmente no lelong le 707 se possível
Fiz muito isso no passado meu amigo!
Saudades dos testes dos aparelhos
Valeu Michel!
Ok. Obrigado pela breve resposta.
Abs.
Valeu Sergio!
Esse canal é exelente , os vídeos são bem didáticos, top d+ parabéns
Obrigado Jeferson!
Grato por compartilhar mais este conhecimento professor. A título de curiosidade, o amplificador em tela é um classe AB ou classe D?
Valeu Gomes! É um classe AB integrado.
Show de aula, aprendi mais um pouquinho😅
Obrigado Beto!
Aula show!!!! como sempre !!!! obrigado professor.
Valeu!!
ola amigo
pode-explicar-me aquela ligaçao entre a saida do gerador e a entrada H do osciloscopio?
obrigado
Olá Laurindo, a imagem é só um exemplo de ligação, a entrada H não é usada neste caso, pode ignorar.
ok assim já fico mais tranquilo,obrigado
Muito bom ! 3 peeguntas:
1- Poderia ser usado um pedaço de resistência de chuveiro como carga ?
2- Posso usar um injetor de sinal ( feito com 2 transistores ) com um potenciômetro na saída para ajustar o nível ?
3 - Por qual motivo o semiciclo negativo da senoide começa a distorcer primeiro ?
Grato e Abraços !
Olá Tarcísio, vamos lá: 1) Não, pois a impedância deve ser o padrão de medida do amplificador sob teste em geral 4 ou 8 ohms, salvo se conseguir esse valor na resistência do chuveiro. 2) Sim pode, desde que a frequência seja a padrão em 1KHz. 3) Devido a alguma assimetria nos circuitos dos canais do amplificador que testei, não é uma regra. Abcs.
@@Electrolab-Eletronica ... Valeu !
Outra dúvida : O alto falante também não seria uma carga indutiva ? Não faria certa diferença usar só resistência ? Grato novamente "fessô" ...
Não faz, o valor de 4 o 8 ohms é de impedância total, que soma a carga reativa (indutiva) com a resistência. Se usar um resistor de 4 ou 8 ohms terá o mesmo efeito nesse teste.
queria fazer uma pergunta: esse video serviria para descobrir se a potencia de saida do amplificador esta adequada para ligar em uma interface de audio por exemplo???
Sem dúvida!
Obrigado. Valeu pela resposta.
Ótima aula professor 👏🏿👏🏿👏🏿
Obrigado Rodrigo!
Muito bom. Desejo sucesso para o canal.
Obrigado Henrique!
Olá .. bela aula estou com uma duvida .. vejo testes sempre em 1khz e 60hz... tem alguma diferença dessas medidas.. no caso 60hz é uma onda mais grave e 1khz é uma onda mais aguda.. não influencia na real potencia?
O teste de potência deve ser feito em 1KHz. O de 60Hz só seria útil para testar saídas de subwoofers.
Thanks Eloy, certainly another great basket of insights.
Glad you enjoyed it Mendes! Regards!
Boa tarde é possível fazermos aferição com um único aparelho portátil que tenha as 2 funções gerador de funções e osciloscópio aos mesmo tempo ou precisa ser individual?
Sim, mas depende do instrumento, se forem independentes internamente é possível. Alguns portáteis mais simples não permitem.
Obrigado
C’est intéressant merci 👍👋
Merci mon ami!
Otimo video.. Ao envez de eu ligar essa carga resistiva, eu posso ligar uma lâmpada incandescente na saída?
Obrigado! Não pode, pois ela não terá a impedância equivalente de um alto-falante, 4, 6, 8 ohms, etc. Com isso a medida não seria precisa.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Amigo tenho uma dúvida, eu tenho um sistema de som para uso próprio, eu faco a estrutura de ganho, tenho alguns equipamentos de medição aqui tb, essa carga necessáriamente eu tenho que saber a resistência dela, eu vejo vídeos de pessoas usando resistência de chuveiro pra fazer ajuste de tensão de amplificador automotivo da certo tambem ? Outros dizem que se eu fizer o teste com frequência fixa e com uma carga resistiva na saída do amplificador tem rusco dele explodir, isso me deixa confuso
Para medidas corretas a carga deve ter a mesma impedância de saída do amplificados, algo entre 2 e 16 ohms, dependendo do modelo. Usar resistências de chuveiro possibilita medidas, mas certamente estarão erradas, mesmo que meça a resistência dela, pois essa altera radicalmente conforme a peça aqueça. Por isso, para medidas e ajustes precisos não é ideal. O mais correto é uma carga puramente resistiva (resistores de potência ligados em série/paralelo) de valor certo. A carga deve suportar a potência máxima do amplificador, pelo menos por curtos períodos durante as medidas. A frequência de entrada deverá ser fixa, em geral 1KHz ou 400Hz, para medir potência de saída. Um frequência fixa por uso prolongado poderá super aquecer o amplificador e até queimá-lo, por isso a medida precisa ser rápida.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela aula
A tensão rms a ser considerada no cálculo da potencia, é de um semiciclo
ou ambos (positivo e negativo) do sinal aplicado?
A tensão RMS de uma senoidal é sempre o valor de pico dividido por raiz de 2. Ela já leva em conta a onda completa.
Bom dia, amigo
É normal o amplificador distorcer antes de chegar na tenção pra que foi feito pra suportar tocando em vazio em programa musical (sem alto falante na saída)?
Bom dia Jaelson, a medida não pode ser feita sem carga, se não há um alto falante, precisa colocar uma carga resistiva equivalente (resistor de 4 ou 8 ohms) para realizar os testes de distorção.
Professor boa noite. Tire uma dúvida qual e a fisica de altofalante celular, como funciona, pois ele não é maior ?
São falante comuns, porém pequenos. São do tipo eletrodinâmicos, basicamente um circuito magnético e um diafragma vibratório.
Professor boa tarde, a respeito de som . O que seria uma resonancia? Tem como dar exemplo
Olá Lucas, para variar o assunto é longo e complexo e não cabe num campo de comentários. Veja este artigo, que explica com detalhes todos os tipos de ressonância, inclusive a acústica: brasilescola.uol.com.br/fisica/ressonancia.htm
@@Electrolab-Eletronica obrigado professor
Boa noite, têm como fazer aferição de potência só usando um osciloscópio portátil?
Boa noite! Só com o osciloscópios não é possível. Precisaria de um gerador senoidal de 1KHz na entrada do amplificador, uma carga resistiva na saída com o mesmo valor da impedância (4 ou 8 ohms em geral) e assim mediria a amplitude do sinal de saída pelo osciloscópio portátil (antes da distorção) e usando fórmula, calcularia a potência, conforme indiquei no vídeo.
Ok
boa noite. uma duvida, pra fazer esse teste tem que colocar o volume do amplificador no maximo e o aumento da onda é pelo osciloscopio?
Sim, no máximo, sempre com a entrada com amplitude máxima antes da distorção e carga que suporte essa potência.
e quanto ao controle de graves e agudos teria alguma interferencia no teste se deixar eles no minino, medio ou maximo?@@Electrolab-Eletronica
Recomendo deixar no meio do curso, mas o efeito na potência e mínimo
Olá, o processo seria o mesmo com um amplificador automotivo classe D?
Olá Lucas, sim, o processo é válido para qualquer amplificador de áudio.
amigo será que as ondas não vão se comportar de maneira diferende quando você usa uma carga resistiva em vez de uma indutiva no caso a indutiva vai ser do alto falante?
Olá Cleberson, conforme comentei em outro post, A carga resistiva não altera, pois no teste ela equivale à impedância padronizada para a medida de potência! Veja que a potência de qualquer amplificador é dinâmica, ela varia com a frequência, pois essa altera a reatância, e portanto a impedância do alto falante. Para termos um valor único de referência de potência, é preciso padronizar a medida, por isso 8 ou 4 ohms (que podem ser puramente resistivos, que neste caso será igualma impedância) com sinal em 1KHz.
Boa aula! Por curiosidade esse amplificador seria algum TDA?
Obrigado! Sim, salvo engano é um TDA 7292.
Olá amigo ✌👍
Top e prático.
Parabéns pela aula 👏👏👏.
Obrigado!
Obrigado pelo vídeo.
Valeu Carlos!
Legal, mas me veio uma pergunta: Não poderíamos medir a potência utilizando uma carga menor, por exemplo 8 ou 16 ohms, para não sobrecarregar o amplificador, e depois fazer o cálculo projetado para como se fosse 4 ohms? Obrigado.
Sim, é possível. Mas sendo o amplificador para 4 ohms, não haveria problemas na medida com essa carga.
Em 8 ohms, que é o mais correto, terá uma potência de 5 WATTS?
Sim, cai para 5W, sendo que ele pode trabalhar normalmente em 4 ohms, portanto essa impedância também estaria correta.
Brilhante! 😃👍👏🇧🇷
Obrigado Moacir!
Parabéns
Obrigado Alencar!
Qual será a tensão de alimentação do amplificador em CA e em CC?
Para qual amplificador específico está se referindo?
A pergunta não faz sentido!
Em CA será sempre a tensão da sua rede comercial, em CC depende do projeto do amplificador, e a CC pode ser limitante da potência total, ou não, o que pode ser compensado com alto falantes de impedância mais baixa, como em amplificadores automotivos! Também consegue-se aumentar a potência em baixar tensões com ligações em bridge (ponte)!
Show!
Obrigado Orlando!
ONDE EU COMPRO DESSE RESISTOR EM , POR GENTILEZA QUEIRA ME INFORMAR ELETROLAB
Comprei numa feira de Rádio amadores nos EUA. Mas creio que seja possível encontrar no eBay.
@@Electrolab-Eletronica aqui no brasil tem não neh ?
Eu nunca vi, é um produto antigo e difícil de encontar.
Pode usar resistência de chuveiro?
Não pode, salvo se conseguir uma que tenha 4 ou 8 ohms precisamente.
@@Electrolab-Eletronica obrigado!
E se ligar a Resistência em série pra obter a equivalente a 4 ou 8 Ohms?
Se medir esse valor e ele alterar pouco com o aquecimento, seria uma opção. O risco é esse valor não ser preciso ou variar e com isso você medir uma potência errada.
@@Electrolab-Eletronica Eu quero aferir a tensão na saída do amplificador para aplicar nos falantes e determinar o teto no processador de áudio.
Alguns fabricantes dizem que não pode medir a saída do amplificador em vazio( sem carga), o amplificador pode mudar o comportamento após conectar os falantes e o valor de tensão mudar.
Então, o que vc acha disso?
tenho algum componente que consigo fazer caseiro para dar ganho em altofalante falo decibéis? circuito como fosse chavinha
Componente não tem, o circuito que aumenta o som no alto falante é o amplificador.
@@Electrolab-Eletronica entendi, eu abri altofalante e lá tem chavinha de 0, _1,5 , + 1,5 dbs. Essa chavinha passa pelo resistor de potencia, qual seria sua finalidade?
Isso não é um alto falante, deve ser uma caixa amplificada. Alto falantes são componentes passivos.
@@Electrolab-Eletronica E altofalante para som ambiente, essa chavinha tipo da ganho , agora não sei seu funcionamento, ele tem filtro passivos já nela tbm, mais não é caixa ativa e sim passiva
Nesse caso pode ser apenas um atenuador na entrada.
Qual a tensão de trabalho desse teu amplificador?
Neste caso 18V.
@@Electrolab-Eletronica Meu amplificador manda 30v, e os alto falante fica batendo a bobina no imã, eles tem 300w rms, será que o amplificador manda mais que 300?
E se eu for medir a potência do áudio na saída de um demodulador?? Nesse caso eu preciso usar um oscilador?? Como eu faria nesse caso??
Para medir a potência do áudio na saída de um demodulador, você não necessariamente precisa de um oscilador. A medição da potência do sinal de áudio pode ser feita usando um voltímetro ou um osciloscópio, dependendo do tipo de sinal e da precisão desejada. Se você quiser visualizar a forma de onda e medir a amplitude do sinal.
Um oscilador é necessário se você precisar gerar um sinal de referência ou portadora. No caso da medição de potência do áudio na saída de um demodulador, o oscilador não é necessário para a medição em si, mas pode ser parte do circuito original que gera o sinal demodulado. Se você precisar medir a resposta em frequência do demodulador ou injetar um sinal conhecido na entrada do demodulador, um oscilador de áudio pode ser útil para gerar um sinal de teste.
muito bom, potencia real é sem distorçao, as fabricantes de alguns aparelhos dizer que 10% de distorçao é potencia ta de brincadeira
Exato Danilson!
no osciloscopio vejo as ondas mais como eu sei que a placa está com defeito com osciloscopio?
Precisa conhecer as ondas corretas em cada ponto do circuito e comparar.
@@Electrolab-Eletronica entendi, mais com osciloscopio consigo achar defeito na placa tbm?
Sem dúvida!
poxa,que video ESPETACULAR,agora ja sei como medir a potencia de saida de um AMPLIFICADOR de audio,e obrigado pelo ensinamento.
Valeu Paulo!
O q significa no oxiloscopio a leitura PK pk
No osciloscópio, a leitura PK-PK (ou peak-to-peak) significa "pico a pico". Essa medida representa a diferença de tensão entre o valor máximo (pico positivo) e o valor mínimo (pico negativo) de um sinal de corrente alternada (AC). Por exemplo, se você tiver um sinal senoidal com um pico positivo de +5V e um pico negativo de -5V, a tensão PK-PK será a diferença entre esses dois valores, ou seja, 10V.
Goood 🧡🧡🧡🧡🧡🧡
Thanks!
Esse método é quase 100% correto, apenas algumas ressalvas no tocante às cargas.
Sim, não é ideal, mas o resultado é pouco afetado.
@@Electrolab-Eletronica Fui funcionário da PHILIPS de 1972 até 1980 no laboratório CETEA. Amplificadores de audio são projetados para fornecer potência para alto falantes, que são cargas reativas. Os resultados de medições em cargas resistivas puras nem sempre são semelhantes às medições vetoriais. Como os amplificadores de audio não tem a finalidade de acender lâmpadas ou aquecer resistências, o ideal é a utilização de um circuito simulador de alto falante. Caso haja interesse me responda em meu email pois tenho projetos para simuladores de alto falantes.
Sim, tenho conhecimento disso. Há inclusive vídeos no canal falando sobre o aspecto da impedância dos alto-falantes e como medi-la corretamente. O assunto deste vídeo é de ordem prática mesmo, quando comentei que o resultado é pouco afetado, me referi justamente às diferenças de usar cargas puramente resistivas e cargas dinâmicas com componentes reativos. De fato, na prática, até o resistor tem componentes reativos e capacitivos parasitas mínimos. Obrigado por comentar!
@@Electrolab-Eletronica Certíssimo
👍👍
Obrigado!
O FATO DE SIMULAR O AUTOFALANTE COM RESISTENCIA, SEM CONSIDERAR A IMPEDANCIA, NÃO LEVA A ERRO ?
Para efeito de medida de potência, não. Já que uma resistência não reativa de 8 ohms ou 4 ohms, equivale a uma impedância total de 8 ohms ou 4 ohms.
@@Electrolab-Eletronica Ok. Eu estava pensando que havia esta historia de potencia ativa e reativa.
Top
Obrigado Carlos!
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Valeu Paulo!
Consigo ganhar dinheiro na eletronica ? Quais projetinhos da para fazer artesanal para vender?
Depende Lucas, o grande problema é achar o público que precisa dos projetos. Primeiro descubra a necessidade e depois parta para os projetos. Cada região tem suas características e necessidades diferentes.
@@Electrolab-Eletronica verdade mesmo.
Por que vc falou que não faz sentido essa medida rms?
Porque V(RMS x I(RMS) não é igual a P(RMS) e sim P média. A explicação pode ser um pouco complexa, mas basicamente na literatura encontramos o seguinte sobre essa questão: "A potência é calculada com os valores RMS das formas de onda da tensão aplicada e da corrente gerada. Consequentemente, o produto de uma tensão eficaz (RMS) por uma corrente eficaz (RMS) V*I, não resulta uma potência eficaz (RMS), senão, tão única e corretamente uma potência média. Tal confusão ainda é frequente até entre especialistas na área. Até mesmo entidades normativas oficiais incorrem nesse elementar equívoco, exibindo uma grandeza inútil. Com efeito, os termos "potência RMS" e watts RMS são erroneamente empregados para descrever valores de potência que são potências médias. Assim, por exemplo, um amplificador especificado como "100 watts RMS" oferece, em realidade, precisamente 100 watts em potência média! Isso, além de demonstrado matematicamente, pode ser comprovado experimental ou empiricamente, por meio de medições adequadas."
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pela explicação, então como +odemos nos referir à medida de potencia de um amplificador? Porque pmpo não deve set, kkkk
Apenas "potência de áudio" ou "potência média", mas isso com certeza é um purismo da engenharia. Como comenta o texto, o termo potência de áudio RMS é amplamente usado (equivocadamente) e serve no caso para diferenciar das outras medidas que usam pico, potência musical, etc. Talvez num ambiente acadêmico, seria bom evitar o uso, rsrsrsr!
@@Electrolab-Eletronica grande aula, muito obrigado
O canal infinity som também faz esses testes 👏👏
Maravilha!!
"Áudio com potência" nunca foi minha área, mas aprender nunca é demais. Eu pensava que as especificações se alro falantes fossem impedâncias indutivas a uma determinada frequência, já descobri meu engano, mas uma carga resistiva não altera as medidas da potência do amplificador?
E, não existe, ou não pode ser criado um arquivo com áudio padrão para medir?
A carga resistiva não altera, pois no teste ela equivale à impedância padronizada para a medida de potência! Veja que a potência de qualquer amplificador é dinâmica, ela varia com a frequência, pois essa altera a reatância do alto falante. Para termos um valor único de referência de potência, é preciso padronizar a medida, por isso 8 ou 4 ohms (que podem ser puramente resistivos) em 1KHz. Sobre o arquivo, a questão é você ter uma medida de amplitude do sinal ajustável, já que a sensibilidade de cada amplificador é diferente e precisaria variar a amplitude do sinal para encontrar o ponto de corte em cada caso.
engracado kkkkkkk meu amp fala q tem 200 mas tem 400 kk
Depende da impedância que ele está usando.
Mas ele tem bridge de 4 ohms e deu 400 mesmo ele falando q tem 200 tá casando a impedância certinho
Só faltou ficar mostrando onde e como soldar os fiozinhos.
Seja objetivo, no próximo vídeo.
Os fios não são soldados, são conectados e mostrei um esquema, além de explicar a ligação de cada um deles a partir de 5:33 no vídeo.