Capitalismo consciente--uma nova era econômica: Thomas Eckschmidt at TEDxLacador

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 янв 2025

Комментарии •

  • @julianajanot4280
    @julianajanot4280 4 года назад +19

    Adorei o lucro como consequência do propósito. Acho que esse é um dos grandes problemas do mundo atual, temos uma visão de que o objetivo final é a economia, e não a economia como recurso para alcançarmos o propósito maior, que é a felicidade humana e do planeta Terra.

  • @marciasouza8870
    @marciasouza8870 Год назад +9

    8 anos depois, e o tema continua sendo tão atual, abriu minha visão...reflexão maravilhosa, parabéns👏👋👋👋

    • @thomaseckschmidt7881
      @thomaseckschmidt7881 Год назад +1

      Obrigado. A cada dia aprendemos mais e avançamos com uma melhor consciencia empresarial, mesmo com tanta noticia ruim.

    • @consciousbusinessjourney
      @consciousbusinessjourney 3 месяца назад

      Obrigado - em fevereiro lancaremos uma formacao internacional em capitalismo consciente

  • @carendominguesdecarvalho3643
    @carendominguesdecarvalho3643 8 лет назад +43

    É INCRÍVEL COMO TEMAS DE IMPACTO NÃO CHEGAM NAS ESCOLAS ONDE JOVENS PRECISAM ABRIR SUA VISÕES E ENGAJAMENTO.

    • @jeffersonmatthew7942
      @jeffersonmatthew7942 3 года назад

      Instablaster

    • @consciousbusinessjourney
      @consciousbusinessjourney 2 года назад

      Temos programas com nossos consultores certificados - Capitalistas Conscientes para levar esse conteudo a universidades!

    • @hugoseabra6890
      @hugoseabra6890 2 года назад +1

      As escolas são do governo. Não.vai chegar

    • @consciousbusinessjourney
      @consciousbusinessjourney 2 года назад

      @@hugoseabra6890 Oi Hugo, infelizmente nao chegam a muitas escolas, mas a algumas estamos chegando. Em outros paises da america do sul estamos testando programas como Guerrero Empreendedor com muito sucesso e ma acumulamos mais de 8.000 participantes. Muito animador, mas um passinho de formiga.

  • @enimarcal6026
    @enimarcal6026 9 месяцев назад +1

    Muito bom parabéns. Concordo plenamente que o propósito de uma empresa tem papel essencial para descobrir a sua identidade. Obrigada por compartilhar os conceito do capitalismo consciente de forma tão clara e simples. Gratidão. Abraço fraterno

  • @tashag.3832
    @tashag.3832 Год назад +3

    palestra ótima! boa explicação!

  • @CarlosAlberto-hd3cs
    @CarlosAlberto-hd3cs 3 года назад +7

    Pessoas com propósito trabalham inspiradas e produzem mais, são mais flexíveis, estão sempre dispostas a aprender e buscam sempre um bem maior do que somente a realização de seu propósito.

    • @idalinagomesdacruz7416
      @idalinagomesdacruz7416 2 года назад +1

      O propósito da maior parte dos brasileiros é ter o que comer meu amigo. É torcer pra não chover no morro pra poder ir trabalhar. O propósito do brasileiro é ter um ar condicionado sem se preocupar com a conta de luz , o resto é folclore. Qual é o propósito da maioria trabalhadora que está sol a pino 8/8 pagando 1000 reais de aluguel numa kitnet? Fazer crescer pra depois distribuir ? HAHAHAHAHAHA que preguiça desse parlatório liberal como se TD mundo trabalhasse 6 horas/dia podendo sair do job e ir pro happy hour

  • @juliamolisani482
    @juliamolisani482 8 лет назад +25

    Muito interessante o tema! Estou fazendo um curso e-learning sobre Capitalismo Consciente e é fantástico sair um pouco da ideia polarizada de capitalismo destruidor vs comunismo falho.

  • @alexandrepataro9203
    @alexandrepataro9203 6 лет назад +4

    Thomas é show, grande interlocutor dessa grande bandeira “capitalismo consciente”

    • @idalinagomesdacruz7416
      @idalinagomesdacruz7416 2 года назад

      Que preguiça, a vendedora do bolo de pote que mora no alto do morro do alemão cujo marido é entregador de Ifood tem o mesmo propósito que um colarinho branco que trabalha 6 horas por dia no ar condicionado? "Temos acesso" ? Temos? Quem? Capitalismo consciente é colocar teu propósito de pagar contas no bolso e fingir que vc não tem responsabilidade e obrigações. Retórica moderna pra meritocracia barata ... "Paradigma do ganha perde e um precisa perder pro outro ganhar" e aí isso tem um propósito? HAHAHAHA o pior de tudo é vc achar que vc tem o propósito de um stakeholder hahahahahaha que preguiça

  • @weversonsilva9931
    @weversonsilva9931 11 месяцев назад +1

    Show! O cara é um mestre!

  • @silviamorita
    @silviamorita 9 лет назад +8

    Muito bacana o tema abordado, estamos precisando de uma iniciativa do bem para alcançarmos um novo nível de desenvolvimento social.

  • @giovanathomeinteli
    @giovanathomeinteli 5 месяцев назад +1

    Discurso é muito bonito, mas na prática, como evitar esse tradeoff? Como evitar o paradigma de que pra ganhar em um lado tem que perder do outro? Na prática, é muito difícil... É muito lindo e inspirador esse discurso, mas, além de conscientização, o que dá pra fazer pra conseguir sustentabilidade e, ao mesmo tempo, alcançar lucro?

  • @vania20131
    @vania20131 9 лет назад +6

    Adorei a palestra.....

  • @jonatasmnh
    @jonatasmnh 8 месяцев назад +1

    Muito bom

  • @kolontais.andrade9950
    @kolontais.andrade9950 10 лет назад +7

    Devemos saber,sentir ,aprender que estamos infringindo as leis do equilíbrio Universal e sofremos as consequências :"As leis da ação e reação" (Leis da FÍsica) e na mesma proporção a Lei da causa e efeito(Leis espirituais). Nós seres humanos ,todos nascemos inteligentes,e procuramos solucionar os problemas que surgem e que nós somos os únicos responsáveis,uns mais do que outros.Muitos homens ,líderes,já buscaram soluções para os problemas que se avolumam agravam....atingem o Planeta,o Capitalismo tem a responsabilidade de solucionar os problemas que êle mesmo criou: maior população.maior ambição>maior desigualdade> mais lixo..mais doenças...Desejo de toda a minha alma que os meus netos e bisnetos possam viver um MUNDO melhor do que eu vivi e no qual fui muito feliz..." Ter ÁGUA para viver,ter AR para respirar, ter alimentos para dividir Ter Amigos para compartilhar,ter família e poder instruir e educar...Suprir as necessidades básicas da vida...parece tão simples!!!!!!sór rindo.....

  • @dr.kingschultz
    @dr.kingschultz 4 года назад +3

    Legal a ideia do capitalismo consciente, mas a palestra foi bem para quem não tem noção de nada. Trade Off nunca vai acabar, só está tirando do que seria mais produtos para ter mais planeta, mas trade off não acaba pq nada mais é do que o limite de cada recurso.

  • @graiagraia6045
    @graiagraia6045 4 года назад +3

    Muito bom, gostei

  • @meuconsagrado
    @meuconsagrado 4 года назад +8

    Mto legal, mas acho quase tão utópico qto o comunismo, pq essa visão parte do princípio de q a liderança tem q estar consciente, assim como no comunismo o povo teria q estar consciente para q ele ocorresse bem. A ideia final do comunismo e deste capitalismo consciente são ótimas, mas ainda não acho q exista uma resposta tão simples. No entanto, o apelo pelo coletivismo e contra o consumismo irresponsável é sempre uma chave importante. Por isso eu aposto mais na educação crítica e realista, para q os jovens se tornem, cada vez mais, adultos menos consumistas, mais conscientes do seu papel no mundo e mais sóbrios em relação a necessidade de diminuir o abismo social entre as classes. O negócio é fazermos mesmo a nossa parte e "rezar" para q as pessoas se toquem e sejam menos alienadas no futuro, pois hj a ideia de "propósito" está virando apenas mais um marketing para colocar os trabalhadores a favor da empresa, eventualmente explorando mais esse trabalhador, sem necessariamente entregar mais benéficios reais para o mesmo e ainda enriquecendo mais o dono dos meios de produção. Acho q ainda caminhamos mto devagar, não sei se conseguiremos reverter essa crise constante em q vive o capitalismo. Precisamos de uma nova cultura, q venha da consciência das pessoas. Quem sabe o amplo acesso a informação (informação de qualidade) não possa ajudar nesse processo. Daí a necessidade de uma educação crítica e realista. A queda da credibilidade nas instituições, ao meu ver, é um ÓTIMO sinal - se isso reapresentar a opinião popular, claro. Quando o conhecimento de uma pessoa e sua visão crítica aumentam, é natural que ela creia menos na igreja, nas empresas e no Estado. É um sinal de que estamos entendendo melhor nossa realidade e sendo menos ingênuos quanto aos nossos líderes.

    • @gjmarciano
      @gjmarciano 10 месяцев назад +1

      Ótimo comentário, a critica e a queda dessa credibilidade deveriam ser encaradas como um bom sinal que as pessoas estão observando e pensando sobre assuntos que impactam suas vidas. Espero que com o aumento da educação e do desenvolvimento desse senso critico, possamos encontrar uma alternativa antes de uma catástrofe climática.

  • @LucasEduardo-ng3nf
    @LucasEduardo-ng3nf 3 года назад +4

    Genial

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 5 лет назад +7

    O que eu vejo é que o lucro corrói a “consciência” de sustentabilidade.

    • @thomaseckschmidt
      @thomaseckschmidt Год назад +1

      Mas e se as empresas nao derem lucro, sera que nao acontece como o que aconteceu com Lojas Americanas? Sera que a pergunta nao seria como as empresas geram esse lucro? ESG - Governança - acabou a era do lucro a qualquer custo

  • @rambrasil
    @rambrasil 7 лет назад +18

    Boa palestra, mas quero deixar aqui uma provocacao baseado em experiencia propria - de alguem que vive uma vida consciente e bem sucedida ao mesmo tempo. A consciencia vem do ser humano, nao do sistema economico. Mas isso exige entender as pessoas em um outro nivel que e alem do materialismo ocidental ou cristao. No oriente, os principios de auto-conhecimento e auto-reconhecimento sao a base para uma etica consciente. Explorar a palavra consciente para fins economicos me parecer banalizar este lado importante. Acho que a ideia de rever o PORQUE se usa capital e importante; mas igualmente importante e entender que os jovens de hoje para produzirem e serem felizes terao que rever bastante os conceitos que carregam dentro de si sobre si proprios, o papel que exercem no mundo, a imagem que tem deste mundo, a imagem que os outros tem deles e finalmente o encontro com o seu silencio e proposito interior. Consciencia nao e sistema economico, mas condicao minima de vida.

    • @fsmaia
      @fsmaia 7 лет назад +6

      Perfeito. O grande problema do capitalismo é a fé no consumo. A ostentação e o consumo inconsciente produzem seres humanos ruins e um ciclo destrutivo para o mundo. Não sou comunista, sei que o capitalismo é um caminho sem volta, porém, como você disse, temos que financiar uma mudança interior, aprimorar o caráter, os valores. O problema é superar os capitalistas dominantes e implementar um novo paradigma.

    • @alinegodoi381
      @alinegodoi381 5 лет назад +11

      Ram, muito boa sua colocação. Nos 4 pilares do Capitalismo Consciente, especificamente no pilar de "Liderança Consciente" John Mackey, descreve que um "líder consciente precisa ter inteligencia analítica emocional e espiritual, de forma que sejam capazes de refletir sobre o negócio e conduzi-lo de forma sofisticada e complexa."
      Eu penso que, o consumismo é o reflexo da nossa carência, o excesso de algo é para suprir uma falta.
      Ter um movimento econômico que enfatiza ter "consciência" é exatamente trazer o humano sair do automático e trazer o "pertencimento", sou importante, o planeta é importante, sou responsável pelas minhas atitudes de compras, me sinto completo quando trabalho por propósito. Acredito que não existe capitalismo consciente sem o consumo consciente!

    • @PedroHenrique-ev3lg
      @PedroHenrique-ev3lg 2 года назад +3

      @@alinegodoi381 Grande consciência! À sua?!🤩🤩🤩🤩🤩🥰🥰

  • @priclaro
    @priclaro 9 лет назад +6

    vídeo bem legal. tema bem recente e pertinente dado a crise de confiança nas lideranças das diversas organizações. Porém, acho problemático criticar que sustentabilidade seja um modelo acadêmico que não funciona. sustentabilidade estratégica, um termo bem antigo, se refere exatamente às ações das empresas relacionadas à intersecção entre os pilares ambiental, social e econômico. ou seja, ações que podem gerar valor para empresa/organização ao mesmo tempo que cria valor para outras partes interessadas. entendo que muitas empresas se fundamentaram nos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social para realizar ações sociais e maquiagem verde... mas estes conceitos, idealmente, não se limitam a isto! cuidado ao criticar o acadêmico, o modelo teórico, quando na verdade a distorção se deu e ainda se dá na execução das estratégias, no mundo corporativo. tem muitos exemplos de empresas que investem estrategicamente em sustentabilidade há muito tempo. ao invés de negar só criticar o que já foi criado e que já surtiu resultado (Natura, GEEKIE, AMATA, entre tantas outras são exemplos anteriores ao paradigma/modelo de capitalismo consciente), sinto uma necessidade de encontrar os pontos de sinergia entre os modelos... CONSTRUÇÃO COLETIVA.. afinal, de que vale os rótulos se objetivo final é o mesmo? criar algo maior, que tenha propósito para as várias partes e que seja perene....

    • @astridisp2705
      @astridisp2705 9 лет назад +3

      +Pri Claro - Muito obrigado pelo comentario! Fico feliz em ver um ponto de vista estruturado desta forma sobre o conteudo da palestra. Concordo e nao sei onde a mensagem nao esta' alinhada com seu ponto de vista.

    • @priclaro
      @priclaro 9 лет назад +3

      +Thomas E oi Thomas. Obrigada pela sua resposta e preocupação em esclarecer! meu incômodo se relaciona ao momento (minuto 10'12'' do video) quando você critica o conceito de sustentabilidade (triple bottom line), com os 3 círculos. Você afirma: "não existe conexão entre os 3 círculos.. isso é uma brincadeira acadêmica que não deu certo"... você dá o exemplo de investimento (greenwash) ambiental que na verdade não resolve problema de nenhuma parte interesssada, tampouco do próprio meio ambiente (stakeholder não social segundo a teoria) e gera custo para empresa (como tentativa de implementar sustentabilidade). Concordo com você que isso aconteceu em vários setores e com várias organizações. o problema não está no conceito em si, mas sim na forma como algumas organizações saíram aplicando, a fim de se adequarem a este novo paradigma. O conceito de Sustentabilidade Estratégica pressupõe o investimento exatamente na intersecção entre os pilares: é quando o investimento adiciona valor ao stockholder ao mesmo que tempo que gera valor para outras partes interessadas (afetadas). ou seja, não foi a brincadeira acadêmica que não deu certo... é este o meu incomodo.
      de forma alguma estes meus comentários visam desmerecer sua crença e seu exemplo como agente transformador. uso este seu vídeo em vários treinamentos e aulas. também sou fã do Raj, do Whole Foods, do Trader Joe's, do Sprouts, do Capitalismo Consciente, do Sistema B...ou seja, de todo movimento que visa provocar um impacto positivo compartilhado. Acho que a grande contribuição do movimento Capitalismo Consciente não é negar a importância dos modelos de sustentabilidade ou RSC, mas sim trazer a discussão para o nível individual, para o papel da liderança (lider = o que influencia comportamento, não só o que tem poder legítimo). Afinal, são as pessoas que alimentam o sistema capitalista e as organizações, com seus comportamentos e atitudes (conscientes ou não dos seus impactos).
      mais uma vez parabéns!!!

    • @priclaro
      @priclaro 9 лет назад +3

      +Thomas Eckschmidt concordo totalmente: o sistema deve ser o foco, e não cada parte....sonho com o dia em que não precisaremos ensinar sobre os 3 pilares, afinal, não dá para separá-los. o mundo real não é segmentado... estamos todos conectados, como já dizia Capra em o tal da Fisica e a Teia da Vida. Estamos juntos nesta caminhada. e é esta visão que tento semear na cabeça dos meus alunos, nas organizações que auxilio e por meio da minha pesquisa. vamos construindo!!! um abraço

  • @knborges
    @knborges 9 лет назад +3

    Irado

  • @LaloLm21
    @LaloLm21 9 лет назад +3

    Nice

  • @theorossi7405
    @theorossi7405 4 года назад +1

    galera do vertice da like

  • @flay3112
    @flay3112 9 лет назад +3

    interessante

  • @Divinuzz
    @Divinuzz 9 лет назад +3

    Achei muito legal e interessante o assunto, mas acho que faltou citar empresas que praticam isso, pois como posso verificar o que ele disse?
    Acho tudo muito legal e bonito de se ouvir, mas será que é efetivo?
    Alguém pode falar o nome das empresas que se utilizam deste método de gestão ?

    • @Divinuzz
      @Divinuzz 9 лет назад +4

      Divinuzz Já localizei, só para ilustrar para caso alguém mais tenha esta mesma dúvida:
      Empresas como Whole Foods, Patagonia, Southwest Airlines e Walmart são adotantes desse tipo de capitalismo consciente nos EUA e no Brasil temos a Mercur.

    • @alanrafaeldias2194
      @alanrafaeldias2194 5 лет назад +3

      Inclusive um dos fundadores do Whole Foods Market, John Mackey, escreveu um livro "Capitalismo Consciente".
      Aconselho lê-lo, é um livro muito interessante.

  • @laerciosantos6280
    @laerciosantos6280 9 лет назад +4

    leis da fisica

  • @necildaramirasoares1542
    @necildaramirasoares1542 3 года назад +2

    RA 113.122.5

  • @michaelcastro7003
    @michaelcastro7003 9 лет назад +3

    nice

  • @laerciosantos6280
    @laerciosantos6280 9 лет назад +3

    bom

  • @miguelzanetti5440
    @miguelzanetti5440 9 лет назад +1

    lala

  • @caioemidiodaniel5400
    @caioemidiodaniel5400 9 лет назад +1

    FODAC

  • @andress8485
    @andress8485 9 лет назад +1

    qro RP PORRA

  • @relatobrub1464
    @relatobrub1464 6 лет назад +2

    Faz sem receber kkkkkkkkkkkkkkkk tá certo

  • @sisifa.cansada
    @sisifa.cansada Год назад +2

    😂😂😂😂 capitalismo consciente? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • @thomaseckschmidt7881
      @thomaseckschmidt7881 Год назад +1

      Acho muito engraçado também. Ja ouviu falar de capitalismo criativo, economia circular, capitalismo inclusivo, economia da rosquinha, no fundo o sistema não vai mudar se as organizaçōes nao mudares. Por isso também acho graça. Mas precisamos começar com novas propostas!

  • @geovanemuniz5107
    @geovanemuniz5107 9 лет назад +1

    sd

  • @DiscoveryMods
    @DiscoveryMods 9 лет назад +1

    a

  • @anarosa8061
    @anarosa8061 3 года назад +4

    minha nossa, uma das maiores besteiras que já ouvi/vi nos últimos tempos. e ainda tem quem dê palco

    • @SunsetEnds
      @SunsetEnds 3 года назад +1

      Achei que só eu tivesse visto o lado negativo disso tudo...

    • @consciousbusinessjourney
      @consciousbusinessjourney 2 года назад +2

      Obrigado por assistir o vídeo completo e deixar o seu comentário. Gostaria de saber se você tem uma perspectiva melhor para que eu pudesse aprender da sua experiencia e atualizar as minhas ideias também alinhando com algo mais atualizado que você esteja percebendo e eu não.

    • @consciousbusinessjourney
      @consciousbusinessjourney 2 года назад +1

      @@SunsetEnds Obrigado pela perspectiva honesta. Como você acha que poderíamos melhorar? Pela sua opinião categoria, acredito que deva ter uma perspectiva melhor para avançarmos o bem-estar coletivo.

  • @samueljordan5988
    @samueljordan5988 9 лет назад +1

    kkkk