▸ SOBRE A SÉRIE MEMO Estamos criando um aplicativo para pessoas desenvolvedoras que buscam acelerar o desenvolvimento profissional, ganhando confiança em resolver pequenos problemas e reforçando tópicos de cursos através de exemplos práticos em forma de flashcards. Repositório: github.com/olmps/memo/ Playlist: ruclips.net/p/PLXA_TifFgaBAu0l39GWyJVVr0azXpV9wz Newsletter: lucasmontano.pingback.com/ ▸ O TIME olmps.co/ ▸ PATROCINADORES DA SÉRIE Maratona Discover: Aprenda programação na prática. E de graça. bit.ly/lucas-montano-maratonadiscover Startup Life Podcast: O seu podcast sobre negócios, tecnologia e inovação. bit.ly/lucas-montano-startup-life Pingback: Crie conteúdo com total liberdade. bit.ly/lucas-montano-pingback
Inpiradora a tua história, estou em um momento parecido, comecei minha carreira em uma startup. Desde a fundação até a aquisição por um grande e-commerce da Américana Latina, participei de todas as fases do projeto. Porém agora depois de alguns anos sinto uma frustação de as coisas estarem indo em passos lentos devido a toda burocrácia, e mesmo ganhando um bom salário me sinto da mesma forma que ti.
Bom, vamos lá... Tenho 18 anos e como todos estão contando algum momento difícil... O meu foi assim Aos 17 anos estudando muito, prestei ENEM e pela minha nota passei no curso de Engenharia de Software na federal do Paraná (que era meu sonho), e eu então corri e fui morar a 800Km de onde moro (interior de São Paulo). Comecei as aulas, aluguei uma casa com ajuda dos meus pais que me davam apoio financeiro enquanto eu estava correndo atrás de emprego lá na cidade, e então veio a pandemia que pegou firme e meus pais ficaram desempregados e eu não consegui nenhuma entrevista de emprego....voltei para minha cidade e continuei o curso parcialmente online, mas logo parou. Arranjei um bico na minha cidade descarregando e carregando carreta numa transportadora para ajudar a minha família, uma época difícil...minha mãe contraiu covid e ficou entubada, por pouco não morreu... Seguindo, consegui um contrato CLT quando fiz 18 anos como auxiliar de produção na Mezzani (fábrica de alimento, massas), dei meu melhor, e tive atitude de ir no RH me propondo para que se tivesse uma vaga em TI, me chamassem. No próximo dia me chamaram para uma entrevista interna e então saí da produção fabril e fui contratado como técnico de infraestrutura de redes, e atuo nessa área até o momento, graças a Deus, larguei a faculdade e comecei a pagar uma particular EAD e estou conciliando. Agora estou pra migrar pra Analista Programador Júnior dentro da mesma empresa...os momentos mais difíceis são muito importantes e foram pra mim muito importante, hoje estou muito satisfeito e feliz com meu trabalho, graças a Deus!! Não é uma empresa de software, mas como toda empresa, temos as dificuldades e pra mim importa adquirir experiência, e mesmo sendo uma empresa de alimentos, os projetos a serem desenvolvidos são bacanas e desafiadores. Deus abençoe galera, parabéns Lucas, seu canal me motiva!!
Eu mudei do zero acerca de um ano. Formado em Educação física, atuei como Personal Trainer durante 10 anos. Estou em Lisboa. Com a pandemia e início do primeiro lockdown, decidi mudar de carreira. Após 11 meses consegui o primeiro emprego dev. Seis dias depois, fui demitido. Desde a minha primeira entrevista com essa empresa, fui ético e transparente. Resumo: pude perceber que eles queriam um dev( pronto) com um salário de Junior, level entry.Pensa numa frustração. Dez dias despues consegui novamente me recolocar. Desta vez, em uma vaga está mais de acordo com o que procuro. E segue o baile...
Victor, sou seu chará, outro Victor aqui. Sua história me inspira muito e desejo do fundo do coração que dê tudo certo para você meu querido. Grande abraço aqui de SP!
Po cara, sucesso. Você mudou de ramo em 180º, de educação física para TI. Inspirador. Recentemente decidi mudar também, agora estou estudando pra depois procurar minha primeira vaga.
A história em si começa em 10:20 mais ou menos, mas que história, eu iria ficar doida com isso, vc teve muita maturidade e foi muito sábio na decisão e agilidade, nossa show.
Eu não fui demitida no mesmo dia, porém iniciei o trabalho em uma segunda feira, na quinta anunciaram que a empresa estaria fechando o escritório na minha cidade e que todos que quisessem seriam realocados ou então seriam demitidos 🤣 O projeto era legal, era tudo novo e tinha até barista dedicado aos funcionários na cozinha. Demorou seis meses o processo de demissão de mais de 300 funcionários e eu fui uma das que apagou a luz quando tudo acabou 🥲 Eu que já vinha de várias experiências complicadas, acabei considerando desistir de TI, achava que não era pra mim. Porém não desisti e tô aqui agora em uma empresa super legal, com pessoas legais, aprendendo e evoluindo. 😊 (das únicas coisas boas dessa experiência foi que quando fecharam o escritório doaram muita coisa pros funcionários tipo Tv, laptop, monitores, cadeiras kkkkk)
Infelizmente ainda tem muita enrolação depois, a história começa mesmo só lá nos 10:20 e ainda assim é bem enrolado. Encher linguiça para aparecer mais propaganda no youtube...
Motivo da demissão: Ele entrou na empresa e o projeto ja tinha se encerrado, então supostamente ele foi demitido sem fazer nada. No fim ainda é video click bait...
Seus vídeos são muito motivadores, Lucas. Falo a partir de Angola, sou Dev Júnior, não tem sido fácil mas é uma experiência muito boa. Amo a programação.
Atualmente estou como trainee em uma empresa que estou gostando muito mas minha jornada até chegar aqui foi paulada kkkkkk Tinha terminado a faculdade de Tecnologia em Sistemas para Internet e já tinha um técnico em TI mas nada de conseguir em emprego como programadora, nem estágio. Eu trabalhava como suporte técnico em uma empresa q tinha desenvolvimento e eu sempre pegava algumas coisas de dev, principalmente com banco de dados e meu chefe na época queria que eu fizesse um sistema mas n me fez proposta de ir pra programação eu falei que só ia fazer se fosse transferida pq tinha 2 empresas querendo me contratar (mentira uma era um contrato q tava parado e outra era um processo seletivo q tava participando). Ele me perguntou quanto tavam me oferecendo e quando falei ele riu e disse "TUDO ISSO SEM EXPERIÊNCIA !?", ali eu sabia q ele n ia me transferir pra programação nunca e pedi demissão. Ainda bem que passei no processo seletivo como trainee na empresa que estou agora, mudei de estado, estou muito feliz e eles ainda me pagam uma pós graduação
O segredo quando a m... acontece é como você reage a situação. Também tenho minha história de derrota e curioso é que ela me trouxe de volta pra TI. Sou professor e morava em uma cidade bem pequena; até que um dia fui convidado a trabalhar em um grande projeto de ensino na capital. Resolvi arriscar. Larguei emprego, deixei mulher e filha e fui. Em resumo: 3 semanas e o projeto terminou. Só que ao invés de pegar o pouco dinheiro da rescisão e voltar pra casa resolvi ficar e tentar. Saí ligando pra todos que conhecia, entreguei currículos e acabei me recolocando em menos de 24h em outra cidade que nunca sonhei morar. Já vivo aqui há 7 anos, e por ser uma cidade universitária estou terminando meu curso de Engenharia da computação, curso que sonhava fazer no ensino médio e já havia deixado de lado. Estou no momento trabalhando e tentando ter minhas primeiras experiências profissionais na área. É isso aí. Nunca desistam! Realmente há males que vem pro bem!
Eu sempre falo, tecnologia é meio e não fim. Uma linguagem está para o programador assim como a enxada está para o agricultor. Existem enxadas melhores e enxadas piores, mas o objetivo é ajudar o agricultor a cultivar. Com uma linguagem de programação é a mesma coisa. O que nos diferencia são nossas experiências! Valeu por compartilhar sua história e barbaridade saudades de um mate amargo! Abraços sulistas gaudério véio!
Minha historia: Comecei a trabalha com TI, formanto pcs no interior da Bahia, mas era muito pouco a demanda e eu trabalhei por 10 anos como garçom e cozinheiro, depois de tanto insistir, vim pra sp capital, como sempre fui estudioso e sempre tava codando, fui contratado pra dar aulas de programaçao numa escola para jovens e crianças, depois de um tempo trabalhei codando em JAVA, na epoca tava uma modinha de tirar certificação SJCP ou algo assim, mas nao tirei, sai pq a empresa q fazia parte da escola atrasa o salario e fazia praticas ilegais, tais como banco de horas negativos, onde eles descontavam feriados ou coisas do tipo, tive que entrar na justiça e entre em acordo para receber apenas meu ultimo salario e fgts. Depois comecei a fazer freelas de desgin grafico e web dev, por um ano, ai entrei numa empresa de holding como programador php, mas acabei além disso, sendo designer grafico, ajudando no mkt e corrigindo bug em sites wordpress da equipe de marketing. Por fim a empresa me mandou embora e adivinhe? tbm não me pagou, só que dessa vez não coloquei na justiça e deixei pra lá. Hoje trabalho como freela de design\web dev, e me esforço no meu pequeno estudio de games para pc. Algo interessante que o Lucas fala no video, é que experiencia vc ganha fazendo e tendo historia pra contar, eu mesmo no interior da Bahia e sem vagas, chegava a noite d emadrugada do trabalho de garçom e ia codar, no meu pc antigo e obsoleto, mas codei muito html, css, java, c/c++, c#, JS e estrutura de dados ali. Hoje são minha base, quanso penso q meu software ta rodando lento e pesado lembro das noite que fazia gerenciamento de memoria num render 3D num petium4 e rodava liso.
@@wendsonmayk2580 Sim, vale a pena. O salário é bom tbm. O maior problema é que vc vai sofrer até pegar o necessário pra trabalhar, seja em estagio, seja codando sozinho como foi meu caso. Programar é dificil e não é pra qualquer um, vc vai estudar pra sempre, até o seu ultimo dia de vida. É uma profissão nãp regulamentada, então oq vc ganha ta diretamente ligado ao que o mercado precisa e sua capacidade de resolver. Mas acredite é muito recompensador ter o poder da máquina na sua mão e criar algo. Pra mim é divino rs
@@leyria realmente, estou aprendendo Javascript e quando cheguei na parte das funções fiquei maluco, saber interpretar a situação e traduzir isso em código não está nada fácil pra mim, mas desistir não é uma opção!
@@Pitbullchamadojesus1 não desista meu caro! 1 ano desde meu comentário já aprendi a trabalhar com React, começarei a ver back-end esse mês! As coisas levam tempo mas vão clareando, siga praticando bastante!
Engraçado como a história de Devs são muito parecidas em suas fases. Eu hoje, estou numa fase semelhante à sua no passado. Hoje trabalho em uma grande empresa, talvez uma das maiores Brasileiras e sou Sênior, gosto de trabalhar nesta empresa, mas um dos meus grandes diferenciais não é somente o técnico e empreendedorismo, querer adiquirir isso. Depois de trabalhar em multinacionais (inclusive a HP também como vc, Compaq e IBM) no passado, depois de sair de uma empresa também grande e ir pra uma Startup eu resolvi saír dela a partir pra criar minha empresa pra tentar fazer o mesmo que vc. Isso doi em 2019. Éramos 4 sócios, hoje sou o único dono da empresa e tenho um produto em andamento e mais dois projetos que também estão em andamento. Uma parceria com um parente que trabalha e mora no SV californiano. Mas foram muito mais decepções (e ainda são) do que glória e fama. As dificuldades são enormes a muito variadas, a pior é falta de tempo. Mas a gente não desiste. Esse, pra mim foi um dos melhores vídeos do seu canal. Empatia total contigo.
A indústria oferece oportunidades pra coisas realmente incríveis. No meu primeiro emprego como programador fiz um update sem where numa tabela de config de um sistema EM PRODUCAO. Não fui demitido, pelo contrário tanto pessoas do lado do cliente quanto da minha empresa me ajudaram a corrigir o problema e seguimos a relação. Em outra vez fui demitido de uma empresa onde passei por duas equipes. A primeira que somente me elogiava, a segunda por questões de politicagem só criticava. Com a grana desta demissão (que achei super injusta), consegui financiar o mestrado da minha esposa em Portugal. Este ano completamos 4 anos vivendo na Europa, super felizes. Realmente, "até um pontapé na bunda te faz andar pra frente".
Muitos diriam que não é uma frustração mas.... Eu tenho 21 anos e trabalho em uma multinacional, já fazem 5 anos. Passei por vários departamentos, montagem, qualidade até que cheguei a me tornar analista contábil PL, fui o cara mais jovem a ser contratado como analista, além de não ter concluído a faculdade ainda (ADM). Já vai fazer um ano e meio que estou nessa posição e não aguento mais, sinto que o meu propósito não é esse e não consigo ter forças pra continuar fazendo algo que eu odeio todos os dias. Tenho muita dominância no que faço e sempre sou elogiado. Porém, não estou nem 60% do que já fui. A minha frustração é essa, chegar em um lugar onde muitos queriam estar e não me sentir em paz, como se estivesse em dívida comigo mesmo. Caí aqui pensando que talvez ser programador/desenvolvedor seja um dos caminhos pra encontrar meu propósito.
Como está hoje? Estou na mesma situação, 18 anos, em uma multinacional top como assistente ADM e recente comecei engenharia de software, tô doido pra migrar, comecei aplicar pra estágio msm ganhando menos
Valeu por compartilhar a história! Já tive uma situação semelhante, um job que eu queria muito na area de game dev e fui rejeitado. Mas essa rejeição que deu o drive pra voltar a estudar forte e abriu a possibilidade de dar um salto na minha carreira.
Sobre politicagem eu sempre digo para meus amigos: temos a decisão lógica e a decisão política, uma excluí a outra. Ou aprende como a empresa funciona ou vai embora porque não vai aguentar ou ainda vão pedir para você sair.
Que engraçado o vídeo tem 1 ano e eu a poucas semanas comprei a versão paga do mimo e memo não sei se são os mesmos Devs mas tenho 41 anos e resolvir aprender e mais que isso, entender como ser um developer. E o app está me ajudando consideravelmente. Ótimo Vídeo abraços
Muito legal o teu ídolo ter vivenciado a mesma cidade que você, eu morei em porto alegre a vida toda mas só consegui emprego em tecnologia aqui em Florianópolis
Lucas, acompanho você há muito tempo, acredito que até mesmo antes dos 10k inscritos. Hoje sou dev Júnior e sou grato pelo seu trabalho. Você é uma inspiração para mim e acredito que também é para muitos outros devs. Parabéns pelo trabalho e dedicação com o conteúdo de qualidade. Sucesso!
Eu fui demitido porque era ruim mesmo não sabia fazer as features apanhava muito pro CSS, não sabia resolver os bugs era muito lento e pedia ajuda para tudo. Foi muito desesperador a vergonha que eu passei. Hoje sou estagiário de ADM e recebo 400 reais por mês.
Bom, eu com apenas 18 anos já tive minha primeira decpeção kkkkk, vamos lá pra história. Eu com 17 tinha feito o PAS e o ENEM para cursas faculdades federais, especificamente a UnB(Universidade de Brasilia), porém, no primeiro ano ali eu não havia passado, então acabei entrando em uma Universidade privada para cursas Ciência da Computação(Onde é uma Universidade bem focada na área de trabalho, normalmente os alunos entravam em estágio no segudo/terceiro semestre, algo q era um sonho pra mim). 1 mês se passa, indo para o curso de Maratona de Programação, um amigo me liga no onibus avisando que eu havia passado na UnB em Engenharia de Software, dai foi uma alegria danada e pah. Dai, eu sai da outra e iniciei na UnB, sendo que as aulas começariam em março. E oq aconteceu em Março? Exatamente c0r0n4 virus safado, ficamos sem aula até agosto, meio que sendo o inicio das aulas de fato apenas em agosto. E com isso, todos nós sabemos que a grade horária de Universidades Federais é uma bagunça, é bem dificil do aluno conseguir um estágio mais rápido e tava eu lá nas férias, decidi enviar alguns curriculos(mesmo não sabendo minha grade no prox semestre kkk), um cara gostou pra krl do meu curriculo, me chamou pra uma reunião e decidiu me contratar. A sede da empresa era em uma cidade aqui de Brasilia que era meio longe da minha cidade, em Águas Claras(Eu moro em Santa Maria), e estava rolando HomieOffice por enquanto, com projeto da empresa ficar full time em HO), porém, depois de umas 2 semanas eu descobri minha grade e pedi demissão kkkkk, foi muito triste pra mim, pq era um sonho entrar no mercado de trabalho e ter meu dinheiro. E detalhe, o contrato nem havia sido de fato assinado e eu ja estava trabalho kkk, ao final recebi uns 250 reais pelo trabalho q eu havia feito(Meio que entendi como o software funcionava, fiz alguns cursos no Bradesco, só que minha parte msm na empresa era o suporte), que foram muito bem gastos kkkk, é isso!! Hoje estou no segundo semestre de Engenharia de Software, faltando mais ou menos 1 mês para ir para o terceiro, estou estudando Java, paguei um curso bem maneiro, pq aqui em Brasilia a área é muito boa e tambem, irei ter POO no terceiro semestre, já me aliviando pro proximo semestre.
Em um exato intervalo de 1 ano e 7 meses ( que é exatamente o tempo que tenho de carreira rsrs ) fui de estagiário frontend até gerente de projetos, e o fato de ter mudado o paradigma pra totalmente estratégico e não colocar mais a mão no código me deixa com pé pra trás; resumindo estou muito confortável e isso é ruim para os negócios.
já passei mais ou menos por isso só que no meu caso eu deixei de aceitar um trabalho porque no que eu estava a mulher falou que iria assinar minha carteira , peguei COVID e quando voltei do atestado me mandaram embora a advogada falou que não poderia fazer nada porque foi escolha minha ficar na empresa e em relação ao covid como era uma doença nova não tinha nenhuma lei que proibiria a empresa de me mandar embora mesmo voltando de atestado, mas a males que vem para o bem hoje estou em uma empresa 1000 vezes melhor.
Que daora, muito legal ouvir esse tipo de história. Eu as vezes me acho meio velhor para "recomeçar" como dev, pois já fiz faculdade, mas na época não consegui emprego e acabei migrando para ti por necessidade. Anos depois me senti muito insatisfeito com o que fazia, pedi demissão e resolvi voltar estudar, em questão de meses consegui meu primeiro job como frontend, quase um ano depois concorri a outra vaga e consegui, essa onde estou adorando e me sentindo muito desafiado, por trata-se de uma startup, é uma rotina corrida e todo dia me exigi o máximo. O fato é que estou com 32 anos, 1 ano e 4 meses de experiência, vontade de aprender é imensa, só tenho que aprender a aceitar minha curva de aprendizado. Hoje percebo que softskill é as vezes muito mais impactante do que as hard em um ambiente de trabalho, estou tentando melhorar as minhas. Aprendo muito com as formas como vc ou outros bons profissionais se comportam, tenho aprendido muito. Obrigado por compartilhar a experiência
Bom, basicamente eu também sou gaúcho (Sapucaia do Sul) e vim morar em Florianópolis graças a uma gigante internacional do ramo do esporte e foram 11 meses bem intensos trabalhando como vendedor técnico na parte das bikes, mas fui demitido recentemente, um pouco sem motivos realmente relevantes. O que acontece é que perto no nono mês eu tive um dos meus surtos de "O QUE CARALHOS ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA!?" e no meio de um dia de trabalho o dono de uma empresa muito interessante de mapeamento urbano foi comprar uma bike e acabamos tendo uma excelente conversa que me motivou a voltar a estudar programação e no fim das contas vou ter um tempo para estudar já que antes (trabalhando 10h por dia estava difícil). Então, apesar de estar um pouco assustado e ter sido surpreendido agora tenho tempo para estudar e tentar algo como estagiário.
Lucas, eu estava trabalhando há menos de 1 ano em uma multinacional e surgiu uma oportunidade para ganhar 60% a mais em outra empresa menor. Dei graças a Deus por receber essa oportunidade, não só por ganhar mais, mas também porque estava odiando a experiência de trabalhar nessa grande empresa! Em parte pelo grande número de processos, pela tomada de decisões ser muito engessada e pouco flexível, pela grande hierarquia que há lá dentro e principalmente pela politicagem! Nem sempre trabalhar em uma grande empresa é o melhor para você, eu não estava tendo tempo de cuidando da saúde, não sobrava tempo pra nada, sem vida social, fazendo hora extra todo dia para o banco de horas... Até a vontade de tocar meus side projects tinha ido embora.
@LucasMontano, no meio do vídeo me veio um questionamento: Você durante a sua faculdade/estudo, pensava que assumiria e/ou ansiava por projetos/empreendimentos que no mais tardar da vida assumiu? Como eram os teus colegas de sala, tinham ambições parecidas com as suas? Se não, como lidou com a ambiência no passado, chegou a ficar desmotivado/desacreditado que encontraria um mundo no qual ansiava ter participação?
Muito massa, conhecer sua história. Vou iniciar meus estudos agora em Fevereiro. Primeiro estou estudando como não pular etapas e absorver bem as bases da programação. Procurei primeiro um curso de introdução a programação. E depois os melhores cursos indicados por profissionais como você e nos comentários. E também alguns roadmaps. Meu plano é ser um bom iniciante (Júnior) em 2024. E um dia trabalhar com Mobile. Valeu! Abraço!
A minha história de decepção também foi relacionada a uma demissão de uma empresa. Eu trabalhava em um ramo totalmente diferente de tecnologia, me formei em ADM e ainda estudante entrei como estagiário em uma empresa multinacional, e quando me formei fui efetivado nesta mesma empresa, após um ciclo de dois anos, após muita dedicação e "vestir a camisa" da empresa, fui desligado sem nenhum motivo (na ocasião a única coisa que me veio a mente seria algo pessoal de um novo gestor que estava liderando minha equipe). Esta demissão me trouxe algumas reflexões, como por exemplo, o quão substituível eu era naquele momento? meu trabalho tinha alguma complexidade que me fazia uma peça de difícil reposição? e cheguei a conclusão que as coisas que eu fazia, não eram tão "difíceis" e sem querer generalizar, a área de adm é algo em que uma pessoa sem conhecimento nenhum, pode aprender em duas semanas. Foi ai que eu pensei em estudar em algo um pouco mais "complexo" onde o conhecimento ele é imprescindível para a execução do trabalho, e juntando isso com algo em que sempre gostei, a área de tecnologia e desenvolvimento, comecei a estudar sobre desenvolvimento front-end e posteriormente back-end, foi um BOOM na minha vida, em relação a tudo, objetivos, perspectiva e qualidade de vida. E hoje vejo que este male (demissão) veio para o bem pois hoje, faço o que gosto de verdade. s2
Esta acontecendo o mesmo comigo, atualmente em um lugar no ADM que posso ser substituido por qualquer um e com isso vem a desvalorização da empresa que mesmo me esforçando não me reconhece. Então estou estudando programação completa 1 mes hoje e estou procurando oportunidade para iniciar como junior, mesmo que seja necessário rebaixar meu salário.
@@larissaalmeida1208 eu discordo um pouco, você acha que a empresa vai ter mais dificuldade em substituir um porteiro ou um dev senior que é escasso no mercado?
Muito legal a sua história. Quem não arrisca não petisca.. Eu me identifico, deixei a escola da Polícia Militar de São Paulo pra seguir o sonho de trabalhar com tecnologia, sonho esse que começou aos 27 anos e hoje sinto que foi a melhor decisão.
Também ja fiz isso, trabalhava no suporte de uma multinacional muito top, com ótimos beneficios. E fui p uma startup ter minha primeira experiencia em cibersegurança e ganhando menos. Durei 3 meses porque o ambiente era bem tóxico, depois migrei p área de dados onde estou até hoje, como analista de dados. Eu me arrependendo um pouco de ter saido daquela multinacional, mas aquilo foi decisivo p descobrir qual caminho eu queria seguir
Caramba eu começo a escutar vc falando e contando suas experiências e começo a refletir sobre as histórias experiências incríveis e fico 50% intimidado e 50% encorajado pq comecei a estudar recentemente e parece que estou muito longe dos meus objetivos mais la no fundo, tem uma teimosia e um orgulho grande falando que se tem pessoas que com seguiram vc também pode, com muito esforço e dedicação,dificuldades acabam virando um combustível para algumas pessoas!!!
Caracas, que demais. Sai de uma empresa, a qual me sentia muito confortável agora mudei e hoje estou cheia de desafios, medo total, mas to indo com medo.
Que orgulho de ter te acompanhado desde os 500 inscritos e ver agora o tamanho que você chegou. A internet precisa de mais canais como o seu, com conteudo que realmente agrega. Continua com o trabalho firme que tu bate 500 mil facil facil jájá
Bom, minha carreira é recente e não tive assim grandes decepções, eu tive muita expectativas assim que comecei a programar e recebi um categórico NÃO em uma das minhas primeiras tentativas, isso me impulsionou meio que na força do ódio pela forma que foi dito e tal. Hoje eu trabalho como Dev Front-End, não gosto muito da empresa por tudo que passamos lá e o sentimento de falta de valorização, mas eu estou melhor que antes e pretendo continuar melhorando e buscando lugares melhores e que eu me sinta mais feliz trabalhando.
Olá amigo, estou iniciando na programação, pode me tirar algumas dúvidas? Você acha que vale a pena fazer faculdade na Europa? Estou decidindo entre Portugal e Espanha, ou você acha melhor fazer faculdade no Brasil mesmo e depois imigrar?
A parte boa dessa área é justamente essa de adquirir experiência sem estar em alguma empresa de carteira assinada e tudo, de só precisar de um computador pra fazer acontecer.. Esse tipo de vídeo é o que me deixa mais entusiasmado pra começar, mas tenho que deixar os medos e pensamentos negativos de lado e partir pra cima da programação! Vlww Lucas Montano desse canal Lucas Montano.
muito bom ver um pouco das experiências que tu já viveu, mesmo com pouco tempo de mercado, eu já vivi algumas que eu olhando pra trás, notei que eu sou adepto a sair da zona de conforto, parabéns Lucas e eu me inspiro em você nessa pegada de um dia conseguir ir pra fora, muito dahora mano, valeu pelo relato. Depois se possível grava um vídeo de como é ai na Disney Plus, nem sei se você já gravou algo do tipo e caso volte presencial, faz um daily vlog lá na empresa pra gente entender como é a cultura, e etc.
Cara que bom q vc trabalha no disney plus, então melhore ele, pq precisa! um detalhe, por exemplo, minha filha assiste desenho, e ela assiste o mesmo desenho várias vezes (5 anos, a idade dela), mas depois de assistir a primeira vez ele para de passar automático, principalmente se vc esta assistindo na tv ou no chromecast, em vários aspectos ta faltando amadurecer o sistema! mas seu video foi ótimo!!!
Depois que eu fui demitido pela primeira vez eu sempre trabalho como se fosse o meu ultimo dia na empresa, nunca consigo ter o sentimento de pertencer a uma empresa. Eu chego, faço o meu trabalho e estou pronto para ser demitido no dia seguinte. Neste mês vai completar 10 anos que estou na mesma empresa, mas desde o meu primeiro dia eu trabalho como se fosse o último e sempre preparado para isso, com alguma reserva para ficar sem trabalho pelo menos por um ano(no momento tenho reserva para 3 anos). Desta forma eu tenho seguraça.
Isso de sempre guardar 1 valor pr uma emergência é super importante, pq o brasileiro não tem esse insight e eu quando trabalho doa a quem doer eu sempre deixo uma reserva pra caso tenha uma eventualidade eu esteja preparada, pous acho mt importante ter essa visão de futuro
Legal Lucas, hj estou num momento estranho também, que eu já esperava mas não sei se estou preparado. Fecho 15 anos de trabalho num órgão público do RS aqui em POA, e apesar de agora ter uma equipe maior e mais qualificada, sinto que a chefia, que me conhece a bastante tempo, está começando a achar que não precisa de mim. Está estranho e chato, mas vamos ver o que vai acontecer. Abraços
em 2016 eu comecei a trabalhar numa farmacia aqui na minha cidade, nessa época eu já estudava para ser militar do exército, desde novo era meu sonho ser militar , até que eu decidi pedir demissão do meu serviço um ano e meio depois da contratação para focar nos estudos, era meu primeiro servico CLT na época, minha rotina era acordar cedo tomava café e ja começava a estudar, parava para o almoço e depois voltava a estudar e a noite ia para o curso preparatório, era o dia inteiro estudando, fiquei 4 meses nessa rotina me dediquei ao máximo. E no final eu consegui a aprovação no concurso só que eu fiquei majorado fiquei em segunda chamada e tive que ter a sorte de ter desistência pois eu passei na prova só que a nota minha não foi o suficiente para estar dentro do número de vagas naquele ano do concurso, pois a nota tinha que ser mais alta e no final das contas eu não consegui ingressar, foi minha grande frustação e decepção que tive, eu fiquei muito mal por um tempo e foi dificil entender e tive dificuldades fianceiras quando pedi demissão , mas tembém foi um grande aprendizado que eu tive a partir daí eu comecei a colocar em prática meus sonhos em objetivos, mas desde menino também sempre gostei de tecnologia e comecei a pesquisar mais sobre, hoje faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, se quando era mais novo eu já gostava , hoje sou mais apaixonado ainda nessa aréa principalmente na área de programador eu sou fanático em games e tenho paixão em aprender a desenvolver jogos entre outras coisa também em aplicativos mobile, ano que vem já termino a faculdade e já estou correndo atrás de trabalhar na área e me profissionalizar ainda mais.. seu canal é ótimo e estou aprendendo ainda mais com seu conteúdo parabéns pelo canal serve de inspiração sua história para muitas pessoas na área de tecnologia e para mim que estou aprendendo.
Comecei estudar front-end com um curso an udemy em 2020, porem o curso do Andre Fontenelle é muito horrivel, muito fraco mesmo, ai me desanimei e fiquei sem estudar, sempre tentava e desistia, um amigo meu tem o curso da onebitcode e me deu acesso a conta dele pra começar estudar esse ano e dps eu comprar o curso epegar meu certificado, dessa vez entende html e css bem mais facil, porem travei no javascript que estou ate agora estudando, como estou em uma situação financeira bem triste sem dinheiro pra nada e desempregado, estou tendo que estudar apenas com documentos e videos gratis solto na net, fico bem depre mesmo pois não consigo entender muito bem javascript e tals e fico pensando se realmente vou conseguir ser alguem nessa área. Quero muito ter isso pra mim e todo dia nem se for 30/1hr eu sento e vejo aulas e pratico mesmo se eu nao tiver tempo eu entro um pouco, porem function, while e essas coisas me buga totalmente, e na hora de usar tudo junto fico mais doido ainda
@@Aemmied to voltando agora, comprei o curso do b7web, tive problemas familiares, meu pai fez cirurgia, fiquei muito tempo só cuidando dele, e agora to tentando engatar novamente na minha rotina de estudos, todo dia tento estudar no minimo 30/40 minutos e aumentar gradativamente a cada semana
@@theflores999 Quantos anos vc tem? Eu me atrasei muito nos estudos no geral pq eu tive que trabalhar para ajudar minha família. Agora aos 21 anos, quase 22, tô querendo voltar para TI. Sobre o estudos: uma dica que eu dou é ficar fazendo projetos das coisas que vc vai estudando. Ajuda muito a lembrar
Minha primeira demissão também foi uma decisão "de cima", fecharam o site porque o projeto que bancava o espaço terminou (não era o que eu trabalhava). Minha segunda demissão foi mais estranha, dizem que demitiram os desenvolvedores com maiores salários. Já participei de 3 startups que se auto-investiam que monetizaram mal e não alavancaram. Fiquei com receio de empreender. Mas meu receio de empreender é muito porque preciso de estabilidade por ter 3 filhos e família, então na pandemia mudei de emprego 3x e tive alguns pulos de salário. Agora faço um m único freela paralelo apenas, bem fixo, tenho meu emprego no MercadoLivre e não me vejo empreendendo Full time tão cedo.
Cara, nossa é expectativa de vida é alta ainda. Hoje em dia é normal gente chegar aos 100, 90, 80. Tu que tem família, é normal procurar estabilidade pra dar o melhor, mas tem tempo ainda pra investir. Daqui a pouco teus filhos tão com 20, saindo de casa, indo fazer faculdade, casando e etc. Vai sobrar mais tempo e tu vai estar bem mais experiente e vivido, negócio é manter a criatividade kakakaka
Vi esse vídeo na época, e HOJE estou vendo de novo. Trabalho com WORDPRESS a 8 anos e quero iniciar agora na área de react ou node.js, vou começar agora a estudar e espero conseguir algo na área em 6 meses ou um ano. Moral dessa mensagem, você é uma inspiração para mim. Obrigado por todo o conteúdo! ❤😊
Sabe Lucas, é bacana demais assistir seus vídeos e a experiência que você retrata neles, nem sempre a vida é alegrias o tempo todo, sabe lidar com as frustrações é o que nos faz melhor como ser humano. Não tenho histórias como desenvolvedor pra contar, entretanto, estou a muito tempo na área de suporte e hoje com 38 anos voltei a estudar desenvolvimento que havia deixado pra trás na época da Universidade de Sistemas de Informações. O ponto é, sinto medo porque aqui no Brasil eu já percebi que para a área eu estou velho, ai na Holanda há casos assim?! Pessoas que estão sentindo que deveriam mudar mas que o mercado meio que os puxa pra baixo?! É uma inquietude que não sei de onde vem, eu só estou indo pra cima e buscando conhecimento. De qualquer forma, espero que estejam bem por ai e que mesmo nessa pandemia absurda que fiquem saudaveis. Se cuida!
Fala Andre! Eu acho que nunca é tarde para aprender e mudar a direção da carreira, principalmente se você já atua na área de Suporte. Aqui é comum ver uma galera mais velha programando ainda, e acredito que vai ser comum ver uma galera de 40, 50 anos programando. Sucesso nessa jornada!
a minha maior decepção mesmo foi com a google: eu nao passo por nenhuma situacao financeira dificil pq ja tenho o meu emprego, mas esse ano me frustei bastante com a google pois em 2017 eu decidi ter a minha loja de aplicativos voltado para games na playstore. Fiz o curso nanodegree android e me apaixonei mais ainda e desde la desenvolvi e upei na loja varios apps, consegui uma pequena renda em apenas 1 mas levei strike nele, foi removido da loja. e desde entao vinha levando alguns warnings, mas não de má fé, as vezes por desatençao ou por nao saber mesmo o que de fato a google esperava que eu fizesse em relacao às politicas. somado meu strike mais warnings e tals, em janeiro tive minha conta dev encerrada da noite pro dia, estava com 5 aplicativos na loja ativos. perdi as contas de quantas sextas e sabados eu virei noites pra codar em java no android studio para atualizar o aplicativo, upar na loja, disponibilizar pros usuarios e tals; recebi um aviso na conta que dizia que eu ia receber um email com "mais detalhes" e que na verdade esse email dizia: "nao podemos te dizer o que exatamente aconteceu..e bla bla bla". entao abri um recurso e recebi a mesma resposta robotica, fazer o que ne
Cara obrigado pela historia, atualmente estou iniciando o desenvolvimento de uma ideia e quero abrir a minha startup a sua historia me inspirou ainda mais.
Muito top, parabéns pelo sucesso profissional e obrigado por compartilhar sua experiência. Eu já trabalhei em muitas empresas e tive diversas experiências, morei em várias cidades, também não gosto da zona de conforto hehe.
Meu sonho da vida é conseguir trabalhar como dev 100% sozinho em casa e me manter. A parte boa que eu sempre ganhei 1 salário minimo, se um dia eu ganhar 2 e trabalhar sozinho de casa eu me sentirei um milionário
Sei da história de um diretor de operador logístico. Tava tudo certo pra ele mudar, aí a empresa congelou a vaga, mas ele já tinha pedido demissão da outra. Falou que ia processar, mas aí fizeram um acordo: 2 meses do salário.
Minha historia recente! cara, eu tava fazendo varios processos pra diversas empresas tlg, levei varios nao e por conta disso resolvi fazer projetos opnesource e uns cursos. atualmente abri um chamado Filmax que se trata de uma api de filmes gratuitos para Devs. isso me levou ate um processo seletivo onde fiz teste pratico e tudo mais na develcode pra um projeto da Leroy Merlin na frança. passei em tuudo, tava assinando o contrato quando eles me pediram para comprar um pc pra poder trabalhar. eu sem dinheiro pra ada tentei varios acordos com eles mas nenhum sucesso. entao acabei sendo dispensado e fiquei bastente chateado por isso. poxa, como home office a empresa devia ao menos fornecer o pc ne, mas sigo com estudos e artigos no linkedin, um dia eu chego la! essa é minha historia haha
Tenho 19 anos e comecei na área com 18, até então queria estudar física, entrei na faculdade de física e resolvi mudar rsrs comecei a assistir teus videos, a estudar e em 2021.1 decidi mudar a de faculdade e fui para Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distancia na estácio, consegui um projeto web básico por fora logo no inicio e dai com esse projeto consegui meu primeiro emprego a 3 semanas atrás. com apenas 2 meses de faculdade, comecei a trabalhar como front end e vamos ver oque o futuro me reserva kkkkk abç
Bom, estou pensando pela minha primeira demissão. Eu estava trabalhando PJ, em um projeto de site de agendamentos. O pessoal decidiu contratar uma terceirizada para diminuir os custos e sair do MVP. Infelizmente, estou triste pois pensava em crescer na empresa, mas é isso kkkk... Você precisa se adaptar ao mercado. E coisa como essas vão acontecer de vez em quando.
Não foi bem uma história de decepção, foi mais uma transição drástica, acho interessante compartilhar para as pessoas mais novas que vão ler isso que ou já passaram ou estão passando por algo parecido, (tenho 20 anos). Eu estava trabalhando como suporte técnico para a Dell e não estava nada feliz, fazia cinco meses que eu havia me formado em Gestão de TI e para mim ter o primeiro emprego na área era um sonho realizado, porém antes de ter sido chamado para esta vaga, eu havia feito o ENEM, e com a pandemia os processos burocráticos acabaram atrasando e então já tinha largado a idéia de ir cursar Ciências da Computação na Federal de Goiás(sou de SP), foram se passando meses e aquela sensação de não estar no ambiente ideial tomava conta de mim, então por um curto período as coisas acabaram voltando e então a idéia de ir cursar acabou voltando aos meus planos. Ai que a mudança drástica entra, largar um emprego, experiências, networks, para cursar uma nova faculdade era realmente o ideal ? No fim eu acreditei que sim, foi então que eu decidi pedir as contas e mudar totalmente a trajetoria da minha vida, ir morar sozinho em outro estado há quase 20h da minha então atual residência, sem conhecer absolutamente ninguém, foi algo muito doido, acredito ter feito a escolha certa. E garanto que estou muito mais feliz que antes.
To passando pelo mesmo, faço biblioteconomia mas estou pensando em mudar para Ciência da Computação no próximo ano, já que estou precarizado em relação a exatas, pretendo usar este ano para estudar. Será que vale o risco?
@@joshwolfegant8449 Irmão, eu segui meu sonho, e compartilho da idéia que o ser humano é capaz de tudo e inclusive boto essa fé em você, siga seu sonho e de o seu melhor sempre !
Já passei por episódio de "demissão em massa". Fui desligado da 4all em 2017 porque a empresa tava passando por uma reestruturação. Em 2018, olha a ironia: comecei na RBS 😅 Eles já tinham saído do Tecnopuc e as equipes de desenvolvimento foram alocadas no prédio corporativo (da redação e das rádios). Foi uma experiência bem massa apesar de não ter mais aquele clima cool de empresa do vale do silício.
Tenho ansiedade nao consigo assistir videos longos assim : ( Nao consegui saber o pq ele foi demitido no primeiro emprego : ( Deixei o like mesmo assim : )
Fui demitida no mês em que o dono da empresa me prometeu o aumento de salário.. na realidade não tinha lugar para 2 sêniors(eu e o líder), então me mandou embora como pleno sendo PJ (sem seguro, sem nada)
Cara, eu tenho um puta medo de entrar na área fazer merda e ser demitido. Comecei com Python e no final do curso, estava sentindo que não estava absorvendo muito bem o conteúdo então coloquei a ideia no bolso, e fui estudar banco de dados ontem estou me achando bem mais, estou estudando MySQL, SQL SERVER, PostegreSQL, Oracle e Tsql. Ao final desse curso, vou refazer o curso de Python e ir estudando um pouco de front pra tentar atuar em algum estágio. Seja o que Deus quiser kkkk'
Lucas boa tarde, blz? Tenho 35 anos e estou moldando meu estilo de vida para migrar para programação, sou um total zero a esquerda em programação não conheço nada, vc poderia me indicar uma área específica pra começar? já tenho um norte que é ser dev full stack me indica uma direção aí pra que eu possa começar, valeu abraço sucesso.
▸ SOBRE A SÉRIE MEMO
Estamos criando um aplicativo para pessoas desenvolvedoras que buscam acelerar o desenvolvimento profissional, ganhando confiança em resolver pequenos problemas e reforçando tópicos de cursos através de exemplos práticos em forma de flashcards.
Repositório: github.com/olmps/memo/
Playlist: ruclips.net/p/PLXA_TifFgaBAu0l39GWyJVVr0azXpV9wz
Newsletter: lucasmontano.pingback.com/
▸ O TIME
olmps.co/
▸ PATROCINADORES DA SÉRIE
Maratona Discover: Aprenda programação na prática. E de graça.
bit.ly/lucas-montano-maratonadiscover
Startup Life Podcast: O seu podcast sobre negócios, tecnologia e inovação.
bit.ly/lucas-montano-startup-life
Pingback: Crie conteúdo com total liberdade.
bit.ly/lucas-montano-pingback
Inspiradora a sua história, estou numa transição de carreira e começo dos estudos e espero um dia ter histórias e conhecimento para compartilhar.
massa cara, trabalhou com o Henrique Morbin então ? Trabalhei com ele no Agibank, baita profissional.
O memo já está on?
instablaster
Inpiradora a tua história, estou em um momento parecido, comecei minha carreira em uma startup. Desde a fundação até a aquisição por um grande e-commerce da Américana Latina, participei de todas as fases do projeto. Porém agora depois de alguns anos sinto uma frustação de as coisas estarem indo em passos lentos devido a toda burocrácia, e mesmo ganhando um bom salário me sinto da mesma forma que ti.
"Quem nunca cometeu uma grande cagada, nao sabe o que é adubar a vida" , frase criada sentado no vaso.
Adorei kkkkkk
Eu lendo sentado no vaso...Me senti um jardineiro da vida kkkk
tu ficou no vaso por 20 min?
@@arthu7022 Isso faz muito mal pro canal do reto mas muita gente com os olhos pregados na tela do celular possuem esse costume
@@renanandre6031 agr fiquei curioso, pq faz mal pro reto?
Bom, vamos lá... Tenho 18 anos e como todos estão contando algum momento difícil... O meu foi assim
Aos 17 anos estudando muito, prestei ENEM e pela minha nota passei no curso de Engenharia de Software na federal do Paraná (que era meu sonho), e eu então corri e fui morar a 800Km de onde moro (interior de São Paulo). Comecei as aulas, aluguei uma casa com ajuda dos meus pais que me davam apoio financeiro enquanto eu estava correndo atrás de emprego lá na cidade, e então veio a pandemia que pegou firme e meus pais ficaram desempregados e eu não consegui nenhuma entrevista de emprego....voltei para minha cidade e continuei o curso parcialmente online, mas logo parou. Arranjei um bico na minha cidade descarregando e carregando carreta numa transportadora para ajudar a minha família, uma época difícil...minha mãe contraiu covid e ficou entubada, por pouco não morreu... Seguindo, consegui um contrato CLT quando fiz 18 anos como auxiliar de produção na Mezzani (fábrica de alimento, massas), dei meu melhor, e tive atitude de ir no RH me propondo para que se tivesse uma vaga em TI, me chamassem.
No próximo dia me chamaram para uma entrevista interna e então saí da produção fabril e fui contratado como técnico de infraestrutura de redes, e atuo nessa área até o momento, graças a Deus, larguei a faculdade e comecei a pagar uma particular EAD e estou conciliando. Agora estou pra migrar pra Analista Programador Júnior dentro da mesma empresa...os momentos mais difíceis são muito importantes e foram pra mim muito importante, hoje estou muito satisfeito e feliz com meu trabalho, graças a Deus!! Não é uma empresa de software, mas como toda empresa, temos as dificuldades e pra mim importa adquirir experiência, e mesmo sendo uma empresa de alimentos, os projetos a serem desenvolvidos são bacanas e desafiadores.
Deus abençoe galera, parabéns Lucas, seu canal me motiva!!
muito legal! parabéns pela sua resiliência e boa sorte!
@@laersoramos7048 valeu, obrigado!!
Farei 18 anos mês que vem e estou muito em dúvida dentre a área de Logística e T.I... T.I vale realmente a pena?
Era a UTFPR-CP? Faço o mesmo curso hehe
@@fibo5252 vale, meu amigo! Vale muito a pena!
Eu mudei do zero acerca de um ano. Formado em Educação física, atuei como Personal Trainer durante 10 anos. Estou em Lisboa. Com a pandemia e início do primeiro lockdown, decidi mudar de carreira. Após 11 meses consegui o primeiro emprego dev. Seis dias depois, fui demitido. Desde a minha primeira entrevista com essa empresa, fui ético e transparente. Resumo: pude perceber que eles queriam um dev( pronto) com um salário de Junior, level entry.Pensa numa frustração. Dez dias despues consegui novamente me recolocar. Desta vez, em uma vaga está mais de acordo com o que procuro. E segue o baile...
Que massa! Estou procurando algo em Lisboa também. Qual empresa você trabalha?
Victor, sou seu chará, outro Victor aqui. Sua história me inspira muito e desejo do fundo do coração que dê tudo certo para você meu querido. Grande abraço aqui de SP!
@@victornaut valeu querido. Grande abraço!
Po cara, sucesso. Você mudou de ramo em 180º, de educação física para TI. Inspirador. Recentemente decidi mudar também, agora estou estudando pra depois procurar minha primeira vaga.
Como você estudou para TI?
A história em si começa em 10:20 mais ou menos, mas que história, eu iria ficar doida com isso, vc teve muita maturidade e foi muito sábio na decisão e agilidade, nossa show.
Eu não fui demitida no mesmo dia, porém iniciei o trabalho em uma segunda feira, na quinta anunciaram que a empresa estaria fechando o escritório na minha cidade e que todos que quisessem seriam realocados ou então seriam demitidos 🤣 O projeto era legal, era tudo novo e tinha até barista dedicado aos funcionários na cozinha. Demorou seis meses o processo de demissão de mais de 300 funcionários e eu fui uma das que apagou a luz quando tudo acabou 🥲
Eu que já vinha de várias experiências complicadas, acabei considerando desistir de TI, achava que não era pra mim. Porém não desisti e tô aqui agora em uma empresa super legal, com pessoas legais, aprendendo e evoluindo. 😊 (das únicas coisas boas dessa experiência foi que quando fecharam o escritório doaram muita coisa pros funcionários tipo Tv, laptop, monitores, cadeiras kkkkk)
@vinicius andrade ganhei sim, um macbook, uma tv e um monitor 😊😊
@@cintiaam8802 ou seja, lucro, hehe
@@cintiaam8802 15 mil reais em 4 dias de trabalho
@@cintiaam8802 Bom demais uai kkkk
Lavagem de dinheiro kkkkkk
História começa em 3:55.
Obrigado amigo!
Valeu amigo!
Infelizmente ainda tem muita enrolação depois, a história começa mesmo só lá nos 10:20 e ainda assim é bem enrolado. Encher linguiça para aparecer mais propaganda no youtube...
obrigado.
Motivo da demissão: Ele entrou na empresa e o projeto ja tinha se encerrado, então supostamente ele foi demitido sem fazer nada. No fim ainda é video click bait...
Seus vídeos são muito motivadores, Lucas. Falo a partir de Angola, sou Dev Júnior, não tem sido fácil mas é uma experiência muito boa. Amo a programação.
Atualmente estou como trainee em uma empresa que estou gostando muito mas minha jornada até chegar aqui foi paulada kkkkkk
Tinha terminado a faculdade de Tecnologia em Sistemas para Internet e já tinha um técnico em TI mas nada de conseguir em emprego como programadora, nem estágio.
Eu trabalhava como suporte técnico em uma empresa q tinha desenvolvimento e eu sempre pegava algumas coisas de dev, principalmente com banco de dados e meu chefe na época queria que eu fizesse um sistema mas n me fez proposta de ir pra programação eu falei que só ia fazer se fosse transferida pq tinha 2 empresas querendo me contratar (mentira uma era um contrato q tava parado e outra era um processo seletivo q tava participando).
Ele me perguntou quanto tavam me oferecendo e quando falei ele riu e disse "TUDO ISSO SEM EXPERIÊNCIA !?", ali eu sabia q ele n ia me transferir pra programação nunca e pedi demissão.
Ainda bem que passei no processo seletivo como trainee na empresa que estou agora, mudei de estado, estou muito feliz e eles ainda me pagam uma pós graduação
O segredo quando a m... acontece é como você reage a situação. Também tenho minha história de derrota e curioso é que ela me trouxe de volta pra TI. Sou professor e morava em uma cidade bem pequena; até que um dia fui convidado a trabalhar em um grande projeto de ensino na capital. Resolvi arriscar. Larguei emprego, deixei mulher e filha e fui. Em resumo: 3 semanas e o projeto terminou. Só que ao invés de pegar o pouco dinheiro da rescisão e voltar pra casa resolvi ficar e tentar. Saí ligando pra todos que conhecia, entreguei currículos e acabei me recolocando em menos de 24h em outra cidade que nunca sonhei morar. Já vivo aqui há 7 anos, e por ser uma cidade universitária estou terminando meu curso de Engenharia da computação, curso que sonhava fazer no ensino médio e já havia deixado de lado. Estou no momento trabalhando e tentando ter minhas primeiras experiências profissionais na área. É isso aí. Nunca desistam! Realmente há males que vem pro bem!
Eu sempre falo, tecnologia é meio e não fim. Uma linguagem está para o programador assim como a enxada está para o agricultor. Existem enxadas melhores e enxadas piores, mas o objetivo é ajudar o agricultor a cultivar. Com uma linguagem de programação é a mesma coisa. O que nos diferencia são nossas experiências! Valeu por compartilhar sua história e barbaridade saudades de um mate amargo! Abraços sulistas gaudério véio!
Minha historia:
Comecei a trabalha com TI, formanto pcs no interior da Bahia, mas era muito pouco a demanda e eu trabalhei por 10 anos como garçom e cozinheiro, depois de tanto insistir, vim pra sp capital, como sempre fui estudioso e sempre tava codando, fui contratado pra dar aulas de programaçao numa escola para jovens e crianças, depois de um tempo trabalhei codando em JAVA, na epoca tava uma modinha de tirar certificação SJCP ou algo assim, mas nao tirei, sai pq a empresa q fazia parte da escola atrasa o salario e fazia praticas ilegais, tais como banco de horas negativos, onde eles descontavam feriados ou coisas do tipo, tive que entrar na justiça e entre em acordo para receber apenas meu ultimo salario e fgts.
Depois comecei a fazer freelas de desgin grafico e web dev, por um ano, ai entrei numa empresa de holding como programador php, mas acabei além disso, sendo designer grafico, ajudando no mkt e corrigindo bug em sites wordpress da equipe de marketing. Por fim a empresa me mandou embora e adivinhe? tbm não me pagou, só que dessa vez não coloquei na justiça e deixei pra lá.
Hoje trabalho como freela de design\web dev, e me esforço no meu pequeno estudio de games para pc.
Algo interessante que o Lucas fala no video, é que experiencia vc ganha fazendo e tendo historia pra contar, eu mesmo no interior da Bahia e sem vagas, chegava a noite d emadrugada do trabalho de garçom e ia codar, no meu pc antigo e obsoleto, mas codei muito html, css, java, c/c++, c#, JS e estrutura de dados ali. Hoje são minha base, quanso penso q meu software ta rodando lento e pesado lembro das noite que fazia gerenciamento de memoria num render 3D num petium4 e rodava liso.
A carreira de ti vale a pena? Tipo o salário é razoável ao menos ?
@@wendsonmayk2580 Sim, vale a pena. O salário é bom tbm. O maior problema é que vc vai sofrer até pegar o necessário pra trabalhar, seja em estagio, seja codando sozinho como foi meu caso. Programar é dificil e não é pra qualquer um, vc vai estudar pra sempre, até o seu ultimo dia de vida. É uma profissão nãp regulamentada, então oq vc ganha ta diretamente ligado ao que o mercado precisa e sua capacidade de resolver. Mas acredite é muito recompensador ter o poder da máquina na sua mão e criar algo. Pra mim é divino rs
@@leyria realmente, estou aprendendo Javascript e quando cheguei na parte das funções fiquei maluco, saber interpretar a situação e traduzir isso em código não está nada fácil pra mim, mas desistir não é uma opção!
@@halisterfernando9160 literalmente eu agora
@@Pitbullchamadojesus1 não desista meu caro! 1 ano desde meu comentário já aprendi a trabalhar com React, começarei a ver back-end esse mês! As coisas levam tempo mas vão clareando, siga praticando bastante!
Engraçado como a história de Devs são muito parecidas em suas fases. Eu hoje, estou numa fase semelhante à sua no passado. Hoje trabalho em uma grande empresa, talvez uma das maiores Brasileiras e sou Sênior, gosto de trabalhar nesta empresa, mas um dos meus grandes diferenciais não é somente o técnico e empreendedorismo, querer adiquirir isso. Depois de trabalhar em multinacionais (inclusive a HP também como vc, Compaq e IBM) no passado, depois de sair de uma empresa também grande e ir pra uma Startup eu resolvi saír dela a partir pra criar minha empresa pra tentar fazer o mesmo que vc. Isso doi em 2019. Éramos 4 sócios, hoje sou o único dono da empresa e tenho um produto em andamento e mais dois projetos que também estão em andamento. Uma parceria com um parente que trabalha e mora no SV californiano. Mas foram muito mais decepções (e ainda são) do que glória e fama. As dificuldades são enormes a muito variadas, a pior é falta de tempo. Mas a gente não desiste. Esse, pra mim foi um dos melhores vídeos do seu canal. Empatia total contigo.
A indústria oferece oportunidades pra coisas realmente incríveis. No meu primeiro emprego como programador fiz um update sem where numa tabela de config de um sistema EM PRODUCAO. Não fui demitido, pelo contrário tanto pessoas do lado do cliente quanto da minha empresa me ajudaram a corrigir o problema e seguimos a relação. Em outra vez fui demitido de uma empresa onde passei por duas equipes. A primeira que somente me elogiava, a segunda por questões de politicagem só criticava. Com a grana desta demissão (que achei super injusta), consegui financiar o mestrado da minha esposa em Portugal. Este ano completamos 4 anos vivendo na Europa, super felizes. Realmente, "até um pontapé na bunda te faz andar pra frente".
Lucas, sua experiência pessoal/ profissional inspira muita gente!
Muitos diriam que não é uma frustração mas.... Eu tenho 21 anos e trabalho em uma multinacional, já fazem 5 anos. Passei por vários departamentos, montagem, qualidade até que cheguei a me tornar analista contábil PL, fui o cara mais jovem a ser contratado como analista, além de não ter concluído a faculdade ainda (ADM). Já vai fazer um ano e meio que estou nessa posição e não aguento mais, sinto que o meu propósito não é esse e não consigo ter forças pra continuar fazendo algo que eu odeio todos os dias. Tenho muita dominância no que faço e sempre sou elogiado. Porém, não estou nem 60% do que já fui.
A minha frustração é essa, chegar em um lugar onde muitos queriam estar e não me sentir em paz, como se estivesse em dívida comigo mesmo. Caí aqui pensando que talvez ser programador/desenvolvedor seja um dos caminhos pra encontrar meu propósito.
Me formei em contabilidade ano passado, mas não me vejo na profissão, vou virar dev Java este ano, tenho 30 anos
Como está hoje? Estou na mesma situação, 18 anos, em uma multinacional top como assistente ADM e recente comecei engenharia de software, tô doido pra migrar, comecei aplicar pra estágio msm ganhando menos
Achei que tinha sido demitido do próprio projeto do aplicativo pela thumb kkkkk
Já aconteceu com o criador do Void Linux kkkkkk
Valeu por compartilhar a história! Já tive uma situação semelhante, um job que eu queria muito na area de game dev e fui rejeitado. Mas essa rejeição que deu o drive pra voltar a estudar forte e abriu a possibilidade de dar um salto na minha carreira.
Sobre politicagem eu sempre digo para meus amigos: temos a decisão lógica e a decisão política, uma excluí a outra. Ou aprende como a empresa funciona ou vai embora porque não vai aguentar ou ainda vão pedir para você sair.
Que engraçado o vídeo tem 1 ano e eu a poucas semanas comprei a versão paga do mimo e memo não sei se são os mesmos Devs mas tenho 41 anos e resolvir aprender e mais que isso, entender como ser um developer. E o app está me ajudando consideravelmente. Ótimo Vídeo abraços
Muito legal o teu ídolo ter vivenciado a mesma cidade que você, eu morei em porto alegre a vida toda mas só consegui emprego em tecnologia aqui em Florianópolis
Lucas, acompanho você há muito tempo, acredito que até mesmo antes dos 10k inscritos.
Hoje sou dev Júnior e sou grato pelo seu trabalho. Você é uma inspiração para mim e acredito que também é para muitos outros devs.
Parabéns pelo trabalho e dedicação com o conteúdo de qualidade.
Sucesso!
Fala Gustavo! Muito obrigado pela mensagem, fico feliz de ter impacto a tua vida positivamente cara. Abraço e sucesso!
Saudade dessa introdução com essa música nos vídeos atuais. kkk
Eu fui demitido porque era ruim mesmo não sabia fazer as features apanhava muito pro CSS, não sabia resolver os bugs era muito lento e pedia ajuda para tudo. Foi muito desesperador a vergonha que eu passei. Hoje sou estagiário de ADM e recebo 400 reais por mês.
Sucess~~
Sinto q no início serei igual a vc, mas com o tempo a gente evolui, o mesmo deve acontecer com vc
Oi Pedro. O que importa é não desistir. A habilidade se conquista, a resiliência é característica.
É zoeira.
@@pedronegreiros6509 esso no se faze mano kki
ser demitido tbm tem uma carga emocional muito pesada, tem q ter cabeça fria pra conseguir seguir em frente
Bom, eu com apenas 18 anos já tive minha primeira decpeção kkkkk, vamos lá pra história. Eu com 17 tinha feito o PAS e o ENEM para cursas faculdades federais, especificamente a UnB(Universidade de Brasilia), porém, no primeiro ano ali eu não havia passado, então acabei entrando em uma Universidade privada para cursas Ciência da Computação(Onde é uma Universidade bem focada na área de trabalho, normalmente os alunos entravam em estágio no segudo/terceiro semestre, algo q era um sonho pra mim). 1 mês se passa, indo para o curso de Maratona de Programação, um amigo me liga no onibus avisando que eu havia passado na UnB em Engenharia de Software, dai foi uma alegria danada e pah. Dai, eu sai da outra e iniciei na UnB, sendo que as aulas começariam em março. E oq aconteceu em Março? Exatamente c0r0n4 virus safado, ficamos sem aula até agosto, meio que sendo o inicio das aulas de fato apenas em agosto. E com isso, todos nós sabemos que a grade horária de Universidades Federais é uma bagunça, é bem dificil do aluno conseguir um estágio mais rápido e tava eu lá nas férias, decidi enviar alguns curriculos(mesmo não sabendo minha grade no prox semestre kkk), um cara gostou pra krl do meu curriculo, me chamou pra uma reunião e decidiu me contratar. A sede da empresa era em uma cidade aqui de Brasilia que era meio longe da minha cidade, em Águas Claras(Eu moro em Santa Maria), e estava rolando HomieOffice por enquanto, com projeto da empresa ficar full time em HO), porém, depois de umas 2 semanas eu descobri minha grade e pedi demissão kkkkk, foi muito triste pra mim, pq era um sonho entrar no mercado de trabalho e ter meu dinheiro. E detalhe, o contrato nem havia sido de fato assinado e eu ja estava trabalho kkk, ao final recebi uns 250 reais pelo trabalho q eu havia feito(Meio que entendi como o software funcionava, fiz alguns cursos no Bradesco, só que minha parte msm na empresa era o suporte), que foram muito bem gastos kkkk, é isso!! Hoje estou no segundo semestre de Engenharia de Software, faltando mais ou menos 1 mês para ir para o terceiro, estou estudando Java, paguei um curso bem maneiro, pq aqui em Brasilia a área é muito boa e tambem, irei ter POO no terceiro semestre, já me aliviando pro proximo semestre.
Inspiração, iniciei agora na faculdade e também sou de Santa Maria
@@CarlosEduardo-op3hr Santa Maria DF?
@@CleberBrant sim
@@CarlosEduardo-op3hr oloco, maneiro!
Em um exato intervalo de 1 ano e 7 meses ( que é exatamente o tempo que tenho de carreira rsrs ) fui de estagiário frontend até gerente de projetos, e o fato de ter mudado o paradigma pra totalmente estratégico e não colocar mais a mão no código me deixa com pé pra trás; resumindo estou muito confortável e isso é ruim para os negócios.
já passei mais ou menos por isso só que no meu caso eu deixei de aceitar um trabalho porque no que eu estava a mulher falou que iria assinar minha carteira , peguei COVID e quando voltei do atestado me mandaram embora a advogada falou que não poderia fazer nada porque foi escolha minha ficar na empresa e em relação ao covid como era uma doença nova não tinha nenhuma lei que proibiria a empresa de me mandar embora mesmo voltando de atestado, mas a males que vem para o bem hoje estou em uma empresa 1000 vezes melhor.
Que daora, muito legal ouvir esse tipo de história. Eu as vezes me acho meio velhor para "recomeçar" como dev, pois já fiz faculdade, mas na época não consegui emprego e acabei migrando para ti por necessidade. Anos depois me senti muito insatisfeito com o que fazia, pedi demissão e resolvi voltar estudar, em questão de meses consegui meu primeiro job como frontend, quase um ano depois concorri a outra vaga e consegui, essa onde estou adorando e me sentindo muito desafiado, por trata-se de uma startup, é uma rotina corrida e todo dia me exigi o máximo. O fato é que estou com 32 anos, 1 ano e 4 meses de experiência, vontade de aprender é imensa, só tenho que aprender a aceitar minha curva de aprendizado. Hoje percebo que softskill é as vezes muito mais impactante do que as hard em um ambiente de trabalho, estou tentando melhorar as minhas. Aprendo muito com as formas como vc ou outros bons profissionais se comportam, tenho aprendido muito. Obrigado por compartilhar a experiência
Oii Anderson! Vc chegou a cursar algo? tipo, curso superior? E como tem sido sua vida atualmente na parte da carreira profissional?
Bom, basicamente eu também sou gaúcho (Sapucaia do Sul) e vim morar em Florianópolis graças a uma gigante internacional do ramo do esporte e foram 11 meses bem intensos trabalhando como vendedor técnico na parte das bikes, mas fui demitido recentemente, um pouco sem motivos realmente relevantes. O que acontece é que perto no nono mês eu tive um dos meus surtos de "O QUE CARALHOS ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA!?" e no meio de um dia de trabalho o dono de uma empresa muito interessante de mapeamento urbano foi comprar uma bike e acabamos tendo uma excelente conversa que me motivou a voltar a estudar programação e no fim das contas vou ter um tempo para estudar já que antes (trabalhando 10h por dia estava difícil).
Então, apesar de estar um pouco assustado e ter sido surpreendido agora tenho tempo para estudar e tentar algo como estagiário.
Lucas, eu estava trabalhando há menos de 1 ano em uma multinacional e surgiu uma oportunidade para ganhar 60% a mais em outra empresa menor. Dei graças a Deus por receber essa oportunidade, não só por ganhar mais, mas também porque estava odiando a experiência de trabalhar nessa grande empresa! Em parte pelo grande número de processos, pela tomada de decisões ser muito engessada e pouco flexível, pela grande hierarquia que há lá dentro e principalmente pela politicagem!
Nem sempre trabalhar em uma grande empresa é o melhor para você, eu não estava tendo tempo de cuidando da saúde, não sobrava tempo pra nada, sem vida social, fazendo hora extra todo dia para o banco de horas... Até a vontade de tocar meus side projects tinha ido embora.
Cara, ao que vocês se referem quando dizem "politicagem"? Sou iniciante e gostaria de saber.
Uma amiga foi demitida uma semana depois que foi promovida. Houve um corte de funcionários muito grande e ela foi junto.
@LucasMontano, no meio do vídeo me veio um questionamento: Você durante a sua faculdade/estudo, pensava que assumiria e/ou ansiava por projetos/empreendimentos que no mais tardar da vida assumiu? Como eram os teus colegas de sala, tinham ambições parecidas com as suas? Se não, como lidou com a ambiência no passado, chegou a ficar desmotivado/desacreditado que encontraria um mundo no qual ansiava ter participação?
Muito massa, conhecer sua história. Vou iniciar meus estudos agora em Fevereiro. Primeiro estou estudando como não pular etapas e absorver bem as bases da programação. Procurei primeiro um curso de introdução a programação. E depois os melhores cursos indicados por profissionais como você e nos comentários. E também alguns roadmaps. Meu plano é ser um bom iniciante (Júnior) em 2024. E um dia trabalhar com Mobile. Valeu! Abraço!
A minha história de decepção também foi relacionada a uma demissão de uma empresa. Eu trabalhava em um ramo totalmente diferente de tecnologia, me formei em ADM e ainda estudante entrei como estagiário em uma empresa multinacional, e quando me formei fui efetivado nesta mesma empresa, após um ciclo de dois anos, após muita dedicação e "vestir a camisa" da empresa, fui desligado sem nenhum motivo (na ocasião a única coisa que me veio a mente seria algo pessoal de um novo gestor que estava liderando minha equipe). Esta demissão me trouxe algumas reflexões, como por exemplo, o quão substituível eu era naquele momento? meu trabalho tinha alguma complexidade que me fazia uma peça de difícil reposição? e cheguei a conclusão que as coisas que eu fazia, não eram tão "difíceis" e sem querer generalizar, a área de adm é algo em que uma pessoa sem conhecimento nenhum, pode aprender em duas semanas. Foi ai que eu pensei em estudar em algo um pouco mais "complexo" onde o conhecimento ele é imprescindível para a execução do trabalho, e juntando isso com algo em que sempre gostei, a área de tecnologia e desenvolvimento, comecei a estudar sobre desenvolvimento front-end e posteriormente back-end, foi um BOOM na minha vida, em relação a tudo, objetivos, perspectiva e qualidade de vida. E hoje vejo que este male (demissão) veio para o bem pois hoje, faço o que gosto de verdade. s2
Esta acontecendo o mesmo comigo, atualmente em um lugar no ADM que posso ser substituido por qualquer um e com isso vem a desvalorização da empresa que mesmo me esforçando não me reconhece. Então estou estudando programação completa 1 mes hoje e estou procurando oportunidade para iniciar como junior, mesmo que seja necessário rebaixar meu salário.
Mas isso acontece em todas as profissões pq ninguém é insubstituível
@@larissaalmeida1208 eu discordo um pouco, você acha que a empresa vai ter mais dificuldade em substituir um porteiro ou um dev senior que é escasso no mercado?
Muito legal a sua história. Quem não arrisca não petisca.. Eu me identifico, deixei a escola da Polícia Militar de São Paulo pra seguir o sonho de trabalhar com tecnologia, sonho esse que começou aos 27 anos e hoje sinto que foi a melhor decisão.
Parabéns amigo, também começei aos 27 anos ,ou seja , esse ano . começei uma faculdade de TI , ja tinha feito cursos anteriores , mas vamos pra luta.
Também ja fiz isso, trabalhava no suporte de uma multinacional muito top, com ótimos beneficios. E fui p uma startup ter minha primeira experiencia em cibersegurança e ganhando menos. Durei 3 meses porque o ambiente era bem tóxico, depois migrei p área de dados onde estou até hoje, como analista de dados. Eu me arrependendo um pouco de ter saido daquela multinacional, mas aquilo foi decisivo p descobrir qual caminho eu queria seguir
Muito importante aos 6:50 sobre como é trabalhar em uma BigTec.
Excelente seus Videos !
Incrível,. obrigado por compartilhar
Tô procurando a primeira experiência na área, muito bom rir de nervoso com essas histórias, like
Conseguiu?
@@ik4nkord492 graças a Deus, sim
@@deivisonrenato1043 Rápido.
@@deivisonrenato1043 linkedin?
Caramba eu começo a escutar vc falando e contando suas experiências e começo a refletir sobre as histórias experiências incríveis e fico 50% intimidado e 50% encorajado pq comecei a estudar recentemente e parece que estou muito longe dos meus objetivos mais la no fundo, tem uma teimosia e um orgulho grande falando que se tem pessoas que com seguiram vc também pode, com muito esforço e dedicação,dificuldades acabam virando um combustível para algumas pessoas!!!
Lembro de ter derrubado chimarrao no teclado... na mesa... nas pernas.... e em todas as vezes meu supervisor quase morreu rindo de mim heheheh
Caracas, que demais. Sai de uma empresa, a qual me sentia muito confortável agora mudei e hoje estou cheia de desafios, medo total, mas to indo com medo.
Que orgulho de ter te acompanhado desde os 500 inscritos e ver agora o tamanho que você chegou. A internet precisa de mais canais como o seu, com conteudo que realmente agrega. Continua com o trabalho firme que tu bate 500 mil facil facil jájá
Bom, minha carreira é recente e não tive assim grandes decepções, eu tive muita expectativas assim que comecei a programar e recebi um categórico NÃO em uma das minhas primeiras tentativas, isso me impulsionou meio que na força do ódio pela forma que foi dito e tal. Hoje eu trabalho como Dev Front-End, não gosto muito da empresa por tudo que passamos lá e o sentimento de falta de valorização, mas eu estou melhor que antes e pretendo continuar melhorando e buscando lugares melhores e que eu me sinta mais feliz trabalhando.
Me senti como o filho do Ted de HIMYM ouvindo como ele conheceu a mãe
E pq a Holanda? Sou dev Scala/Java backend, vim pra Londres em 2009 e hj jah adquiri cidadania britânica, etc....
Estávamos pensando em Londres ou Amsterdã (por isso Holanda). Oportunidade brilhou aqui primeiro.
Olá amigo, estou iniciando na programação, pode me tirar algumas dúvidas? Você acha que vale a pena fazer faculdade na Europa? Estou decidindo entre Portugal e Espanha, ou você acha melhor fazer faculdade no Brasil mesmo e depois imigrar?
Mesmo ouvindo novamente, é um baita vídeo né meu querido. Grande abraço.
Valeu Douglas!! 🙌🙌
A parte boa dessa área é justamente essa de adquirir experiência sem estar em alguma empresa de carteira assinada e tudo, de só precisar de um computador pra fazer acontecer.. Esse tipo de vídeo é o que me deixa mais entusiasmado pra começar, mas tenho que deixar os medos e pensamentos negativos de lado e partir pra cima da programação! Vlww Lucas Montano desse canal Lucas Montano.
muito bom ver um pouco das experiências que tu já viveu, mesmo com pouco tempo de mercado, eu já vivi algumas que eu olhando pra trás, notei que eu sou adepto a sair da zona de conforto, parabéns Lucas e eu me inspiro em você nessa pegada de um dia conseguir ir pra fora, muito dahora mano, valeu pelo relato. Depois se possível grava um vídeo de como é ai na Disney Plus, nem sei se você já gravou algo do tipo e caso volte presencial, faz um daily vlog lá na empresa pra gente entender como é a cultura, e etc.
Cara que bom q vc trabalha no disney plus, então melhore ele, pq precisa!
um detalhe, por exemplo, minha filha assiste desenho, e ela assiste o mesmo desenho várias vezes (5 anos, a idade dela), mas depois de assistir a primeira vez ele para de passar automático, principalmente se vc esta assistindo na tv ou no chromecast, em vários aspectos ta faltando amadurecer o sistema!
mas seu video foi ótimo!!!
Depois que eu fui demitido pela primeira vez eu sempre trabalho como se fosse o meu ultimo dia na empresa, nunca consigo ter o sentimento de pertencer a uma empresa.
Eu chego, faço o meu trabalho e estou pronto para ser demitido no dia seguinte. Neste mês vai completar 10 anos que estou na mesma empresa, mas desde o meu primeiro dia eu trabalho como se fosse o último e sempre preparado para isso, com alguma reserva para ficar sem trabalho pelo menos por um ano(no momento tenho reserva para 3 anos). Desta forma eu tenho seguraça.
Você faz trabalhos remotos ou prensencial?
Isso de sempre guardar 1 valor pr uma emergência é super importante, pq o brasileiro não tem esse insight e eu quando trabalho doa a quem doer eu sempre deixo uma reserva pra caso tenha uma eventualidade eu esteja preparada, pous acho mt importante ter essa visão de futuro
Mano, que bizarro, isso aconteceu EXATAMENTE comigo kkkk. Mas foi em uma empresa de médio- grande - porte. Enfim, é uma sensação de MERDA mesmo.
Você soube além da adversidade e isso fez toda a diferença! Aproveitou a oportunidade que estava implícita na ocasião
Legal Lucas, hj estou num momento estranho também, que eu já esperava mas não sei se estou preparado. Fecho 15 anos de trabalho num órgão público do RS aqui em POA, e apesar de agora ter uma equipe maior e mais qualificada, sinto que a chefia, que me conhece a bastante tempo, está começando a achar que não precisa de mim. Está estranho e chato, mas vamos ver o que vai acontecer. Abraços
em 2016 eu comecei a trabalhar numa farmacia aqui na minha cidade, nessa época eu já estudava para ser militar do exército, desde novo era meu sonho ser militar , até que eu decidi pedir demissão do meu serviço um ano e meio depois da contratação para focar nos estudos, era meu primeiro servico CLT na época, minha rotina era acordar cedo tomava café e ja começava a estudar, parava para o almoço e depois voltava a estudar e a noite ia para o curso preparatório, era o dia inteiro estudando, fiquei 4 meses nessa rotina me dediquei ao máximo. E no final eu consegui a aprovação no concurso só que eu fiquei majorado fiquei em segunda chamada e tive que ter a sorte de ter desistência pois eu passei na prova só que a nota minha não foi o suficiente para estar dentro do número de vagas naquele ano do concurso, pois a nota tinha que ser mais alta e no final das contas eu não consegui ingressar, foi minha grande frustação e decepção que tive, eu fiquei muito mal por um tempo e foi dificil entender e tive dificuldades fianceiras quando pedi demissão , mas tembém foi um grande aprendizado que eu tive a partir daí eu comecei a colocar em prática meus sonhos em objetivos, mas desde menino também sempre gostei de tecnologia e comecei a pesquisar mais sobre, hoje faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, se quando era mais novo eu já gostava , hoje sou mais apaixonado ainda nessa aréa principalmente na área de programador eu sou fanático em games e tenho paixão em aprender a desenvolver jogos entre outras coisa também em aplicativos mobile, ano que vem já termino a faculdade e já estou correndo atrás de trabalhar na área e me profissionalizar ainda mais.. seu canal é ótimo e estou aprendendo ainda mais com seu conteúdo parabéns pelo canal serve de inspiração sua história para muitas pessoas na área de tecnologia e para mim que estou aprendendo.
Chimarrão no teclado? Nada me abala depois da história do Leonan que derrubou algo em seu Dreamcast.
acontece!
Eu ? 😳
@@leonanmarques2866 kkkkk, pesquisa "Dreamcast Leonan Zangado"
Eu ri demais KKKKK muito bom
Essa é clássica da internet kkkkkkkk
oi meu nome é Victoria tenho 7 anos e asisito vc : vc deve estar se perguntando vc é muito pequena para asitir isso mas eu asisito kkkkkkk
Que fofura genteeee
kkkkkk
adoro o Lucas montano
caraca, eh mais nova que minha segunda filha. kkk. sucesso, Vitoria! estude desde cedo e voce vencera sempre!
Eu duvido kkkkkkkkk 7 anos
Show isso aí! Experiência de vida não se compra. 👏👏👏
Por incrível o que pareça eu fui agora a pouco no seu canal para ver se tem vídeo novo e já ia ficar triste por não ter
YT demorou pra liberar a verificação, mas saiu bem na hora :)
Comecei estudar front-end com um curso an udemy em 2020, porem o curso do Andre Fontenelle é muito horrivel, muito fraco mesmo, ai me desanimei e fiquei sem estudar, sempre tentava e desistia, um amigo meu tem o curso da onebitcode e me deu acesso a conta dele pra começar estudar esse ano e dps eu comprar o curso epegar meu certificado, dessa vez entende html e css bem mais facil, porem travei no javascript que estou ate agora estudando, como estou em uma situação financeira bem triste sem dinheiro pra nada e desempregado, estou tendo que estudar apenas com documentos e videos gratis solto na net, fico bem depre mesmo pois não consigo entender muito bem javascript e tals e fico pensando se realmente vou conseguir ser alguem nessa área. Quero muito ter isso pra mim e todo dia nem se for 30/1hr eu sento e vejo aulas e pratico mesmo se eu nao tiver tempo eu entro um pouco, porem function, while e essas coisas me buga totalmente, e na hora de usar tudo junto fico mais doido ainda
Oii, como vc esta? Espero que tenha dado tudo certo. Como esta sua carreira de programador? Conseguiu engatar no JavaScript?
@@Aemmied to voltando agora, comprei o curso do b7web, tive problemas familiares, meu pai fez cirurgia, fiquei muito tempo só cuidando dele, e agora to tentando engatar novamente na minha rotina de estudos, todo dia tento estudar no minimo 30/40 minutos e aumentar gradativamente a cada semana
@@theflores999 Quantos anos vc tem? Eu me atrasei muito nos estudos no geral pq eu tive que trabalhar para ajudar minha família. Agora aos 21 anos, quase 22, tô querendo voltar para TI.
Sobre o estudos: uma dica que eu dou é ficar fazendo projetos das coisas que vc vai estudando. Ajuda muito a lembrar
alguem ai teve muita dificuldade no inicio mas depois conseguiu superar?
Minha primeira demissão também foi uma decisão "de cima", fecharam o site porque o projeto que bancava o espaço terminou (não era o que eu trabalhava).
Minha segunda demissão foi mais estranha, dizem que demitiram os desenvolvedores com maiores salários.
Já participei de 3 startups que se auto-investiam que monetizaram mal e não alavancaram. Fiquei com receio de empreender.
Mas meu receio de empreender é muito porque preciso de estabilidade por ter 3 filhos e família, então na pandemia mudei de emprego 3x e tive alguns pulos de salário. Agora faço um m único freela paralelo apenas, bem fixo, tenho meu emprego no MercadoLivre e não me vejo empreendendo Full time tão cedo.
Cara, nossa é expectativa de vida é alta ainda. Hoje em dia é normal gente chegar aos 100, 90, 80. Tu que tem família, é normal procurar estabilidade pra dar o melhor, mas tem tempo ainda pra investir. Daqui a pouco teus filhos tão com 20, saindo de casa, indo fazer faculdade, casando e etc. Vai sobrar mais tempo e tu vai estar bem mais experiente e vivido, negócio é manter a criatividade kakakaka
Que história incrível, parabéns você motivou muita gente
"Pessoa desenvolvedora" Já assimilou a cultura da Disney. 🤣🤣🤣🤣🤣
Esse foi de longe um dos melhores vídeos do seu canal, man.
Obrigado Cristiano! E foi uma regravação de um vídeo antigo. Pensando em fazer mais isso, pq o RUclips não entrega os vídeos antigos 😂
@@LucasMontano Seria excelente!
Vi esse vídeo na época, e HOJE estou vendo de novo. Trabalho com WORDPRESS a 8 anos e quero iniciar agora na área de react ou node.js, vou começar agora a estudar e espero conseguir algo na área em 6 meses ou um ano. Moral dessa mensagem, você é uma inspiração para mim. Obrigado por todo o conteúdo! ❤😊
Excelente Vídeo Lucas !
Sabe Lucas, é bacana demais assistir seus vídeos e a experiência que você retrata neles, nem sempre a vida é alegrias o tempo todo, sabe lidar com as frustrações é o que nos faz melhor como ser humano. Não tenho histórias como desenvolvedor pra contar, entretanto, estou a muito tempo na área de suporte e hoje com 38 anos voltei a estudar desenvolvimento que havia deixado pra trás na época da Universidade de Sistemas de Informações. O ponto é, sinto medo porque aqui no Brasil eu já percebi que para a área eu estou velho, ai na Holanda há casos assim?! Pessoas que estão sentindo que deveriam mudar mas que o mercado meio que os puxa pra baixo?!
É uma inquietude que não sei de onde vem, eu só estou indo pra cima e buscando conhecimento.
De qualquer forma, espero que estejam bem por ai e que mesmo nessa pandemia absurda que fiquem saudaveis.
Se cuida!
Fala Andre! Eu acho que nunca é tarde para aprender e mudar a direção da carreira, principalmente se você já atua na área de Suporte. Aqui é comum ver uma galera mais velha programando ainda, e acredito que vai ser comum ver uma galera de 40, 50 anos programando. Sucesso nessa jornada!
@@LucasMontano você não sabe o gás que me deu em continuar só de me responder. Muito obrigado e fique bem por ai!
a minha maior decepção mesmo foi com a google:
eu nao passo por nenhuma situacao financeira dificil pq ja tenho o meu emprego, mas esse ano me frustei bastante com a google pois em 2017 eu decidi ter a minha loja de aplicativos voltado para games na playstore.
Fiz o curso nanodegree android e me apaixonei mais ainda e desde la desenvolvi e upei na loja varios apps, consegui uma pequena renda em apenas 1 mas levei strike nele, foi removido da loja. e desde entao vinha levando alguns warnings, mas não de má fé, as vezes por desatençao ou por nao saber mesmo o que de fato a google esperava que eu fizesse em relacao às politicas.
somado meu strike mais warnings e tals, em janeiro tive minha conta dev encerrada da noite pro dia, estava com 5 aplicativos na loja ativos.
perdi as contas de quantas sextas e sabados eu virei noites pra codar em java no android studio para atualizar o aplicativo, upar na loja, disponibilizar pros usuarios e tals;
recebi um aviso na conta que dizia que eu ia receber um email com "mais detalhes" e que na verdade esse email dizia: "nao podemos te dizer o que exatamente aconteceu..e bla bla bla".
entao abri um recurso e recebi a mesma resposta robotica, fazer o que ne
legal a história, pena que eu fiquei vidrado nos monitores atrás de tu
Já tinha visto vídeo anterior com essa história, mas assisti de novo pq sempre me dá um gás pra manter o foco e o empenho nos estudos
Cara obrigado pela historia, atualmente estou iniciando o desenvolvimento de uma ideia e quero abrir a minha startup a sua historia me inspirou ainda mais.
cara, que vídeo massa. Isso é algo que parece ser chato mas no longo prazo até que foi bom, pelo aprendizado. Obrigado por mais um videozão Lucas
Muito top, parabéns pelo sucesso profissional e obrigado por compartilhar sua experiência. Eu já trabalhei em muitas empresas e tive diversas experiências, morei em várias cidades, também não gosto da zona de conforto hehe.
Velocidade 1.75 fica perfeito o vídeo...hauahaua... não foi bem uma demissão, foi mais um deixar na mão... abraço
Meu sonho da vida é conseguir trabalhar como dev 100% sozinho em casa e me manter. A parte boa que eu sempre ganhei 1 salário minimo, se um dia eu ganhar 2 e trabalhar sozinho de casa eu me sentirei um milionário
Você iria trabalhar comigo no Gremista ZH / Colorado ZH, saudades de uma história que não ocorreu.
haha pior né, e eu tava pilhado pra trabalhar lá
este titulo me pareceu chamativo, eu cliquei, belo video irmao
Valeu Apache!!!
Lucas, obrigado por compartilhar com a gente! Me inspiro ainda mais em voce depois de ouvir sua historia!
Parabéns pela história manão! Baita inspiração!
lucas montano do canal lucas montano, esse cenário ficou muito tooooops show !!!! like like like
valeu Josue! vou usar assim quando for contar algumas hitorias :)
Sei da história de um diretor de operador logístico. Tava tudo certo pra ele mudar, aí a empresa congelou a vaga, mas ele já tinha pedido demissão da outra. Falou que ia processar, mas aí fizeram um acordo: 2 meses do salário.
Lucas, você participava de podcasts de tecnologia lá pelos idos de 2014-2015, correto ?
Cai nesse vídeo, estava vendo alguns videos sobre alguns frameworks e me chamou atenção. Um real convite à reflexão. Parabéns!
bem vindo ao canal Wander!
Minha historia recente!
cara, eu tava fazendo varios processos pra diversas empresas tlg,
levei varios nao e por conta disso resolvi fazer projetos opnesource e uns cursos.
atualmente abri um chamado Filmax que se trata de uma api de filmes gratuitos para Devs.
isso me levou ate um processo seletivo onde fiz teste pratico e tudo mais na develcode pra um projeto da Leroy Merlin na frança.
passei em tuudo, tava assinando o contrato quando eles me pediram para comprar um pc pra poder trabalhar. eu sem dinheiro pra ada tentei varios acordos com eles mas nenhum sucesso.
entao acabei sendo dispensado e fiquei bastente chateado por isso.
poxa, como home office a empresa devia ao menos fornecer o pc ne, mas sigo com estudos e artigos no linkedin, um dia eu chego la!
essa é minha historia haha
Mas tu coda onde ?
@@calilcarvalho7291 sts e intellij
A empresa quis saber qual máquina vc codava?
Cara, que história massa! Grande dica para iniciantes da área.
Logo no primeiro dia ?? KKKKK !!! Programador exemplar !!!
=D
Tenho 19 anos e comecei na área com 18, até então queria estudar física, entrei na faculdade de física e resolvi mudar rsrs comecei a assistir teus videos, a estudar e em 2021.1 decidi mudar a de faculdade e fui para Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distancia na estácio, consegui um projeto web básico por fora logo no inicio e dai com esse projeto consegui meu primeiro emprego a 3 semanas atrás. com apenas 2 meses de faculdade, comecei a trabalhar como front end e vamos ver oque o futuro me reserva kkkkk abç
vc ta fazendo alguma faculdade da área de TI?
@@aderlanaraujo5639 sim sim, esse ano 2021.1 eu entrei para ADS a distancia como tudo esta sendo né, já terminei o primeiro semestre
História boa para relembrar alguns momentos do passado.
Parabéns pela tua jornada, sucesso.
Bom, estou pensando pela minha primeira demissão. Eu estava trabalhando PJ, em um projeto de site de agendamentos. O pessoal decidiu contratar uma terceirizada para diminuir os custos e sair do MVP. Infelizmente, estou triste pois pensava em crescer na empresa, mas é isso kkkk... Você precisa se adaptar ao mercado. E coisa como essas vão acontecer de vez em quando.
Não foi bem uma história de decepção, foi mais uma transição drástica, acho interessante compartilhar para as pessoas mais novas que vão ler isso que ou já passaram ou estão passando por algo parecido, (tenho 20 anos). Eu estava trabalhando como suporte técnico para a Dell e não estava nada feliz, fazia cinco meses que eu havia me formado em Gestão de TI e para mim ter o primeiro emprego na área era um sonho realizado, porém antes de ter sido chamado para esta vaga, eu havia feito o ENEM, e com a pandemia os processos burocráticos acabaram atrasando e então já tinha largado a idéia de ir cursar Ciências da Computação na Federal de Goiás(sou de SP), foram se passando meses e aquela sensação de não estar no ambiente ideial tomava conta de mim, então por um curto período as coisas acabaram voltando e então a idéia de ir cursar acabou voltando aos meus planos. Ai que a mudança drástica entra, largar um emprego, experiências, networks, para cursar uma nova faculdade era realmente o ideal ? No fim eu acreditei que sim, foi então que eu decidi pedir as contas e mudar totalmente a trajetoria da minha vida, ir morar sozinho em outro estado há quase 20h da minha então atual residência, sem conhecer absolutamente ninguém, foi algo muito doido, acredito ter feito a escolha certa. E garanto que estou muito mais feliz que antes.
que massa Pedro, obrigado por compartilhar a tua história!
@@LucasMontano Caramba que fera, te admiro muito Lucas, e é muito maneiro tu dar essa atenção e abrir espaço para a gente trocar essa ideia. Abraço !!
To passando pelo mesmo, faço biblioteconomia mas estou pensando em mudar para Ciência da Computação no próximo ano, já que estou precarizado em relação a exatas, pretendo usar este ano para estudar. Será que vale o risco?
@@joshwolfegant8449 Irmão, eu segui meu sonho, e compartilho da idéia que o ser humano é capaz de tudo e inclusive boto essa fé em você, siga seu sonho e de o seu melhor sempre !
@@pedrodm8998 Obrigado amigo! Vou seguir em frente com isto, espero que dê certo e estou na torcida por você também!
No momento eu sou um mero repositor de mercearia...
Também sou repositor de mercearia de um grande atacadista e estou estudando para me tornar programador mas não está sendo fácil.
@@wagnerflavianoassumpcao6345 onde??
Dalee Lucas! Sucesso brow
Já passei por episódio de "demissão em massa". Fui desligado da 4all em 2017 porque a empresa tava passando por uma reestruturação.
Em 2018, olha a ironia: comecei na RBS 😅
Eles já tinham saído do Tecnopuc e as equipes de desenvolvimento foram alocadas no prédio corporativo (da redação e das rádios). Foi uma experiência bem massa apesar de não ter mais aquele clima cool de empresa do vale do silício.
Top de mais
Tenho ansiedade nao consigo assistir videos longos assim : (
Nao consegui saber o pq ele foi demitido no primeiro emprego : (
Deixei o like mesmo assim : )
Ele foi demitido porque o projeto pelo qual ele foi contratado foi cancelado. :3
@@johnkenedy putss, obrigado pela explicação
: )
abre 2 abas, assiste metade do video em uma e metade do video em outra. Pronto. Vc terminou de assistir 2 videos "curtos". :D
@@abnerwillys Claro, e pra transformar um filme em seriado é só recortar em pedaços de 20 minutos kkkkkkkkk
O café é uma grande barreira para quem tem esse problema, ele aumenta a ansiedade. Apenas um comentário para tentar ajudar...hahaha
Fui demitida no mês em que o dono da empresa me prometeu o aumento de salário.. na realidade não tinha lugar para 2 sêniors(eu e o líder), então me mandou embora como pleno sendo PJ (sem seguro, sem nada)
Cara, eu tenho um puta medo de entrar na área fazer merda e ser demitido. Comecei com Python e no final do curso, estava sentindo que não estava absorvendo muito bem o conteúdo então coloquei a ideia no bolso, e fui estudar banco de dados ontem estou me achando bem mais, estou estudando MySQL, SQL SERVER, PostegreSQL, Oracle e Tsql.
Ao final desse curso, vou refazer o curso de Python e ir estudando um pouco de front pra tentar atuar em algum estágio. Seja o que Deus quiser kkkk'
sentir medo é natural Lucas! Isso significa que tu esta evoluindo cara o/
@@LucasMontano Faz sentido \O
Valeu pela força, Lucas !!
Oii Lucas, como tá sendo sua jornada na carreira?
Lucas boa tarde, blz? Tenho 35 anos e estou moldando meu estilo de vida para migrar para programação, sou um total zero a esquerda em programação não conheço nada, vc poderia me indicar uma área específica pra começar? já tenho um norte que é ser dev full stack me indica uma direção aí pra que eu possa começar, valeu abraço sucesso.
Olá mano eu posso te dar uma dica começa com lógica de programação.