Sou historiador e técnico em eletrônica. Pude observar, portanto, dois domínios em você: o do conhecimento técnico abordado; a narração perfeita da abordagem. Você fala, de forma perfeita, absolutamente correta. Parabéns!
AI SIM, ,UM TRABALHO MINUNCIOSO E EFICAZ ,TRABALHANDO COM PROFUNDO CUIDADO E A MELHOR FORMA DE CONFIAR NA GARANTIA DADA AO CLIENTE . PARABENS PELA EXCELENTE AULA .
Sou um técnico em eletrônica das antigas, apaixonado por áudio e músico amador, gosto muito dos assuntos que você aborda, é sempre muito esclarecedor e da para matar a saudade. Parabéns!
Equipamentos maravilhosos dessa época de ouro da Gradiente! Já enganei muita gente aqui em casa com meu tape deck, o pessoal acha que é cd tocando e cai o queixo quando tiro a fita 😂
tenho um desse e uso ele como pré e pra falar a verdade um aparelho de quase 40 anos ter uma qualidade áudio tão boa e difícil nos dias atuais haver um igual.
esses aparelho novos não tem qualidade de som , ja tive e me decepcionei muito e vendi , atualmente tenho aparelho dos anos 90 e começo dos anos 2000 a qualidade é muito superior aos novos .
Cara, parabéns pelo trabalho. Sem dúvida o melhor video sobre este equipamento que eu tive o prazer de assistir. Sempre fui e sou fã da Gradiente até hoje, e tenho um aparelho igual ao que você realizou este upgrade. Achei o máximo, as explicações e os comentários foram excepcionais. Grande abraço.
Amigo sou técnico dos tempos do auge gradiente e polyvox . Comecei no serviço autorizado da gradiente . Acompanhei o final dessas maravilhas para a fusão da linha gradiente micro Sistens
Meu amigo, tudo que eu ia comentar sobre você, já foi escrito em mensagem anteriores. Muito educado, calmo e pedagógico para esplicar. Está de parabéns. Onde posso comprar um ? E o valor aproximado ? Obrigado.
cara, que incrível o seu vídeo!!! voce falou tudo, mostrou tudo , ensinou tudo desse aparelho. quem tem tem ou pretende ter esse aparelho vai encarar o seu vídeo como uma espécie de manual digital. voce explicou muito bem. e possui uma ótima habilidade eletrônica. explica enquanto trabalha. mais um inscrito
@@sidneyalves1556 a medida em em cima dos resistores que está nos transistores de saída, e pela sua pergunta AC ou DC eu desconfio que vc não sabe bem o que está fazendo....que tal levar a um técnico?
@@pedroneamps sim ate´sei 9 ja montei alguns hi end aqui e funciona que é uma beleza). mas o obrjetivo aqui é realmente aprender e se divertir, eu levar num tecnico perderia toda a grça da coisa, mestre.
@@walmirbarbosa2021 os amplificadores são divididos em classes, e a classe A é o melhor padrão sonoro. A maioria dos amplificadores de qualidade são classe A/B ou B, a partir daí já baixa muito a qualidade, e esse equipamento que eu falei tinha um recurso que deixava ele puro na classe A, até um determinado volume, porém aquecia muito e dava problemas, aí a solução encontrada foi desativar o recurso.
@@adrianosamuel8626 entendi , muito obrigado pela explicação e atenção Eu pensava que se tratava de algum recurso e não sobre a classe do aparelho . valeu 👍
Oi Pedrone, admiro seus videos de valvulados ja assisti suas lives com Silvio Pinheiro. Ah, conheco bem esses aparelhos da Gradiente pois consertei muito na epoca. Antes, esse 246/366/166, chegavam a pegar fogo na placa ou por mau uso ou por excesso de bias. Trabalhei na Central da Gradiente entre 1980 a 1983 e eles mudaram a classe para AB pra evitar fogo. Cheguei a brigar com fabricantes de case na casa do cliente, pois nao seguiam as regras de ventilacao para o aparelho. Tenho manuais de servico de todos mas devido aos direitos autorais, nao forneco pros carinhas dos foruns.
Sim, o meu pelo visto andou pegando fogo também. Claro que o usuário tem sua parcela de culpa em não observar a ventilação obrigatória. Obrigado pela visita!
@Gradientetecnology bom domingo ! por favor o senhor lembra do Técnico Sr Júlio Santos da autorizada RJ rua Sorocaba botafogo ? Fizemos o curso Electra .. anos 80 ... obrigado
Alem da bela e elucidativa aula e ou esclarecimentos, parabenizo pelo belo gosto musical. Poderias falar algo sobre o receiver model 1300 da gradiente?
@@pedroneamps Não é o mais potente da Gradiente, más no meu ponto de vista é o mais bonito e charmoso, demorei a conseguir um impecável, mas hoje tenho aqui além dele um 1360, o M126, S126.
Gosto de o quasar qa 3030. Quebra nunca, forte, fácil manutenção. E... Totalmente nacional. Os Sansuy também são ótimos!!!! Este gradiente é lendário. E bom. Mas não é todo mundo que resolve a manutenção dele não... Projeto jvc..
Amigo, deixe-me fazer apenas um comentário....não se pode aumentar a capacitância dos capacitores de filtro da fonte no "olhometro". Dependendo do valor que se usar, pode-se causar a queima da saída da fonte em vez de melhorar o filtragem.
Vc diria a queima do Transformador de força ou os retificadores, imagino. Sim, essa possibilidade existe, mas só para valores realmente (realmente mesmo) absurdos. Antes disso o fusível de entrada da rede queimaria. De qq forma, obrigado pela visita!
@@cremildacoitinhodasilva6092 parabens Mulher com Decisão !!! procura por favor o service do philips f4516 super ab ...super a so victor =jvc ..lembrar dos decks super anrs ... mto melhor q dolby ...
Sou proprietário de um Receiver Gradiente STR 1250 com caixas Master 67..O som que sai desses equipamentos é fantástico..Possuo outros receivers Vintage como o Pioneer SX-780 (que depois q queimou o STK0050 original todo ano tenho q levar pra um técnico consertar)...Muito bom seu vídeo amigo..Que didática ao falar sobre equipamentos/eletrônica..Aliás, ainda quero fazer um curso de eletrônica pra "mexer" nos meus aparelhos..A Gradiente dos anos 70/80 realmente não devia nada para outras marcas estrangeiras..Muito obrigado amigo pelo vídeo.
Tive um amplificador desse aqui em casa e realmente a qualidade de som era muito boa, o amplificador se foi e me sobraram duas caixas da Lando, que eram muito boas tbem, mas hoje não tenho utilidade pra elas. E como sempre ótimo video.
Do antigo site do Fábio Maurício Timi: "Em minha opinião o melhor amplificador integrado da Gradiente. Acabamento primoroso e belo design. Som acima da média e boa relação custo/benefício. Ao contrário do que muita gente pensa o 246 não opera em classe-A, mas sim em Super-A.* Antes de comprar um 246 retire a tampa e verifique se a placa do amplificador de potência está em bom estado, aproveite para ver se não estão faltando alguns transistores... isso é um sinal de que o estágio responsável pelo Super-A foi removido ou desativado. Não é aconselhável conectar um equalizador gráfico ao 246, pois o amplificador pode entrar em oscilação. A Gradiente observou que ao intercalar um equalizador E-1, com os controles no máximo, entre a saída do pré-amplificador e a entrada do amplificador de potência, os 246/366 entravam em oscilação. Para resolver o problema, os aparelhos posteriores a dezembro de 1981, saíram da fábrica com seus circuitos modificados, para manterem a estabilidade quando conectados a equalizadores. Em janeiro de 1982 os postos autorizados foram instruídos a efetuar as mesmas modificações nos aparelhos das séries anteriores. A oscilação, ultra-sônica, pode ocorrer com a utilização de qualquer marca e modelo de equalizador e, geralmente ocorre quando as altas freqüências são reforçadas, iniciando-se "espontaneamente" ou na presença de sinais - especialmente os transitórios - que contenham altas freqüências - agudos. A oscilação pode ser de caráter transitório (amortecida) ou não. Apesar do problema ocorrer nas primeiras séries fabricadas é prudente observar tal recomendação, pois o audioentusiasta dificilmente saberá qual a revisão do aparelho que tem em mãos. Parte da coloração observada no 246 (ou 366) é devida à presença dos filtros "Hi-Cut e Lo-Cut", os quais, mesmo quando desligados (chaves na posição off), interferem no sinal de áudio. Alterações nos circuitos ou a desativação efetiva de tais filtros (requer mão de obra especializada), melhoram a qualidade sônica do 246 (ou 366) - característica mensurável. Todos os amplificadores Super-A exigem um local fresco e bem ventilado, em caso contrário, há riscos do aparelho sofrer danos, por super aquecimento. Importante - Ver FAQ 38 Nota: A oscilação por vezes observada no equalizador modelo ES-10, do mesmo fabricante, é causada por avarias no próprio equalizador (IC danificado), não tendo relação direta com as oscilações decorrentes da conexão com o 246 (ou 366). Sendo, portanto problemas distintos, mas que podem ocorrer simultaneamente, agravando a possibilidade de danos ao amplificador, bem como aos tweeters. Veja também M-246 (versões A, E, G, MEX, U)"
Aqui no RJ na capital onde moro são aparelhos muito caros pra comprar pra manter pra colecionador a solução é fazer cursos para o próprio entusiasta fazer as manutenções não vejo outra forma parabéns pelo vídeo excelente conteúdo
Parabéns pela técnica e talento. Tenho um desses desde 82 que nunca foi pra manutenção a não ser limpeza. Quando chegar a hora da reforma, bato na sua porta aí. Abraço e obrigado.
o 246 é um excelente transistorizado e toca muito bem. Não é igual a um valvulado - e nem tem como ser - mas isso não invalida sua qualidade. Obrigado pela visita.
Bom dia Pedrone. Muito boa a sua dica sobre o capacitor C305/C405. E melhor ainda o seus teste com um traçador da resposta de frequencia e fase. Esse dois capacitores fisicamente não existe na PCI 230 Versões D e F. Na versão G esse capacitor passa a ter uma posição fisica na placa. Passei um bom tempo tentando entender a utilidade desse capacitor. No final pensei que teriam haver com o limite superior da resposta de frequencia. Depois de ver seu video, e ver os graficos traçados antes e depois da troca dos capacitores, confirmei a utilidade deles, acabando assim a duvida que tinha sobre eles.
EU ENHO NOTADO QUE O AMPLIFICADOR DIRETO SENDO LIGADO A FONTE TEM UMA CARACTERISTICA INTERESSANTE ,MUITO BEM EXPLICADO ,PARABENS.,AGORA EU PERGUNTO SERÁ QUE TEM ALGUM PRE EQUALIZADOR COM EFICIENCIA PARA SE USAR SEM PERDER ,E SEM ACRECENTAR RUIDOS ?,TEM ALGUM CI QUE OFEREÇA ESTA VANTAGEM .
Amigo vc é muito Pik@s, parabéns pelo seu trabalho e explicação, um dos melhores ou talves o melhor vídeo técnico que pude assistir. Vc está de parabéns pelo seu conhecimento e capacidade técnica em explicar, um exemplo a ser seguido. 👏👏👏👏👏👏
Sensacional, vc realmente manja muito do assumo, sou apaixonado por esses equipamentos antigos pois eles entregam muito bem e são lindos. Tenho um quasar QA 3300 que precisa de um upgrade desses
Realmente parabéns a você um excelente vídeo demonstrando esse exemplar da Gradiente Modelo 246 da lendária LINE Compo, ficou muito interessante seu up grade conforme diagnóstico mostrado, um vintage muito procurado pelos audiofilos. Tenho 2 modelos 246 e 2 modelos 366 em um estado espetacular. Gostaria de um vídeo como fazer a calibração dos vus florescentes. Fica os meus parabéns a você, melhor vídeo sobre este Gradiente Modelo 246.
SIMPLESMENTE MAGNÍFICO O VÍDEO. ESTÁ DE PARABÉNS AMIGO !!! TENHO UM 366 USO O POWER DELE COM O PRÉ GRADIENTE TBM O P2 MAS TENHO OUTROS POWERS 2 CYGNUS PA 1800, NASHVILLE NA2200. MAS O 366 TOCA UM PAR DE CAIXAS QUASAR DE NO MÁXIMO 80 OU 90 WTS E ELE FAZ UM SOM MAGNÍFICO. SOU APAIXONADO PELO ASSUNTO VINTAGE E TENHO MUITA VONTADE DE FAZER ESSE 366 TRABALHAR NOVAMENTE COM O SUPER A ATIVO. OBSERVEI EM UMA DAS CONVERSAS SEU CONTATO VOU LHE PROCURAR POR LÁ. MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO "BELÍSSIMO" TRABALHO !
Tenho um aqui em excelente estado, foi feito recap completo e ajustes por profissional capacitado. Fica ligado de manhã à noite todos os dias, com 4 caixas. Uso ele para meu trabalho profissional doméstico. Super A ativo. Bem ventilado, não aquece nada. Excelente aparelho. Não vendo. Excelente seu vídeo também. Parabéns!
Excelente vídeo tenho que um desse que eu comprei ligando em 220 somente mais está parado você é qual cidade tenho interesse de mandar para fazer uma revisão total e colocá-lo para funcionar aqui no Rio tem uma a República do Líbano famosa em locais de concerto de equipamentos vintage . Mais senti uma confiança em incrível em eu seu trabalho. Aonde consigo o contato .
Cara só pelo o circuito já foi possível estimar a qualidade do audio, essa topologia usando o diferencial por inteiro tem uma melhor resposta de audio e musicalidade, e mais ÓTIMO VIDEO conteúdo de qualidade
Pedrone ...aquele anterior ao 166 ...acho que era 126...era super A também...ele é igualzinho ao 166 só com VU no lugar do led eu tive um que está c meu irmão e esta zerado .....lindo sem nenhum defeito e o compo completo com rack perfeitod
Amigo, parabéns pelo vídeo. Dedicar seu tempo para compartilhar conhecimento é uma dádiva que poucos tem. Mais um inscrito que irá acompanhar a Saga do 246. Abraços.
Tenho um desses há 20 anos e passou por duas revisões. Agora estou precisando revisá-lo de novo, pois ele "apagou", apesar do uso moderado e com ventilação forçada que faço dele. O projeto do aparelho é bom e o estágio de potência dele, com esses transistores da Toshiba, é excelente. Moro no RJ e estou tendo dificuldade em encontrar alguém disposto a reparar o equipamento. Se a Gradiente tivesse sido mais cuidadosa na seleção de componentes plásticos e de manuseio do aparelho (Knobs, botões, chaves, etc.), essa linha Super-A estaria no mesmo nível de equipamentos japoneses da época. A troca e capacitores - em especial os eletrolíticos - se torna necessária, depois de uns 15-20 anos, pois ele envelhecem. Muito boa a idéia de colocar um fusível térmico de proteção, em paralelo com o fusível de sobrecorrente, pois protege o aparelho de danos como os que foram mostrados. Apenas uma vez testei o aparelho ligando um sinal direto no estágio POWER; a fonte era um SACD. É impressionante a reprodução dos agudos. Com as correções mostradas nesse vídeo, o aparelho fica "envenenado" com ótima resposta de fase e EXCELENTE reposta de amplitude, sem distorções e colorações, em qualquer faixa do espectro. Há quem diga que não é crítica a largura da banda de resposta plana; mas os bons técnicos e engenheiros de som já sabiam, há nais de 40 anos, que quanto mais larga a faixa, melhor a qualidade da reprodução, mesmo que a audição humana só seja capaz de ouvir entre 16-20 Hz e 20-22 kHz (para ouvidos jovens). Considero muito boa a idéia do SUPER-A, mas o aparelho com essa polarização deveria ter um sistema interno de ventilação e um dissipador de calor mais elaborado. Conceitualmente a "polarização dinâmica" é uma idéia genial; entretanto o fato contra-intuiitivo de que em baixo volume a corrente quiescente ser mais alta (aparelho trabalhando em Classe A), leva o usuário a pensar que apenas quando está ouvindo em alto volume precisa tomar cuidados com ventilação. Na verdade é quando está em baixo volume (trabalhando em, Classe A) que os transistores de potência estão com maior corrente quiescente, portanto sujeitos a maior aquecimento. Uma conclusão que podemos tirar é que para se obter o melhor desempenho na reprodução analógica de áudio a filosofia 'modular' é imbatível. Como comentado, a seção de pré-amplificação, com seus controles e filtros, que nessa séria da Gradiente é apenas razoável, insere colorações algumas distorções no sinal, além de prejudicar um pouco a resposta de amplitude e fase. Ou seja: seria melhor a Gradiente ter produzido um pré-amplificador (com várias entradas e controles) mais elaborado, em módulo dedicado, com o sinal de saída adequadamente condicionado para ser aplicado ao POWER 246, que num gabinete exclusivo poderia ter um dissipador de calor de maior área e maiores capacitores para a fonte. Parabéns pelo vídeo, que valoriza a engenharia de som brasileira das décads de 1970 e 1980 e mostra que, com boa técnica e trabalho, aparelhos modulares da época podem ser revisados e aprimorados, de modo a fornecer excelente reprodução sonora.
Obrigado pelo comentário bastante coerente. Parabéns pelo equipamento e torço que encontre alguém para colocá-lo de volta ao funcionamento. Grande abraço.
@@pedroneamps Como o técnico que me atendia não me deu retorno, resolvi eu mesmo inspecionar o equipamento, verificando se havia marcas de aquecimento, componentes carbonizados ou com terminais danificados, fios e/ou cabos rompidos ou danificados, soldas frias e ou rompidas, placas trincadas... Verifiquei também se os fusíveis de proteção haviam atuado. Como não encontrei nenhum problema, verifiquei se as chaves seletoras de tensão da rede CA ou aquela PRE/POWER, com as posições "DIRECT" e "EXT", estavam sujas, com mau contacto ou mal posicionadas. Para minha surpresa, essa última estava no meio do curso. Achei estranhíssimo, pois o equipamento fica numa estante e não é manuseado por outras pessoas; lembrei-me então que uma placa de compensado que guardo atrás do móvel caiu sobre os cabos de ligação e que algum deles pode ter arrastado a chave seletora para a posição "intermediária". Limpei o aparelho e as chaves, colocando-as na posição adequada. Liguei o parelho, conectei fonte de inal e sonofletores e ele funcionou normalmente. O inconformismo e a curiosidade ajudram-me a resolver o problema. Importante: eu já havia planejado comprar instrumentos de teste, baixado e estudado o esquema elétrico do aparelho e assistido a vídeos, para fazer a adequada varredura, em busca de eventual defeito.
@@joaodepaivaandrade715 realmente o que compromete muitos equipamentos é essa questão do roteamento do sinal - chaves, teclas etc... justamente por terem contato com o usuário. Parabéns pelo equipamento!
Acho que esse ponto dos Knobs, botões e chaves deste equipamento não serem de melhor qualidade deve-se ao fato de um período de transição para o plástico os equipamentos anteriores a estes da Gradiente tinham excelentes botões e os equipamentos posteriores ao 360 ja eram com o painel frontal todo em plástico.
Excelente vídeo, o melhor que já vi, bem explicado e demonstrado. Possuo um M246 e utilizei por mais de 20 anos em eventos, quase no extremo e nunca tive problemas(utilizo outros hoje). Atualmente está menos exigido na sala de som e funcionando perfeitamente, o magnífico visual juntamente com o Cygnus PA1800X, são os mais lindos do mundo.
Belo equipamento mestre, modificação muito bem feita em um clássico aparelho....muito obrigado pelo conteúdo e pelas excelentes explicações......forte abraço mestre e sucesso sempre pra ti, acompanho seu trabalho a muitos anos, parabéns mestre....forte abraço
... acabei de me escrever no canal, pois sou da época e embora seja leigo em eletrônica, gosto mto desse tipo de som ! ... esse seu comentário em questão não é um mero "blá blá blá" isso é uma verdadeira aula de quem sabe o que fala ! ... parabéns ! ... que Deus o abençoe !
Parabéns Pedrone...baita trabalho...o cuidado que tu demonstraste e a tua técnica...empolgam! O problema é encontrar um profissional que faça este serviço aqui próximo a Porto Alegre!
"* O Super A foi desenvolvido pela Japan Victor Company (JVC) e apresentado em 1978 em uma reunião da AES em Nova York. A técnica do Super A consiste em uma polarização dinâmica dos transistores de saída. O objetivo é eliminar o chaveamento e aumentar a velocidade do amplificador."
Show de bola tive os dois amplificadores o 366 e 246 Gradiente só que esquentava muito aí eu resolvi vender na época mais São lindos todos dois amplificadores Gradiente
Sou historiador e técnico em eletrônica. Pude observar, portanto, dois domínios em você: o do conhecimento técnico abordado; a narração perfeita da abordagem. Você fala, de forma perfeita, absolutamente correta.
Parabéns!
Muito obrigado pelas palavras. Fiz esse vídeo com muito carinho, era época da pandemia. Grande abraço.
Quando o cara entende, é outro nível! Se na minha cidade, tivesse um técnico assim, seria uma maravilha!
Obrigado pelas palavras...qual sua cidade? Posso conhecer um amigo aí na sua região.
@@pedroneamps Mirandópolis-SP, interior.
Eu sou de Venâncio Aires no RS. Se conheceres alguém...
Tenho um 246 mas está precisando tomar um banho de loja. Obrigado pelos vídeos. Abrz
Meu amigo você está de parabéns. Na internet você foi o único que falou dessa espuma térmica.
obrigado pela visita!
Excelente vídeo, extremamente explicativo e técnico. O repertório de músicas também foi ótimo.
obrigado pela visita. As músicas realmente fazem parte do show :)
Pqp ... Essas músicas de testes parece minha playlist... Só músicão 👏👏👏👏👏👏
Tem que ser coisa boa!
AI SIM, ,UM TRABALHO MINUNCIOSO E EFICAZ ,TRABALHANDO COM PROFUNDO CUIDADO E A MELHOR FORMA DE CONFIAR NA GARANTIA DADA AO CLIENTE . PARABENS PELA EXCELENTE AULA .
Obrigado pela visita!
Sou um técnico em eletrônica das antigas, apaixonado por áudio e músico amador, gosto muito dos assuntos que você aborda, é sempre muito esclarecedor e da para matar a saudade. Parabéns!
Obrigado Walter pela visita e pelas palavras!
Sou o feliz proprietário de um model 246 com super A ativo. Obrigado!!!
cuida bem dele!
Equipamentos maravilhosos dessa época de ouro da Gradiente! Já enganei muita gente aqui em casa com meu tape deck, o pessoal acha que é cd tocando e cai o queixo quando tiro a fita 😂
pois é....uma boa fita, bem gravada, tem MUITA qualidade
parabéns , estou comprando um amanhã
Parabéns, vc vai gostar!
tenho um desse e uso ele como pré e pra falar a verdade um aparelho de quase 40 anos ter uma qualidade áudio tão boa e difícil nos dias atuais haver um igual.
Também acho, creio que os aparelhos de som de linha caíram muito em qualidade.
esses aparelho novos não tem qualidade de som , ja tive e me decepcionei muito e vendi , atualmente tenho aparelho dos anos 90 e começo dos anos 2000 a qualidade é muito superior aos novos .
Ola amigo, bom dia! É fato! Abs
Mais usar ele como Pré não tem graça kkkk
Esse fera. Parabéns meu querido
Obrigado amigo!
Cara, parabéns pelo trabalho. Sem dúvida o melhor video sobre este equipamento que eu tive o prazer de assistir. Sempre fui e sou fã da Gradiente até hoje, e tenho um aparelho igual ao que você realizou este upgrade. Achei o máximo, as explicações e os comentários foram excepcionais. Grande abraço.
Muito obrigado pela visita e pelas palavras!
só sonzera no teste
valeu!
Melhor vídeo de vintage já postado no RUclips de todos os tempos !
Obrigado!
Amigo sou técnico dos tempos do auge gradiente e polyvox . Comecei no serviço autorizado da gradiente . Acompanhei o final dessas maravilhas para a fusão da linha gradiente micro
Sistens
Show de talento sempre com firmesa no que transmite para nós...parabéns meu querido.
Obrigado pela visita!
Ainda existe mestre em eletrônica de verdade!!
Obrigado pela visita e pelas palavras!
Melhor vídeo sobre o 246 do RUclips até o momento! Parabéns!
Opa, muito obrigado!
Eu tive um nos anos noventa 😮, só que nunca consegui encontrar na época um de qualidade para usufruir o máximo de qualidade do áudio
Maravilhoso review. A edição ficou ótima. O conteúdo é quase um curta. Adorei. Muito bom a qualidade e o conhecimento compartilhado.
Muito obrigado
Obrigado Silvio pela visita e inspiração no canal.
Sim, o Pedrone mandou bem Silvio. Ai que saudades dos anos 80 quando trabalhei na central Gradiente na rua Virgilio de Carvalho Pinto, 599.
Meu amigo, tudo que eu ia comentar sobre você, já foi escrito em mensagem anteriores. Muito educado, calmo e pedagógico para esplicar. Está de parabéns. Onde posso comprar um ? E o valor aproximado ? Obrigado.
Obrigado pela visita e pelas palavras. O aparelho acredito que pode achar usado no mercado, e com paciência poderá achar um modelo em boas condições.
Pedrone extremamente maravilhoso seu vídeo, meus parabéns que Deus sempre abençoe vc e família 🙏👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pela visita!
Parabens pelo video, sou Engenheiro e adorei a aula.
obrigado pela visita!
cara, que incrível o seu vídeo!!! voce falou tudo, mostrou tudo , ensinou tudo desse aparelho. quem tem tem ou pretende ter esse aparelho vai encarar o seu vídeo como uma espécie de manual digital. voce explicou muito bem. e possui uma ótima habilidade eletrônica. explica enquanto trabalha. mais um inscrito
Obrigado Sidney, espero ter ajudado!
@@pedroneamps eu só fiquei em duvida quanto a medir a corrente de repouso, afinal onde colocar as ponteiras do multimetro, e ac ou dc??? valeu
@@sidneyalves1556 a medida em em cima dos resistores que está nos transistores de saída, e pela sua pergunta AC ou DC eu desconfio que vc não sabe bem o que está fazendo....que tal levar a um técnico?
@@pedroneamps sim ate´sei 9 ja montei alguns hi end aqui e funciona que é uma beleza). mas o obrjetivo aqui é realmente aprender e se divertir, eu levar num tecnico perderia toda a grça da coisa, mestre.
@@pedroneamps o senhor me dizer eu faço seria muito legal , eu aprenderia e nao precisaria lavar num tecnico
Oi amigo tenho um desses amplificador tá tudo completo original tá funcionando bem blz felicidades
parabéns pelo equipamento, cuida bem dele!
Adorei o vídeo, me fortaleceu ainda mais a vontade de continuar com o meu por aqui. Abraços, e PARABENS! 😀
Cuida bem dele, é um ótimo equipamento!
Show de vídeo, tenho um Model 1660 sem super A, mas já consegui um técnico competente para modificar isso, muito obrigado!
bom aparelho, cuida bem dele!
Oq seria esse recurso super (A)
Se é que posso chamar de recurso ,e pra que serve ?
@@walmirbarbosa2021 os amplificadores são divididos em classes, e a classe A é o melhor padrão sonoro. A maioria dos amplificadores de qualidade são classe A/B ou B, a partir daí já baixa muito a qualidade, e esse equipamento que eu falei tinha um recurso que deixava ele puro na classe A, até um determinado volume, porém aquecia muito e dava problemas, aí a solução encontrada foi desativar o recurso.
@@adrianosamuel8626 entendi , muito obrigado pela explicação e atenção
Eu pensava que se tratava de algum recurso e não sobre a classe do aparelho . valeu 👍
Oi Pedrone, admiro seus videos de valvulados ja assisti suas lives com Silvio Pinheiro. Ah, conheco bem esses aparelhos da Gradiente pois consertei muito na epoca. Antes, esse 246/366/166, chegavam a pegar fogo na placa ou por mau uso ou por excesso de bias.
Trabalhei na Central da Gradiente entre 1980 a 1983 e eles mudaram a classe para AB pra evitar fogo. Cheguei a brigar com fabricantes de case na casa do cliente, pois nao seguiam as regras de ventilacao para o aparelho. Tenho manuais de servico de todos mas devido aos direitos autorais, nao forneco pros carinhas dos foruns.
Sim, o meu pelo visto andou pegando fogo também. Claro que o usuário tem sua parcela de culpa em não observar a ventilação obrigatória. Obrigado pela visita!
@@pedroneamps de nada, disponha caso precisar, pode ser q ainda guardo um certo estoque.
@Gradientetecnology
bom domingo !
por favor o senhor lembra do Técnico Sr Júlio Santos da autorizada RJ rua Sorocaba botafogo ? Fizemos o curso Electra .. anos 80 ...
obrigado
Pedrone.grande perito em eletrônica. Maravilha.
Obrigado pela visita!
Alem da bela e elucidativa aula e ou esclarecimentos, parabenizo pelo belo gosto musical. Poderias falar algo sobre o receiver model 1300 da gradiente?
Obrigado pela visita e pelos comentários. Não tenho muito a dizer sobre o 1300 - mas ele é realmente muito bonito e tem estilo!
@@pedroneamps Não é o mais potente da Gradiente, más no meu ponto de vista é o mais bonito e charmoso, demorei a conseguir um impecável, mas hoje tenho aqui além dele um 1360, o M126, S126.
@@viniciusgvrs potência não diz muito realmente, prefiro a classe e o som dos Super A
Seu vídeo é o melhor sobre o assunto muito obrigado mesmo salvou a minha duvida
obrigado pela visita
Pedrone falou, amanhã todo mundo doido no mercado livre atrás do amplificador...hehehehehe
Tomara!!!! Ele é bom mesmo, merece um bom tratamento.
Pedrone, esse aí está a venda?
Andre Soares estou me apegando a ele, acho que não vendo não ;)
Que trabalho profiicional
Parabéns! !!!
Parabens pelo trabalho,nós curiosos agradecemos,abraço.
Obrigado pela visita. Eu tb sou um curioso!
Gosto de o quasar qa 3030.
Quebra nunca, forte, fácil manutenção. E... Totalmente nacional. Os Sansuy também são ótimos!!!!
Este gradiente é lendário. E bom. Mas não é todo mundo que resolve a manutenção dele não... Projeto jvc..
Muita coisa boa era fabricada por aqui
Aqui perto de casa tem um joãoponês "tecnico" se você levar um aparelho desse pra ele certamente ele dirá que não tem conserto. Parabéns.
O passado de presente pra nóis velhinhos.
👏👏👏👏
Estamos na flor da idade :)
Putz lembrança da infância... Meu pai montou a torre completa com toca discos da technics... Saudade boa!!
sim, era o sonho do consumo ter uma torre de equipos e boas caixas!
Amigo, deixe-me fazer apenas um comentário....não se pode aumentar a capacitância dos capacitores de filtro da fonte no "olhometro". Dependendo do valor que se usar, pode-se causar a queima da saída da fonte em vez de melhorar o filtragem.
Vc diria a queima do Transformador de força ou os retificadores, imagino. Sim, essa possibilidade existe, mas só para valores realmente (realmente mesmo) absurdos. Antes disso o fusível de entrada da rede queimaria. De qq forma, obrigado pela visita!
Fascinante o seu conhecimento!
obrigado pela visita!
Cara estes equipamentos são JVC! A Gradiente só montava e coloca o logo, assim como a polivox e CCE.
coisas de Brasil dos anos 80
Exatamente. O cambalacho da época era aproveitar as isenções de impostos pegando equipamentos japoneses/americanos e só colocando a etiqueta nacional
@@pedroneamps isso não vem dos anos 80 e sim 70!
@@cremildacoitinhodasilva6092 parabens Mulher com Decisão !!! procura por favor o service do philips f4516 super ab ...super a so victor =jvc ..lembrar dos decks super anrs ... mto melhor q dolby ...
Esse projeto Super A existe desde 1969 e veio sim da Jvc
Sou proprietário de um Receiver Gradiente STR 1250 com caixas Master 67..O som que sai desses equipamentos é fantástico..Possuo outros receivers Vintage como o Pioneer SX-780 (que depois q queimou o STK0050 original todo ano tenho q levar pra um técnico consertar)...Muito bom seu vídeo amigo..Que didática ao falar sobre equipamentos/eletrônica..Aliás, ainda quero fazer um curso de eletrônica pra "mexer" nos meus aparelhos..A Gradiente dos anos 70/80 realmente não devia nada para outras marcas estrangeiras..Muito obrigado amigo pelo vídeo.
Obrigado pela visita e parabéns pelo equipamento.
Tive um amplificador desse aqui em casa e realmente a qualidade de som era muito boa, o amplificador se foi e me sobraram duas caixas da Lando, que eram muito boas tbem, mas hoje não tenho utilidade pra elas. E como sempre ótimo video.
quer negociar as caixas? me add no WhatsApp (11) 3672-3783
Excelente vídeo, com didática e palavreado impecáveis. Show!
Obrigado pelas palavras!
Sensacional, sem mais.
Obrigado pela visita!
Do antigo site do Fábio Maurício Timi: "Em minha opinião o melhor amplificador integrado
da Gradiente. Acabamento primoroso e belo design.
Som acima da média e boa relação custo/benefício.
Ao contrário do que muita gente pensa o 246 não opera em classe-A, mas sim em Super-A.*
Antes de comprar um 246 retire a tampa e verifique se a placa do amplificador de potência está em bom estado, aproveite para ver se não estão faltando alguns transistores... isso é um sinal de que o estágio responsável pelo Super-A foi removido ou desativado.
Não é aconselhável conectar um equalizador gráfico ao 246, pois o amplificador pode entrar em oscilação. A Gradiente observou que ao intercalar um equalizador E-1, com os controles no máximo, entre a saída do pré-amplificador e a entrada do amplificador de potência, os 246/366 entravam em oscilação. Para resolver o problema, os aparelhos posteriores a dezembro de 1981, saíram da fábrica com seus circuitos modificados, para manterem a estabilidade quando conectados a equalizadores. Em janeiro de 1982 os postos autorizados foram instruídos a efetuar as mesmas modificações nos aparelhos das séries anteriores. A oscilação, ultra-sônica, pode ocorrer com a utilização de qualquer marca e modelo de equalizador e, geralmente ocorre quando as altas freqüências são reforçadas, iniciando-se "espontaneamente" ou na presença de sinais - especialmente os transitórios - que contenham altas freqüências - agudos. A oscilação pode ser de caráter transitório (amortecida) ou não. Apesar do problema ocorrer nas primeiras séries fabricadas é prudente observar tal recomendação, pois o audioentusiasta dificilmente saberá qual a revisão do aparelho que tem em mãos.
Parte da coloração observada no 246 (ou 366) é devida à presença dos filtros "Hi-Cut e Lo-Cut", os quais, mesmo quando desligados (chaves na posição off), interferem no sinal de áudio. Alterações nos circuitos ou a desativação efetiva de tais filtros (requer mão de obra especializada), melhoram a qualidade sônica do 246 (ou 366) - característica mensurável.
Todos os amplificadores Super-A exigem um local fresco e bem ventilado, em caso contrário, há riscos do aparelho sofrer danos, por super aquecimento.
Importante - Ver FAQ 38
Nota: A oscilação por vezes observada no equalizador modelo ES-10, do mesmo fabricante, é causada por avarias no próprio equalizador (IC danificado), não tendo relação direta com as oscilações decorrentes da conexão com o 246 (ou 366). Sendo, portanto problemas distintos, mas que podem ocorrer simultaneamente, agravando a possibilidade de danos ao amplificador, bem como aos tweeters.
Veja também M-246 (versões A, E, G, MEX, U)"
Aqui no RJ na capital onde moro são aparelhos muito caros pra comprar pra manter pra colecionador a solução é fazer cursos para o próprio entusiasta fazer as manutenções não vejo outra forma parabéns pelo vídeo excelente conteúdo
Obrigado pela visita, espero te ajudado!
Parabéns pela técnica e talento. Tenho um desses desde 82 que nunca foi pra manutenção a não ser limpeza. Quando chegar a hora da reforma, bato na sua porta aí. Abraço e obrigado.
Obrigado pela visita e parabéns pelo equipamento!
Boa noite, meu amigo! Sou um feliz proprietário de um Model 246 e achei o seu vídeo sensacional! !!!!
Obrigado Thiago, eu também entrei para o clube do 246 :)
Eu também estou nesse clube, pois sou mais um feliz proprietário de um gradiente 246!!
Muito legal ver um especialista em amplificadores valvulados impressionado com um transistorizado. Sem viés.
o 246 é um excelente transistorizado e toca muito bem. Não é igual a um valvulado - e nem tem como ser - mas isso não invalida sua qualidade. Obrigado pela visita.
Bom dia Pedrone. Muito boa a sua dica sobre o capacitor C305/C405. E melhor ainda o seus teste com um traçador da resposta de frequencia e fase. Esse dois capacitores fisicamente não existe na PCI 230 Versões D e F. Na versão G esse capacitor passa a ter uma posição fisica na placa. Passei um bom tempo tentando entender a utilidade desse capacitor. No final pensei que teriam haver com o limite superior da resposta de frequencia. Depois de ver seu video, e ver os graficos traçados antes e depois da troca dos capacitores, confirmei a utilidade deles, acabando assim a duvida que tinha sobre eles.
Obrigado pela visita. Vou tentar investigar mais esse circuito na placa que montei em paralelo, devo fazer um vídeo, Abraço.
EU ENHO NOTADO QUE O AMPLIFICADOR DIRETO SENDO LIGADO A FONTE TEM UMA CARACTERISTICA INTERESSANTE ,MUITO BEM EXPLICADO ,PARABENS.,AGORA EU PERGUNTO SERÁ QUE TEM ALGUM PRE EQUALIZADOR COM EFICIENCIA PARA SE USAR SEM PERDER ,E SEM ACRECENTAR RUIDOS ?,TEM ALGUM CI QUE OFEREÇA ESTA VANTAGEM .
para obter o som mais fiel possível....acho que quanto menos colocarmos equipamentos ligados..melhor
Parabéns pela apresentação, muito capricho, não é para qualquer técnico, apresentação tentando adpatar outros componentes.
Obrigado pela visita!
Eu trabalhei em uma assistência técnica na época a Gradiente pedia para fazer a modificação,fiz isso de monte
Parabens pelo video e as dicas . Nota 10 mesmo.
Obrigado pela visita e pelas palavras.
Nao tocou nenhuma música ruim aí!!! Cara fera!!! Abraços!!!
ahuuhahuahua obrigado, o 246 só merece coisa boa
Você é o cara!!! Valeu!!! Sucessos amigo tudo de bom!!! Tamo Aki escutando um Supertramp!!! Rsrsrs
Excelente vídeo!!! Tenho um Model 366 guardado. Pretendo fazer uma revitalização em breve.
obrigado pela visita e parabéns pelo 366!
Amigo vc é muito Pik@s, parabéns pelo seu trabalho e explicação, um dos melhores ou talves o melhor vídeo técnico que pude assistir. Vc está de parabéns pelo seu conhecimento e capacidade técnica em explicar, um exemplo a ser seguido. 👏👏👏👏👏👏
Obrigado amigo. Tentei fazer um vídeo legal de homenagem ao amplificador. Grande abraço.
Esse ampli é espetacular e mais legal ainda é o set list desse teste!
Obrigado pela visita amigo!
EXCELENTE. Muito preciso e didático com demonstração de amplo conhecimento. Parabéns.
Obrigado pela visita!
Ennio Marricone foi o máximo, parabéns pelo vídeo, esta me ajudando muito.
Obrigado pela visita, espero que seja útil!
Sensacional, vc realmente manja muito do assumo, sou apaixonado por esses equipamentos antigos pois eles entregam muito bem e são lindos. Tenho um quasar QA 3300 que precisa de um upgrade desses
realmente nao conheço os quasar a funda, mas sei que são famosos, obrigado pela visita!
liguei um pré tarkus AP 2 na entrada power inacreditável a melhora do som é outro aparelho
eu nem uso pré, ligo direto a fonte de som no power....só ajusto volume.
Que aula de eletronica parabéns pelo trabalho
Obrigado pela visita e pelas palavras.
Excelente vídeo!
Eu tenho um 246 e adoro!
Parabéns!
Obrigado, cuide bem do seu 246!
Gostei das músicas de testes
eu também :)
Realmente parabéns a você um excelente vídeo demonstrando esse exemplar da Gradiente Modelo 246 da lendária LINE Compo, ficou muito interessante seu up grade conforme diagnóstico mostrado, um vintage muito procurado pelos audiofilos. Tenho 2 modelos 246 e 2 modelos 366 em um estado espetacular. Gostaria de um vídeo como fazer a calibração dos vus florescentes. Fica os meus parabéns a você, melhor vídeo sobre este Gradiente Modelo 246.
Vou pesquisar a esse respeito, não sei se no manual trata sobre isso. Obrigado pela visita e pelas palavras.
Sou fã dos antigos gradiente, alteramos um para trabalhar com rf em classe b no início do sistema de pager em Santa Maria - RS
Como é isso?
@@pedroneamps lembra dos pagers? Usávamos um ha2 como a amplificador de rf, pois a importação era difícil e atrasou.
Uauuuuuu não imaginava que era possível... e que eles chegavam tão alto em frequência!!!! Parabéns pela inventividade - aqui é BR!!
SIMPLESMENTE MAGNÍFICO O VÍDEO. ESTÁ DE PARABÉNS AMIGO !!!
TENHO UM 366 USO O POWER DELE COM O PRÉ GRADIENTE TBM O P2 MAS TENHO OUTROS POWERS 2 CYGNUS PA 1800, NASHVILLE NA2200. MAS O 366 TOCA UM PAR DE CAIXAS QUASAR DE NO MÁXIMO 80 OU 90 WTS E ELE FAZ UM SOM MAGNÍFICO. SOU APAIXONADO PELO ASSUNTO VINTAGE E TENHO MUITA VONTADE DE FAZER ESSE 366 TRABALHAR NOVAMENTE COM O SUPER A ATIVO.
OBSERVEI EM UMA DAS CONVERSAS SEU CONTATO VOU LHE PROCURAR POR LÁ.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO "BELÍSSIMO" TRABALHO !
Obrigado pela mensagem Antônio, parabéns pela coleção.
Tenho o 1660 desde 83. Usei empilhado durante décadas... esquenta mesmo.
Receiver maravilhoso.
é bom e bonito!
Muito bom! Esse amplificador é uma máquina de altíssima fidelidade. Ótimo que foi adicionado um fusível térmico!
é a ultima linha defensiva! Obrigado pela visita.
Boa tarde, amigo parabéns pelo vídeo e pelo excelente trabalho!
Abç
obrigado pela visita!
Que aula maravilhosa, mestre. Meus parabéns, topzeira demais.
obrigado pela visita
Tenho um aqui em excelente estado, foi feito recap completo e ajustes por profissional capacitado. Fica ligado de manhã à noite todos os dias, com 4 caixas. Uso ele para meu trabalho profissional doméstico. Super A ativo. Bem ventilado, não aquece nada. Excelente aparelho. Não vendo. Excelente seu vídeo também. Parabéns!
"Não vendo" é a melhor definição. Obrigado.
Excelente vídeo tenho que um desse que eu comprei ligando em 220 somente mais está parado você é qual cidade tenho interesse de mandar para fazer uma revisão total e colocá-lo para funcionar aqui no Rio tem uma a República do Líbano famosa em locais de concerto de equipamentos vintage . Mais senti uma confiança em incrível em eu seu trabalho. Aonde consigo o contato .
me adiciona no WhatsApp (11)3672-3783
meus parabens com certesa a melhor restauração de 246 ja vista
Obrigado!
Pedrone,parabéns pela sua explicação! Gostaria de saber se tem equipamentos da gradiente antigos à venda?
eu não tenho, mas as vezes aparece...ideal é achar um pouco mexido, dá pra deixar 100%
Esse gradiente ê de qualidade absoluta
é nacional com orgulho
Eu tenho um 246 e ele já me deu muita dor de cabeça. Mas hoje ele só me dá alegrias... Empurra 2 caixas de 12" Novik fácil, fácil
Ele é temperamental, mas tem som bom :)
Como e lindo para quem gosta e curte e um prato cheio.
Com certeza!!!! Obrigado pela visita.
@@pedroneamps Meu amigo olha sou fã desses aparelho,eu tennho um toca disco TD1000 da polivox,esses aparelho vc vende??
Que aula! Parabéns. Até criei coragem de verificar o meu por completo.
faça isso, é um excelente aparelho
Pedrone, show de bola, este vídeo ficou top.
Obrigado pela visita!
Parabéns amigo, ficou show, tenho a linha compo com esse modelo, é fantástico o som dele ligado em um par de caixas polyvox modelo Munitor II.
Essas caixas são da época, excelentes!
Cara só pelo o circuito já foi possível estimar a qualidade do audio, essa topologia usando o diferencial por inteiro tem uma melhor resposta de audio e musicalidade, e mais ÓTIMO VIDEO conteúdo de qualidade
obrigado pela visita e pelas palavras, grande abraço!
Eu tenho um Model 1660, Super A. Esse ampli e sensacional mesmo!
cuida bem dele!
Pedrone ...aquele anterior ao 166 ...acho que era 126...era super A também...ele é igualzinho ao 166 só com VU no lugar do led eu tive um que está c meu irmão e esta zerado .....lindo sem nenhum defeito e o compo completo com rack perfeitod
parabéns pelo equipo!
ótimo vídeo
Obrigado pela visita.
Muito bom saber que ainda podemos adquirir um aparelho desse e ter um bom técnico para manutenção.
Show
Com carinho e dedicação se resolve quase tudo. Obrigado.
ótimo vídeo parabéns
OBRIGADO
Amigo, parabéns pelo vídeo. Dedicar seu tempo para compartilhar conhecimento é uma dádiva que poucos tem. Mais um inscrito que irá acompanhar a Saga do 246. Abraços.
Obrigado amigo!
Tenho um desses há 20 anos e passou por duas revisões. Agora estou precisando revisá-lo de novo, pois ele "apagou", apesar do uso moderado e com ventilação forçada que faço dele. O projeto do aparelho é bom e o estágio de potência dele, com esses transistores da Toshiba, é excelente. Moro no RJ e estou tendo dificuldade em encontrar alguém disposto a reparar o equipamento.
Se a Gradiente tivesse sido mais cuidadosa na seleção de componentes plásticos e de manuseio do aparelho (Knobs, botões, chaves, etc.), essa linha Super-A estaria no mesmo nível de equipamentos japoneses da época. A troca e capacitores - em especial os eletrolíticos - se torna necessária, depois de uns 15-20 anos, pois ele envelhecem. Muito boa a idéia de colocar um fusível térmico de proteção, em paralelo com o fusível de sobrecorrente, pois protege o aparelho de danos como os que foram mostrados.
Apenas uma vez testei o aparelho ligando um sinal direto no estágio POWER; a fonte era um SACD. É impressionante a reprodução dos agudos. Com as correções mostradas nesse vídeo, o aparelho fica "envenenado" com ótima resposta de fase e EXCELENTE reposta de amplitude, sem distorções e colorações, em qualquer faixa do espectro. Há quem diga que não é crítica a largura da banda de resposta plana; mas os bons técnicos e engenheiros de som já sabiam, há nais de 40 anos, que quanto mais larga a faixa, melhor a qualidade da reprodução, mesmo que a audição humana só seja capaz de ouvir entre 16-20 Hz e 20-22 kHz (para ouvidos jovens).
Considero muito boa a idéia do SUPER-A, mas o aparelho com essa polarização deveria ter um sistema interno de ventilação e um dissipador de calor mais elaborado. Conceitualmente a "polarização dinâmica" é uma idéia genial; entretanto o fato contra-intuiitivo de que em baixo volume a corrente quiescente ser mais alta (aparelho trabalhando em Classe A), leva o usuário a pensar que apenas quando está ouvindo em alto volume precisa tomar cuidados com ventilação. Na verdade é quando está em baixo volume (trabalhando em, Classe A) que os transistores de potência estão com maior corrente quiescente, portanto sujeitos a maior aquecimento.
Uma conclusão que podemos tirar é que para se obter o melhor desempenho na reprodução analógica de áudio a filosofia 'modular' é imbatível. Como comentado, a seção de pré-amplificação, com seus controles e filtros, que nessa séria da Gradiente é apenas razoável, insere colorações algumas distorções no sinal, além de prejudicar um pouco a resposta de amplitude e fase. Ou seja: seria melhor a Gradiente ter produzido um pré-amplificador (com várias entradas e controles) mais elaborado, em módulo dedicado, com o sinal de saída adequadamente condicionado para ser aplicado ao POWER 246, que num gabinete exclusivo poderia ter um dissipador de calor de maior área e maiores capacitores para a fonte.
Parabéns pelo vídeo, que valoriza a engenharia de som brasileira das décads de 1970 e 1980 e mostra que, com boa técnica e trabalho, aparelhos modulares da época podem ser revisados e aprimorados, de modo a fornecer excelente reprodução sonora.
Obrigado pelo comentário bastante coerente. Parabéns pelo equipamento e torço que encontre alguém para colocá-lo de volta ao funcionamento. Grande abraço.
@@pedroneamps Como o técnico que me atendia não me deu retorno, resolvi eu mesmo inspecionar o equipamento, verificando se havia marcas de aquecimento, componentes carbonizados ou com terminais danificados, fios e/ou cabos rompidos ou danificados, soldas frias e ou rompidas, placas trincadas... Verifiquei também se os fusíveis de proteção haviam atuado.
Como não encontrei nenhum problema, verifiquei se as chaves seletoras de tensão da rede CA ou aquela PRE/POWER, com as posições "DIRECT" e "EXT", estavam sujas, com mau contacto ou mal posicionadas. Para minha surpresa, essa última estava no meio do curso. Achei estranhíssimo, pois o equipamento fica numa estante e não é manuseado por outras pessoas; lembrei-me então que uma placa de compensado que guardo atrás do móvel caiu sobre os cabos de ligação e que algum deles pode ter arrastado a chave seletora para a posição "intermediária".
Limpei o aparelho e as chaves, colocando-as na posição adequada. Liguei o parelho, conectei fonte de inal e sonofletores e ele funcionou normalmente. O inconformismo e a curiosidade ajudram-me a resolver o problema. Importante: eu já havia planejado comprar instrumentos de teste, baixado e estudado o esquema elétrico do aparelho e assistido a vídeos, para fazer a adequada varredura, em busca de eventual defeito.
@@joaodepaivaandrade715 realmente o que compromete muitos equipamentos é essa questão do roteamento do sinal - chaves, teclas etc... justamente por terem contato com o usuário. Parabéns pelo equipamento!
Acho que esse ponto dos Knobs, botões e chaves deste equipamento não serem de melhor qualidade deve-se ao fato de um período de transição para o plástico os equipamentos anteriores a estes da Gradiente tinham excelentes botões e os equipamentos posteriores ao 360 ja eram com o painel frontal todo em plástico.
Excelente vídeo, o melhor que já vi, bem explicado e demonstrado. Possuo um M246 e utilizei por mais de 20 anos em eventos, quase no extremo e nunca tive problemas(utilizo outros hoje). Atualmente está menos exigido na sala de som e funcionando perfeitamente, o magnífico visual juntamente com o Cygnus PA1800X, são os mais lindos do mundo.
Obrigado pela visita Pedro, e parabéns pelo equipamento!
Direto do túnel do tempo! Muito bom!
80's com certeza!
Sensacional! Impressionante o quanto o valor de um pequeno componente interfira tanto na resposta. Valeu!
Era um passa baixas logo na entrada...Ele já era excelente, mas podia ficar melhor :)
Belo equipamento mestre, modificação muito bem feita em um clássico aparelho....muito obrigado pelo conteúdo e pelas excelentes explicações......forte abraço mestre e sucesso sempre pra ti, acompanho seu trabalho a muitos anos, parabéns mestre....forte abraço
Obrigado pela visita amigo, espero ter ajudado em algo
... acabei de me escrever no canal, pois sou da época e embora seja leigo em eletrônica, gosto mto desse tipo de som !
... esse seu comentário em questão não é um mero "blá blá blá" isso é uma verdadeira aula de quem sabe o que fala !
... parabéns !
... que Deus o abençoe !
Obrigado Daniel, agradeço a visita e as palavras.
Parabéns Pedrone...baita trabalho...o cuidado que tu demonstraste e a tua técnica...empolgam! O problema é encontrar um profissional que faça este serviço aqui próximo a Porto Alegre!
Obrigado! Mas se precisar embala ele direitinho e me manda :)
"* O Super A foi desenvolvido pela Japan Victor Company (JVC) e
apresentado em 1978 em uma reunião da AES em Nova York.
A técnica do Super A consiste em uma polarização dinâmica dos transistores de saída.
O objetivo é eliminar o chaveamento e aumentar a velocidade do amplificador."
Parabéns, grande trabalho.
Obrigado pela visita!
Show de bola tive os dois amplificadores o 366 e 246 Gradiente só que esquentava muito aí eu resolvi vender na época mais São lindos todos dois amplificadores Gradiente
Sim, eles precisam de cuidado no uso e ajustes de funcionamento. Obrigado.