Curiosíssima a ponderação sobre a relação entre os 'anestésicos locais' e o 'potencial de ação' celular que, aliás, não foi abordado em nenhum outro vídeo que assisti acerca do tema! Obrigado por compartilhar!
Oi, achei importante adicionar sobre o período refratário que acontece após o potencial de elétrico de repouso ser estabelecido pelos canais de K regulado por voltagem, quando eles permanecem abertos por um período a mais de tempo, garantindo que a célula não responda a nenhum outro estímulo tão imediatamente. Obviamente, quem "corrige" o período refratário é a Bomba de Na/K. Acho relevante porque muitas drogas cardiovasculares antiarrítmicas mexem com o período refratário em conjunto com o potencial de ação.
Muito obrigada!!!! Seus vídeos estão me ajudando bastante, minha professora segue quase o mesmo esquema que tu. Usamos o Gyuton TB. Muito bom! Parabéns
Oi Caríssimo, me tira uma dúvida. No potencial de repouso, a célula n está na ordem de -70 mv ? O valor de - 90 mv n seria uma hiperpolarização? Desculpe a indagação, é pq no início do vídeo vc fala diferente disso e aprendi como disse aqui, no caso aprendi errado?
Olá Dayanna, é uma excelente pergunta. Eu usei como referência nessa aula o livro Tratado de Fisiologia Médica - Guyton e Hall. Como mostro na figura no minuto 5:34, o potencial de repouso é de - 90. Em outra bibliografia como Fisiologia Humana - SIlverthorn eles consideram o potencial de repouso como - 70 como você disse. Em outro livro Fisiologia Médica - Boron, eles afirmam: "Células do músculo esquelético, células cardíacas e neurônios tipicamente têm potenciais de membrana de repouso que variam de -60 a -90 mV". Então podemos concluir que não há um valor fixo, mas sim uma variação. Agradeço sua pergunta.
O potencial de ação não possui só 3 fases....depois da repolarização, vem a hiperpolarização,que vai bem abaixo de -90 .... e depois volta para a fase de repouso, essa explicação está errada....outra coisa, depois que o canal abre, a próxima fase não é fechar e sim inativar.... a sequência é essa Abre - inativa - fecha e depois abre de novo....
Detalhes importantes abordados, obrigado
Pensei que estava incompleto até ver o final todo... seu conteúdo é muito completo, parabéns...
Moço muito obrigado por explicar tão bem, meu medo de pegar DP em fisio passou depois de conhecer seu canal. 😄
Haha que bom, fico muito feliz! Não vai pegar DP nãaao, qualquer coisa estamos aí ;)
Ajudou muito, obrigada!
Muito bom! obrigada
Curiosíssima a ponderação sobre a relação entre os 'anestésicos locais' e o 'potencial de ação' celular que, aliás, não foi abordado em nenhum outro vídeo que assisti acerca do tema!
Obrigado por compartilhar!
Muito obrigado pelo comentário, fico feliz em ajudar!
Parabéns. Excelente aula!
Professor maravilhoso
Obrigado pelo elogio!
Moço , parabéns! 😙
Aula maravilhosa!
Oi, achei importante adicionar sobre o período refratário que acontece após o potencial de elétrico de repouso ser estabelecido pelos canais de K regulado por voltagem, quando eles permanecem abertos por um período a mais de tempo, garantindo que a célula não responda a nenhum outro estímulo tão imediatamente. Obviamente, quem "corrige" o período refratário é a Bomba de Na/K.
Acho relevante porque muitas drogas cardiovasculares antiarrítmicas mexem com o período refratário em conjunto com o potencial de ação.
Excelente aula.
Muito bom!
Suas aulas são maravilhosas!!!! Parabéns, muito sucesso!!!
Agradeço seu comentário 😉
Parabéns vc descomplica tudo! kkk Muito obrigada
Naiara fico muito feliz com seu comentário haha! =)
Então o platô é um intervalo maior antes da repolarização? Ah! muito obrigado pelas aulas maravilhosas!
Show de bola!! Faz um video sobre as funções das sinapses e neurotransmissores. Obrigada deis de já!
O próximo vídeo será sobre placa motora e fenda sináptica ;)
valeu
Faz um vídeo sobre sistema nervoso central e periférico. Sinapse da placa motora. Sistema sensorial e controle motor de reflexos!!
Luana, acabou de sair um vídeo sobre placa motora ;)
Muito obrigada!!!! Seus vídeos estão me ajudando bastante, minha professora segue quase o mesmo esquema que tu. Usamos o Gyuton TB. Muito bom! Parabéns
Que bom que estou ajudando. Obrigado pelo feedback =D
Show
Parabéns pelo trabalho! 👏👏👏❤Mais uma inscrita!
Obrigaado Mayara, agradeço =)
Muito show 👏👏
Amanda Lima Muito obrigado :D
Excelente aula!!! Queria saber como o o Cloreto de potássio em excesso pode levar ao óbito. A célula hiperpolariza? Se sim, como? Desde já agradeço!!!
👏👏👏
Didatico demais!!!
Oi Caríssimo, me tira uma dúvida.
No potencial de repouso, a célula n está na ordem de -70 mv ?
O valor de - 90 mv n seria uma hiperpolarização? Desculpe a indagação, é pq no início do vídeo vc fala diferente disso e aprendi como disse aqui, no caso aprendi errado?
Olá Dayanna, é uma excelente pergunta. Eu usei como referência nessa aula o livro Tratado de Fisiologia Médica - Guyton e Hall. Como mostro na figura no minuto 5:34, o potencial de repouso é de - 90. Em outra bibliografia como Fisiologia Humana - SIlverthorn eles consideram o potencial de repouso como - 70 como você disse. Em outro livro Fisiologia Médica - Boron, eles afirmam: "Células do músculo esquelético, células cardíacas e neurônios tipicamente têm potenciais de membrana de repouso
que variam de -60 a -90 mV". Então podemos concluir que não há um valor fixo, mas sim uma variação. Agradeço sua pergunta.
É isso mesmo, voce falou bem....essa explicação dele tá errada...é melhor seguir o livro de Fisiologia Humana Silverthorn 7ª Edição
O potencial de ação não possui só 3 fases....depois da repolarização, vem a hiperpolarização,que vai bem abaixo de -90 .... e depois volta para a fase de repouso, essa explicação está errada....outra coisa, depois que o canal abre, a próxima fase não é fechar e sim inativar.... a sequência é essa Abre - inativa - fecha e depois abre de novo....