Descanse em paz, Prof. Maria. Atravessei meses minando esperanças na copa de um restaurante como lavador de pratos e encontrei conforto em muitas madrugadas na companhia de suas primorosas aulas no canal da Unicamp. A paixão pela defesa de suas posições refletidas no social é o legado ético que prezo e levarei pela vida à frente. Obrigado!
Que mulher forte e genial! Uma força da natureza. Numa sexta à noite, uma gripe chata pra cacete e eu achei essa aula de economia e história que me arrancou tantíssimos sorrisos e me deu a certeza e o orgulho de ter dispensado uma bolsa no cheiroso e metido a besta IBMEC. Por oportuno, escolhi fazer a pós na federal. Vou maratonar todas as entrevistas de Maria da Conceição Tavares! Unicamp, muito obrigada!
Maria da Conceição sendo profética. 1) Quando diz que nós do BRICS e a Ásia sustentamos o dólar - e hoje a preocupação dos EUA que os Brics e aliados saiam do dólar; 2) Quando fala da zona de tensão entre o antigo bloco russo e a nova europa com união europeia, apontando que lá seria um possível cenário para a emergência de uma nova grande guerra.
20:55 - "Bomba de Hiroshima. Com os americanos é sempre bom ter cuidado." SENSACIONAL. 1:09:20 Roberto Campos e Lacerda eram homens brilhantes. Fizeram um estrago nesse país que só tu vendo." Maria da Conceição era demais. 😂😂😂
Maria da Conceição Tavares se identificou como uma economista heterodoxa, uma mistura meio que irreconciliável de tendências econômicas. Do ponto de vista ideológico parece que é do espectro vermelho, não sei com clareza o ponto em que a mesma se situa. Contudo, parece uma boa comunicadora de viés extremista e egocentrista.
@@ritacavaliere774 ´Válido o seu conselho, ler é sempre bom, porém coloco apenas a minha opinião limitada, porque a acompanhei por muitos anos, incluindo o período em que ela foi deputada e auxiliou o governo Sarney nos planos loucos daquele maluco experimentalista que substituiu Tancredo. Quando digo que é egocêntrica, porque seu discurso é bastante retórico e desqualificador de outros pensadores econômicos que destoam dela. Sei que economia é matemática, é psicologia, é política, é história. Penso que Conceição Tavares é mais psicologia e política, que matemática. UM ABRAÇO!
A palestra em questão é sobre a trajetória dela sob sua própria perspectiva. Ela analisa o que aconteceu com ela e com o mundo durante sua " travessia". Então ela está falando sobre ela, não é egoncentrismo. Sobre o plano cruzado ela defendeu no início, mas depois o Sarney decidiu navegar na popularidade e não completou o plano, o que ela denunciou na época. A acusam de criticar o plano Real, aquele q deu " certo"... Mas o plano fez arrocho salarial estupendo e Conceição botou o dedo na ferida. A Conceição é de esquerda não marxista e isso confunde bastante as pessoas, mas seus livros e artigos estão aí pra explicar. Coisa q discutimos hoje ela já falava há trinta anos. É uma perda intelectual enorme para o Brasil. Respeitemos nossos mestres e antecessores, principalmente suas memórias.
Maria da Conceição Tavares ingressou na vida acadêmica como matemática, sua alma mater foi, salvo engano, a universidade de Lisboa. Devido a sua militância política em Portugal, à época da ditadura salazarista, exilou-se no Brasil, onde por motivos burocráticos não conseguiu que validassem seu diploma de matemática aqui no País. Sua escolha foi mudar de área, da matemática passou à economia. Ainda como estudante de graduação, na UFRJ, foi contratada como estatística no CEPAL, posição que ocupou até o início da década de 60, quando começou a lecionar. Escreveu muitos livros e artigos muito influentes no pensamento teórico da CEPAL, que comprovam que ela não era só retórica política, mas uma cientista séria e versada em matemática. Se você tivesse um décimo da seriedade e compromisso intelectual dela, jamais daria um juízo infundado. Que vergonha! O brasileiro médio tem pavor de livros, o debate racional é filme de terror para gente como você.
Incrível como um zé povinho digital não consegue segurar o ressentimento e aparece em um vídeo tentando azedar uma grande homenagem. O homem pequeno não consegue discordar e, ao mesmo tempo, reconhecer a grandiosidade do outro, calar-se. Ele precisa tentar diminuir alguém para sentir-se "grande". E o resultado está aí: o zé povinho segue a vida azedando a internet e uma pessoa como a Maria da Conceição Tavares se eterniza.
Nasça 50 vezes para tentar formar uma frase como Maria da Conceição. Não sabia apenas política, mas história. Ela ensinou a história que os poderosos insistem em esquecer 😅
Oh, meu amor... Juntando um monte de palavrinhas q vc aprendeu no Brasil Paralelo? Nem sempre, aleatoriamente, elas fazem sentido, tá?!? Depois q vc tiver a trajetória acadêmica desta Senhora, volte a fazer suas considerações. Grata.
O plano cruzado que teve a inflacao recorde brasileira teve sua participacao e da sua equipe. Propos o congelamento de precos que fez a inflacao explodir.
@@reginaldocarvalho8525 Mas isso é feito até os dias de hoje... O congelamento ou represamento foi populista e não técnico na época, de racional não teve nada, e isso foi criticado por ela, até pelo fato do câmbio já nascer flutuante pois é sempre vinculado ao dólar no mercado externo, vide nossa dívida externa galopante na época. Hoje se sabe muito bem que deve ser trabalhado vários indicadores setoriais (isso ela era muito boa em estatísticas), e quanto a isso há muitas variáveis em escalas de precificações de setores vinculados mais a câmbio fixo (que pouco varia nos preços administrados e importações) e o flutuante que vive variando pelo dólar... São N fatores, não é numa canetada e nem demonizacao, mas a Usaid na educação é uma lástima.
Descanse em paz, Prof. Maria.
Atravessei meses minando esperanças na copa de um restaurante como lavador de pratos e encontrei conforto em muitas madrugadas na companhia de suas primorosas aulas no canal da Unicamp. A paixão pela defesa de suas posições refletidas no social é o legado ético que prezo e levarei pela vida à frente. Obrigado!
Maria Conceição Tavares é uma mulher que não veio "a passeio". Gigante, deixa um enorme legado e contribuição para várias gerações! 👏👏👏
Parabéns Unicamp.
Por ter a presença dessa mulher tão especial.
Por isso que a Unicamp é tão importante para o Brasil e para o mundo.
só falta arrumar emprego para seus pseudo economistas, ja que ninguem são pagaria.
@@orthojacA região de Campinas não falta emprego que pague bem kk
No final das contas, a senhora conseguiu viver 52 anos em democracia, professora. Vai deixar muita saudade na academia.
Mas passou raspando de morrer no começo de uma nova.
@@macromicros Não sei se você quer se referir ao governo Bolsonaro, e errou o tempo verbal, ou ao governo Lula, então não posso afirmar que concordo
Que mulher forte e genial!
Uma força da natureza.
Numa sexta à noite, uma gripe chata pra cacete e eu achei essa aula de economia e história que me arrancou tantíssimos sorrisos e me deu a certeza e o orgulho de ter dispensado uma bolsa no cheiroso e metido a besta IBMEC. Por oportuno, escolhi fazer a pós na federal.
Vou maratonar todas as entrevistas de Maria da Conceição Tavares!
Unicamp, muito obrigada!
Excelente, Ela antecipou a emergência da China e India e o conflito voltando para a Europa, Russia e Alemanha.
Imensa contribuição para o Brasil.
Nunca haverá nada ou ninguém como essa mulher. O Brasil tá uma vergonha.
Maria da Conceição sendo profética.
1) Quando diz que nós do BRICS e a Ásia sustentamos o dólar - e hoje a preocupação dos EUA que os Brics e aliados saiam do dólar;
2) Quando fala da zona de tensão entre o antigo bloco russo e a nova europa com união europeia, apontando que lá seria um possível cenário para a emergência de uma nova grande guerra.
Que gaja inacreditável. Que lucidez. Só admiração 🥰
Grande carioca e brasileira! Não impota onde tenha nascido, Já faz muita falta!
Parabéns UNICAMP por proporcionar essa homenagem. Um vídeo maravilhoso. Uma pena que corta no final, no momento das perguntas.
Fará falta professora. Obrigado por suas contribuições, foram, sem dúvida, muito relevantes! ❤
MARAVILHOSA DEMAISSSSSSSSS🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
"O ouro, Maria da Conceição Tavares, voltou para o Brasil"🥺🙏❤️
❤️🕊️ Obrigada por tanto Maria!
Genial.
Maravilhosa
Brilhante ✨ ✨
Maravilhosa ❤
Mestra de todos nós
os economistas verdadeiros discordam.
@@orthojactu está em todas recalcada criatura
Fale por você, sou economista e considero ela uma mestra. @@orthojac
Sentido saudades
❤❤❤
Que intelectual, que mulher inspiradora!
Eu assisti a uma palestra dela no Instituto de Economia da Unicamp em 2008, depois da crise
❤
Boa Noite
20:55 - "Bomba de Hiroshima. Com os americanos é sempre bom ter cuidado."
SENSACIONAL.
1:09:20
Roberto Campos e Lacerda eram homens brilhantes. Fizeram um estrago nesse país que só tu vendo."
Maria da Conceição era demais. 😂😂😂
Her accent is Portugal Portuguese...
She was born was Portuguese, but had Brazilian nationality.
Facam um fima. Da cida desta mulher pelo amor se deus.. eu so ouvindo ela a imaginação voa .....
Acertou ao prever que Obama não seria grande coisa.
A senhora viveu numa democracia, mas provável que morreu numa crise
Errou nos Ingleses, pois esses fizeram o Brexit
Quem grita, não pensa, apenas externando uma raiva de si e do outros.
Q dó de vc... Não entende nada de paixões..., tampouco de teorias psicológicas...
@@conceicaodebarros441 o Sr que entende! Já me julgou apenas por causa de uma crítica, então posso de classificar como “inteligentino crente”
@@lamusica5690 * julgou *classificar
Maria da Conceição Tavares se identificou como uma economista heterodoxa, uma mistura meio que irreconciliável de tendências econômicas. Do ponto de vista ideológico parece que é do espectro vermelho, não sei com clareza o ponto em que a mesma se situa. Contudo, parece uma boa comunicadora de viés extremista e egocentrista.
Leia os livros dela. De egocêntrica ela não tem nada.
@@ritacavaliere774 ´Válido o seu conselho, ler é sempre bom, porém coloco apenas a minha opinião limitada, porque a acompanhei por muitos anos, incluindo o período em que ela foi deputada e auxiliou o governo Sarney nos planos loucos daquele maluco experimentalista que substituiu Tancredo. Quando digo que é egocêntrica, porque seu discurso é bastante retórico e desqualificador de outros pensadores econômicos que destoam dela. Sei que economia é matemática, é psicologia, é política, é história. Penso que Conceição Tavares é mais psicologia e política, que matemática. UM ABRAÇO!
A palestra em questão é sobre a trajetória dela sob sua própria perspectiva. Ela analisa o que aconteceu com ela e com o mundo durante sua " travessia". Então ela está falando sobre ela, não é egoncentrismo. Sobre o plano cruzado ela defendeu no início, mas depois o Sarney decidiu navegar na popularidade e não completou o plano, o que ela denunciou na época. A acusam de criticar o plano Real, aquele q deu " certo"... Mas o plano fez arrocho salarial estupendo e Conceição botou o dedo na ferida. A Conceição é de esquerda não marxista e isso confunde bastante as pessoas, mas seus livros e artigos estão aí pra explicar. Coisa q discutimos hoje ela já falava há trinta anos. É uma perda intelectual enorme para o Brasil. Respeitemos nossos mestres e antecessores, principalmente suas memórias.
Maria da Conceição Tavares ingressou na vida acadêmica como matemática, sua alma mater foi, salvo engano, a universidade de Lisboa. Devido a sua militância política em Portugal, à época da ditadura salazarista, exilou-se no Brasil, onde por motivos burocráticos não conseguiu que validassem seu diploma de matemática aqui no País. Sua escolha foi mudar de área, da matemática passou à economia. Ainda como estudante de graduação, na UFRJ, foi contratada como estatística no CEPAL, posição que ocupou até o início da década de 60, quando começou a lecionar. Escreveu muitos livros e artigos muito influentes no pensamento teórico da CEPAL, que comprovam que ela não era só retórica política, mas uma cientista séria e versada em matemática. Se você tivesse um décimo da seriedade e compromisso intelectual dela, jamais daria um juízo infundado. Que vergonha! O brasileiro médio tem pavor de livros, o debate racional é filme de terror para gente como você.
Incrível como um zé povinho digital não consegue segurar o ressentimento e aparece em um vídeo tentando azedar uma grande homenagem. O homem pequeno não consegue discordar e, ao mesmo tempo, reconhecer a grandiosidade do outro, calar-se. Ele precisa tentar diminuir alguém para sentir-se "grande". E o resultado está aí: o zé povinho segue a vida azedando a internet e uma pessoa como a Maria da Conceição Tavares se eterniza.
Ensinando as pessoas a doutrina esquerdista
Nasça 50 vezes para tentar formar uma frase como Maria da Conceição. Não sabia apenas política, mas história. Ela ensinou a história que os poderosos insistem em esquecer 😅
Simplesmente maravilhosa
amem
Oh, meu amor... Juntando um monte de palavrinhas q vc aprendeu no Brasil Paralelo? Nem sempre, aleatoriamente, elas fazem sentido, tá?!? Depois q vc tiver a trajetória acadêmica desta Senhora, volte a fazer suas considerações. Grata.
Que doutrina esquerdista? Que escola, faculdade ou universidade " ensina " esssa tal doutrina esquerdista?
A economista que nao sabia nada de economia.
Como diria o Pica Pau: "Reginaldo, não diga lorotas!"
Ah claro, quem sabe é vc que não se apresenta e ninguém conhece...
O plano cruzado que teve a inflacao recorde brasileira teve sua participacao e da sua equipe. Propos o congelamento de precos que fez a inflacao explodir.
@@reginaldocarvalho8525 Mas isso é feito até os dias de hoje... O congelamento ou represamento foi populista e não técnico na época, de racional não teve nada, e isso foi criticado por ela, até pelo fato do câmbio já nascer flutuante pois é sempre vinculado ao dólar no mercado externo, vide nossa dívida externa galopante na época. Hoje se sabe muito bem que deve ser trabalhado vários indicadores setoriais (isso ela era muito boa em estatísticas), e quanto a isso há muitas variáveis em escalas de precificações de setores vinculados mais a câmbio fixo (que pouco varia nos preços administrados e importações) e o flutuante que vive variando pelo dólar... São N fatores, não é numa canetada e nem demonizacao, mas a Usaid na educação é uma lástima.