Campo Harmônico da Escala Maior Natural III - Funções Harmônicas

Поделиться
HTML-код

Комментарии • 352

  • @emmanuelsousa-audiolivros
    @emmanuelsousa-audiolivros 9 лет назад +154

    "É preciso aprender a ouvir com a inteligência e escutar além da camada mais superficial da música, percebendo e tomando consciência das relações estruturais e das sensações que a música evoca na gente." - Phillippe Lobo.

  • @jesnnerbispo3221
    @jesnnerbispo3221 2 года назад +5

    Mais de dez anos depois, assisto a essa aula, que continua muito atualizada, e vejo como um bom profissional é indispensável em qualquer área. Obrigado, Phillipe!

  • @PhilippeLobo
    @PhilippeLobo 11 лет назад +40

    Sim Amigo.
    Este assunto está dividido em três aulas. Esta é a última aula (III) onde falei das funções harmônicas do C.H. da } Escala Maior.
    Na segunda aula falo do C.H. formado apenas com tétrades e na primeira faço toda a explicação do C.H. com tríades.
    Por favor veja os outros vídeos, por que pular etapas sempre acarreta uma compreensão inconsistente.
    Se possível leia as apostilas e faça os exercícios pra assimilar melhor todo o conteúdo.
    Abração,
    Philippe Lobo

  • @dantredogborsa7048
    @dantredogborsa7048 7 лет назад +34

    2:30 cara, o acorde menor pegou mesmo no seu coração, te bateu uma melancolia...

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +7

    Tem gente que tem mais facilidade, ou por que treinou desde cedo, ou por que tem maior poder de atenção e concentração, ou tem a percepção mais aberta mesmo, isso é normal. Mas, não quer dizer que é preciso ter um "dom" para conquistar essa capacidade de tirar músicas de ouvido. Eu nunca tive facilidade! Se insistir e se esforçar nessa busca, vc vai conquistar isso com o tempo.
    Abraço
    Philippe Lobo

  • @leopoldofortunaneto868
    @leopoldofortunaneto868 6 лет назад +2

    Considero-me um grande admirador deste mestre Phillippe Lobo. Sua inteligência o capacita a dar ensinamentos profundos mas de maneira simples. Quem realmente quer aprender violão sente-se muito estimulado a seguir estas aulas inigualáveis. Agradeço em nome de todos aqueles que apreciam a música e sua magia.

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +3

    Os tons relativos possuem as mesmas notas na escala, porém o referencial de cada escala é diferente e isso muda completamente o esquema das funções harmônicas para cada uma delas. É melhor pensar no tom correto. Se é maior é maior. Se é menor é menor.
    A teoria dos relativos pode ajudar mais na hora de decorar as digitações para as escalas, como as notas são as mesmas nas duas escalas, o shape delas terá o mesmo desenho. Mas tem de mudar o referencial das notas.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @wilberssp
    @wilberssp 12 лет назад +1

    Obrigado Cifra Club!!!! é isso que o nosso Brasil Precisa. Boa vontade e amor, acredito que a música torna as pessoas melhores e mais preparadas!

  • @wesloy
    @wesloy 11 лет назад +1

    Nunca deixe de ensinar outro, você tem este DOM, parabéns!!!
    CifraClub é incomparável!!!!

  • @arthurmota10
    @arthurmota10 7 лет назад +2

    Aula SENSACIONAL. Muito didático, não foge do tema, explica de forma simples e clara, nota 10xINFINITO

  • @maufischborn
    @maufischborn 8 лет назад +2

    Phillipe Lobo, parabéns. Esta séria do CifraClub de campo harmônico e composição de acordes é provavelmente uma das melhores abordagens disponível na internet. Conteúdo transmitido com didática e segurança. Valeu

  • @AndersonFonseca13
    @AndersonFonseca13 12 лет назад

    Parabens cifra club e Philipe pela inciativa das aulas pra galera q está começando. Mto bom.

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    Tem duas coisas que confluem para o desenvolvimento destas habilidades: o primeiro é o treinamento auditivo propriamente dito, em que vc se esforça em memorizar e reconhecer os acordes e sons das músicas que vc toca ou quer tocar; o segundo é o estudo e aprofundamento da teoria que ajuda a compreender as previsibilidades e possibilidades de uma música.
    Quando se somam essas duas coisas vc desenvolve essas habilidades com o tempo e o esforço.
    ...

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +3

    Olá John.
    A dominante tem sua função muito mais forte quando possui o "Trítono", intervalo de 5ª diminuta formado entre a terça maior e a sétima menor do acorde. É uma característica já muito confirmada pelo uso desde o século XVIII.
    Na verdade, o acorde de dominante, históricamente, marcou o início da harmonização por tétrades na música erudita ocidental, e consequentemente é o pivô de toda a evolução do sistema tonal.
    Abraço
    Philippe Lobo

  • @AgenteReviews
    @AgenteReviews 10 лет назад

    Parabéns Cifra club e Felipe lobo! Pela qualidade das aulas e sobre pela democratização do conhecimento ! Acima de tudo isto aqui é um trabalho social muito importante!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    Tonalidades vizinhas são aquelas tonalidades parecidas no que se refere ao número e tipo de acidentes da escala. Por exemplo, Sol maior tem um sustenido, por isso é uma tonalidade vizinha do Ré maior que tem dois sustenidos e do Dó maior que não tem nenhum. Na prática, este conhecimento ajuda a planejar as modulações em uma harmonia. Pois modular para tons vizinhos soa mais natural, mas tranquilo. Já modular para tons distantes soa mais brusco, abrupto.
    Mas é um assunto amplo.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    Olá Igor.
    Sim. O grande barato dessa história de Campo Harmônico é que é uma forma genérica de pensar a música. Pensando nos graus I, II, II, etc. a gente aprende a fazer as coisas em qualquer tom. O V grau sempre será a dominante, o I grau sempre será a tônica, etc.
    Abraço.
    Philippe Lobo

  • @erick3581
    @erick3581 12 лет назад

    Essa parte que ele falou dos emprestimos de outros campos harmonicos, chama-se emprestimo modal, é uma assunto que pra quem esta começando é importante ver sobre isso!!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    PS.: Aprender e analisar músicas de bons compositores também pode ajudar muito a abrir as suas possibilidades. Analisar e interpretar são técnicas tão importantes como criar e compor. É uma forma de não ficar retido por suas próprias referências atuais e expandir seu gosto e suas perspectivas.
    Bom som.
    Philippe Lobo

  • @zumbinal
    @zumbinal 12 лет назад

    fazia um tempão que eu estava querendo entender como funcionava as sequências das notas, hoje foi o dia!!! Só posso dar os parabéns a você cara muito show sua aula, obrigado!!!

  • @leonmendes5035
    @leonmendes5035 12 лет назад

    Estas vídeos aulas do CC estão bem acima do que vários cursos,apostilas e videos aulas que existem por ai pagas.Valeu Cifra CC!

  • @RLFortuna
    @RLFortuna 11 лет назад

    Meus parabéns. Uma ótima forma de colocar o ponto. Sem repetições e, ao mesmo tempo, bastante correto e ponderado.

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    Colocar ou não a sétima nos acordes é uma opção estética. Quer dizer, é uma questão de escolha de sonoridades. Toque com sétima e sem sétima e escolha a sonoridade que vc quer para cada música. O mesmo vale para as nonas e outras notas que podemos acrescentar aos acordes.
    Porém, em relação ao campo harmônico, é importante saber respeitar as notas da escala para não acrescentar notas que podem ficar incoerentes com o contexto.
    Na prática, pode tudo. Basta ficar bom.
    Att.
    Philippe Lobo

  • @mrf28
    @mrf28 12 лет назад

    Poxa, fico sem meios de expressar minha satisfação e agradecimento pelo curso do cifraclub até este ponto, infelizmente não resta nada além de avaliar, favoritar e comentar nesse vídeo.
    Gostaria de cumprimentar a equipe do cifraclub e, especialmente, ao Philippe Lobo por passar esse conteúdo de forma tão clara e sincera.
    Abs!
    mrf28

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +2

    Oi. Realmente, estamos muito habituados com o ambiente da música tonal. Quando lidamos com escalas exóticas é mais difícil de entender a musicalidade própria de cada tipo de estrutura. Porém, toda escala pode gerar um C.H., basta criar acordes com as notas específicas da escala em questão. Mas quando a escala não é tonal, o contexto musical também será diferente e é preciso se desapegar da música que estamos acostumados a ouvir para aprender essa outra espécie de sonoridade.
    ...

  • @mauriciovelho1198
    @mauriciovelho1198 3 года назад

    Phillippe você é o professor mais maneiro que eu já ví aqui no youtube. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pela aula .

  • @andreanacleto4500
    @andreanacleto4500 12 лет назад

    Uh Philippe ensina bem pá C...!!!!!!!!!!!!
    Quem concorda da JOINHA;
    Vlw Philippe,to aprendendo em meses com você
    o que não aprendi em anos com alguns professores;

  • @nunitoism
    @nunitoism 11 лет назад

    Muito obrigado Philippe, és um professor excelente, e estas séries teóricas são uma ajuda incrível para todos os que estão a aprender guitarra. Não acredito que esteja tudo grátis aqui para a gente. Agradeço mesmo!! Temos muita sorte!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Vc é muito observador Adriano. De fato, a sétima é uma exceção à regra de cifragem. Para todos os outros intervalos, o algarismo indica o intervalo maior ou justo, enquanto o menor ou diminuto precisa ser especificado com um sinal.
    Isto é uma convenção derivada do fato de a sétima menor ter sido historicamente a primeira nota de tensão acrescentada à uma tríade de forma sistemática pra reforçar a função dominante.
    Mas não importa muito o porque, é apenas uma conveção histórica.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @igoroliveira8194
    @igoroliveira8194 4 года назад

    O melhor professor que o cifra club já teve

  • @gleissonbrinel7978
    @gleissonbrinel7978 11 лет назад +5

    Philipe manda muito bem nas aulas.
    Valeu Mestre!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Olá. Para adicionar aos acordes notas como 9ª, 11ª, 13ª, etc. basta vc respeitar a escala usada como referência para o Campo Harmônico. Por exemplo: em Dó maior, o acorde de Dó pode ter a nona maior (Ré), por que é essa nota que está na escala de Dó e não o Réb que seria a nona menor.
    Assim é para todos os graus. Acrescentar notas é como continuar a sobreposição de terças: F - 3ª - 5ª - 7ª - 9ª - 11ª - 13ª. Não precisa ter todas elas para acrescentar a 13ª, mas é bom respeitar a escala.
    cont...

  • @joaovitor-nx8ib
    @joaovitor-nx8ib 10 лет назад +8

    Vlw Philippe graças a vc consegui criar minha primeira musica abrazz!!!

  • @alyssonthiaggo5712
    @alyssonthiaggo5712 8 лет назад +4

    Philipe vc explica muito bem, parabéns!!!!!

  • @vinnsouza4399
    @vinnsouza4399 3 года назад

    Cifra club PRECISA fazer mais aulas de teoria como essas

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Os modos gregos são usados para criar um ambiente modal, enquanto a escala maior natural é usada dentro do contexto tonal. O pensamento modal é diferente por que não tem a mesma relação de funções harmônicas que o tonal. O modal é mais pra se criar uma atmosfera específica e melodias que habitam esta atmosfera, já o tonal tem toda aquela relação harmônica com tensões e relaxamentos que criam outro ambiente.
    Aula sobre os modos gregos tá chegando aí em breve pra esclarecer isso.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Olá. Pergunta muito pertinente a sua.
    Para que se realize uma MODULAÇÃO (mudança de tom) em uma música, é necessário que o novo tom seja confirmado. Quer dizer, não basta lançar um acorde oriundo de outro tom, mas, é preciso que se explore em seguida os acordes característicos deste novo tom.
    Quando usamos um acorde extranho e depois voltamos a explorar apenas o ambiente do tom original não ocorreu uma modulação, mas, somente o que se pode chamar "empréstimo".
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Oi carlos. Para descobrir a tonalidade de uma música tenho uma dica. Sem usar instrumento, ouça a melodia atentamente e sinta qual é a nota tônica. Para isto, vc deve perceber que a melodia possui uma nota de repouso, de resolução mais clara e pontual. Ao descobrir qual é a nota tônica pela sensação, pegue o violão e identifique seu nome procurando cantar a nota e encontrar o som no instrumento.
    Eis a tônica.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Oi Fred, memorize as fórmulas gerais que se aplicam em qualquer tom:
    C.H. da Escala Maior:
    I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7(5-)
    T. T. st. T. T. T. st.
    Claro que a compreensão disso está relacionada à compreenção da teoria dos intervalos e formação de acordes.
    Não se trata só de decorar a fórmula.
    Assista ao curso todo e ficará menos confuso.
    Intervalos + 4 aulas de Formação de Acordes + 3 aulas de C.H. + 4 aulas de Escalas
    Abç
    Philippe

  •  12 лет назад +1

    Dá um orgulho danado poder sentar e trabalhar com um cara desses!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +2

    Sim, mais pra frente, após as aulas de escalas menores e seus respectivos campos harmônicos.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    ... Aí vc vai escutar e avaliar se gostou do resultado. Depois use a mesma melodia e elabore uma harmonia diferente da primeira e grave também. Fazendo isso várias vezes e com várias melodias, vc vai sacando as suas preferências harmônicas e aos poucos aprende a dominar isso.
    Compor harmonias é uma arte refinada que exige tempo de maturação para atingir resultados mais sofisticados. Porém, muitas vezes harmonias simples soam muito bem.
    Experimente e aprenda com suas tentativas.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @rdg8268
    @rdg8268 7 лет назад

    Show de bola, assistindo ainda em 2017 pra relembrar os conceitos

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Os Power chords podem ser vistos como acordes comuns, só que com a terça omitida.
    As funções harmônicas ainda assim acabam sendo preservadas quando os encadeamentos são claros e estão dentro de um mesmo tom.
    Abç
    Philippe

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    As três funções harmônicas são as mesmas em qulquer escala tonal. Em outras escalas como a Menor Harmônica podemos ter diferênças na relação entre os graus da escala e as funções, porém sempre teremos apenas Dominantes, Tônicas e Sub-dominantes na música tonal.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @carlosnovas7568
    @carlosnovas7568 2 года назад

    Gratidão pelas aulas professor !! Deus te abençoe !

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    ...
    É possível por exemplo criar acordes apenas por intervalos de quarta ou de segunda, embora a sonoridade resultante seja muito diferente da harmonia por terças da música tonal.
    Acho importante para adentrar este terreno "não tonal" buscar referências que te ajudem a se orientar na sua busca por sonoridades novas. Ouça os caras que já trabalharam nesse campo e vá se acostumando com outras sonoridades. Depois será mais fácil encontrar suas próprias harmonias esquisitas.
    ...

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад +1

    Olá. Na prática vc pode usar o que quiser do jeito que quiser. Não podemos confundir esses esquemas didáticos com regras proibitivas. O modelo do Campo Harmônico é exposto de forma simples para facilitar a compreensão, mas, na hora de compor uma música vc tem total liberdade em usar essas estruturas da forma como quiser, ou mesmo, usar outras estruturas que não tem nada haver com o Campo Harmônico.
    Abraço,
    Philippe Lobo

  • @pedrofalci9468
    @pedrofalci9468 4 года назад

    Muito bom, grande professor!! Essa consideração final foi otima kkkkkkk desembaralhou minha cabeça! Cifra Club é um excelente expoente de teoria musical, parabéns a todos envolvidos

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Olá. É isso mesmo. O acréscimo de notas de tensão como sétima, nona, sexta, etc. é uma questão de opção estética. Ou seja vc pode usar estes acréscimos à vontade na medida em que achar que a sonoridade do acorde fica boa assim. Basta respeitar o contexto tonal que está rolando, no caso a escala maior natural. Mas se for num contexto menor é a mesma coisa. Certas músicas mais complexas aceitam inclusive a mescla de escalas maiores e menores. Mas isso é assunto para outra aula.
    Abç
    Philippe Lobo.

  • @adeniltonaragao9832
    @adeniltonaragao9832 5 лет назад +1

    Explica muito bem! Impossível não aprender. Obrigado 🤝

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Sobre música modal, o curso está em processo de produção. Ao todo serão 11 videoaulas e duas apostilas com todo o conteúdo dos cursos. Eu mesmo estou produzindo o curso e convidamos o grande guitarrista Maurício Fernandes para gravar três aulas especiais sobre os modos gregos na guitarra rock. Um assunto que ele domina e usa muito bem em suas composições.
    Esse curso será demais e começará a ser lançado em partes muito em breve.
    Abraço e bom som.
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  11 лет назад

    Exatamente Matheus.
    Por exemplo, o C.H. de C tem os mesmos acordes do C.H. de Am (natural).
    Vc está pegando a lógica da coisa.
    Bons estudos.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @andersoncosta4874
    @andersoncosta4874 4 года назад +1

    Muito boa a aula! Deus lhe deu esse dom de ensinar !👍

  • @mauriciozg1
    @mauriciozg1 4 года назад +1

    excelentes 3 aulas sobre campo harmônico! gostei demais, muito bem explicado

  • @joaodossantos1775
    @joaodossantos1775 11 лет назад +1

    poxa, que bela execução da 1º prelúdio do Cravo Bem Temperado, em C. Adorei.. Excelente aula. Esse canal tem sobressaído com certeza.

  • @pauloduarte6933
    @pauloduarte6933 3 года назад

    Excelente. Sabe transferir conhecimento. Parabéns!!!!

  • @diegocoelho108
    @diegocoelho108 12 лет назад

    Cara você manda muito bem, explica de forma clara e facil de entender. Parabéns

  • @thiagoalves-iu5pg
    @thiagoalves-iu5pg 10 лет назад +1

    não entendi nada , mas o cara da o melhor deles pra nos ensinar , mesmo assim , obrigado cira club !!

  • @robo8268
    @robo8268 12 лет назад

    Show! em dois anos de curso eu não tive uma aula tão boa como essa!

  • @tattybrasil
    @tattybrasil 3 года назад

    Que aula sensacional! Gratidão . Bom dia e boa semana

  • @mayconguita
    @mayconguita 12 лет назад

    Valeu Phillipi Lobo muito bom mesmo, to ancioso pela aula de escalas menores.

  • @davidrocha4191
    @davidrocha4191 3 года назад

    Muito boa aula, compreendi tudo o que foi passado!!!
    Muito obrigado Cifra club!

  • @cifraclub
    @cifraclub  11 лет назад

    Olá, para ser dominante é preciso que se tenha um acorde de quinto grau maior com sétima menor, ou, um acorde com o trítono da tonalidade. O III grau é um acorde menor, não possui trítono e, não carrega a tensão e o poder de atração que uma dominante tem. É mais fácil constatar isso simplesmente ouvindo o acorde. Ouça e perceberá que ele não pode ser uma dominante por que não tem som de dominante.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @larbak666
    @larbak666 3 года назад

    Cara você é ótimo. Parabéns pra todos da equipe

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Olá. Vc já assistiu às outras aulas deste curso?
    É importante seguir a sequência. Ok?
    Mas, a sua pergunta é muito interessante. Basicamente, a sua melodia será feita com uma escala específica, então vc pode harmonizá-la com acordes do C.H. desta mesma escala, mas, tomando o cuidado de escolher acordes que contenham as notas que soam na melodia no momento em que são tocados.
    Experimentar é o melhor método. Grave a melodia e planeje a harmonia com cuidado, depois grave os acordes junto com o solo.

  • @loboleonardo
    @loboleonardo 12 лет назад

    SENSACIONAL esse curso.... tomara que não demorem a fazer um sobre CH menor.
    Seria muito útil e interessante vocês lançarem uma apostila mais completa de exercícios por exemplo para análise de trechos e músicas, assim poderíamos treinar mais essa coisa de funções, análises e assim melhorar nosso conhecimento teórico e de improvisação.
    parabéns e abraço a toda equipe

  • @jayrocha1
    @jayrocha1 11 лет назад

    aulas sensacionais parabens ao cifra club e em especial a vc philippe pelas esplicações, q Deus lhe abençoe sempre,valeu.

  • @ZehLukinhas-GamesCompilation
    @ZehLukinhas-GamesCompilation 11 лет назад

    vocês do Cifra Club estão de parabéns

  • @JLeandroSartori
    @JLeandroSartori 8 лет назад

    Como sempre, Muito Bom !
    Fiz uma breve observação do pessoal lamentando a problema´tica em baixar a apostila.
    Bem, não tive problemas. Afinal, é extensão de PDF.

  • @cifraclub
    @cifraclub  11 лет назад +1

    Busca no canal as aulas sobre escalas, tem várias. Ou usa a busca do YT mesmo: "Escala cifraclub".
    Abrç
    Philippe

  • @1zinhodemoraes
    @1zinhodemoraes 12 лет назад

    Philippe, você poderia nos dar uma aula sobre substituição de sequências harmônicas, com exemplos das sequências que você mais gosta. Acho que o pessoal gostaria muito de aprender aquelas progressões maravilhosas, onde os baixos sobem e descem em escalas cromáticas e também outras em que as notas agudas se movem também cromaticamente. Eu, particularmente, tenho curiosidade em saber quais as sequências II - V - I que você mais curte. Bem, acho que já pedi demais. Tudo de bom!

  • @LeungDaved
    @LeungDaved 12 лет назад

    Eu estava presisando dessa aula msm !
    Muito Obrigado Cifra Club por compartilhar seus conhecimentos conosco
    Vlw msm.

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Oi João. Beleza.
    O VII grau possui sim função dominante. Porém, o movimento de 4ª ascendente resultante do salto V→I possui uma força muito grande como cadência. O "V7" grau é a dominante mais clara, até por que, históricamente, foi a primeira dominante sistematizada e a mais usada na música tradicional.
    Porém existem muitas outras formas de se obter uma dominante alternativa, não apenas com o VII grau, como por exemplo o "bII7" e o "VII°" e todas as suas inversões simétricas.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Sí amigo. Pero primero tenemos clases acerca de la Escala menor armónica y la escala menor melódica.
    Estén atentos que pronto se publicarán los cursos de partituras y "Modos griegos" también.
    Abrazo.
    Philippe Lobo.

  • @gbcr09
    @gbcr09 12 лет назад

    Ta certo, obrigado Philippe. Parabéns pelas aulas! Fico no aguardo de mais conteúdo excelente de vocês ;)

  • @MandyM91
    @MandyM91 10 лет назад

    Muito bom o vídeo!! Obrigada pela iniciativa Cifra Club !

  • @OsmarCaco
    @OsmarCaco 11 лет назад

    Gostei muito! Assisti os 3 vídeos desta série, e estou praticando,. Valeu!

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    Essas nomenclaturas são muito antigas e se aplicam num contexto didático da aprendizagem das escalas, porém são coisas meio ultrapassadas por não possuirem muita relevância para a compreensão psicoacústica da escala.
    - O II chama-se supertônica pois está acima da tônica que é o I.
    - O VI chama-se superdominante pois está acima da dominante que é o V.
    - O terceiro chama-se mediante, e pode ser chamado de determinante pois determina o modo da escala (maior /menor).
    abç
    Philippe Lobo

  • @Laranjadinhoq
    @Laranjadinhoq 12 лет назад

    Adoro as explicações do Phillipe

  • @claudiojunior6633
    @claudiojunior6633 8 лет назад

    Que aula excelente! Parabéns Felipe, parabéns CC

  • @Pspdestruction123
    @Pspdestruction123 12 лет назад

    Buenazo ahora si me pongo a ver todas sus aulas jajaj yo no hablo portugues pero si llego a entender casi todo sigan asi hacen el mejor trabajo enseñando musica enserio me quedo concentrado escuchando todo lo que dice.
    Un saludo desde Ecuador

  • @gilmaralmeida2728
    @gilmaralmeida2728 8 лет назад +3

    Que aula !! que didática show ....

  • @maikonrocks1
    @maikonrocks1 12 лет назад

    Eu pagaria pra ter aula com o Philippe, explica muito!

  • @carlosalbertoviega723
    @carlosalbertoviega723 3 года назад

    Muito bom , mais q isso , é inspirador seu talento para clarear essa magia , obrigado e parabens 😀😀👏👏👏👏

  • @cifraclub
    @cifraclub  11 лет назад

    Seguem a mesma lógica. Por exemplo, se em Dó maior vc quer o acorde de Sol com mais notas acrescentadas, elas devem ser notas do C.H. de Dó maior. Então podemos ter um G7(9/13), ou seja, com 9ª maior e 13ª maior.
    No caso da inversão, não tem mistério, já que a inversão trabalha com as mesmas notas do acorde, apenas mudando a ordem com que elas aparecem.
    Abç
    Philippe Lobo

  • @darkside1a
    @darkside1a 10 лет назад +1

    arthur vc não precisa no campo harmônico usar só tríades pode usar tmbm tétrades que são uma tríade com uma uma terça a mais. Tétrades são acordes com sétima. Philippe parabéns vc é um ótimo professor

  • @cifraclub
    @cifraclub  12 лет назад

    ...
    Ouça o jazz modal de Miles Davis, o Free Jazz de John Cotrane, as músicas tradicionais da Índia com suas escalas maravilhosamente semi-tonadas em que as afinações muitas vezes trabalham em quartos de tom ou intervalos ainda menores. Ouça a música erudita contemporânea: Schoenberg, Caje, Bourlez, Zappa, Stockhausen, Gilberto Mendes, etc.
    Verá que a música nos dá muito mais liberdade do que imaginamos.
    Abração.
    Philippe Lobo

  • @fisicamovel9355
    @fisicamovel9355 Год назад +1

    que aula maravilhosa

  • @LeandroPereira87776
    @LeandroPereira87776 3 месяца назад

    🙌🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼fechei os olhos fui falando pra ver acertava

  • @Alan.Yuri.Natálio
    @Alan.Yuri.Natálio 3 года назад

    Perfeita aula. Como é uma aula envolvendo sons, acho que não deveria ser tocada a trilha, para que pudéssemos nos concentrar melhor nos sons importantes que o professor produz.

  • @glaucocarvalhaesferreira4357
    @glaucocarvalhaesferreira4357 8 лет назад

    Vídeo mto bom e com uma didática excelente!
    Tá de parabéns Philippe!

  • @jefersonkempner4627
    @jefersonkempner4627 5 лет назад

    Parabéns philippe, grande músico👏👏👏

  • @alaidessantos5116
    @alaidessantos5116 4 года назад

    Muito obrigada professor, ótima explicação sobre funções harmônicas vc me ajudou muito!!!

  • @draconfir
    @draconfir 10 лет назад

    Ahhhh que saudades de aulas assim!

  • @lucasviana9364
    @lucasviana9364 10 лет назад

    Ótima aula, valeu Philippe!

  • @ricardoenofilo1323
    @ricardoenofilo1323 11 лет назад +1

    Parabéns Philippe, gostei....

  • @SuperNad001
    @SuperNad001 11 лет назад +2

    Amigo Muito boa a sua aula Parabéns |" Deus abençoe."

  • @LuisFernando-du6nj
    @LuisFernando-du6nj 8 лет назад +1

    excelente, esse caboclo é fera.

  • @viniciusbatistaaraujo3739
    @viniciusbatistaaraujo3739 8 лет назад +1

    muito obrigado,aula maravilhosa e de graça