Sobre o hiperfoco, muito importante dizer que pode ser passageiro. Pois eu não percebia e achava que ter hiperfoco é gostar de um único assunto sempre. Sempre fui de ficar semanas ou meses num assunto estudando sobre e tudo mais, e logo depois perco o interesse e pulo pra outro assunto
Bem observado. Sou assim como você, e acho super interessante como os hiperfocos nos atraem de forma intensa. No meu caso, costuma variar e algumas vezes permanecem por longo prazo, mas o interesse é tão intenso que o conhecimento daquilo supera a média das pessoas que nos cercam, o que gera uma frequente frustração por não conseguir compartilhar de forma que as outras pessoas se interessem também. Também, tenho facilidade para aprender sozinho.
Eu também sou assim. Tenho um hiperfoco que nunca muda, que é trens e ferrovias, porém tenho hiperfocos passageiros. Tem um filme chamado Palavras Nas Paredes do Banheiro, eu assisti umas 15 vezes pois nesse período eu me interesso muito pelo assunto Esquizofrenia.
A duas semanas fui diagnosticado com Asperger , hj entendo tudo q passei na minha vida , agora é me tratar. Tenho dificuldade em tudo que de convívio social .
Olá Guilherme! Realmente às vezes o diagnóstico é libertador e esclarecedor! Trabalhar suas competências sociais certamente irá melhorar sua qualidade de vida! Torcemos por você!
Eu não sei se sou , tenho dificuldade em entender ironia só pelo tom de voz , exemplo fizeram uma piada no trabalho e não ri por não ter entendido na hora e levo muitas coisas ao pé da letra ,inclusive eu também tenho 27 anos em 3 sessões a psicóloga começou a suspeitar que eu tivesse no espectro
Jessica, obrigada por curtir o conteúdo do nosso canal. Como falei no vídeo, esses são alguns sinais de alerta, porém, o autismo é um espectro e cada indivíduo dentro do espectro pode manifestar os sintomas em grau de intensidade diferente, e para alguns determinados sintomas podem até estar ausentes. O importante é que , se você suspeita do TEA, e alguns comportamentos atrapalham sua vida, busque ajuda de um profissional!
Bom dia, tenho 62 anos, na minha época não existia certas patologias psiquiátricas, sou formada na área de saúde, minha mãe era professora. Foi muito difícil ser "diferente", descobri há pouco tempo. Meu filho de 20, percebeu minhas características, em um filme, ele me entende e estimula. Minha rotina sempre foi muito marcante. Fou muito difícil até entender minha "diferença", descobrir já na fase dos 50, só me fez melhor para mim, mesma, na minha família era a esquisita.
Minha filha tem 22 anos,e sempre percebi que havia algo diferente,mas os médicos quando ela era criança diziam que não era nada ,eu não entendia sobre autismo achava que era só aqueles casos mas ceveros ,por conta disso ela sofreu muito na escola quando ficou adolescente ,tem todos esses sintomas que vc falou no vídeo ,sofre até hoje e eu sofro junto ,pq ela tem limitações ,
Olá Raquel, gratidão por compartilhar sua experiência conosco! Mas nunca é tarde para fazer intervenção, a terapia poderá trazer muitos benefícios para você e família (compreender e saber ajudar sua filha diante das dificuldades dela), mas especificamente para ela, pois conseguirá se compreender e se organizar diante da multiplicidade de estímulos e desafios da vida adulta! Busquem ajuda profissional! Boa sorte!
@@falandodecomportamento662eu tenho 27 anos, e hoje vejo os traumas que acumulei nessa caminhada, fobiasocial, dificuldade de fala e conexão com as outras pessoas, atitudes "involuntarias" que me levaram a abandonar a escola. Evitar as pessoas (todas), muito esquecimentos e tudo isso ouvindo de pais e irmãos que é só uma fase.. hoje já sou casado e com um filho recém nascido, vejo tudo isso com uma outra perspectiva e que preciso me entender e mudar ! E vou embusca disso. Mas a pior coisa possível é esconder e fingir que nada está acontecendo quando no fundo vc sabe que todos estão vendo e te achando "estranho". Foda.
@@falandodecomportamento662não sei se é possível, mas em meu caso, eu aprensento muitos sintomas de TDAH e Asperger. Basicamente minha sempre foi uma batalha interior e exterior incansável.
Eu sempre fui arteiro desde criança. Tenho facilidade em aprender as coisas que gosto, sempre fui curioso por tudo. Aprendo coisas sozinho... Mas nunca tive acompanhamento profissional, hoje com 40 anos, me deparo com essas coisas que me fez pensar no passado. Tenho a capacidade incrivel de me focar em algo. Aprendi programar computadores sozinho. Sobre o hiperfoco, nem sabia que existia isso, porém quando foco em algo é como se eu desse um "mute" no mundo. Aliado a isso tenho dificuldades em fazer amizade e os poucos amigos que fiz fui me afastando. Não gosto de locais movimentados, não gosto de locais barulhentos... Prefiro ficar quietinho no meu mundinho... Torno a dizer, nunca tive acompanhamento em nada e agora fico pensando como seria ou o que seria se tivesse tido.
Bom dia Adilson. Já encontrou algum profissional? Se não, um neuropsicólogo poderá te ajudar. Tenho 32 anos, fui diagnosticado ano passado e compartilho dessas características que você mencionou. Se eu puder ajudar em algo estou à disposicão.
Eu preciso saber também, quando tinha 13 anos já programava, meu professor de química também gostava de programação, eu comecei a entregar os trabalhos feitos tudo em Basic, clipper e HTML. Em disquete. Sempre fui bem quieto, tive e tenho problemas com barulho com sol, calor me incomoda mais do que a maioria das pessoas. Me dando insônia, angústia, agonia.
@@tpmborges1 Apreço por "tecnologia" (em demasia), "isolamento social" e hipersensibilidade sensorial são características comuns entre pessoas que se encontram no TEA. Se isso tem te deixado em dúvida procure um profissional experiente no assunto e que possa diagnosticar (laudar), se for o caso, pois alguns profissionais não tem autorização para isso e podem aumentar suas angústias por não terem propriedade no assunto.
Fui diagnósticada há 6 meses, sou idosa e quem percebeu que eu tinha comportamentos autisticos, foi minha psicóloga, embora já tivesse tido outros períodos em tratamento com ela. No momento ainda estou "digerindo" essa nova condição.
Bom dia, tenho 62anos, e na minha época, não existiam esses diagnósticos, sou formada na área de saúde. Minha mãe era professora. Fui diagnosticada com Asperger, após, ler um artigo, e procurar esclarecimento. Na infância e adolescência sofria muito bullying, na própria familia, era deixada de lado. Não participava de festas escolares, trabalhar em grupo.....! Tenho um fillho de 20 anos, e ele vendo um filme, me viu fazendo as mesmas coisas, e viu quanto é complicado pra gente. Principalmente que na miha época não existia essas abordagens, enfim, dei conta e estou aqui!!!!
eu só queria que meus pais parassem de perceber o que tem de diferente em mim como se eu fosse apenas uma pessoa exigente e chata como alguem que tem algo a investigar, que não é normal! eu não consigo eu chegar neles e dizer "preciso ir ao psicólogo, preciso de ajuda" eu sozinha vou viver toda vida guardando tudo isso se ninguem perceber e me ajudar
Boa noite eu estou na vida adulta e convivo com a síndrome e aos 2 anos era tratado como autismo e sempre ficava vivendo meu mundo particular, tive somente um pouco de dificuldade na escola e consegui me formar sendo que tive mais impacto na primeira infância como até os 5, 6 anos e tive 12 anos de tratamento com fono, psicologas, com outros tipos de tratamento e tenho algumas características como andar de forma desordenada, mantendo sempre os hábitos e mesma rotina, tive muitos hobbies como artesanato, hoje em um outro como no ciclismo. Eu até interajo bem com pessoas, mas tem horas que prefiro ficar sozinho mesmo e quando criança eu não gostava de barulho de ficar com outras crianças na época e tal e no início da alfabetização tive dificuldades perdendo dois anos inicialmente.
@@nalvapinheiro5213 E uma coisa os neurologistas dizem que asperger não precisa de tratamento quando você precisa de atualizar um laudo para um objetivo como por exemplo quando você é admitido em uma nova empresa por exemplo.
@johnny Aveiro é um grande equívoco achar que o autistas nível 1 de suporte (antigamente classificados como asperger) não precisam de terapias. Muitas pessoas são negligenciados de intervenção e tem seus sintomas agravados! Parabéns à sua família pela assistência que lhes proporcionaram! 👏🏼👏🏼
Estou passando pelo mesmo problema, hoje minha filha tem 14 anos e desde dos 10 venho procurando em médicos um diagnóstico. E através de suspeitas venho estudando muito sobre o assunto. E muitas vezes acho q eu possa até ter.
Eu tinha 13 anos quando apontaram que eu podia ter o diagnostico de autismo.Aos 15 fui num psicologo e ele me apontou o diagnostico de asperger e apos um tempo fui diagnosticada
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Busque uma a avaliação com psicólogo especialista em avaliação e intervenção no TEA, e após isso faça uma consulta com psiquiatra ou Neurologista para avaliar a possibilidade do diagnóstico.
Me indicaram neurologista, eu tenho todos esses sintomas a vida toda me senti indiferente e tive muitas barreiras na vida, eu sei que tenho um problema comigo, tentei melhorar através de psicóloga e sessões de psicanálise, também usei suplemento natural mas não tive um diagnóstico 100%, agora vou ver se encontro um ou uma boa neurologista que possa me ajudar com informações certas e diagnóstico correto pra eu sentir mais paz e saber exatamente o que fazer.
Na época que eu estudava eu sofria bullying, isso era horrível, me incomodava bastante, guardava minhas lágrimas por dentro, tristezae e raiva. Tenho Asperger, tenho dificuldade na concentração, eu não falava com os professores (tinha medo), tinha dificuldades de fazer amizades e gosto de ficar sozinho.
O que ocorre com o espectro ou com o autista leve adulto, ao sofrer o barulho dentro do ambiente de trabalho, e, ao se comunicar com o público? O que ele sente nessas dias situações? Se não tive problema com a fala na infância, nem esterotopias, está descartado o autismo e o aspwgwr?
Não tenho esteretopias, mas sou introvertido, tdha, isolada desde a infância, não suporto o barulho e a claridade de luzes, desenho nato Dedé a infância, afinidade com escrita - sempre formal -, e com músicas clássicas, não suporto que alterem a minha vida - rotina, e, não suporto trabalhar com função repetitiva sem autonomia, só tenho hiperfoco naquilo que gosto - mas sem interferências de barulho e de outros me controlando, nasci para criar e desenvolver - sem subordinacoes. Sou aspwrger?
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Apenas com essa descrição, não é possível fechar diagnóstico, usamos muitas escalas e testes clínicos. Busque um profissional para lhe ajudar!
Sou professora,meu filho é Asperger e minha neta TB.Para ter uma ideia,como tenho experiência com crianças autistas a 13 anos consegui perceber as características do meu filho mas é até engraçado ao mesmo tempo tenho vergonha de admitir que sou também,pois mais de 80% de sintomas ou características iguais do meu filho.Estou em busca de um neuro especialista.Me sinto hiper desconfortável a ir em reuniões sociais,falo coisas inadequadas Me vi em maus lençóis uma vez no início da carreira numa reunião de pais.Resumindo,sugeri aos pais que fossem ao departamento da educação reclamar da falta de livros didáticos na escola em vez de pedir que conversassem coma diretora.Só sei que deu um rolo que envolveram até vereadores,a diretora me chamou na sua sala e quase me deu advertência.Nunca sei o que dizer qdo estou com pessoas que não tenho muita convivência.Barulho, então nem se fala.Tenho muito mais características,mas por hoje é só.Aceito conselhos e sugestões
Axo q tá na hr de atualizar esses sintomas de aspegr pq eu tenho tds os sinais mas qdo vem cm essa de N saber indentificar expressão faciais é etc eu N tenho
Eu tenho pesquisado muito a respeito do assunto,e tenho observado muitas características em mim, tenho 47anos e vou um profissional q possa me ajudar, gostei do vídeo muito bom
Fui fazer uma entrevista no começo desse ano. E durante a entrevista eu levei a explicação da minha resposta para o foco do futebol, dei exemplos da organização de uma empresa como um time é organizado. Mesmo tendo um excelente currículo eu n passei na entrevista. Eu sempre me senti diferente das outras pessoas. Tenho mais colegas do sexo masculino do q feminino, gosto de rotina e odeio barulho, fora outros sinais que ainda de forma sutil eu apresento. Essa semana comecei a assistir uma advogada extraordinária e o modo como ela lida com os casos associando a baleias me fez lembrar de como eu lido associando ao futebol, fora certas "manias" que ele tem que eu me identifiquei de forma mais sutil. Pra ser sincera eu nem sei qual próximo passo tenho que dar mas é um alívio saber que eu n sou louca, só tenho uma personalidade diferente que pode ter como causa o asperger/autismo
Recebi meu diagnóstico a 1 ano, vc me descreveu total.... vc poderia falar mais sobre o desuso do termo e porque deixou de ser usado em diagnósticos? E oq vc acha sobre ter deixado de ser usado?
Uma dúvida sou portador de Sindrome de Asperger no Cid antigo de 2016 que era o CID 10 F84.5 e eu irei tirar meu RG no Detran RJ para tirar o novo documento padrão para colocar no AP e me informaram que e gratuito e a moça que me atendeu não conhecia muito bem sobre aspereger e eu então informei que atualmente da dentro do TEA atualmente mesmo com mudança do CID e então provavelmente irá colocar o ícone de autismo no documento novo e me deu até opção de escolher entre fazer carteirinha de autismo.
Eu tenha dificuldade de ouvir os barulhos do martelo.... não conseguia controlar o barulho.... pisava bastante os olhos.... quando pequena..... não gosto de ficar muito em público..... não suportou alguns barulhos.... demorei a falar quando era pequena....hj tenho 36 anos.... não tenho muitas amizades... gosto muito ficar sozinha 🤨
Oi doutora tenho uma filha de 14 anos q tem comportamentos estranhos .É muito ansiosa, gosta muito de ficar no escuro sozinha, ñ suporta sem chamada de jovem ou adolescente nem de elogios em relação a sua aparência, odeia ser fotografada. Odeia a junção da palavra homem e mulher e asuntos desse tipo, ela fica furiosa quando se toca em assuntos relacionados ao homem e a mulher. Odeia a matéria de ciências quando toca nesses assuntos. Ñ quer sair de casa para lugares diferentes, ñ aceita comer em público têm fobia de falar em público, só em pensar sobre essa possibilidade ela chora muito e se treme toda ao ponto de quase desmaiar.sera q ela tem autismo? Tenho uma menina de 7 anos altista não verbal.
Olá Maria Socorro! A descrição comportamental feita por você, é sugestiva para o quadro clínico de Ansiedade Social, porém apenas com esse relato, não é possível fazer diagnóstico, nem tão pouco descartar o autismo, recomendo uma avaliação psicológica com profissional especializado!
Xiiiii.... sou eu? Dra como saber se tenho isso? meus pais já faleceram, mas ainda me recordo da minha infância de muitas coisas que apresentam características desse transtorno. Tenho 37 anos.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em poder ajudar! Bom o importante é buscar um psicóloga ou neuropsicólogo, especialista na intervenção do TEA, fazer uma avaliação!
@@naragisesledearaujolima5601 Estou buscando Dr. passei em uma psicologa que é especialista em autismo, mas não aplica teste neuropsicológico, fiz cinco sessões é o parecer dela foi de hipótese de autismo. Depois disso fui em uma neurologista que pediu EEG e RM. o EEG deu ondas Delta e Theta lentas, no lobo frontal, bi-pariental, e occiptal. Já o RM deu alguns focos de gliose, e uma aparente diferença do lado esquerdo do, sistema límbico em específico a amígdala, estou para marcar novalente com a neurologista e levar os resultados.
O meu filho foi feito um pré diagnóstico de autismo ele tem vários índice que é o autismo leve Mesmo com o Cid ele sofreu muito na escola com por ser diferente Hoje fico me cupando por não ter continuado luta por ele Mas pretendo acha uma local aonde eu possa levá-lo se a senhora souber e poder me ajudar ficarei agradecida
Olá Nalva! Estereotipias são comportamentos motores ou verbais repetitivos, que podem assumir múltiplas funções, como exemplo: flapping (balançar as mãos), balançar o corpo para frente e para trás, girar objetos, girar em volta do próprio corpo, repetir frases ou falas de personagens, entre outros!
Dra meu neto cm nove anos nao fala e tem comportamentos hiperativo. Foi diagnosticado cm transtorno. Global desevolmrnto. Meu filho, o pai tem 36 anos, ele é mto estressad, não gosta mto de sair de casa, nao consegue fazer um curdo. Trabalhador, mas tem potencial p cursar e so qr fazer aquilo, mesmo q seja escravisado por outrem. Tem caguetes e fuma mto, café e cigarro. O q mais me preocupa é ele é mto nervoso, a ponto de por qqr coisa, quebra tdo o q no momento tiver na sua fte. Como seu próprio cel. O q é 8sdo Dra? Crecseu sem pai e sem seu carimho e atenção. Isso tbm tem a ver cm o probls hj do meu neto?
Olá Aristóteles, muito obrigada por acompanhar nosso canal! Cada ser humano tem sua própria história, porém, esta é constitituida pelas relações com o ambiente (pessoas, afeto...) e a nossa aprendizagem é fruto dos estímulos que recebemos, ainda que as condições genéticas sejam liitantes. Acredito que ambos, pai e filho precisam de ajuda, acolhimento e olhar profissional e empático. Mais técnica, amor e menos julgamento e culpabilização. Aconselhe seu filho a buscar ajuda profissional, e desenvolver suas potencialidades (sempre há tempo), quanto a seu neto, ele é muito jovem, com a ajuda de uma equipe multiprofissional (profissioais qualificados) pode escrever uma linda história. Espero poder ter lhe ajudado e no futuro, ouvir um feedback positivo.
Olá Dr. Muito obrigada pelo seu vídeo, eu tenho um filho que tem esses sintomas, ele já tem 24 , mas com uma cabeça de 15. Uma pergunta ainda tem tratamento pra ele?
Olá Luana! O diagnóstico é clínico, geralmente feito por equipe multiprofissional, psicólogo e psiquiatra, e pessoa precisa pontuar nos critérios A (Comunicação e interação social) e no critério B ( que diz respeito a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades). Esperamos ter esclarecido sua dúvida!!☺
Sendo sincera, gentil, não pode ser pegajosa... Dê espaço ao seu amigo ou amiga quando precisar. Não fiquei tocando se a pessoa não gostar. Não fale alto, não fique tentando olhar no olho, pois muitos deles não tem essa tendência. São ótimos amigos, mas tem seu jeitinho de ser. Se há realmente um interesse seu em manter ou fazer amizade com algum autista nível 1 ou qualquer nível, você vai se adaptando a maneira dele(a).
Oi dra. Ficar picotando papelzinho enquanto conversa ou presta atenção em algo, ou então em um restaurante ficar quebrando palitos de dente, são esteriotipias?
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Não necessariamente! Se isso de fato são comportamentos repetitivos, que você n se dar conta que está fazendo, dialogue com um profissional, para entre a função desse comportamento!
Eu tenho 29 anos tive um filho Samuel matos 7anos diagnóstico de autista ai eu pesquiso sobre o autismo vejo que me enquadro no espectro autista deis de pequeno fui na crinica mental procurar ajudar pra mim o pisquiatra falou que eu ja sendo adulto não sou autista ai mim deu laudo de esquizofrenia e retardo mental mas sei que sou autista também
Meu marido tem 54 anos e é muito estranho. Não gosta de ir às festas e quando vai entra mudo e sai mudo. Fica isolado, não interage. Só quer saber de ver filme de desenho japonês. E conhece tudo sobre moto. Não se abre nem comigo. Não me fala como foi o seu dia. É muito difícil. Quero saber como lidar com ele. É indiferente a tudo.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Acredito que o mais importante é seus esposo saber que esses comportamentos podem estar afastando vocês (se isso estiver mesmo acontecendo)e a partir dai ambos buscarem ajuda profissional!
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em te ajudar! Acho que você não compreendeu o vídeo, assim sugiro assistir novamente! O TEA, é um espectro e as pessoas dentro do espectro podem manifestar os sintomas de forma diferente. No vídeo falo sobre sinais de alerta… Estou à disposição amigo!
Tropa dos estranhos que sofria na infância e q tem família estranha, curte aqui😢
Identifiquei a maioria. Minha mãe diz que nasci velha, porque segundo ela, eu era cheia de manias, mas não eram manias, eu sou assim.
Pessoas que desde muito cedo se pergunta porquê se sente diferente.
Sobre o hiperfoco, muito importante dizer que pode ser passageiro. Pois eu não percebia e achava que ter hiperfoco é gostar de um único assunto sempre. Sempre fui de ficar semanas ou meses num assunto estudando sobre e tudo mais, e logo depois perco o interesse e pulo pra outro assunto
Bem observado. Sou assim como você, e acho super interessante como os hiperfocos nos atraem de forma intensa. No meu caso, costuma variar e algumas vezes permanecem por longo prazo, mas o interesse é tão intenso que o conhecimento daquilo supera a média das pessoas que nos cercam, o que gera uma frequente frustração por não conseguir compartilhar de forma que as outras pessoas se interessem também. Também, tenho facilidade para aprender sozinho.
Verdade . Eu passo meses focada em uma coisa só e logo depois encontro algo que me prende de novo e entro novamente no hiperfoco de outra coisa .
Eu também
@@soz9911meu filho é assim e tem aspenger.
Eu também sou assim. Tenho um hiperfoco que nunca muda, que é trens e ferrovias, porém tenho hiperfocos passageiros. Tem um filme chamado Palavras Nas Paredes do Banheiro, eu assisti umas 15 vezes pois nesse período eu me interesso muito pelo assunto Esquizofrenia.
A duas semanas fui diagnosticado com Asperger , hj entendo tudo q passei na minha vida , agora é me tratar. Tenho dificuldade em tudo que de convívio social .
Olá Guilherme!
Realmente às vezes o diagnóstico é libertador e esclarecedor!
Trabalhar suas competências sociais certamente irá melhorar sua qualidade de vida!
Torcemos por você!
Eu tenho 27 e tenho suspeitas de asperger. Sinto uma estranheza em mim desde criança. Porém não tenho dificuldade pra entender ironia por exemplo.
Eu não sei se sou , tenho dificuldade em entender ironia só pelo tom de voz , exemplo fizeram uma piada no trabalho e não ri por não ter entendido na hora e levo muitas coisas ao pé da letra ,inclusive eu também tenho 27 anos em 3 sessões a psicóloga começou a suspeitar que eu tivesse no espectro
Jessica, obrigada por curtir o conteúdo do nosso canal. Como falei no vídeo, esses são alguns sinais de alerta, porém, o autismo é um espectro e cada indivíduo dentro do espectro pode manifestar os sintomas em grau de intensidade diferente, e para alguns determinados sintomas podem até estar ausentes.
O importante é que , se você suspeita do TEA, e alguns comportamentos atrapalham sua vida, busque ajuda de um profissional!
Tenho mts sintomas, mas não tenho dificuldade de entender expressões ou ironias, eu entendo as piadas mas não acho graça, não rio.
Bom dia, tenho 62 anos, na minha época não existia certas patologias psiquiátricas, sou formada na área de saúde, minha mãe era professora. Foi muito difícil ser "diferente", descobri há pouco tempo. Meu filho de 20, percebeu minhas características, em um filme, ele me entende e estimula. Minha rotina sempre foi muito marcante. Fou muito difícil até entender minha "diferença", descobrir já na fase dos 50, só me fez melhor para mim, mesma, na minha família era a esquisita.
Eu tbm, n entendo mts ironias mas tbm a dificuldade ao socializar, me sinto estranho qnd tou em grupo
Minha filha tem 22 anos,e sempre percebi que havia algo diferente,mas os médicos quando ela era criança diziam que não era nada ,eu não entendia sobre autismo achava que era só aqueles casos mas ceveros ,por conta disso ela sofreu muito na escola quando ficou adolescente ,tem todos esses sintomas que vc falou no vídeo ,sofre até hoje e eu sofro junto ,pq ela tem limitações ,
Olá Raquel, gratidão por compartilhar sua experiência conosco! Mas nunca é tarde para fazer intervenção, a terapia poderá trazer muitos benefícios para você e família (compreender e saber ajudar sua filha diante das dificuldades dela), mas especificamente para ela, pois conseguirá se compreender e se organizar diante da multiplicidade de estímulos e desafios da vida adulta! Busquem ajuda profissional! Boa sorte!
@@falandodecomportamento662eu tenho 27 anos, e hoje vejo os traumas que acumulei nessa caminhada, fobiasocial, dificuldade de fala e conexão com as outras pessoas, atitudes "involuntarias" que me levaram a abandonar a escola. Evitar as pessoas (todas), muito esquecimentos e tudo isso ouvindo de pais e irmãos que é só uma fase.. hoje já sou casado e com um filho recém nascido, vejo tudo isso com uma outra perspectiva e que preciso me entender e mudar ! E vou embusca disso. Mas a pior coisa possível é esconder e fingir que nada está acontecendo quando no fundo vc sabe que todos estão vendo e te achando "estranho". Foda.
@@falandodecomportamento662não sei se é possível, mas em meu caso, eu aprensento muitos sintomas de TDAH e Asperger. Basicamente minha sempre foi uma batalha interior e exterior incansável.
Eu sempre fui arteiro desde criança. Tenho facilidade em aprender as coisas que gosto, sempre fui curioso por tudo. Aprendo coisas sozinho... Mas nunca tive acompanhamento profissional, hoje com 40 anos, me deparo com essas coisas que me fez pensar no passado. Tenho a capacidade incrivel de me focar em algo. Aprendi programar computadores sozinho. Sobre o hiperfoco, nem sabia que existia isso, porém quando foco em algo é como se eu desse um "mute" no mundo. Aliado a isso tenho dificuldades em fazer amizade e os poucos amigos que fiz fui me afastando. Não gosto de locais movimentados, não gosto de locais barulhentos... Prefiro ficar quietinho no meu mundinho... Torno a dizer, nunca tive acompanhamento em nada e agora fico pensando como seria ou o que seria se tivesse tido.
Bom dia Adilson. Já encontrou algum profissional? Se não, um neuropsicólogo poderá te ajudar. Tenho 32 anos, fui diagnosticado ano passado e compartilho dessas características que você mencionou. Se eu puder ajudar em algo estou à disposicão.
Eu preciso saber também, quando tinha 13 anos já programava, meu professor de química também gostava de programação, eu comecei a entregar os trabalhos feitos tudo em Basic, clipper e HTML. Em disquete.
Sempre fui bem quieto, tive e tenho problemas com barulho com sol, calor me incomoda mais do que a maioria das pessoas. Me dando insônia, angústia, agonia.
@@tpmborges1 Apreço por "tecnologia" (em demasia), "isolamento social" e hipersensibilidade sensorial são características comuns entre pessoas que se encontram no TEA. Se isso tem te deixado em dúvida procure um profissional experiente no assunto e que possa diagnosticar (laudar), se for o caso, pois alguns profissionais não tem autorização para isso e podem aumentar suas angústias por não terem propriedade no assunto.
Fui diagnósticada há 6 meses, sou idosa e quem percebeu que eu tinha comportamentos autisticos, foi minha psicóloga, embora já tivesse tido outros períodos em tratamento com ela.
No momento ainda estou "digerindo" essa nova condição.
Obrigado por compartilhar sua experiência, esperamos que o conhecimento seja libertador para você!
Quais comportamentos ?
Bom dia, tenho 62anos, e na minha época, não existiam esses diagnósticos, sou formada na área de saúde. Minha mãe era professora. Fui diagnosticada com Asperger, após, ler um artigo, e procurar esclarecimento. Na infância e adolescência sofria muito bullying, na própria familia, era deixada de lado. Não participava de festas escolares, trabalhar em grupo.....! Tenho um fillho de 20 anos, e ele vendo um filme, me viu fazendo as mesmas coisas, e viu quanto é complicado pra gente. Principalmente que na miha época não existia essas abordagens, enfim, dei conta e estou aqui!!!!
Foi assim que descobri tbm ..
Qual era o filme?
eu só queria que meus pais parassem de perceber o que tem de diferente em mim como se eu fosse apenas uma pessoa exigente e chata como alguem que tem algo a investigar, que não é normal! eu não consigo eu chegar neles e dizer "preciso ir ao psicólogo, preciso de ajuda" eu sozinha vou viver toda vida guardando tudo isso se ninguem perceber e me ajudar
Tenho TEA nível 1 e SD. Achei ótimo esse vídeo. Tocou em muitos pontos importantes.
Eu descobri que sou asperger depois que uma sobrinha foi diagnosticada, passei a me informar sobre Asperger e vi que sempre fui.
Meu filho apresenta esses sinais e não gosta de sair de casa ,já sofreu muito bule na escola e até não consegue ter muitas amizade.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Seria interessante buscar profissionais especializados para ajudar seu filho e a família!
Muito bommm
Boa noite eu estou na vida adulta e convivo com a síndrome e aos 2 anos era tratado como autismo e sempre ficava vivendo meu mundo particular, tive somente um pouco de dificuldade na escola e consegui me formar sendo que tive mais impacto na primeira infância como até os 5, 6 anos e tive 12 anos de tratamento com fono, psicologas, com outros tipos de tratamento e tenho algumas características como andar de forma desordenada, mantendo sempre os hábitos e mesma rotina, tive muitos hobbies como artesanato, hoje em um outro como no ciclismo.
Eu até interajo bem com pessoas, mas tem horas que prefiro ficar sozinho mesmo e quando criança eu não gostava de barulho de ficar com outras crianças na época e tal e no início da alfabetização tive dificuldades perdendo dois anos inicialmente.
Mas que bom que já era identificado pra se entender como lidar com a condição. Muitos chegam a vida adulta sem saber.
@@nalvapinheiro5213 E uma coisa os neurologistas dizem que asperger não precisa de tratamento quando você precisa de atualizar um laudo para um objetivo como por exemplo quando você é admitido em uma nova empresa por exemplo.
@johnny Aveiro é um grande equívoco achar que o autistas nível 1 de suporte (antigamente classificados como asperger) não precisam de terapias. Muitas pessoas são negligenciados de intervenção e tem seus sintomas agravados! Parabéns à sua família pela assistência que lhes proporcionaram! 👏🏼👏🏼
Acho que posso dizer que tenho praticamente todos esses sinais. Excelente vídeo!
Melhor vídeo que assisti,peguei o laudo de Kinshasa filha essa semana com13 anos ,tudo que ela falou é minha filha,,obrigada
Estou passando pelo mesmo problema, hoje minha filha tem 14 anos e desde dos 10 venho procurando em médicos um diagnóstico. E através de suspeitas venho estudando muito sobre o assunto. E muitas vezes acho q eu possa até ter.
Eu tinha 13 anos quando apontaram que eu podia ter o diagnostico de autismo.Aos 15 fui num psicologo e ele me apontou o diagnostico de asperger e apos um tempo fui diagnosticada
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Busque uma a avaliação com psicólogo especialista em avaliação e intervenção no TEA, e após isso faça uma consulta com psiquiatra ou Neurologista para avaliar a possibilidade do diagnóstico.
Sim
Eu tenho síndrome de Asperger e minha filha tem Autismo do TGD com a síndromes incluindo a de Asperger.
Me indicaram neurologista, eu tenho todos esses sintomas a vida toda me senti indiferente e tive muitas barreiras na vida, eu sei que tenho um problema comigo, tentei melhorar através de psicóloga e sessões de psicanálise, também usei suplemento natural mas não tive um diagnóstico 100%, agora vou ver se encontro um ou uma boa neurologista que possa me ajudar com informações certas e diagnóstico correto pra eu sentir mais paz e saber exatamente o que fazer.
Na época que eu estudava eu sofria bullying, isso era horrível, me incomodava bastante, guardava minhas lágrimas por dentro, tristezae e raiva. Tenho Asperger, tenho dificuldade na concentração, eu não falava com os professores (tinha medo), tinha dificuldades de fazer amizades e gosto de ficar sozinho.
Me identifiquei mano
Não a parte de sentir medo
Mas só comecei a ter isso depois da pandemia, ainda pode ser considerado?
O que ocorre com o espectro ou com o autista leve adulto, ao sofrer o barulho dentro do ambiente de trabalho, e, ao se comunicar com o público? O que ele sente nessas dias situações?
Se não tive problema com a fala na infância, nem esterotopias, está descartado o autismo e o aspwgwr?
Parabéns pelo vídeo assisti vários e no seu consegui entender o que se passa com meu filho de 12 anos agora vou procurar ajuda
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Muito feliz em poder ajudar!
Muito bom seu vídeo
Não tenho esteretopias, mas sou introvertido, tdha, isolada desde a infância, não suporto o barulho e a claridade de luzes, desenho nato Dedé a infância, afinidade com escrita - sempre formal -, e com músicas clássicas, não suporto que alterem a minha vida - rotina, e, não suporto trabalhar com função repetitiva sem autonomia, só tenho hiperfoco naquilo que gosto - mas sem interferências de barulho e de outros me controlando, nasci para criar e desenvolver - sem subordinacoes. Sou aspwrger?
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Apenas com essa descrição, não é possível fechar diagnóstico, usamos muitas escalas e testes clínicos. Busque um profissional para lhe ajudar!
Descobri agora meu filho com 27 anos tô me informando pra lhe melhor com esses sintomas
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em poder ajudar!
O conhecimento é libertador!
Sou professora,meu filho é Asperger e minha neta TB.Para ter uma ideia,como tenho experiência com crianças autistas a 13 anos consegui perceber as características do meu filho mas é até engraçado ao mesmo tempo tenho vergonha de admitir que sou também,pois mais de 80% de sintomas ou características iguais do meu filho.Estou em busca de um neuro especialista.Me sinto hiper desconfortável a ir em reuniões sociais,falo coisas inadequadas Me vi em maus lençóis uma vez no início da carreira numa reunião de pais.Resumindo,sugeri aos pais que fossem ao departamento da educação reclamar da falta de livros didáticos na escola em vez de pedir que conversassem coma diretora.Só sei que deu um rolo que envolveram até vereadores,a diretora me chamou na sua sala e quase me deu advertência.Nunca sei o que dizer qdo estou com pessoas que não tenho muita convivência.Barulho, então nem se fala.Tenho muito mais características,mas por hoje é só.Aceito conselhos e sugestões
Axo q tá na hr de atualizar esses sintomas de aspegr pq eu tenho tds os sinais mas qdo vem cm essa de N saber indentificar expressão faciais é etc eu N tenho
Tenho todos estes sintomas descrito no video
Me descreveu bonito kkk
Só não tenho dificuldade em entender sacasmo e ironias
Mas o resto sim .
Ótimo video ! Parabéns .
em relação a movimentos eu tive um surto de Pânico
Eu tenho pesquisado muito a respeito do assunto,e tenho observado muitas características em mim, tenho 47anos e vou um profissional q possa me ajudar, gostei do vídeo muito bom
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fique feliz em poder lhe ajudar!
Fui fazer uma entrevista no começo desse ano. E durante a entrevista eu levei a explicação da minha resposta para o foco do futebol, dei exemplos da organização de uma empresa como um time é organizado. Mesmo tendo um excelente currículo eu n passei na entrevista. Eu sempre me senti diferente das outras pessoas. Tenho mais colegas do sexo masculino do q feminino, gosto de rotina e odeio barulho, fora outros sinais que ainda de forma sutil eu apresento. Essa semana comecei a assistir uma advogada extraordinária e o modo como ela lida com os casos associando a baleias me fez lembrar de como eu lido associando ao futebol, fora certas "manias" que ele tem que eu me identifiquei de forma mais sutil. Pra ser sincera eu nem sei qual próximo passo tenho que dar mas é um alívio saber que eu n sou louca, só tenho uma personalidade diferente que pode ter como causa o asperger/autismo
Falam que é genético, sendo então se os pais não estão dentro do espectro então estariam os avós?
Mas a síndrome de asperger não saiu da classificação de doenças ?
Recebi meu diagnóstico a 1 ano, vc me descreveu total.... vc poderia falar mais sobre o desuso do termo e porque deixou de ser usado em diagnósticos? E oq vc acha sobre ter deixado de ser usado?
Como foi o processo para conseguir o laudo ?
Sempre me identifico com os sinais
Video excelente!
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
O difícil é convencer o adulto que eu acredito ter asperger a ir procurar um profissional
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em poder ajudar!
Espero que você possa ajudá-lo também!
Passei a vida toda sem entender as minhas estranhesas e comportamentos e só agora sei que é por conta do TEA 1
Muito bom Dra parabéns vídeo muito elucidativo.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Sou Asperger e é exatamente como vc descreve😉
Identifiquei alguns no meu filho de 12anos, fez tratamento de DPAC
Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
tenho alguns traços semelhantes
Uma dúvida sou portador de Sindrome de Asperger no Cid antigo de 2016 que era o CID 10 F84.5 e eu irei tirar meu RG no Detran RJ para tirar o novo documento padrão para colocar no AP e me informaram que e gratuito e a moça que me atendeu não conhecia muito bem sobre aspereger e eu então informei que atualmente da dentro do TEA atualmente mesmo com mudança do CID e então provavelmente irá colocar o ícone de autismo no documento novo e me deu até opção de escolher entre fazer carteirinha de autismo.
Eu tenha dificuldade de ouvir os barulhos do martelo.... não conseguia controlar o barulho.... pisava bastante os olhos.... quando pequena..... não gosto de ficar muito em público..... não suportou alguns barulhos.... demorei a falar quando era pequena....hj tenho 36 anos.... não tenho muitas amizades... gosto muito ficar sozinha 🤨
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Verdade, no cid 11 e DSM V, a classificação é TEA.
Descobri aos 32 anos. Hoje TEA nível 1.
Meu nome é Analice tenho 16 anos e acho que ne encaixo no aspecto mas ainda não tenho um diagnóstico :(
Muito meu filho Vitor e assim ele 14 anos mais não tem um Diagnóstico paço ele no capes dês 219
Tenho todas as características citadas no vídeo, mas nunca procurei ajuda.
Eu tbm. Pq minha psiquiatra disse que só tenho ansiedade e fobia social. Então fico até desanimada de procurar outros médicos.
Sou autista,fui diagnosticada aos 59 anos. Síndrome de Asperper
Oi doutora tenho uma filha de 14 anos q tem comportamentos estranhos .É muito ansiosa, gosta muito de ficar no escuro sozinha, ñ suporta sem chamada de jovem ou adolescente nem de elogios em relação a sua aparência, odeia ser fotografada. Odeia a junção da palavra homem e mulher e asuntos desse tipo, ela fica furiosa quando se toca em assuntos relacionados ao homem e a mulher. Odeia a matéria de ciências quando toca nesses assuntos. Ñ quer sair de casa para lugares diferentes, ñ aceita comer em público têm fobia de falar em público, só em pensar sobre essa possibilidade ela chora muito e se treme toda ao ponto de quase desmaiar.sera q ela tem autismo? Tenho uma menina de 7 anos altista não verbal.
Olá Maria Socorro!
A descrição comportamental feita por você, é sugestiva para o quadro clínico de Ansiedade Social, porém apenas com esse relato, não é possível fazer diagnóstico, nem tão pouco descartar o autismo, recomendo uma avaliação psicológica com profissional especializado!
Xiiiii.... sou eu? Dra como saber se tenho isso? meus pais já faleceram, mas ainda me recordo da minha infância de muitas coisas que apresentam características desse transtorno. Tenho 37 anos.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em poder ajudar!
Bom o importante é buscar um psicóloga ou neuropsicólogo, especialista na intervenção do TEA, fazer uma avaliação!
@@naragisesledearaujolima5601 Estou buscando Dr. passei em uma psicologa que é especialista em autismo, mas não aplica teste neuropsicológico, fiz cinco sessões é o parecer dela foi de hipótese de autismo.
Depois disso fui em uma neurologista que pediu EEG e RM.
o EEG deu ondas Delta e Theta lentas, no lobo frontal, bi-pariental, e occiptal.
Já o RM deu alguns focos de gliose, e uma aparente diferença do lado esquerdo do, sistema límbico em específico a amígdala, estou para marcar novalente com a neurologista e levar os resultados.
O meu filho foi feito um pré diagnóstico de autismo ele tem vários índice que é o autismo leve
Mesmo com o Cid ele sofreu muito na escola com por ser diferente
Hoje fico me cupando por não ter continuado luta por ele
Mas pretendo acha uma local aonde eu possa levá-lo se a senhora souber e poder me ajudar ficarei agradecida
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz poder ajudar!!!
Já encontrou profissionais para a intervenção do seu filho?
Esse termo "Asperger" nem existe mais, os especialistas chamam qualquer autismo de "espectro autista" que começa do grau 1 (leve) até...
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Isso mesmo!
Quais exemplos de estereotipias?
Olá Nalva!
Estereotipias são comportamentos motores ou verbais repetitivos, que podem assumir múltiplas funções, como exemplo: flapping (balançar as mãos), balançar o corpo para frente e para trás, girar objetos, girar em volta do próprio corpo, repetir frases ou falas de personagens, entre outros!
@@falandodecomportamento662 asperger adulto pode fazer isso??
Sim, adultos podem ter diversos tipos de esteriotipias.
Estereotipais
Eu
Dra meu neto cm nove anos nao fala e tem comportamentos hiperativo. Foi diagnosticado cm transtorno. Global desevolmrnto. Meu filho, o pai tem 36 anos, ele é mto estressad, não gosta mto de sair de casa, nao consegue fazer um curdo. Trabalhador, mas tem potencial p cursar e so qr fazer aquilo, mesmo q seja escravisado por outrem. Tem caguetes e fuma mto, café e cigarro. O q mais me preocupa é ele é mto nervoso, a ponto de por qqr coisa, quebra tdo o q no momento tiver na sua fte. Como seu próprio cel. O q é 8sdo Dra? Crecseu sem pai e sem seu carimho e atenção. Isso tbm tem a ver cm o probls hj do meu neto?
Olá Aristóteles, muito obrigada por acompanhar nosso canal! Cada ser humano tem sua própria história, porém, esta é constitituida pelas relações com o ambiente (pessoas, afeto...) e a nossa aprendizagem é fruto dos estímulos que recebemos, ainda que as condições genéticas sejam liitantes. Acredito que ambos, pai e filho precisam de ajuda, acolhimento e olhar profissional e empático. Mais técnica, amor e menos julgamento e culpabilização. Aconselhe seu filho a buscar ajuda profissional, e desenvolver suas potencialidades (sempre há tempo), quanto a seu neto, ele é muito jovem, com a ajuda de uma equipe multiprofissional (profissioais qualificados) pode escrever uma linda história. Espero poder ter lhe ajudado e no futuro, ouvir um feedback positivo.
Quais caguetes?
Vídeo interessantíssimo! Amei!
Obrigado Gabi!
Ficamos muito felizes com seu comentário, isso nos reforça!
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
😢500 rs a consulta aqui😢sus demora muito chamar 🤧
Olá Dr. Muito obrigada pelo seu vídeo, eu tenho um filho que tem esses sintomas, ele já tem 24 , mas com uma cabeça de 15. Uma pergunta ainda tem tratamento pra ele?
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! E a resposta é sim!!!!❤❤
Sempre há tempo para intervenção!
Busque ajuda de um profissional!
Como descubrir depois de adulto
Olá Luana!
O diagnóstico é clínico, geralmente feito por equipe multiprofissional, psicólogo e psiquiatra, e pessoa precisa pontuar nos critérios A (Comunicação e interação social) e no critério B ( que diz respeito a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades).
Esperamos ter esclarecido sua dúvida!!☺
como ser amiga de alguém assim?
Sendo sincera, gentil, não pode ser pegajosa... Dê espaço ao seu amigo ou amiga quando precisar.
Não fiquei tocando se a pessoa não gostar. Não fale alto, não fique tentando olhar no olho, pois muitos deles não tem essa tendência.
São ótimos amigos, mas tem seu jeitinho de ser.
Se há realmente um interesse seu em manter ou fazer amizade com algum autista nível 1 ou qualquer nível, você vai se adaptando a maneira dele(a).
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
A primeira coisa é aprender as diferenças, e ter um diálogo transparente!
Oi dra.
Ficar picotando papelzinho enquanto conversa ou presta atenção em algo, ou então em um restaurante ficar quebrando palitos de dente, são esteriotipias?
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Não necessariamente!
Se isso de fato são comportamentos repetitivos, que você n se dar conta que está fazendo, dialogue com um profissional, para entre a função desse comportamento!
Eu ...
Como "eles" diziam, sou esquisita, 😊😮
No ano passado na escola tbm diziam isso
Eu tenho 29 anos tive um filho Samuel matos 7anos diagnóstico de autista ai eu pesquiso sobre o autismo vejo que me enquadro no espectro autista deis de pequeno fui na crinica mental procurar ajudar pra mim o pisquiatra falou que eu ja sendo adulto não sou autista ai mim deu laudo de esquizofrenia e retardo mental mas sei que sou autista também
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Se você duvida do seu médico, busque uma segunda opinião!
Meu filho 18 e suspeito que seja Asperger.
👀
Nathele 12
Nossa a pediatra disse que eu pesquise para ajudar minha filha, mas quanto mais eu pesquiso. Mas eu acho que eu que sou kkkkk.
Meu marido tem 54 anos e é muito estranho. Não gosta de ir às festas e quando vai entra mudo e sai mudo. Fica isolado, não interage. Só quer saber de ver filme de desenho japonês. E conhece tudo sobre moto. Não se abre nem comigo. Não me fala como foi o seu dia. É muito difícil. Quero saber como lidar com ele. É indiferente a tudo.
Tem que procurar especialistas da área para fazer a avaliação dele.
Psicólogo, psiquiatra. Não sei se neurologista também se enquadra.
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal!
Acredito que o mais importante é seus esposo saber que esses comportamentos podem estar afastando vocês (se isso estiver mesmo acontecendo)e a partir dai ambos buscarem ajuda profissional!
Meu hiper foco era minha fé. Deus está morto. Nietzsche.
Errou. Nem todo nível 1 de comorbidade tem dificuldade em entender ironia ou conceitos abstratos. Errou feio...
Obrigada por acompanhar nosso conteúdo aqui no canal! Fico feliz em te ajudar!
Acho que você não compreendeu o vídeo, assim sugiro assistir novamente!
O TEA, é um espectro e as pessoas dentro do espectro podem manifestar os sintomas de forma diferente. No vídeo falo sobre sinais de alerta…
Estou à disposição amigo!