A genialidade do Dr. Craig está simplesmente em ser um cristão com pensamento claro e consistente, além de bíblico. Infelizmente os teólogos da nossa geração acabam citando outros pensadores e esquecem de ouvir a fonte primária e objeto de seu estudo, a revelação divina NAS ESCRITURAS.
A queda afetou a racionalidade, ela é falível, e opera de forma fragilizada. Inferir Deus a partir da criação, pode ser por si, uma incursão limitada. Não por alguma limitação na criação, mas por causa da limitação dos homens. Logo, a revelação especial é fundamental para que Deus seja inferido e compreendido corretamente de seu mundo criado.
Os cristãos genuínos usam A BÍBLIA SAGRADA , e acreditam que A BÍBLIA SAGRADA REALMENTE É PALAVRA DE DEUS ! E DEUS diz em Romanos 1 : 20 que as OBRAS DE DEUS são observadas à partir da Criação ; E o Sr William Lane Graig salientou sobre isso em suas sábias palavras . Vale dizer também , os cristãos acreditam no que diz o livro bíblico de Hebreus 4 : 12 / e também em 1 Coríntios 3 : 19 . / Romanos 5 : 12 - 21
Limitada? sim, pela própria definição de Revelação Geral. Insuficiente? não, pelo menos não para discernir o aspecto do Poder e Divindade de Deus e para que o Homem seja portanto inescusável, não é opinião minha, é do Apóstolo Paulo.
Resumo Wiliam Craig, mesmo precisando de intérprete foi muito mas claro, e sucinto no tema que os demais, isso mostra que no assunto teológico ainda somos meninos.
Os brasileiros eatavam claramente querendo impressionar, citando de cor Agostinho, o outro falando da janela que Agostinho esteve. kkkkkkkkkk O Craig foi claro, objetivo, e deu os melhores argumentos. Ora, se Aristóteles chegou a conclusão de Deus, então está provado que se pode crer em Deus sem a Escritura. O Craig deixou claro que isso não é salvífico, e os caras ficaram batendo nessa tecla o tempo todo.
Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos. Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos. Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo. 2Coríntios 10:3-5 NVT Deus abençoe os irmãos e o Dr Craig com esse trabalho de apologética da fé cristã. Acredito que Deus usa diversos meios para atrair um pecador, e até mesmo a sua consciência, (posso citar um exemplo muito comum, inclusive de Lutero, antes de se tornar um padre ou até mesmo reformador, ele orou para que a tempestade não o matasse, e disse que iria ser padre se Deus não o matasse, mesmo não possuindo a revelação especial, Calvino quando foi culpado de buscar seus próprios interesses e não a reforma da Inglaterra ou alguns por medo do inferno e etc) os puritanos acreditavam que precisamos de informações para que a nossa consciência seja mais informada, temos a revelação natural (natureza e a própria consciência que recebemos), e temos as escrituras a revelação especial, onde podemos conhecer quem Deus é e como se revela, porém existem diversos tipos de pensamentos modernos, e que algumas pessoas ignoram de cara a revelação especial, que podem ser convencidas ("não convertidas" como o exemplo de Lutero um raio no caminho) em suas consciências pela revelação natural (natureza e consciência) que desperta o interesse de busca pelo conhecimento de Deus, até a conversão, onde confessará publicamente e perseverará nisso até o fim, o chamado eficaz pelo próprio Salvador, no final e nesse encontro, é sempre o pecador de frente com o evangelho da cruz de Cristo Jesus. O homem sempre sendo um vaso de barro, Paulo plantou, Apolo regou e o Espírito Santo deu o crescimento.
Ótimo debate. Acredito que temos que ter dois pressupostos em mente: 1) a raça humana é pervertida e espiritualmente inábil à fé cristã, 2) a revelação geral não dá suporta a uma compreensão de estado de pecado, não chama ao arrependimento e fé em Jesus.
Dentro do assunto, somente o Dr. Craig e o Rev. Davi Charles Gomes! Ele deu uma leve tirada em Jonas Madureira sobre a diferença entre *revelação* e *teologia* natural. 😏
O resumo da ópera é o seguinte, A teologia natural fala sobre um Deus criador, extremamente bondoso e justo, mas não faz menção sobre a pecaminosidade do homem.
O Erudito bíblico e filósofo Sr William Lane Graig , citou uma das comprovações de sua crença na TEOLOGIA NATURAL , sob a luz do livro bíblico de Romanos , capítulo 1 : versículo 20 , com ênfase na FÉ à partir da Criação do PRÓPRIO DEUS , Sendo a queda Adâmica , ( ou Noédica , dita erronêamente por um dos participantes no debate .) Se a queda interfere mesmo nas pessoas por causa dos efeitos colaterais da queda , como por exemplo a imperfeição humana , é natural e compreensivo , que hajam discordâncias imperfeitas com relação a TEOLOGIA NATURAL , ou seja , se alguns dos observadores desse debate questionam A TEOLOGIA NATURAL , qualquer pessoa também pode questionar a dúvida , à ela . O importante é que DEUS fez toda a Criação e deu livre - árbitrio a todos na Criação , sim , não os criou como robôs , a nenhum dos elementos da Criação , e o primeiro que usou mal o seu livre árbitrio , foi aquele que foi expulso dos Céu , ou seja , foi * um Ex - Querubim ; ( Eis , à queda ! ) Apoio bíblico : Apocalipse 12 : 9 - 12 . O importante é que O PRÓPRIO DEUS , irá reverter os efeitos adâmicos da desobediência à DEUS ; Que Culminou infelizmente , a queda . Apoio bíblico : Romanos. capítulo 5 : 12 - 21
Simplesmente porque ele se apega as Escrituras. As vezes tenho a ligeira impressão que os teólogos querem "outsmart" a própria Bíblia, serem mais espertos do que o próprio texto está dizendo pra levantar hipótese que talvez ela não esteja querendo dizer o que está dizendo. É uma impressão minha.
Se esses rapazes lessem Santo Tomás de Aquino, esse debate não estaria acontecendo. Na Suma Teológica, livro I, ele próprio diz que a natureza de Deus não pode ser mostrada na natureza comum, pois ela é potência, enquanto Deus é puro ato. Logo, não há REVELAÇÃO DE DEUS, mas sim, espelhos do que é a divindade. Somente o Dr. Craig entende sobre o que está sendo discutido.
É fato unânime entre os estudiosos que a filosofia medieval, da qual Tomás de Aquino faz parte, é assaz pobre, um anticlímax da filosofia clássica, que lhe é anterior. O legado de Tomás de Aquino é um bom exemplo desse fato. Uma curiosidade: eu nunca pude entender direito por que razão esse cristão, Tomás de Aquino, é chamado de "São". De acordo com a Bíblia, todos os cristãos não são "santos"?
''Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.'' (1 Pedro 1:15,16) Leia também alguma biografia de Santo Tomás, não a escrita por Chesterton, que também é boa, aliás, excelente, mas alguma que fale dos milagres e de sua conduta moral.
A palavra "fã" vem do inglês, que ao ser traduzida para o português é equivalente a "admirador". Portanto não há problema em ser um fã ser um admirador, teria se fosse fanático aí estaria se tornando um adorador dele, fazendo dele um ídolo.
🌾🇧🇷🌾🇧🇷🌾🇧🇷🇮🇱🌾🇧🇷🌾🇧🇷🌾 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: 1 João 2:5 "AMOR DE DEUS DE MÃOS DADAS COM A NOSSA OBEDIÊNCIA" 🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱🕊️🇧🇷🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱
Debate ? Kkkk Os BR parecem crianças de 5 anos diante do William Lane Craig. O problema dessa galera presbiteriana é que eles tem uma grande aversão aos filósofos gregos.....por isso que falam muita besteira. William Lane Craig fala a favor desse filósofos. Por isso ele é o cara
Clica no google! Mas, normalmente o curso de Teologia forma sacerdodes, independente da religião ou deus. Theos = deus, e logos= palavra/estudo. Estudo acerca de alguma divindade específica, pois de outra forma seria Ciencia da Religião. No entanto o curso não serve somente para formar pastores mas também estudantes interessados em se aprofundar nos estudos sobre Deus. A teologia cristã tem por base a Biblia (protestantismo). Teologia material é procurar evidencias de Deus no mundo físico.
Tonny Galletti. Hã?! Deixa eu ver se eu entendi: o Bóson de Higgs foi observado e identificado é a prova que Deus não existe?! Acredito que você DEVE ver o vídeo e entender por que o Ev. lourival silverio dos santos escreveu: "Resgatar a imagem de Deus na Criação ou identificar a existência de Deus". Sua afirmação dentro do contexto do vídeo e em resposta ao comentário não faz sentido. Att,
Bóson de Higgs não tem nada a ver com a existência de Deus... A própria ciência tem como objetivo investigar o mundo natural. O que passa disso ela não consegue entender ou coletar evidências
Isso não é debate, é uma conversa entre iguais. Debate mesmo seria entre , um evangélico pentecostal, um reformado, um católico tradicional, um católico carismático, um messiânico , um Rabino Liberal, e um Rabino ortodoxo. Aí meus caros seria um Debate.
Cara....pensei a mesma coisa. Porque não chamaram um tradutor com mais conhecimento teológico? O cara parecia nem ser familiarizado com os jargões teológicos! Aff
Craig como sempre defendendo o indefensável. É impossível chegar ao conhecimento do Deus judaico-cristão através da revelação geral, mais impossível ainda é desenvolver uma teologia natural. Um Vantiliano e um Dooyeweerdiano deixaram isso bem claro, os efeitos noéticos do pecado na mente humana distorcem o conhecimento inato que o homem tem de Deus.
O Pr. Augustus Nicodemus tem uma boa resposta sobre isso. Apesar da minha ignorância, posso tentar oferecer uma resposta. Ela não é uma resposta definitiva, apenas gosto de estudar a bíblia para entender melhor a Palavra de Deus, não sou um profissional. Eu acredito firmemente na seguinte afirmação: não existe salvação longe de Cristo. O Evangelho é o poder de Deus pra salvação do homem. Somente mediado pela fé na obra redentora de Cristo, dada por Deus, é que a Graça dEle nos alcança. Não existe meio alternativo. Nenhum. [Essa é a resposta do Augustus. Eu concordo] Isso nos leva à seguinte pergunta: como um homem pode conhecer o Evangelho? A bíblia deixa claro: a forma principal, e preferencial, que Deus usa pra propagar sua mensagem é a pregação. Isso nos leva às seguintes considerações: o método que Deus escolheu pra salvar o homem foi a entrega de Seu Filho. E o método que Ele delegou a nós para propagar o seu método de salvação (Cristo) foi a pregação. Isso significa que essas são limitações impostas a nós: só podemos ser salvos pela mediação de Cristo e só podemos propagar essa mensagem através da pregação. Pergunta final: Deus precisa seguir as mesmas condições que impôs a nós? Pessoalmente, eu creio que está claro que a única forma de salvação é em Cristo. Logo isso não significa limitar Deus. Agora, não vejo claramente nenhum ensino na bíblia em que Deus está condicionado à pregação do homem pra salvar alguém. Acredito que Ele prefere esta forma, por ter delegado a nós. Mas não se limita à ela. Se o homem não cumpre seu papel, Deus pode providenciar os meios, inclusive sobrenaturais, pra atingir um homem com o maravilhoso conhecimento da Sua Graça.
a resposta pra sua pergunta está em romanos cap2 vers,14;15.... bem, Paulo fala acerca daqueles que não tem a lei, mas fazem naturalmente o que a lei pede, tornam se lei para si! pois provam as obras dá lei colocada em vosso coração é disso a consciência juntamente com os sentimentos fazem prova, ora acusando, ora defendendo, para que no dia do julgamento em Cristo ira julga-los.
Conversa muito interessante! Pena só o apresentador do encontro fazendo uns estalos esquisitos com a boca ao final de cada fala sua. Extremamente irritante.Mas o conteúdo da conversa show de bola.
Fala isso porque provavelmente nunca leu Confissões. Agostinho foi um pré-reformador, um dos pais da igreja protestante. As doutrinas soteriológicas que ele pregava eram contrárias ao catolicismo. Foi ele que refutou Pelágio sobre livre arbítrio. Claro que ele também acreditava em alguns ideais católicos, mas isso não exclui o fato de ele ter sido uma gigante influência para o Protestantismo, influenciando o próprio Lutero na Reforma.
Sou grande admirador de Craig. Aprecio demais a forma elegante e objetiva com que destrói o argumento neo-ateísta. No entanto vejo a fragilidade protestante de seu argumento quando entra no terreno dos milagres perante os neo-ateus. Se ele fosse católico poderia recorrer a inúmeros exemplos, que incluem especialmente o Santo Sudário, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e os vários milagres eucarísticos. Paz e bem.
Adão e Lutero: me parece que em ambos os casos o patrimônio deixado por Deus foi mal usado. Tomás de Aquino, Agostinho e dona Mônica? Dona Mônica? Não, por favor. SANTO Tomás de Aquino, SANTO Agostinho e SANTA Mônica. "Eu não creria nos evangelhos se assim não mandasse a Igreja Católica". Santo Agostinho.
JorgeDMiguel, Agostinho não era católico romano, era católico como cristão da igreja universal e invisível de Deus. A igreja romana transformou um conceito "católico" em uma instituição. Calvino estava certo quando disse: "Agostinho é todo nosso".
+Pericles Aguiar Rapaz, não seja preconceituoso! O Craig não apenas aceita o modelo cosmológico padrão, como como o emprega em seu trabalho filosófico: www.amazon.co.uk/Theism-Atheism-Cosmology-Clarendon-Paperbacks/dp/019826383X/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1459716204&sr=8-4&keywords=god+and+big+bang+cosmology
Na matemática, se alguma coisa não pode ser provado falso e também não pode ser provado verdadeiro, então esta coisa é chamada de conjectura!! Sendo assim, se não posso provar a Existência ou a Inexistência de Deus, Então Deus não passa de uma Conjectura!!!
***** Eu creio... Mas não no Deus biblico, Acredito no força primordial que não tem nome, pq se tivesse nome, não O seria. Desta força surgiu o nada primordial e deste nada surgiu o tudo!!! Acredito na transcendência deste poder, que é imenso e que permeia todo o universo, estamos conectados nEle e ele em nós. Ele é o caminho, o caminhante e o ato de Caminhar... Tudo e nada encontram-se nele, e fora dele não existe! Pois a existência e a não existência faz parte desta Força Primordial!!! Respeito sua fé... Espero que respeite a minha. Namastê!!!
***** oK AMIGO!!! Mas este meu conceito de enxergar Deus não é agnóstica ( agnóstico é aquele que não crer, mas tb não descrer, de um modo bem grosseiro, pq é muito mais que isto). Meu pensamento tem influencia TOTALMENTE TAOISTA, e um pouco de influencia budista quando no campo da metafísica ao se tratar de uma Força Superiora. Quanto a sua visão calvinista, eu a conheço, já assisti vários debates entre as correntes calvinista e a presbiteriana, e ao meu ver, tem-se um impasse terrível, pq ambos os lados tem textos ótimos para defender suas ideias, e não vejo falta de sinceridade em nenhum dos lados. Por isto na minha opinião, acho a bíblia insuficiente para dar uma sensatez ( mesmo que dentro de se próprio contexto) nos paradigmas ou mesmo nas interpretações escatológicas que ela mesma apresenta! paz e luz!
***** Fique na paz tb... as vezes pra nao criar muito treta acabo dizendo que sou agnostico mesmo... kkk Mas vc mostrou respeitar a opinião dos outros, MAGNIFICO ISTO. fui
Caramba, só hoje percebi que o Guilherme de Carvalho, David Charles Gomes e Jonas Madureira estavam na mesma roda de conversa. Que privilégio...
Doctor Craig é um gênio sem igual. Fantástico!
Vc sempre ta mesmo em kkkkk
@@esdrasferreira5468 Achou que eu tava brincando?
O Jonas Madureira parece o professor do "La Casa de Papel".kkkkkk
Vida Nova contribuindo para o avanço intelectual dos crentes brasileiros
A genialidade do Dr. Craig está simplesmente em ser um cristão com pensamento claro e consistente, além de bíblico. Infelizmente os teólogos da nossa geração acabam citando outros pensadores e esquecem de ouvir a fonte primária e objeto de seu estudo, a revelação divina NAS ESCRITURAS.
A queda afetou a racionalidade, ela é falível, e opera de forma fragilizada. Inferir Deus a partir da criação, pode ser por si, uma incursão limitada. Não por alguma limitação na criação, mas por causa da limitação dos homens. Logo, a revelação especial é fundamental para que Deus seja inferido e compreendido corretamente de seu mundo criado.
Os cristãos genuínos usam A BÍBLIA SAGRADA , e acreditam que A BÍBLIA SAGRADA REALMENTE É PALAVRA DE DEUS ! E DEUS diz em Romanos 1 : 20 que as OBRAS DE DEUS são observadas à partir da Criação ; E o Sr William Lane Graig salientou sobre isso em suas sábias palavras . Vale dizer também , os cristãos acreditam no que diz o livro bíblico de Hebreus 4 : 12 / e também em 1 Coríntios 3 : 19 . / Romanos 5 : 12 - 21
@@nelsonalvesbandeiras4580 E verdadeiros cristãos usam a bíblia completa, que inclui os 7 livros deuterocanônicos
Limitada? sim, pela própria definição de Revelação Geral. Insuficiente? não, pelo menos não para discernir o aspecto do Poder e Divindade de Deus e para que o Homem seja portanto inescusável, não é opinião minha, é do Apóstolo Paulo.
Resumo Wiliam Craig, mesmo precisando de intérprete foi muito mas claro, e sucinto no tema que os demais, isso mostra que no assunto teológico ainda somos meninos.
o Dr fala tão claramente que não precisava de tradutor.
Os brasileiros eatavam claramente querendo impressionar, citando de cor Agostinho, o outro falando da janela que Agostinho esteve. kkkkkkkkkk
O Craig foi claro, objetivo, e deu os melhores argumentos. Ora, se Aristóteles chegou a conclusão de Deus, então está provado que se pode crer em Deus sem a Escritura. O Craig deixou claro que isso não é salvífico, e os caras ficaram batendo nessa tecla o tempo todo.
todos foram muito tecnicos, teologicamente falando. O Craig o mestre maior.
Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos. Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos. Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo.
2Coríntios 10:3-5 NVT
Deus abençoe os irmãos e o Dr Craig com esse trabalho de apologética da fé cristã.
Acredito que Deus usa diversos meios para atrair um pecador, e até mesmo a sua consciência, (posso citar um exemplo muito comum, inclusive de Lutero, antes de se tornar um padre ou até mesmo reformador, ele orou para que a tempestade não o matasse, e disse que iria ser padre se Deus não o matasse, mesmo não possuindo a revelação especial, Calvino quando foi culpado de buscar seus próprios interesses e não a reforma da Inglaterra ou alguns por medo do inferno e etc) os puritanos acreditavam que precisamos de informações para que a nossa consciência seja mais informada, temos a revelação natural (natureza e a própria consciência que recebemos), e temos as escrituras a revelação especial, onde podemos conhecer quem Deus é e como se revela, porém existem diversos tipos de pensamentos modernos, e que algumas pessoas ignoram de cara a revelação especial, que podem ser convencidas ("não convertidas" como o exemplo de Lutero um raio no caminho) em suas consciências pela revelação natural (natureza e consciência) que desperta o interesse de busca pelo conhecimento de Deus, até a conversão, onde confessará publicamente e perseverará nisso até o fim, o chamado eficaz pelo próprio Salvador, no final e nesse encontro, é sempre o pecador de frente com o evangelho da cruz de Cristo Jesus.
O homem sempre sendo um vaso de barro, Paulo plantou, Apolo regou e o Espírito Santo deu o crescimento.
Muito legal, Vida Nova.
olha vc por aqui?? hehe gostaria de entrar em contato!!
Ótimo debate. Acredito que temos que ter dois pressupostos em mente: 1) a raça humana é pervertida e espiritualmente inábil à fé cristã, 2) a revelação geral não dá suporta a uma compreensão de estado de pecado, não chama ao arrependimento e fé em Jesus.
Dentro do assunto, somente o Dr. Craig e o Rev. Davi Charles Gomes! Ele deu uma leve tirada em Jonas Madureira sobre a diferença entre *revelação* e *teologia* natural. 😏
O resumo da ópera é o seguinte, A teologia natural fala sobre um Deus criador, extremamente bondoso e justo, mas não faz menção sobre a pecaminosidade do homem.
O Erudito bíblico e filósofo Sr William Lane Graig , citou uma das comprovações de sua crença na TEOLOGIA NATURAL , sob a luz do livro bíblico de Romanos , capítulo 1 : versículo 20 , com ênfase na FÉ à partir da Criação do PRÓPRIO DEUS , Sendo a queda Adâmica , ( ou Noédica , dita erronêamente por um dos participantes no debate .) Se a queda interfere mesmo nas pessoas por causa dos efeitos colaterais da queda , como por exemplo a imperfeição humana , é natural e compreensivo , que hajam discordâncias imperfeitas com relação a TEOLOGIA NATURAL , ou seja , se alguns dos observadores desse debate questionam A TEOLOGIA NATURAL , qualquer pessoa também pode questionar a dúvida , à ela . O importante é que DEUS fez toda a Criação e deu livre - árbitrio a todos na Criação , sim , não os criou como robôs , a nenhum dos elementos da Criação , e o primeiro que usou mal o seu livre árbitrio , foi aquele que foi expulso dos Céu , ou seja , foi * um Ex - Querubim ; ( Eis , à queda ! ) Apoio bíblico : Apocalipse 12 : 9 - 12 . O importante é que O PRÓPRIO DEUS , irá reverter os efeitos adâmicos da desobediência à DEUS ; Que Culminou infelizmente , a queda . Apoio bíblico : Romanos. capítulo 5 : 12 - 21
O Craig esteve aqui O.O
Resumo para você do futuro: Craig deu um banho analítico em geral aí
Valeu
Simplesmente porque ele se apega as Escrituras. As vezes tenho a ligeira impressão que os teólogos querem "outsmart" a própria Bíblia, serem mais espertos do que o próprio texto está dizendo pra levantar hipótese que talvez ela não esteja querendo dizer o que está dizendo. É uma impressão minha.
Se esses rapazes lessem Santo Tomás de Aquino, esse debate não estaria acontecendo. Na Suma Teológica, livro I, ele próprio diz que a natureza de Deus não pode ser mostrada na natureza comum, pois ela é potência, enquanto Deus é puro ato. Logo, não há REVELAÇÃO DE DEUS, mas sim, espelhos do que é a divindade. Somente o Dr. Craig entende sobre o que está sendo discutido.
Penso que vc está confundindo os conceitos de natureza.
É fato unânime entre os estudiosos que a filosofia medieval, da qual Tomás de Aquino faz parte, é assaz pobre, um anticlímax da filosofia clássica, que lhe é anterior. O legado de Tomás de Aquino é um bom exemplo desse fato. Uma curiosidade: eu nunca pude entender direito por que razão esse cristão, Tomás de Aquino, é chamado de "São". De acordo com a Bíblia, todos os cristãos não são "santos"?
''Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.'' (1 Pedro 1:15,16)
Leia também alguma biografia de Santo Tomás, não a escrita por Chesterton, que também é boa, aliás, excelente, mas alguma que fale dos milagres e de sua conduta moral.
Entre São tomás de Aquino e a Palavra de Deus, eu fico com a Palavra revelada
Entre São Tomás de Aquino, e a SUA INTERPRETAÇÃO da palavra de Deus, - lembremos que a bíblia não se auto-interpreta -, eu fico com São Tomás mesmo.
Convidem o apologeta Ravi Zacharias.
Convidem o Apologeta Ravi Zacharias é muito cristocêntrica.
Esse comentário não envelheceu bem
Só uma observação: servo de Deus não tem 'fã', quem tem fã é 'ídolo', servo de Deus tem admiradores.
A palavra "fã" vem do inglês, que ao ser traduzida para o português é equivalente a "admirador". Portanto não há problema em ser um fã ser um admirador, teria se fosse fanático aí estaria se tornando um adorador dele, fazendo dele um ídolo.
🌾🇧🇷🌾🇧🇷🌾🇧🇷🇮🇱🌾🇧🇷🌾🇧🇷🌾
Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:
1 João 2:5
"AMOR DE DEUS DE MÃOS DADAS COM A NOSSA OBEDIÊNCIA"
🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱🕊️🇧🇷🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱🕊️🇮🇱
Debate ? Kkkk Os BR parecem crianças de 5 anos diante do William Lane Craig. O problema dessa galera presbiteriana é que eles tem uma grande aversão aos filósofos gregos.....por isso que falam muita besteira. William Lane Craig fala a favor desse filósofos. Por isso ele é o cara
Esses presbiterianos de hoje no Brasil,
Eles se acham a verdade absoluta kakkakakaka
@@isaqueoliver1843 Bem por aí.
Clica no google! Mas, normalmente o curso de Teologia forma sacerdodes, independente da religião ou deus. Theos = deus, e logos= palavra/estudo. Estudo acerca de alguma divindade específica, pois de outra forma seria Ciencia da Religião. No entanto o curso não serve somente para formar pastores mas também estudantes interessados em se aprofundar nos estudos sobre Deus. A teologia cristã tem por base a Biblia (protestantismo). Teologia material é procurar evidencias de Deus no mundo físico.
Parece que esses caras estão com medo do craig gaguejando parece que está nervoso
Era pra Jonas ter participado do debate também, hehe
Para estragar o debate
@@lucianoverissimo6215 , porque irmão? Justifique, por favor...
Resgatar a imagem de Deus na Criação ou identificar a existência de Deus.
Tonny Galletti, desculpe, mas, o que tem haver o Bóson de Higgs com a existência de Deus?
Att,
Tonny Galletti. Hã?! Deixa eu ver se eu entendi: o Bóson de Higgs foi observado e identificado é a prova que Deus não existe?!
Acredito que você DEVE ver o vídeo e entender por que o Ev. lourival silverio dos santos escreveu: "Resgatar a imagem de Deus na Criação ou identificar a existência de Deus".
Sua afirmação dentro do contexto do vídeo e em resposta ao comentário não faz sentido.
Att,
logosapologetica.com/a-descoberta-do-boson-de-higgs-e-uma-ameaca-a-fe-crista/
logosapologetica.com/audiotube-boson-de-higgs-alguns-comentarios/
Bóson de Higgs não tem nada a ver com a existência de Deus... A própria ciência tem como objetivo investigar o mundo natural. O que passa disso ela não consegue entender ou coletar evidências
Será que, hoje, existe alguma mulher nos quadros dessa comunidade?
Isso não é debate, é uma conversa entre iguais.
Debate mesmo seria entre , um evangélico pentecostal, um reformado, um católico tradicional, um católico carismático, um messiânico , um Rabino Liberal, e um Rabino ortodoxo. Aí meus caros seria um Debate.
O tradutor definitivamente não era teólogo.
Verdade, n ficou legal
Cara....pensei a mesma coisa. Porque não chamaram um tradutor com mais conhecimento teológico? O cara parecia nem ser familiarizado com os jargões teológicos! Aff
Craig como sempre defendendo o indefensável. É impossível chegar ao conhecimento do Deus judaico-cristão através da revelação geral, mais impossível ainda é desenvolver uma teologia natural. Um Vantiliano e um Dooyeweerdiano deixaram isso bem claro, os efeitos noéticos do pecado na mente humana distorcem o conhecimento inato que o homem tem de Deus.
E o que será dos que nunca ouviram falar sobre Deus e nem sobre Jesus?
Rafael Felix Sofrerão a condenação eterna
O Pr. Augustus Nicodemus tem uma boa resposta sobre isso. Apesar da minha ignorância, posso tentar oferecer uma resposta. Ela não é uma resposta definitiva, apenas gosto de estudar a bíblia para entender melhor a Palavra de Deus, não sou um profissional.
Eu acredito firmemente na seguinte afirmação: não existe salvação longe de Cristo. O Evangelho é o poder de Deus pra salvação do homem. Somente mediado pela fé na obra redentora de Cristo, dada por Deus, é que a Graça dEle nos alcança. Não existe meio alternativo. Nenhum. [Essa é a resposta do Augustus. Eu concordo]
Isso nos leva à seguinte pergunta: como um homem pode conhecer o Evangelho? A bíblia deixa claro: a forma principal, e preferencial, que Deus usa pra propagar sua mensagem é a pregação.
Isso nos leva às seguintes considerações: o método que Deus escolheu pra salvar o homem foi a entrega de Seu Filho. E o método que Ele delegou a nós para propagar o seu método de salvação (Cristo) foi a pregação. Isso significa que essas são limitações impostas a nós: só podemos ser salvos pela mediação de Cristo e só podemos propagar essa mensagem através da pregação.
Pergunta final: Deus precisa seguir as mesmas condições que impôs a nós? Pessoalmente, eu creio que está claro que a única forma de salvação é em Cristo. Logo isso não significa limitar Deus. Agora, não vejo claramente nenhum ensino na bíblia em que Deus está condicionado à pregação do homem pra salvar alguém. Acredito que Ele prefere esta forma, por ter delegado a nós. Mas não se limita à ela. Se o homem não cumpre seu papel, Deus pode providenciar os meios, inclusive sobrenaturais, pra atingir um homem com o maravilhoso conhecimento da Sua Graça.
serão julgados cada um segundo
turno as suas obras
a resposta pra sua pergunta está em romanos cap2 vers,14;15.... bem, Paulo fala acerca daqueles que não tem a lei, mas fazem naturalmente o que a lei pede, tornam se lei para si! pois provam as obras dá lei colocada em vosso coração é disso a consciência juntamente com os sentimentos fazem prova, ora acusando, ora defendendo, para que no dia do julgamento em Cristo ira julga-los.
Jonas engolindo seco!
legal
Conversa muito interessante! Pena só o apresentador do encontro fazendo uns estalos esquisitos com a boca ao final de cada fala sua. Extremamente irritante.Mas o conteúdo da conversa show de bola.
Ele tá imitando o John Piper kkkk
Se eu podesse voltar ao tempo, eu diria a eles: "leiam Inteligência Humilhada". Hahaha
Olá, Cris. Não conhecia esse livro....posso comprá-lo sem medo de ser feliz? 😁
@@mzpaula11 Com toda certeza, é um livro perfeito, ele cita muito João Calvino e Agostinho. O autor é o Jonas Madureira.
Se eu pudesse fazer o mesmo diria a eles, compreendam Romanos 1.
Calvinistas não conseguem deixar de falar sobre calvinismo... Só uma observação.
Eles lêem mais Calvino que a Bíblia, é por isso.
Se você não sabe, veio parar no lado errado do RUclips.
O apresentador é chato demais rsrsr
só calvinista kkk dr. craing refutado eles de leve kkkk
dr Cruég haha
+Erick Costa De Farias irmão eu não sei nada de inglês mais eu acho que eles estão falado nome dele errado vc pode me esclarece sim ou não
Observando a natureza: (na ordem) 1° - Deista, 2° - Panteista.
Observando as escrituras: Monoteísta Cristão.
Só calvinista pra se emocionar ao citar um teólogo ultra católico como Agostinho.. Que BIZZARO
Fala isso porque provavelmente nunca leu Confissões. Agostinho foi um pré-reformador, um dos pais da igreja protestante. As doutrinas soteriológicas que ele pregava eram contrárias ao catolicismo. Foi ele que refutou Pelágio sobre livre arbítrio. Claro que ele também acreditava em alguns ideais católicos, mas isso não exclui o fato de ele ter sido uma gigante influência para o Protestantismo, influenciando o próprio Lutero na Reforma.
@@levifrota3142 Agostinho também foi maniqueísta.
@@levifrota3142 Tu ta querendo dizer que Santo Agostinho não era católico? KKKKKKKKKKKK
Sou grande admirador de Craig. Aprecio demais a forma elegante e objetiva com que destrói o argumento neo-ateísta. No entanto vejo a fragilidade protestante de seu argumento quando entra no terreno dos milagres perante os neo-ateus. Se ele fosse católico poderia recorrer a inúmeros exemplos, que incluem especialmente o Santo Sudário, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e os vários milagres eucarísticos.
Paz e bem.
JorgeDMiguel Nenhum dos que você citou está na Bíblia.
Verdadeiramente eu concordo em partes com a sua colocação mais dar uma olhada nos vídeos do apologeta Ravi Zacharias.
@@lordelegante663 E quem disse que precisa estar?
Pena que o Dr. Willian lane seja molinista, doutrina filosófica católica!
Marcos Lopez
Qual o problema?
@@LC-vn5fr e a trindade?
jerônimo paradoxo epistêmico meu companheiro barthiano kk
@@LC-vn5fr e é uma "doutrina" articularmente católica
jerônimo iiii rapaz, Inácio de Antioquia que o diga. Mas como é "católica" deve tá errada 👍😂
Adão e Lutero: me parece que em ambos os casos o patrimônio deixado por Deus foi mal usado.
Tomás de Aquino, Agostinho e dona Mônica? Dona Mônica? Não, por favor.
SANTO Tomás de Aquino, SANTO Agostinho e SANTA Mônica.
"Eu não creria nos evangelhos se assim não mandasse a Igreja Católica".
Santo Agostinho.
JorgeDMiguel, Agostinho não era católico romano, era católico como cristão da igreja universal e invisível de Deus. A igreja romana transformou um conceito "católico" em uma instituição. Calvino estava certo quando disse: "Agostinho é todo nosso".
@@gustavomendonca2083 Cristianismo tem instituição, hierarquia. O cristianismo não é anarquia como você idealiza.
@@muntzful Só há hierarquia entre Deus e homens, mais nenhuma outra. Nem tabelião está acima de ninguém espiritualmente, por incrível que lhe pareça.
Esse Craig acredita que a terra tem 6.000 anos e o universo também.
+Pericles Aguiar Rapaz, não seja preconceituoso! O Craig não apenas aceita o modelo cosmológico padrão, como como o emprega em seu trabalho filosófico: www.amazon.co.uk/Theism-Atheism-Cosmology-Clarendon-Paperbacks/dp/019826383X/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1459716204&sr=8-4&keywords=god+and+big+bang+cosmology
Pericles Aguiar não ele acredita que são 13,7 bilhões de anos . e 6 etapas não em 6 dias
Sua mãe
Na matemática, se alguma coisa não pode ser provado falso e também não pode ser provado verdadeiro, então esta coisa é chamada de conjectura!!
Sendo assim, se não posso provar a Existência ou a Inexistência de Deus, Então Deus não passa de uma Conjectura!!!
*****
Não deixa de ser conjectura!!!
*****
Eu creio...
Mas não no Deus biblico, Acredito no força primordial que não tem nome, pq se tivesse nome, não O seria. Desta força surgiu o nada primordial e deste nada surgiu o tudo!!!
Acredito na transcendência deste poder, que é imenso e que permeia todo o universo, estamos conectados nEle e ele em nós.
Ele é o caminho, o caminhante e o ato de Caminhar... Tudo e nada encontram-se nele, e fora dele não existe! Pois a existência e a não existência faz parte desta Força Primordial!!!
Respeito sua fé... Espero que respeite a minha.
Namastê!!!
*****
oK AMIGO!!! Mas este meu conceito de enxergar Deus não é agnóstica ( agnóstico é aquele que não crer, mas tb não descrer, de um modo bem grosseiro, pq é muito mais que isto). Meu pensamento tem influencia TOTALMENTE TAOISTA, e um pouco de influencia budista quando no campo da metafísica ao se tratar de uma Força Superiora.
Quanto a sua visão calvinista, eu a conheço, já assisti vários debates entre as correntes calvinista e a presbiteriana, e ao meu ver, tem-se um impasse terrível, pq ambos os lados tem textos ótimos para defender suas ideias, e não vejo falta de sinceridade em nenhum dos lados. Por isto na minha opinião, acho a bíblia insuficiente para dar uma sensatez ( mesmo que dentro de se próprio contexto) nos paradigmas ou mesmo nas interpretações escatológicas que ela mesma apresenta!
paz e luz!
*****
Fique na paz tb... as vezes pra nao criar muito treta acabo dizendo que sou agnostico mesmo... kkk
Mas vc mostrou respeitar a opinião dos outros, MAGNIFICO ISTO.
fui
+brunosbarbos2
Prefiro chamar de Hipótese Desnecessária, já que não serve para quase nada.