A HISTÓRIA VERDADEIRA DE ESTER A RAINHA DA PÉRSIA//PRA.IONE SANTOS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 авг 2024
  • A HISTÓRIA VERDADEIRA DA RAINHA ESTER//PRA.IONE SANTOS
    A história da rainha Ester é uma das mais conhecidas da Bíblia. É difícil encontrar alguém que não saiba quem foi Ester. Seu nome hebraico era Hadassa, que significa “murta”, e ela foi criada por seu primo Mardoqueu na cidade de Susã, na Pérsia. O significado do nome Ester é incerto, mas alguns estudiosos acreditam que este nome seja derivado da palavra persa para “estrela”.
    De acordo com a Bíblia, o rei Assuero, conhecido na história como Xerxes I, destitui sua rainha Vasti durante um banquete no terceiro ano de seu reinado. Tempos depois, Assuero resolveu encontrar uma nova rainha entre as donzelas de seu reino. Foi nesse contexto que a jovem Ester foi escolhida como a mais bela de todo o Império da Pérsia e se tornou rainha em lugar de Vasti. Na sequência da história, a rainha Ester foi uma peça fundamental dentro do plano de livramento que Deus concedeu ao seu povo. Por causa da trama de um dos ministros mais poderosos da Pérsia chamado Hamã, o povo judeu esteve sob forte ameaça, mas providencialmente o Senhor usou Ester para preservar o seu povo escolhido.
    Ester era uma jovem órfã, filha de Abiail, e, como já dissemos, uma judia exilada na Pérsia. Ester foi criada por seu primo Mardoqueu. O nome Ester muito provavelmente vem do persa stara e significa “estrela”, mas alguns intérpretes sugerem que talvez seu nome tenha ligação com o nome de uma deusa babilônica, a Ishtar. Já seu nome hebraico era Hadassa, que significa “murta”, um tipo de arbusto.
    No texto bíblico, Ester é descrita como uma mulher que possuía notável beleza, tanto que foi contada entre as mais formosas do reino. O texto bíblico também enfatiza a bravura e a lealdade de Ester para com o povo judeu.
    Certo dia, o rei da Pérsia realizou uma festividade para o povo na fortaleza de Susã. Enquanto ele dava um banquete para homens, sua esposa, a rainha Vasti, oferecia um banquete às mulheres na casa real.
    Em um determinado momento, o rei Assuero mandou chamar Vasti, ordenando que ela entrasse em sua presença usando a coroa real. A rainha se recusou a cumprir tal ordem, porque, muito provavelmente, implicava em alguma situação desonrosa à ela.
    Com a recusa da rainha, Assuero a destitui do posto. Mais tarde, ele foi aconselhado a convocar as moças virgens e de boa aparência que havia em seu reino, e Ester estava entre essas jovens. Ester então alcançou favor na corte de Assuero, isto é, ela conseguiu o agrado necessário para poder sobreviver na corte. Obviamente isso foi resultado da providência divina (cf. Et 2:17; 5:2).
    Ester foi submetida a um tipo de tratamento de beleza durante doze meses. Passado esse período, Ester foi conduzida por um dos eunucos a presença do rei. As jovens eram levadas ao rei e depois não retornavam mais a ele, exceto se o rei gostasse de alguma e a chamasse pelo nome.
    Isto foi o que aconteceu com Ester. “O rei amou a Ester mais do que todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens” (Et 2:17). Assim, Ester foi coroada rainha no lugar de Vasti. Foi feito um banquete pela coroação de Ester. Após se tornar rainha, Ester passou a viver no palácio em Susã.
    Hamã, um importante príncipe do império da pérsia, resolveu destruir todos os judeus que havia no reino de Assuero, por conta de que Mardoqueu não se inclinava perante ele. A descrição de Hamã como “o agatita” sugere uma possível origem amalequita, povo que era inimigo mortal de Israel.
    Mardoqueu contou a Ester o terrível plano de genocídio que Hamã iria executar, e lhe pediu para interceder perante o rei. A rainha Ester não podia entrar na presença do rei sem que fosse chamada, pois isso significaria colocar sua própria vida em risco.
    Após os três dias, Ester se aprontou com seus trajes reais e entrou no pátio interior da casa do rei. Assuero, assentado em seu trono, viu Ester parada no pátio e estendeu o cetro de ouro que tinha na mão em favor de Ester, permitindo que ela se aproximasse.
    O rei perguntou o que ela queria, e disse-lhe que daria a ela até mesmo metade de seu reino. Ester, agindo com muita sabedoria, apenas o convidou juntamente com Hamã para participar de um banquete que ela havia preparado. Na ocasião do banquete, Ester solicitou permissão para preparar um segundo banquete no dia seguinte.

Комментарии • 13

  • @BrunaAlmeida-xj6ci
    @BrunaAlmeida-xj6ci Месяц назад +1

    Nossa como a história de Ester é linda, uma mulher que nos inspira com fé, coragem e determinação.Ela foi muito corajosa e muito sábia para lidar com a situação que Hamã armou pro povo judeu.

  • @iraildavenuto446
    @iraildavenuto446 Месяц назад +4

    A História é fascinante....

  • @zileidepereira4080
    @zileidepereira4080 Месяц назад +3

    Linda história ❤

    • @pra.ionesantos
      @pra.ionesantos  Месяц назад

      Essa história da bíblia é muito linda..... Gratidão.

    • @BrunaAlmeida-xj6ci
      @BrunaAlmeida-xj6ci Месяц назад

      É verdade a história de Ester é muito linda, nesse canal tem cada história bonita da bíblia.

  • @missionarialilmartinelli1359
    @missionarialilmartinelli1359 Месяц назад +3

    Que história fascinante e intrigante sobre Ester por está história podemos ver o quanto Deus é misericordioso com seu povo e como a rainha Ester foi usada por Deus para livrar seu povo desse mau Hamã.

  • @marcelolaureano7817
    @marcelolaureano7817 Месяц назад +1

    Muito linda essa história de Ester! Porém a novela da Record está errada!!

  • @presbiteroruanlupen9295
    @presbiteroruanlupen9295 Месяц назад +1

    Nada fica oculto dos olhos de Deus e nessa história de Ester podemos ver isso perfeitamente Hamã achou que ia se dar bem mas a justiça de Deus não falha.