HAMARTIOLOGIA - Doutrina do Pecado - Adão e Eva foram Salvos ? - aula 4

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 ноя 2024

Комментарии • 2

  • @PastorJosielSaraivaTeologia
    @PastorJosielSaraivaTeologia  4 дня назад +1

    HAMARTIOLOGIA - Doutrina do Pecado - Adão e Eva foram Salvos ? - aula 4
    ADÃO FOI SALVO ? Eva foi salva ?
    No tocante a salvação Adão depois de seu fracasso, as Escrituras mostram todas as provas e evidências desse delito, porém, ao mesmo tempo mostram serem elas fracas e insuficientes quando comparadas ao supremo sacrifício de Cristo como propiciação dos pecados. Nesse sacrifício, existe por parte de Deus uma oferta a todos e, a morte de Cristo desde a fundação do mundo deve ter sentido especial. E Deus oferece uma oportunidade para todo aquele que crê no valor expiatório da morte de Cristo. Se Cristo já tinha morrido no eterno querer de Deus desde a fundação do mundo, que antecede a criação de Adão e de sua mulher, esta oferta por parte de Deus já se encontrava em evidência quando o homem pecou. Jesus durante sua vida terrena mostrou o grande perigo de sua rejeição, dizendo: Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados (Jo 8.24). Certamente desde os tempos imemoráveis quando somente existia o Deus Trino e Uno, Cristo já era parte do plano divino na obra da redenção.
    Em o Novo Testamento, Jesus retratou a vida humana ideal como a vida de comunhão com Deus. Jesus localizava a fonte do pecado no íntimo dos homens. Dessa maneira Jesus aprofundou muito o senso da culpa, o padrão elevadíssimo de sua própria vida tornou-se a medida da obrigação humana, e ao mesmo tempo o critério do julgamento contra o pecado nas três divisões maiores da pessoa humana: espírito, alma e corpo. Mas mostrou que sua redenção é completa para justificar o homem no seu todo dando lhe a promessa da vida presente e da que há de vir. No caso de Adão e de sua mulher não existe exceção por parte de Deus e, existem vários pontos [além dos motivos que citamos neste capítulo] que nos levam a aceitar a redenção de Adão, mesmo que estes não apresentem maiores esclarecimentos no tocante a isto, mas podem ser analisados através do método de dedução, quando estes são visualizados no contexto da misericórdia divina. Analisaremos alguns destes pontos e depois chegaremos uma conclusão dentro do nosso próprio raciocínio. Pressupõe-se em Gn. 3.9-21 o arrependimento e perdão de Adão, ainda que isso não esteja explicito. É certo que algumas observações registradas de Adão e Eva indicam que de início se evadiram da responsabilidade pessoal por terem comido do fruto proibido. Adão lançou a culpa sobre Eva e essa condenou a serpente. Cremos que mediante as medidas disciplinares tomadas pelo Senhor, isso trouxe tristeza segundo Deus ao casal e isso certamente produziu arrependimento para salvação (2 Co 7.10).
    Um dos pontos importantes que liga Adão à Cristo é a genealogia da humanidade que fora feita por Lucas em seu Evangelho capítulo 3. O de Mateus 1 é puramente judaica - começando por Cristo, passando por Davi e desce até Abraão. Agora, ligaremos a palavra filho de... partindo de Cristo e indo até a Adão - onde se diz que ele é filho de Deus.
    E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de... Adão e Adão de Deus (Lc 3.23,38). O pecado é a falta de comunhão, Adão perdeu esse elo entre si e Deus quando desobedeceu a sua ordem divina, entretanto, Deus o procurou para lhe mostrar o caminho da cruz de Cristo (Gn 3.15). Cremos que na mente de Adão e de sua mulher, soava constantemente o som das palavras do Criador com respeito a esta promessa, que envolvia a semente da mulher que era Cristo. Então Adão entendeu que, aquela semente era divina, mas que do ponto de vista humana de observação, ela seria cumprida por intermédio dele e de sua mulher, através da sucessão das famílias nas gerações que se seguiam. O que lhe levou evidentemente a procurar orientar seus filhos nos retos caminhos do Senhor (Gn 4.4,26).
    Um casamento perfeito.
    Quando Jesus foi arguido pelos fariseus com relação ao divorcio, ele toma como exemplo de união perfeita, Adão e sua mulher, dizendo: Não tendes lido que aquele que os fez [Adão e Eva] no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão numa só carne? (Mt 19.4-5). Estas palavras de Jesus nos levam a entender que, no lar de Adão e sua esposa mesmo depois da queda de ambos, continuou o temor seguido pela adoração. Lemos logo a seguir que Abel era temente a Deus, e que Enos neto de Adão, começou a invocar o nome do Senhor (Gn 4.26). Isso não podia acontecer por acaso, mas certamente foi por meio da orientação de Adão e de sua esposa.
    ITADESP - Instituto Teológico das Assembleia de Deus de São Paulo
    Diretor Geral Pastor e Mestre Josiel Saraiva
    Curso de Teologia: Básico, Médio, Bacharel e Mestrado - 100% Online
    Contatos:
    Link da Escola de Teologia, só clicar aqui neste link bit.ly/3es6vHr
    WhatsApp 11 980223730

  • @Silverio-ob4dt
    @Silverio-ob4dt 4 дня назад

    Muito bom mestre