A VERDADE SOBRE DEPRESSÃO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 дек 2019
  • Você já fez as seguintes perguntas sobre a depressão:
    O que é?
    O que a causa?
    Qual a sua razão de ser no nosso organismo/corpo?
    Pois bem, esse vídeo tem a intenção de apontar uma hipótese sobre essas questões.
    A depressão é uma coisa muito séria e tratá-la apenas como um conjunto de sintomas não vai resolver o problema, na grande maioria das vezes.
    Os textos citados:
    Solms - amzn.to/2P0GvIn
    Freud - amzn.to/2rtDffJ
    A referência dos afetos instintivos:
    Panksepp - amzn.to/38efHff
    Depressão no DSM-5: www.psycom.net/depression-def...
    Depressão no DSM-4: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NB...

Комментарии • 315

  • @anasilva108
    @anasilva108 2 года назад +7

    Já faz mais de 20 anos que sofro de depressão.Já tratei com inúmeros psiquiatras , psicólogos, tomei vários medicamentos e agora só piorei, pois perdi meu pai, meu casamento acabou, meu filho escolheu morar com o pai dele , perdi o emprego.Enfim, a minha vida está no fundo do poço. Sobrevivo pelas misericórdias divinas.A depressão é a doença mais maldita que existe, ela vai te destruindo aos poucos.

  • @biancafaveta
    @biancafaveta 4 года назад +48

    O vídeo foi bom mas não curti o click bate, e também não concordo que a depressão precisa estar ligada a algo específico, eu já sofri muito com essa doença e é extremamente perigoso tentar opinar sobre esse assunto visto que o que mais atrapalha os depressivos são as pessoas pouco compreensivas que os rodeiam e querem julgar algo que não estão vivendo.

  • @elaineveiga2
    @elaineveiga2 4 года назад +140

    Na minha opinião, esse foi o melhor vídeo do canal. Conheço algumas pessoas com depressão e, todas, passaram por algum luto. Muito esclarecedor, Manu. Obrigada.

  • @terezafumelli2586
    @terezafumelli2586 4 года назад +36

    As figuras de pai e principalmente da mãe são fundamentais nos caminhos neuroquímicos que vamos construir na primeira infância. Eu tive depressão, tratei com medicação de 2000 a 2003, mas posso afirmar que só resolveu mesmo pela ajuda da psicóloga, nos anos de 2002 e 2003. O remédio sozinho não resolve, você precisa fazer o trabalho interno pra entender o seu funcionamento e evitar recaídas. Em alguns casos a depressão está na estrutura da formação do ser, você precisa se preencher no que falta. Realmente a depressão é um luto, uma lacuna, um vazio.

  • @anafranca3987
    @anafranca3987 3 года назад +4

    Isso explica claramente o q estou sentindo. Houve uma quebra, uma perda nessa pandemia. Perdi minha liberdade. Sou aposentada, moro só e pior, vejo tudo o q está acontecendo de modo totalmente divergente da minha família e 99% dos q convivo. Estamos sendo encurralados e tangidos pro abismo e ninguém percebe, acreditando na mídia e nessa fraudemia.

  • @GridxD
    @GridxD 4 года назад +40

    Essa narrativa que vc descreveu me ajudou muito a entender melhor a depressão. Eu nunca fui diagnosticada assim, mas passei por dois processos de luto muito pesados, pois perdi meus pais aos 18 anos com 10 meses de diferença entre a morte deles. Então eu compreendo bem como é a sensação do luto. Uma coisa muito particular minha é que mesmo na ausência de vontade eu sentia que se eu não fizesse as coisas da minha rotina (que na época eram ir para a aula, cantar, fazer as tarefas domésticas) eu morreria juntos com meus pais, e por conta de uma noção que minha mãe me ensinou de que não é possível retribuir a vida (porque não podemos dar nada semelhante a vida para quem nos deu ela) , mas é possível “honrá-la,” continuar vivendo e fazendo as minhas coisas foi a maneira que eu encontrei de “honrar” isso. Com honrar eu quero dizer que só a gente mesmo é capaz de decidir o que será bom pra nós e por vezes essa será uma decisão que nos fará mal, mas nos levará a aprender. Sendo assim, depois de 1 ano e meio de luto, onde eu não tinha parado a minha vida, mas a vontade não era algo genuíno, eu fui percebendo que de alguma maneira eu estava livre do cumprimento da expectativa dos meus pais, tanto porque minha mãe tinha de fato me estimulado a ter autonomia sobre as maneiras de “honrar”/levar a vida, quanto porque com o falecimento deles isso ficava muito abstrato. E a partir disso eu fui recuperando a vontade própria em ser eu da maneira que eu gostaria e fui valorizando o processo de escolha sobre isso. Claro que tive muitas ambivalências sobre esse sentimento de liberdade e de solidão. Mas senti que se eu continuasse vivendo com esse conceito que me foi ensinado, e com a percepção biológica de que eu sou geneticamente 50% meu pai e 50% minha mãe, parece que a perda diminuía, porque metade deles ainda sou eu. Então agora, quase 6 anos depois, me encontro muito tranquila quanto a toda a minha experiência e com bastante sede de vida.

  • @mariana.teotonio
    @mariana.teotonio 4 года назад +23

    O que eu tinha ouvido de influenciadores que tomaram o tema da depressão como bandeira, como Pc Siqueira, era que os sintomas da depressão não teriam fundamento, objeto. E isso diferenciaria a depressão da tristeza. A doença seria a tristeza pela tristeza. Pra alguem que nunca teve a depressão, a explicação desse vídeo aqui em cima do conceito de luto é muito mais fácil de racionalizar. Ajuda a entender, por exemplo, o conceito de gatilho. Se há acontecimentos específicos que induzem o estado depressivo em alguém, então deve haver um sentimento que seja o objeto desse estado emocional. Não sei, estou meio confusa.

  • @deboranb17
    @deboranb17 4 года назад +40

    Manu, poderia falar um pouco mais sobre como elaborar bem um luto? Sinto que a análise às vezes não é suficiente...

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 4 года назад +43

    Voltei porque lembrei do filme "Melancolia", do Lars Von Trier. Pra mim, a arte e o conhecimento me ajudam demais a viver. E também o amor das outras pessoas e o amor por elas, que muitas vezes esquecemos de cultivar. Às vezes cultivamos a melancolia - é gostoso em parte - e muitas vezes esquecemos que a alegria, para brotar, assim como o amor (inclusive por nós mesmos), precisa ser cultivada.

  • @anadeniseana6575
    @anadeniseana6575 4 года назад +79

    Tenho sentido gratidão profunda em estar em conteúdos como o teu, tenho me conectado com uma sensação q meus mergulhos existenciais estão me levando pra situações muito preciosas de Consciência de Vida, por isso vc é Uma das peças q faz meu mundo melhor!

  • @madurocha9250
    @madurocha9250 4 года назад +54

    O Manu, com o dose diária, têm mediado reflexões profundas e influência direta no meu cotidiano.

  • @janetewin4819
    @janetewin4819 2 года назад +3

    Tive vários quadros de depressão, maioria ligados à perda, o que eles chamam de depressão ocasional, em oposto da crônica. Sei exatamente da origem dela, o que foi uma falta de atenção na infância, carinho, etc…vim de família grande e meus pais brigava muito entre si, porém não com os filhos…ainda bem! Porém aprendi a lidar com essa depressão…o que me deixou mais resistente às incidências de depressão foi fortalecer o meu interior, foi a busca na crença de que existe um plano mais sútil, as energias…o estudo da espiritualidade , da filosofia e da psicologia, tudo isso me fortificou. Quanto a medicação elas me ajudaram quando tive os quadros clínicos, qdo cheguei ao imbalance químico no cérebro, o que é bem devastador, porém depois de um ano sai das medicações pq se fosse depender de médicos estaria nelas até hj. Durante a pandemia, quase entrei em depressão de novo, fiquei muito apática sem vontade nem de levantar da cama por semanas, daí fui ao médico e ela me receitou remédio para depressão, daí me perguntei: eu sei o que é depressão, eu estou caminhando para ela, porém ainda não estou lá. Então pq tomar esse remédio? Isso pode me levar a um imbalance químico. Então peguei minha bicicleta e fui para as trilhas duas vezes por semana. Minha energia subiu e a suposta depressão sumiu!!! Devo ressaltar que a médica conversou comigo por uma hora e isso também levantou o meu astral!!! Então gente, existe a melancolia, tristeza, desmotivação e você deve reagir, porém a depressão clínica e outro patamar, e difícil de descrever mas qdo estamos deprimidos de verdade, é como se nosso espírito tivesse saído do corpo! Nesse caso só medição! Eu nunca mais quero passar por isso! E se estou desmotivada, não alimento esse quadro, vejo o que está errado na minha vida e concerto, corro atrás e reajo!!! E bem mais fácil e menos doloroso do ter q passar por um caso de imbalance chamado depressão clínica! Obrigada (Universo), (Deus), (Inteligência Cósmica)por me ensinar o caminho!!!🙏 Namaste 🙏 Fiquem com Deus🙏 l

  • @franciellydias6519
    @franciellydias6519 4 года назад +36

    Antes do vídeo começar eu já dou like e não me arrependo nenhuma vez!! Muito bom 👏🏼👏🏼

  • @julianadepaula763
    @julianadepaula763 4 года назад +27

    Foi claríssimo Manu, e como tenho dito, de uma didática excelente! Gratidão " já eterna" Manu por esse trabalho que se propôs 🖤

  • @sandramacedo7653
    @sandramacedo7653 4 года назад +1

    Ótimo vídeo Manu!!! uma vez mais acho linda a tua generosidade em receber os comentários e preguntas e tentar ajudar, clarificar! linda e necessária sementinha de amor no mundo <3 e uma vez mais impresionante a tu claridade e cuidado na comunicação! obrigada!!!!

  • @RenataTruyts23
    @RenataTruyts23 4 года назад

    Manu, esse foi um dos melhores vídeos que vi no seu canal. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas a começar a buscar respostas e, consequentemente, a resolução da depressão. Obrigada pela generosidade.

  • @carlamcavalcanti3537
    @carlamcavalcanti3537 2 года назад +1

    Emanuel, quero te agradecer pelo trabalho que vc faz aqui nesse canal.... MUITO OBRIGADA!!!! Que vc tenha muitas alegrias na vida, que vc alcance seus objetivos e seja muito feliz!!! Esse vídeo é especial é excelente...e acredito que ajude a muita gente assim como ajudou a mim. Graças a Deus vc existe e pratica esse apoio aqui, esclarecendo sobre questões tão importantes na vida de tantos... 🙏💖🦋👍

  • @giselledasilva136
    @giselledasilva136 4 года назад +3

    Na adolescência tive depressão. Perdi meu tio que minha família criou como meu irmão. Daí mudamos de cidade, escola, fim da infância e início da adolescência. Muitas mudanças! Tive crises de ansiedade depois que me casei e sai da casa dos meus pais. Me sentia desprotegida sem a figura do meu pai que eu considerava meu herói. Enfim... Estou aqui!

  • @eniovifilho
    @eniovifilho 2 года назад +2

    Muito obrigado meu velho!!! Teu propósito aqui é de uma grandeza imensa. Mando um abraço de coração!!!

  • @amandapaulaaraujo1546
    @amandapaulaaraujo1546 2 года назад +2

    Manu,muito obrigada por esse canal, tem significado muito para mim desde que comecei a assistir,melhorou muito meu cotidiano.