Sou de uma familia "quatrocentona" e adventista do 7°Dia , descobri este canal, e estou aprendendo tanta coisa que está me maravilhando. Me fazendo aprender muito da historia do Brasil
Luciano, parabéns por divulgar nossa história. Faço minha genealogia desde os 12 anos e graças aos dados históricos obtidos, retornei ao judaísmo. Sou da família descendente dos Neves e Souza...da região entorno de Sebastião do Umbuzeiro, Paraíba. Parabéns!!!
Shalom a todos.! sou genealogista e pesquisadora da minha Família,Adorei este vídeo.Em 2001 descobri que tbm descendo de Judeus, o que foi uma honra saber .Levei mais de 5 anos para descobrir um dos Trisavós e assim que localizei seu testamento na igreja pude constatar sobre minhas origens.Muito gratificante saber que sou descendente de um povo que Deus tirou da casa da servidão e lhe deu Canaã a terra prometida.Pois bem no meu PAF cheguei á 106 gerações,de Portugal até Canaã. Não é fácil mas com muita paciência determinação cheguei atá a casa do Rei Davi.No meu caso ou melhor meu tronco judaico Português não houve a conversão forçada ,pois eles tinham poder e riqueza ,para não parar na inquisição, por outro lado tbm tive alguns na Espanha que foram queimados e outro que embarcaram em 1532 para o Brasil por determinação da coroa portuguesa.Caso alguém queira alguma dica de como pesquisar por seus antepassados ,estarei por aqui é só me chamar.
Boa tarde.Tem que pesquisar os avós,onde nasceram e onde se casaram.É através destes documentos em cartórios e os de batismos nas igrejas é que conseguimos localizar os bisavós, e os trisavós e assim por diante.Eu descendo de João Ramalho, e até onde pesquisei estes Ramalhos foram Judeus convertidos.Busque nas igrejas pois lá vc vai encontrar de tudo um pouco.Segue o link.www.familysearch.org/ Qual cidade do sul de minas eles se casaram ?
Jussara Fernandes Carvalho Olá , sou goiano e toda a minha família é goiana por parte de pai Inácio da Costa e de minha mãe Alves Borges será que estes sobrenomes teriam alguma relação com o povo judeu já que não sei muito bem a origem dos meus tataravos ?
Alexander Inacius tem que pesquisar os registros de batismo nas paróquias de origem de seus avós, somente assim para saber o certo se eles são de origem Judaica.
Rabino Moré Ventura, você é uma pessoa fantástica, humilde e que respeita os nordestinos. Lamento a postura a liderança do Judaísmo de São Paulo, que não reconhece a história do Brasil, e da vinda dos judeus desde 1500, e nem a descendência desses brasileiros de origem judaica. Shalom! Daniel Pearl Bezerra - Fortaleza - Ceará.
E encantador ouvir tantas histórias e relatos, sobre a origem do povo brasileiro, a redescoberta da origem judaica das famílias nordestinas, seus usos e costumes, por favor continuem, e muito bom ouvi-los. Belo trabalho de resgate.
O povo judeu é maravilhoso e especial. Muito obrigado por vocês existirem. Eu os amo muito e saibam que quando se é amigo de um judeu automaticamente se é amigo de Deus. Shalom a todos os judeus do mundo todo.
TODOS PODEM SER IDIOTAS ELES LIDAVAM COM ESCRAVOS,COMPRAVAM E VENDIAM MAS QUANDO PENSAVAM QUE FORAM OS CRISTOES A FAZER ISTO AHHHHHHHHHHHHHH QUE POVO ,,CRUEL VAO SER,,BURRO NO INFERNO!
Eu me chamo Abraão Barbosa de Sousa, sou natural de Recife-Pe e estou a procura das minhas raizes… Eu sou grato ao Eterno por ter me devolvido a vida depois de vir ao mundo sem vida, e desde os meus 14 anos venho buscando entender as minhas origens e raizes
Estou muito emocionada e feliz assistindo este vídeo. Já me inscrevi e quero conhecer muito mais. Sou apaixonada pelas tradições judaica...enquanto ouvia vocês, relembrava sonhos lúcidos de meu casamento judaico, onde havia dança enquanto eu carregada no colo, pelos convidados. Outra noite sonhei com a coroa de Davi pairando e girando em meu quarto...são tantas lembranças e emoções que arrisco dizer que se não forem lembranças remanescentes pessoais; devem ser arquétipos coletivos. Minha gratidão aos dois.
Gostaria de saber sobre sobre meus ascendentes que vieram da Ilha de São Miguel nos Açores, meu Bisavô nasceu lá em 1840 e veio novo para cá, seu filho mais velho, meu avô, nasceu em 1864 e se casavam lá sempre entre si nas mesmas famílias, entre elas Moreira, Souza, Benevides, Carneiro, Viveiros, Carreiro, Correa e outras.
Amei...Deu show...lembrei de Histórias da minha família...Meus avós casaram com primos ...parte de pai e mãe ...lembrei do meu avô que casou com minha avó Gêmea...eu perguntei para o meu avô ...pq escolheu minha vó Helena e não minha tia avó Efigênia,se eram iguais?Ele respondia sorrindo...Sua avó dançava melhor...😂❤️
*_Sou Gidelvan Barbosa de Carvalho da Bahia, da cidade de Jeremoabo, dentro da minha familia havia muito esse costume de casarem entre si (entre a própria familia Barbosa). Do lado Carvalho quase todos aqui da cidade são descendentes de Sebastião Domingos de Carvalho, não sei se era judeu, mas ficaria muuuuitoo feliz se soubesse que carrego o sangue do povo Israelita, povo do DEUS VIVO!!!_* 🇮🇱🇧🇷
Itatiba , Morungaba e Tuiuti estado de São Paulo Brasil foi construído por cristãos novos e criptas judeus. Gratidão sempre aos meus antepassados judeus brasileiros retornando ao judaísmo ✡️EU SOU JUDIA!
*RN , PB e PE são os 3 pilares das famílias judias no Brasil .*
5 лет назад
Olá! Minha ascendência materna e paterna vem de Recife, até onde consegui chegar (por volta de 1850, nos tetravós). Poderia me passar mais referências de pesquisa específicas sobre o tema? Vou fazer tb o teste genealógico do Myheritage
Muito boa pesquisa e aprofundamento ! Eu particularmente receio pelas perseguições ao longo das gerações e dissolução das raízes familiares ...sou Budista exatamente porque meu contato com o judaísmo trouxe_ me muitos " choques de memórias e lembranças fortes remetentes à campos de concentração que fizeram _ me esquivar .Mas ; meu amor ♥️ e admiração por todas tribos que mantiveram sua cultura e tradição será uma premissa Eterna ! E que as que foram esquecidas e perderam _se possam ser sempre bem amparadas e zeladas ! ♥️🙏
Sou Francisco de Paula Correia Monteiro de Almeida...da Familia Paes Barreto...meu pai Raymundo Nonato Barreto Monteiro de Almeida, de Recife e Olinda. Somos descendentes de Joaquim Nabuco . Eu tenho 66 anos e fui o primeiro a nascer no sul , em Curitiba. A primeira Sinagoga das Américas foi no Recife. Li a Origem Judaica , sou cristão e amo o fato de ter origem igual a de Jesus. Fui casado com uma judia Ana Cristina Chapaval de Curitiba e estamos proibidos de namorar e desde inclusive foi o motivo do casamento precipitado que acabou não sendo certo até pela imaturidade de ambos. Prazer em escutarcestas histórias. Chico Buarque de Holanda é meu primo. SHALLON.
Sou dos Mendes minha avó materna tem origem da paraiba e veio pra pernambuco e meu avô é de pernambuco e de Recife todos da minha familia tem o nome Mendes, minha familia sempre via que tinhamos alguns costumes dos judeos mais isso nem passava pela mimha cabeça hoje sou evangélico sou servo do DEUS vivo e tenho o SENHOR JESUS CRISTO como meu salvador amém. Fiquem na paz de DEUS abraços.
Ingrid Cordeiro Oi Ingrid vc é dacendente dos judeus sefarditas. Eu também sou descendente dos cordeiros embora não tenha esse sobrenome incluído em meu nome porque é pela parte materna. Só peguei o sobrenome do meu pai. Só lembrando também sou de Alagoas, e estou pesquisando sobre os cordeiros, se vc tiver alguma informação entre em contato por favor. Meu sapp é 999081964.
Sou Cordeiro, oriundo da Bahia, região de Lençois/Rio de Contas, isso pelo lado paterno. Pelo materno sou Antunes da Luz, região norte de MG (salinas, almenara, machado, pedra Azul). Gosto do tema e já fiz exame de ancestralidade.
Shalom! o estado de São Paulo Brasil foi povoado por cristãos novos e criptas judeus brasileiros. Eu sou descendente de criptas judeus brasileiros e conservamos a fé judaica por mais de 500 anos no interior de São Paulo. Gratidão sempre aos meus antepassados judeus criptas judeus brasileiros. Toda minha família retornou ao judaísmo ✡️.
Queria saber mais sobre!!! Treta avô meu Luciano Cordeiro e teve um filho ou mais de nome Júlio Antônio Cordeiro dá uma olhada aí nos documentos se tem algum nome igual! Por favor!
Amei tudo o q foi falado, meus parabéns ! Pouco sei dobre os judeus do Nordeste do Brasil, embora desconfie q uma parte da minha família tenha origem judaica ! Os LAMAR de COROATÁ/ MA.Muito obrigada pela aula. Selene Lamar
Somos cordeiro de Minas Gerais família grande no qual meu avô fugiu de casa criança anos por causa da madrasta. Por outro lado somos Oliveira Gomes onde toda família foi ensinada a guardar o sábado contar as estrelas do por do sol. Nunca foi deixado comer porco etc
Olá Erika! Tudo bem? Também sou da família Cordeiro de Minas Gerais. Minha bisavó é Maria Martins Cordeiro, filha de Joaquim Tito Cordeiro, são de Congonhas, MG.
Sou Barbosa do interior do Ceará e por assistir os costumes judaicos dis vídeos perguntei a minha mãe o que ela fez com meu umbigo ao nascer e ela respondeu: enterrei na porteira do curral. Uau!!! Esse foi só um dos costumes identificados no meio de tantos outros. Gostaria de buscar minhas origens o que fazer? Por onde iniciar a busca?
Minha tia me disse pra não mexer nas coisas da minha por trinta dias porque só depois desse tempo a alma sobe ,depois do falecimento ,aí fui descobrir que é um costume judaico se desfazer das coisas dos falecidos após trinta dias.
Excelente palestra. Expatriado do Brasil por quarenta anos, acompanho essa questão dos Marranos com interesse. O sobrenome do meu pai ara da Silva, da região do Seridó na Paraíba. Embora a família fosse “cristã”, tínhamos muitos hábitos que eram genuinamente Hebraicos. Nunca se misturava carne com lacticínios. Carne de porco geralmente não era consumida. Frutos do mar, incluindo Camarões, ostras, caranguejos e peixes de couro eram caracterizados como “muito carregados” e poderiam lhe deixar doente. Fazíamos faxina na casa na tarde de sexta feira. Minha avó acendia três velas na noite de sexta feira mas isso tinha que ser escondido na camarinha (lembranças da inquisição?) embora ela não soubesse porque. Embora morássemos numa chácara rural, não se fazia nenhum trabalho no fim de semana. Muitas das casas na área tinham a estrela de David embutida no reboco. Casamentos entre primos na família era lugar comum. Toda esta história está ficando muito familiar.... Obrigado pelas referências. Sabem de algum livro que posso comprar com a destribuição de famílias Judaicas na Paraíba?
Nossa canseira! Falou mais que o convidado. Era melhor ele mesmo ter feito uma live e falado sozinho. O coitado do Luciano cheio de pérolas e não falou nada foi cortado o tempo todo ...
Todos as famílias brasileiras com sobrenome português que conheço, inclusive a minha família têm historicamente ligação judaica pelo que constatei. Pode estar no DNA. Mas, em se tratando de religião, fé, é assunto diferente. Sou cristão e católico. Meu mestre é Jesus. No entanto, respeito todos aqueles de crença diferente da minha. Porque somos todos filhos de Deus.
Sou da família Alves Santos não uso esse sobre nome minha família eram fazendeiros no sertão da Bahia. Milha mãe me falou que o avô dela em uma data do ano colocava uma cobertura na cabeça de todos os netos e os pressentiavam com filhotes de seu rebanho. Alguém pode me explicar isso. Eu Sempre amei Israel sempre tive como minha segunda pátria. Porquê esse sentimento?
A primeira sinagoga judaica na América latina foi encontrada no Recife , quando começaram a serem perseguidos , foram embora para os EUA, ONDE HOJE SAO MILIONÁRIOS.
Shalom. Minha mãe é portuguesa dos Cordeiros, meu avô Lopes Cordeiro veio para o Brasil em 1926. Tem muitos Codeiros da minha família aqui em Portugal, eu nasci no Brasil. תודה.
Que alegria 😁 sou Medeiros do Rio Grande do Norte e também sou Pinto, sou Pinto por parte de mãe e sou Medeiros por parte de pai 💙🇮🇱🇧🇷🙌 que Ha'shem seja louvado Baruch Ha'shem ✡...
Sou descendentes dos Medeiros de Caicó/RN e Pereira de Currais Novos/RN. Ambos, região do Seridó. Obrigado por esse vídeo. A algum tempo venho descobrindo as minhas origens judaicas. Toda essa história já era relatada por minha avó, quando eu ainda era criança.
Esse Cordeiro que veio era Frutuoso Barbosa Cordeiro era meu octavô...❤gostaria muito do contato desse rapaz de chapéu de palha se possível , gostaria de falar com ele
Boa noite! seria de grande ajuda saber. sobre minha linhagem. Ferreira, Da Cruz,Concetino,Rodrigues,Freitas.. Minha familia é do Rio Grande do norte.. Obrigado parabens pelo video...
boa noite paz Deus abencoe a todos vcs sou Cordeiro o pai do meu pai Severino Cordeiro veio pro interior de São Paulo da cidade de Pedrinhas no Pernanbuco.
Sou um Cordeiro da Silva, sou de Olinda e minha família vem do inteirior de Pernambuco na região de Catende, Palmares e Águas Pretas em Pernambuco. Tenho ascendência judaica?
Meu avó era Antônio Cordeiro de Oliveira, natural aqui do Ceará, O rabino ajuda de alguma forma as pessoas que tem esses sobrenomes a confirmarem ou não sua ascendência judaica, pois o exame e a pesquisa genealógica não são tão acessíveis pra gente fazer por conta própria :-(
@@mariadocarmooliveira6266 Minha bisavó materna, se chama Antônia Cordeiro de Souza. Ela viveu com o meu bisavô em Pernambuco, na cidade de Serra Talhada e segundo o meu falecido avô, toda a família dele é deste município. Provavelmente, posso ter ascendência judaica, mas infelizmente, não tenho os documentos da minha bisavó para fazer a busca genealógica, mas vou correr atrás.
Oi mi chamo Iradjan alvis de Santana e sempre tenho muito amor pelo o povo Judeu e chorando todos os dias porque sinto uma ligação muito forte com o povo Judeu e sou de Pernambuco Rio formoso choro muito porque é uma força maior do que eu mi ajudar ai
Meu nome é Gabriel Felix da (Silva) (Rosa). Meu avô paterno dizia ser neto de português. Ele nasceu em São Pedro da Aldeia-RJ. Montando minha árvore genealógica, eu pude descobrir que meus avós paternos eram parentes, pois seus pais tinham o mesmo sobrenome (Rosa). Meus avós maternos tinham o (Silva) antes de se casar. Os mesmos Moravam no interior da Paraíba.
Os parentes da minha avó materna são pessoas brancas, que assinam Oliveira e eram procedentes de MG. Desconfio que sejam descendentes de cristãos novos.
Eu sou bnei anussin minha linha direta vem de Antonio Bicudo Carneiro do Estados de MG E SP! MUITO OBRIGADO PELO TRABALHO Existem várias famílias judaicas fugidas da santa inquisição no BRASIL minha família veio fugida da Santa inquisição! (Avô) *Capt* anes Vicente bicudo (Pai) Antonio bicudo carneiro (Neto) Antonio bicudo Esses foram judeus fundaram minha família anos 1530 no Brasil. Me apaixonei pelo judaísmo Após essa descoberta resolvi por conta própria devolver a nossa família o judaísmo e partir da minha pessoa tento passar todos os ensinamentos judaicos mesmo sem ser (CATEQUIZADO) NAO COMER PORCO OU NENHUMA CARNE IMPURA AOS POUCOS VOU ME ADEQUANDO AO JUDAISMO!
Sou Cordeiro da Silva, sou de Olinda e minha família tem origem no interior de Pernambuco, na região de Catende, Palmares e Águas Pretas-PE. Tenho ascendência judaica?
Esse vídeo é super interessante! Eu, em particular, meus sobrenomes, está relacionado na inquisição judaica; que são Rodrigues ( Paterno) e Guimarães dos Santos ( Materno). Gostaria saber maiores informações há respeito. Muito obrigado pelo vídeo...
Sou de João Pessoa e anos atrás visitando a Sinagoga de Recife vi o sobrenome NAVARRO do meu pai na lista dos judeus que vieram para o Brasil. Será que é verdade ? Ficaria muito honrada. Se puderem me responder fico feliz.
Legal, somos conterrâneos. Depois que escrevi o meu texto acima (como residente, então, na ilha de Molokai, Havaí, de onde voltei em novembro de 2019 para fixar residência, devido a circunstâncias familiares, em Sarzedo, MG) fiz o teste de DNA pelo "Genograph Project", ligado à "National Geographic Magazine", e confirmei minhas origens judaicas. Meus antepassados mais remotos seriam do norte de Israel, talvez da região das famigeradas Colinas de Golã. Também descobri que a Paraíba é considerado *o mais judaico dos estados brasileiros.* Na era colonial, devido a fatores históricos, de cada 4 moradores da Paraíba, 3 eram judeus ou descendentes de judeus. Tudo começou com a guerra dos portugueses querendo incorporar o território dos valente cariris, que dominavam a região, sobretudo a partir da Serra da Borborema. Mas como não conseguiram muito sucesso com esses valorosos índios, recorreram a um comandante judeu residente na Europa, que tinha um exército de mercenários e combatia as guerras que eram contratados a realizar. Daí, foram contratados pelos portugueses para combater os cariris, e o tal comandante judeu, cujo nome não me recordo, reuniu muitos de seus compatriotas num navio, alguns trazendo até suas famílias, e vieram dar nas costas da Paraíba. Para resumir a história, os cariris foram derrotados, os portugueses assumiram o território (em nome del rey, logicamente), os combatentes judeus receberam o seu pagamento e voltaram para a Europa, esperando novos contratos semelhantes. Mas nem todos foram embora. Muitos resolveram ficar na Nova Terra, cansados das perseguições dos católicos contra os judeus (e protestantes) da Santa Inquisição. Esperavam desfrutar finalmente a sonhada liberdade religiosa nessa nova pátria. Daí é que esse núcleo de moradores judeus constituiu também o núcleo de habitantes da pequena Paraíba. Aí estão minhas raízes familiares. Shalom para todos, oxente. . .
Argenilson Cordeiro meu avô veio do Nordeste, seu José Cordeiro, então que dizer que somos descendentes de judeos? achei interessante essa minha genealogia. me ajudou muito.
Sou Oliveira Lima. Meu pai é Lima e minha mãe é oliveira. Grande parte da minha família veio do Ceará mas hj não sabem muito sobre os seus antecessores hj quase toda minha família vive em capitão poço no Pará e uma pequena parte em Belém tbm no Pará. Eu gostaria de saber mais sobre minha história ... Alguém tem indicação de material pra ver ou ler ? Agradeço pelo vídeo e pelas informações
Luciano meu querido meu avô era de Brejo de Areia na Paraíba conversando uma vez com um tio meu lhe fiz a seguinte pergunta, qual era a origem do meu avô ele me disse seu avô é do povo Holandês fiquei muito intrigado minha vó era do seridó
Quando Os holandeses foram expulsos de Pernambuco " vc sabe que. Pernambuco incluía todos os estados do Rio grande do norte, Paraíba, Alagoas" e assim quando foram expulsos, se foram para o sertão a dentro , TB com certeza outros estados vizinhos. Veja arquivos da cidade do Recife com seu sobrenome. Boa sorte. 😘 PS: conheço uma amiga que tem um tio que foi Ferreira, o poeta e cantor Nelson Ferreira, a minha amiga é Oliveira.
Esse povo Loiro de Olhos claros que são facilmente encontrados no sertão do Nordeste, são provavelmente os oriundos do Norte de Portugal que durante as invasões barbaras foi invadida pelos Suevos, um povo do norte da Europa. Uma das poucos Holandesas que ficaram no Brasil, que tenho conhecimento, foi os Gurgel.
@@blandinedemedeirosjar3405 Blandine, tudo bem? Você quis dizer suecos ou suevos? Isso que você falou me esclarece um ponto. Fiz o meu mapeamento genético e, para minha surpresa, boa parte do meu DNA é nórdico. Não entendei. Faço pesquisas genealógicas e de história do Brasil. Sei que o nosso patriarca Antônio de Azevedo Maia era natural do Minho, norte de Portugal. Baseado no que você apontou, que o norte de Portugal sofre invasões nórdicas, está explicado o porquê de meu DNA ter um percentual originário daquela região.
A minha família materna é "Carneiro" de Quixadá, sertão do Ceará! Cristãos forçados que foram perderam os ritos religiosos, no entanto, haviam várias tradições: casavam entre primos nas fazendas, arrumama a casa na sexta feira até 17 horas, colocavam o véu para fazer as rezas e acendiam velas, não se podia varrer o lixo para fora, nem aportar estrelas, porque "faz mal" e não se podia "dar um pio", criravam ovinos e caprinos, matavam de maneira diferente e penduravam para escorrer todo o sangue... e muitas outras coisas e por pai de pai, Horovits que se tornou "de Oliveira"... e então?
Daniele Amorim, meus antepassados (trisavô paterno), entre outros, tinham sobrenome Alves de Freitas. Meu bisavô materno é Pereira de Lima, é minha bisavó materna era Xavier. Todos esses moraram no brejo paraibano, nos entornos de Arara, Areia, Serraria...
@@clebsonpernambuco786 Oi Clebson o Pai da minha bisavó ( que tinha cabelo ruivo) era de Pernambucano e tinha sobrenome Carneiro. Ele mudou para o Maranhão. Hoje minha avó mora no Pará. O que você sabe sobre a família Carneiro?
Sou Nunes de Carvalho. Minha avó Carvalho e meu avô Nunes de Almeida. Minha mãe Ronzei Cordeiro. Queria saber se tenho descendência judaica. Queria saber como conseguir rastrear a nossa genealogia . Amo os udeus e a sua história e cultura.
Sou descente dos Cordeiros, família muito grande! É gente demais da conta... De Pernambuco direto para o Maranhão, mas tem muita gente que ficou no Pernambuco !!
eu sinto desde criança que faço parte dos judeus mais não tenho como prova , eu só de Sobral ceara, e sobrenome lopes , dizem que um dia todos judeus vai volta para suas origens, gostaria de ser um deles adoro o povo judeus, gosto dos seus costume ,
francisca Lopes , Lopes bom dia. Família Lopes em Portugal está entre as mais conhecidas na inquisição por " crime de judaísmo" . Não basta ser judeu no papel. "Ame ao Senhor teu Deus com toda tua força, com todo o teu coração e de toda tua alma". Família Lopes foi jogada na fogueira no Rossio em Portugal atrás da Praça do Comércio centro de Lisboa. O povo fugiu mesmo para todo canto que lhe foi possível.
Nem o FAUSTÃO é tão chato interrompendo alguém que está relatando algo TÃO interessante! De qualquer maneira, muito contente em ouvir o relato ❤️
Concordo
Concordo!
Slalom boa tarde
Cara mal educado né
Exatamente, ô loco meu 😂
Assistindo este vídeo em 2023. Lançou uma luz sobre um ramo da minha família. Obrigada.
Sou de uma familia "quatrocentona" e adventista do 7°Dia , descobri este canal, e estou aprendendo tanta coisa que está me maravilhando. Me fazendo aprender muito da historia do Brasil
Luciano, parabéns por divulgar nossa história. Faço minha genealogia desde os 12 anos e graças aos dados históricos obtidos, retornei ao judaísmo. Sou da família descendente dos Neves e Souza...da região entorno de Sebastião do Umbuzeiro, Paraíba. Parabéns!!!
Shalom a todos.! sou genealogista e pesquisadora da minha Família,Adorei este vídeo.Em 2001 descobri que tbm descendo de Judeus, o que foi uma honra saber .Levei mais de 5 anos para descobrir um dos Trisavós e assim que localizei seu testamento na igreja pude constatar sobre minhas origens.Muito gratificante saber que sou descendente de um povo que Deus tirou da casa da servidão e lhe deu Canaã a terra prometida.Pois bem no meu PAF cheguei á 106 gerações,de Portugal até Canaã. Não é fácil mas com muita paciência determinação cheguei atá a casa do Rei Davi.No meu caso ou melhor meu tronco judaico Português não houve a conversão forçada ,pois eles tinham poder e riqueza ,para não parar na inquisição, por outro lado tbm tive alguns na Espanha que foram queimados e outro que embarcaram em 1532 para o Brasil por determinação da coroa portuguesa.Caso alguém queira alguma dica de como pesquisar por seus antepassados ,estarei por aqui é só me chamar.
Jussara Fernandes Carvalho quero muito saber, Ramalho(Portugal ) e Borges(Itália) se sabem quem deles vieram pra cá?
Jussara Fernandes Carvalho meus avós de mãe são primos Lima e Borges aqui sul de Minas. ...Mas se casam até hoje com primos
Boa tarde.Tem que pesquisar os avós,onde nasceram e onde se casaram.É através destes documentos em cartórios e os de batismos nas igrejas é que conseguimos localizar os bisavós, e os trisavós e assim por diante.Eu descendo de João Ramalho, e até onde pesquisei estes Ramalhos foram Judeus convertidos.Busque nas igrejas pois lá vc vai encontrar de tudo um pouco.Segue o link.www.familysearch.org/
Qual cidade do sul de minas eles se casaram ?
Jussara Fernandes Carvalho Olá , sou goiano e toda a minha família é goiana por parte de pai Inácio da Costa e de minha mãe Alves Borges será que estes sobrenomes teriam alguma relação com o povo judeu já que não sei muito bem a origem dos meus tataravos ?
Alexander Inacius tem que pesquisar os registros de batismo nas paróquias de origem de seus avós, somente assim para saber o certo se eles são de origem Judaica.
Estes estudos me interessam muito
Rabino Moré Ventura, você é uma pessoa fantástica, humilde e que respeita os nordestinos. Lamento a postura a liderança do Judaísmo de São Paulo, que não reconhece a história do Brasil, e da vinda dos judeus desde 1500, e nem a descendência desses brasileiros de origem judaica. Shalom! Daniel Pearl Bezerra - Fortaleza - Ceará.
Eu sou do Ceará, meu pai Simão Gomes e minha mãe Ribeiro.
E encantador ouvir tantas histórias e relatos, sobre a origem do povo brasileiro, a redescoberta da origem judaica das famílias nordestinas, seus usos e costumes, por favor continuem, e muito bom ouvi-los.
Belo trabalho de resgate.
O povo judeu é maravilhoso e especial. Muito obrigado por vocês existirem. Eu os amo muito e saibam que quando se é amigo de um judeu automaticamente se é amigo de Deus. Shalom a todos os judeus do mundo todo.
TODOS PODEM SER IDIOTAS
ELES LIDAVAM COM ESCRAVOS,COMPRAVAM E VENDIAM
MAS QUANDO PENSAVAM QUE FORAM OS CRISTOES A FAZER ISTO
AHHHHHHHHHHHHHH QUE POVO ,,CRUEL
VAO SER,,BURRO NO INFERNO!
Cuidado para não fazer acepção de pessoas pois o criador não faz acepção de pessoas!
Eu me chamo Abraão Barbosa de Sousa, sou natural de Recife-Pe e estou a procura das minhas raizes… Eu sou grato ao Eterno por ter me devolvido a vida depois de vir ao mundo sem vida, e desde os meus 14 anos venho buscando entender as minhas origens e raizes
Já fazem anos esse vídeo Rabino Ventura, quero a continuação pelo amor de D'us
Estou muito emocionada e feliz assistindo este vídeo. Já me inscrevi e quero conhecer muito mais. Sou apaixonada pelas tradições judaica...enquanto ouvia vocês, relembrava sonhos lúcidos de meu casamento judaico, onde havia dança enquanto eu carregada no colo, pelos convidados. Outra noite sonhei com a coroa de Davi pairando e girando em meu quarto...são tantas lembranças e emoções que arrisco dizer que se não forem lembranças remanescentes pessoais; devem ser arquétipos coletivos. Minha gratidão aos dois.
Olá! Muito interessante. Estou realizando uma pesquisa sobre a influencia judaica no interior de Alagoas. Muito bom mesmo!!!
Gostaria de saber sobre sobre meus ascendentes que vieram da Ilha de São Miguel nos Açores, meu Bisavô nasceu lá em 1840 e veio novo para cá, seu filho mais velho, meu avô, nasceu em 1864 e se casavam lá sempre entre si nas mesmas famílias, entre elas Moreira, Souza, Benevides, Carneiro, Viveiros, Carreiro, Correa e outras.
Sou Lima Araujo minha mae e Rodrigues Lima e meu pai Ortiz Araujo
Oi, Ingrid! Como anda a pesquisa? talvez possa ajudar
Legal... Me chamo Leonardo Cordeiro, mas sou do Paraná, mas amo a nação dos Judeus.
Amei...Deu show...lembrei de Histórias da minha família...Meus avós casaram com primos ...parte de pai e mãe ...lembrei do meu avô que casou com minha avó Gêmea...eu perguntei para o meu avô ...pq escolheu minha vó Helena e não minha tia avó Efigênia,se eram iguais?Ele respondia sorrindo...Sua avó dançava melhor...😂❤️
*_Sou Gidelvan Barbosa de Carvalho da Bahia, da cidade de Jeremoabo, dentro da minha familia havia muito esse costume de casarem entre si (entre a própria familia Barbosa). Do lado Carvalho quase todos aqui da cidade são descendentes de Sebastião Domingos de Carvalho, não sei se era judeu, mas ficaria muuuuitoo feliz se soubesse que carrego o sangue do povo Israelita, povo do DEUS VIVO!!!_* 🇮🇱🇧🇷
Itatiba , Morungaba e Tuiuti estado de São Paulo Brasil foi construído por cristãos novos e criptas judeus. Gratidão sempre aos meus antepassados judeus brasileiros retornando ao judaísmo ✡️EU SOU JUDIA!
Todo nordestino é louco por sua terra mesmo sendo tão sofrida nos não perdemos a fé que D`us vai nos abençoar com chuva e colheita boa
*RN , PB e PE são os 3 pilares das famílias judias no Brasil .*
Olá! Minha ascendência materna e paterna vem de Recife, até onde consegui chegar (por volta de 1850, nos tetravós). Poderia me passar mais referências de pesquisa específicas sobre o tema? Vou fazer tb o teste genealógico do Myheritage
Olha eu gostaria de descobrir a minha descendência moro em Pernambuco meu sobrenome e Machado de farias quero muito saber obrigada
verdade eu sou José Adeilton cordeiro e os meus avós são de Belo Jardim e da Cidade de brejo da madre de Deus e os meus avós guardava o sábados .
Minha vó é cordeiro de Angicos-RN e ela disse que o pai cordeiro dela era da divisa da Paraíba com cerro-cora no RN, pelo visto sou descendente. Kkkk
Região leste e vale do Jaguaribe no Ceará, tbm tem essa rica história.
Gratidão pelas informações prestadas sobre o Judaísmo.
Parabéns pelo vídeo.
Deus abençoe vocês
Shalom!
Oliveira Lopes, de Pernambuco, tem alguma possibilidade de ascendência judaica?
Há grande probabilidade se for do interior.
@@liviolsoliveira Sou do interiorzão do meu Pernambuco! Fico muito feliz com essa possibilidade! Obrigada 🤗🤗
Muito boa pesquisa e aprofundamento !
Eu particularmente receio pelas perseguições ao longo das gerações e dissolução das raízes familiares ...sou Budista exatamente porque meu contato com o judaísmo trouxe_ me muitos " choques de memórias e lembranças fortes remetentes à campos de concentração que fizeram _ me esquivar .Mas ; meu amor ♥️ e admiração por todas tribos que mantiveram sua cultura e tradição será uma premissa Eterna !
E que as que foram esquecidas e perderam _se possam ser sempre bem amparadas e zeladas ! ♥️🙏
Foi importante ouvi-los, sou do RS e minha família carrega sobre-nome, farias, oliveira, soares, souza, carvalho e lima.
Sou Araujo de minha mae que é de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco
Os Israelitas estão nos quatro cantos da Terra, conforme promessa feita a Abraão.
ll
9
Sou Francisco de Paula Correia Monteiro de Almeida...da Familia Paes Barreto...meu pai Raymundo Nonato Barreto Monteiro de Almeida, de Recife e Olinda.
Somos descendentes de Joaquim Nabuco .
Eu tenho 66 anos e fui o primeiro a nascer no sul , em Curitiba.
A primeira Sinagoga das Américas foi no Recife.
Li a Origem Judaica , sou cristão e amo o fato de ter origem igual a de Jesus.
Fui casado com uma judia Ana Cristina Chapaval de Curitiba e estamos proibidos de namorar e desde inclusive foi o motivo do casamento precipitado que acabou não sendo certo até pela imaturidade de ambos.
Prazer em escutarcestas histórias.
Chico Buarque de Holanda é meu primo.
SHALLON.
Sou dos Mendes minha avó materna tem origem da paraiba e veio pra pernambuco e meu avô é de pernambuco e de Recife todos da minha familia tem o nome Mendes, minha familia sempre via que tinhamos alguns costumes dos judeos mais isso nem passava pela mimha cabeça hoje sou evangélico sou servo do DEUS vivo e tenho o SENHOR JESUS CRISTO como meu salvador amém.
Fiquem na paz de DEUS abraços.
Quero fazer um projeto sobre o judaísmo no Nordeste. É um sonho fazer essa uma tese com esse tema.
Belíssimo vídeo parabéns
Fantástico... estou emocionada..
Eu sou Ingrid Nunes Cordeiro de Alagoas...
Ingrid Cordeiro Oi Ingrid vc é dacendente dos judeus sefarditas. Eu também sou descendente dos cordeiros embora não tenha esse sobrenome incluído em meu nome porque é pela parte materna. Só peguei o sobrenome do meu pai. Só lembrando também sou de Alagoas, e estou pesquisando sobre os cordeiros, se vc tiver alguma informação entre em contato por favor. Meu sapp é 999081964.
@@vitorsantos3334 sou Maria José Cavalcante Cordeiro, moro em Maceió/AL... também gostaria de mais informações sobre nossos ancestrais
Sou Cordeiro, oriundo da Bahia, região de Lençois/Rio de Contas, isso pelo lado paterno. Pelo materno sou Antunes da Luz, região norte de MG (salinas, almenara, machado, pedra Azul). Gosto do tema e já fiz exame de ancestralidade.
Ola Ingrid , Cordeiro aqui também por parte de pai, recifense de nascimento
Shalom! o estado de São Paulo Brasil foi povoado por cristãos novos e criptas judeus brasileiros. Eu sou descendente de criptas judeus brasileiros e conservamos a fé judaica por mais de 500 anos no interior de São Paulo. Gratidão sempre aos meus antepassados judeus criptas judeus brasileiros. Toda minha família retornou ao judaísmo ✡️.
Deicha me comprimenta 🤗🤗🤗🤗sou cordeiro com muito orgulho. Sou judeu.meu trisavo e manuel cordeiro. Veio para o Brasil. 20 anos.
Queria saber mais sobre!!!
Treta avô meu Luciano Cordeiro e teve um filho ou mais de nome Júlio Antônio Cordeiro dá uma olhada aí nos documentos se tem algum nome igual! Por favor!
Amei tudo o q foi falado, meus parabéns ! Pouco sei dobre os judeus do Nordeste do Brasil, embora desconfie q uma parte da minha família tenha origem judaica ! Os LAMAR de COROATÁ/ MA.Muito obrigada pela aula. Selene Lamar
Somos cordeiro de Minas Gerais família grande no qual meu avô fugiu de casa criança anos por causa da madrasta. Por outro lado somos Oliveira Gomes onde toda família foi ensinada a guardar o sábado contar as estrelas do por do sol. Nunca foi deixado comer porco etc
Olá Erika! Tudo bem? Também sou da família Cordeiro de Minas Gerais. Minha bisavó é Maria Martins Cordeiro, filha de Joaquim Tito Cordeiro, são de Congonhas, MG.
Sou Barbosa do interior do Ceará e por assistir os costumes judaicos dis vídeos perguntei a minha mãe o que ela fez com meu umbigo ao nascer e ela respondeu: enterrei na porteira do curral. Uau!!! Esse foi só um dos costumes identificados no meio de tantos outros. Gostaria de buscar minhas origens o que fazer? Por onde iniciar a busca?
Olá Inel. Sou neta de Manuel Martins Barbosa e de Carminha Edite de Lavor de Itapipoca Ceará
Minha tia me disse pra não mexer nas coisas da minha por trinta dias porque só depois desse tempo a alma sobe ,depois do falecimento ,aí fui descobrir que é um costume judaico se desfazer das coisas dos falecidos após trinta dias.
Excelente palestra. Expatriado do Brasil por quarenta anos, acompanho essa questão dos Marranos com interesse. O sobrenome do meu pai ara da Silva, da região do Seridó na Paraíba. Embora a família fosse “cristã”, tínhamos muitos hábitos que eram genuinamente Hebraicos. Nunca se misturava carne com lacticínios. Carne de porco geralmente não era consumida. Frutos do mar, incluindo Camarões, ostras, caranguejos e peixes de couro eram caracterizados como “muito carregados” e poderiam lhe deixar doente. Fazíamos faxina na casa na tarde de sexta feira. Minha avó acendia três velas na noite de sexta feira mas isso tinha que ser escondido na camarinha (lembranças da inquisição?) embora ela não soubesse porque. Embora morássemos numa chácara rural, não se fazia nenhum trabalho no fim de semana. Muitas das casas na área tinham a estrela de David embutida no reboco. Casamentos entre primos na família era lugar comum. Toda esta história está ficando muito familiar....
Obrigado pelas referências. Sabem de algum livro que posso comprar com a destribuição de famílias Judaicas na Paraíba?
19:40 "Desculpe eu te cortar" foi tudo o que ele fez...
Nossa canseira! Falou mais que o convidado. Era melhor ele mesmo ter feito uma live e falado sozinho. O coitado do Luciano cheio de pérolas e não falou nada foi cortado o tempo todo ...
Amei os Srs são muito simpáticos. A nossa origem de nossos antepassados é linda!! Meu abraços..
Todos as famílias brasileiras com sobrenome português que conheço, inclusive a minha família têm historicamente ligação judaica pelo que constatei. Pode estar no DNA.
Mas, em se tratando de religião, fé, é assunto diferente. Sou cristão e católico. Meu mestre é Jesus.
No entanto, respeito todos aqueles de crença diferente da minha. Porque somos todos filhos de Deus.
Sou "Barbosa" do interior da paraiba, Campina Grande e região (familia materna),
e paterna sou familia "Ribeiro" em Carnaubal, Ceará
Veja o livro: Marranos na Ribeira do Paraiba do Norte de autoria de Severino Barbosa da Silva Filho, editora Agenda, 2005 - 244 páginas.
o nordeste foi povoado por cristãos novos !!!
Sim. Principalmente o interior da região do nordeste
Isso mesmo, eles fugiam da perseguição da Inquisição, e o serrtão inteiro é a maior população sefaradita do mundo fora de Eretz Israel!
Sou da família Alves Santos não uso esse sobre nome minha família eram fazendeiros no sertão da Bahia.
Milha mãe me falou que o avô dela em uma data do ano colocava uma cobertura na cabeça de todos os netos e os pressentiavam com filhotes de seu rebanho.
Alguém pode me explicar isso.
Eu Sempre amei Israel sempre tive como minha segunda pátria.
Porquê esse sentimento?
@@edenilsomist Ascendência de Israel
@@edenilsomist se não tem o sobre nome então vc não tem nada haver com o povo judeus.
Meu pai é José Cordeiro da Silva de Pernambuco recife
A primeira sinagoga judaica na América latina foi encontrada no Recife , quando começaram a serem perseguidos , foram embora para os EUA, ONDE HOJE SAO MILIONÁRIOS.
Shalom.
Minha mãe é portuguesa dos Cordeiros, meu avô Lopes Cordeiro veio para o Brasil em 1926. Tem muitos Codeiros da minha família aqui em Portugal, eu nasci no Brasil. תודה.
Eu sou do povo descendentes de Abraão família Oliveira e amo Jesus ❣️
Que alegria 😁 sou Medeiros do Rio Grande do Norte e também sou Pinto, sou Pinto por parte de mãe e sou Medeiros por parte de pai 💙🇮🇱🇧🇷🙌 que Ha'shem seja louvado Baruch Ha'shem ✡...
O nome da minha bisavó era Rita Maria da Conceição Mendes. Morava em Pernambuco. Minha mãe lembrou que somos descendentes de português
sou do acre meus parente vieram do ceara mendes e pinheiro gostaria de sabe mais
O Brasil e descendente de Abraão, foi uma promessa de Deus a ele sobre a sua semente .
Legal esse trabalho meus irmaos
B (R A S I L E) I R O
(I S R A E L)
Sou descendentes dos Medeiros de Caicó/RN e Pereira de Currais Novos/RN. Ambos, região do Seridó. Obrigado por esse vídeo. A algum tempo venho descobrindo as minhas origens judaicas. Toda essa história já era relatada por minha avó, quando eu ainda era criança.
Sou Vinicius Cordeiro, meu pai de Curitiba Juarez Cordeiro, meu avô Benedito Cordeiro, bisavô Delclides Cordeiro
Sou Isabel Cristina Cordeiro cordeiro.
Minha mãe esmeralda Cordeiro. É de Ponta Grossa Paraná. Sou Isabel Cristina Cordeiro cordeiro.
Podemos ser família
Esse Cordeiro que veio era Frutuoso Barbosa Cordeiro era meu octavô...❤gostaria muito do contato desse rapaz de chapéu de palha se possível , gostaria de falar com ele
Boa noite! seria de grande ajuda saber. sobre minha linhagem. Ferreira, Da Cruz,Concetino,Rodrigues,Freitas.. Minha familia é do Rio Grande do norte.. Obrigado parabens pelo video...
E Soares tbm obrigado e abraços
Sou também cristão evangélico e admiro muito povo judeu.
Eu gostaria de saber dês sobre nomes no Rio Grande do Sul.
A qui tem muitos Barbosa, Cordeiro, liveira etc
Meu nome é Isaque Cordeiro Costa. Meu pai é de Sertânia, Severino Cordeiro Costa
Queria saber sobre a Família Bezerra e Araújo, queria saber muito.
Sou da família Mendes de Fagundes paraiba
Minha família é cordeiro.meus avos vieram de Portugal. e foram para divisa de Minas .
Nossa meu sobrenome é Cordeiro, sou do RN e acabei de descobrir que tenho origem judaica.
sou dos Lopes
do PE água belas
Neto de Antônio Geraldo Lopes
Shalom! Boa noite. Que Top! Excelente! Parabéns! estou estudando também. comprei livros, estudando na internet, pdfs, etc... obrigado.
Shalom a todos :)
Shalom.Mazeltov..
Shalom.
Maria , Shalom a ti também
boa noite paz Deus abencoe a todos vcs sou Cordeiro o pai do meu pai Severino Cordeiro veio pro interior de São Paulo da cidade de Pedrinhas no Pernanbuco.
Sou família Cordeiro, do Espírito Santo, mas meu avô Clarindo Cordeiro veio de Minas, filho de Tibúrcio Cordeiro
TENHO ( COSTA E MOURA NA MINHA FAMILIA ) E JA VI UM ATIGO QUE PODE SER DE ORIGEM JUDAICA...
Sou um Cordeiro da Silva, sou de Olinda e minha família vem do inteirior de Pernambuco na região de Catende, Palmares e Águas Pretas em Pernambuco. Tenho ascendência judaica?
Meu avó era Antônio Cordeiro de Oliveira, natural aqui do Ceará, O rabino ajuda de alguma forma as pessoas que tem esses sobrenomes a confirmarem ou não sua ascendência judaica, pois o exame e a pesquisa genealógica não são tão acessíveis pra gente fazer por conta própria :-(
Boa tarde gostei do vídeo ..sou cordeiro de Minas gerais
Com todo respeito!
O cara parece o Faustão, não deixa o cara falar🙄🙄
Boa noite eu sou rodrigues pelo meu pai morei num lugar ate o bairros dos cordeiros pertos de ssao geronimo da serras nortes Paraná furtuozos
Cara!!
Deixe o professor explicar!!
Vc disse no inicio q ele é q tem Esse conhecimento!
Affff!
Meu avô materno era López da Silva e minha avó materna era Ribeiro Barbosa de Souza. Meu avô paterno era Gomes Corrêa.
Parece o Jô Soares.. Não deixa o outro falar, pinóia!
Parece Faustão
Cara chato não sabe ouvir o outro.
@@mariadocarmooliveira6266 Minha bisavó materna, se chama Antônia Cordeiro de Souza. Ela viveu com o meu bisavô em Pernambuco, na cidade de Serra Talhada e segundo o meu falecido avô, toda a família dele é deste município.
Provavelmente, posso ter ascendência judaica, mas infelizmente, não tenho os documentos da minha bisavó para fazer a busca genealógica, mas vou correr atrás.
Oi mi chamo Iradjan alvis de Santana e sempre tenho muito amor pelo o povo Judeu e chorando todos os dias porque sinto uma ligação muito forte com o povo Judeu e sou de Pernambuco Rio formoso choro muito porque é uma força maior do que eu mi ajudar ai
Meu nome é Gabriel Felix da (Silva) (Rosa). Meu avô paterno dizia ser neto de português. Ele nasceu em São Pedro da Aldeia-RJ. Montando minha árvore genealógica, eu pude descobrir que meus avós paternos eram parentes, pois seus pais tinham o mesmo sobrenome (Rosa). Meus avós maternos tinham o (Silva) antes de se casar. Os mesmos Moravam no interior da Paraíba.
Gabriel Rosa a maioria dos nordestinos sao, inclusive os Pernambucanos, pois foi onde encontraram a primeira sinagoga judaica na América latina .
Eu tenho Rosa e Oliveira
Olá! Sou Leite, meu trisavô era do Cariri e meu avô, Josué Leite, se estabeleceu em Itapetim-PE; sou Oliveira que veio de Alegre-ES.
Eu me chamo José Pereira nascido em Guarulhos São Paulo e meus bisavós são de Alagoas posso ter alguma relação judaica?
Eu ti asistido sempre eu agradeço muito obrigado vc trazer o conhecemeto judaico pra o Brasil
Me interessa esse vídeo sobre os Oliveiras, hem!
Eu TB.
Eu tbm.
Sophia Costa sim, tbm quero saber. Meu nome tem Oliveira.
Seus pais, avos, bisavós (e assim por diante) também têm Oliveira? De qual cidade Estado eles são?
Os parentes da minha avó materna são pessoas brancas, que assinam Oliveira e eram procedentes de MG. Desconfio que sejam descendentes de cristãos novos.
Eu sou bnei anussin minha linha direta vem de Antonio Bicudo Carneiro do Estados de MG E SP!
MUITO OBRIGADO PELO TRABALHO
Existem várias famílias judaicas fugidas da santa inquisição no BRASIL minha família veio fugida da Santa inquisição!
(Avô) *Capt* anes Vicente bicudo
(Pai) Antonio bicudo carneiro
(Neto) Antonio bicudo
Esses foram judeus fundaram minha família anos 1530 no Brasil.
Me apaixonei pelo judaísmo
Após essa descoberta resolvi por conta própria devolver a nossa família o judaísmo e partir da minha pessoa tento passar todos os ensinamentos judaicos mesmo sem ser (CATEQUIZADO)
NAO COMER PORCO OU NENHUMA CARNE IMPURA
AOS POUCOS VOU ME ADEQUANDO AO JUDAISMO!
Deixa ele falar por favor :(
Meus avós são do Ceará na cidade de mangabeira.
Os meus também Lavras da Mangabeira
Uma dica: deixa o doutor falar um pouco, para melhor entendimento do tema.
Estou maravilhada em descobrir esse canal ; gosto muito da raiz judaica
Sou Cordeiro da Silva, sou de Olinda e minha família tem origem no interior de Pernambuco, na região de Catende, Palmares e Águas Pretas-PE. Tenho ascendência judaica?
Esse vídeo é super interessante! Eu, em particular, meus sobrenomes, está relacionado na inquisição judaica; que são Rodrigues ( Paterno) e Guimarães dos Santos ( Materno). Gostaria saber maiores informações há respeito. Muito obrigado pelo vídeo...
Meu vô é João Rodrigues da Silva e minha vó é Osana Maria Melo e são de Garanhuns Pernanbuco
Sou de João Pessoa e anos atrás visitando a Sinagoga de Recife vi o sobrenome NAVARRO do meu pai na lista dos judeus que vieram para o Brasil. Será que é verdade ? Ficaria muito honrada.
Se puderem me responder fico feliz.
Legal, somos conterrâneos. Depois que escrevi o meu texto acima (como residente, então, na ilha de Molokai, Havaí, de onde voltei em novembro de 2019 para fixar residência, devido a circunstâncias familiares, em Sarzedo, MG) fiz o teste de DNA pelo "Genograph Project", ligado à "National Geographic Magazine", e confirmei minhas origens judaicas. Meus antepassados mais remotos seriam do norte de Israel, talvez da região das famigeradas Colinas de Golã.
Também descobri que a Paraíba é considerado *o mais judaico dos estados brasileiros.* Na era colonial, devido a fatores históricos, de cada 4 moradores da Paraíba, 3 eram judeus ou descendentes de judeus.
Tudo começou com a guerra dos portugueses querendo incorporar o território dos valente cariris, que dominavam a região, sobretudo a partir da Serra da Borborema. Mas como não conseguiram muito sucesso com esses valorosos índios, recorreram a um comandante judeu residente na Europa, que tinha um exército de mercenários e combatia as guerras que eram contratados a realizar. Daí, foram contratados pelos portugueses para combater os cariris, e o tal comandante judeu, cujo nome não me recordo, reuniu muitos de seus compatriotas num navio, alguns trazendo até suas famílias, e vieram dar nas costas da Paraíba.
Para resumir a história, os cariris foram derrotados, os portugueses assumiram o território (em nome del rey, logicamente), os combatentes judeus receberam o seu pagamento e voltaram para a Europa, esperando novos contratos semelhantes.
Mas nem todos foram embora. Muitos resolveram ficar na Nova Terra, cansados das perseguições dos católicos contra os judeus (e protestantes) da Santa Inquisição. Esperavam desfrutar finalmente a sonhada liberdade religiosa nessa nova pátria. Daí é que esse núcleo de moradores judeus constituiu também o núcleo de habitantes da pequena Paraíba. Aí estão minhas raízes familiares.
Shalom para todos, oxente. . .
Shalom’’ Sou cordeiro do centro do sertão de pernambuco.
Argenilson Cordeiro
meu avô veio do Nordeste, seu José Cordeiro, então que dizer que somos descendentes de judeos? achei interessante essa minha genealogia. me ajudou muito.
Sou Oliveira Lima. Meu pai é Lima e minha mãe é oliveira. Grande parte da minha família veio do Ceará mas hj não sabem muito sobre os seus antecessores hj quase toda minha família vive em capitão poço no Pará e uma pequena parte em Belém tbm no Pará. Eu gostaria de saber mais sobre minha história ... Alguém tem indicação de material pra ver ou ler ? Agradeço pelo vídeo e pelas informações
Luciano meu querido meu avô era de Brejo de Areia na Paraíba conversando uma vez com um tio meu lhe fiz a seguinte pergunta, qual era a origem do meu avô ele me disse seu avô é do povo Holandês fiquei muito intrigado minha vó era do seridó
Raimundo Lima Ferreira com certeza pesquisa que vc acha
Quando Os holandeses foram expulsos de Pernambuco " vc sabe que. Pernambuco incluía todos os estados do Rio grande do norte, Paraíba, Alagoas" e assim quando foram expulsos, se foram para o sertão a dentro , TB com certeza outros estados vizinhos. Veja arquivos da cidade do Recife com seu sobrenome. Boa sorte. 😘 PS: conheço uma amiga que tem um tio que foi Ferreira, o poeta e cantor Nelson Ferreira, a minha amiga é Oliveira.
Raimundo Lima Ferreira assista a estrela oculta do sertão que fala sobre a terra da sua avó e a origem judaica. Está disponível aqui no RUclips
Esse povo Loiro de Olhos claros que são facilmente encontrados no sertão do Nordeste, são provavelmente os oriundos do Norte de Portugal que durante as invasões barbaras foi invadida pelos Suevos, um povo do norte da Europa. Uma das poucos Holandesas que ficaram no Brasil, que tenho conhecimento, foi os Gurgel.
@@blandinedemedeirosjar3405 Blandine, tudo bem? Você quis dizer suecos ou suevos? Isso que você falou me esclarece um ponto. Fiz o meu mapeamento genético e, para minha surpresa, boa parte do meu DNA é nórdico. Não entendei. Faço pesquisas genealógicas e de história do Brasil. Sei que o nosso patriarca Antônio de Azevedo Maia era natural do Minho, norte de Portugal. Baseado no que você apontou, que o norte de Portugal sofre invasões nórdicas, está explicado o porquê de meu DNA ter um percentual originário daquela região.
Faz a parte 2 falando dos Oliveiras por favor
Meu nome e Lucas Miguel da Silva Cordeiro, minha família e do Rio grande do norte
Meu bisavô tbm era Cordeiro aqui no RN
@@josepereira-dm7wz deixa quieto isso kkkkkkk tenho nariz feio é que faz a gente ter a voz grave também kkkk
Minha avó e Cordeiro do estado do Piauí na fronteira com o Ceará. Será que tem parentesco com outros cordeiros de Pernambuco e Paraíba?
A minha família materna é "Carneiro" de Quixadá, sertão do Ceará! Cristãos forçados que foram perderam os ritos religiosos, no entanto, haviam várias tradições: casavam entre primos nas fazendas, arrumama a casa na sexta feira até 17 horas, colocavam o véu para fazer as rezas e acendiam velas, não se podia varrer o lixo para fora, nem aportar estrelas, porque "faz mal" e não se podia "dar um pio", criravam ovinos e caprinos, matavam de maneira diferente e penduravam para escorrer todo o sangue... e muitas outras coisas e por pai de pai, Horovits que se tornou "de Oliveira"... e então?
Vitória Sophia meu pai tbm. Quando matava uma cabra. Um bode deixada escondendo o sangue.. lembrei disso agora
Daniele Amorim, meus antepassados (trisavô paterno), entre outros, tinham sobrenome Alves de Freitas. Meu bisavô materno é Pereira de Lima, é minha bisavó materna era Xavier. Todos esses moraram no brejo paraibano, nos entornos de Arara, Areia, Serraria...
O Biza vó da minha mãe e Carneiro Lá de Pernambuco
@@clebsonpernambuco786 Oi Clebson o Pai da minha bisavó ( que tinha cabelo ruivo) era de Pernambucano e tinha sobrenome Carneiro. Ele mudou para o Maranhão. Hoje minha avó mora no Pará. O que você sabe sobre a família Carneiro?
Sou Lopes por parte do meu avô. minha vó é Cordeiro, São do interior do Pernambuco.
Sou Cordeiro do centro de Pernambuco, imenso orgulho de saber de minha descendência
É Ascendência o que vem antes de vc.
Sou Nunes de Carvalho.
Minha avó Carvalho e meu avô Nunes de Almeida.
Minha mãe Ronzei Cordeiro. Queria saber se tenho descendência judaica.
Queria saber como conseguir rastrear a nossa genealogia .
Amo os udeus e a sua história e cultura.
E os Oliveira Nascimento e os Barbosa Silva de Recife-PE????
Minha avó era Barbosa da Silva e ela era de Maceió-AL
Eu sou Adriana Oliveira do Nascimento tbm
@@crossoveex Meu Avô é Severino Barbosa e também é de Maceió-AL.
@@carlosbarbosa2096 me chama no wpp 83 987836828
Eu sou Barbosa da Silva também. Minha vó é de Recife e meu avô de Paraíba.
Sou descente dos Cordeiros, família muito grande! É gente demais da conta... De Pernambuco direto para o Maranhão, mas tem muita gente que ficou no Pernambuco !!
Sou Isabel Cristina Cordeiro.
Sou Cordeiro moro em João Pessoa. PB
eu sinto desde criança que faço parte dos judeus mais não tenho como prova , eu só de Sobral ceara, e sobrenome lopes , dizem que um dia todos judeus vai volta para suas origens, gostaria de ser um deles adoro o povo judeus, gosto dos seus costume ,
francisca Lopes , Lopes bom dia. Família Lopes em Portugal está entre as mais conhecidas na inquisição por " crime de judaísmo" . Não basta ser judeu no papel. "Ame ao Senhor teu Deus com toda tua força, com todo o teu coração e de toda tua alma". Família Lopes foi jogada na fogueira no Rossio em Portugal atrás da Praça do Comércio centro de Lisboa. O povo fugiu mesmo para todo canto que lhe foi possível.
Queria saber se seu lopes tem ligação com os lopes de Aquiraz?
tambem sou lopes , meu pai é de alagoas , união dos palmares pra ser mais exato
Olá, também possuo o sobrenome Lopes no RS
Eu tbm penso como vc e quero muito ser e voltar para nossa origem.