Bota tem muitas vantagens, uma das principais é a proteção do tornozelo, coisa que nenhum tênis faz, além da tração, resistência entre outros. Agora... Uma bota leve e com tecnologia custa bem mais do que uns 3 tênis caros. Existem botas mais leves que tênis, à prova de água (as melhores tem uma câmara inteiriça impermeável dentro) com material que não retém água (as mais caras) e com solado capaz de fazer excelente tração tanto na areia como no asfalto (as mais caras). Ou seja, a bota é a melhor, porém, as de primeira linha, do tipo usadas em Hiking extremo, e como tal, é caríssima, rs. Outro detalhe é a palmilha. Nenhum tênis, mesmo os de caminhada, tem boas palmlhas. É necessário obter uma auxiliar, de preferência de gel.
Uma contribuição: em longas caminhadas, eu usaria dois tipos de calçados para que não estresse o pé no mesmo lugar. Exemplo, dois tênis diferentes, ou tênis e bota, tênis e sandália. Obrigado. Espero ter ajudado.
Bem legal sua série de vídeos sobre o Caminho. Fiz o meu em 2014 usando botas Finisterre, e sempre com meias reforçadas, próprias para caminhadas. Eu fazia 18 km por dia, em média, e não tive uma bolha sequer. Peguei chuvas torrenciais e atravessei córregos com os pés inteiros submersos, e a bota isolou meus pés completamente da umidade. Não é propaganda, não vendo botas, é a minha experiência. Mas eu fiz o treinamento aqui no Brasil de 6 km por dia sempre com as botas do Caminho. Obrigada por me remeter à boa experiência que tive como peregrina.
Esse é o treinamento perfeito usando já o calçado que vai usar na trilha oficial permitindo tanto o amaciamento do Calçado quanto os pés acostumarem com calçado
Experimente testar para uma próxima vez uma bota Vento Finesterre. É uma coisa de outro mundo! Arrisco dizer que não precisa nem amaciar (eu sei, o bom senso não permite correr tal risco). Nunca tive um calçado tão resistente e tão confortável, mesmo comparando com um tênis de caminhada. Será, sem dúvida, a minha opção!
As botas da Vento não precisam ser amacidas mesmo, são muuuito confortáveis, só o material Nanox é que esquenta demais no verão, e se não refrescarmos os pés, elas causarão bolhas. Estou na minha terceira bota Vento.
Olá! Concordo com vc! Fui em 2018 e fiz o caminho francês desde SJPP com uma bota Salomon, foicum peso para minhas pernas. Fui em 2022 e fiz o caminho português central com tênis da Nike, adorei. Volto e vou refazer o francês em ago/23 e vou vom o mesmo tênis.
Quando for fazer de novo me chama🤣 estou louca pra fazer essa aventura, mas não tenho coragem de ir sozinha. Meu sonho é fazer o percurso do caminho de São Tiago de Compostela Espanha🙏🙏
Uma lição que podemos aprender é vendo o exemplo da Fórmula Um. Sabemos que para diferentes tipos de clima (e topografia também nesse caso) diferentes tipos de pneus. Os pneus estão para os veículos assim como os calçados estão para nós. Rsrs. Parabéns Nilton pelo vídeo!
Boa tarde. Eu já vários caminhos e sempre usei tênis. Sua dica foi muito boa. Eu estou pensando muito ainda sobre qual calçado irei usar, mas estou muito tendenciosa ao tênis, por que acho mais confortável. Gratidão pelas dicas!
O tênis tem várias vantagens e também várias desvantagens, por exemplo nos lugares onde tem muita pedra pequena ou pedra pontuda Elas costumam ser sentidas no peito do pé o que no final do dia deixa o pé bastante sensível em inchado, então quanto mais fina for a sola do tênis pior é para lugares de pedra, tenis tipo sapatilha entao nem se fala. Já as botas técnicas de caminhada tem camadas duras na sola baixa e macia junto ao pé justamente para evitar esse tipo de ocorrência sem perder o conforto. Outro fato são as pessoas que costumam torcer o tornozelo, pois normalmente os tênis mesmo com cano alto tem a base da sola mais estreita o que propicia a torção do pé, ja as botas tem a base mais larga e canos mais altos, o que evita a torção do tornozelo. No quesito chuva e frio nem se fala o tênis é algo praticamente inservível, hoje as boas botas de caminhada são tanto a prova d'água Quanto são térmicas. Eu particularmente depois de muito gastar dinheiro com bota inadequada para trilha e tênis também inadequandos comprei uma bota GUAETELÁ DRY. Ela já tem 10 anos e vai durar mais 20 facil facil. Tem biqueira de aço anti topada e esmaganento dos dedos em caso de queda de peso, tem solado proprio pra pedra e anti furo de espinhos ou pregos é a prova d'água e térmica. Nenhum tênis chega perto disso. Na trilha os pés sao a parte mais importante. Detalhe, se optar por usar bota compre uma pelo menos dois números acima do normal isso porque nas botas se costuma usar duas meias finas para absorver o suor do pé no verai, ou no inverno duas meias grossas para ajudar a esquentar. Isso aumenta 01 nr, o outro nr a mais é para compensar o inchaço dos pés no fim de um dia de caminhada.
Parabéns Nilton, seu vídeo é ótimo. Eu fiz o caminho de Santiago em 2015, usei uma bota da marca Vento, modelo Titã. Apesar de muito confortável, a bota era pesada e muito volumosa. Eu não tive bolhas, além de usar a bota confortável, eu resfriava os meus pés quando eles esquentavam demais, esse é o grande segredo para não ter bolhas. Tirava a bota umas duas vezes por dia para os meus pés tomarem ar, colocava-os dentro de rios para refrescá-los, e até cheguei a pedir gelo em bares e os passei nas solas dos pés. Resultado, deu super certo, nenhuma bolha. Pretendo fazer o Caminho Primitivo agora em 2022, minha intenção é levar minha bota atual Salomon, (ela é confortável, mas menos que a minha Vento) e um tênis para trilha, pretendo ir revesando os dois. Sei que aumentarei o peso da minha mochila, gostaria de levar só o tênis, mas como o Caminho Primitivo é pelas montanhas, acho que a bota possa ser mais adequada. Estou procurando um bom tênis para comprar, quero que seja muito confortável, tenha resistência à àgua e boa tração. Por favor, você tem alguma sugestão?
Se ainda não foi pega um bota cano curto la sportiva raptor 2 leveza, durabilidade tecnologia e conforte de uma vento unida a um tênis de corrida, tbem cadê com uma meia liner com coolmax a curtlo tem uma tops no BR e uma meia de trilha com omnitech e cool Max especial para trekking além de creme abri atrito e creme hidratante de pés e fitas por segurança e o stress será 0.
@@jairmoreiraneto3016 obrigada pela atenção Jair. Eu já fui,fiz o Caminho Primitivo em abril/maio de 2022 e acabei levando apenas uma bota Salomon e ela foi maravilhosa.
Estou estudar para fazer peregrinações; até ja subi alguns morros no Sul, tanto a pé, quanto de bicicleta e, inclusive, no tempo do quartel eu cheguei a caminhar - no caso marchar bastante - e por vários quilômetros, mas isso foi há muito. Faz um ano - um pouco mais - comecei a me dedicar mais ao caminhar e, atualmente, faço Km diários, bem cedinho, um pouco antes do sol e tenho preferido caminhar a andar de bicicleta. Gosto de caminhar ouvindo canto gregoriano, bem baixinho, para não incomodar, apesar de não haver ninguém nas ruas nesse horário, porquanto não uso fones de ouvido. No mesmo tempo, recomecei a estudar latim, até para entender os cantos e, do nada, acabei numa Missa Tridentina e posso dizer que tive uma nova conversão e, na sequência, nasceu a ideia de começar a peregrinar e é isso que vou fazer. Estava há pouco discutindo com minha esposa o cuidado com os pés em caminhadas e o tipo de calçado e acabei no teu vídeo. Obrigado por esclarecer muitas coisas, especialmente o tamanho do calçado. Ganhou um inscrito.
Eu fiz 3 vezes o Caminho...nos últimos dois usei um tênis Hoka. Não me arrependo: leve, fácil de secar e boa aderência. Escolhi o tênis 1 e 2/3 números maiores que o meu tamanho normal.
Nilton, o ideal não seria um meio termo entre os dois? Tenho muita paixão pelos tênis por serem leves e maleáveis. Ao mesmo tempo amo botas por oferecer proteção para o tornozelo, principalmente por causa do peso da mochila... e não é qualquer bota. Já experimentei várias e não são todas iguais. Descobri recentemente um tipo de bota da Salomon que é uma bota ultra leve, com cano MID (que protege o tornozelo), GoreTEX (impermeável) e leve como um tênis. Veja o modelo SALOMON OUTLINE GTX. Eu estou opinando, mas sem embasamento prático, ainda não fiz nenhuma caminhada longa. Comprei recentemente uma bota Mid de montanha, sei que não daria pra usar em Santiago. É uma Authentic LTR GTX. Queria experimentar essa Outline, creio que seja, hoje, o mais adequado para quem tem essa eterna dúvida, uma vez que como você mesmo disse no vídeo, é ideal que se leve apenas 1 calçado.
Prezado, o problema é carregar dois calçados pelo Caminho, ou seja, peso extra. Meses atrás, comprei um Salomon, com Goretex, uma fortuna. Fiz uma caminhada de uma hora num dia de chuva aqui em São Paulo, pelo asfalto, e fiquei com o pé todo molhado. Devolvi o produto para análise e ainda estou aguardando retorno antes de colocar uma avaliação aqui. Quando voltar ao Caminho, depois da epidemia, vou tentar tênis e meias impermeáveis, só para os dias de chuva ou frio. Quem sabe consigo proteção e pouco peso, que são os objetivos. Obrigado pelos comentários e um abraço!
Calçado deve não só ser testado no pé, mas sim ser LACEADO no pé antes de se meter na trilha. Explico: todos os calçados novos, de sandália à bota tem pontos duros e de atrito com os pés, então SÓ O USO PROLONGADO que lacea o calçado, ou acostuma o pé ao calçado de modo que a chance de fazer bolhas, torcer o pé, apertar etc é infinitamente menor num calçado já bem usado anteriormente. Outro erro é a compra de calçados que NAO FORAM feitos para usar na chuva, molhados, etc. Já vi muito calçado se DESMANCHAR na trilha, seja porque nao seca nunca, seja porque nao era costurada a sola no restante do sapato, seja porque era colado e nao vulcanizado, seja porque a entresola era de papelão (sim, varias botas o sao) e com o uso molhado o papelao se desmanchou em baixo da palmilha. Por milhões de motivos um calçado nunca deve ser comprado de véspera. Compre ao manos 6 meses antes e use diariamente nos treinos, inclusive na chuva e veja como ele se comporta qdo molhado e após a chuva. Calçados técnicos custam mais caro, mas valem cada centavo. Eu uso uma bota Guartelá Dry e já tem 10 anos, nas características tecnicas ainda está como nova, vai durar até acabar a sola, uns 20 anos facil fácil. Esta marca tem calçados de 300 a 600 resistentes a água de chuva, termicamente protegidos e com sola técnica pra andar nas pedras pontiagudas sem acabar com o peito dos seus pés, alguns deles tem tambem a sola tecnica a prova de elementos pontiagudos: espinhos, pregos etc e com biqueira de aço anti esmagamento pra proteger os dedos da queda de objetos pesados. São calçados para toda vida. BOTA SO compre com DOIS NRS a mais, pois na trilha os pés incham muito e no frio você vai querer usar três meias comuns, ou duas bem fofas e se comprar com só 01 nr a mais não vai caber o pé inchado e com 2 meias fofas.
Eu resolvi um problema que tinha quando viajo no inverno europeu, comprando meias pra prática do esqui. São grossas, aquecem e nao fica a sensação de pé molhado. Uso com bota ou tênis. Nem a neve me atrapalha!
@@niltonhernandes4827 , nao sao a prova de água, mas feitas a partir de uma tecnologia que deixa o pé transpirar, nao ficando molhado ou com sensação de molhado, pois na bota acontece isso (qdo faz muito frio, neva...). Rohner basic ou Rohner advanced socks. Acho que é esse o nome. Mas acho que qualquer meia pra esqui funciona assim.
@@MrFranciscojmm Obrigado! Na próxima vez que eu fizer o Caminho, vou testar meias, inclusive impermeáveis, para não ter que caminhar com bota. Valeu pela dica!
Prezado Lafef: eu só tive bolha nos pés uma vez, quando fiz o Caminho de Santiago Português, em 2016. Desde então, eu sigo esses conselhos que coloquei no vídeo e não tenho problemas. Quando fiz um trecho do Caminho de Santiago Francês este ano, percebi que há um novo produto nas lojas, um tipo de curativo especial que adere à pele. Não sei se funciona... Um abraço!
Estabeleça um ritmo de caminhada com paradas: exemplo: caminhar por 45 min e parar por 15 min. Tire os sapatos e eleve seus pés. Tire as meias, faça massagem. Assim vc vai minimizar esses problemas. Espero ter ajudado.
Bota pra trilha nacional só tem uma: GUARTELÁ nos modelos a prova d'água: o DRY. Custam de 300 a 600. se você não tiver tendência a torcer o tornozelo compre de cano médio se tiver tendência compre as de cano alto. as mais caras vem com biqueira de Aço anti esmagamento dos dedos em caso de queda de objeto e com solado técnico para andar em pedra e que não furam com espinhos ou pregos. Valem cada centavo, duram mais de 20 anos facil, usando direto.
Grande pergunta! Não sei responder. Usei finas e grossas com tênis e me dei bem dos dois jeitos. O importante é que se encaixem bem no pé. Vou testar meias impermeáveis numa próxima vez para ter uma alternativa em dias de chuva, já que gosto de andar con tênis. Um abraço!
Informações preciosas! Estou com muita vontade de fazer o caminho português pq estou morando no Porto; você sabe os prós e contras do caminho português pela costa e pelo interior? Obrigada por compartilhar sua visão!!! Abraços
Tbm prefiro o tênis, achei para comprar um tênis impermeável... Estava pensando em levá-lo. Vc sabe algo a respeito? Aliás, seus vídeos são ótimos e tem me encorajado bastante em fazer o caminho. Abraço
Prezado Oelde: eu nunca utilizei tênis impermeável, mas pode ser uma solução se você for em épocas mais frias e chuvosas (ou seja, tudo o que não seja o verão). Lembre-se de um fato importante: se a água não entra, o suor do seu pé também não sai. Em dias quentes, esse tipo de calçado pode ser muito desconfortável e causar bolhas. Buen Camino!
Gostei das dicas! Fiquei pensando que, se aplicar algum impermeabilizante no tênis, não ajudaria um pouco mais na proteção térmica e evitar água....vc sabe se isso ajudaria?
Sobre o tênis: qdo chove e seu tênis não seca durante a noite não é ruim caminhar com ele molhado no outro dia? A alternativa seria ensacar os pés com plástico e colocar o tênis? Gratidão!
Eu já fiz o Caminho de Santiago 3 vezes e venho tendo minha atenção despertada para uma onda crescente de orientais que está, aos poucos, dominando essa modalidade de peregrinação (e parece que também o mundo). Eles não são necessariamente cristãos e apenas têm interesse em utilizar a rede de albergues municipais que é muito barata. Como pombos, costumam andar em bandos. Eles sabem direitinho quais albergues têm as cozinhas mais equipadas e são os primeiros a chegar. Assim que se instalam, dominam logo a área e você não consegue sequer entrar pra esquentar um copo de leite no microondas sem ter que pedir permissão. Eles fazem uma fumaceira danada com frituras e o capeta a quatro. Depois, juntam as mesas nos refeitórios, fazem a "panelinha" e ficam falando só naquele: "YÓUN FINNN TCHENÔ TCHANAIN TIUUUUU" se lixando pros demais. Isso tirou muito do encanto e da magia do Caminho de Santiago de Compostela que sempre foi feito de união e troca de experiência entre seus participantes. Pelo menos, essa é a minha percepção. Acho que tenho olho clínico. 🙄🤔
Olá Nilton! Já assisti tantos vídeos seus que me sinto quase íntima! 😁 Eu e meu marido estamos organizando nossa viagem para fazer o caminho em final de fevereiro. Eu sou do time do tênis e ele do time das botas. Essa sua experiência de "congelamento" dos pés me deixou preocupada... vc tem alguma outra sugestão? Os sacos plásticos não te criaram bolhas?
Cara Joceline: fiquei preocupado com sua mensagem. Você não contou se vocês vão fazer o Caminho Francês, ou outro, se inteiro ou em partes. De qualquer maneira, fevereiro não é um mês para fazer o Caminho Francês. Parte dele, principalmente as áreas altas, vai estar com neve. As temperaturas médias serão próximas ou abaixo de zero. Haverá albergues fechados, poucas horas de luz durante o dia. Enfim, não recomendo de jeito nenhum. De qualquer maneira, se vocês insistirem em ir em fevereiro, usar bota impermeável é algo absolutamente obrigatório. Seu marido está certíssimo. Caso contrário, você vai congelar o seu pé, principalmente em dias de chuva e neve, que não serão poucos. Tênis, como afirmo, é só para tempo quente, principalmente para o verão.
@@niltonhernandes4827 😱 infelizmente, precisará ser na 2a quinzena de fevereiro! Mas antes de tudo, perdoe-me pela falta de informação, queremos fazer o caminho portugues do interior (queremos fazer em 10 dias), aquele que sai de porto e não segue pelo mar. Pelo que pesquisei até agora, não veremos neve, apenas frio e chuva. Hj moramos em SP, mas somos do RS, acredito que o frio não será problema, receio apenas a chuva... vou seguir sua orientação sobre as botas (apesar de achar que elas são desconfortáveis devido ao solado duro). Obrigada pela gentileza da resposta!
@@jocelinezapp6959 Oi, Joceline: fico mais tranquilo. Realmente, o problema de vocês será a chuva. Portanto, arrume uma ótima capa e verifique quais albergues e hostels (caso essa seja a opção de vocês) estarão abertos no período. Torcendo por muitos dias de sol para vocês! Um abraço!
Bom dia !!!estou amaciando 2 tenis aqui na italia ,,, um COLUMBIA e um CMP !! Ja tive outros que fazia trilha(caminhadas nos bosques) por aqui ! estou sentindo um bom resultado no columbia (que se acha para vendas ai no brasil na decathlon !!cod 8408508 ... so uma dica ok abraòos a todos e boa caminhada !!
Bota pra trilha nacional só tem uma: GUARTELÁ nos modelos a prova d'água: o DRY. Custam de 300 a 600. se você não tiver tendência a torcer o tornozelo compre de cano médio se tiver tendência compre as de cano alto. as mais caras vem com biqueira de Aço anti esmagamento dos dedos em caso de queda de objeto e com solado técnico para andar em pedra e que não furam com espinhos ou pregos. Valem cada centavo, duram mais de 20 anos facil, usando direto.
Bota tem muitas vantagens, uma das principais é a proteção do tornozelo, coisa que nenhum tênis faz, além da tração, resistência entre outros. Agora... Uma bota leve e com tecnologia custa bem mais do que uns 3 tênis caros. Existem botas mais leves que tênis, à prova de água (as melhores tem uma câmara inteiriça impermeável dentro) com material que não retém água (as mais caras) e com solado capaz de fazer excelente tração tanto na areia como no asfalto (as mais caras).
Ou seja, a bota é a melhor, porém, as de primeira linha, do tipo usadas em Hiking extremo, e como tal, é caríssima, rs.
Outro detalhe é a palmilha. Nenhum tênis, mesmo os de caminhada, tem boas palmlhas. É necessário obter uma auxiliar, de preferência de gel.
Nilton, existem botas mais adequadas pra fazer trekking. Além disso, é necessário amaciá-las por um mês, no mínimo.
Uma contribuição: em longas caminhadas, eu usaria dois tipos de calçados para que não estresse o pé no mesmo lugar. Exemplo, dois tênis diferentes, ou tênis e bota, tênis e sandália. Obrigado. Espero ter ajudado.
Bem legal sua série de vídeos sobre o Caminho. Fiz o meu em 2014 usando botas Finisterre, e sempre com meias reforçadas, próprias para caminhadas. Eu fazia 18 km por dia, em média, e não tive uma bolha sequer. Peguei chuvas torrenciais e atravessei córregos com os pés inteiros submersos, e a bota isolou meus pés completamente da umidade. Não é propaganda, não vendo botas, é a minha experiência. Mas eu fiz o treinamento aqui no Brasil de 6 km por dia sempre com as botas do Caminho. Obrigada por me remeter à boa experiência que tive como peregrina.
Esse é o treinamento perfeito usando já o calçado que vai usar na trilha oficial permitindo tanto o amaciamento do Calçado quanto os pés acostumarem com calçado
Experimente testar para uma próxima vez uma bota Vento Finesterre. É uma coisa de outro mundo! Arrisco dizer que não precisa nem amaciar (eu sei, o bom senso não permite correr tal risco). Nunca tive um calçado tão resistente e tão confortável, mesmo comparando com um tênis de caminhada. Será, sem dúvida, a minha opção!
Onde se compra delas? Qual media de valor?
As botas da Vento não precisam ser amacidas mesmo, são muuuito confortáveis, só o material Nanox é que esquenta demais no verão, e se não refrescarmos os pés, elas causarão bolhas. Estou na minha terceira bota Vento.
Olá! Concordo com vc! Fui em 2018 e fiz o caminho francês desde SJPP com uma bota Salomon, foicum peso para minhas pernas. Fui em 2022 e fiz o caminho português central com tênis da Nike, adorei. Volto e vou refazer o francês em ago/23 e vou vom o mesmo tênis.
... escolha o seu calçado :" amaciar antes , fazer pequenas caminhadas,".. dica nr 1 ! ... Grata!🙏🍀❤️
Quando for fazer de novo me chama🤣 estou louca pra fazer essa aventura, mas não tenho coragem de ir sozinha.
Meu sonho é fazer o percurso do caminho de São Tiago de Compostela Espanha🙏🙏
Uma lição que podemos aprender é vendo o exemplo da Fórmula Um. Sabemos que para diferentes tipos de clima (e topografia também nesse caso) diferentes tipos de pneus. Os pneus estão para os veículos assim como os calçados estão para nós. Rsrs. Parabéns Nilton pelo vídeo!
Boa tarde. Eu já vários caminhos e sempre usei tênis. Sua dica foi muito boa. Eu estou pensando muito ainda sobre qual calçado irei usar, mas estou muito tendenciosa ao tênis, por que acho mais confortável. Gratidão pelas dicas!
O tênis tem várias vantagens e também várias desvantagens, por exemplo nos lugares onde tem muita pedra pequena ou pedra pontuda Elas costumam ser sentidas no peito do pé o que no final do dia deixa o pé bastante sensível em inchado, então quanto mais fina for a sola do tênis pior é para lugares de pedra, tenis tipo sapatilha entao nem se fala. Já as botas técnicas de caminhada tem camadas duras na sola baixa e macia junto ao pé justamente para evitar esse tipo de ocorrência sem perder o conforto. Outro fato são as pessoas que costumam torcer o tornozelo, pois normalmente os tênis mesmo com cano alto tem a base da sola mais estreita o que propicia a torção do pé, ja as botas tem a base mais larga e canos mais altos, o que evita a torção do tornozelo. No quesito chuva e frio nem se fala o tênis é algo praticamente inservível, hoje as boas botas de caminhada são tanto a prova d'água Quanto são térmicas. Eu particularmente depois de muito gastar dinheiro com bota inadequada para trilha e tênis também inadequandos comprei uma bota GUAETELÁ DRY. Ela já tem 10 anos e vai durar mais 20 facil facil. Tem biqueira de aço anti topada e esmaganento dos dedos em caso de queda de peso, tem solado proprio pra pedra e anti furo de espinhos ou pregos é a prova d'água e térmica. Nenhum tênis chega perto disso. Na trilha os pés sao a parte mais importante. Detalhe, se optar por usar bota compre uma pelo menos dois números acima do normal isso porque nas botas se costuma usar duas meias finas para absorver o suor do pé no verai, ou no inverno duas meias grossas para ajudar a esquentar. Isso aumenta 01 nr, o outro nr a mais é para compensar o inchaço dos pés no fim de um dia de caminhada.
A ideia de experimentar antes é ótima e vou fazer isso. Até para já ir amaciando o calçado que vou escolher ao final dos testes.
É seguir o seu conselho e escolher o caçado que melhor adequou a realidade de cada um.
Parabéns Nilton, seu vídeo é ótimo. Eu fiz o caminho de Santiago em 2015, usei uma bota da marca Vento, modelo Titã. Apesar de muito confortável, a bota era pesada e muito volumosa. Eu não tive bolhas, além de usar a bota confortável, eu resfriava os meus pés quando eles esquentavam demais, esse é o grande segredo para não ter bolhas. Tirava a bota umas duas vezes por dia para os meus pés tomarem ar, colocava-os dentro de rios para refrescá-los, e até cheguei a pedir gelo em bares e os passei nas solas dos pés. Resultado, deu super certo, nenhuma bolha. Pretendo fazer o Caminho Primitivo agora em 2022, minha intenção é levar minha bota atual Salomon, (ela é confortável, mas menos que a minha Vento) e um tênis para trilha, pretendo ir revesando os dois. Sei que aumentarei o peso da minha mochila, gostaria de levar só o tênis, mas como o Caminho Primitivo é pelas montanhas, acho que a bota possa ser mais adequada. Estou procurando um bom tênis para comprar, quero que seja muito confortável, tenha resistência à àgua e boa tração. Por favor, você tem alguma sugestão?
Se ainda não foi pega um bota cano curto la sportiva raptor 2 leveza, durabilidade tecnologia e conforte de uma vento unida a um tênis de corrida, tbem cadê com uma meia liner com coolmax a curtlo tem uma tops no BR e uma meia de trilha com omnitech e cool Max especial para trekking além de creme abri atrito e creme hidratante de pés e fitas por segurança e o stress será 0.
@@jairmoreiraneto3016 obrigada pela atenção Jair. Eu já fui,fiz o Caminho Primitivo em abril/maio de 2022 e acabei levando apenas uma bota Salomon e ela foi maravilhosa.
Estou estudar para fazer peregrinações; até ja subi alguns morros no Sul, tanto a pé, quanto de bicicleta e, inclusive, no tempo do quartel eu cheguei a caminhar - no caso marchar bastante - e por vários quilômetros, mas isso foi há muito.
Faz um ano - um pouco mais - comecei a me dedicar mais ao caminhar e, atualmente, faço Km diários, bem cedinho, um pouco antes do sol e tenho preferido caminhar a andar de bicicleta.
Gosto de caminhar ouvindo canto gregoriano, bem baixinho, para não incomodar, apesar de não haver ninguém nas ruas nesse horário, porquanto não uso fones de ouvido.
No mesmo tempo, recomecei a estudar latim, até para entender os cantos e, do nada, acabei numa Missa Tridentina e posso dizer que tive uma nova conversão e, na sequência, nasceu a ideia de começar a peregrinar e é isso que vou fazer.
Estava há pouco discutindo com minha esposa o cuidado com os pés em caminhadas e o tipo de calçado e acabei no teu vídeo.
Obrigado por esclarecer muitas coisas, especialmente o tamanho do calçado.
Ganhou um inscrito.
Obrigado! Você já está pronto para o Caminho de Santiago!
Eu fiz 3 vezes o Caminho...nos últimos dois usei um tênis Hoka. Não me arrependo: leve, fácil de secar e boa aderência. Escolhi o tênis 1 e 2/3 números maiores que o meu tamanho normal.
To adorando os vídeos!! Obrigado por compartilhar todo esse conhecimento. Com certeza estimulando demais a fazer o caminho
Estou vendo seus vídeos e, sinceramente, são ótimos!! penso em ir em Outubro por ser outono e um clima mais ameno!! Obrigado
Nilton, o ideal não seria um meio termo entre os dois? Tenho muita paixão pelos tênis por serem leves e maleáveis.
Ao mesmo tempo amo botas por oferecer proteção para o tornozelo, principalmente por causa do peso da mochila... e não é qualquer bota. Já experimentei várias e não são todas iguais.
Descobri recentemente um tipo de bota da Salomon que é uma bota ultra leve, com cano MID (que protege o tornozelo), GoreTEX (impermeável) e leve como um tênis.
Veja o modelo SALOMON OUTLINE GTX.
Eu estou opinando, mas sem embasamento prático, ainda não fiz nenhuma caminhada longa. Comprei recentemente uma bota Mid de montanha, sei que não daria pra usar em Santiago. É uma Authentic LTR GTX. Queria experimentar essa Outline, creio que seja, hoje, o mais adequado para quem tem essa eterna dúvida, uma vez que como você mesmo disse no vídeo, é ideal que se leve apenas 1 calçado.
Prezado, o problema é carregar dois calçados pelo Caminho, ou seja, peso extra. Meses atrás, comprei um Salomon, com Goretex, uma fortuna. Fiz uma caminhada de uma hora num dia de chuva aqui em São Paulo, pelo asfalto, e fiquei com o pé todo molhado. Devolvi o produto para análise e ainda estou aguardando retorno antes de colocar uma avaliação aqui. Quando voltar ao Caminho, depois da epidemia, vou tentar tênis e meias impermeáveis, só para os dias de chuva ou frio. Quem sabe consigo proteção e pouco peso, que são os objetivos. Obrigado pelos comentários e um abraço!
Obrigado pelas dicas Nilton, Pretendo fazer o caminho em setembro e estou pesquisando. Abraço fraterno. Boni
Sugiro botas VENTO nanox.
Bota brasileira,impermeável,super confortável. Tem vídeo aqui no RUclips
Muito grato, Nilton! Informações muito úteis e estimulantes!🙏🏼
Mais uma vez, obrigado pelas orientações.
Calçado deve não só ser testado no pé, mas sim ser LACEADO no pé antes de se meter na trilha. Explico: todos os calçados novos, de sandália à bota tem pontos duros e de atrito com os pés, então SÓ O USO PROLONGADO que lacea o calçado, ou acostuma o pé ao calçado de modo que a chance de fazer bolhas, torcer o pé, apertar etc é infinitamente menor num calçado já bem usado anteriormente. Outro erro é a compra de calçados que NAO FORAM feitos para usar na chuva, molhados, etc. Já vi muito calçado se DESMANCHAR na trilha, seja porque nao seca nunca, seja porque nao era costurada a sola no restante do sapato, seja porque era colado e nao vulcanizado, seja porque a entresola era de papelão (sim, varias botas o sao) e com o uso molhado o papelao se desmanchou em baixo da palmilha. Por milhões de motivos um calçado nunca deve ser comprado de véspera. Compre ao manos 6 meses antes e use diariamente nos treinos, inclusive na chuva e veja como ele se comporta qdo molhado e após a chuva. Calçados técnicos custam mais caro, mas valem cada centavo. Eu uso uma bota Guartelá Dry e já tem 10 anos, nas características tecnicas ainda está como nova, vai durar até acabar a sola, uns 20 anos facil fácil. Esta marca tem calçados de 300 a 600 resistentes a água de chuva, termicamente protegidos e com sola técnica pra andar nas pedras pontiagudas sem acabar com o peito dos seus pés, alguns deles tem tambem a sola tecnica a prova de elementos pontiagudos: espinhos, pregos etc e com biqueira de aço anti esmagamento pra proteger os dedos da queda de objetos pesados. São calçados para toda vida. BOTA SO compre com DOIS NRS a mais, pois na trilha os pés incham muito e no frio você vai querer usar três meias comuns, ou duas bem fofas e se comprar com só 01 nr a mais não vai caber o pé inchado e com 2 meias fofas.
Top 🔝 obrigado por compartilhar
Eu resolvi um problema que tinha quando viajo no inverno europeu, comprando meias pra prática do esqui. São grossas, aquecem e nao fica a sensação de pé molhado. Uso com bota ou tênis. Nem a neve me atrapalha!
Interessante! São à prova d'água? Você saberia dizer o nome, custo e onde encontrar?
@@niltonhernandes4827 , nao sao a prova de água, mas feitas a partir de uma tecnologia que deixa o pé transpirar, nao ficando molhado ou com sensação de molhado, pois na bota acontece isso (qdo faz muito frio, neva...). Rohner basic ou Rohner advanced socks. Acho que é esse o nome. Mas acho que qualquer meia pra esqui funciona assim.
@@MrFranciscojmm Obrigado! Na próxima vez que eu fizer o Caminho, vou testar meias, inclusive impermeáveis, para não ter que caminhar com bota. Valeu pela dica!
@@niltonhernandes4827 , vale levar botas e tenis. Nao é tanto peso a mais. Hoje ha botas mais leves.
Muito bom vídeo, parabéns. Qual modelo esse poncho verde que está usando?
Os 3 caminhos que fiz foi sempre com sapatilhas. Também, todas as peregrinações a Fátima foi com sapatilhas
Qual modelo?
Excelente os vídeos, estão ajudando muito! Sugestão de vídeo: dicas de prevenção de bolhas e se tiver o que fazer. Seria muito útil para mim rs
Prezado Lafef: eu só tive bolha nos pés uma vez, quando fiz o Caminho de Santiago Português, em 2016. Desde então, eu sigo esses conselhos que coloquei no vídeo e não tenho problemas. Quando fiz um trecho do Caminho de Santiago Francês este ano, percebi que há um novo produto nas lojas, um tipo de curativo especial que adere à pele. Não sei se funciona... Um abraço!
Estabeleça um ritmo de caminhada com paradas: exemplo: caminhar por 45 min e parar por 15 min. Tire os sapatos e eleve seus pés. Tire as meias, faça massagem. Assim vc vai minimizar esses problemas. Espero ter ajudado.
Uma Bota Bem Amaciada é Mais Confortável e Resistente, o Solado Macio do Tênis Deforma.
(Experiência Própria)
Sim, e na verdade todo sapato para trilha precisa ser usado meses antes para ser amaciado isso evita torções bolhas e dores nos pés
Em tempo, já tive bota Timberland, são péssimas! Entr
e uma dessas e um tênis eu também escolheria um tênis.
Bota pra trilha nacional só tem uma: GUARTELÁ nos modelos a prova d'água: o DRY. Custam de 300 a 600. se você não tiver tendência a torcer o tornozelo compre de cano médio se tiver tendência compre as de cano alto. as mais caras vem com biqueira de Aço anti esmagamento dos dedos em caso de queda de objeto e com solado técnico para andar em pedra e que não furam com espinhos ou pregos. Valem cada centavo, duram mais de 20 anos facil, usando direto.
Timberland so serve pra fazer estilo, não serve mesmo pra caminhada, é muito pesada
Yo no creo en las brujas pero.... Muito bom seu vídeo!
Nilton. Você conhece algum grupo que vai fazer caminhada da fé Andradas a Aparecida no carnaval de 2022. Parabéns pelo canal!
Você é corajoso nas trilhas de SP😅
Muito bom seu canal. Chegando por aqui agora. Qual tipo de meia para usar?
Grande pergunta! Não sei responder. Usei finas e grossas com tênis e me dei bem dos dois jeitos. O importante é que se encaixem bem no pé. Vou testar meias impermeáveis numa próxima vez para ter uma alternativa em dias de chuva, já que gosto de andar con tênis. Um abraço!
Informações preciosas! Estou com muita vontade de fazer o caminho português pq estou morando no Porto; você sabe os prós e contras do caminho português pela costa e pelo interior? Obrigada por compartilhar sua visão!!! Abraços
Eu só fiz a Caminho pelo interior, que é lindo. Se não fosse a Pandemia, estaria justamente agora fazendo Caminho pelo Litoral. Um abraço!
Em Tempo: alguém já usou botas da Skechers?
Bota, sempre!
Gracias!
Tbm prefiro o tênis, achei para comprar um tênis impermeável... Estava pensando em levá-lo. Vc sabe algo a respeito? Aliás, seus vídeos são ótimos e tem me encorajado bastante em fazer o caminho. Abraço
Prezado Oelde: eu nunca utilizei tênis impermeável, mas pode ser uma solução se você for em épocas mais frias e chuvosas (ou seja, tudo o que não seja o verão). Lembre-se de um fato importante: se a água não entra, o suor do seu pé também não sai. Em dias quentes, esse tipo de calçado pode ser muito desconfortável e causar bolhas. Buen Camino!
Gostei das dicas! Fiquei pensando que, se aplicar algum impermeabilizante no tênis, não ajudaria um pouco mais na proteção térmica e evitar água....vc sabe se isso ajudaria?
Eu tentei fazer isso, com um impermiabilizante da 3M. Infelizmente, não funcionou em nada.
Você já fez o trajeto aqui de Florianópolis?
Sobre o tênis: qdo chove e seu tênis não seca durante a noite não é ruim caminhar com ele molhado no outro dia? A alternativa seria ensacar os pés com plástico e colocar o tênis? Gratidão!
Oi, Aurora: o tênis que usei, da Nike, secava durante a própria caminhada. Ou estava seco pela manhã. Não tive esse problema. Grato!
Quer dizer que uma bota impermeável da Timberland entra água?? 😳😱
Eu já fiz o Caminho de Santiago 3 vezes e venho tendo minha atenção despertada para uma onda crescente de orientais que está, aos poucos, dominando essa modalidade de peregrinação (e parece que também o mundo). Eles não são necessariamente cristãos e apenas têm interesse em utilizar a rede de albergues municipais que é muito barata. Como pombos, costumam andar em bandos.
Eles sabem direitinho quais albergues têm as cozinhas mais equipadas e são os primeiros a chegar. Assim que se instalam, dominam logo a área e você não consegue sequer entrar pra esquentar um copo de leite no microondas sem ter que pedir permissão.
Eles fazem uma fumaceira danada com frituras e o capeta a quatro. Depois, juntam as mesas nos refeitórios, fazem a "panelinha" e ficam falando só naquele: "YÓUN FINNN TCHENÔ TCHANAIN TIUUUUU" se lixando pros demais.
Isso tirou muito do encanto e da magia do Caminho de Santiago de Compostela que sempre foi feito de união e troca de experiência entre seus participantes. Pelo menos, essa é a minha percepção. Acho que tenho olho clínico. 🙄🤔
Viu alguém fazendo a caminhada de sandálias? Acha viável essa possibilidade?
Acho perigoso, vc pode virar o pé, ou machucar com as pedras
Olá Nilton! Já assisti tantos vídeos seus que me sinto quase íntima! 😁
Eu e meu marido estamos organizando nossa viagem para fazer o caminho em final de fevereiro. Eu sou do time do tênis e ele do time das botas. Essa sua experiência de "congelamento" dos pés me deixou preocupada... vc tem alguma outra sugestão? Os sacos plásticos não te criaram bolhas?
Cara Joceline: fiquei preocupado com sua mensagem. Você não contou se vocês vão fazer o Caminho Francês, ou outro, se inteiro ou em partes. De qualquer maneira, fevereiro não é um mês para fazer o Caminho Francês. Parte dele, principalmente as áreas altas, vai estar com neve. As temperaturas médias serão próximas ou abaixo de zero. Haverá albergues fechados, poucas horas de luz durante o dia. Enfim, não recomendo de jeito nenhum. De qualquer maneira, se vocês insistirem em ir em fevereiro, usar bota impermeável é algo absolutamente obrigatório. Seu marido está certíssimo. Caso contrário, você vai congelar o seu pé, principalmente em dias de chuva e neve, que não serão poucos. Tênis, como afirmo, é só para tempo quente, principalmente para o verão.
@@niltonhernandes4827 😱 infelizmente, precisará ser na 2a quinzena de fevereiro! Mas antes de tudo, perdoe-me pela falta de informação, queremos fazer o caminho portugues do interior (queremos fazer em 10 dias), aquele que sai de porto e não segue pelo mar. Pelo que pesquisei até agora, não veremos neve, apenas frio e chuva. Hj moramos em SP, mas somos do RS, acredito que o frio não será problema, receio apenas a chuva... vou seguir sua orientação sobre as botas (apesar de achar que elas são desconfortáveis devido ao solado duro). Obrigada pela gentileza da resposta!
@@jocelinezapp6959 Oi, Joceline: fico mais tranquilo. Realmente, o problema de vocês será a chuva. Portanto, arrume uma ótima capa e verifique quais albergues e hostels (caso essa seja a opção de vocês) estarão abertos no período. Torcendo por muitos dias de sol para vocês! Um abraço!
@@niltonhernandes4827 🥶🤞😁
Creio que a solução seria usar um calçado com membrana GoreTEX (Respirável e impermeável).
Bom dia !!!estou amaciando 2 tenis aqui na italia ,,, um COLUMBIA e um CMP !! Ja tive outros que fazia trilha(caminhadas nos bosques) por aqui ! estou sentindo um bom resultado no columbia (que se acha para vendas ai no brasil na decathlon !!cod 8408508 ... so uma dica ok abraòos a todos e boa caminhada !!
Bota pra trilha nacional só tem uma: GUARTELÁ nos modelos a prova d'água: o DRY. Custam de 300 a 600. se você não tiver tendência a torcer o tornozelo compre de cano médio se tiver tendência compre as de cano alto. as mais caras vem com biqueira de Aço anti esmagamento dos dedos em caso de queda de objeto e com solado técnico para andar em pedra e que não furam com espinhos ou pregos. Valem cada centavo, duram mais de 20 anos facil, usando direto.
O saco Arpenaz 20 foi adequado para o período que você fez em maio e junho?
Funcionou muito bem.
Boa tarde. Estou assistindo seus vídeos. Muito bons. Percebi que você não caminha com o auxílio de bastões. Alguma razão? Obrigado
PRONTO: LEVE OS DOIS CALÇADOS! SEJA RACIONAL
Como vc é bonito :)
Respeito pfv
@@JD-zc8puoxi kkkkkk ela só elogiou