Tem muitos desses vídeos aqui no próprio RUclips que ele retira as partes importantes de vários vídeos de matérias antigas de canais de acervo e faz os vídeos aqui pro Canal 90!
Que delícia relembrar uma época que ficou marcada na memória das pessoas,fui correntista do Nossa caixa,meu pai foi correntista do Unibanco e minha mãe do Banespa nostalgia pura esse vídeo muito bom Parabéns Nogy por esse trabalho bacana!
Tinha uma agência na Avenida Paulista. Quando eu era criança, eu passava pela frente do banco andando de ônibus ou a pé mesmo. Não sei quem assumiu o lugar atualmente
Você pode colocar mais histórias dos bancos na segunda parte. E meu Pai já teve problemas com a turma do Panamericano. Bom vídeo com lembranças do passado, parabéns pelo trabalho.
Nossa, esses bancos você desenterrou lá do fundo do nosso passado! Tive conta no Banco Real, mas durou muito, pois eu era estudante, e como vivia durango, e eles cobravam muitas taxas, acabei tendo que fechar.
Minha saudosa mãe foi correntista no Banco Nacional, e Unibanco. Mas falando no Banco Nacional, além de patrocinar o Ayrton Senna, também patrocinou os times do Vasco e Fluminense durante o campeonato brasileiro de 1984.
Alguém tem o Pix do banco Nacional? Kkkkkkkkkkkk Brincadeiras a parte,se o garoto propaganda ainda fosse vivo e o banco não tivesse falido, estaria fazendo a propaganda do Pix do Banco Nacional.
Aqui no Rio mais precisamente na Baixada Fluminense (região onde eu moro) tinha diversas agências do Banco Bamerindus. Inclusive meu pai já trabalhou como segurança numa unidade do banco em São João de Meriti. No caso do Banco Excel Econômico, além de patrocinar o Corinthians, também chegou a patrocinar o Vitória da Bahia, investindo em diversas contratações, como o sérvio Petkovic em 1997. Infelizmente, nos anos 90 era comum ver empresas (como bancos, supermercados e etc) entrarem em crise financeira, chegando ao ponto de ir a falência.
Meu pai trabalhou durante anos no Banco Comind, extinto em 85 ao sofrer uma intervenção federal. Eu não era nascida, mas meus pais tem ótimas recordações daquela época. Seria muito bacana vê-lo incluso num próximo vídeo. O Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S.A. foi fundado em 1889, chegou a ocupar a 5ª posição no ranking nacional de bancos, vale a pena a pesquisa e a menção, quem sabe? 😊
Trabalhei de office boy nos anos 90 ia quase todos os dias no banco Bandeirantes na Alameda Santos, perto da avenida Paulista..ô saudade, nenhum office boy pagava condução época boa, só alegria..😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Vc faltou falar do final do Banco Real e do Comind. Além do rolo com o Panamericano. Faz a parte 2 e conta tbm das antigas cadernetas de poupança. Parabéns pelo o seu canal. Muito informativo e divertido
Gosto de maratonar nos vídeos do nogy quando chego do trabalho pois eu durmo tranquilo... pois me lembra a minha infância em que não tinha contas pra pagar e muito confortável parabéns pelo trabalho maravilhoso
Já tive conta no "Nossa Caixa, Nosso Banco" que tempos depois foi incorporado ao Banco do Brasil, era um dos melhores bancos para se ter conta aqui no Estado de SP, na época. Lembro de um banco antigo também chamado "Banco Cidade", costumava ver anúncios dele, geralmente, em revistas de aviação, pois ele tinha partes das ações do Helibrás, fabricante brasileira de helicópteros. Enfim, só restaram 5 grandes instituição que praticamente dominam quase todo o mercado financeiro nacional...
Desses bancos mencionados que não existem mais, eu só tive conta no Unibanco (entre 2008 e 2010). Por um tempo tive uma dívida no Unibanco e depois quitei a dívida, mas não encerrei a conta. Em 2010 a conta que eu tinha no Unibanco migrou para o Itaú, onde tive só por mais 3 meses e depois encerrei.
Trabalhei por muitos anos no Bco Real. Foi um excelente empregador e nunca ficou a beira da falência como sugere o vídeo. Simplesmente o seu dono, Aloysio Faria, decidiu vendê-lo ao ABN AMRO. Não deu prejuízo para ninguém.
Ótimo vídeo, mas cadê informações sobre o Banco Comind? Foi um Banco muito maior que alguns citados no vídeo, quando puder fale um pouco desse Banco...tive um conhecido que trabalhou nele.
O tempo passa o tempo voa e a poupança Bamirindus continua numa boa é a poupança Bamirindus!! Essa música não esqueço até hoje!!! Grande abraço Jeferson e Francini
Boa noite Nogy! Sou daqui de Pelotas-RS no interior gaúcho e sul do Rio Grande do Sul! Deixei o like 222! Assisto os teus vídeos aqui no canal desde 2016! Parabéns por esse excelente tema do vídeo que tu traz! Mesmo quem era criança pequena nos anos 90 vai lembrar ou já ouvii o pai ou a mãe, ou algum parente cantar o jingle do Banco Bamerindus que faliu! - O tempo passa, o tempo voa... e a poupança Bamerindus continua numa boa! É a poupança Bamerindus! Só que hoje em dia não continua numa boa mais... Hehehe! O Banco Bamerindus era de Curitiba no Paraná!
Não foi falência foi uma intervenção de Má Fé do Bacen na Entidade mandada pelo FHC - donos teriam recusado a doar $$ para campanha da reeleição do FHC, mas apoiaram com logística destinando aeronaves com o combustível e serviços de bordo. Havia diversos bancos com má gestão que não foram extintos. Um dos sócios do Bamerindus se suicidou em 2012.
@@igorzacgeb disponha o que ocorre com bancos é liquidação extrajudicial decorrente de intervenção do Bacen. No caso da liquidação judicial não sei se processa. Empresas em geral é pela lei de Falências e recuperação judicial ( que até 2005 se chamava lei de Falências e Concordatas).
Bem feito pro Bamenrindus na época quando trabalhava na Hermes Macedo em Curitiba, na qual o gerente não aprovou a minha conta corrente, fui no Bradesco,na qual até hoje sou cliente.
Amava o Bamerindus, meu pai tinha conta lá e eu ia toda feliz com ele sacar dinheiro. Fora q era o grande patrocinador das vídeo cassetadas no Domingão do Faustão. Época boa que deixou muita saudade.
@@paulorobertosoaresjunior4340 década de 80 tinha uma parada chamada Drive In em Natal - Boate, Zoo e restaurantes. Surgiu nos anos 70 e durou até meados dos anoa 80. Depois esse mesmo local se tornou uma das unidades de supermercados da rede pão de açúcar.
Quem quebrou o Bamerindus foi o FHC, o dono do banco, José Eduardo Andrade Vieira, que foi seu Ministro, tinha um grande potencial pra se tornar o próximo Presidente da República.
Trabalhei no Unibanco de 1997 s 2009, lembro quando estávamos em uma reunião, e fomos surpreendidos pelo anúncio da fusão com o Itaú, no começo falaram que era um união, mas sabíamos que era compra, participei da aquisição do banco Bandeirantes, cansei de ir na rua Boa Vista no centro de São Paulo, buscar documentos, o Unibanco ainda tinha adquirido o BNL, banco nacional del lavoro, tinha uma agência no começo da avenida Paulista, o curioso é que Unibanco significava união de bancos brasileiros, devido aos bancos incorporados desde de sua fundação na cidade de poços de caldas pela família Moreira Sales, hoje só lembrança
Cada relíquia que nem lembrava mais. Minha primeira conta em banco foi no Banco Real em 2000, era muito bom de se ter conta lá, os gerentes eram muito gente boa, comecei meu negócio com alguns empréstimos lá. Depois foi vendido pro ABN e pouco tempo depois passaram tudo pro Santander, aonde tenho a mesma conta até hoje.
Nunca tive conta nesses bancos desse vídeo, contudo, me tornei cliente Santander na época que eles adquiriram o Banco Real, e nessa transição dava para utilizar os caixas eletrônicos de ambas as agências. Mas uma menção honrosa a um banco não mencionado é o "Nossa Caixa", o qual usei para pagar algumas contas pouco antes de ser vendido para o Banco do Brasil
Minha tia trabalhou no HSBC, ela é apaixonada por esse banco, hoje no Brasil não tem mais ele somente no exterior mas sempre que ela vê algo do HSBC em filmes, na internet e fotos ela chora coitada 😢 conteúdo top sempre Nogy, impressionada como vc tem conteúdo bom sempre ❤
Na minha cidade tinha um prédio lindo do HSBC, lembro de passar por ele quando criança e achar um lugar muito arrumado, bonito. Infelizmente hoje em dia o prédio está abandonado e em nada se parece com o que um dia já foi
O trabalho no Bamerindus nao era ruim. E a liquidação extrajudicial do Bamerindus foi cheia de erros. Ate o Bacen cancelou varias penalidades a gestores . Um dos ex socios do Bamerindus morreu se dizendo vitima de perseguição do FHC via Bacen.
Nogy, pode fazer a parte 2, pf! Meu pai trabalhou por quase 30 anos no banco credireal, de minas gerais, que foi vendido para o Bradesco nos anos 90. No alto nos 94 anos dele, tem amigos até hj daquela época e lembra de várias pessoas que atendeu aí lindo desse tempo.
É incrível que a maior parte desses empreendimentos foram bem sucedidos mas faliram por incompetência administrativa e corrupção! Que tristeza as pessoas obtiveram sucesso e desperdiçaram por mau caratismo
Uma curiosidade O HSBC mesmo sem fazer uso, mantinha registrado os direitos sobre a marca Bamerindus. Após adquirir as operações do HSBC no Brasil, a marca Bamerindus acabou indo junto, e hoje pertence ao Banco Bradesco.
Puxa Nogy... Muito legal você trazer a história por trás destes bancos. Entre marcaram uma época. A gente boa falar deles sempre e, de repente, sumiu. A gente fica até pensando que ele devem ter diminuído o número de agências, fundiu com outra ou está por aí, até no exterior, atuando ainda. Realmente sumiram e agora sabemos, graças a você neste vídeo, que fim, literalmente, teve! Valeu!!! Foi demais! 🙂☺️😉✌🏻👍🏻
Eu fui cliente do Banco Real ! Tinha até poupança e tudo mais! O gerente até me ligava oferecendo, empréstimo e até pra negociar dívidas! Depois que virou Banco Santander, ficou ruim demais!
Senti falta do Banerj, eu sempre pedia uma nota de 1 real p minha vó p me comprar uma coca cola em lata, naquelas máquinas nostálgicas de refrigerante, tinha uma dentro do banco, sdds.
O molequinho pedindo autógrafo pro Ayrton Senna, lembrei da história que o Felipe Massa conta que o Ayrton Senna passou reto por ele quando ele foi pedir autógrafo quando ele era criança
O Brasil até o final da década de 90 tinha mais de 40 bancos. Hoje tudo centralizado nos 3 maiores privados, Santander, Bradesco e Itaú e BB e CEF. Ou seja, não há concorrência para captar clientes. Os EUA tem mais de.5.000 bancos diferentes!
Nogy vai no fundo do baú pra achar ótimos e belíssimos conteúdos pra nois, fora o memes que faz os vídeos que e bom ficar melhor ainda, nogy você e fera! Amo seu canal desejo todo sucesso do mundo pra você!
Trabalhei no Banco Bandeirantes Agência 158-Uberlândia-MG entre o início de 1993 e o final de 1999. E foi bom enquanto durou! E o Banco Real era da mesma família do Banco Bandeirantes.
Vídeo muito bom! Me levou pra minha infância, circulando por agência do Banco Bandeirantes! Meu hoje, falecido pai, teve conta lá. Daí migrou para o Nossa Caixa Nosso Banco, por conta da falência do Bandeirantes. Hoje o Nossa Caixa, também não existe mais. 🙂
Eu lembro do slogan deles: Nossa Caixa o banco do servidor paulista; foi comprado em 2008 pelo Banco do Brasil. Não esqueço pois uma professora minha no ensino médio recebia o salário dela lá e disse: qui merda minha conta agora é do BB, num gosto do BB. Falei pra ela: troca de banco.😅😅😅
Meu pai também trabalhou no Unibanco aposentou lá, lembro quando o Unibanco adquiriu o nacional, o curioso é que o Nacional era maior que o próprio Unibanco, eram tantos bancos: Banorte, Banco Francês e Brasileiro, BNP, os estaduais, Nossa Caixa nosso Banco, Banco Real, Banco Aymore, Banco Cacique, Banco IBi, Sulamerica, Sudameris, Cruzeiro do Sul, Banco Fininvest, hoje são pouquíssimos
Houve muita multiplicação de bancos por um tempo depois a maoria sumiu. Uns por más praticas de gestão e outros por intervençoes abusivas do Banco Central segundo alguns analistas.
Aqui no sul tem o misterioso fim da Caixa Econômica Estadual durante o governo Brito, que virou Meridional e depois acho que Santander. Seria interessante falar algo sobre a Caixa Estadual.
Não, a Caixa Econômica Estadual foi extinta e suas agências fundidas com as do Banrisul. O Meridional pertencia ao governo federal, e efetivamente foi vendido ao Santander.
ali na metade dos anos 1980, frequentava todos esses bancos (e mais alguns como: comind, bic, banco real, meridional, noroeste), pq era office boy. Lembro que as vezes terminava todo trabalho no começo da tarde, daí, ia pra uma sessão de cinema que acabava na hora do fechamento dos bancos e só então voltava pra empresa.
Nogy, fui cliente do Banerj, antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro, que desapareceu após ser privatizado e incorporado pelo Banco Itaú. Inclusive, por muito tempo o Banerj foi patrocinador do Ayrton Senna antes do Banco Nacional, ele mesmo dizia que o Banerj foi quem o ajudou muito no início da carreira, que o possibilitou ingressar na F-1.
Eu lembro dos bancos Nacional com o boné 🧢 do Airton Sena e o comercial que ele contracenou com o Senninha, do Bamerindus que antes da Finninvest patrocinava as videocassetadas do Faustão e o jingle era tocado é cantado pelo Caçulinha, Excel, quando o Corinthians era uma seleção, e do Sudameris fui numa agência quando se tornou obrigatório as portas giratórias, eles fizeram diferente e a entrada era como um portal, uma porta se abria e você entrava numa caixa de vidro e depois abria outra porta que dava acesso à agência. E lembro do Banespa, o caixa eletrônico era muito educado, pois uma voz narrava a operação que você realizava e finalizava dizendo “Obrigado e volte sempre”.
Sugestão de vídeo: como as marcas registradas que viram sinônimo de produtos como Band-Aid, Gilete, Danone, Bombril etc. Personagens de novelas quando tem traço da personalidade muito acentuado logo viram adjetivo, foi assim na década de 90 com a personagem ciumentissima da Dina de A viagem, ou a Helo de mulheres apaixonadas de 2004, e na década de de 80 com Nono Corrêa sovina de pão pão, também na década de 70 em hipertensão com a personagem Dona Fifi como fofoqueira e a Aidê de América que roubava, rei do gado = corno
Eu trabalhava no Comind quando, em 19.11.1986, sofreu intervenção do BC. Eu estava na passeata de protesto que aparece em seu vídeo. Mas, você nem citou o Comind. 😳👍
Meus pais se conheceram qdo trabalhavam no Banco Econômico, no final dos anos 80. E só uma correção o Banco Bilbao Vizcaya é espanhol, não italiano. Tanto q patrocinou a liga espanhola de futebol por mto tempo. De banco falido tbm lembro do banco Santos, q faliu em 2004. E o jogador Vagner Love tinha colocado o prêmio dele pela assinatura do contrato com o CSKA da Rússia nesse banco. Tbm lembro do Banestado, do Banespa, do Bank Boston, da Nossa Caixa Nosso Banco, Banco Cacique, Bankayser.
Semana passada fui na casa da minha avó e mexendo lá nas gavetas dela eu encontrei esse cartão verde do bamerindus 😂😂😂 nostalgia demais bicho ela guardou isso até hoje
O primeiro banco em que fui correntista foi o Nacional. Com 13 anos, fui contínuo num banco cujo nome, por incrível que pareça, não me recordo o nome, tanto tempo faz que já faliu! 🤦🏻♂️
Belo video, Nogy sobre os bancos falidos. Em relação ao Bamerindus, lembremos do saudoso Toni Lopes garoto propaganda do banco paranaense que chegou a participar de alguns capítulos da famosa novela Top Model
Só não conhecia esse tal de Auxiliar... Aqui em Brasília, quando eu era criança, tinha uma tal de Caderneta de Poupança Colmeia, que era muito conhecida...
Outro banco que vendido nos anos 90 (1998 pra ser preciso) foi o finado Banco Noroeste; era de propriedade da familia Simonsen a mesma que foi dona da Panair e Tv Excelsior. O banco foi vendido pro Santander. Tinha tb o Bank of America, o Citibank (foi comprado pelo Itau).
Não sei como o Nogy consegue essas relíquias pra mostrar pra gente ! Parabéns
Muita pesquisa.
vdd, e ele consegue driblar direitos autorais de boa
Tem muitos desses vídeos aqui no próprio RUclips que ele retira as partes importantes de vários vídeos de matérias antigas de canais de acervo e faz os vídeos aqui pro Canal 90!
❤❤😍😍😍
Muito antes do youtube, no proprio arquivo makenze que também tem canal
Faz um vídeo dos supermercados que faliram ou que era famosos nos ano 90
Esse aí se for feito terão as icônicas Lobras e Mesbla.
Pode crer. Daria várias partes sobre os supermercados!
Boa
Fui office boy na década de 90 e conheci todos esses bancos, época maravilhosa. Saudades.
Que delícia relembrar uma época que ficou marcada na memória das pessoas,fui correntista do Nossa caixa,meu pai foi correntista do Unibanco e minha mãe do Banespa nostalgia pura esse vídeo muito bom Parabéns Nogy por esse trabalho bacana!
Só pra se ter uma ideia,o banco Econômico já patrocinou o Vitória da Bahia.
Já o Excel patrocinou o Corinthians
O Banco Excel patrocinava Corinthians, Botafogo-RJ, América-MG, e Vitória
@@luizcarlosantunes2812 Puxa. Não me lembrava mais
Fui Caixa e Tesoureiro do Banco Nacional entre 1989 e 1993. O salário e benefícios eram muito bons. Ralava muito . Tenho o boné do Senna até hoje.
Tinha uma agência na Avenida Paulista.
Quando eu era criança, eu passava pela frente do banco andando de ônibus ou a pé mesmo.
Não sei quem assumiu o lugar atualmente
Você pode colocar mais histórias dos bancos na segunda parte.
E meu Pai já teve problemas com a turma do Panamericano.
Bom vídeo com lembranças do passado, parabéns pelo trabalho.
Nossa, esses bancos você desenterrou lá do fundo do nosso passado!
Tive conta no Banco Real, mas durou muito, pois eu era estudante, e como vivia durango, e eles cobravam muitas taxas, acabei tendo que fechar.
@@davidamorimaraujo6085 meu pai teve conta do Banco Real, e tb ficou por anos com conta por lá
O banco do Sílvio foi foda, o cara não pode confiar na própria família. Triste
Dava um belo tema de vídeo
O dinheiro acabou com qualquer princípio de ética, honra.
Infelizmente o capitalismo transforma as pessoas em canalhas zumbis atrás de mais dinheiro.
Pra pagar a fatura do pan americano eu vivia uma luta em 2008
Vai la e pan
Minha saudosa mãe foi correntista no Banco Nacional, e Unibanco. Mas falando no Banco Nacional, além de patrocinar o Ayrton Senna, também patrocinou os times do Vasco e Fluminense durante o campeonato brasileiro de 1984.
Vdd. Banco Nacional já patrocinou o Fluminense
E ambos chegaram na final daquele Brasileirão, que baita propaganda né em termos esportivos.kkk
Alguém tem o Pix do banco Nacional? Kkkkkkkkkkkk
Brincadeiras a parte,se o garoto propaganda ainda fosse vivo e o banco não tivesse falido, estaria fazendo a propaganda do Pix do Banco Nacional.
o dinheiro do cachê das celebridades foi honrado, o dos clientes, fds...
Mas isso só ocorreu na final daquele brasileirão, não no campeonato todo.
Aqui no Rio mais precisamente na Baixada Fluminense (região onde eu moro) tinha diversas agências do Banco Bamerindus. Inclusive meu pai já trabalhou como segurança numa unidade do banco em São João de Meriti.
No caso do Banco Excel Econômico, além de patrocinar o Corinthians, também chegou a patrocinar o Vitória da Bahia, investindo em diversas contratações, como o sérvio Petkovic em 1997.
Infelizmente, nos anos 90 era comum ver empresas (como bancos, supermercados e etc) entrarem em crise financeira, chegando ao ponto de ir a falência.
Meu pai trabalhou durante anos no Banco Comind, extinto em 85 ao sofrer uma intervenção federal. Eu não era nascida, mas meus pais tem ótimas recordações daquela época. Seria muito bacana vê-lo incluso num próximo vídeo. O Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S.A. foi fundado em 1889, chegou a ocupar a 5ª posição no ranking nacional de bancos, vale a pena a pesquisa e a menção, quem sabe? 😊
eu estudei matematica financeira e comercial...uma materia super dificil..contabilidade noturna
#Campanha Nogy para apresentador do vídeo show na Globo!
Gostei bastante do assunto do vídeo,parabéns Nogy por sempre reunir assuntos interessantes para gente assistir.
Trabalhei de office boy nos anos 90 ia quase todos os dias no banco Bandeirantes na Alameda Santos, perto da avenida Paulista..ô saudade, nenhum office boy pagava condução época boa, só alegria..😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Minha nossa! Eu sempre quis saber dos bancos que sumiram do mapa
Esqueceu de citar o banco panamericano do Silvio Santos kkkkk minha vó ficou devendo pra esse banco e nunca pagou 😂
Vc faltou falar do final do Banco Real e do Comind. Além do rolo com o Panamericano.
Faz a parte 2 e conta tbm das antigas cadernetas de poupança.
Parabéns pelo o seu canal. Muito informativo e divertido
Gosto de maratonar nos vídeos do nogy quando chego do trabalho pois eu durmo tranquilo... pois me lembra a minha infância em que não tinha contas pra pagar e muito confortável parabéns pelo trabalho maravilhoso
Saudades dos bancos antigos,no Rio de Janeiro tinha banco Bamerindus depois virou HSBC,gostei do vídeo
E o HSBC depois foi comprado pelo Bradesco.
Sim eu tinha conta na antiga habitasul que depois virou caixa econômica estadual que por fim passou ao Banrisul aqui no Rio grande do Sul
Já tive conta no "Nossa Caixa, Nosso Banco" que tempos depois foi incorporado ao Banco do Brasil, era um dos melhores bancos para se ter conta aqui no Estado de SP, na época. Lembro de um banco antigo também chamado "Banco Cidade", costumava ver anúncios dele, geralmente, em revistas de aviação, pois ele tinha partes das ações do Helibrás, fabricante brasileira de helicópteros. Enfim, só restaram 5 grandes instituição que praticamente dominam quase todo o mercado financeiro nacional...
Desses bancos mencionados que não existem mais, eu só tive conta no Unibanco (entre 2008 e 2010). Por um tempo tive uma dívida no Unibanco e depois quitei a dívida, mas não encerrei a conta. Em 2010 a conta que eu tinha no Unibanco migrou para o Itaú, onde tive só por mais 3 meses e depois encerrei.
Trabalhei por muitos anos no Bco Real. Foi um excelente empregador e nunca ficou a beira da falência como sugere o vídeo. Simplesmente o seu dono, Aloysio Faria, decidiu vendê-lo ao ABN AMRO. Não deu prejuízo para ninguém.
Como dizia o jingle clássico e inesquecível : " O tempo passa , o tempo voa e o Bamerindus sumiu numa boa..."
Meu pai trabalhou como gerente de uma agência do Banco Bamerindus durante os anos 80 até metade dos anos 90, que saudade dessa época.
Ótimo vídeo, mas cadê informações sobre o Banco Comind? Foi um Banco muito maior que alguns citados no vídeo, quando puder fale um pouco desse Banco...tive um conhecido que trabalhou nele.
O tempo passa o tempo voa e a poupança Bamirindus continua numa boa é a poupança Bamirindus!! Essa música não esqueço até hoje!!! Grande abraço Jeferson e Francini
A música do Bamerindus escutei desde os meus 5 anos lá no Paraná, hj com 34 ainda lembro de todas a letra...marcou msm
Boa noite Nogy! Sou daqui de Pelotas-RS no interior gaúcho e sul do Rio Grande do Sul! Deixei o like 222! Assisto os teus vídeos aqui no canal desde 2016! Parabéns por esse excelente tema do vídeo que tu traz! Mesmo quem era criança pequena nos anos 90 vai lembrar ou já ouvii o pai ou a mãe, ou algum parente cantar o jingle do Banco Bamerindus que faliu! - O tempo passa, o tempo voa... e a poupança Bamerindus continua numa boa! É a poupança Bamerindus! Só que hoje em dia não continua numa boa mais... Hehehe! O Banco Bamerindus era de Curitiba no Paraná!
Não foi falência foi uma intervenção de Má Fé do Bacen na Entidade mandada pelo FHC - donos teriam recusado a doar $$ para campanha da reeleição do FHC, mas apoiaram com logística destinando aeronaves com o combustível e serviços de bordo. Havia diversos bancos com má gestão que não foram extintos. Um dos sócios do Bamerindus se suicidou em 2012.
@@alessandropereirasilva6930 Ah bom! Sempre achei que tivessem fechado por terem falido! Obrigado pela explicação!
@@igorzacgeb disponha o que ocorre com bancos é liquidação extrajudicial decorrente de intervenção do Bacen. No caso da liquidação judicial não sei se processa. Empresas em geral é pela lei de Falências e recuperação judicial ( que até 2005 se chamava lei de Falências e Concordatas).
@@alessandropereirasilva6930 Valeu!
Parabéns pela pesquisa.
Bem feito pro Bamenrindus na época quando trabalhava na Hermes Macedo em Curitiba, na qual o gerente não aprovou a minha conta corrente, fui no Bradesco,na qual até hoje sou cliente.
O Meridional tá sumido!mas quando era criança eu me lembro de alguns desses bancos! Meu tio tinha uma conta no Bamerindus!
Meridional!!! Boa!!! Estava tentando lembrar esse nome!
Eu trabalhei no Banco America do sul em SP.....so sai quando fechou fui pro Sudameris e me aposentei por ali mesmo.
Parabéns Nogy pela pesquisa e pelo vídeo, só senti falta do Banco Cruzeiro do Sul
Unico firme e o banco do Carlos Alberto de Nobrega. E O BANCO DA PRACA.Onde tem poupanca e alegria.
Amava o Bamerindus, meu pai tinha conta lá e eu ia toda feliz com ele sacar dinheiro. Fora q era o grande patrocinador das vídeo cassetadas no Domingão do Faustão. Época boa que deixou muita saudade.
OS ANOS 90 FORAM OS MELHORES, NÃO VAI EXISTIR NUNCA MAIS UMA ÉPOCA TÃO BOA. 😂
@@paulorobertosoaresjunior4340 década de 80 tinha uma parada chamada Drive In em Natal - Boate, Zoo e restaurantes. Surgiu nos anos 70 e durou até meados dos anoa 80. Depois esse mesmo local se tornou uma das unidades de supermercados da rede pão de açúcar.
Anos 80,época de ouro!! Principalmente na música!!
Os anos 2000 foi quando me comecei a fazer de gente grande
@@paulorobertosoaresjunior4340 Anos 80/90 e 2000 depois disso começou a avacalhaçao 😡
Sim
Quem quebrou o Bamerindus foi o FHC, o dono do banco, José Eduardo Andrade Vieira, que foi seu Ministro, tinha um grande potencial pra se tornar o próximo Presidente da República.
Esses Bancos Deixam Saudade até Hoje !
Abraços ao Nogy e ao Canal 90 ! 😊😊😊😊
Nogy traz um vídeo sobre as origens do bancos que agente conhece hj em dia(Itaú, Bradesco, Caixa, BB e etc...).
Trabalhei no Unibanco de 1997 s 2009, lembro quando estávamos em uma reunião, e fomos surpreendidos pelo anúncio da fusão com o Itaú, no começo falaram que era um união, mas sabíamos que era compra, participei da aquisição do banco Bandeirantes, cansei de ir na rua Boa Vista no centro de São Paulo, buscar documentos, o Unibanco ainda tinha adquirido o BNL, banco nacional del lavoro, tinha uma agência no começo da avenida Paulista, o curioso é que Unibanco significava união de bancos brasileiros, devido aos bancos incorporados desde de sua fundação na cidade de poços de caldas pela família Moreira Sales, hoje só lembrança
Nossa, Leonardo, que história incrível!
Faltou mencionar aquela apresentação do Bamerindus no Natal em Curitiba.
Cada relíquia que nem lembrava mais.
Minha primeira conta em banco foi no Banco Real em 2000, era muito bom de se ter conta lá, os gerentes eram muito gente boa, comecei meu negócio com alguns empréstimos lá. Depois foi vendido pro ABN e pouco tempo depois passaram tudo pro Santander, aonde tenho a mesma conta até hoje.
Banco real foi patrocinador da F1 na Globo
Eu trabalhei no Banco Nacional. Ele já estava falindo.Triste😢.
Nunca tive conta nesses bancos desse vídeo, contudo, me tornei cliente Santander na época que eles adquiriram o Banco Real, e nessa transição dava para utilizar os caixas eletrônicos de ambas as agências.
Mas uma menção honrosa a um banco não mencionado é o "Nossa Caixa", o qual usei para pagar algumas contas pouco antes de ser vendido para o Banco do Brasil
Minha tia trabalhou no HSBC, ela é apaixonada por esse banco, hoje no Brasil não tem mais ele somente no exterior mas sempre que ela vê algo do HSBC em filmes, na internet e fotos ela chora coitada 😢 conteúdo top sempre Nogy, impressionada como vc tem conteúdo bom sempre ❤
Na minha cidade tinha um prédio lindo do HSBC, lembro de passar por ele quando criança e achar um lugar muito arrumado, bonito. Infelizmente hoje em dia o prédio está abandonado e em nada se parece com o que um dia já foi
O trabalho no Bamerindus nao era ruim. E a liquidação extrajudicial do Bamerindus foi cheia de erros. Ate o Bacen cancelou varias penalidades a gestores . Um dos ex socios do Bamerindus morreu se dizendo vitima de perseguição do FHC via Bacen.
Nogy, pode fazer a parte 2, pf! Meu pai trabalhou por quase 30 anos no banco credireal, de minas gerais, que foi vendido para o Bradesco nos anos 90. No alto nos 94 anos dele, tem amigos até hj daquela época e lembra de várias pessoas que atendeu aí lindo desse tempo.
É incrível que a maior parte desses empreendimentos foram bem sucedidos mas faliram por incompetência administrativa e corrupção! Que tristeza as pessoas obtiveram sucesso e desperdiçaram por mau caratismo
Uma curiosidade
O HSBC mesmo sem fazer uso, mantinha registrado os direitos sobre a marca Bamerindus. Após adquirir as operações do HSBC no Brasil, a marca Bamerindus acabou indo junto, e hoje pertence ao Banco Bradesco.
O tempo passa,o tempo voa... e a poupança Banerindus acabou.
Meu pai foi gerente do Bamerindus aqui em Salvador até 1998, foi mandado embora junto com uma galera.
Tive canta no Bamerindus e HSBC . Abraço Nogy.
Puxa Nogy... Muito legal você trazer a história por trás destes bancos.
Entre marcaram uma época. A gente boa falar deles sempre e, de repente, sumiu.
A gente fica até pensando que ele devem ter diminuído o número de agências, fundiu com outra ou está por aí, até no exterior, atuando ainda.
Realmente sumiram e agora sabemos, graças a você neste vídeo, que fim, literalmente, teve!
Valeu!!! Foi demais! 🙂☺️😉✌🏻👍🏻
7:40 Esse Abn Amro, vulgo Banco Real, eu lembro que sempre que via na minha cidade ficava pensando "pô, parece a logo da Renault"
Eu fui cliente do Banco Real ! Tinha até poupança e tudo mais! O gerente até me ligava oferecendo, empréstimo e até pra negociar dívidas! Depois que virou Banco Santander, ficou ruim demais!
Eita era tempo do cheque,as vezes sem fundo 😂😂😂😂😂😂😂😂
Senti falta do Banerj, eu sempre pedia uma nota de 1 real p minha vó p me comprar uma coca cola em lata, naquelas máquinas nostálgicas de refrigerante, tinha uma dentro do banco, sdds.
Aqui no estado de SP tinha um banco q se chamava NOSSA CAIXA NOSSO BANCO... faliu tb...
Lembro desses bancos. Nostalgia pura!
Aqui no Paraná nós tínhamos o Banestado que também foi um grande banco.
O molequinho pedindo autógrafo pro Ayrton Senna, lembrei da história que o Felipe Massa conta que o Ayrton Senna passou reto por ele quando ele foi pedir autógrafo quando ele era criança
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ñ Zé esqueça de na próxima falar do banco PANAMERICANAS.
No comercial do Banco Nacional na escada de 70 ,usavam de fundo a música Summer 68 do Pink Floyd 😍
Minha mãe trabalhou no Bamerindus. Ela fala muito bem de lá até hoje, tem muitas saudades. Saiu, porque se tornou funcionária pública
O Brasil até o final da década de 90 tinha mais de 40 bancos. Hoje tudo centralizado nos 3 maiores privados, Santander, Bradesco e Itaú e BB e CEF. Ou seja, não há concorrência para captar clientes. Os EUA tem mais de.5.000 bancos diferentes!
Os bancões comerciais sim, mas temos muitos bancos digitais e de investimentos
A legislaçao brasileira restringe muito a criação de novos bancos.
Sudameris e Panamericano tinham propaganda nas revistas Veja e Época. Ou pelo menos em uma delas, pois meu pai era assinante de ambas as revistas.
Nos anos 80 também teve a poupança Delfim, que gerou prejuízos para todos investidores... tem gente até hoje na justiça tentando recuperar o dinheiro.
Próximo vídeo sobre banco, faz sobre HSBC e Nossa Caixa
Tem o banestado também. Muito forte no Paraná na época
Nogy vai no fundo do baú pra achar ótimos e belíssimos conteúdos pra nois, fora o memes que faz os vídeos que e bom ficar melhor ainda, nogy você e fera! Amo seu canal desejo todo sucesso do mundo pra você!
Trabalhei no Banco Bandeirantes Agência 158-Uberlândia-MG entre o início de 1993 e o final de 1999. E foi bom enquanto durou! E o Banco Real era da mesma família do Banco Bandeirantes.
Vídeo muito bom! Me levou pra minha infância, circulando por agência do Banco Bandeirantes! Meu hoje, falecido pai, teve conta lá. Daí migrou para o Nossa Caixa Nosso Banco, por conta da falência do Bandeirantes. Hoje o Nossa Caixa, também não existe mais. 🙂
Eu lembro do slogan deles: Nossa Caixa o banco do servidor paulista; foi comprado em 2008 pelo Banco do Brasil.
Não esqueço pois uma professora minha no ensino médio recebia o salário dela lá e disse: qui merda minha conta agora é do BB, num gosto do BB.
Falei pra ela: troca de banco.😅😅😅
Nogy tem excelente gosto musical! Sabe que ''tudo'' tem início, meio e fim.... 😁
Meu pai também trabalhou no Unibanco aposentou lá, lembro quando o Unibanco adquiriu o nacional, o curioso é que o Nacional era maior que o próprio Unibanco, eram tantos bancos: Banorte, Banco Francês e Brasileiro, BNP, os estaduais, Nossa Caixa nosso Banco, Banco Real, Banco Aymore, Banco Cacique, Banco IBi, Sulamerica, Sudameris, Cruzeiro do Sul, Banco Fininvest, hoje são pouquíssimos
Houve muita multiplicação de bancos por um tempo depois a maoria sumiu. Uns por más praticas de gestão e outros por intervençoes abusivas do Banco Central segundo alguns analistas.
Aqui no sul tem o misterioso fim da Caixa Econômica Estadual durante o governo Brito, que virou Meridional e depois acho que Santander.
Seria interessante falar algo sobre a Caixa Estadual.
Muitos bancos estaduais foram varridos com as privatizações nos anos 90.. os planos econômicos chacoalharam as finanças de muitas instituições
Não, a Caixa Econômica Estadual foi extinta e suas agências fundidas com as do Banrisul.
O Meridional pertencia ao governo federal, e efetivamente foi vendido ao Santander.
Poucos restaram mesmo dos estaduais, com exceções do BANRISUL e do BANESTES, este segundo do meu Espírito Santo.
A Caixa Estadual do RS passou para o BANRISUL
Normal. Não tinha porque manter dois bancos estaduais do mesmo Estado.
Já tive conta no Banco Real, entre 1996 à 1999.
Eu já tive conta no BESC, exclusivo aqui de Santa Catarina, há uns 15 anos acho...absorvido pelo Banco do Brasil...
Salve galera
Chegamos agora com o like 😊😊
Salve
ali na metade dos anos 1980, frequentava todos esses bancos (e mais alguns como: comind, bic, banco real, meridional, noroeste), pq era office boy.
Lembro que as vezes terminava todo trabalho no começo da tarde, daí, ia pra uma sessão de cinema que acabava na hora do fechamento dos bancos e só então voltava pra empresa.
Quem disse que não dá , a Fininvest da .....nostalgia da música , mesmo quem não tinha tutu sabia de cabeça.
Nogy, fui cliente do Banerj, antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro, que desapareceu após ser privatizado e incorporado pelo Banco Itaú. Inclusive, por muito tempo o Banerj foi patrocinador do Ayrton Senna antes do Banco Nacional, ele mesmo dizia que o Banerj foi quem o ajudou muito no início da carreira, que o possibilitou ingressar na F-1.
Eu lembro dos bancos Nacional com o boné 🧢 do Airton Sena e o comercial que ele contracenou com o Senninha, do Bamerindus que antes da Finninvest patrocinava as videocassetadas do Faustão e o jingle era tocado é cantado pelo Caçulinha, Excel, quando o Corinthians era uma seleção, e do Sudameris fui numa agência quando se tornou obrigatório as portas giratórias, eles fizeram diferente e a entrada era como um portal, uma porta se abria e você entrava numa caixa de vidro e depois abria outra porta que dava acesso à agência. E lembro do Banespa, o caixa eletrônico era muito educado, pois uma voz narrava a operação que você realizava e finalizava dizendo “Obrigado e volte sempre”.
Bom relembrar esses bancos, mas faltou o Comind
A música que não saia da nossa cabeça: o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boaaa...
Aqui no Recife tivemos o BANORTE E O BANDEPE que deixou muitos clientes no prejuízo.
No Estado de Minas Gerais temos os casos do Banco Bemge e o da Minas Caixa.
Abraços, sou da sua cidade
Jacareí - SP.
Sugestão de vídeo: como as marcas registradas que viram sinônimo de produtos como Band-Aid, Gilete, Danone, Bombril etc. Personagens de novelas quando tem traço da personalidade muito acentuado logo viram adjetivo, foi assim na década de 90 com a personagem ciumentissima da Dina de A viagem, ou a Helo de mulheres apaixonadas de 2004, e na década de de 80 com Nono Corrêa sovina de pão pão, também na década de 70 em hipertensão com a personagem Dona Fifi como fofoqueira e a Aidê de América que roubava, rei do gado = corno
O Unibanco era horrível. Um caixa para atander todos. Aliás, não tenho saudades dessa época. Eram horas nas filas dos bancos. Horrível o atendimento.
Banco Morada no RJ também faliu.
BANERJ foi comprado.
Eu trabalhava no Comind quando, em 19.11.1986, sofreu intervenção do BC. Eu estava na passeata de protesto que aparece em seu vídeo. Mas, você nem citou o Comind. 😳👍
Meus pais se conheceram qdo trabalhavam no Banco Econômico, no final dos anos 80.
E só uma correção o Banco Bilbao Vizcaya é espanhol, não italiano. Tanto q patrocinou a liga espanhola de futebol por mto tempo.
De banco falido tbm lembro do banco Santos, q faliu em 2004. E o jogador Vagner Love tinha colocado o prêmio dele pela assinatura do contrato com o CSKA da Rússia nesse banco.
Tbm lembro do Banestado, do Banespa, do Bank Boston, da Nossa Caixa Nosso Banco, Banco Cacique, Bankayser.
👏👏👏👏 tive contas no Nacional, Cred Real, Unibanco, tds faliram.
Semana passada fui na casa da minha avó e mexendo lá nas gavetas dela eu encontrei esse cartão verde do bamerindus 😂😂😂 nostalgia demais bicho ela guardou isso até hoje
Posta no insta e manda o link 😂😂
Pensei q vc fosse falar do BANERJ, q marcou tb a história bancária do Brasil.
O primeiro banco em que fui correntista foi o Nacional. Com 13 anos, fui contínuo num banco cujo nome, por incrível que pareça, não me recordo o nome, tanto tempo faz que já faliu! 🤦🏻♂️
Belo video, Nogy sobre os bancos falidos. Em relação ao Bamerindus, lembremos do saudoso Toni Lopes garoto propaganda do banco paranaense que chegou a participar de alguns capítulos da famosa novela Top Model
Só não conhecia esse tal de Auxiliar... Aqui em Brasília, quando eu era criança, tinha uma tal de Caderneta de Poupança Colmeia, que era muito conhecida...
Outro banco que vendido nos anos 90 (1998 pra ser preciso) foi o finado Banco Noroeste; era de propriedade da familia Simonsen a mesma que foi dona da Panair e Tv Excelsior. O banco foi vendido pro Santander.
Tinha tb o Bank of America, o Citibank (foi comprado pelo Itau).
Eu cresci vendo comerciais do Banco Real. Engraçado, que mesmo criança eu tinha na cabeça o Bamerindus.
Banco Nacional que usava, na sua vinhete pré Jornal, a faixa Summer 68 do Pink Floyd.
Faltou falar sobre o Banco Haspa, também muito famoso no Brasil na década de 80´s.