Para complementar o vídeo também com experiências próprias. Fiz licenciatura em Química e também mestrado em Química e "encaixei" o mestrado enquanto dava aulas em cursinho. Na minha opinião uma coisa que deve sim ser levada em consideração é : Qual seria a sua pesquisa. Por exemplo, se você pretende seguir com alguma pesquisa que você fez durante a faculdade (quem sabe até o seu TCC) a tendência é que isso seja menos puxado, pois você estará trabalhando com um assunto ao qual você já possui certo domínio e isso facilita bastante. No entanto, se você for doido igual a mim que resolveu fazer mestrado em uma área que você nunca havia trabalhado antes ( Química Computacional) tenha certeza de que você consegue organizar muito bem seu tempo e esteja disposto a ficar algumas noites sem dormir ou de não ter alguns fins de semana. Basicamente, minha rotina era: De segunda a sexta dava aulas ( ~ 15h por semana) e o resto do tempo ficava no laboratório. Fim de semana era para colocar em dia as coisas do mestrado e preparar as aulas da próxima semana. No fim das contas, foi sofrido ? foi. Mas, se voltasse no tempo eu faria de novo com certeza. E para finalizar, duas dicas gerais para quem optar por fazer mestrado: 1) Cuidado com o escopo do seu trabalho. Você não precisa reinventar a roda e nem fazer algo que mude o mundo. Tenha noção de que você está ali para contribuir com o conhecimento científico seja lá qual for o tamanho desta contribuição. 2) Não subestime o tempo de duração. Ao menos na faculdade que fiz, o mestrado são 2 anos sendo que o 1° ano você praticamente só faz matérias (no meu caso, escolhi "diluir" a carga de matérias ao longo de 1,5 anos ). Desta forma, reveja o conselho (1) e pense que no fim das contas você só vai ter 1 ano para se dedicar 'completamente' a sua pesquisa.
Oi João, obrigada por compartilhar sua experiência ! Você levantou pontos que também são muito importantes para reflexão. Fico feliz que deu tudo certo, a gente sofre mas faria tudo de novo rsrs
João, muitíssimo obrigado. Basicamente sua trajetória foi exatamente o que estou passando agora. Terminei a graduação (Química) direto para o mestrado (Ciências de materiais) e estou na fase do se dedicar pq é uma área completamente nova para mim. Pretendo trabalhar, mas estou receoso com o andamento das disciplinas e ao projeto. Encontrei emprego, mas infelizmente era carga horária muito grande e tive que recusar. Obrigado pelas dicas.
Fiz Ciências Biológicas trabalhando (noturno), não foi fácil. Mas, meu amigos, a pós -graduação... MEU DEUS. O edital da Fiocruz diz sextas e sábados, mas existe o "centro de estudos", temos que assistir defesas e palestras (maravilhosas, mas com horários horríveis 9h/10h/13h). Financeiramente foi sacrificantes, pois tive que me limitar na quantidade de turmas. Conclusão: terminei em quase 3 anos (o tempo certo é de 1 ano e meio, max 2). Foi um dos períodos mais difíceis. Mas a gente sabe que ser educador / estudante não é fácil mesmo nesse país. Força e foco para todos!
Sou formada também em Ciências Biológicas, e dou aula pelo PSS aqui no Paraná, estou com carga horária bem acessível 15h, porém distribuída a semana toda. Passei na seleção do mestrado e agora me bateu essa preocupação kkkk, não sei se o estado será "flexível" quanto a liberação das aulas, acredito q não
Sim, me organizei para concluir todas as disciplinas no mesmo ano, 2021, e deixar esse somente para a pesquisa. Minha qualificação já está marcada para fim do ano, e a defesa 2023. Quanto conciliar trabalho + estudo, deixei um dia da semana sem aula esse ano para eu dedicar o dia para o mestrado. E minha carga horária na escola atualmente está em 26h.
@@sabrinaangelariboli4566 Que legal, parabéns pelo esforço. E como ficaram os horários das aulas da escola e as disciplinas do mestrado? Conseguiu encaixar tudo? Sucesso pra ti
Prof querida, muito obrigada, passei no mestrado com suas dicas. Fiquei super tranquila na Arguiçao Oral, Obrigada por compartilhar neste canal. Sucesso...!
Nossa minha querida. Acabei de ver o mestrado. E a dúvida surgiu. mas realmente em tempos de hoje é difícil você se dedicar só nos estudos. Terei que fazer as duas atividades.
Professora Excelente vídeo! Muito obrigado. Eu tenho o Sonho de Ser Professor Universitário na Puc porém. É necessário ter o mestrado, trabalho em uma empresa das 8hs as 18hs. Estou pensativo em relação em como irei me dedicar ao Mestrado. Obrigado
Não tinha nome melhor pra esse canal! Adorei! 👏. Meu sonho é fazer Doutorado, e pelo tema do video que eu cai, com certeza a dúvida é se dá pra conciliar...
Estou nessa sinuca de bico. Passei no mestrado em engenharia de potência na UFMG e infelizmente não posso me dedicar de forma integral ao mestrado. Eu trabalho em regime CLT em horário fixo e as disciplinas são em horários as quais não posso 😓
A minha maior insegurança é contratação. Algumas empresas de arquitetura evitam contratar mestrandos...Para mim o problema não é o quão puxado, e sim que eu preciso trabalhar tbm 😪
Me formei, farei 3 pós, após isso iniciarei se deus quiser o mestrado, fiz direito, porém o mestrado será em outra área (religião ou educação), trabalho 10 horas por dia na área educacional. Será que dá pra fazer mestrado (online) assim nesse tempo?
Confesso, tem sido complicado :/... Meus chefes não entendem e não gostam muito da ideia e eu não poder ir a reuniões, simplesmente porque eu tenho aula. Tenho sofrido tanto com isso...
Ana Lívia, achei muito legal e agregador teu vídeo...no meu caso eu quero fazer mestrado e precisarei trabalhar (mesmo que poucas horas, já que serei estudante internacional e a bolsa é uma alternativa bastante disputada) enfim, questionamentos são sempre bem-vindos! Só discordo de você numa coisa: o Pio não foi chato, acho até que foi a cereja do bolo! hahaha Abraço (pros 2)
Pode, desde que no seu trabalho já esteja acordado esse tempo disponível. O que não pode é ser bolsista do mestrado( receber auxilio financeiro) e trabalhar.
Me cite nomes de mestrados para mim, ou estou terminado o curso seu que ainda está longe de fazer mestrado mas eu me interesso muito em fazer será que fazendo online da boa, eu sou de Palmeira Paraná. Pode citar alguns nome para mim?
Foi uma benção cair no seu vídeo kkkk. A louca aqui estava toda animada com um edital para mestrado, já fui organizando até que me deparo com o horário das aulas, e foi assim, depois de ver seu vídeo que eu nunca conseguiria fazer nesse momento. Fazendo 2 pós e com 40h em escola pública. De certo estava achando que o dia tinha mais horas para querer fazer tudo kkkk. Obrigada!
Olá ! Muito boas dicas. Eu consigo fazer o mestrado acadêmico sendo CLT? Minha dúvida seria em relação à dedicação exclusiva… seria a mesma facultativa?
Consegue sim! O que você teria que olhar são os horários das disciplinas, pra ver se não irá coincidir com seu horário de trabalho. Mas, se você organizar direitinho.. é possível sim!
A capes avalia os programas de pós graduação do Brasil. Eles dão note de 3 a 7, sendo 7 um programa de excelência. Os programas com conceito A possuem uma nota menor que 3
Estou nessa sinuca de bico. Passei no mestrado em engenharia de potência na UFMG e infelizmente não posso me dedicar de forma integral ao mestrado. Eu trabalho em regime CLT em horário fixo e as disciplinas são em horários as quais não posso 😓
Para complementar o vídeo também com experiências próprias. Fiz licenciatura em Química e também mestrado em Química e "encaixei" o mestrado enquanto dava aulas em cursinho.
Na minha opinião uma coisa que deve sim ser levada em consideração é : Qual seria a sua pesquisa.
Por exemplo, se você pretende seguir com alguma pesquisa que você fez durante a faculdade (quem sabe até o seu TCC) a tendência é que isso seja menos puxado, pois você estará trabalhando com um assunto ao qual você já possui certo domínio e isso facilita bastante.
No entanto, se você for doido igual a mim que resolveu fazer mestrado em uma área que você nunca havia trabalhado antes ( Química Computacional) tenha certeza de que você consegue organizar muito bem seu tempo e esteja disposto a ficar algumas noites sem dormir ou de não ter alguns fins de semana.
Basicamente, minha rotina era: De segunda a sexta dava aulas ( ~ 15h por semana) e o resto do tempo ficava no laboratório. Fim de semana era para colocar em dia as coisas do mestrado e preparar as aulas da próxima semana.
No fim das contas, foi sofrido ? foi. Mas, se voltasse no tempo eu faria de novo com certeza.
E para finalizar, duas dicas gerais para quem optar por fazer mestrado:
1) Cuidado com o escopo do seu trabalho. Você não precisa reinventar a roda e nem fazer algo que mude o mundo. Tenha noção de que você está ali para contribuir com o conhecimento científico seja lá qual for o tamanho desta contribuição.
2) Não subestime o tempo de duração. Ao menos na faculdade que fiz, o mestrado são 2 anos sendo que o 1° ano você praticamente só faz matérias (no meu caso, escolhi "diluir" a carga de matérias ao longo de 1,5 anos ). Desta forma, reveja o conselho (1) e pense que no fim das contas você só vai ter 1 ano para se dedicar 'completamente' a sua pesquisa.
Oi João, obrigada por compartilhar sua experiência ! Você levantou pontos que também são muito importantes para reflexão. Fico feliz que deu tudo certo, a gente sofre mas faria tudo de novo rsrs
João, muitíssimo obrigado. Basicamente sua trajetória foi exatamente o que estou passando agora. Terminei a graduação (Química) direto para o mestrado (Ciências de materiais) e estou na fase do se dedicar pq é uma área completamente nova para mim. Pretendo trabalhar, mas estou receoso com o andamento das disciplinas e ao projeto. Encontrei emprego, mas infelizmente era carga horária muito grande e tive que recusar. Obrigado pelas dicas.
É garantido por lei a servidores públicos, horário especial para conciliar com estudos acadêmicos.
Fiz Ciências Biológicas trabalhando (noturno), não foi fácil. Mas, meu amigos, a pós -graduação... MEU DEUS. O edital da Fiocruz diz sextas e sábados, mas existe o "centro de estudos", temos que assistir defesas e palestras (maravilhosas, mas com horários horríveis 9h/10h/13h). Financeiramente foi sacrificantes, pois tive que me limitar na quantidade de turmas. Conclusão: terminei em quase 3 anos (o tempo certo é de 1 ano e meio, max 2). Foi um dos períodos mais difíceis. Mas a gente sabe que ser educador / estudante não é fácil mesmo nesse país. Força e foco para todos!
Sou formada também em Ciências Biológicas, e dou aula pelo PSS aqui no Paraná, estou com carga horária bem acessível 15h, porém distribuída a semana toda. Passei na seleção do mestrado e agora me bateu essa preocupação kkkk, não sei se o estado será "flexível" quanto a liberação das aulas, acredito q não
@@sabrinaangelariboli4566 conseguiu?
Sim, me organizei para concluir todas as disciplinas no mesmo ano, 2021, e deixar esse somente para a pesquisa. Minha qualificação já está marcada para fim do ano, e a defesa 2023.
Quanto conciliar trabalho + estudo, deixei um dia da semana sem aula esse ano para eu dedicar o dia para o mestrado.
E minha carga horária na escola atualmente está em 26h.
@@sabrinaangelariboli4566 Que legal, parabéns pelo esforço. E como ficaram os horários das aulas da escola e as disciplinas do mestrado? Conseguiu encaixar tudo? Sucesso pra ti
Prof querida, muito obrigada, passei no mestrado com suas dicas. Fiquei super tranquila na Arguiçao Oral, Obrigada por compartilhar neste canal.
Sucesso...!
Nossa minha querida. Acabei de ver o mestrado. E a dúvida surgiu. mas realmente em tempos de hoje é difícil você se dedicar só nos estudos. Terei que fazer as duas atividades.
Professora Excelente vídeo! Muito obrigado. Eu tenho o Sonho de Ser Professor Universitário na Puc porém. É necessário ter o mestrado, trabalho em uma empresa das 8hs as 18hs. Estou pensativo em relação em como irei me dedicar ao Mestrado. Obrigado
Não tinha nome melhor pra esse canal! Adorei! 👏.
Meu sonho é fazer Doutorado, e pelo tema do video que eu cai, com certeza a dúvida é se dá pra conciliar...
Estou nessa sinuca de bico. Passei no mestrado em engenharia de potência na UFMG e infelizmente não posso me dedicar de forma integral ao mestrado. Eu trabalho em regime CLT em horário fixo e as disciplinas são em horários as quais não posso 😓
Você ainda faz o mestrado?
Obrigado pelo conteúdo! Muito bom ouvir suas palavras Hahaha Estava precisando conversar sobre isso.
Imagino que não seja fácil. Mas ano que vem, terei que abraçar este novo desafio
Oi Camila, boa sorte na sua nova jornada ! Espero que dê tudo certo :)
Obrigado pelas dicas.. seu conteúdo é muito bom.
Rainhaaaaaa, perfeitos 🐥!
A minha maior insegurança é contratação. Algumas empresas de arquitetura evitam contratar mestrandos...Para mim o problema não é o quão puxado, e sim que eu preciso trabalhar tbm 😪
Mestrado eh pra quem quer dar aula em uni e IF. Se vc não quer isso não faz.
Me formei, farei 3 pós, após isso iniciarei se deus quiser o mestrado, fiz direito, porém o mestrado será em outra área (religião ou educação), trabalho 10 horas por dia na área educacional. Será que dá pra fazer mestrado (online) assim nesse tempo?
Confesso, tem sido complicado :/... Meus chefes não entendem e não gostam muito da ideia e eu não poder ir a reuniões, simplesmente porque eu tenho aula. Tenho sofrido tanto com isso...
Que vídeo incrível!!!
Ana Lívia, achei muito legal e agregador teu vídeo...no meu caso eu quero fazer mestrado e precisarei trabalhar (mesmo que poucas horas, já que serei estudante internacional e a bolsa é uma alternativa bastante disputada) enfim, questionamentos são sempre bem-vindos! Só discordo de você numa coisa: o Pio não foi chato, acho até que foi a cereja do bolo! hahaha
Abraço (pros 2)
Também achei que o Pio foi um diferencial no Vídeo 🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você sabe me dizer se o Mestrado é a distância ou presencial?
Na Unicamp por exemplo,você sabe?
Já desisti da ideia após esse vídeo kkk
Se for o mestrado acadêmico no qual você tem que assinar até um termo afirmando que tem tempo disponível pro mestrado, você pode trabalhar por fora?
Pode, desde que no seu trabalho já esteja acordado esse tempo disponível. O que não pode é ser bolsista do mestrado( receber auxilio financeiro) e trabalhar.
Poxinha, queria tanto dar aula. Mas pelo visto não dará.
Com uma pós graduação você consegue! Quando for possível faz o mestrado
amigo faz mestrado ead na must university, vai pagar pra reconhcer mas vale a pena
Me cite nomes de mestrados para mim, ou estou terminado o curso seu que ainda está longe de fazer mestrado mas eu me interesso muito em fazer será que fazendo online da boa, eu sou de Palmeira Paraná.
Pode citar alguns nome para mim?
Qual seu curso? Você precisa entrar no site da universidade do seu interesse e ver quais mestrados eles oferecem para sua área de formação.
@@eduardacaspin licenciatura em química
Muito elucidativo, obrigada! O seu mestrado foi acadêmico ou profissional?
O meu foi acadêmico 😉
Foi uma benção cair no seu vídeo kkkk. A louca aqui estava toda animada com um edital para mestrado, já fui organizando até que me deparo com o horário das aulas, e foi assim, depois de ver seu vídeo que eu nunca conseguiria fazer nesse momento. Fazendo 2 pós e com 40h em escola pública. De certo estava achando que o dia tinha mais horas para querer fazer tudo kkkk. Obrigada!
Ana tem algum vídeo sobre a etapa de entrevista proposto pela banca ? com dicas
Oi Wallaks ! Ainda não, mas irei fazer um vídeo sobre isso. Obrigada pela dica :)
Olá ! Muito boas dicas.
Eu consigo fazer o mestrado acadêmico sendo CLT? Minha dúvida seria em relação à dedicação exclusiva… seria a mesma facultativa?
Consegue sim! O que você teria que olhar são os horários das disciplinas, pra ver se não irá coincidir com seu horário de trabalho. Mas, se você organizar direitinho.. é possível sim!
Oque seria capes A...seria pior que o 3?
A capes avalia os programas de pós graduação do Brasil. Eles dão note de 3 a 7, sendo 7 um programa de excelência. Os programas com conceito A possuem uma nota menor que 3
@@vocesodaaula compensa fazer mestrado com capes A? Ou melhor tentar um com no minimo 3?
@@AndreiHirata Melhor tentar um que tenha no mínimo 4.
Não aconselho!
Pq. ? 0.o
Você é bolsista?
Estou nessa sinuca de bico. Passei no mestrado em engenharia de potência na UFMG e infelizmente não posso me dedicar de forma integral ao mestrado. Eu trabalho em regime CLT em horário fixo e as disciplinas são em horários as quais não posso 😓