@@MD-bd5eu simm, o povo foca mto no individual, mas mesmo se 1 conseguir ascensão social, outros 1000 ainda estão no mesmo lugar, o q tem q mudar é a qualidade de vida dos que estão na base.
Red Pills são alienados. Não é novidade. Esses vídeos dele e dos outros (sim, eles combinam as pautas semanais e soltam vídeos em sequência com o mesmo tema), são o puro chorume.
Eu fiz um vídeo no meu canal sobre algo semelhante: Eu acredito que ele tem razão em alguns trechos do vídeo, porém ele não tem uma consciência social bem definida na minha opinião a Favela não somente precisa de resinificação, mas também de acolhimento do Estado com infraestrutura etc...
Com todo respeito, como alguém que viveu 27 anos morando no engenho da rainha debaixo de bala, não conseguindo ter amigos pra me visitar porque morava muito mal, não podia exigir que todo mundo atravessasse por uma linha de trem pra ir na minha casa ... Hoje moro fora, odeio meu emprego, tá acabando com minha saúde mental, mas eu me desespero de pensae a voltar a morar onde eu morei, ou não conseguir um emprego que me sustente morar fora de uma favela. Eu moro sozinha num apartamento legal numa área bacana onde não preciso conviver com gente armada pra cima e pra baixo. SIM! SE POSSIVEL, SAIAM DO AMBIENTE DE POBREZA SIM!
@@dinahistoria5477 eu sempre fui pobre mas sempre estudei e busquei fazer cursos e especializações e sempre estudei idiomas por conta própria. Eu trabalho em callcenter trilíngue, peguei a oportunidade pelo LinkedIn por falar inglês e espanhol, e assim consegui morar fora, mesmo sem dinheiro, mas foi por ter me especializado em outras coisas
O coitado foi domesticado pelo Pablo Marçal Man, olha o dialeto "escassez", música de baixa qualidade, etc", só faltou falar em mente empreendedora, educação financeira bla bla bla
@@gravinatv claramente vc não vive num ambiente pobre. Acordei 5 da manhã com gritaria e só vai parar a meia noite. É 5 horas de sono por dia e olhe lá. 5 anos assim vc envelhece o equivalente 20 anos e tá acabado.
Eu entendo o diálogo que o Choco tá buscando com esse cara, mas as análises do cara são muito superficiais. Não dá pra ter troca e ainda dá dó e nem piada dá pra fazer.
Toda hora ele pede pra gente desconsiderar a materialidade pra que a crítica dele faça sentido... E a crítica dele: pobre é pobre por que é sem cultura, sem vontade, etc.
@@cassilakirst637 mas é a verdade ,pobre pega as piores coisas ,os piores vícios se encosta em tudo ! Moro na divisa do itaim com poa ,apareceu uma mini cracolandia e a maioria abraçou. Sou de uma família de 9 irmãos mãe e pai semi analfabetos todos somos concursados e com superior .
@@cleide529 não entendi muito do seu texto, vc acha q a sua família nunca foi pobre, por isso tiveram mais cultura a ponto de se formarem e concursarem (concordando c o argumento do rapaz) Ou Vc acha que ter acesso a melhor renda os ajudou a não caírem no vício e na bandagem (concordando c meu argumento de q dinheiro é o q falta, e não cultura). Sobre a Cracolândia q vc tá vendo nascer aí, não entendi quem e como "abraçaram"... E nem o q vc esperava q as pessoas dos bairros aí fizessem... Se puder esclarecer, agradeço.
@@cleide529 a questão é que rico também escolhe as piores coisas, usa dr0gas, faz barulho, emporca o ambiente e faz gato do vizinho só que é tudo escondido e eles tem alguém pra limpar pra eles.
Vai pulando de parente em parente, em quanto for possível... que luta, caminho é tentar investir em você, nos estudos, focar em si capacitar, ir melhorando no trabalho, conforme for, vai ter a sua independência, ter um casa financiada pra chamar de sua.@@puebloaguilar9009
Eu digo a vcs que uma kitnet em um bairro bom, te deixa mais calmo, tranquilo e mais de bem com a vida que um casarão na favela. O ambiente muda sim nosso modo de pensar sobre as coisas e ate o nosso modo de ser. Mas cada um com sua opiniao.
Não acho que o rapaz esteja tão errado assim. Quando era criança, ia a algumas favelas de SP com meus pais, o que eu mais via eram casas mal acabadas por fora e palácios, em sentido figurado, por dentro. TV grande, tela plana (naquela época, um luxo). Hoje minha mãe mora em um lugar que as pessoas fazem a obra completa de uma vez, mas, como ele falou, deixam o entulho na rua. Vai ficar lá por anos até a prefeitura tirar. Infelizmente a cultura do brasileiro urbano, mas especialmente a do suburbano, não preza pelo bem estar coletivo.
Rapaziada,sou de Campo Grande RJ,zona oeste. O que o spectrum fala sobre romantizar favela infelizmente existe. Talvez o problema maior na fala dele seja a generalização. Da forma wue ele fala,fica parecendo que ninguém na favelas quer prosperar e logicamente que nao é assim... Fiz segundo grau técnico numa escola recinhecida por formarmar pro mercado de trabalho tec em elétrica,mecanica e eletrônica. Dois dos alunos eram de yma favela prox a essa escola. Teve um trabalho em grupo na casa de um desses alunos e o grupo foi. Chegando lá e ficamos impactados com a casa desse aluno,de como destoava das demais,dois carros e uma moto na garagem. Pai Eng. Irmão tec da light. Enfim todos bem e com uma bela casa. Em dado momento nos mostraram uma das paredes perfurada de tiros e ua geladeira com perfurações de tiros e eles nos mostrando aquilo sorrindo,meio que quase orgulhosos,ficamos incrédulos com aquilo. Afinal como pode uma família claramente com poder aquisitivo e com certo nível de formação academia morar naquele ambiente? Perguntamos a esse aluno se ele nao pensava em sair de lá e ele disse sorrindo:" ta doido,aqui tiro onda,posso andar de moto sem capacete,posso isso posso aquilo...no asfalto nao tem liberdade". De certa forma ele nao estava errado. Fiquei com a clara sensação de que a pobreza deles não era de dinheiro, óbvio. Era na mente. Estava enraizada. Ele tinha convicção de que vivia melhor do que quem mora fora da favela. Hj ele naoyesta mais entre nós. Faleceu num acidente na av brasil. Eu entendi o video do spectrum da seguinte forma: esforce se ao Max pra sair pelos próprios esforços pqnao da pra esperar salvação da política pública.
TEM VARIOS OUTROS CANAIS NESSA VIBE DE FALAR MAL DE POBRE, USANDO TERMOS COMO BOSTIL, BOSTILEIRO ! ESSE MANO AE SEM CONSCIENCIA DE CLASSE PROVAVELMENTE SEDUZIDO PELA DIREITA, TA FAZENDO O MESMO !
Mano, a cada 10 palavras q esse doidão aí fala, eu consigo concordar, RELATIVIZANDO MUITO, com 2. Ele falando sobre as fachadas das casas: "não considera a parte financeira", meu querido, ESSE É O CERNE DA DISCUSSÃO, não há como não levar isso em consideração. "Ah mas se vc poupar um pouco consegue rebocar seu muro", filhão quando vc tá numa situação de escassez permanente, a última coisa q vc leva em é isso.
@@iriscristina257 sabe é comida, dentista, caderno, brinquedinho q o arrombadinho viu na tv e tá torrando o saco... Desculpa, fico irritada qnd a pessoa não percebe o que a família precisou sacrificar pra poder cuidar do fulano e o qnt a vida não te dá escolhas.
@@leandro3825 na quebrada mesmo ninguém se mete com morador, o "disciplina" do bairro nunca tem piedade c quem atrapalha a vida da comunidade (e chama atenção de polícia para o ambiente em q o traficante domina).
13:36 ai querido... Gente, olha só eu sou pobre premium, mas já fui bem mas pobre na minha infância. Meu pai era zelador de uma propriedade debum bairro classe alta aqui da minha cidade e nós morávamos numa casa de 30m2 nesse local. Estudei em.escola publica e a minha vida era ir da escola pra casa. Realmente não tinha durante o dia uma alma viva na rua durante o dia. Não tinha mercado e não tinha bar nesse bairro. Na adolescência fui morar em um bairro de pobre de verdade e doi um choque pra mim. Em dia de semana tinha um monte de gente na rua, velho, adulto, jovem e criança. Barulho, som alto, briga... de noite um tiroteio (eu mesma testemunhei um assassinato a queima roupa). Caminhão de lixo passava 2 vezes por semana. Não tinha conteiner de lixo. Era saco de lixo rasgado pra tudo quanto é lado, cachorro e gato, cocô... um caos. Era criança passando fome, velho morrendo por falta de remédio, trafico na porta da minha casa. Mas nem por isso eu tenho essa mentalidade aí. Espero que esse mano caia na real e mude esse pensamento. Se o pobre é pobre só porque a rua é suja... é um penzamenro muito raso
Chocolate é um bálsamo te ouvir! Eu mesma vim da zona oeste do RJ que era esse caos mas tinha vida comunitária (q as pessoas dizem q é do carioca mas na verdade é do pobre, pq vc morando nos silenciosos condomínio de classe media vc tb fica isolado) e agora moro nos Estados Unidos naquelas casas bonitinhas e não existe socialização . Crianças não brincam na rua, espaços públicos são silenciosos e há uma individualidade doentia onde cada um se tranca e acumula coisas. Todos os cenários faltam coisas, mas tendo o básico da dignidade não vai importar o barulho ou o silêncio pq ai é gosto pessoal. A questão é ele achar q tem pobreza pq tem barulho ou falta de reboco
Ele está querendo dizer que tem muita gente que tem condições financeiras para se mudar para um lugar melhor, mas se sente bem no meio do pior, do lixo e do barulho, mas não fazem porque a miséria não é só financeira é espiritual também! Miséria atrai miséria! Estou com o Rafael!
A pessoa, às vezes, tá literalmente lutando pra comer e o cara tá cobrando que paguem uma escola particular pros filhos ou morem num lugar mais caro. Triste, tá jogando contra o próprio time. Se ele é tão consciente, pq não é rico, então? Não é só querer?
Onde moro, uma comunidade do minha casa minha dívida, já fazem 14 anos de criada e até hoje não temos nem rede de esgoto, nem asfalto. E os correios nem entram para fazer entrega nas casas mesmo já tenho cep. Em 2024 ano eleitoral, inventaram de fazer rede de esgoto e asfaltar. Passou o período eleitoral e pararam todas as obras pela metade. Agora a desculpa é que estão esperando terminarem a construção de um condomínio fechado que está em andamento. Ser pobre não é nada romântico, só nos traz dor de cabeça.
Não consegui tankar até o final, o cara é insuportável. Até parece que ele sentou com a classe média, contou como é na quebrada dele, anotou os comentários de seus interlocutores e fez um vídeo os repetindo. Caraio, véio! 🫠
Exatamente! Ele reproduz uma conversinha de gente rica meritocrática... "mas pq vcs não saem da pobreza e deixam essa feiura? É só trabalhar. Melhorem o aspecto da casa de vcs, é muito feio"
O ambiente influencia sim, como já disse o geógrafo Milton Santos. Ao meu ver, não adianta aumentar a renda do pobre na periferia e não haver equipamentos de educação e cultura... Uma pessoa pobre num local bom tem acesso a muito mais do que um pobre na periferia... Até para emprego o local influencia. Na periferia, paea acessar algumas coisas básicas é muito mais difícil.
Eu não consigo ouvir esse cara falando esse tanto de atrocidade sem gritar por dentro. Não sei como o Choco tem paciência, porque não é possível, é um cara 100% fora da realidade. E em alguns comentários aqui dá pra ver como tem gente com dificuldade de interpretação. O Choco explicando tudo de maneira simples e o povo distorcendo tudo 🤦🏻♀️
Eu com 48 anos, morador de Contagem/MG assistindo um cara de quase 40 anos do Pará reagindo ao vídeo de um carioca aparentemente bem mais novo e pensando: miséria é miséria em qualquer canto. Chocolate, em vários momentos você descreveu situações e lugares muito semelhantes às que já vivi.
já vi isso, quando os bairros vão melhorando, os mais lascados, os que mais precisam, vendem suas casas, vão morar numa cidade no interior bem afastada por sem mais barata e ficar com a diferença da venda da casa, mas ai depois se dão conta que não conseguem trabalho lá e o dinheiro acaba, e voltam para a cidade grande, mas dessa vez pagando aluguel
Caramba obg pelo vídeo, eu assisti alguns vídeos do spectrum e fiquei com um certo incômodo, apesar de ter gostado do conteúdo dele. Enfim o Fábio abriu minha mente me deu a percepção que precisava entender nos vídeos dele que a pobreza não é só culpa do indivíduo mais sim do sistema que vivemos que faz de tudo para que a gnt se sinta derrotado o tempo inteiro.
Ele atrai pessoas pq seu conteúdo é tão superficial que as pessoas não precisam pensar, só aceitam algo falado sem questionar o contexto social É bizarro
Mas amg ele n tá defendendo morar em favela, ele tá mostrando que é muito mais profundo que isso A pobreza não é escolha pessoal mas um contexto social
O Choco não tá falando que é bom, mas que não depende das pessoas, mas sim do sistema político, que privilegia os ricos nas cidades e do capitalista, que mantém os pobres com salário baixo. Essa situação perpetua a pobreza vivida. Não é a fachada bonitinha nem o som do vizinho que vai te fazer rico, ao contrário do que o Spectrum dá a entender.
Aqui na RJ, a diferença da zona sul para as outras regiões da cidade, mais ainda na zona norte, é brutal. Trabalho em Botafogo e quando eu chego lá, parece outra cidade. Ipanema então…
Eu quando melhorei de vida, cortei laços com a minha família pobre. Eu não queria que os meus filhos convivessem com pessoas pobres sem expectativa de vida.. Então me afastei deles.
8:51 não precisa imaginar, tem uma cidade brasileira, que é a cidade mais rica que foi assim, não tem pobreza lá, porque os pobres foram "saindo" que na verdade, não tinham condições de manter a vida lá.
Pelo jeito ele ta ouvindo muito Jojo Toddynho, Com mais novo inimigo do pobre, se vc mora na favela e por que quer, se vc e pobre e por que você ama .. Infelizmente quando essas pessoa chegam a um nível de condições boa, no final elas se acham muito maior que a classe trabalhadora mais esquecem que no final continuam tendo que trabalhar pra sobreviver, no final mudam de discurso e viram inimigo do pobre!
O pior é que onde ele morava o bglh é doido mrm kkkk,ele morava do outro lado da ponte, onde fica a cidade do Rio de fato, as favelas desse outro lado sao bizarras, cheias de casa sem reboco, nao tem uma árvore. É tão louco que ele falou q sentia alívio ao descer da ponte e chegar na alameda que também é cheia de favela em volta tbm kkkk, só que é um pouco mais civilizado
Mas é verdade que ambientes de pobreza em geral, Brasil especialment, são ambientes problemáticos, baixa cultura, funk, musica de corno como sertanejo, barulhos e outros péssimos comportamentos que inevitavelmente gera mazelas a todos que estão próximos. Deixo a reflexão para vocês: Se tudo é o governo, estado, empresários e etc: Com a internet dando livre conhecimento, qual é a desculpa do Brasileiro em geral em nao buscarem conhecimento?! Moro no interior, sou pobre financeiramente, moro em um bairro popular na minha cidade, mas observo muito como as pessoas em geral buscam tudo que é futil, nem ao menos buscam se aprofundam em algum conhecimento a respeito de algum assunto importante e por isso ficam a mercê do que midia propaga, principalmente influenciados por ritmos musicais que servem como engenharia social.
- "Vamos ignorar a parte social" - "Vamos ignorar o lado politico" - "Vamos ignorar o 'porque' o rico é rico" Pra forçar a narrativa que ser pobre é uma questão de postura, uma questão moral. Claro! Só ignorando a realidade pra chegar a uma conclusão imbecil dessas. De qualquer maneira, não dá nem raiva, dá pena de ver um cara com ele com a mente totalmente lavada por coachs; OU ele faz de forma consciente pra tentar virar avatar de liberal e tirar uma grana com isso, tal qual Hélio Negão ou Fernando Feriado.
Esse Espectro vai da Favela a raiva contra o INSS, na raiva do Estado, assim, como o banqueiro quer que o trabalhador sinta, trabalhador passar a pensar como rico, só que sendo explorado, e no caso dele, lascado (será que ele desconhece que pessoas de classe média também usam o INSS, seja quando se machucam, seja quando se aposentam), ele quer sair da pobreza, no entanto nem sabe que a classe média vive em bairro confortável sem precisar ser dono de empresa e dependem também do Estado, eu por exemplo, vivo nessa pegada, e tem dezenas de milhões de trabalhadores classe média que vivem assim, afinal como a rua é asfaltada, tem padrões na telefonia, UPA, SAMU, financiamwnto da Caixa Econômica para casa com juros mais baixos que em banco privado, etc.? Tudo isso vem do Estado. Nesse pacote de classe média que falei acima, tu pode ter um carro, casa em bairro com infraestrutura, vai tendo sua família, conforme sua necessidade, possibilidade, e tem que estudar, trabalhar; como disse o Choco, capitalismo é duro e pode derrubar o trabalhador, nada é garantia, ainda bem que tem o INSS, o Estado.🤔
Esse caba tá viajando 😂 , o mais caro é o acabamento, reforma e caro, diferença entre lugar pobre e lugar rico e no lugar rico o povo tem mais dinheiro 😂
Fui aluno Jacaré em Ananindeua, além das carteiras não havia professores, hj com 40 anos consegui entrar em uma uni federal, pqp apanho feito um cachorro de rua tentando correr atrás do que eu nunca vi, foda, TMJ Choco.
Desejo toda felicidade para você nessa nova fase. Também frequentei escola publica e passei em uma Federal em 2011. Foi desafiado. Hoje com 40 estou na segunda graduação federal, porém na modalidade EAD.
@@waldyrdias2009 é osso, apesar do meu não ser obrigatorio eu posso fazer, e fiz uma vez, nussa, é pancada fio, mas eu gostei, vou pegar de novo até passar, bom demais.
Vai pulando de parente em parente, em quanto for possível... que luta, caminho é tentar investir em você, nos estudos, focar em si capacitar, ir melhorando no trabalho, conforme for, vai ter a sua independência, ter um casa financiada pra chamar de sua.
A pobreza antes de ser falta de dinheiro é espiritual e cultural. Fui criado num ambiente humilde e de poucas opções, num cortiço no meio de imigrantes europeus. Era uma vida difícil, mas o nível era outro diferente da violência, das drogas e do barulho das favelas.
Cortes do Chocolate você está equivocado. Em todo lugar do mundo tem pobreza mas as pessoas plantam até em garrafas pet por exemplo e decoram as fachadas. Pintam com artes as fachadas. Mas no nosso país tudo é colocado na conta do governo (que é ruim mesmo) mas a sociedade é feita por todos. No Rio as favelas não tem mais barraco como antes. E o trafico tem muitas casas boas nas favelas. Mudar o nome para comunidade não altera em nada a realidade das favelas.
Pro espectrum é culpa do pobre a pobreza existir. Essa coisa de mentalidade, crescimento e tudo mais só pode ser colocado em perspectiva quando há mais de uma possibilidade e por uma mentalidade considerada inferior as coisas deram errado. Foda isso, não
Ele deve ser discípulo de Pablo mascal. Ele esquece que alguns ambientes não permitem que ele esteja lá. Ele vai conseguir morar na zona sul do Rio???????
@@cassilakirst637 penso que o que o Edcarlos está falando não é o morar de fato. Isso com dinheiro ele conseguiria. Acho que ele se refere a como as pessoas desses bairros "nobres" o veriam. Ele seria visto como o novo rico "intruso" que não deveria estar ali. Sem falar da cor dele que para muitos seria uma questão também.
@@vanessa_486 foi uma ironia com a moda dos coachs de empreendedorismo e riqueza, tudo q ensinam é como vender curso de vender curso. É o marketing multinível sem nenhuma escora.
@@vanessa_486 eu fiz uma ironia com os coachs de riqueza que estão por aí, ensinando a "ficar rico" vendendo curso de vender curso. É um marketing multinível sem nenhuma escora, nenhum produto ou serviço de vdd. É uma essência de capitalismo.
Caramba no minuto 30:00 eu chorei, muito forte 😢 lembrei da minha infância... Inclusive minha mãe tem o mesmo pensamento, minha filha falou pra ela que queria ser veterinária e ela falou que ela não ia conseguir, no primeiro momento fiquei chateado, mas depois eu relevei e passei a entender que essa fala é fruto da vivência e sonhos frustrados dela 😢😢
QI 83 detectado. O cara nem falou de política ele só falou da diversificação da pobreza, e olha que até discordo de algumas coisas que ele fala no vídeo mas da pra ver claramente que você levou pro lado pessoal.
Aqui aonde eu moro é considerado um bairro periférico, porém aqui mora um pessoal q tem uma condição mais classe média baixa. O bairro é mt bom no geral, tem posto de saúde, se chamar a prefeitura para catar entulho eles vem rapidinho. O problema é o tráfico de drogas e esses cr@kudinho. De abril do ano passado pra cá começaram a fazer som alto na rua até tarde da noite e é música de baixa qualidade sim choco, músicas de apologia ao crime, pornografica(é cheio de criança na rua). É impressionante cono isso adoece a gente, principalmente pq minha casa é de frente p rua
Casas americanas são iguais por lei tem que seguir o padrão arquitetônico da cidade se sair do padrão lá é demolida e multada. Até a cor da faixada tem que ser seguidas.
é meio triste de assistir esse menino espectro falar, pq ele parece ter um potencial bacana pra gerar conteudo, mas o conteudo atual do rapaz é um amalgama de varias falas e visões de coaches que simplesmente ignoram o contexto social que vivem, coaches que ensinam a pessoa a odiar as suas origens, e amaldiçoar qualquer coisa que nao seja um padrão "X" de comportamento, pensamento ou visão de mundo.. um baita disperdicio de talento por enquanto, espero que se encontre um dia.
A romantização não é da pobreza, em si, mas sim de alguns aspectos culturais dos pobres, como, por exemplo, a música e a culinária fos pobres. O pobre é rico em cultura musical e culinária. E isso é admirado até pelos ricos. O samba e a feijoada, por exemplo, hoje, viraram algo "cult".
Esse spectrum mostra a ignorancia humana na pratica De se achar CERTO estando totalmente errado Julgando todo um ambiente desconsiderando tantas outras coisas que são estudados por ANOS, o proprio racismo ambiental, a desigualdade o vies historico Tchau, esse video foi bizarro Imaginar que alguem use o cerebro dessa maneira...
Ele copia vídeos de outras pessoas. Os temas são os mesmos... muito nada a ver. Ele é igual aquele coach que fica rico vendendo curso de como ficar rico. Ele está longe de ser o que ele fala mas de tanto falar e ficar viralizando, pode acabar realmente ganhando mais dinheiro e acabar conseguindo mudar sua situação financeira e vai achar que tudo o que ele falou é verdade. Em momento algum ele questionou a estrutura da sociedade. Isso é um erro.
@Dra.HarleyQuinzel3164 acho que eles veem um vídeo que dá certo e viralizou e copiam o tema pra tentar viralizar também. Eles não são unidos, são preguiçosos e sem criatividade.
Chega a dar raiva assistir essa mentalidade de separar o que e construído por vários fatores internos e externos... nada acontece só porque vc faz, tudo tem variáveis e uma coisa não se aplica a todos os demais
Esse cara é muito moralista. Quando o rico faz uma coisa, é ótimo. Quando o pobre faz a mesma coisa, é péssimo. Se ele tivesse nascido rico seria bem esnobe.
Já comentei e assisti a alguns vídeos desse rapaz. Senti a intenção dele e como muitos aqui também acho que tudo tenda a pílulas sobre o tema. Talvez no fundo ele esteja apenas monetizando o seu canal e, a partir daí, mudar para uma melhor. Se assim for, esperto é ele, e nós os perdedores de tempo.
Nascida e criada em bairro nobre, sair de lá para morar na favela, acho que fiz a melhor escolha ! Afinal… minha casa, não meus pais. Comprada com meu dinheiro, fiz ela do jeito eu quero etc… me incomoda o barulho da fVela, sim, mas… nada que não dê pra resolver. Só não sair de casa kkkkkk
Sim, estava vendo vídeo que ele fala sobre como é custoso manter um relacionamento, uma mulher, já fiquei o meme da Nazaré tedesco. Vixi ele falando assim só pode ser Red. Eu nem sei pq o yt me indicou esse canal mais comecei a assistir e fiquei confusa, ainda bem que o choco fez esse é outro react me trouxe pra realidade.
O que aconteceria se desse uma renda média a favela igual da classe emedia, eles sairiam da favela. Exjste um outro fator que vai além além fator econômico que é a cultura. Exuste vários brazis dentro do Brasil, e exuste um cultura ba favela diferente da cultura de outros lugares do brasil, e o fator cultural também influencia o comportamento. Naonprecisaria ser rico por exemplo para não lugar um som altonque incomoda toda a vizinhança, e esse é só um exemplo.
Esse cara que voce reagil, parece aqueles empregados que vivem na casa do rico e começa a falar do pobre. Ele não consegue fazer uma análsie real das coisas
Ele tem que trabalhar de zelador em um condomínio de luxo.... Vai morar no emprego,e mudar o ambiente vamos ver se ele vai enriquecer 😅 ou manter o mesmo padrão de vida da nova vizinhança...kkk o cara é muito sem noção
Mas nao tem gente se matando de beber nem suja ,nem estourando moto pra mostrar não sei oque .pobre de favela é uma porcaria só pensa em comer e encher a cara!
Oi boa tarde! O que aconteceria se a população brasileira boicotasse tudo que come violentamente 1000% do salário mínimo, como saúde e educação particular?! Interessante, né?!
O espectro esta tão alienado mentalmente , que ele acha que ser pobre o rico é questão de postura e não uma questão social
@@MD-bd5eu simm, o povo foca mto no individual, mas mesmo se 1 conseguir ascensão social, outros 1000 ainda estão no mesmo lugar, o q tem q mudar é a qualidade de vida dos que estão na base.
Red Pills são alienados. Não é novidade. Esses vídeos dele e dos outros (sim, eles combinam as pautas semanais e soltam vídeos em sequência com o mesmo tema), são o puro chorume.
Eu fiz um vídeo no meu canal sobre algo semelhante: Eu acredito que ele tem razão em alguns trechos do vídeo, porém ele não tem uma consciência social bem definida na minha opinião a Favela não somente precisa de resinificação, mas também de acolhimento do Estado com infraestrutura etc...
Com todo respeito, como alguém que viveu 27 anos morando no engenho da rainha debaixo de bala, não conseguindo ter amigos pra me visitar porque morava muito mal, não podia exigir que todo mundo atravessasse por uma linha de trem pra ir na minha casa ... Hoje moro fora, odeio meu emprego, tá acabando com minha saúde mental, mas eu me desespero de pensae a voltar a morar onde eu morei, ou não conseguir um emprego que me sustente morar fora de uma favela.
Eu moro sozinha num apartamento legal numa área bacana onde não preciso conviver com gente armada pra cima e pra baixo.
SIM! SE POSSIVEL, SAIAM DO AMBIENTE DE POBREZA SIM!
Se possível o problema é como que sai ,sem dinheiro...
Mas o choco não disse contra isso, ele só combateu as falácias do senso comum
Você demonstra com seu exemplo, que tudo é sobre dinheiro . O moço, pra fazer a crítica dele pede a todo momento pra gente desconsiderar o dinheiro.
Tb sou do engenho da rainha mas sai quando casei❤❤❤
@@dinahistoria5477 eu sempre fui pobre mas sempre estudei e busquei fazer cursos e especializações e sempre estudei idiomas por conta própria. Eu trabalho em callcenter trilíngue, peguei a oportunidade pelo LinkedIn por falar inglês e espanhol, e assim consegui morar fora, mesmo sem dinheiro, mas foi por ter me especializado em outras coisas
Esse cara vive em uma bolha coach não é possível! KKKKKKKK
Novidade
O coitado foi domesticado pelo Pablo Marçal Man, olha o dialeto "escassez", música de baixa qualidade, etc", só faltou falar em mente empreendedora, educação financeira bla bla bla
Vc já morou em favela?
@@DewyMoonlight-g9w a vida TODA! KKKKKKKK
@@gravinatv claramente vc não vive num ambiente pobre. Acordei 5 da manhã com gritaria e só vai parar a meia noite. É 5 horas de sono por dia e olhe lá. 5 anos assim vc envelhece o equivalente 20 anos e tá acabado.
Então sabe o que é engraçada Eu já pensei igual esse cara, mas eu tinha uns 14 anos...agora com 38...fica difícil kkkkk
Eu entendo o diálogo que o Choco tá buscando com esse cara, mas as análises do cara são muito superficiais. Não dá pra ter troca e ainda dá dó e nem piada dá pra fazer.
Até que enfim alguém falando desse vídeo kkkkkkkkkkkkk o cara cismou que as pessoas romantizam a pobreza. Eu queria entender de onde ele tirou isso
Toda hora ele pede pra gente desconsiderar a materialidade pra que a crítica dele faça sentido... E a crítica dele: pobre é pobre por que é sem cultura, sem vontade, etc.
Vdd cara da uma raiva
@@cassilakirst637 mas é a verdade ,pobre pega as piores coisas ,os piores vícios se encosta em tudo ! Moro na divisa do itaim com poa ,apareceu uma mini cracolandia e a maioria abraçou. Sou de uma família de 9 irmãos mãe e pai semi analfabetos todos somos concursados e com superior .
@@cleide529 não entendi muito do seu texto, vc acha q a sua família nunca foi pobre, por isso tiveram mais cultura a ponto de se formarem e concursarem (concordando c o argumento do rapaz)
Ou
Vc acha que ter acesso a melhor renda os ajudou a não caírem no vício e na bandagem (concordando c meu argumento de q dinheiro é o q falta, e não cultura).
Sobre a Cracolândia q vc tá vendo nascer aí, não entendi quem e como "abraçaram"... E nem o q vc esperava q as pessoas dos bairros aí fizessem... Se puder esclarecer, agradeço.
@@cleide529 a questão é que rico também escolhe as piores coisas, usa dr0gas, faz barulho, emporca o ambiente e faz gato do vizinho só que é tudo escondido e eles tem alguém pra limpar pra eles.
Pegou na veia! Exatamente isso! Em cheio!
"galera, meu discurso faz total sentido. Basta ignorar a realidade e fazer um malabarismo aqui e acolá e vocês verão que estou correto"
Ele evoluiu saiu de um bairro menos privilegiado para morar nos fundos da casa da vó e já acha que é classe média.
PAPORETO KKKKK
Vai pulando de parente em parente, em quanto for possível... que luta, caminho é tentar investir em você, nos estudos, focar em si capacitar, ir melhorando no trabalho, conforme for, vai ter a sua independência, ter um casa financiada pra chamar de sua.@@puebloaguilar9009
Kkkkkkkkk
Sim KKKKKKKKKKKKKKK
Economizou com aluguel.
Eu digo a vcs que uma kitnet em um bairro bom, te deixa mais calmo, tranquilo e mais de bem com a vida que um casarão na favela. O ambiente muda sim nosso modo de pensar sobre as coisas e ate o nosso modo de ser. Mas cada um com sua opiniao.
Concordo com você ❤
Esse discurso dele fez eu lembrar daquele vídeo "meu filho acha q é um homem branco". Ele tá fora da razão e ainda mora na mesma cidade q eu
Não acho que o rapaz esteja tão errado assim. Quando era criança, ia a algumas favelas de SP com meus pais, o que eu mais via eram casas mal acabadas por fora e palácios, em sentido figurado, por dentro. TV grande, tela plana (naquela época, um luxo). Hoje minha mãe mora em um lugar que as pessoas fazem a obra completa de uma vez, mas, como ele falou, deixam o entulho na rua. Vai ficar lá por anos até a prefeitura tirar. Infelizmente a cultura do brasileiro urbano, mas especialmente a do suburbano, não preza pelo bem estar coletivo.
Rapaziada,sou de Campo Grande RJ,zona oeste. O que o spectrum fala sobre romantizar favela infelizmente existe. Talvez o problema maior na fala dele seja a generalização. Da forma wue ele fala,fica parecendo que ninguém na favelas quer prosperar e logicamente que nao é assim... Fiz segundo grau técnico numa escola recinhecida por formarmar pro mercado de trabalho tec em elétrica,mecanica e eletrônica. Dois dos alunos eram de yma favela prox a essa escola. Teve um trabalho em grupo na casa de um desses alunos e o grupo foi. Chegando lá e ficamos impactados com a casa desse aluno,de como destoava das demais,dois carros e uma moto na garagem. Pai Eng. Irmão tec da light. Enfim todos bem e com uma bela casa. Em dado momento nos mostraram uma das paredes perfurada de tiros e ua geladeira com perfurações de tiros e eles nos mostrando aquilo sorrindo,meio que quase orgulhosos,ficamos incrédulos com aquilo. Afinal como pode uma família claramente com poder aquisitivo e com certo nível de formação academia morar naquele ambiente? Perguntamos a esse aluno se ele nao pensava em sair de lá e ele disse sorrindo:" ta doido,aqui tiro onda,posso andar de moto sem capacete,posso isso posso aquilo...no asfalto nao tem liberdade". De certa forma ele nao estava errado. Fiquei com a clara sensação de que a pobreza deles não era de dinheiro, óbvio. Era na mente. Estava enraizada. Ele tinha convicção de que vivia melhor do que quem mora fora da favela. Hj ele naoyesta mais entre nós. Faleceu num acidente na av brasil. Eu entendi o video do spectrum da seguinte forma: esforce se ao Max pra sair pelos próprios esforços pqnao da pra esperar salvação da política pública.
TEM VARIOS OUTROS CANAIS NESSA VIBE DE FALAR MAL DE POBRE, USANDO TERMOS COMO BOSTIL, BOSTILEIRO !
ESSE MANO AE SEM CONSCIENCIA DE CLASSE PROVAVELMENTE SEDUZIDO PELA DIREITA, TA FAZENDO O MESMO !
E é um Redpil.
@@dinahistoria5477 versão pobre do raiam
@@beatrizalvarenga6699KJKKJJKKJKKJJK e é importante reforçar q o Raiam nunca foi pobre
Red Pills...
Mano, a cada 10 palavras q esse doidão aí fala, eu consigo concordar, RELATIVIZANDO MUITO, com 2.
Ele falando sobre as fachadas das casas: "não considera a parte financeira", meu querido, ESSE É O CERNE DA DISCUSSÃO, não há como não levar isso em consideração.
"Ah mas se vc poupar um pouco consegue rebocar seu muro", filhão quando vc tá numa situação de escassez permanente, a última coisa q vc leva em é isso.
A mãe devia ter deixado ele passar fome, daí dava pra rebocar a casa, botar plantinha, etc.
@@cassilakirst637 tu falaste o que pensei, meus pais deram prioridade pra comida ao invés de fazer a casa.Hoje é aos poucos que vamos fazendo.
@@iriscristina257 sabe é comida, dentista, caderno, brinquedinho q o arrombadinho viu na tv e tá torrando o saco...
Desculpa, fico irritada qnd a pessoa não percebe o que a família precisou sacrificar pra poder cuidar do fulano e o qnt a vida não te dá escolhas.
Além do mais, se arrumar demais a casa, vai chamar atenção dos cria da quebrada. 😂
@@leandro3825 na quebrada mesmo ninguém se mete com morador, o "disciplina" do bairro nunca tem piedade c quem atrapalha a vida da comunidade (e chama atenção de polícia para o ambiente em q o traficante domina).
Chocolate fez a reflexão que o Spectrum não quer fazer. Ele se afasta do que o perturba verdadeiramente, real a causa da desigualdade.
13:36 ai querido...
Gente, olha só eu sou pobre premium, mas já fui bem mas pobre na minha infância.
Meu pai era zelador de uma propriedade debum bairro classe alta aqui da minha cidade e nós morávamos numa casa de 30m2 nesse local.
Estudei em.escola publica e a minha vida era ir da escola pra casa. Realmente não tinha durante o dia uma alma viva na rua durante o dia. Não tinha mercado e não tinha bar nesse bairro.
Na adolescência fui morar em um bairro de pobre de verdade e doi um choque pra mim. Em dia de semana tinha um monte de gente na rua, velho, adulto, jovem e criança. Barulho, som alto, briga... de noite um tiroteio (eu mesma testemunhei um assassinato a queima roupa).
Caminhão de lixo passava 2 vezes por semana. Não tinha conteiner de lixo. Era saco de lixo rasgado pra tudo quanto é lado, cachorro e gato, cocô... um caos.
Era criança passando fome, velho morrendo por falta de remédio, trafico na porta da minha casa.
Mas nem por isso eu tenho essa mentalidade aí. Espero que esse mano caia na real e mude esse pensamento.
Se o pobre é pobre só porque a rua é suja... é um penzamenro muito raso
Chocolate é um bálsamo te ouvir! Eu mesma vim da zona oeste do RJ que era esse caos mas tinha vida comunitária (q as pessoas dizem q é do carioca mas na verdade é do pobre, pq vc morando nos silenciosos condomínio de classe media vc tb fica isolado) e agora moro nos Estados Unidos naquelas casas bonitinhas e não existe socialização . Crianças não brincam na rua, espaços públicos são silenciosos e há uma individualidade doentia onde cada um se tranca e acumula coisas. Todos os cenários faltam coisas, mas tendo o básico da dignidade não vai importar o barulho ou o silêncio pq ai é gosto pessoal. A questão é ele achar q tem pobreza pq tem barulho ou falta de reboco
Ele está querendo dizer que tem muita gente que tem condições financeiras para se mudar para um lugar melhor, mas se sente bem no meio do pior, do lixo e do barulho, mas não fazem porque a miséria não é só financeira é espiritual também! Miséria atrai miséria! Estou com o Rafael!
Não, não tem.
Pode agradecer pelo conhecimento gratuito.
A pessoa, às vezes, tá literalmente lutando pra comer e o cara tá cobrando que paguem uma escola particular pros filhos ou morem num lugar mais caro. Triste, tá jogando contra o próprio time.
Se ele é tão consciente, pq não é rico, então? Não é só querer?
Red Pills... São alienados e ignorantes.
Onde moro, uma comunidade do minha casa minha dívida, já fazem 14 anos de criada e até hoje não temos nem rede de esgoto, nem asfalto. E os correios nem entram para fazer entrega nas casas mesmo já tenho cep. Em 2024 ano eleitoral, inventaram de fazer rede de esgoto e asfaltar. Passou o período eleitoral e pararam todas as obras pela metade. Agora a desculpa é que estão esperando terminarem a construção de um condomínio fechado que está em andamento. Ser pobre não é nada romântico, só nos traz dor de cabeça.
Não consegui tankar até o final, o cara é insuportável. Até parece que ele sentou com a classe média, contou como é na quebrada dele, anotou os comentários de seus interlocutores e fez um vídeo os repetindo. Caraio, véio! 🫠
Exatamente! Ele reproduz uma conversinha de gente rica meritocrática... "mas pq vcs não saem da pobreza e deixam essa feiura? É só trabalhar. Melhorem o aspecto da casa de vcs, é muito feio"
13:45 Ele acha q a pobreza é sugestão. "Tudo ao redor sugere isso"
Depende da pobreza
@igorluzdasilva6532 pobreza de espírito? Não é do q se trata o vídeo.
@@igorluzdasilva6532 pobreza de espírito kkkkkkk
O ambiente influencia sim, como já disse o geógrafo Milton Santos. Ao meu ver, não adianta aumentar a renda do pobre na periferia e não haver equipamentos de educação e cultura... Uma pessoa pobre num local bom tem acesso a muito mais do que um pobre na periferia... Até para emprego o local influencia. Na periferia, paea acessar algumas coisas básicas é muito mais difícil.
Eu não consigo ouvir esse cara falando esse tanto de atrocidade sem gritar por dentro. Não sei como o Choco tem paciência, porque não é possível, é um cara 100% fora da realidade.
E em alguns comentários aqui dá pra ver como tem gente com dificuldade de interpretação. O Choco explicando tudo de maneira simples e o povo distorcendo tudo 🤦🏻♀️
Eu com 48 anos, morador de Contagem/MG assistindo um cara de quase 40 anos do Pará reagindo ao vídeo de um carioca aparentemente bem mais novo e pensando: miséria é miséria em qualquer canto.
Chocolate, em vários momentos você descreveu situações e lugares muito semelhantes às que já vivi.
já vi isso, quando os bairros vão melhorando, os mais lascados, os que mais precisam, vendem suas casas, vão morar numa cidade no interior bem afastada por sem mais barata e ficar com a diferença da venda da casa, mas ai depois se dão conta que não conseguem trabalho lá e o dinheiro acaba, e voltam para a cidade grande, mas dessa vez pagando aluguel
Parece que quem mra nesse ambiente mora por quer...
ele diz com todas as letras q o foco do vídeo é que o pobre é pobre por sugestão. ali por volta dos 13:40 do vídeo.
Caramba obg pelo vídeo, eu assisti alguns vídeos do spectrum e fiquei com um certo incômodo, apesar de ter gostado do conteúdo dele. Enfim o Fábio abriu minha mente me deu a percepção que precisava entender nos vídeos dele que a pobreza não é só culpa do indivíduo mais sim do sistema que vivemos que faz de tudo para que a gnt se sinta derrotado o tempo inteiro.
Ele atrai pessoas pq seu conteúdo é tão superficial que as pessoas não precisam pensar, só aceitam algo falado sem questionar o contexto social
É bizarro
Morar nas favelas é ruim, sim. Quando minha condição melhorar eu vazo daqui. O que tem de bom aqui?
Estude, se puder. Não será rico mais terá mais oportunidades
Mas amg ele n tá defendendo morar em favela, ele tá mostrando que é muito mais profundo que isso
A pobreza não é escolha pessoal mas um contexto social
O Choco não tá falando que é bom, mas que não depende das pessoas, mas sim do sistema político, que privilegia os ricos nas cidades e do capitalista, que mantém os pobres com salário baixo. Essa situação perpetua a pobreza vivida. Não é a fachada bonitinha nem o som do vizinho que vai te fazer rico, ao contrário do que o Spectrum dá a entender.
Aqui na RJ, a diferença da zona sul para as outras regiões da cidade, mais ainda na zona norte, é brutal. Trabalho em Botafogo e quando eu chego lá, parece outra cidade. Ipanema então…
Ótimo filósofo, não importa o dinheiro, se você não melhorar, é por causa da sua mentalidade.
Eu quando melhorei de vida, cortei laços com a minha família pobre.
Eu não queria que os meus filhos convivessem com pessoas pobres sem expectativa de vida..
Então me afastei deles.
É o quê?
Esse cara pobre é assim imagina ele rico heim
E então. Seria o tipo que atropela motoboy porque ele encostou no porche dele.
8:51 não precisa imaginar, tem uma cidade brasileira, que é a cidade mais rica que foi assim, não tem pobreza lá, porque os pobres foram "saindo" que na verdade, não tinham condições de manter a vida lá.
Pelo jeito ele ta ouvindo muito Jojo Toddynho, Com mais novo inimigo do pobre, se vc mora na favela e por que quer, se vc e pobre e por que você ama .. Infelizmente quando essas pessoa chegam a um nível de condições boa, no final elas se acham muito maior que a classe trabalhadora mais esquecem que no final continuam tendo que trabalhar pra sobreviver, no final mudam de discurso e viram inimigo do pobre!
Admiro sua paciência em reagir a esse cara!
o pior é ver os comentários do vídeo do cara, muita gente validando
Canal 💊. O quê esperar?
Só Red Pill 😂😂😂 eles não têm condições nem de debater, acéfalos.
O pior é que onde ele morava o bglh é doido mrm kkkk,ele morava do outro lado da ponte, onde fica a cidade do Rio de fato, as favelas desse outro lado sao bizarras, cheias de casa sem reboco, nao tem uma árvore. É tão louco que ele falou q sentia alívio ao descer da ponte e chegar na alameda que também é cheia de favela em volta tbm kkkk, só que é um pouco mais civilizado
Simplesmente o melhor episódio do choco 👏👏👏
Mas é verdade que ambientes de pobreza em geral, Brasil especialment, são ambientes problemáticos, baixa cultura, funk, musica de corno como sertanejo, barulhos e outros péssimos comportamentos que inevitavelmente gera mazelas a todos que estão próximos.
Deixo a reflexão para vocês: Se tudo é o governo, estado, empresários e etc: Com a internet dando livre conhecimento, qual é a desculpa do Brasileiro em geral em nao buscarem conhecimento?!
Moro no interior, sou pobre financeiramente, moro em um bairro popular na minha cidade, mas observo muito como as pessoas em geral buscam tudo que é futil, nem ao menos buscam se aprofundam em algum conhecimento a respeito de algum assunto importante e por isso ficam a mercê do que midia propaga, principalmente influenciados por ritmos musicais que servem como engenharia social.
- "Vamos ignorar a parte social"
- "Vamos ignorar o lado politico"
- "Vamos ignorar o 'porque' o rico é rico"
Pra forçar a narrativa que ser pobre é uma questão de postura, uma questão moral. Claro! Só ignorando a realidade pra chegar a uma conclusão imbecil dessas.
De qualquer maneira, não dá nem raiva, dá pena de ver um cara com ele com a mente totalmente lavada por coachs; OU ele faz de forma consciente pra tentar virar avatar de liberal e tirar uma grana com isso, tal qual Hélio Negão ou Fernando Feriado.
Esse Espectro vai da Favela a raiva contra o INSS, na raiva do Estado, assim, como o banqueiro quer que o trabalhador sinta, trabalhador passar a pensar como rico, só que sendo explorado, e no caso dele, lascado (será que ele desconhece que pessoas de classe média também usam o INSS, seja quando se machucam, seja quando se aposentam), ele quer sair da pobreza, no entanto nem sabe que a classe média vive em bairro confortável sem precisar ser dono de empresa e dependem também do Estado, eu por exemplo, vivo nessa pegada, e tem dezenas de milhões de trabalhadores classe média que vivem assim, afinal como a rua é asfaltada, tem padrões na telefonia, UPA, SAMU, financiamwnto da Caixa Econômica para casa com juros mais baixos que em banco privado, etc.? Tudo isso vem do Estado. Nesse pacote de classe média que falei acima, tu pode ter um carro, casa em bairro com infraestrutura, vai tendo sua família, conforme sua necessidade, possibilidade, e tem que estudar, trabalhar; como disse o Choco, capitalismo é duro e pode derrubar o trabalhador, nada é garantia, ainda bem que tem o INSS, o Estado.🤔
Esse caba tá viajando 😂 , o mais caro é o acabamento, reforma e caro, diferença entre lugar pobre e lugar rico e no lugar rico o povo tem mais dinheiro 😂
Fui aluno Jacaré em Ananindeua, além das carteiras não havia professores, hj com 40 anos consegui entrar em uma uni federal, pqp apanho feito um cachorro de rua tentando correr atrás do que eu nunca vi, foda, TMJ Choco.
Desejo toda felicidade para você nessa nova fase. Também frequentei escola publica e passei em uma Federal em 2011. Foi desafiado. Hoje com 40 estou na segunda graduação federal, porém na modalidade EAD.
Entrei na faculdade logo depois do ensino médio, todo feito em escola pública, nem era uni publica e me fodi demais, curso de 5 anos, fiz em 9.
Idem, estou apanhando em cálculos.
@@cassilakirst637 O meu é de 5 tmb, e eu acho que vai ser por ai tmb, até por conta do trampo.
@@waldyrdias2009 é osso, apesar do meu não ser obrigatorio eu posso fazer, e fiz uma vez, nussa, é pancada fio, mas eu gostei, vou pegar de novo até passar, bom demais.
Dinheiro não gosta de barulho! Hahã, estou pra ver jatinho 🛩️, lancha 🛥️, ducati, lamborghini e ferrari serem silenciosos!
Vai pulando de parente em parente, em quanto for possível... que luta, caminho é tentar investir em você, nos estudos, focar em si capacitar, ir melhorando no trabalho, conforme for, vai ter a sua independência, ter um casa financiada pra chamar de sua.
A pobreza antes de ser falta de dinheiro é espiritual e cultural. Fui criado num ambiente humilde e de poucas opções, num cortiço no meio de imigrantes europeus. Era uma vida difícil, mas o nível era outro diferente da violência, das drogas e do barulho das favelas.
é isso que esse pessoal que se diz esquerdistas não entendem e custam entender.
Pobreza nao necessariamente é exclusivamente financeira
Meu avô tinha pavor de banco, guardava o dinheiro dentro de uma lata de tinta 😅
Heueheue tadinho♡
Acho que o maior problemas das comunidades é a sujeira. É muito lixo no chão. O pessoal joga lixo no chão e nem percebe!!!
Cortes do Chocolate você está equivocado. Em todo lugar do mundo tem pobreza mas as pessoas plantam até em garrafas pet por exemplo e decoram as fachadas. Pintam com artes as fachadas. Mas no nosso país tudo é colocado na conta do governo (que é ruim mesmo) mas a sociedade é feita por todos. No Rio as favelas não tem mais barraco como antes. E o trafico tem muitas casas boas nas favelas. Mudar o nome para comunidade não altera em nada a realidade das favelas.
Chama o cara pra fazer uma live contigo mano, seria interessante.
Pro espectrum é culpa do pobre a pobreza existir.
Essa coisa de mentalidade, crescimento e tudo mais só pode ser colocado em perspectiva quando há mais de uma possibilidade e por uma mentalidade considerada inferior as coisas deram errado. Foda isso, não
O choco tem muita paciência 😂😂
Ele deve ser discípulo de Pablo mascal. Ele esquece que alguns ambientes não permitem que ele esteja lá. Ele vai conseguir morar na zona sul do Rio???????
Se começar a vender curso de vender curso, ele pode morar lá. Acredita!
@@cassilakirst637 penso que o que o Edcarlos está falando não é o morar de fato. Isso com dinheiro ele conseguiria. Acho que ele se refere a como as pessoas desses bairros "nobres" o veriam. Ele seria visto como o novo rico "intruso" que não deveria estar ali. Sem falar da cor dele que para muitos seria uma questão também.
@@vanessa_486 foi uma ironia com a moda dos coachs de empreendedorismo e riqueza, tudo q ensinam é como vender curso de vender curso. É o marketing multinível sem nenhuma escora.
@@vanessa_486 eu fiz uma ironia com os coachs de riqueza que estão por aí, ensinando a "ficar rico" vendendo curso de vender curso. É um marketing multinível sem nenhuma escora, nenhum produto ou serviço de vdd. É uma essência de capitalismo.
Caramba no minuto 30:00 eu chorei, muito forte 😢 lembrei da minha infância... Inclusive minha mãe tem o mesmo pensamento, minha filha falou pra ela que queria ser veterinária e ela falou que ela não ia conseguir, no primeiro momento fiquei chateado, mas depois eu relevei e passei a entender que essa fala é fruto da vivência e sonhos frustrados dela 😢😢
Muito tenso neh cara, vi isso também pessoalmente e nossa é muito triste.
O pensamento desse espectro é mesmo dos de espírito de vira lata amante dos EUA😂
QI 83 detectado.
O cara nem falou de política ele só falou da diversificação da pobreza, e olha que até discordo de algumas coisas que ele fala no vídeo mas da pra ver claramente que você levou pro lado pessoal.
@@igorluzdasilva6532 Vai lá, compra o curso do Pablo Marçal e chama de autodesenvolvimento. Bonobo!
@igorluzdasilva6532 falou bonobo!
Esse cara é só senso comum, falta de consciência de classe...
Aqui aonde eu moro é considerado um bairro periférico, porém aqui mora um pessoal q tem uma condição mais classe média baixa. O bairro é mt bom no geral, tem posto de saúde, se chamar a prefeitura para catar entulho eles vem rapidinho. O problema é o tráfico de drogas e esses cr@kudinho. De abril do ano passado pra cá começaram a fazer som alto na rua até tarde da noite e é música de baixa qualidade sim choco, músicas de apologia ao crime, pornografica(é cheio de criança na rua). É impressionante cono isso adoece a gente, principalmente pq minha casa é de frente p rua
Casas americanas são iguais por lei tem que seguir o padrão arquitetônico da cidade se sair do padrão lá é demolida e multada. Até a cor da faixada tem que ser seguidas.
é meio triste de assistir esse menino espectro falar, pq ele parece ter um potencial bacana pra gerar conteudo, mas o conteudo atual do rapaz é um amalgama de varias falas e visões de coaches que simplesmente ignoram o contexto social que vivem, coaches que ensinam a pessoa a odiar as suas origens, e amaldiçoar qualquer coisa que nao seja um padrão "X" de comportamento, pensamento ou visão de mundo.. um baita disperdicio de talento por enquanto, espero que se encontre um dia.
Minha perspectiva não é igual a da minha vizinha.
Quando voce mora no morro, numa rua sem asfalto, é sobre o lugar sim meu amigo
E todo mundo concorda com isso, o problema é ele por culpa nas pessoas.. basicamente ele está dizendo que o pobre é pobre porque quer.
A romantização não é da pobreza, em si, mas sim de alguns aspectos culturais dos pobres, como, por exemplo, a música e a culinária fos pobres.
O pobre é rico em cultura musical e culinária. E isso é admirado até pelos ricos.
O samba e a feijoada, por exemplo, hoje, viraram algo "cult".
Como se todo rico que teve acesso a educação fizesse uso dela em suas conversas.
Esse spectrum mostra a ignorancia humana na pratica
De se achar CERTO estando totalmente errado
Julgando todo um ambiente desconsiderando tantas outras coisas que são estudados por ANOS, o proprio racismo ambiental, a desigualdade o vies historico
Tchau, esse video foi bizarro
Imaginar que alguem use o cerebro dessa maneira...
Esse cara aí é muito alienado choco desculpa, ele fala todo o papo de coach e não traz nada de novo
Puro suco de senso comum mesmo. Eu já cantei a bola no último react que já já ele ta em podcast de coach e/ou vendendo curso
Ele copia vídeos de outras pessoas. Os temas são os mesmos... muito nada a ver. Ele é igual aquele coach que fica rico vendendo curso de como ficar rico. Ele está longe de ser o que ele fala mas de tanto falar e ficar viralizando, pode acabar realmente ganhando mais dinheiro e acabar conseguindo mudar sua situação financeira e vai achar que tudo o que ele falou é verdade. Em momento algum ele questionou a estrutura da sociedade. Isso é um erro.
Os Red Pills coaches vendedores de PDFs combinam as pautas da semana.
@Dra.HarleyQuinzel3164 acho que eles veem um vídeo que dá certo e viralizou e copiam o tema pra tentar viralizar também. Eles não são unidos, são preguiçosos e sem criatividade.
O cara ta numa lavagem cerebral brava kkkkkk
Esse rapaz foi doutrinado pelo pablito só pode 😂😂😂
Meu esse rapaz tem problemas de visão social, muito grave.
Viver em narnia.
Pelo nível da casa da pra ver que ele tá rico. 😂😂😂😂😂😂
Sim
Chega a dar raiva assistir essa mentalidade de separar o que e construído por vários fatores internos e externos... nada acontece só porque vc faz, tudo tem variáveis e uma coisa não se aplica a todos os demais
Esse cara é muito moralista.
Quando o rico faz uma coisa, é ótimo. Quando o pobre faz a mesma coisa, é péssimo.
Se ele tivesse nascido rico seria bem esnobe.
Já comentei e assisti a alguns vídeos desse rapaz. Senti a intenção dele e como muitos aqui também acho que tudo tenda a pílulas sobre o tema. Talvez no fundo ele esteja apenas monetizando o seu canal e, a partir daí, mudar para uma melhor. Se assim for, esperto é ele, e nós os perdedores de tempo.
Cara não sei de onde vice tirou essa ideia de comunidade. O pobre é assim como onrico, trabalha pra si e não para o outro
Nascida e criada em bairro nobre, sair de lá para morar na favela, acho que fiz a melhor escolha !
Afinal… minha casa, não meus pais. Comprada com meu dinheiro, fiz ela do jeito eu quero etc… me incomoda o barulho da fVela, sim, mas… nada que não dê pra resolver. Só não sair de casa kkkkkk
ô chocolate, cuidado com o canal desse cara pq ele eh redpill odiador de mulheres. vi uns 2 vídeos dele desse tipo e os comentários eh so de incel 😅😅
Esse manja muito de riqueza 😅😅😅😅😅😂😂😂😂😂😂😂😂 Diga: Eu não aceito ser pobre em nome de Jesus e você vai ficar rico!!!!!!
Espectro ta assistindo muito vídeo de Colt fique rico mudando de mentalidade e de ononopono
Tá faltando ele ouvir um Favela Vive 5.
Esse cara está assistindo muito o Brasil para Lerdos e Pablo Cadeirada.
Esse cara ai do espectro racional e red pill
Sim, estava vendo vídeo que ele fala sobre como é custoso manter um relacionamento, uma mulher, já fiquei o meme da Nazaré tedesco. Vixi ele falando assim só pode ser Red. Eu nem sei pq o yt me indicou esse canal mais comecei a assistir e fiquei confusa, ainda bem que o choco fez esse é outro react me trouxe pra realidade.
@leyahlunnah666 sim e so um monte de esteriotipos sobre mulheres com uma pitada de misoginia
pobre com aporifobia
O que aconteceria se desse uma renda média a favela igual da classe emedia, eles sairiam da favela. Exjste um outro fator que vai além além fator econômico que é a cultura. Exuste vários brazis dentro do Brasil, e exuste um cultura ba favela diferente da cultura de outros lugares do brasil, e o fator cultural também influencia o comportamento. Naonprecisaria ser rico por exemplo para não lugar um som altonque incomoda toda a vizinhança, e esse é só um exemplo.
Pela saco de rico detectado....
Eu não vou conseguir assistir isso até o final!!!!
O curioso caso do preto de direita
Spectrum só fala besteira
Esse cara que voce reagil, parece aqueles empregados que vivem na casa do rico e começa a falar do pobre.
Ele não consegue fazer uma análsie real das coisas
Ele tem que trabalhar de zelador em um condomínio de luxo.... Vai morar no emprego,e mudar o ambiente vamos ver se ele vai enriquecer 😅 ou manter o mesmo padrão de vida da nova vizinhança...kkk o cara é muito sem noção
Que cara cansativo, só espalha senso comum, só reforça o preconceitos dos ricos sobre os pobres e além disso ignora os reais problemas e os porquê.
O papinho desse cara me dá uma preguiça... 🥱
Quanta desonestidade intelectual.
O Cara tá locão de ideologia REAÇA!
O nome disso o imigração.
MDS meus ouvidos 😢 o riam 2.0 piorado
Vai no Leblon, vários bares.
Mas nao tem gente se matando de beber nem suja ,nem estourando moto pra mostrar não sei oque .pobre de favela é uma porcaria só pensa em comer e encher a cara!
@@cleide529só se for os que você conhece
Eu conheço pobre em favela, incrivelmente inteligente e já vi rico afundando a família
Mais esse rapaz do vídeo e rico ?
Não, é um pobre falando mal de pobre pq se acha rico
Engajamento
Oi boa tarde! O que aconteceria se a população brasileira boicotasse tudo que come violentamente 1000% do salário mínimo, como saúde e educação particular?! Interessante, né?!
Vc acha que greve de fome generalizada é boa ideia? Já pensou em greve de trabalho...
Nós ficaríamos com fome e doentes. De resto, não mudaria nada.
@@marina.albuquerquese a gente não trabalhar quem fica com fome, doente (não ganha dinheiro) é o rico...